Sie sind auf Seite 1von 2

TEXTO BASE SEMANA 4 MAX WEBER

Antes de ler o texto acesse, para um primeiro contato com conceitos bsicos da sociologia de Weber: http://www.youtube.com/watch?v=JNs34k2eouo&feature=related

A Sociologia de Max Weber pode ser analisada a partir de duas proposies: aAs relaes pedaggicas so consideradas relaes de dominao legalburocrcias. Weber no fala de poder, mas de dominao, ou seja, do poder aceito como legtimo ou da fora feita direito e a obedincia dever; um estado de coisas pelo qual, uma determinada vontade influi sobre as demais de forma que assumem como seu o contedo daquela. A dominao pode acontecer de vrias maneiras e motivos, sendo que trs so os principais; 1- dominao carismtica - Influxo excepcional de um indivduo especialmente dotado; 2- dominao tradicional - vinculao tradicional a um grupo ou classe; 3- dominao burocrtica - convencimento legal. Weber aponta trs principais locais de dominao: Igreja, Famlia e Escola. A Escola para ele, segundo Sanches, uma sociedade hierocrtica porque no se define pela classe de bens oferecidos neste caso tambm espirituais mas pela forma de imposio e legitimidade, enquanto declara ortodoxos e bons os tipos de bens que oferece, qualificando os outros bens, oferecidos por outros meios, de heterodoxos e ilegtimos Para Max Weber, a Igreja e a Escola tm o mesmo comportamento, ou seja, ambas dispem de um aparelho institucional que impe, legitima, exclui e reproduz. Na escola no podem ocorrer, ou ocorrem em grau muito pequeno os tipos de dominao carismtica ou tradicional, em funo da legal-burocrtica claramente superior. Entretanto, a mesma escola v-se entre dois objetivos aparentemente contrrios: estimular o carisma, socialmente necessrio e proporcionar educao especializada, igualmente necessria. IA educao carismtica: a autoridade do dom da graa extraordinrio e pessoal, a devoo absolutamente pessoal e a confiana pessoal na revelao, o herosmo e outras qualidades de predomnio individual. Tal a dominao carismtica como a

exerce o profeta ou, no campo da poltica, o chefe guerreiro, o governante eleito por plebiscito ou o chefe de um partido poltico (Sanches) Weber considerando o carisma como fundamento das grandes religies do passado, bem como dos movimentos polticos econmicos (capitalismo por ex.), o considera como o poder criador e revolucionrio da histria, a graa, a dignidade, a criatividade a espontaneidade e, a histria, a luta incessante entre o disciplinamento e o carisma, ou entre o carisma criador e a racionalidade burocrtica. IIA educao Humanista intermediria entre a carismtica e a burocrtica, a que se dedica mais a instruir, a formar ou cultivar para dar um estilo diferente de vida ou status, o equivalente atual do antigo estamento ou casta; por isso esse tipo de educao chamado de tradicional. Porque era a educao mais generalizada at que chegou a educao tcnica burocrtica. (Sanches)

O humanista, para Weber no um especialista, mas um culto que se distingue por viver diferentemente. A educao humanista por sua vez, diferentemente da tcnica consiste, nem tanto em fatos, mas em valores de um grupo que, efetivamente diferente dos de outro. Tal educao para ele, jamais poderia ser ministrada na escola porque nada nem ningum pode doutrinar a respeito de valores que so sempre subjetivos e determinados por um carisma sem definio. A pedagogia culta procura educar um tipo de homem culto, cujo carter depende do ideal de cultura correspondente ao extrato decisivo. E isso significa educar uma pessoa para determinada atitude, interna e externa, na vida. Esse o sentido tradicional que teve a educao humanista at nossos dias: uma formao espiritual mais do que uma especializao tcnica, uma forma mais do que um contedo, um dever ser mais do que ser. (Sanches) IIIJ a escola tcnica, segundo weber aquela imposta pelo Estado a toda populao, resultado dos processos de racionalizao, burocratizao, estatizao, que configuram o universo intelectual e social dos nossos dias.

b-

A escola, caso particular da dominao legal-burocrtica A razo moderna converteu-se em domnio sobre a natureza e em burocracia sobre a sociedade. O Estado concentrou o poder massificou a assalarizao e a proletarizao, o que Weber chamou de democratizao passiva. O homem comum tornou-se um assalariado, o cientista num burocrata, o sistema escolar numa instncia impositora da legitimidade cultura dominante. A escola se torna uma instncia conferidora de ttulos, e o novo intelectual professor secundrio ou universitrio, burocrata estando separado, como o operrio, de seus meios de produo por estarem esses nas mos do estado, torna-se cada vez mais dependente e submisso (Sanches)

Das könnte Ihnen auch gefallen