Sie sind auf Seite 1von 23

Paz

Francisco Cndido Xavier (Emmanuel)

NDICE
AFLITOS NO REINO DOMSTICO ...........................................................................4 NGULOS DA F EM DEUS .....................................................................................5 BALIZAS E RETAGUARDA ........................................................................................6 BENEVOLNCIA EM AO .......................................................................................7 NOS CAMINHOS DE SEMPRE ...................................................................................8 CARIDADE RECPROCA ..............................................................................................9 ENDEREOS DA CRUZ .............................................................................................10 DEFESA SEGURA ........................................................................................................11 F E VIDA ....................................................................................................................12 IMPERFEIO E AO.............................................................................................13 LIVRES PARA AUXILIAR .........................................................................................14 ORAO PERANTE JESUS .......................................................................................15 PACINCIA E SERVIO ............................................................................................16 PAZ..................................................................................................................................17 PAZ E TRABALHO .....................................................................................................18 PERDO NO TEMPO ..................................................................................................19 O SEMEADOR SAIU ...................................................................................................20 TOMADAS DE FORA ...............................................................................................21 TRABALHO E NS .....................................................................................................22 TRABALHO - NOSSO LUGAR .................................................................................23

AFLITOS NO REINO DOMSTICO


Emmanuel Se te encontras entre aqueles companheiros aflitos do reino domstico, sob agitao quase constante, na expectativa de receber mais dilatadamente o carinho e a assistncia dos entes queridos, considera que na atualidade do mundo fsico, no muito fcil manter essa modalidade de cobertura afetuosa por parte daqueles que te usufruem a convivncia. Neste ltimo quartel de sculo, observemos, por itens, algumas das inovaes que dificultam a doao de tempo, entre familiares e amigos ntimos, tais quais sejam: a requisio cada vez mais intensa da mulher para o servio profissional, fora de casa; as desvinculaes gradativas ou violentas no campo da vida familiar; os percalos do trnsito; a intensificao do estudo por necessidade de todas as classes, que aspiram a atingir mais alto nvel de cultura para a demanda compreensvel nas provas de habilitao; os problemas de moradia; o fascnio da televiso sobre a mente infanto juvenil; as preocupaes com o movimento que se convencionou chamar por mercado de consumo. Todos esses fatores influenciam a vida nos modernos tempos de evoluo. No te acredites sob a desconsiderao das pessoas queridas. Quase todas elas esto sujeitas ao mecanismo de circunstncias de que no podem fugir. Quanto possvel, asserena-te e aprende a solucionar as prprias necessidades pessoais, sem o concurso de outros. Isso no quer dizer que se vive, no mundo de hoje, no regime egostico do cada qual para si. Acontece que o progresso avana, e mais imperiosa se faz a obrigao de atenuar, tanto quanto possvel, esse ou aquele peso sobre os coraes queridos. E se algum, provavelmente, vier a indagar que tem semelhantes acontecimentos com os amigos desencarnados, responderemos que a precipitao e o ressentimento, o azedume e o pessimismo, so agentes altamente corrosivos em nossas tarefas e esquemas de auxlio e equilbrio, na Vida Espiritual, em favor dos prprios homens, nossos irmos. Quando todos ns nos dispusermos a cumprir as prprias obrigaes, sem o conformismo da inrcia e sem a rebeldia da insatisfao destrutiva, estaremos todos em harmonia com as leis da Vida e do Universo transformando o tempo em alegria e transfigurando a Terra em cu na plenitude dos Cus.

NGULOS DA F EM DEUS
Emmanuel Na justia misericrdia. No progresso proveito. Na chefia eqidade. No trabalho alegria. Na subalternidade dever cumprido. No sofrimento aceitao. Nas dificuldades pacincia. Nas crises coragem. Na profisso honestidade. Nas tribulaes esperana. No relacionamento respeito. Na tristeza bom nimo. Na enfermidade calma. No poder moderao. Nas incompreenses servir mais. No afeto equilbrio. Na caridade silncio. No lar sempre amor. preciso aprender a suportar os revezes do mundo, sem perder a prpria segurana.

BALIZAS E RETAGUARDA
Emmanuel Em matria de progresso espiritual, que preciso estabelecer cpulas de conhecimento superior para a elevao da vida, todos sabemos. Assemblias mltiplas, consubstanciando estudos e diretrizes, representam iniciativas para a divulgao dos princpios de paz e luz, cujos servios abraamos. Para isso, criamos processos vrios: instituies de apoio iluminativo; casas destinadas a reunies sistemticas para informaes construtivas; recintos em que se processem dilogos doutrinrios e movimentos diversos para a aquisio de reconforto. Justo reconhecer que semelhantes concesses da Vida Maior devem receber a nossa melhor ateno, a fim de que se estendam, cada vez mais amplas. Compreendemos, alis, que essas conquistas so balizas de evoluo, com reas de influncia sempre mais intensivas. Promovendo, no entanto, a formao das frentes a que nos referimos, no podemos esquecer as retaguardas constitudas por multides de irmos da famlia humana, que no nos ser lcito desprezar. Os portadores de molstias ou de mutilaes irreversveis, os reeducandos das penitencirias, os andarilhos da perturbao e da angstia, os alcolatras, os toxicmanos, os infelizes que vrios grupos sociais relegam ao abandono, os doentes sem suporte financeiro que se amontoam nas abenoadas enfermarias da indigncia, que aguardam o auxlio da Providncia Divina e a bondade dos homens, so igualmente parte integrante da famlia comunitria a que nos vinculamos na Terra. Balizas e retaguardas!... Os companheiros que puderem, reflitam nisso e, tanto quanto possvel, unamo-nos na deciso de auxiliar aos irmos infortunados do caminho de nossas prprias experincias; e, pelo menos, de quando em quando, desamos dos nossos altos mirantes da inteligncia, a fim de estendermos fraternidade a quantos nos partilham a estrada, de perto ou de longe, a carregarem fardos de tribulaes e sombras, recordando que eles e ns somos filhos do mesmo Deus.

BENEVOLNCIA EM AO
Emmanuel Usa a benevolncia tanto quanto puderes, recordando que todos somos necessitados de tolerncia. Ainda mesmo em se tratando de ns outros, os companheiros desencarnados, estamos ainda em spera luta, por dentro de ns mesmos, buscando a luz do autoaperfeioamento. Muito longe da condio anglica, todos nos amontoamos no ptio das necessidades espirituais, contando com o amparo e a compreenso uns dos outros, a fim de conseguirmos atingir a soluo de nossos problemas. Por isto mesmo, conscientes de nossas prprias realidades, quando estivermos com a palavra em casa, na rua, nos dilogos de servio ou nos cenculos da f, aprendamos a esquecer o mal semeando o bem, para que o bem se fixe em ns. No te reportes a conflitos, a fim de que a paz se estabelea. No condenes os irmos que suponhas cados na estrada, porque no sabes se amanh estars nas dificuldades em que se encontram. Desfaze-te de qualquer idia de racismo e separao, para que a fraternidade te ilumine os pensamentos. Abstm-te de cultivar ressentimentos e dios, para que o amor no se te mantenha distante do prprio ambiente. Evita salientar a delinqncia e a crueldade, de modo a que no se te transforme o verbo nessa ou naquela induo infeliz, em algum dos crebros que te escutam. Sejamos irmos uns dos outros, respeitando os opositores que, porventura, no nos compreendam. E se observarmos irmos positivamente errados, anotemos as qualidades nobres que j possuem e procuremos v-los ou interpret-los atravs do melhor que nos apresentem, lembrando-nos de que o amor infinito de Deus nos tolera a todos, doando-nos, a cada um, a bno do tempo, dentro da qual, seguindo de prova em prova e de experincia em experincia, ser-nos- possvel adquirir o passo firme e certo na conquista da perfeio. Comecemos pelas bases da compreenso. Se nos ajustarmos s leis de equilbrio que nos governam, reconheceremos que os desacertos do mundo so justificveis.

NOS CAMINHOS DE SEMPRE


Emmanuel Nem sempre se te far necessrio fitar a retaguarda para reconhecer as vantagens da prpria situao. Basta recordar os obstculos que j venceste. Impossvel no te lembres de certas ocasies difceis, no grupo domstico, nas quais, sem esperar, conseguiste manter o prprio equilbrio, a fim de auxiliar aos que se te ligam existncia. Fcil rememorar os momentos de azedume, dos quais a passagem do tempo te desligou para o retorno tranqilidade. Perigos que te ameaaram, desapareceram, sem que os vissem, no instante em que se entrecruzavam na estrada. Ocorrncias infelizes que atravessaste foram muito mais advertncias da vida ao teu senso de ponderao e serenidade que calamidades irreparveis, conquanto, em alguns casos, provaes inevitveis se te emplacassem no contexto das prprias experincias. Preteries sofridas geraram vrias conquistas de melhoria que atualmente desfrutas. Mudanas desagradveis e compulsrias transformaram-se em degraus de acesso a facilidades que desconhecias, at ento. Pessoas queridas, cujas tribulaes lamentavas com nfase, descartaram-se das sombras em que se envolviam, usufruindo agora alegrias com que talvez no contassem. Desgostos que tiveste, no curso dos quais guardavas a idia de carregar pesados fardos de infortnio, converteram-se em oportunidades de paz e renovao que presentemente bendizes. Pensa nos empecilhos que j deixaste distncia e concluirs que isso aconteceu porque no desertaste das prprias obrigaes. Reflete nisso e reconhecers que Deus, o infinito Amor, que te sustentou o ontem, de igual modo te sustentar tambm nos caminhos do sempre.

CARIDADE RECPROCA
Emmanuel preciso compreender a caridade no sentido real. Comumente, o benfeitor ignora quanto deve queles a quem beneficia. Qualquer migalha de socorro aos necessitados, sempre que iluminada de amor, doao significativa, mas a cooperao dos necessitados em auxlio aos que lhes prestam apoio, servio de importncia inestimvel. Os irmos em penria, quando pacientes, ensinam calma e compreenso; os enfermos, valorosos na f, lecionam aceitao e humildade; quem estende perdo aos ofensores, auxilia-os na renovao para o bem; e quem ama sem nada exigir, constri, em silncio, o reino do entendimento maior no ntimo daqueles que se lhes fazem amados, ainda mesmo quando se mostrem indiferentes. Diz-nos a sabedoria evanglica: melhor dar que receber. Isso acontece porque os que praticam a beneficncia e a tolerncia colhem benefcios espirituais que no poderiam adquirir em lugar algum.

ENDEREOS DA CRUZ
Emmanuel Por ensinamento vivo e silencioso, o Cristo deixou-nos a cruz por mensagem, destinada a mltiplos endereos. Para os que buscam elevao oferece o trao vertical, simbolizando o caminho reto para a Vida Superior. Para os fortes convite ao sacrifcio pessoal pela felicidade dos outros. Para os fracos refazimento. Para os desvalidos esperana. Para os bons chamamento ao servio espontneo em favor do prximo. Para os maus apelo regenerao. Para os cados coluna de apoio para que se levantem. Para os ociosos intimao muda ao trabalho. Para os diligentes diretriz. Para os transviados ponto de retorno ao rumo certo. Para os que choram encorajamento. Para os enfermos proteo. Para os solitrios companhia. Para os cansados refgio. Para os descrentes desafio. Para os irresponsveis advertncia. Para os perseguidos socorro. Para os ofensores tolerncia. Para os aflitos reconforto. Para os desertores lio. E para todas as criaturas, quaisquer que sejam, como estejam e onde estejam, a cruz oferece o trao horizontal, expressando, em qualquer tempo, a Infinita Misericrdia de Deus, sempre de braos abertos. A paz pode passar a residir hoje mesmo em nosso campo ntimo. Basta lhe ofereamos o refgio da compreenso e isso depende unicamente de ns.

10

DEFESA SEGURA
Emmanuel As provas, que no mundo nos examinam a f, aparecem todos os dias. Identificam-se por nomes variados, feio de matrias professadas na escola, a benefcio de nosso prprio aperfeioamento. Tribulaes. Desencantos. Entraves. Incompreenses. Enfermidades. Conflitos. Desafios. Problemas. Acidentes. Amarguras. Infortnios. Separaes. Antagonismos. Mudanas. Todas estas oportunidades para a demonstrao de confiana em Deus e em ns mesmo, passam por nossa estrada quais tempestades renovadoras. Muitos companheiros se deixam levar pela fora de semelhantes ciclones, fugindo para regies que lhes desmentem os votos. Entretanto, existe a ncora que resiste a todas as ventanias da adversidade. Resguardando-te nessa defesa, no h desequilbrio que te arraste para fora do lugar e do dever que te competem. Apega-te a essa ncora e no temas, porque essa amarra bendita, ao alcance de todos , claramente, Jesus Cristo.

11

F E VIDA
Emmanuel Por mais que sofras, guarda a f em Deus e segue adiante, no caminho que a vida te deu a trilhar. A prpria Natureza um livro de confiana na Providncia Divina. O sol continua brilhando. No percas o otimismo. O trabalho uma bno. Age construindo. Quem serve aos outros, semeia paz e alegria para si mesmo. No lastimes o inevitvel. Se erraste, recomea a empreitada de ao na qual te comprometeste. No te lamentes, nem reclames. No creias em vitria do bem, sem rduos problemas a resolver. Aconselha-te com a pacincia em qualquer dificuldade. Convence-te de que a dor sempre renovao para o bem. Evita os assuntos infelizes. Fala, auxiliando em favor da tranqilidade e da elevao. Aprende simplicidade, para que no te vergues ao peso de bagagens inteis. Perdoa sempre. Auxilia aos outros, sem a preocupao de receber o amparo alheio. Tudo aquilo que fizermos agora, ser aquilo que colheremos depois. Ningum conquista a lurea do aprimoramento pessoas no transcurso de apenas um dia. No reclames dos companheiros ainda inadaptados a entender o amor Infinito do Cristo, asas de anjos, quando esto aprendendo a caminhar.

12

IMPERFEIO E AO
Emmanuel Muitos companheiros fogem de cooperar na Seara do Bem, alegando a imperfeio de que se notam portadores, conquanto se reconheam filhos de Deus. Indubitavelmente, semelhante concluso muito estranha, de vez que as obras de Deus, na Terra, no param em momento algum, embora permaneam muito longe da perfeio a que se destinam. Por exemplo: o Amor, est muito distante de ser a luz que deve ser; a Paz, entre as naes, est vagindo no bero; a Cincia, permanece engatinhando na direo dos conhecimentos superiores; a Cultura da Mente, apesar das pompas com que se manifesta na atualidade, jaz no nascedouro; a Compreenso Mtua, uma semente a germinar; a F, ainda hoje, luta por se desvencilhar da placenta do fanatismo; o Perdo, est soletrando o alfabeto do entendimento. Evidentemente, todos ns, desejamos ser bons e nos achamos laboriosamente empenhados em conseguir as aquisies espirituais de que necessitamos. Consideramos, no entanto, que os nossos amigos que fogem de agir e servir na lavoura do bem aos outros, pretextando imperfeio, parecem alimentar o desejo de serem mais do que Deus, cuja infinita bondade sustenta a todas as criaturas humanas, reconhecidamente imperfeitas, na construo evolutiva do Planeta, entendendo-se que o Homem e o Mundo so obras criadas por Deus, obras criadas mas ainda no terminadas , sem que possamos saber quando se lhes brilhar a presena na Perfeio, tanto quanto ignoramos onde estaro os nossos companheiros, cronicamente estacionrios, no grande futuro, porque esforo de melhoria espiritual e caminhada para Deus so sinnimos que no devemos esquecer.

13

LIVRES PARA AUXILIAR


Emmanuel Atendendo-se gradao dos valores evolutivos, temos no Cristianismo vrios setores de liberdade espiritual. Referimo-nos libertao da ignorncia ou ao afastamento das trevas de esprito para a luz do conhecimento. Liberdade de confiar na Divina Providncia, de orar com acerto, de colaborar nas atividades do bem a prximo, com o discernimento preciso, e liberdade de examinar as revelaes de carter religioso para saber interpret-las, segundo a iluminao do pensamento para a Vida Superior. Se j te encontras entre aqueles que atingiram semelhante nvel de independncia ntima, lembra-te da misericrdia e do perdo para construir. Todos temos amigos admirveis pela inteligncia e pela segurana interior, que se dividem pelos setores de libertao a que nos reportamos, e que ainda no alcanaram a prpria sublimao. Esse, trabalha na causa do bem comum, no entanto, ainda no se decidiu conquista de equilbrio nos sentimentos prprios; outro, se caracteriza pela f robusta, mas ainda no perdeu a agressividade exagerada; aquele, revela sinais de grandeza nas atitudes pessoais, entretanto, ainda se observa escravizado s teias do apego desmedido possibilidades transitrias do campo material; aquele outro, j transporta consigo o fulgor da palavra fcil, contudo, ainda se demora nas sombras da crtica destrutiva. Se j consegues discernir, podes ver melhor, analisando com facilidade as caractersticas menos construtivas desse ou daquele irmo de caminhada. Consideremos, porm, que a fim de sanar os desajustes na engrenagem de nosso relacionamento recproco, o Senhor nos concede a bno da compaixo. Se anotas a presena de amigos candidatos ao discernimento maior, com as falhas naturais pelas quais se identificam, compadece-te deles e ampara-os com as foras ao teu alcance. Ningum conquista a lurea do aprimoramento pessoal no transcurso de apenas um dia. No reclames dos companheiros ainda inadaptados a entender o Amor do Cristo, asas de anjo, quando esto aprendendo a caminhar. O Senhor, que nos permite estudar para saber, decerto que espera estejamos atentos ao exerccio da compreenso e conclui, igualmente, que se j atingimos a condio de almas livres para saber melhor, estamos tambm na situao de cooperadores dele, habilitados a analisar e servir, conhecer e auxiliar.

14

ORAO PERANTE JESUS


Emmanuel Senhor! Agradecemos os professores de bondade e pacincia, compreenso e tolerncia que nos concedes, atravs de todos aqueles que nos transmitem os ensinamentos que nos legaste. E manifestamos ao teu amparo a nossa gratido pelos examinadores que nos envias, na pessoa de nossos familiares e companheiros, adversrios e observadores, para que se nos verifique o grau de aproveitamento das tuas mensagens de paz e amor. Entretanto, Jesus, entre aqueles que nos induzem a procurar as virtudes que ainda no possumos, e aqueles outros que nos destacam os defeitos e as deficincias que ainda carregamos, ns te pedimos fora e coragem para sermos simples e humildes, a fim de praticarmos as tuas lies.

15

PACINCIA E SERVIO
Emmanuel Pacincia no inatividade. Ser um estado de compreenso, j que no dispomos de palavras para defini-la. Compreenso com esprito de servio, capaz de aceitar as dificuldades da existncia, com o dever de cooperar para que desapaream. A vida nos propes variados desafios, com a finalidade de descobrir as nossas qualidades potenciais e desenvolv-las para que venhamos a realizar o melhor, em benefcio dos outros. Isso ocorre porque auxiliar aos que compartilhem da estrada sempre angariar apoio a ns mesmos.. Tenhamos pacincia: duas palavras que no nos indicam a indiferena, e sim, nos procuram o nimo para colaborar sem alarde na extino dos tropeos com que sejamos defrontados. Se te encontras frente de provaes inevitveis, aceita-as por amor a ti mesmo, a fim de que no se ampliem em detrimento de tua prpria paz. Quanto se te faa possvel, no te revoltes, nem te encolerizes, ante os entraves do caminho. O parente difcil, a doena em famlia ou no corpo, o prejuzo inesperado, a pessoa querida que se afasta de ns, a incompreenso alheia ou o trabalho dobrado, so testes para a superao dos limites espirituais em que estejamos vivendo. Segue na estrada que a vida te traou, sem marginalizar-te em desnimo ou rebeldia. A pacincia no almofada para que nos entreguemos ao sono da inrcia, e sim, uma escora segura para que aprendamos a caminhar.

16

PAZ
Emmanuel Ningum nega que em torno de ns, agitam-se multides rogando paz, ignorando como sarem do tumulto. Impossvel, igualmente, desconhecer que no est em nossas mos arrebatlas de vez ao torvelinho de inquietaes que criaram para si mesmas. Entretanto, ser-nos- possvel estabelecer o reino da paz em ns mesmos, irradiando tranqilidade e otimismo onde estivermos. Comecemos pelas bases da compreenso. Se nos ajustarmos s leis de equilbrio que nos governam, reconheceremos que os desacertos do mundo so justificveis. Aqueles mesmos que se nos fazem companheiros no cotidiano, so portadores dos pequenos desajustes que apresentam a soma das grandes crises que afetam a comunidade nos dias atuais. Esse, possui recursos materiais para a garantia do trabalho, mas sofre a sede de lucros excessivos e imediatos. Outro, dispe de competncia para servir, no entanto, embora seja razoavelmente remunerado, reclama sempre novas e mais elevadas compensaes. Aquele, evidencia notvel sade fsica, mas entende que o tempo dever ser dissipado em distraes vazias. Aquele outro, carrega indisposies que nada faz por superar e, sobretudo, exagera sintomas, em prejuzo de si prprio. Outros ainda se ressentem, ante a incompreenso alheia, e trazem o corao conservado no vinagre do melindre ou da rebeldia. Todos, porm, so detentores de altas virtudes potenciais. Abstm-te de fixar as deficincias do companheiro e procura destacar as qualidades nobres, nas quais se caracterizam de alguma forma. Examina o bem, louva o bem e estende o bem, tanto quanto puderes. A paz pode passar a residir hoje mesmo em nosso campo ntimo. Basta lhe ofereamos o refgio da compreenso e isso depende unicamente de ns. Tanto quanto puderes, burila-te no relacionamento com os outros e aperfeioa tudo aquilo que j conheces.

17

PAZ E TRABALHO
Emmanuel Na atualidade do mundo, possvel tambm exeras expressivo papel em algum drama familiar. Observa, porm, que no te encontras a ss. Em torno de ti, outras provaes se desenrolam, quase sempre, com caractersticas mais dolorosas do que as tuas. As tribulaes daqueles que carregam enfermidades irreversveis; os grupos domsticos involuntariamente envolvidos em questes de delinqncia; os pais que se responsabilizam por filhos doentes, cujo raciocnio se apaga, gradativamente, nos sanatrios; os filhos que perderam os pais nas cinzas da morte, e que, muitas vezes, passam do sofrimento ao clima do dio por bagatelas de herana; as equipes familiares que se reconhecem desafiadas por violentos processos de obsesso; a tragdia de muitos amigos que abandonaram a f e se despenham no suicdio; as mulheres desprotegidas com filhos pequeninos no colo e os grupos inumerveis de crianas desorientadas, que se localizam na rebeldia e nos hbitos infelizes, preparando o amanh de inquietao que as espera. Se te encontras na condio de pea na engrenagem de hoje, a que se acolhem tantas criaturas aflitas, no te entregues ao luxo do desnimo, e sim, trabalha servindo sempre. preciso aprender a suportar os revezes do mundo, sem perder a prpria segurana. Chora, mas constri o melhor a teu alcance. Sofre, mas adianta-te no caminho. No pares na estrada, a fim de lamentar o passado ou acalentar amarguras vencidas. Todos somos parcelas de imensa legio de trabalhadores em nome do Cristo, com o dever de cooperar incessantemente para que a harmonia e a felicidade se ergam na Terra, a benefcio de todas as criaturas. Ainda assim, no contexto geral das atividades, s vezes de sacrifcio, a que somos chamados, indispensvel compreender que podes e deves conquistar a tua prpria paz, e que a tua prpria paz depende, exclusivamente, de ti.

18

PERDO NO TEMPO
Emmanuel Nos primeiros tempos do Cristianismo e, ainda hoje, o perdo, significando magnanimidade do credor, quase sempre foi, e continua sendo, considerado unicamente por virtude. Com o tempo, no entanto, a civilizao, embora criando nova terminologia, adotou o ensinamento de Jesus, aplicando-o, sob denominaes diversas, na condio de ingrediente inarredvel do xito, em qualquer empreendimento. Abrangendo o prprio comrcio, o perdo praticado em todos os processos de relacionamento entre as criaturas, bastando se lhe observe o contedo sob outra vestimenta verbal. Chama-se liberao, nas cincias psicolgicas; moratria, nas lides bancrias; pacincia, no instituto da famlia; aceitao, nas crises e tribulaes que, porventura, repontem do cotidiano; e cortesia, na movimentao dos negcios. Sem a disposio de atendimento generoso s necessidades dos outros, de modo a livr-los por antecipao de quaisquer problemas, ante a lei de causa e efeito, at mesmo desaconselhvel se responsabilize algum por essa ou aquela iniciativa que pretenda beneficiar a vida comunitria. Recordemos Jesus e verificaremos que para sustentar a prpria segurana, preservar a respeitabilidade do prprio nome, resguardar a harmonia no campo domstico e mesmo para conservar cooperadores e amigos, imperioso se cultive a tolerncia diariamente, no uma s vez, mas setenta vezes sete vezes.

19

O SEMEADOR SAIU
Emmanuel Plantar o bem e estend-lo sempre. Para isso, agir e servir so imperativos da natureza espiritual. Convm lembrar, no entanto, que a sementeira no se realiza em talhes recamados de ouro. O semeador lidar com a terra. Aps arrote-la, na maioria dos casos, precisar irrig-la e, por isso, conviver com o barro do mundo. Enquanto prepara ninho s sementes, no evitar resqucios de poeira e lama, lodo e adubo nas prprias mos. Aguardar com interesse a germinao das esperanas que se lhe consubstanciam nas plantas nascentes. E, em seguida, os cuidados se lhe redobram. Indispensvel acompanhar a influncia do calor e da umidade, preservar a lavoura iniciante contra a incurso de pragas invasoras, observar as alteraes do tempo e garantir as condies de xito plantao, at que surja a colheita dos frutos. Idntica situao no mundo ainda a de todos os cultivadores da seara do bem. Designados para o lanamento das idias alusivas renovao espiritual, quase sempre, so impelidos a suportar o contato das glebas difceis da incompreenso humana. No encontram caminhos aplainados para a comunicao com os padres preestabelecidos da cultura terrestre e, freqentemente, se obrigam a tolerar obstculos e reaes negativas. Serviro com devotamento s idias novas. No entanto, a seara da verdade e da elevao somente lhes surgir no futuro, em plenitude de beleza e de luz. Assevera-nos Jesus, o Cristo de Deus: e o semeador saiu a semear... Isso equivale a dizer que o semeador saiu de si mesmo, a desvencilhar-se de todas as concepes de separatividade e egosmo, a fim de auxiliar e compreender, trabalhar e servir, amar e tolerar, com esquecimento de si mesmo para a vitria do Bem.

20

TOMADAS DE FORA
Emmanuel Partindo da certeza de que toda atitude suscetvel de ser imitada, compreendamos que o contgio da violncia, em muitos casos, pode ser evitado, se no lhe oferecermos determinados pontos de ligao. Os pontos a que nos referimos so de caracteres diversos, tais quais sejam: Gritos inteis. Brincadeiras de mau gosto. Reclamaes agressivas. Idias de dio. Intolerncia em casa. Descortesias na rua. Gestos de vingana. Comentrios infelizes. Respostas deprimentes. Perguntas sem necessidade. Crticas. Palavres. Ironias. Azedume. Clera. Impacincia. Observamos que a energia eltrica, quase sempre, se aplica atravs de tomadas e convenam-nos de que a fora mental funciona, tambm, assim.

21

TRABALHO E NS
Emmanuel Mais do que justo reconhecer que todos recebemos os valores da vida para realizaes determinadas. Onde a equipe de trabalhadores qual fosse confiada preciosa coleo de instrumentos para servio, unicamente para se entregar ao luxo do sonho sem proveito? Como entender centenas de carros, primorosamente fabricados, somente para a exposio intil na vitrina? A cada qual de ns, a Sabedoria Divina dotou com essa ou aquela vocao. H quem maneje a palavra, sensibilizando multides e alterando-lhes os impulsos; h quem administre os recursos da terra, sustentando a comunidade; h quem escreva, traduzindo o pensamento dos outros; h quem se v capaz de lidar com os mais altos valores artsticos, influenciando os sentimentos alheios; h quem aplique os princpios da justia com eqidade e discernimento; e h quem traga o corao acordado, para compreender a natureza e auxili-la com amor. Observa as prprias tendncias e atende tarefa que te busca. Tanto quanto puderes, burila-te, no relacionamento com os outros e aperfeioa tudo aquilo que j conheces. Insiste na obra que desejas efetuar. Se fracassaste nos primeiros tentames, recomea. Acolhe a adversidade por elemento de auxlio. Se no conseguires os resultados ideais na concretizao do que esperas efetuar, continua tentando... No acredites em facilidades para que a realizao do bem que sonhas trazer luz. O prodgio real filho da pacincia, unida ao trabalho incessante. Serve sempre, sem cogitar de remunerao. pelo desinteresse na doao de ti mesmo ao benefcio de outrem que conquistars os companheiros, nos quais te apoiars para o que te incumbe fazer. Sobretudo, no pares de agir. A indolncia ferrugem nos mecanismos da alma. No exageres desenganos, nem te refiras a desalento. Toda desiluso um aviso e qualquer forma de desnimo um veneno sutil. Prossegue no encalo da edificao que te compete. No percas tempo com lamentaes estreis. Guarda a f em Deus e em ti mesmo, caminha adiante e o tempo te responder

22

TRABALHO - NOSSO LUGAR


Emmanuel Com relao ao trabalho, por base de rendimento na vida de cada pessoa, a cada passo, ouvimos no mundo afirmativas quais estas: Se eu tivesse a terra igual do vizinho... Estimaria dispor de sade para tarefa... Faltam-me foras... Meus nervos so frgeis demais... Quem sou eu para auxiliar, em favor de algum? Quando eu tiver recursos suficientes... No dia em que me seja possvel residir numa casa mais ampla... No sou criatura digna para o encargo proposto... Conheo as minhas limitaes... Se eu possusse dinheiro... Quando a sorte chegar... Tantas alegaes descabidas indicam que milhares de companheiros desejam para si a tarefa dos outros, esquecendo o servio que a Sabedoria da Vida lhes confiou. Quando todos ns nos dispusermos a cumprir as prprias obrigaes, sem o conformismo da inrcia e sem a rebeldia da insatisfao destrutiva, estaremos todos em harmonia com as leis da Vida e do Universo, transformando o tempo em alegrias e transfigurando a Terra em cu na plenitude dos Cus.

23

Das könnte Ihnen auch gefallen