Sie sind auf Seite 1von 5

(2009)G04

Avaliar Caractersticas dos Veculos Concorrentes


Tlio Ribeiro Cunha Lima, Pedro Vtor Guedes de Arajo Coordenador, Gerente Administrao Equipe UFPBaja
Copyright 2009 Universidade Federal da Paraba

Douglas de 10 modificadoas com rasgos feitos em CNC e pneus Maxxis FrontPro de 21x7 10.

RESUMO Este documento contm o registro fotogrfico e descrio das caractersticas dos cinco primeiros colocados na XV Competio Baja SAE Brasil, realizado no ano de 2009. INTRODUO As informaes agrupadas neste relatrio tm como objetivo oferecer a equipe UFPBaja o conhecimento a respeito dos diferentes sistemas utilizados pelas equipes campes de 2009, ajudando-nos a tomar decises de projeto a partir da determinao das metas dos futuros veculos da nossa equipe. VECULOS CAMPEES DE 2009 1. 2. 3. 4. 5. FEI BAJA 2 POLI ARSENAL TUPY UFSC UIRAU FEI BAJA 1 MAU 2

Figura 1 FEI BAJA 2 Direo: sistema de pinho e cremalheira, sendo a cremalheira cilndrica de em ao SAE 4340 e caixa de direo em alumnio 7075. Braos de direo ajustveis com rosca direita e esquerda (prisioneiras) e coluna de direo sem juntas universais. Volante de Kart. Suspenso traseira: Semi Trailling Arm em chapas e tubos de ao 4130 com terminais Aurora Bearings CrMo. Possibilidade de ajuste de convergncia sem desmonte do sistema. Amortecedores no lineares Koni sem liberdade para ajustes e molas RedCoil em srie de duas constantes. Rodas Douglas de 10 modificadaos com rasgos feitos em CNC e pneus Tittan Fast Trekker 21x7 10. PowerTrain: CVT, sendo a motora CVTech e a movida Team Performance com redutor fixo de trem de engrenagens em cascata sendo o primeiro de engrenagens de dentes helicoidais de 8630 cementado, eixos de 4340 e estrutura em alumnio 7075. Eixo de transmisso de quadriciclo Polatis com semi-eixos modificados e ocos e cubos usinados em alumnio 7075. A proteo da CVT foi confeccionada em Kevlar, j a proteo de corrente foi feita em fibra de vidro.

FEI BAJA 2 Campeo Geral da Competio

Suspenso Dianteira: braos sobrepostos em ao tubular 4130 com buchas de Nylon e terminais rotulares Aurora Bearings CrMo. Cubos usinados em alumnio e montantes usinados em CNC para parecer pea fundida com terminais bi apoiados em duas peas. Permite ajuste de cambagem sem necessidade de desmontar o sistema. Amortecedores no lineares Koni sem liberdade para ajustes e molas RedCoil em srie de duas constantes. Rodas

Figura 2 FEI BAJA 2 Freio: pinas de freio Nissin de mbolo simples nas rodas dianteiras e de mbolo duplo na traseira com cilindro mestre em alumnio de GM Vectra. Condutes de freio do tipo Aerokip e vlvula para freio de estacionamento e regulagem de distribuio de presso. Miscelneos: carenagem feita em policarbonato adesivado em grficos plotados, fixada atravs de fita dupla face e parafusos. A cobertura superior, calha do tanque e proteo contra respingo feitas em fibra de vidro. J a proteo dos amortecedores e capas dos tubex foram confeccionadas em nylon e fixadas com zper e velcro. O veculo foi equipado com painis de energia solar para alimentar o sistema eltrico auxiliar, demais instrumentos de telimetria e tambm os faris de LEDs. POLI ARSENAL Segundo colocado geral da competio Suspenso dianteira: braos sobrepostos em formato de A`` feitos em ao tubular, com terminais rotulares. Os montantes e os cubos foram usinados em alumnio 6351, sendo os montantes com terminais em balano e ponta de eixo presa com interferncia. Rodas Douglas de alumnio 190 e pneus recapados de desenho exclusivo desenvolvido em parceria com a 3K Pneus, com dimenses de 21x7 10.

Figura 3 POLI ARSENAL Suspenso traseira: Swing Axle, semi-eixo oscilante, com tirantes e flanges em alumnio 6351. Amortecedores no lineares com liberdade para ajustes e com sua estrutura feita em alumnio, molas de desenvolvimento pela prpria equipe. Rodas Douglas de alumnio 190 e pneus Maxxis Maverick de 21x7 10. PowerTrain: CVT Comet 780s com grande nmero de modificaes, redutor de engrenagens helicoidais com duas velocidades por acionamento pneumtico. Eixos oscilantes e juntas universais em alumnio 6351.

Figura 4 POLI ARSENAL Freio: independente nas quatro rodas com pinas de embolo simples desenvolvidas pela prpria equipe em alumnio 7075. Linhas hidrulicas de Aerokip. Miscelneos: carenagens laterais e frontal, assoalho, cobertura superior, painis laterais, calha do tanque e proteo contra respingo fabricados em fibra de vidro. TUPY UFSC UIRAU Terceiro colocado geral da competio

Suspenso dianteira: braos sobrepostos de ao 4130 com terminais rotulares Termiparts, montantes fabricados em alumnio 7075 com terminais biapoiados. Amortecedores Elka Elite no lineares e com possibilidade de ajustes, com molas de constante dupla. Rodas ITP e pneus Maxxis Razr 2 de 21x7 10.

Quarto Colocado Geral da Competio Suspenso dianteira: bandejas em braos sobrepostos feitas de ao tubular 4130, com buchas de Nylon e com terminais rotulares Aurora Bearings CrMo. Cubos usinados em alumnio, assim como os montantes que foram usinados em CNC para parecer pea fundida e utiliza terminais biapoiados em 2 peas. Amortecedores Koni no lineares e sem liberdade para ajustes com molas RedCoil em serie de duas constantes. Rodas Douglas de 10 modificadas com rasgos feitos em CNC e Pneus Maxxis Frontpro de 21x7 10. Possvel ajuste de cambagem sem desmontagem.

Figura 5 TUPY UFSC UIRAU Suspenso traseira: bandeja rgida em ao 1020 sem ajustes. Amortecedores Elka Elite no lineares, podendo ser ajustvel, molas de constante dupla. Rodas ITP e pneus Maxxis Maverick 2 de 21x7 10. Figura 7 FEIBAJA 1 Suspenso traseira: MultiLink com amortecedor estrutural em tubos de 4130 e terminais Aurora Bearings CrMo. Possvel ajuste de convergncia sem desmonte do sistema. Orelhas posteriores de bandejas e tirantes usinadas em alumnio 7075. Amortecedores Koni no lineares e sem liberdade para ajustes com molas RedCoil em srie de duas constantes. Rodas Douglas de 10 modificadas com rasgos feitos em CNC com pneus Tittan Fast Trekker 21x7 10.

Figura 6 TUPY UFSC UIRAU PowerTrain: CVT do tipo CVTech com redutor simples de corrente de rolos de . Eixo de transmisso de Kart com flanges e cubos em alumnio 7075. A proteo da corrente foi fabricada em fibra de vidro e uma cinta de ao. Freio: pinas de freio de Suzuki Burgman. E tambm condutes de freio flexveis do tipo Aerokip. Miscelneos: carenagem, assoalho, cobertura superior, painis laterais, calha do tanque e proteo contra respingo todos confeccionados em fibra de vidro. FEI BAJA 1

Figura 8 FEIBAJA 1

Direo: pinho e cremalheira, sendo a cremalheira cilndrica de feita em ao SAE 4340 e caixa de direo usinada em alumnio 7075. Braos de direo ajustveis com rosca direita e esquerda (prisioneiras) com coluna de direo sem juntas universais. O volante instalado prprio para Kart. PowerTrain: CVT, sendo a motora CVTech e a movida Team Perfomance com redutor fixo de trem de engrenagens em cascata, sendo o primeiro de engrenagens de dentes helicoidais de 8630 cementado. Eixos de 4340 e estrutura em alumnio 7075. Eixo de transmisso de quadriciclo Polatis com semi-eixos modificados e ocos e cubos usinados em alumnio 7075. Proteo da CVT em Kevlar e proteo de corrente em fibra de vidro. O veculo foi equipado com painis de energia solar para alimentar o sistema eltrico auxiliar, demais instrumentos de telimetria e tambm os faris de LEDs. MAU 2 Quinto Colocado Geral da Competio Suspenso dianeira: braos sobrepostos com terminais rotulares Termparts. Montantes e cubos de quadriciclo polaris. O conjunto amortecedores/molas era de Honda XL125. Os pneus dianteiros eram GBC Ground Buster 21x7 10.

Suspenso Traseira: do tipo Swing Axle com amortecedores Ohlins no lineares com liberdade para ajustes e molas progressivas. Rodas Douglas com pneus Dunlop KT331.

Figura 10 MAU 2 PowerTrain: CVT com redutor fixo de trem de engrenagens em cascata, sendo o primeiro de engrenagens de dentes helicoidais de estrutura em alumnio 7075. Juntas universais Stahl. Miscelneos: Carenagem, assoalho, cobertura superior, painis laterias e calha do tanque foram feitos em PVC. A proteo contra respingo em chapa de alumnio. J a proteo de CVT foi confeccionada em ao e fibra de vidro. CONCLUSO Aps analises das caractersticas dos cinco primeiros colocados na XV Competio Baja SAE Brasil podemos listar as caractersticas mais comuns para esta competio como: suspenso dianteira por braos sobrepostos, suspenso traseira Swing Axle, cmbio CVT do tipo CVTech, freio com pinas de mbolo simples e condutes Aerokip, os componentes que integram os chamados miscelneos foram em sua maioria confeccionados em fibra de vidro. Em anexo segue uma tabela detalhando os componentes utilizados por cada veculo.

Figura 9 MAU 2

APNDICE A

COMPONENTES Braos sobrepostos Swing Axle Suspenso MultiLink Semi Trailling Arm Bandeja Rgida Amortecedores Elka Elite Amortecedores Koni Amortecedores Honda XL125 Amortecedores Ohlins Molas pneumaticas Pirelli Molas RedCoil Molas Honda XL125 Rodas ITP Rodas Douglas Pneus Dunlop K331 Pneus Maxxis Maverick Pneus Maxxis FrontPro Pneus Maxxis RAZR 2 Pneus Tittan Fast Trekker Pneus GBC Ground Buster CVT CVTech CVT Comet 780s CVT Polaris P85 Reduo por engrenagens Reduo por corrente Pinas de mbolo simples Pinas de mbolo duplo Condutes Aerokip

FEI BAJA 2 X

POLI ARSENAL X X

TUPY UFSC UIRAU X

FEI BAJA 1 X X

MAU 2 X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Principais Componentes Utilizados

Das könnte Ihnen auch gefallen