Sie sind auf Seite 1von 14

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 1 / 14

LNGUA PORTUGUESA
INTERPRETAO DE TEXTO

O texto abaixo um poema de autoria de Gonalves Dias, cujas caractersticas literrias esto fundamentadas no estilo de poca Romantismo. Leito de Folhas Verdes
1 Por que tardas, Jatir, que tanto a custo voz do meu amor moves teus passos? Da noite a virao, movendo as folhas, J nos cimos do bosque rumoreja. 5 Eu sob a copa da mangueira altiva Nosso leito gentil, cobri zelosa Com mimoso tapiz de folhas brandas, Onde o frouxo luar brinca entre flores. Do tamarindo a flor abriu-se, h pouco, J solta o bogari mais doce aroma! Como prece de amor, como estas preces, No silncio da noite, o bosque exala.

21 Sejam vales ou monte, lago ou terra, Onde quer que tu vs, ou dia ou noite, Vai seguindo aps ti meu pensamento; Outro amor nunca tive: s meu, sou tua! 25 Meus olhos outros olhos nunca viram, No sentiram meus lbios outros lbios, Nem outras mos, Jatir, que no as tuas A arazia na cinta me apertaram. 29 Do tamarindo a flor jaz entreaberta, J solta o bogari mais doce aroma; Tambm meu corao, como estas flores, Melhor perfume ao p da noite exala! 33 No me escutas, Jatir! nem tardo acodes voz do meu amor, que em vo te chama. Tup! l rompe o sol! Do leito intil A brisa da manh sacuda as flores!

13 Brilha a lua no cu, brilham estrelas, Correm perfumes no correr da brisa, A cujo influxo mgico respira-se Um quebranto de amor, melhor que a vida! 17 A flor que desabrocha ao romper dalva Um s giro do sol, no mais, vegeta: Eu sou aquela flor que espera ainda Doce raio do sol que me d vida.

( Gonalves Dias, ltimos Contos )

w www.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 2 / 14

1 QUESTO - Marque a alternativa CORRETA. No texto se conta que: A. Jatir estava sendo esperado para um encontro amoroso; entretanto, por motivos ignorados, no apareceu; da as queixas da amada que o busca em vo por todos os recantos. B. A amada aguardava ansiosa a chegada de Jatir para um encontro de amor; a noite passa e Jatir no aparece; ao romper do dia a amada desilude-se. C. Jatir espera a amada e para ela prepara um leito de folhas; a noite desce e a amada no vem; o desespero toma conta do amado. D. Desesperada pela deslealdade do amado, a noiva o aguarda pela noite adentro; pela manh, pede a Tup que destrua os sonhos acalentados e faa com que Jatir nunca mais volte. 2 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. Enquanto aguarda Jatir, a amada: A. B. C. D. Mostra-se ansiosa porque o amado se acha atrasado. Dirige-se natureza e a ela pede ajuda. Distrai-se calmamente, contemplando a natureza. Comporta-se freneticamente espera do amado.

3 QUESTO No primeiro verso a pergunta direta Por que tardas , o vocativo Jatir, a suposio de que o amado se mova a custo, o fato de a hora aprazada para o encontro estar-se escoando, so recursos de estilo que comunicam o sentimento que caracteriza o estado de esprito da amada. Que sentimento esse? Marque a alternativa CORRETA. A. B. C. D. Serenidade. Desiluso. Frenesi. Ansiedade.

4 QUESTO Na Segunda estrofe que sentimento se esconde nas palavras do segundo verso: Nosso leito gentil, cobri zelosa ? Marque a alternativa CORRETA. A. B. C. D. Conformismo em dividir o seu amado com outra. Renncia diante da ausncia do amado. Exclusividade no amor. Exclusividade de Jatir.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 3 / 14

5 QUESTO Na terceira estrofe h dois importantes smbolos femininos. Um representa a amada, o outro o seu amor. Marque a alternativa CORRETA que representa esses smbolos. A. B. C. D. O silncio da noite e o bosque. A flor do tamarindo e as preces. O silncio da noite e o aroma da flor. A flor do tamarindo e o aroma da flor.

6 QUESTO Na quarta estrofe as delcias do amor com que a amada acena ao seu amado vm envolvidas num encantamento mgico e embriagador de que a natureza tambm participa. Marque a alternativa CORRETA cujo sentido mais intensamente comunica essa atmosfera. A. Brilha a lua no cu, brilham estrelas; respira-se; melhor que a vida. B. Influxo que respira melhor que a vida. C. Correm perfumes no correr da brisa; influxo mgico; quebranto de amor. D. Brilha a lua no cu; quebranto; melhor que a vida. 7 QUESTO Na sexta e na stima estrofes a amada descreve sua grande paixo por Jatir. Mas, no calor de suas palavras apaixonadas, sente-se tambm o desespero que comea a tomar conta dela. Marque a alternativa CORRETA que melhor retrata esse ltimo sentimento, que uma verdadeira cobrana de compromisso assumido por Jatir. A. Onde quer que tu vs, ou dia ou noite, vai seguindo aps ti meu pensamento. B. Nem outras mos, Jatir, que no as tuas a arazia na cinta me apertaram. C. Meus olhos outros olhos nunca viram, no sentiram meus lbios outros lbios. D. Outro amor nunca tive: s meu, sou tua.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 4 / 14

8 QUESTO Comparando a quarta estrofe com a oitava, marque a alternativa CORRETA. Os elementos da natureza evocados pela amada para caracteriz-la como centro de atrao amorosa, como se situam agora, tendo em vista o seu novo estado psicolgico? A. Na quarta estrofe, aqueles elementos representaram, primeiramente, o pano de fundo do poema, buscando uma forma interativa entre a amada e seu amor por Jatir; na quinta estrofe ratifica essa situao e devaneia nos prazeres da carne. B. Na quarta estrofe, os elementos so representativos do esprito indomvel da personagem, que busca o seu amor a qualquer preo; na oitava estrofe suaviza sua alma que repousa, satisfatoriamente, no esprito combativo do ser humano, sofredor por natureza. C. Na quarta estrofe, aqueles elementos ajudaram a compor uma atmosfera de grande atrao amorosa; na oitava estrofe simbolizam a amada que se vai desiludindo e seu amor perdendo o mpeto inicial. D. Na quarta estrofe, os elementos da natureza refazem o percurso do pensamento anmalo e paradoxal da amada, ardentemente enamorada; na oitava estrofe, esse frenesi repentino e desconexo, se confirma com a chegada do novo dia. 9 QUESTO - perfeitamente significativo o ritmo exclamativo da nona estrofe. H trs etapas: Jatir! , Tup! l rompe o sol! e A brisa da manh sacuda as folhas!. Essas etapas parecem marcar trs sentimentos que se sucedem e sugerem o tema. Diramos que os trs sentimentos so a decepo, a desiluso e a revolta. Com que palavra se pode definir esse tema? Marque a resposta CORRETA. A. B. C. D. Frustrao. Revolta. Conformismo. Desespero. CONHECIMENTOS LINGUSTICOS 10 QUESTO - Assinale a alternativa CORRETA em que todas as palavras esto grafadas corretamente: A. ( ) Alteza, enchovia, francesa, xuxu. B. ( ) Cuscus, chuchu, enxarcar, enxovia. C. ( ) Enxurrada, enchovia, xuxu, champu. D. ( ) Paralisar, pesquisar, chuchu, enxovia.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 5 / 14

11 QUESTO - Marque a alternativa CORRETA que apresenta erro de regncia verbal ou regncia nominal. A. B. C. D. As aulas a que assisti foram proveitosas. As aulas que assisti foram proveitosas. Ele chamou o filho da vizinha, a qual veio correndo. Ele chamou o filho da vizinha, o qual veio correndo.

12 QUESTO - Marque a alternativa INCORRETA. So palavras cognatas: A. B. C. D. Alma, animar, almejar. Beleza, belo, embelezar. Faco, facnora, fcil. Puro, juro, impuro.

13 QUESTO - Marque a alternativa CORRETA. Na frase Em Minas, o que se respira liberdade., o termo sublinhado : A. B. C. D. Artigo. Pronome possessivo. Pronome demonstrativo. Pronome relativo.

14 QUESTO Marque a alternativa CORRETA. A. Foi atravs do latim vulgar que os soldados, colonos e funcionrios romanos levaram para as regies conquistadas e, sob o influxo de mltiplos fatores, a lngua diversificou-se com o tempo nas chamadas lnguas romnicas. B. O latim literrio no diferenciava do latim vulgar, haja vista todos, poca, falarem o mesmo idioma padronizado. C. A lngua portuguesa, embora no originria do latim, conserva palavras etimologicamente latinas. D. A lngua portuguesa, embora originria do latim, perdeu sua origem ao deixar de referenciar-se sua etimologia. 15 QUESTO - Marque a opo INCORRETA. Fazem parte do mesmo ramo etimolgico da lngua portuguesa: A. B. C. D. Italiano, espanhol, romeno. Catalo, sardo, rtico. Francs, Provenal, dalmtico. Ingls, alemo, russo.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 6 / 14

16 QUESTO Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do trecho abaixo: Em resposta ao Of. 13/90, comunicamos a Vossa Senhoria que ________ Excelncia, o Secretrio de Viao, comparacer s solenidades de inaugurao dessa Empresa. Por este motivo, solicitiamos a Vossa Senhoria a presena de _______ secretria na reunio que realizaremos, no dia 10/09/90, com a finalidade de elaborarmos, conjuntamente, o cronograma das festividades. A. B. C. D. Sua, sua. Sua, vossa. Vossa, Vossa. Vossa, sua.

17 QUESTO Assinale o item em que H ERRO quanto flexo verbal. A. B. C. D. Quando eu vir o resultado, ficarei tranqilo. Requeiro-lhe um atestado de bons antecedentes. Ainda que voc aja, eu no agirei. Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito.

18 QUESTO Indique a alternativa INCORRETA considerando a concordncia verbal. A. B. C. D. Quinze dias pouco para a concluso deste trabalho. Naquele momento batia dez horas no relgio da sala. Trinta por cento dos candidatos aprovados sero contratados. Eram trs horas da madrugada quando saram.

19 QUESTO Assinale a opo em que o termo destacado tem valor de advrbio. A. B. C. D. Achei-o meio triste, com ar abatido. No h meio mais fcil de estudar. S preciso de meio metro dessa renda. Encarou-nos, esboando um meio sorriso.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 7 / 14

20 QUESTO Marque a opo que preenche corretamente o perodo: Se os professores _________ o apoio dos alunos e o Ministrio no se _______ com o Reitor, a Universidade _____ sua normalidade brevemente. A. B. C. D. obtm - indispe - reouveria; obtessem - indispusesse - teria reavido; obtivessem - indisposse - teria reavido; obtiverem - indispuser - reaver.

21 QUESTO Assinale a alternativa que apresenta ERRO de concordncia nominal. A. B. C. D. Entregou intactosa documentao e a bagagem. Falei do seu entusiasmo e alegria contagiante. Aquela foi uma amizade e dedicao duradouras. Comunica-se nas lnguas inglesa, francesa e alem.

22 QUESTO Assinale a frase em que a pontuao est INCORRETA. A. B. C. D. Cansado, o motorista levou o txi de volta. Pai e fliho, desceram do nibus rapidamente. Naquele dia, muitos pais no foram trabalhar. Ao chegar ao colgio, o menino ficou emocionado.

23 QUESTO Assinale a alternativa CORRETA quanto frase do texto e sua classificao. "Felizmente, para Voltaire, sua vida toda foi um desmentido a isso, e at hoje nos admiramos de sua corajosa parcialidade." A. B. C. D. perodo simples; perodo composto por subordinao; perodo composto por coordenao; perodo composto por coordenao e subordinao.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 8 / 14

24 QUESTO Marque a opo do valor semntico (figura de linguagem) da seguinte frase. "Auriverde pendo da minha terra, que a brisa do Brasil beija e balana." A. B. C. D. Sinestesia Metfora Metonmia Aliterao

25 QUESTO Em qual das alternativas colocaramos o artigo definido feminino para todos os substantivos? A. B. C. D. ssia - doente - lana-perfume d - telefonema - diabete cl - eclipse - pijama cal - elipse dinamite MATEMTICA 26 QUESTO O conjunto imagem da funo f(x) = x + A. B. C. D. {2} {2, - 2} |R+ |R-

 ( x 2  4) 2

27 QUESTO Se sen x cos x = 1 , o valor de sen x + cos x : 2 A. 3 4 B. -3 8 C. 3 8 D. -3 4

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 28 QUESTO 1 1 + sen2 x 1 1 + 2 1 + cos x 1 + sec2 x

FL. 9 / 14

1 igual a: 2 1 + cossec x

A. B. C. D.

3 1 4 2

29 QUESTO (40, x, y, 5, ...) uma P.G. de razo q e (q, 8 a, 7, ... ) uma 2 P.A. o valor de a :

A. 7 B. 5 C. 6 D. 21 4
30 QUESTO No plano Cartesiano, os pontos (1,0) e ( 1, 0 ) so vrtices de um quadrado cujo centro a origem. Qual a rea do quadrado ?

A. B. C. D.

2 3 4 5

31 QUESTO A distncia entre os pontos (2, 1) e (1, 3) igual a:

A. B. C. D.

5 5 15 7

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 32 QUESTO O valor de

FL. 10 / 14

9% :

A. B. C. D.

30 % 30 3 3%

33 QUESTO A hipotenusa e um dos catetos de um tringulo retngulo

medem respectivamente 2 3 cm e 3 cm. A medida do ngulo oposto ao cateto dado : A. B. C. D. 30o 60o 45o 15o
sen x 1 + cos x
+

34 QUESTO A expresso

1 + cos x igual a: sen x

A. B. C. D.

2 sec x 2 cossec x 2 cos x 2 sen x

35 QUESTO Quatro carros e uma caminhoneta formam uma fila no estacionamento. De quantas maneiras esta fila pode ser formada, de modo que a caminhoneta fique sempre em 1 lugar ?

A. B. C. D.

24 8 12 16

36 QUESTO O conjunto soluo da equao log x (10 + 3x) = 2, em |R, :

A. B. C. D.

{5} { -2 } { -2,5 }

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 37 QUESTO O conjunto soluo da equao (n 1)! (n + 1)!

FL. 11 / 14

1 , : 4n

A. B. C. D.

S= S={0} S={3} S={-3}

38 QUESTO Numa P.A. de 21 termos o 3 termo 1 e o 7 termo 41. O termo mdio dessa P.A. :

A. B. C. D.

80 81 82 83

39 QUESTO O valor de m para que a equao mx y 3m + 6 = 0 represente a reta que passa pelo ponto (5, 0) :

A. B. C. D.

9 3 3 9

40 QUESTO O tringulo equiltero de 4 cm de lado, sua altura :

A. B. C. D.

2 3 2 cm 4 cm
3 2

cm

cm

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002 DIREITOS HUMANOS

FL. 12 / 14

41 QUESTO A entidade supranacional denominada Organizao das Naes Unidas (ONU), teve seus objetivos definidos na chamada "Carta da ONU". Marque a opo que NO TEM RELAO com os objetivos da ONU:

A. B. C. D.

legislar sobre a segurana pblica nacional. defender o respeito aos direitos humanos. defender o respeito s liberdades fundamentais de todos. obter cooperao internacional na soluo de problemas internacionais.

42 QUESTO Com relao aos Direitos Civis e Polticos, FALSA a seguinte afirmativa:

A. todo indivduo tem direito liberdade e segurana de sua pessoa. B. todo indivduo preso ser informado, no momento do fato, das razes dessa deteno. C. ningum pode ser objeto de priso ou deteno arbitrria. D. todo indivduo ilegalmente preso no ter o direito a compensao.
43 QUESTO Assinale a opo FALSA no que se refere s principais caractersticas dos direitos fundamentais:

A. os direitos humanos fundamentais no se perdem com o passar do tempo. B. os direitos fundamentais no se transferem de uma pessoa para outra. C. os direitos fundamentais no podem ser desrespeitados por nenhuma lei ou autoridade. D. os direitos fundamentais aplicam-se apenas a alguns indivduos representantes do Estado.
44 QUESTO CORRETO AFIRMAR que segurana pblica :

A. dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. B. um mtodo de controle das aes dos cidados com a finalidade de proteo de seus direitos individuais. C. um dever do Estado, no podendo serem atribudas responsabilidades aos cidados. D. um sistema de proteo do indivduo que tem por objetivo eliminar todos os tipos de ameaas contra a seguridade social.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 13 / 14

45 QUESTO Quanto ao papel da polcia face aos direitos fundamentais FALSA a afirmativa:

A. B. C. D.

a polcia uma instituio de servio cidadania. direitos humanos, segurana pblica e cidadania so temas antagnicos. a polcia necessria para manuteno e preservao do estado democrtico. direitos humanos, cada vez mais, est relacionado polcia.

46 QUESTO A Constituio do Brasil prev que "todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza...", com base nesta premissa, ERRADO AFIRMAR que:

A. os homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da Constituio. B. o direito moradia no ser concedido aos estrangeiros residentes no pas. C. ningum ser submetido a tratamento desumano. D. e assegurado o livre exerccio de cultos religiosos.
47 QUESTO A assistncia sade dever do Estado QUE IMPLICA na garantia de:

A. valorizao do profissional da educao. B. dignidade, gratuidade e boa qualidade no atendimento e tratamento de sade. C. participao exclusiva de instituies estrangeiras no sistema nico de sade SUS. D. integralidade na prestao de contas relativas a tratamentos particulares.
48 QUESTO CONSTITUI objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil:

A. B. C. D.

garantir o desenvolvimento internacional. radicar a pobreza e a marginalizao. reduzir as desigualdades sociais e regionais. promover cooperao entre os povos para o progresso da humanidade.

w ww.pciconcursos.com.br

PROVA DO CONCURSO PARA O CTSP PM/2002

FL. 14 / 14

49 QUESTO Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e ao Estado e coletividade imposto o dever de defend-lo e conserv-lo para as geraes presentes e futuras. Para tanto ATRIBUIO do Estado:

A. B. C. D.

promover a educao ambiental a partir do ensino superior. criar parques industriais. preservar os recursos bioteraputicos regionais. proibir a poluio.

50 QUESTO Toda criana e adolescente tm o direito educao, DEVENDO ao Estado ASSEGURAR:

A. B. C. D.

ensino supletivo, obrigatrio e gratuito. atendimento em creche s criana de zero a seis anos de idade. vaga em escolas particulares quando a rede pblica no puder atender a todos. atendimento educacional especializado s crianas super-dotadas.

w ww.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen