Sie sind auf Seite 1von 4

CISC

CENTRO INTERDISCIPLINAR DE SEMITICA DA CULTURA E DA MDIA

As Irms Gmeas: Comunicao e Incomunicao Os meios da incomunicao


Norval Baitello Jnior *

As Irms Gmeas: Comunicao e Incomunicao


Quanto mais se aperfeioam os recursos, as tcnicas e as possibilidades que o homem tem de se comunicar com o mundo, com os outros homens e consigo mesmo, aumenta tambm, em idntica proporo, as suas incapacidades, suas lacunas, seu boicote, seus entraves ao mesmo processo, ampliando um territrio to antigo quanto esquecido, o territrio da incomunicao humana. Assim, andam de mos dadas e crescem juntas, como irms gmeas, a comunicao e a incomunicao.

E, como no poderia deixar de ser, uma concorre com a outra pelo espao vital de manifestao. Onde uma est, l estar tambm a outra. Muitas vezes menosprezada e ignorada, mas sempre atuando, a irm menos amada desfaz as trilhas, caminhos, elos e vnculos cuidadosamente abertos pela primeira. E, quanto mais esquecida, mais danosos sero seus atos, porque despercebidos, surpreendentes, despreparados. porque tomam-nos todos de assalto e

Quanto mais ressaltamos e nos orgulhamos dos bons servios e das qualidades da comunicao, mais a incomunicao ganha fora e ousadia, provocando estragos, desfazendo e desmontando, distorcendo e deformando, semeando discrdia e gerando falsas expectativas, invertendo sinais e valores, azedando as relaes e produzindo estranhamentos incmodos.

Os Superlativos, As Hiprboles, As Megalomanias

Muitos so os nomes da incomunicao e muitos so os espaos em que est inteiramente vontade. E intil pensar que ela age somente em surdina, nos bastidores e em silncio. Sobretudo nos excessos que ela se faz presente. No excesso de informao, no excesso de tecnologia, no excesso de luz, no excesso de zelo, no excesso de visibilidade, no excesso de ordem. Vivemos (e morremos) nos excessos do tempo e no tempo dos excessos. Os excessos do tempo trazem, por um lado, a acelerao, o estresse, a pressa, por outro, a desocupao, o desemprego, o tempo esvaziado. E o roubo do tempo: o tempo de vida que nos roubado pelas cidades e seus excessos ou pela mdia e suas hiprboles.

Vivemos (e muito mais morremos) no tempo dos superlativos e das megalomanias da era do "verticalismo" (Harry Pross). A obsesso da vertical transformada em vida e da vida transformada em vertical impe a cada um de ns uma luta permanente em direo ao mais alto. Embora o mais alto seja o nada, o vazio, o inspito, o inabitvel espao; embora o mais alto seja a condio inalcanvel dos deuses e dos seres celestiais imaginrios, imateriais, sem corpo e sem humanidade, portanto, sem vida. Transformamos assim nossas vidas em uma linha vertical de aspiraes e buscas abstratas. E medindo nossas vidas pela altura que alcanamos.

Talvez seja o verticalismo a obsesso mais poderosa do nosso tempo. E seus efeitos, devastadores por duas grandes razes. A primeira: a demolio da corporeidade e dos espaos que a abrigam; isto quer dizer, a destruio da realidade tridimensional por meio da transformao dos corpos em abstratos traos verticais. A segunda razo: a perda dos vnculos com o outro ser ao lado (uma vez que os vnculos elementares que constituem nossa natureza humana so necessariamente horizontais); isto quer dizer, a renncia capacidade de comunicar-se, abrindo os espaos para a livre escalada da incomunicao.

A Incomunicao

Foi Vilm Flusser quem descreveu o processo de perda crescente das trs dimenses do espao de comunicao do homem. Da comunicao corporal assim expe o filsofo judeo-tcheco-brasileiro - que ocorre em trs dimenses, passamos comunicao por

imagens, em apenas duas dimenses, depois para a escrita, composta de traos unidimensionais, e finalmente comunicao digital, com nenhuma dimenso. Agora, a partir da nulodimenso, comea o homem a reconstruir virtualmente as outras dimenses, conclui Flusser.

Teramos que nos perguntar se essa reduo drstica do espao externo da comunicao, dos vnculos sociais, dos horizontes e das horizontais da sociabilidade, no estar correspondendo a uma reduo dos espaos internos, a um estreitamento da comunicao consigo mesmo. Se estiver acontecendo esse temvel estreitamento interno, estaremos diante de uma dupla manifestao dos efeitos devastadores da incomunicao.

Estaremos cortando nossos vnculos com os outros seres e estaremos cortando os vnculos conosco mesmos, vale dizer, estaremos rompendo os vnculos com o nosso passado e nossas histrias, com o nosso futuro e nossos sonhos. Mas, o que fica no lugar dos vnculos rompidos? Ficam os fantasmas dos vnculos. A eles que damos os nomes de 'incomunicao'.

* Professor da Ps-Graduao em Comunicao e Semitica da PUCSP e da Ps-Graduao em Comunicao e Cultura da Unisantos. Texto publicado no jornal Tribuna do Norte em 19 de janeiro de 2002.

Signature Not Verified

Cisc

Digitally signed by Cisc DN: cn=Cisc, o=Centro Interdisciplinar de Semiotica da Cultura/Midia, c=BR Date: 2002.05.21 00:33:53 -03'00'

Das könnte Ihnen auch gefallen