Sie sind auf Seite 1von 14

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.

1-15

A polis como cidade: entre a hermenutica e a dialtica 1

FBIO AUGUSTO MORALES2

Resumo Este artigo procura estabelecer um paralelo entre os conceitos de polis e de cidade, discutindo a interao entre apropriao e alienao do espao urbano tanto na Atenas Clssica quanto na cidade de So Paulo do sculo XXI; poltica proposta como o conceito central que pode permitir este dilogo. Palavras-chave: Urbanismo; Atenas; So Paulo.

Abstract This paper aims to establish a parallel between the concepts of polis and city, discussing the interaction of appropriation and alienation of urban space both in Classical Athens as in XXIth century city of Sao Paulo; politics is proposed as the central concept which can permit that dialogue. Keywords: Urbanism; Athens; Sao Paulo.

Antes de tudo, gostaria de dizer que este texto ao mesmo tempo pretensioso e modesto. Pretensioso, pois aborda questes que vm sendo discutidas h pelos menos dois sculos. Modesto, pois se apresenta apenas como proposta de reflexo, no procurando de modo algum fechar as questes, nem esgotar as hipteses; antes, as idias sero expostas aqui no como solues definitivas para problemas de longa data, mas como possibilidades de interpretao oferecidas ao debate da o carter de exerccio do texto. Dito isto, adianto a hiptese: tendo em vista a impossibilidade de anulao da subjetividade do historiador na interpretao do objeto, ou seja, interpretamos nossos objetos com base em um dilogo de nossa viso de mundo com a viso de mundo da sociedade que estudamos, ou seja, entre explicao e compreenso, procurarei argumentar neste texto que pensar a polis grega do perodo clssico em termos de cidade, tal e qual este conceito formulado hoje, pode abrir possibilidades para a anlise histrica tanto da polis grega quanto

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.2-15

do mundo urbano contemporneo trata-se aqui, portanto, de um exerccio hermenutico. A estratgia utilizada ser tomar dois casos especficos, a saber, a polis de Atenas entre os sculos V e IV a.C. e a cidade de So Paulo no incio do sculo XXI d. C, como pontos de apoio para este dilogo. A escolha se justifica, entre outros fatores, pelo carter de esticamento conceitual operado por estes dois casos: Atenas se apresentava aos contemporneos como uma polis anmala, grande demais, populosa demais, mas ainda sim uma polis; So Paulo, como metrpole perifrica, pela intensidade de suas contradies, tambm lida como cidade invivel, ou como ps-cidade em ambos os casos, o conceito levado aos seus limites, a polis em seu limite, a cidade em seu limite, e talvez seja no limite do conceito, ou seja, em sua crise, que ele possa se revelar em sua complexidade. Para realizar tal exerccio, o texto est estruturado em trs partes: na primeira, fao uma breve discusso dos conceitos de polis, formulados tanto na tradio clssica quanto na historiografia, e dos conceitos de cidade (a partir especialmente da teoria e prtica do urbanismo e da sociologia urbana); na segunda parte, aponto alguns caminhos da crtica da reificao de ambos os conceitos, analisando a natureza social das suas produes, e inserindo-os nas relaes de poder das suas respectivas sociedades; na terceira parte, discuto as possibilidades abertas recentemente, em trajetos tericos e prticos diferentes, pela nova problematizao da polis e da cidade, e o conseqente resgate de conceitos at ento submersos na pretensa objetividade acadmica, a saber, os conceitos de poltica e liberdade, pensados por meio de uma relao contraditria entre alienao e apropriao eis o ponto onde a hermenutica procurar dialogar, aqui, com a dialtica. Mas ainda cabe uma ressalva: no procurarei, aqui, realizar um levantamento exaustivo da bibliografia a respeito da polis e da cidade, levantamento este j realizado com competncia, como, por exemplo, o estudo de Kostas Vlassopoulos sobre a construo historiogrfica do conceito de polis do sculo XVIII ao final do sculo XX, presente em seu

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.3-15

livro Unthinking the Greek Polis (2007), ou o levantamento de Brbara Freitag sobre as diferentes linhas acadmicas do estudo sobre a cidade e o urbano, em Teorias da Cidade (2006). Aqui, sero recuperadas apenas algumas referncias aos debates acerca da polis e da cidade, de modo a permitir uma comparao mais consistente.

Os conceitos de polis e de cidade

Gostaria de iniciar a primeira parte com uma citao de um livro escrito por um meteco ateniense (estrangeiro residente na polis) do sculo IV a.C., livro este o faria constar entre os fundadores tanto da cincia poltica, quanto do urbanismo em geral: trata-se do estagirita Aristteles e sua Poltica. Escreve Aristteles:

Para o estudioso da natureza do governo [politeia], do que cada uma de suas formas e de quantas elas so, a primeira pergunta a fazer se refere polis: que uma polis? At hoje esta uma questo controvertida; algumas pessoas dizem que a polis pratica um ato, outras que no a polis, mas a oligarquia ou a tirania no poder; vemos que a atividade do estadista e do legislador tem por objeto a polis, e uma constituio [politeia] a forma de organizao dos habitantes de uma polis [ton ten polin oikounton] . Mas a polis um complexo, no mesmo sentido de quaisquer outras coisas que so um todo mas se compem de muitas partes; claro, portanto, que devemos primeiro investigar a natureza do cidado, pois uma polis uma multido de cidados [he gar polis politon ti plethos estin] , e portanto se deve perguntar quem deveria ser chamado de cidado, e o que um cidado [tis ho polites esti] . (Poltica, 1275a)

O significado do termo polis no era um ponto pacfico na poca de Aristteles, como se pode depreender das diversas definies elencadas no texto. Podemos observar, neste trecho riqussimo, ao menos seis definies no necessariamente excludentes: a polis como sujeito; a polis como suporte institucional para regimes polticos; a polis como objeto (do legislador); a polis como espao de habitantes organizados; a polis como um todo composto por partes; a polis como uma multido de cidados. Aristteles argumenta pela ltima definio, e esta escolha guiar a historiografia moderna da polis: de Fustel de Coulanges a

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.4-15

Mogens Hansen, de Gustave Glotz a Jean Pierre Vernant, de Mikhail Rostovtzeff a Christian Meier, a histria das poleis gregas foi identificada histria dos cidados gregos, suas realizaes polticas, suas crises, suas construes filosficas e artsticas, suas determinaes econmicas. Aos no cidados (mulheres, crianas, escravos, estrangeiros) cabia o lugar da excluso historiogrfica: os no-cidados so mencionados apenas para que suas excluses e incluses na polis sejam listadas: proibidos de sentar Assemblia, podem participar de certos rituais religiosos; excludos do acesso propriedade de terra, podem exercer ofcios ao lado dos cidados etc. Ou seja, diante da subjetividade dos cidados encarnada na polis, restava aos no-cidados o papel de objetos da ao cvica: eles simplesmente estavam l, sem histria. Se h alguma histria dos estrangeiros residentes em Atenas, os metecos, a histria de como os cidados os trataram, institucionalmente e cotidianamente uma Histria dos metecos atenienses como sujeitos sociais no existiu como problema para a historiografia da polis dos cidados. E quanto cidade, a cidade contempornea? A polissemia do termo e a multiplicidade de campos de estudo (sociologia, histria, geografia, economia, demografia etc) revelam a complexidade do tema. Onde buscar uma definio? Ora, parece-me que existe um ramo do conhecimento que, justamente por ultrapassar a teoria e voltar-se para a prtica, se constitui como campo privilegiado para a discusso do conceito de cidade: o urbanismo moderno. Simultaneamente teoria da cidade e planejamento urbano, o urbanismo foi influenciado e tambm influenciou diversas reas da reflexo sobre a cidade. Assim, como estratgia disparadora, citarei aqui aquele que considerado o fundador do urbanismo moderno, o urbanismo como cincia, em um dos livros basilares da arquitetura e urbanismo: falo do arquiteto e urbanista francs Charles-Edouard Jeanneret, mais conhecido como Le Corbusier, e sua Carta de Atenas, escrita na dcada de 1930.

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.5-15

As chaves do urbanismo esto nas quatro funes: habitar, trabalhar, recrear-se (nas horas livres), circular. O urbanismo exprime a maneira de ser de uma poca. At agora, ele s atacou um nico problema, o da circulao. Ele se contentou em abrir avenidas ou traar ruas, constituindo assim quarteires edificados cuja destinao abandonada aventura das iniciativas privadas. Essa uma viso estreita e insuficiente da misso que lhe est destinada. O urbanismo tem quatro funes principais, que so: primeiramente, assegurar aos homens moradias saudveis, isto , locais onde o espao, o ar puro e o sol, essas trs condies essenciais da natureza, lhe sejam largamente asseguradas; em segundo lugar, organizar os locais de trabalho, de tal modo que, ao invs de serem uma sujeio penosa, eles retomem seu carter de atividade humana natural; em terceiro lugar, prever as instalaes necessrias boa utilizao das horas livres, tornando-as benficas e fecundas; em quarto lugar, estabelecer o contato entre essas diversas organizaes mediante uma rede circulatria que assegure as trocas, respeitando as prerrogativas de cada uma. Essas quatro funes, que so as quatro chaves do urbanismo, cobrem um domnio imenso, sendo o urbanismo a conseqncia de uma maneira de pensar levada vida pblica por uma tcnica de ao. (Le Corbusier, Carta de Atenas, n. 77).

Eis os quatro elementos, as quatro preocupaes essenciais do urbanismo, pelas quais a cidade vai ser pensada/planejada: habitao, trabalho, lazer e circulao, e a cidade tomada como um todo orgnico no qual estes quatro elementos da vida urbana ocupam espaos especficos. A formulao mais acabada deste modelo organicista pode ser encontrada na sociologia urbana desenvolvida pela chamada Escola de Chicago, na primeira metade do sculo XX. Quanto ao urbanismo, cabe a funo de articular racionalmente os espaos relativos habitao, trabalho, lazer e circulao, de modo que o todo orgnico funcione saudavelmente, promovendo a harmonia entre a liberdade individual e o interesse coletivo eis, segundo Le Corbusier, a misso do arquiteto-urbanista. Como efetivar esta misso? No caso de cidades novas (e Braslia o referencial obrigatrio da experincia urbanstica brasileira), trata-se simplesmente de construir empiricamente uma cidade j existente no desenho do urbanista. Mas o que fazer no caso das cidades j existentes que, segundo Le Corbusier, se tornaram caticas com o advento da era do maquinismo? A histria das reformas urbanas pelo mundo, dos boulevares parisienses do sculo XIX s operaes urbanas paulistas no final do XX, oferece uma resposta enftica: a racionalidade se sobrepe aos espaos tradicionais. Le Corbusier, portanto, funda a cincia do urbanismo no a

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.6-15

partir do zero, mas inserindo-se em uma prtica histrica que data de pelos menos a segunda metade do sculo XIX e que hegemnica durante todo o sculo XX, a saber, o urbanismo autoritrio, a planificao de cima para baixo em nome de interesses outros que o dos habitantes. Nos nossos dias, o carter vacilante e contraditrio da gesto urbana democrtica revela a presena do urbanismo autoritrio nos rgos estatais.

Crtica do conceito de polis e de cidade

possvel aproximar polis e cidade, assim formulados, respectivamente, na tradio da cincia poltica e no urbanismo? As definies acima, da polis grega como uma multido de cidados e da cidade contempornea como um todo orgnico racionalizvel pelo urbanista, tenderam a ser reificadas, ou seja, tomadas como fatos evidentes em si mesmos. justamente o caminho da desnaturalizao, da desreificao que, acredito, poder ser rico na crtica aos conceitos de polis e de cidade tal qual formulados, respectivamente, pela historiografia das poleis gregas e pelo urbanismo, ambas dos sculos XIX e XX. O fundamento da crtica a estas reificaes o seguinte: os conceitos no existem em si mesmos, e no podem ser identificados imediatamente, ou seja, sem mediaes, com o real. No proponho, com isso, o total relativismo, pelo contrrio: trata-se, juntamente, de historicizar os conceitos, de inseri-los na produo social de interpretaes da realidade, e assim, dentro de relaes de poder e contra-poder historicamente especficas. A idia central aqui resgatar a polissemia dos termos, no para abandon-los em sua multiplicidade, mas para implodir a solidez dos significados dominantes, na direo da apreenso de uma realidade mais complexa. Assim, por exemplo, o termo grego polis no tinha exatamente o mesmo significado quando falado por um cidado e quando falado por um meteco, ou mesmo, quando falado por um cidado na Assemblia ou no teatro cabe anlise histrica reabrir as

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.7-15

tenses dos termos, relevando contradies sociais eventualmente pacificadas nas fontes. O mesmo se pode dizer da cidade: este termo falado pelo urbanista responsvel por uma desapropriao para a construo de uma nova avenida no tem o mesmo significado quando presente em um panfleto do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Dessa maneira, os conceitos de polis e cidade perdem a sua rigidez, abrindo novas perspectivas de anlise. Comecemos pela polis, e particularmente, a polis ateniense do final do sculo V e incio do IV a.C. A polis era uma multido de cidados, mas tambm era um territrio habitado no apenas por cidados, mas tambm, como dito acima, mulheres, escravos, estrangeiros. Esta tenso entre comunidade poltica e espao habitado tem sido desenvolvida pela historiografia, da qual eu destacaria as obras de Josiah Ober, The Athenian Revolution (1996), e de Marta Mega de Andrade, A vida comum (2002). O primeiro, criticando a limitao da polis comunidade dos cidados, que ele chama de politico-polis, prope, a partir da leitura de Aristteles, a existncia de uma geo-polis, espao habitado da polis por cidados e no cidados. Ainda que sua soluo para a questo da estabilidade da polis, baseada nas teorias contratualistas liberais, no seja satisfatria, Josiah Ober abre caminhos para a anlise das relaes sociais entre habitantes tomando em conta seus posicionamentos de classe e status. A segunda autora, a partir da anlise de fontes que vo da Comdia Cermica ticas, alm das influncias de autores como Michel de Certeau e Henri Lefebvre, constri a noo de uma dimenso cotidiana de apropriao do espao urbano da polis (a asty), cotidiano este preenchido por atividades que envolveriam no apenas cidados, mas habitantes da polis justamente sobre este cotidiano de habitantes que se volta um projeto discursivo que visa o ordenamento do espao em proveito dos cidados, materializado tanto na filosofia poltica quanto na cermica, caracterizando aquilo que a autora chamada de politizao do cotidiano: as imagens da polis na filosofia poltica, dominada sem contestao pelo corpo cvico, ou as imagens de mulheres associadas somente aos ambientes

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.8-15

domsticos, revelaria as lutas pelo controle de espaos os quais os cidados, possivelmente, teriam suas prerrogativas questionadas. Eu ainda acrescentaria a dimenso poltica da sociabilidade dos metecos, estrangeiros residentes, na polis de Atenas. Plato, no livro I da Repblica, situa o debate filosfico e poltico da justia na casa de um rico meteco, Cfalos; a isso se acresce a origem estrangeira de alguns interlocutores de Scrates. Um filho de Cfalos, Lsias, se torna loggrafo e, ainda que indiretamente, participa com seus discursos da construo da memria social ateniense; nos discursos de Lsias, possvel observar a apropriao do espao pelos metecos inclusive como meio de negao de uma ordem considerada injusta, como o papel da casa e da rua no discurso Contra Eratstenes, operado contra a Tirania dos Trinta. O prprio Aristteles, meteco ateniense, se insere no debate poltico e tico por meio de suas aulas e obras. Ora, a legislao punitiva para a entrada de metecos na Assemblia ou mesmo a incluso ilegal de seus nomes nas listas cvicas aponta para uma prtica social de participao ativa, de negociao da ordem excludente. A participao dos metecos nos rituais religiosos, assim como na guerra, sendo hoplitas ou armando navios, tem adquirido na historiografia cada vez maior relevncia para a reproduo da polis. Por ltimo, acrescentaria o caso da participao dos metecos nas batalhas pela restaurao da democracia em 403 a. C., como combatentes e/ou financiadores: o que significa o apoio meteco a um regime que os exclua? Quais eram os marcos dessa excluso? Quais as brechas, se existiam? O que seria a democracia restaurada com a memria da participao cvica destes no-cidados? O que a polis, depois da imploso do monoplio cvico dos cidados, ou ainda, o que a polis dos cidados em sua crise? Emerge daqui, portanto, uma imagem mais complexa da polis, de multido de cidados para, seguindo a indicao involuntria de Aristteles, espao de habitantes organizados a crtica da polis passa pela mudana de orientao analtica da figura do cidado para a do habitante.

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.9-15

Retomemos o paralelo. Seria possvel fazer esta crtica ao conceito urbanstico de cidade? Tomemos os quatro elementos que compem a vida urbana segundo Le Corbusier: habitar, trabalhar, divertir-se e circular. A separao da vida urbana neste esquema no natural, mas histrica. Isto pode ser analisado por diversos caminhos. A separao entre o espao da habitao e do trabalho derivada do sistema fabril, fundado na lgica de concentrao espacial da produo e diviso do trabalho: so inmeros os exemplos histricos nos quais o espao da casa o mesmo da oficina, ou da loja. Quanto ao lazer, a noo de tempo livre tambm historicamente determinada, combinada com o desenvolvimento da sociedade baseada no trabalhador alienado, ou seja, sociedade na qual uma grande parcela da populao precisa vender, alienar seu trabalho em troca de um salrio; esta noo de lazer no tempo livre bastante diferente da festa nas sociedades ditas tradicionais, tempo da inverso do cotidiano: o lazer entra, na argumentao de Le Corbusier na Carta de Atenas, como momento essencial, ao lado do habitar, da reproduo do citadino enquanto trabalhador assalariado. No mesmo caminho vai a crtica da circulao urbanstica, circulao de trabalhadores ao local de trabalho e aos locais de lazer, mas principalmente circulao do ar, de bens e de foras policiais da os espaos largos e abertos das grandes avenidas. Alguns dos caminhos mais frteis de critica ao urbanismo so aqueles derivados da produo do pensador marxista francs Henri Lefebvre (1969, 2008), que interpretava, na segunda metade do sculo XX, a teoria e a prtica do urbanismo como momentos da reproduo do capital no espao urbano. Em uma de suas formulaes mais ricas, Lefebvre afirmava que as cidades passariam a comportar uma sociedade urbana, com contradies do espao, no contexto da produo do espao. Como ressalta a gegrafa Amlia Damiani (1999), o urbanismo tambm um negcio, alis extremamente lucrativo, que envolve uma articulao entre os setores pblicos e privados da economia visando a mercantilizao do espao urbano associada reafirmao do poder estatal. Na produo do espao da metrpole

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.10-15

10

paulistana o fenmeno claro: a interao entre poderes pblicos e iniciativa privada remodelam e fraturam o espao urbano, tornado mercadoria, e que portanto carrega as contradies da produo capitalista (Marx, 1988). A cratera criada s margens do rio Pinheiros por conta da construo das vias subterrneas de uma extenso do metr um exemplo eloqente: apesar das dificuldades impostas por uma escavao em terrenos de vrzea de rio, a linha do metr seria subterrnea para que o valor do entorno (em particular a avenida Faria Lima, rea de concentrao de prdios de escritrios) se elevasse, ao contrrio do que ocorreria com a construo de vias areas e viadutos a precariedade dos materiais utilizados pela empreiteira, a destruio de casas e a morte de trabalhadores revelam as diversas linhas contraditrias que orientam a produo do espao da metrpole. Aqui transparece que cidade, do ponto de vista do urbanismo, a realizao discursiva da apropriao efetiva do espao urbano pelo capital, na forma de seus agentes especficos (empreiteiras, publicitrios, subprefeituras, mdia etc). Mas, como argumenta Lefebvre, a cidade do capital condensa as contradies de tempos anteriores, abrindo assim caminhos para sua crise. Crise da cidade em dois sentidos: crise da viabilidade da reproduo do capital e da prpria vida urbana capitalista, marcada tanto pelo desemprego em massa da metrpole ps-industrial quanto, mais recentemente, pela inviabilidade do trnsito de automveis esta crise a base para a imagem catica da cidade; e num segundo sentido, crise da cidade como possibilidade de superao das formas capitalistas de viver na cidade, que no esto acabadas mas se anunciam nos momentos de crise, e que constituem as formas de apropriao no-capitalista do espao. O que procurarei argumentar nesta segunda parte pode ser sintetizado da seguinte maneira: tanto a polis quanto a cidade, enquanto conceitos reificados, servem dominao, e justamente na dominao que reside a diferena que fundamentar a comparao hermenutica: se a dominao na polis a dos cidados sobre os habitantes, por meio do

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.11-15

11

projeto (discursivo, material) da polis dos cidados, a dominao na cidade a do capital sobre o espao vivido, ou seja, o capital, obra produzida que se volta contra o produtor, acaba por submeter lgica da acumulao o espao da vida. Onde reside, ento, a possibilidade de paralelo? Precisemos, antes, os termos da comparao.

A poltica entre a alienao e a apropriao

Tanto o termo polis na Grcia Clssica quanto o termo cidade no mundo contemporneo apresentam uma curiosa semelhana: ao uso cotidiano de ambos os termos se une a dificuldade em defini-los. Ora, nos textos da tradio clssica assim como na epigrafia, polis usado com mltiplos sentidos e sem uma grande preocupao tcnica, entretanto, a dificuldade de Aristteles em conceituar a polis e suas referncias a opinies diferentes mostram a sua complexidade. O mesmo se pode dizer da cidade hoje: a bibliografia que procura definir cidade no peca pela escassez, certamente, e poucos se arriscam, hoje em dia, a oferecer uma definio rigorosa mas isso no impede que cotidianamente usamos o termo cidade referindo-nos nossa ou a outras. A questo que coloco : pensar a polis em termos de cidade traz algum benefcio para o seu estudo, assim como para o estudo da cidade contempornea? Para alm das diferenas quantitativas, percebemos uma diferena propriamente qualitativa. Na polis, a dominao dos cidados, mediada pelo seu monoplio das instituies cvicas (entendidas como prticas discursivas e materiais, objetivas). Na cidade, dominao do capital sobre o espao vivido, por meio das instituies econmicas polticas afinadas com a lgica de acumulao que a orientam a produo capitalista do espao. E nesta diferena qualitativa que existe uma semelhana, tambm qualitativa: em ambas, na polis e na cidade, existe uma tenso entre a alienao e a apropriao do espao.

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.12-15

12

Na polis, os cidados, por meio do monoplio das instituies, dos regimes discursivos, das prerrogativas jurdicas (estamentais), alienam o espao vivido por habitantes, cidados ou no, em nome da reafirmao de suas prerrogativas a identidade entre cidados e polis est na base da lgica social estruturante da polis. Mas esta alienao (ou seja, fazer com que o no-cidado ocupe um espao no por eles determinado, mas por outros) no absoluta: os no cidados se apropriam dos espaos, tanto na vida cotidiana (segundo Marta de Andrade, kathoikian, vida domstica), quanto na ao propriamente poltica, levando ento a uma crise da polis enquanto monoplio cvico. A identidade dos nocidados aqui assume centralidade: a construo da identidade meteca, ou seja, a definio discursiva dos lugares adequados ou no aos metecos, por exemplo, objeto de embate que pode ser acompanhado por textos que vo desde a Repblica de Plato at a Poltica de Aristteles, passando pelos Rendimentos de Xenofonte, assim como, obviamente, os discursos de Lsias. Na cidade, a lgica capitalista realiza uma alienao do espao vivido nos termos de sua aparncia fetichista: o capital, nada mais que trabalho humano abstrado, tornado valor e inserido no circuito da reproduo ampliada, mercantiliza o espao e o constitui como meio de reproduo, mesmo que este movimento se volte contra qualquer lgica de uso do espao diferente daquela capitalista, como espao como valor de troca o capital, produzido, se volta contra o produtor. Mas, dialeticamente, a expanso do capital sobre o espao, sobre a produo da cidade, traz consigo suas prprias contradies: a inviabilidade da reproduo da vida (seja na forma do desemprego, seja na forma da criminalidade, da sade pblica etc) tambm inviabilidade de reproduo do capital: sem trabalhadores no h produo de valor. Mas, alm desta contradio, outra, positiva: surgem no espao alienado formas de apropriao imprevistas pela lgica econmica, e de nveis diversos, que vo da apropriao da rua pelas crianas jogando futebol, at a ocupao de prdios abandonados por grupos

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.13-15

13

organizados, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto quando a lgica da acumulao encontra tais limites, e se o Estado, que tem suas contradies especficas, no consegue garantir a primazia do econmico, vislumbramos a crise da cidade como crise do capital, abrindo os possveis da apropriao (Damiani, 1999). Qual a mediao, afinal, que torna possvel este dilogo entre a polis e a cidade? Penso ser a poltica esta mediao, palavra comum a ambas as realidades histricas. Poltica como prtica da liberdade no mundo pblico (Arendt, 2005), como apropriao do espao e do tempo (pois estes no se separam) pela vida. Significa a poltica, hoje, no cotidiano, na filosofia, o mesmo que significa a politika grega? Um novo dilogo se abre, uma nova hermenutica a ser percorrida. Certamente, no ser aqui mas de todo modo, esta concluso (que no uma concluso) funciona uma fixao conceitual, ainda que provisria, para indicar caminhos no sentido da ampliao da anlise histrica da polis tendo em vista a complexidade dos problemas da cidade hoje, assim como uma politizao da interveno prtica e terica na cidade hoje, por meio da experincia da polis.

Referncias Fontes Primrias ARISTTELES. Poltica (edio bilngue). Lisboa, Vega, 1998. [Trad. de Antnio C. Amaral e Carlos de C. Gomes]. LE CORBUSIER. A Carta de Atenas. So Paulo, Hucitec, 1993. LSIAS. Lysias. London, William Heinemann (The Loeb Classical Library), 1960 [Trad. de W. R. M. Lamb]. PLATO. Repblica. Braslia, Editora da Universidade de Braslia, 1996. [Trad. Elza Marcelina]. XENOFONTE. Cyropedie, hipparque, equitation, hieron, agesilas, revenis. Paris, Garnier, s/d.

Revista gora, Vitria, n.8, 2008, p.14-15

14

Bibliografia citada ANDRADE, Marta M. de. A Vida comum espao, cotidiano e cidade na Atenas Clssica. Rio de Janeiro, DP&A, 2002. ARENDT, Hannah. Que Liberdade?. In: Entre o passado e o futuro. So Paulo, Perspectiva, 2005, pp. 188-220. DAMIANI, Amlia Luiza. A crise da cidade: os termos da urbanizao. In: DAMIANI, A. L., CARLOS, A. F. A., SEABRA, O. C. de L. (orgs). O espao no fim de sculo: a nova raridade. So Paulo, Contexto, 1999, pp. 118-131. FREITAG, Brbara. Teorias da cidade. Campinas, Papirus, 2006. LEFEBVRE, Henri. O direito cidade. So Paulo, Documentos, 1969. ________________. A revoluo Urbana. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2008. MARX, Karl. O Capital. So Paulo, Nova Cultural, 1988. (Livro primeiro: O Processo de Produo do Capital). OBER, Josiah. The Athenian Revolution: essays on Ancient Greek democracy and political theory. Princeton, Princeton University Press, 1996. VLASSOPOULOS, Kostas. Unthinking the Greek Polis: Ancient Greek History beyond the Eurocentrism. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.
Este texto parte de uma pesquisa de mestrado em Histria Social, financiada pela FAPESP, sob orientao do Prof. Dr. Norberto Luiz Guarinello, que trata da questo da incluso/excluso poltica dos metecos (estrangeiros residentes) na polis de Atenas entre os sculos V e IV a. C. 2 Mestrando em Histria Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo (fabiomorales@usp.br)
1

Das könnte Ihnen auch gefallen