Sie sind auf Seite 1von 8

17

dicas da volvo
Conhea os Fludo e Lubrificantes Volvo
ol! nessa edio veremos como os fludos e lubrificantes atuam no seu volvo!

conhea os FLUdos e lubrificantes volvo


Voc sabia que a Volvo possui uma linha completa de flUidos e lubrificantes genunos? E que estes fluidos e lubrificantes so os mesmos usados nas linhas de montagem da Volvo?

Ei ... Qual a diferena entre fluido e lubrificante?

No se esquea que somente os filtros genunos Volvo so fabricados de acordo com as expecificaes tcnicas da Volvo. Sempre que substituir os lubrificantes, substitua tambm os filtros. Procure uma concessionria Volvo para saber qual o perodo de troca recomendado para os lubrificantes do seu Volvo.

Aproveite e conhea tambm os fluidos genunos Volvo. At o prximo dicas da volvo!!!

Fludo para freio DOT 4 para o servo da embreagem


leve para seu filho colorir!

Lquido anti-corrosivo para o sistema de arrefecimento do motor

15

As graxas, como os outros lubrificantes, tambm tm a sua classificao, que o grau NGLI (Instituto Nacional de Graxas Lubrificantes, em ingls). O grau das graxas de primeira linha NGLI 2.

Lubrificantes so substncias cuja principal funo evitar o contato direto entre os componentes metlicos. As formas mais comuns de lubrificantes so os leos e as graxas.

Os fluidos por outro lado, so substncias que tm funes diferentes, tais como: transmisso de foras (fluido de freio, leo para direo hidrulica), ao anticorrosiva, ao anticongelante, entre outras.

Agora que voc conhece tudo sobre lubrificantes, a vai uma boa dica:

Essa a linha completa de fluidos e lubrificantes Volvo:

No adianta nada voc usar lubrificantes de primeira linha se voc no cuidar da limpeza do sistema. O parceiro ideal para o seu Lubrificante o FILTROGENUNO.

leo leo leo leo leo leo

para para para para para para

motor vds sae 15W40 api cg4 motor vds 3 sae 15W40 api ci4 caixa de cmbio automtico dexron ii caiza de cmbio automtica e direo hidrulica dexron ii caixa diferencial sae 85W-190 api gl5 caixa de cmbio manual sae 40 api

fludo para freio (para o sistema da embreagem) dot 4 anticorrosivo para sistema de arrefecimento graxa para rolamento a base de sabo de ltio grau ngli 2 graxa para chassi base de sabo de clcio grau ngli 2
14 3

Puxa, muito complicado, todas estas letras, nmeros, siglas, etc Como vou saber qual o produto adequado para o meu caminho , qual o perodo de troca, etc?

Vamos por partes

Puxa ... eu no sabia que existiam 2 tipos de graxa...

LEO PARA MOTOR


ALEM DE lubrificar, um leo de motor EXERCE outras funes muito importantes para o motor:

preciso ter muito cuidado quando voc parar para abastecer e o pessoal do posto te oferecer aquela lubrificao de cortesia.

1- Voc no sabe a qualidade da graxa que est sendo usada. 2- No se pode usar graxa de chassis em rolamentos e cruzetas.

resfriar vedar dissolver impurezas dissolver os cidos formados pela combusto


Quanto maior a capacidade de o leo cumprir estas funes, melhor ser a sua qualidade. A qualidade do leo est sempre marcada na sua embalagem, seja no litro, no balde ou no tambor.

Voc pensa que est tudo lubrificado e no fim vem aquela surpresa - cruzetas e mancais fundidos. E toma prejuzo.

13

Graxas
A graxa nada mais do que um leo lubrificante ao qual foi misturado um espessante para transform-lo em uma substncia macia e viscosa. Usase a graxa em pontos de lubrificao onde nao h possibilidade de vedao: cardans, cruzetas, articulaes, pinos, rolamentos, entre outros. Mas tem tantos nmeros na embalagem, como vou saber qual a qualidade? O que significam os outros? A qualidade designada pela sigla API (Instituto Americano do Petrleo, em ingls) acompanha da de duas letras, por exemplo CG, onde o C significa motor diesel e G o grau de qualidade.

Quanto maior a letra, mELHOR a qualidade. Por exemplo, o leo API CG tem qualidade melhor que API CF, este tem melhor qualidade que o APICE e assim por diante

AS GRAXAS TAMBm contm aditivos ep (extrema presso) e so divididas em 2 tipos:

A Graxa para chassis base de sabo de clcio recomendada para aplicao em pinos graxeiros de elementos que NO esto sujeitos a condies extremas de carga. uma graxa mais barata e simples que no deve ser usada para lubrificao de rolamentos e cruzetas.

A Graxa para rolamentos a base de sabo de ltio contm aditivos EP, combate ferrugem e oxidao e recomendada para elementos sujeitos a condies extremamente severas. uma graxa premium, ou seja, de primeira linha.

A viscosidade aparece sempre como uma sigla SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos, em ingls) acompanhada de um nmero 20, 30, 40, 50, etc Quanto maior o nmero, mais viscoso (ou grosso) o leo.

12

Mas eu j vi em alguns leos essa sigla de viscosidade com um W no meio. O que significa isso?

Esse W significa winter, inverno em ingls.

para completar a linha de leos e lubrificantes a Volvo disponibiliza o oleo para diferencial SAE 85W140 API GL5, especialmente desenvolvido para aplicaes pesadas.

No precisa mais explicar o que significam todas estas letras, no ? A viscosidade de um leo varia com a temperatura, por exemplo: um leo SAE 40 afina com o calor e engrossa com o frio. Para diminuir este efeito, so adicionados aditivos aos leos para eleS se manterEM com a viscosidade mais constante, indePENDenteMENTEda temperatura.

Estes leos so marcados com este W e so comumente chamados de leos multigrade (multiviscoso em ingls). Quando voc v a sigla 15W40 significa que este leo se comporta como um leo SAE 15 em baixas temperaturas e como um SAE 40 em altas temperaturas.

leo para diferencial


No se esqueam que a Volvo tambm possui uma completa linha de leos hidrulicos para transmisso automtica e direo. Este um tipo especial de leo que, alm de lubrificar tem a importantssima funo de transmisso de fora.

Ento agora voc j sabe que o leo para motor Volvo um leo API CI4 (altssima qualidade), multiviscoso SAE 15W40 (se comporta da mesma maneira, indiferente da temperatura) E QUE ATENDE VDS 3.

pa, O QUE e este tal de VDS?

Cuidado - Estes leos devem estar sempre muito limpos, pois o sistema de vlvulas, tanto da direo como da caixa automtica so muito sensveis. Muito cuidado no manuseio - evite contaminaes e use filtros genunos.

11

O leo de motor, devido menor quantidade de aditivos e por suporta melhor o trabalho em alta temperatura mais indicado para essa aplicao.

VDS uma norma de testes da Volvo, significa, Volvo Drain Specification (Especificao de Drenagem Volvo).

Um leo que tenha o selo VDS atende os requisitos desta norma para o perodo de troca recomendado. Existem vrios nveis de severidade destas normas VDS, VDS 2 e VDS 3, quanto maior o nmero mais severa a norma.

Mas o leo de motor no muito fino?

No. os leos de transmisso tem uma numerao DE VISCOSIDADE SAE prpria para evitar confuso com leos de motor. Por exemplo: um leo de transmisso SAE 90 tem aproximadamente a mesma viscosidade de um leo de motor SAE 40.

Outros institutos e fabricantes tambm tem suas prprias normas. Alguns exemplos: ACEA - Associao dos Construtores Automotivos Europeus. CCMC - Normas da Comunidade Europia. MPLUS - Mack, DHD 1 - Global etc

nmero de viscosidade
leos de motor

vds
Se voc nu nca troco u o leo nu ma conc essi onria olvo, V pois semp re preferiu leos mais barato s encontr ados no s P osto s de Combu st vei s, sai ba que ago ra a Volvo tambm disponibi liza seu le o VDS para voc . O VDS po ss ibi litaquevoc ten ha a quali dad ee seg uran a Volvo com eco nomia . Recomend ado par a vecul os N, NL , ED C, B58 , B10M e B7 .

vds-3
Se voc prioriza o alto des empen ho d o s eu motor e ua s lon ga vid a til . A Vo lvooferece o mel hor l eo do mercado, VDS-3 o . Com aditi vosde ltima gera o, o VDS-3 prolo nga os per odos de troc a e gar ante mai or fac ilid ade para voc com rela o aocu stox ben efc io que repres enta . Com oleo de moto r VDS-3 vo c roda anquilo tr , cert o de que eu s mo tor est muito bem lim a enta do ede qu e seu vec ulono vai e t deixar n am o. Recome ndado parave cu losda linha H, VM e B1 2.

10W

20W 20 30 40 50 90 75W 75W 75W 140

leos de transmisso

Cuidado - s use leo SAE 40 MONOVISCOSO os leos multiviscosos, aqueles que tm o W no nome, podem diluir-se quando apertados entre os dentes das engrenagens, causando danos na caixa de cmbio.

10

leo para transmisso


Agora que voc est craque em leo para motor, vamos falar um pouco de leo para transmisso (caixa e diferencial). essAs so as principais funes de um leo de transmisso so: evitar o desgaste das engrenagens e rolamentos. diminuir a frico, impedir a corroso, dissolver impurezas e dissipar o calor gerado no engrenamento.

Porm, ao invs de cd, ce, cf, etc... A qualidade destes leos medida atravs do grau GL (lubrificante de engrenagens, em ingls). divididas nas seguintes categorias:

classe API API API API API GL1 GL2 GL3 GL4 GL5

aditivos leo mineral puro (pequenava ati o) no utilizado adi tivosP E francos adi tivo P E md io adi tivosP E fortes

utilizao Caixas e d mu dan a p equ enas n o utiliza do pouco usad o c aix as e mudanas* dif erenc iais

* CUIDA DO - Os adi tivos EP s om uito fortes ep odem co rr oerpea sd e lat o ou bro nze. Se at ran smiss op ossuir es te tipoedp ea n o re com endado o uso d leo s com aditivo s EP.

verdade que a Volvo recomenda leo de motor para ser usado na caixa de cmbio? Para que um leo de transmisso tenha um bom desempenho ele tambm deve: suportar altas temperaturas, no atacar os vedadores de borracha da transmisso. evitar a formao de espuma e suportar altas presses.

Sim, verdade. Como disse anteriormente os aditivos EP, alm de danificar peas de lato e bronze, podem formar depsitos (borra) Na transmisso.

Para que estes leos funcionem de acordo, eles levam na sua composio um aditivo chamado aditivo EP (extrema presso). Esses aditivos formam um revestimento protetor na superfcie dos dentes das engrenagens. Estes leos, assim como os leos de motor, tambm so classificados quanto a sua qualidade.

Isso acontece devido ao trabalho em altas temperaturas por longos perodos (o que uma caracterstica tpica da aplicao brasileira). alm de prejudicar a lubrificao da caixa, dificulta a mudana de marchas e causa desgaste da embreagem.

Das könnte Ihnen auch gefallen