Sie sind auf Seite 1von 5

Fichamento 4 Comunicao e Pesquisa Projetos para Mestrado e Doutorado Lucia Santaella Joslaine Rodrigues No texto, "O Projeto de pesquisa

isa e seus passos", a pesquisadora Lucia Santaella esquematiza, de maneira muito didtica, um manual de como elaborar um projeto de pesquisa. Como primeiro e segundo passo ela diz que toda pesquisa deve iniciar com a elaborao de um projeto consistente. Um mau projeto no muito diferente da ausncia de projeto. Isso explica por que tantas pesquisas comeam sem terminar, ou por que terminam mal (Santaella, 2001, p.151). Invariavelmente, qualquer projeto deve ter uma viso antecipada, um planejamento dos passos que sero dados pela pesquisa. Projetar significa, portanto, antever e metodizar as etapas ou fases para a operacionalizao de um trabalho.
A especializao do trabalho cientfico exige a construo prvia de um instrumento tcnico que conduza a aes orientadas para um fim e sustentadas sobre uma base de recursos humanos, tcnicos, materiais e financeiros. Esse instrumento tcnico o projeto de pesquisa (Santaella, 2001, p.152). Contudo, o projeto apenas uma das etapas da pesquisa. Ele serve de guia para a

execuo propriamente dita. Tudo deve estar previsto no projeto, para que, dessa forma a pesquisa tenha sucesso. Da coleta de informaes preliminares, delimitao de um problema, sua justificativa, a fixao dos objetivos, o levantamento das hipteses e a determinao de um referencial terico e de uma metodologia adequadas (Santaella, 2001, p.153). Responder as perguntas clssicas contidas num projeto: o qu? por qu? para qu? para quem? onde? como? com qu? quanto e quando? quem? e com quanto? Reduzindo, tudo isso o mesmo que perguntar: o que ser pesquisado? Por que a pesquisa necessria? Como ser pesquisado? e Em que perodo? Fator determinante para o sucesso do trabalho comea por um projeto bem elaborado, isso est ligado principalmente, a escolha de um tema ou assunto sobre o qual a pesquisa versar. Dificilmente um assunto nunca foi abordado, dessa forma, qualquer projeto deve ser antecedido por estudos preliminares sobre o tema (Santaella, 2001, p.153 e 154)

Esses estudos preliminares envolvem leituras bibliogrficas, visitas a locais especficos e discusses com especialistas e colegas. A reviso bibliogrfica uma exigncia fundamental em um projeto de pesquisa. Ela afirma que um tema ainda no um problema e que este se constitui na questo mais fundamental de toda a pesquisa e, por isso mesmo, precisa ser devidamente recortado e delimitado (Santaella, 2001, p.155). Uma boa pesquisa sempre deve abrir caminho para outra pesquisa:
Verdadeiros pesquisadores fazem pesquisa a vida inteira, pois, enquanto fazem uma, j so mordidos pela curiosidade em relao a novos problemas que vo aparecendo no meio do caminho e que tm de ser guardados para uma outra ocasio. Ao mesmo tempo que respondem a um problema proposto, as pesquisas so fontes inesgotveis de novos problemas. Isso no se d por acaso, mas fruto do aprofundamento que as pesquisas nos obrigam a ter em relao aos fenmenos (Santaella, 2001, p.155).

Depois de encontrar o problema, necessria uma reviso bibliogrfica ou a pesquisa sobre o estado do problema. Ao fazer a reviso, deve-se comprovar que o pesquisador no quer realizar algo que j foi feito e, ao mesmo tempo, ela ajuda a encaminhar o passo seguinte da pesquisa que a argumentao sobre a relevncia do trabalho. Explicado o problema, o pesquisador ento definiu seus objetivos e, a seguir, ele passa para a formulao das hipteses. Nesse ponto do trabalho ele passa aos procedimentos metodolgicos. muito importante que os mtodos definidos estejam perfeitamente afinados com o problema proposto e com as hipteses. Por fim, deve-se estabelecer um cronograma da pesquisa demarcando todo o processo a ser cumprido. Sobre a escolha do tema, Santaella diz que a maioria dos temas partem das histrias de vida de seu pesquisador. O importante esmiuar de forma gradativa, precisa e determinada.
Um tema surge quase sempre de uma inteno ainda imprecisa. Uma impreciso que s pode ser indicadora de que a escolha de um tema advm muito menos de uma vontade racional do que de motivos sobre os quais temos pouco domnio consciente. Um tema algo que nos fisga, para o qual nos sentimos atrados sem saber bem por qu. Um tema nasce de um desejo, que , por sua prpria natureza, sempre obscuro, e no costuma adiantar muito a tentativa de lhe virar as costas (Santaella, 2001, p.158).

Por onde comear ? Sempre buscar o mximo de informaes acerca do assunto estudado, esse o primeiro passo da pesquisa sobre o tema. O que Santaella denomina como "estudos preliminares", levantamento bibliogrfico preliminar imprescindvel.

preciso ter o maior nmero possvel de informaes e de leituras nesses primeiros passos de um projeto de pesquisa. Os estudos preliminares conseguem comear a delinear o problema de pesquisa. O pr-projeto dar subsdios para o desenvolvimento do tema, ainda que a ideia seja vaga, nesse momento que o pesquisador pode extrair, de maneira criativa, a maior quantidade de informaes necessrias para a sustentao da sua pesquisa.
O anteprojeto assim uma primeira proposta de sistematizao para ser testada, modificada e aperfeioada na medida em que a delimitao da questo a ser pesquisada for amadurecendo. Trata-se de um ponto de partida que brota sob o efeito do pensamento sinttico, onde tudo aparece ao mesmo tempo. Realmente um projeto no nasce parte por parte, mas em alguns lampejos em que tudo aparece junto e ainda confuso. O anteprojeto a primeira tentativa de organizar os fios dessa trama sinttica. Para essa organizao, juntamente com os resultados das correes sucessivas a que o anteprojeto vai sendo submetido, deve entrar em ao o pensamento analtico, aquele que guiar os passos da elaborao do projeto (Santaella, 2001, p.162). Durante a elaborao do pr-projeto naturalmente se far pesquisas que se tornaro seu quadro de referncia. O pesquisador deve se colocar presente nesse momento para criar um quadro de referncia pessoal para a proposta de pesquisa.

O problema de pesquisa ento definido como uma interrogao que implica em uma dificuldade. um enunciado interrogativo, uma dificuldade ainda sem soluo que deve ser determinada com preciso. O problema deve ser formulado como uma pergunta, mas uma pergunta clara e precisa. O pesquisador s deve passar para a reviso bibliogrfica ou reviso da literatura, depois de ter circunscrito muito bem o seu problema por meio da formulao de sua pergunta. Fazer essa reviso significa passar em revista todos os trabalhos disponveis, objetivando selecionar tudo que possa servir para e em uma pesquisa. Essa reviso precisa ser um percurso crtico que deve ter em mira a pergunta que se quer responder.
O que , portanto, um problema de pesquisa ? Vejamos algumas das definies que j foram formuladas sobre isso. No h problema sem uma indagao central, uma dificuldade que se quer resolver. Desse modo, o problema de pesquisa uma interrogao que implica em uma dificuldade no s em termos tericos ou prticos, mas que seja tambm capaz de sugerir uma discusso que pode, inclusive, em alguns casos, passar por um processo de mensurao, para terminar em uma soluo vivel atravs de estudo sistematizado (Bastos, 1999:114). (Santaella, 2001, p.166)

De acordo com Santaella (2001), a reviso bibliogrfica deve existir para que clichs sejam evitados, para que esforos no sejam duplicados, para que se possa apreender o grau de originalidade de uma pesquisa.

A seguir, deve vir justificativa ou fundamentao terica. No entanto, impossvel de se alcanar a justificativa se o problema de pesquisa no estiver muito bem circunscrito e a reviso bibliogrfica no for primorosa. Nesse momento se deve responder plenamente s perguntas: por que a pesquisa relevante? ; de onde vem a sua pertinncia? e qual o mbito as contribuio que ela trar? Em seguida temos a explicitao dos objetivos:
Um sinnimo da palavra objetivo no contexto da pesquisa, a palavra "alvo" ou fim que se pretende atingir, um fim movido por um propsito. Quando se atira uma flecha, mira-se em um alvo. Os objetivos da pesquisa se parecem, portanto, com uma flecha na direo de um alvo. Uma vez que o mirar do alvo antecede o lanamento da flecha, os objetivos tambm trazem dentro de si o sentido de inteno que guia a mirada. O que a pesquisa visa alcanar? Esta a questo central inclusa nos objetivos (Santaella, 2001, p.175) .

. A formulao de uma hiptese outro passo muito importante no projeto de pesquisa. Para muitos estudiosos, a essncia da pesquisa consiste apenas em enunciar e verificar hipteses. A hiptese nada mais do que uma resposta antecipada, suposta, provvel e provisria, que o pesquisador lana e que vai funcionar como um guia para os prximos passos do projeto e do percurso da pesquisa. Citando Lakatos e Marconi (1992: 104), Santaella diz que a hiptese pode ser bsica ou secundria e ela aparece em nossas mentes repentinamente, como um relmpago, fruto da agilidade natural que temos diante de tudo aquilo para que busquemos respostas. Mas a hiptese tem que ser plausvel, ou seja, deve indicar uma situao passvel de ser admitida, aceita. Toda e qualquer pesquisa deve contar com a formulao de hipteses, caso contrrio, estar lhe faltando um norte, pois a funo da hiptese servir como uma bssola, " preciso no confundir hiptese com evidncia prvia e, dominar com segurana o quadro terico em que se funda o raciocnio" (Santaella, 2001, p.182). O quadro de referncia terico o corpo terico no qual a pesquisa vai encontrar seus fundamentos, e todo projeto deve conter os pressupostos tericos com os quais as interpretaes iro se conformar. Por ltimo, se determina o mtodo que vai dar suporte pesquisa. A escolha do mtodo ser motivada pelo tipo de pesquisa que est realizando,as regras metodolgicas a serem utilizadas so variadas e se adequaro diferentemente em variados casos. A seleo da metodologia uma tarefa importante, pois dela que vm os meios para comprovarmos ou no as hipteses nas quais apostamos.
A elaborao de um projeto de pesquisa exige o cuidado paciente com os detalhes a que todo bom planejamento nos obriga. preciso ter amor pelas mincias e capacidade de olhar de frente para as dvidas, sem subterfgios, sem esquivas. Saber lidar com elas, atende-las com ateno e energia, conscientes de que isso significa interromper o fluxo de nossas certezas e partir para as fontes que nos vm do discurso do outro (Santaella, 2001, p.1).

REFERNCIA

SANTAELLA, L. Comunicao e pesquisa Projetos para mestrado e doutorado. So Paulo: Hacker Editores, 2001. p. 151-189.

Das könnte Ihnen auch gefallen