Sie sind auf Seite 1von 11

SoftCosmosPDV Apresentaao O SoftCosmosPDV um programa For Windows feito em Delphi pela Softsystem com o foco de atender de forma gil

l e confivel a necessidade de empresas do ramo comercial a registrar o movimento nos seus caixas ou Check-out. Reconhecimento O sistema pode ser facilmente encontrado no Desktop do seu computador pelo cone em forma de carrinho de compras.

Ao se clicar duas vezes no cone do sistema o mesmo abrira e mostrar a seguinte tela:

A mesma servir para identificar o usurio do sistema e suas permisses. Depois de aberto o mesmo tem as seguintes telas:

Tela inicial

Nessa tela temos cinco opes que podemos ver enumeradas na tela: 1 F1 Administraco: Que abre as opes administrativas do caixa, tais como abrir e fechar o caixa. 2 F2 Menu Fiscal: Abre as opes de impressora fiscal tais como leitura x ou leituras fiscais. 3 Cadastros: Abre o menu de cadastro de clientes. 4 Venda COM identificao: Abre a tela de vendas para se passar vendas com a funo de identificar o cliente. 5 Venda SEM identificao: Abre a tela de vendas sem a funo de identificar o cliente.

Tela de Administracao

Nessa tela cada boto tem sua funo bem definida e executa a mesma com o comando do usurio do sistema que tiver permisso para tal.

Menu Fiscal

a tela que possui as opes de relatrios fiscais, e para a emisso dos mesmos basta selecionar a opo desejada no painel esquerdo, selecionar se o mesmo ser salvo em arquivo ou impresso diretamente na ECF, selecionar as datas dos relatrios no painel intervalo que fica disponvel quando o relatrio exigi-las. Para emitir o relatrio basta clicar no boto Confirmar ou apertar F2 no teclado.

Cadastros

A tela de cadastros bem simples, possuindo no painel superior botes para gerenciar o cadastro de clientes, como Pesquisar, Novo, modificar, salvar, excluir e atualizar. No painel principal so mostrados os dados do cliente que estaro disponveis para edio somente ao se se apertar o boto novo para se cadastrar um novo cliente ou modificar para atualizar um cadastro j existente.

Venda

Ao mandar abrir a tela de venda COM identificao ser mostrada esta tela, e o sistema inicialmente pedira que cadastre o cliente, o mesmo ter as informaes validadas de CPF ou CNPJ e os demais campos tambm devero ser preenchidos, ao termino deve se apertar o boto F2 confirmar. Desta forma o nome e CPF ou CNPJ do cliente sero impressos no cupom.

Depois de se cadastrar o cliente na tela de Venda COM identificao ou selecionar a venda SEM identificao o sistema mostrara a mesma tela:

Nesta tela h somente um campo editvel por padro ele o de cdigo do produto. Neste campo digite o cdigo de barras do produto ou passe o mesmo por um leitor de cdigos de barras conectado ao computador. Se houver a necessidade de se passar uma grande quantidade de materiais iguais no caixa, e a melhor opo for digitar esta quantidade no sistema e passar o cdigo somente uma vez, voc pode apertar o boto F1 Quantidade que mudar o foco para o campo quantidade(como na imagem abaixo) onde voc deve digitar no teclado o numeral que representa esta quantidade e apertar Enter.

Ao digitar o cdigo do produto no campo ou passar o mesmo no leitor voc poder ver em tela o subtotal da venda e o detalhamento dos itens vendidos.

Existem ainda outros botes com funes adicionais na tela de vendas, eles se encontram no painel abaixo do campo de subtotal da venda. O boto F1 Quantidade j foi explicado acima;

O boto F12 Consultar preo permite que o sistema mostre o preo do produto sem adicionar o mesmo a venda. O boto Cancelar ultima venda cancela a ultima venda passada.(Requer permisso do usurio) O boto Cancelar Item abre uma tela para digitar o numero de posio em que o item foi passado na venda para cancelar o mesmo. (Requer permisso do usurio) O boto Cancelar Ultimo Item cancela o ultimo item passado na venda. (Requer permisso do usurio) O boto F2 Fechamento abre a tela de fechamento de vendas.

Nesta tela voc devera selecionar a(s) forma(s) de pagamento escolhida(s) pelo cliente para poder fechar a venda. A forma selecionada apresentada em azul escuro, para informar a quantidade paga pelo cliente voc devera apertar o boto Enter no teclado e digitar o valor. No painel abaixo voc tem os campos de total, recebido e troco, que so atualizados automaticamente para voc te ajudar a calcular seu troco. Por fim voc aperta o boto F2 Finalizar para fechar a venda. Lembre-se que todos os botes e opes podem ser utilizadas usando o mouse do computador ou apertando os botes de Funao do teclado(aqueles que tem de F1 a F12) indicado no nome do boto.

Das könnte Ihnen auch gefallen