Sie sind auf Seite 1von 24

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao Captulo 9: Tcnicas de Multiplexao Um canal a ponte entre a fonte e o destino da informao.

o. Nos primrdios das comunicaes por fio eltrico, cada canal era usado para transmitir somente um nico sinal. Na maioria das aplicaes atuais, uma variedade de sinais deve ser transmitida atravs de um nico canal. O canal deve ento ser compartilhado pelos diversos usurios. O processo de se transmitir diversos sinais atravs de um nico canal chamado de multiplexao. A Figura abaixo descreve de maneira sucinta o processo de multiplexao.

- Multiplexao por diviso em freqncia (FDM), na qual os sinais so modulados e distribudos ao longo do espectro de freqncias disponvel; - Multiplexao por diviso no tempo (TDM), que aloca janelas de tempo para os sinais previamente amostrados; - Multiplexao por diviso em cdigos (CDM), em que os sinais so separados por tcnicas de codificao, mas misturados em tempo e freqncia. - Multiplexao por diviso em comprimentos de onda (WDM), usada em transmisso por fibras pticas em que a cada sinal atribudo um comprimento de onda ptico. A multiplexao em freqncia, conhecida como MUX FDM, dominou os sistemas de telecomunicaes at o final da dcada de 80, quando comearam a ser instalados os sistemas de multiplexao em tempo, a partir da digitalizao dos subsistemas telefnicos. A multiplexao em cdigo sobrevive, como conceito, nos sistemas de acesso mltiplo, mas at agora no foi adotada como tcnica de multiplexao. A multiplexao por comp rimento de onda uma tcnica recente, especfica de comunicaes pticas. Os conceitos de multiplexao em freqncia e tempo partem do princpio que a faixa total ocupada, em freqncia ou tempo equivalente ao somatrio dos canais. 9.1. Multiplexao por Diviso na Freqncia (FDM) A multiplexao por diviso em freqncia utiliza o mtodo de enfileirar os canais, com cada canal ocupando uma diferente poro do espectro de freqncia, veja figura abaixo:

Os sinais so modulados e distribudos ao longo do espectro de freqncias disponvel. Os espectros de freqncias dos canais so deslocados, para que ocupem a banda passante do sistema, sem que haja superposio. O conjunto de todos os canais transmitido. A figura abaixo mostra os espectros dos sinais individuais e os espectros combinados de todos os sinais modulados no transmissor. No receptor, os vrios espectros so separados, usando-se filtros passa-faixa e demoduladores apropriados, veja figura abaixo:

Professor Joo Batista Jos Pereira

146

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

9.1.1. Esquema Bsico de Formao de FDM A funo do multiplex (MUX) fazer uma distribuio de canais ao longo de uma faixa de freqncias. O MUX aloca as freqncias dos canais, nas suas devidas faixas, dentro da banda bsica especificada. A banda bsica formada pelo conjunto de todos o canais multiplexados. A figura abaixo mostra um exemplo tpico um MUX de 3 canais que ser til para a compreenso dos princpios envolvidos na realizao tecnolgica dos sistemas FDM de alta capacidade. Na figura acima, as entradas consideradas so sinais de voz, provenientes de centrais telefnicas, passando por unidades de canal, produzindo o canal telefnico de 0 a 4KHz. O FDM formado a partir de processos de converso. Os canais entrantes so convertidos (por batimento) pelas portadoras locais de 12KHz, 16KHz e 20KHz, sendo aproveitados os produtos de converso respectivamente nas faixas de 12 a 16 kHz, 16 a 20KHz e de 20 a 24KHz, que formam as janelas em freqncias do FDM. Os canais convertidos ocupam faixas adjacentes no espectro e podem ser somados para transmisso no meio comum. Deste modo compem-se as bandas bsicas de trs canais que ocupa a faixa de 12 a 24KHz e que caracteriza o sinal composto FDM. No lado da recepo, por meios de filtros se individualizam os canais convertidos. Atravs de processo de reconverso, usando batimento com as mesmas portadoras locais e posterior filtragem (filtros passa-baixas), os canais do sinal composto so realocados na faixa original de 0 a 4KHz. Este ltimo esquema, figura abaixo, tambm referido como demultiplexao.

Professor Joo Batista Jos Pereira

147

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao Na multiplexao em freqncia os sinais so modulados em SSB (Single Side Band ou faixa lateral singela) e empacotados em conjuntos de 12 canais, para formar um grupo. A figura abaixo ilustra um exemplo no qual doze canais de voz so multiplexados em um grupo de canal de 60 a 108KHz, ou seja, uma portadora de 84KHz com uma largura de banda de 48KHz. Cada canal de voz com sua banda bsica de 4KHz modula uma sub-portadora. As subportadoras esto dentro da banda passante do grupo e es paada de 4KHz. Em outras palavras o sinal 1 modula 64KHz, o sinal 2 modula 68KHz, e assim por diante. Os sinais modulados em SSB so combinados e ento passados rede. A figura abaixo mostra a formao de um grupo bsico de telefonia de 12 canais. Todo o processo incluindo transmisso via rede telefnica e demodulao ilustrado na figura abaixo.

9.1.2. Hierarquia de Mutiplexao FDM A tcnica desenvolvida para o MUX telefnico foi to boa que, ao surgirem meios de transmisso de alta capacidade, foi apenas necessrio se adicionarem mais canais. Logo surgiu o problema da compatibilizao dos equipamentos que podiam ser de fabricantes diferentes. O MUX, de uma ponta do Canal de Transmisso, tinha que ser compatvel com o da outra ponta. A montagem e Professor Joo Batista Jos Pereira

148

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao desmontagem dos canais, na banda bsica, tinham que seguir as mesmas regras. Foi ento, padronizada uma hierarquia de Muxs FDM, que vo desde baixa capacidade, para atender localidades de baixo trfego interurbano, at os de alta capacidade, compatveis com os meios de larga faixa de freqncias. O plano de hierarquias do MUX FDM est esquematizado na figura abaixo.

O primeiro MUX compe 12 canais telefnicos, formando uma banda bsica (BB) de 12 canais, ocupando a faixa padronizada de 60 a 108KHz. Esta faixa compatvel com a dos pares de fios e a BB tomou o nome de Grupo Bsico. O segundo MUX da hierarquia, composto por 5 grupos de 12 canais, num total de 60 canais, formando o Super Grupo Bsico, na faixa de 312 a 552KHz. O terceiro MUX formado por 5 supergrupos, em uma BB de 300 canais, chamada Grupo Mestre, ocupando a faixa padronizada de 812 a 2044KHz. O quarto MUX formado por 3 grupos Mestre, em uma BB de 900 canais ocupando a faixa de 8.51612.388MHz. E assim por diante, at formar uma BB final de 10.800 canais, ocupando uma faixa de 60MHz. proporo que a hierarquia vai subindo sua BB maior que a soma das faixas dos canais que a compe, pois outros canais operacionais so colocados dentro dela. 9.2. Multiplexao por Diviso no Tempo (TDM) Se um sinal limitado em faixa, quer dizer, se ele no contm componentes espectrais acima de uma certa freqncia, pode-se especific-lo e recuper-lo de maneira nica por seus valores tomados a intervalos regulares bem definidos. Assim, s precisa-se transmitir as amostras do sinal em um nmero finito de instantes. O canal s fica ocupado nesses instantes, nos perodos de ociosidade, pode-se transmitir as amostras de outros sinais. No receptor, essas amostras podero ser separadas de forma adequada. A figura abaixo esquematiza o procedimento de transmisso de trs sinais por TDM. A multiplexao TDM essencialmente uma tcnica digital aplicada em sinais amostrados na forma de PCM (modulao pr cdigo de pulso) embora tambm possa ser usada com amostras PAM (modulao por amplitude de pulsos). A combinao PCM com TDM largamente utilizada para transmitir sinais analgicos sobre a forma digital. A converso analgico-digital efetuada em trs etapas, amostragem, quantizao e codificao, conforme ilustrado na figura abaixo.

Professor Joo Batista Jos Pereira

149

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

Pelo teorema de amostragem, sabe-se que a freqncia de amostragem deve ser no mnimo igual ao dobro da faixa do sinal. Se os pulsos de amostragem forem estreitos, haver um grande tempo ocioso no canal de transmisso, figura abaixo. No intervalo entre os pulsos do canal 1, pode-se colocar pulsos de outros canais ocupando o tempo ocioso. Para isto, necessrio sincronizar a amostragem dos canais, para que sejam examinados sucessivamente e sempre na mesma ordem. Denomina-se janela o intervalo de tempo no qual o meio fica disponvel para o sinal. O quadro engloba um certo nmero de janelas em que veiculada a informao.

9.2.1. Estrutura do Sinal TDM A multiplexao provoca uma multiplicao na taxa de transmisso, quando comparada com a taxa de cada sinal individualmente, e a conseqente ampliao da banda passante total. Esse aumento proporcional ao nmero de canais multiplexados. A figura abaixo ilustra a transmisso de N canais telefnicos. O intervalo entre amostras sucessivas no sinal composto :

T 1 = N N fa onde T o intervalo do quadro e f a a freqncia de amostragem do sinal. Consequentemente a taxa de transmisso TS =


dada por:

RS =

1 = N fa TS

Professor Joo Batista Jos Pereira

150

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

Para a sincronizao correta dos sinais multiplexados, torna-se necessria a existncia de bits especiais e padronizados de sincronismo que controlem os tempos de insero de todos os sinais nos quadros. 9.2.2. Padronizao TDM Assim como no FDM, foi tambm necessrio padronizar a maneira de empacotar os canais no tempo, para a compatibilizao em os MUXs. Os americanos padronizaram um sistema de 24 canais telefnicos, com 128 nveis de quantizao, o que corresponde a 7 bits por cdigo PCM. Este sistema conhecido como sistema T1, e tem as seguintes caractersticas: - Canal de voz: 0 a 4KHz, correspondendo a 8.000 amostras x 7 bits ou 56Kbps de voz. Porm para cada canal existe mais 1 bit, para sinalizao telefnica. Assim, tem-se por canal 8 bits x 8.000 amostras ou 64Kbps - Sinal TDM: os 24 canais formam um quadro. Para cada quadro h 1 bit de sincronismo. O quadro completo ter (8 x 24 + 1) bits ou 193 bits. Este quadro se repete 8.000 vezes por segundo. Logo a velocidade ser de 193 x 8.000bps ou 1.544Kbps. - Sistema T1: um TDM de 24 canais de voz, usando PCM de 7 bits, que necessita um meio de transmisso para 1,544Mbps, cuja faixa 772KHz. Os europeus, para diminuir o rudo de quantizao, utilizaram os 8 bits do canal americano exclusivamente para a voz. Com 8 bits foi possvel quantizar em 256 nveis, o que melhorou a qualidade de voz. Em contra partida separaram 2 canais de voz para sinalizao e servios. Padronizaram ento um sistema TDM com 30 canais de voz e 2 para servios, totalizando 32 canais. Este sistema conhecido como E1 e possui as seguintes caractersticas: - Canal de voz: 0 a 4KHz, correspondendo a 8 x 8.000bps ou 64Kbps - Sinal TDM: 64Kbps x 32 canais = 2.048Kbps. Esta velocidade comumente aproximada e referida como 2Mbps. - Sistema E1: um TDM de 30 canais de voz, usando PCM de 8 bits, que necessita de um meio de transmisso para 2.048Kbps, cuja faixa de 1.024KHz. O Brasil adotou o sistema E1, europeu. A figura abaixo mostra o esquema para 30 canais telefnicos. No TDM est embutida a transformao do sinal de voz, de 0-4KHz, de cada canal em sinal PCM.

9.2.3. Hierarquia do TDM Assim, como foi feita uma hierarquia de FDMs, foi criada uma hierarquia TDM que permite fazer TDM de sinais TDMs. O antigo CCITT padronizou TDMs em cinco categorias, da primeira a quinta ordem. Atualmente convivem as hierarquias europias, americana e japonesa. O Brasil adota a europia. Dentro desta hierarquia, o TDM de 30 canais tomou o nome de TDM de 1a ordem. Imagine um outro TDM mais rpido, que possa compor 4 TDM - 1a ordem, estando todos eles sincronizados. Isto , quando aparece simultaneamente, o primeiro bit de cada TDM - 1a ordem, o TDM - 2a ordem varre as quatro entradas e produz 4 bits. Ento para cada bit, nas quatro entradas, so geradas 4 bits de sada. Portanto o TDM - 2a ordem trabalha com uma velocidade quatro vezes maior, produzindo 8.448Kbps, figura abaixo. A sada do TDM - 2a ordem, corresponde a 120 canais telefnicos e ocupa uma faixa de 4.224KHz.

Professor Joo Batista Jos Pereira

151

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

A hierarquia padronizada vai at TDM - 5a ordem. Cada TDM multiplexa 4 entradas. O TDM - 3a ordem comporta 480 canais e transmite a uma taxa de 34.368Mbps. O TDM - 4a ordem recebe a canalizao de quatro TDM 3a ordem e opera a uma taxa de 139,264Mbps, com 1920 canais. O TDM - 5a ordem tem 6080 canais, com uma taxa de transmisso de 565,000Mbps. Na verdade, a velocidade de sada um pouco maior que a soma das entradas, pois h necessidade de se inserirem alguns bits para sincronismo e servios. O plano de hierarquias do multiplex PCM para diversos pases esta esquematizado na Figura abaixo.

Professor Joo Batista Jos Pereira

152

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao A figura abaixo mostra as caractersticas de um TDM de 30 canais, do ponto de vista da estrutura do sinal. Nota-se que as janelas contm 8 bits, os quadros dispem de 32 janelas e o multiquadro composto por 16 quadros. O intervalo de um bit de 488ns, um octeto ocupa 3,9s, o quadro tem 125s, enquanto um multiquadro ocupa 2ms. Todos os tempos citados so estabelecidos em funo do intervalo entre as amostras do sinal de voz, 125s, que o inverso da taxa de amostragem.

9.3. Multiplexao por Comprimento de Onda (WDM) A multiplexao WDM so especficos dos sistemas de comunicaes pticos e encontra-se ainda em fase experimental. Normalmente a faixa de passagem de sistema tomada como somo sendo o espaamento entre as freqncias nas quais a resposta do sistema cai de 3dB em relao ao pico da resposta. Usando este conceito em distncias tpicas do ambiente metropolitano, a faixa de passagem de uma fibra ptica moderna se estende por vrias dezenas de THz. Esta capacidade muito maior do que a velocidade atingvel por qualquer sinal eltrico com a tecnologia eletrnica disponvel hoje. Portanto, impossvel fazer uso de toda esta capacidade, simplesmente modulando a intensidade de uma fonte ptica com um sinal eltrico, como fazem os sistemas pticos convencionais de transmisso. Esta impossibilidade vem sendo chamada de gargalo eletrnico. A soluo do gargalo eletrnico est avanando na direo dos sistemas de multiplexao por diviso em comprimento de onda (WDM), nos quais vrias portadoras pticas, operando em diferentes comprimentos de onda, so propagadas ao mesmo tempo na fibra, moduladas por sinais diferentes. Nestas condies a capacidade explorada da fibra passa a ser a soma das velocidades de modulao de todas as portadoras que trafegam pela fibra. Por exemplo, acoplando-se cem comprimentos de onda numa fibra, cada um deles modulados por 10Gbps a fibra estar efetivamente escoando 1Tbps de informao. Para se propagar diversos comprimentos de onda na mesma fibra e poder detectar cada um deles individualmente, preciso se dispor de uma tecnologia para recuperar cada um deles na recepo, tal como se faz com as estaes de rdio e TV. Infelizmente as duas tcnicas disponveis (ptica coerente e filtragem ptica) no atingiram o grau de confiabilidade necessria para utilizao em grande escala. A figura abaixo ilustra o princpio da multiplexao WDM. Note que a multiplexao ptica e no eltrica como na maioria dos sistemas convencionais. A ttulo de comparao nas figuras abaixo so apresentados dois sistemas pticos multiplexados em WDM e FDM.

Professor Joo Batista Jos Pereira

153

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

Professor Joo Batista Jos Pereira

154

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao 9.4. Mltiplo Acesso por Diviso de Cdigo (CDMA) CDMA significa Code Division Multiple Access, ou melhor, Mltiplo Acesso por Diviso de Cdigo. Um dos mais importantes conceitos de qualquer sistema de telecomunicaes o "mltiplo acesso", que quer dizer que vrios usurios podem ser suportados simultaneamente no sistema. Em outras palavras, um grande nmero de usurios compartilha uma banda de freqncias e qualquer usurio pode ter acesso a essa banda, sendo associado muitas vezes ao conceito de canal. Um canal pode ser imaginado como sendo meramente uma poro limitada do recurso de rdio que est temporariamente alocado para um propsito especfico, tal como uma chamada telefnica. Um mtodo de mltiplo acesso uma definio de como o espectro de rdio, ou o tempo, dividido em canais e como os canais so alocados para muitos usurios do sistema. O CDMA pode ser comparado a um coquetel. Todos na festa esto na mesma sala (como sendo no mesmo canal de freqncia) e falando ao mesmo tempo e na mesma altura, ou melhor na mesma potncia. Voc pode imaginar que se todas as conversas estiverem em um mesmo idioma voc no entender nada e todo o som lhe parecer como um rudo, ou melhor uma interferncia. Porm, se apenas uma conversa estivesse em seu idioma nativo, voc poderia discernir aquela conversao sobre todas as outras, desde que todos estivessem falando na mesma potncia. Isto anlogo ao conceito de diviso de cdigo: se voc sabe o cdigo, voc pode separar uma conversa da outra. Em um coquetel FDMA (ou analgico), dois usurios tm acesso contnuo da sala. Mas ningum mais pode usar a sala enquanto eles estiverem nela. Em um coquetel TDMA, os usurios tm acesso a mesma sala, mas s um par deles pode usar a sala em um curto espao de tempo. Ento eles tm que parar a conversa e outro par comea. Ao longo da noite, os assinantes permutam o direito de uso da sala. O CDMA uma forma de espalhamento de espectro, uma famlia de tcnicas de comunicao digital que foi por muitos anos usado em aplicaes militares. O princpio do espalhamento de espectro o uso do rudo como sendo ondas de portadora, ocupando uma largura de banda muito maior que aquela requerida para comunicao ponto-a-ponto simples na mesma taxa de dados. Por causa da grande largura de banda de um sinal espalhado em espectro, muito difcil de interferi-lo e difcil de identific-lo. Isso uma grande diferena em relao s tecnologias FDMA e TDMA, que so geralmente do tipo faixa estreita. Desde que um sinal de faixa larga espalhada no espectro muito difcil de detectar, ele aparece como nada mais que um nvel de rudo ou nvel de interferncia. Com sinais faixa estreita, a potncia do sinal est concentrada em uma banda mais estreita, que fica mais fcil de detectar. Originalmente ento havia duas grandes motivaes: ou resistir a esforos inimigos para espionar as comunicaes, ou esconder o fato da existncia de uma comunicao, contribuindo assim a uma Baixa Probabilidade de Interceptar um sinal (LPI). O uso do padro CDMA para aplicaes civis mais recente. Foi proposto teoricamente na dcada de 40, mas a aplicao prtica no mercado civil s aconteceu 40 anos depois. Aplicaes comerciais ficaram possveis por causa de desenvolvimentos importantes. Um foi a disponibilidade de equipamentos com alta densidade de circuitos integrados digitais que reduziram o tamanho, peso, e principalmente o custo das estaes dos usurios a um nvel aceitvel. Por outro lado, o alto grau de integrao de circuitos permitiu o desenvolvimento de circuitos possuindo uma maior capacidade funcional, permitindo assim a implementao do CDMA. O CDMA pode aumentar enormemente a qualidade e a capacidade dos sistemas de comunicaes sem fios, por espao livre, ao redor do mundo. Ao contrrio do sistema analgico e de outros sistemas digitais do tipo TDMA, CDMA uma tecnologia de espalhamento de espectro em banda larga que espalha mltiplos sinais, como por exemplo, sinais de telefonia, atravs de um largo segmento do espectro disponvel para transmisso. Esta banda ocupada por um sinal CDMA muito maior do que a banda original ocupada pelo sinal. A cada sinal atribudo um nico cdigo que o distingue dos outros sinais transmitidos simultaneamente sobre o mesmo espectro de transmisso. Assim que o aparelho receptor tiver o cdigo certo, ele pode retirar a mensagem destinada a ele do meio de todas as outras mensagens. Quando implementada em um sistema de telefonia mvel celular, a tecnologia CDMA oferece numerosos benefcios aos operadores e seus assinantes, tais como: - Capacidade aumenta de 8 a 10 vezes em relao ao sistema analgico AMPS e de 4 a 5 vezes em relao ao sistema GSM, melhorando assim a capacidade de trfego (em Erlang) do telefone dramaticamente; - Maior qualidade de chamada, com o sinal de voz melhor e mais consistente quando comparado ao sistema AMPS; - Planejamento simplificado do sistema pelo uso da mesma freqncia em todos os setores de todas as clulas; - CDMA fornece maior privacidade atravs de suas caractersticas particulares de segurana. CDMA utiliza codificao digital para toda chamada telefnica ou transmisso de dados. Um dentre 4.4 trilhes de cdigos diferentes atribudo a cada comunicao, que o distingue nas chamadas realizadas simultaneamente sobre o mesmo espectro de transmisso. Com codificao digital CDMA, at mesmo seu nmero de telefone permanece privado, isso significa que seu aparelho no pode ser "clonado"; - Os equipamentos CDMA transmitem tipicamente em nveis de potncia de 1/25 a 1/1000 daqueles do AMPS e do TDMA. Estas exigncias de potncias mais baixas refletem em telefones portteis menores, com tempo de Professor Joo Batista Jos Pereira

155

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao conversa e tempo de standby aumentados. Reduz-se tambm a interferncia em outros dispositivos eletrnicos, alm dos riscos potenciais de sade. 9.4.1. Revoluo do CDMA A grande atrao da tecnologia CDMA foi desde o princpio a promessa de mais imunidade interferncia e ao rudo e do aumento extraordinrio da capacidade do sistema quando comparada com o acesso mltiplo em bandaestreita de tecnologias sem fios: TDMA e FDMA. De fato, o CDMA oferece uma resposta ao problema de capacidade. A chave para sua alta capacidade o uso de rudo como sinais de portadora, como foi sugerido primeiramente dcadas atrs por Claude Shannon. Em vez de compartilhar o espectro ou tempo, a cada usurio nomeado uma portadora de rudo, ou quase um rudo, ortogonal s outras portadoras utilizadas. O outro benefcio do uso de portadoras como o rudo que a sensibilidade do sistema para interferncia radicalmente aumentada. Todos os usurios do sistema ocupam o mesmo espectro e o rudo efetivo acaba sendo a soma de todos os sinais dos usurios. O receptor correlato a sua entrada com a portadora-rudo desejada e aumenta a relao sinal rudo no detetor, a um nvel adequado. Este procedimento chamado de desespalhamento. A capacidade do sistema determinada pelo equilbrio entre a razo sinal rudo exigida para cada usurio e o ganho do processo de desespalhamento. A parte de rudo da relao sinal rudo num sistema de espectro espalhado de fato a soma de rudo trmico e da interferncia de outros usurios. A relao sinal rudo precisa garantir uma taxa de erro especificada que depende de vrios fatores como: a codificao de correo de erro usada e o desvanecimento por mltiplos percursos. Outras caractersticas so o baixo consumo, o uso de freqncias disponveis de forma eficiente, a simplificao do planejamento, pois todos transmitem e recebem em uma nica freqncia, o uso de sistemas de cdigos exclusivos que permite receber o sinal mesmo em condies excepcionalmente adversas. No possvel tambm, como j foi dito, interferir numa transmisso via rdio que use CDMA e no possvel rastrear e ouvir, clandestinamente, essa transmisso. No sistema CDMA, todos os sinais de informao modulam portadoras de mesma freqncia. Ento, os usurios transmitem e recebem todos na mesma freqncia, no mesmo canal e ao mesmo tempo. Para diferenciar cada usurio, atribudo um cdigo exclusivo. Para receber as informaes de um usurio especfico, s conhecendo o seu cdigo. Seria como se todas as emissoras de TV fossem transmitidas no m esmo canal (ou freqncia), e ao mesmo tempo. A imagem recebida seria uma baguna sem fim. Contudo, se antes da transmisso fosse associado a cada emissora um cdigo, bastaria informar ao aparelho de TV o cdigo desejado, e a imagem da emissora ficaria ntida. Quando o cdigo associado ao sinal modulado, este tem um alargamento de seu espectro ocupado. O CDMA utiliza ento a tcnica de espalhamento de espectro, que pode ser definido como um mecanismo pelo qual a banda efetiva ocupada pelo sinal de transmisso muito maior do que a banda requerida pelo sinal de informao em banda base. Nestas tcnicas, o receptor opera sobre uma banda larga na qual o rudo, e o rudo inserido pelo inimigo (no caso militar), ou outros usurios (no caso civil), so tambm espalhados de maneira que eles no interferem enormemente no sinal desejado. Esta resistncia a interferncias se mostrou atrativa em comunicaes comerciais, principalmente em aplicaes de telefonia mvel celular. Em termos militares e mesmo civis, a segurana da tcnica completada pela codificao (criptografia). No sistema mvel celular atual, no Brasil, o AMPS (Advanced Mobile Phone Service), cada assinante ocupa um canal exclusivo, ou seja, seu celular sintoniza uma freqncia determinada; ningum das proximidades poder ocupar aquela freqncia enquanto o assinante estiver conversando. como os canais de rdio AM e FM ou de Televiso: as emissoras transmitem sempre nas mesmas freqncias. Para ver um programa de TV, ou ouvir uma rdio, basta sintonizar a freqncia de sua emissora proferida. Com o CDMA, os assinantes so identificados por um cdigo exclusivo, no pela freqncia em que transmitem, pois todos transmitem na mesma freqncia e ao mesmo tempo. Se existissem emissoras de rdio e de TV transmitindo com a tcnica de CDMA, os rdios portteis no teriam mais dial. Para o ouvinte selecionar a sua emissora, bastaria teclar o cdigo dela. O rdio, que estaria recebendo todas as emissoras ao mesmo tempo, separaria apenas o sinal cujo cdigo conferisse com o desejado pelo ouvinte. Imagine quatro pessoas falando ao mesmo tempo, no mesmo tom de voz. Uma fala em portugus, outra em alemo, outra em ingls e a outra em rabe. Para o ouvinte de lngua portuguesa, seria muito fcil concentrar-se e entender o que dito em portugus. Em outras palavras, cada um dos quatro falantes transmite suas informaes usando um cdigo diferente, mas na mesma freqncia e ao mesmo tempo. Embora recebendo todos os cdigos ao mesmo tempo, fcil para o ouvinte se concentrar num s deles. Essa a idia do CDMA.

Professor Joo Batista Jos Pereira

156

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao A figura abaixo ilustra as principais diferenas entre as diversas tcnicas de multiplexao: quanto forma de ocupao do tempo e do espectro e quanto quantidade de banda do espectro ocupada. Observa-se que no TDMA, todos os sinais esto misturados na freqncia, mas separados no tempo, no FDMA ocorre o oposto, todos os sinais esto misturados no tempo e separados na freqncia e no CDMA os sinais esto espalhados no tempo e na freqncia. Nota-se tambm que a banda de um sistema CDMA ocupa a banda de diversos sistemas TDMA e FDMA, figura abaixo.

(a) TDMA

(b) FDMA

(c) CDMA

(d) 9.4.2. Princpios do CDMA A principal meta do espalhamento do espectro aumentar significativamente a largura de banda de um sinal de informao. Diversas tcnicas podem ser utilizadas para se espalhar o espectro de um sinal, entre elas pode-se destacar a tcnica de Salto em Freqncia (Frequency Hopping - FH) e a tcnica de Seqncia Direta (Direct Sequence - DS). Em ambos os casos so necessrios um alto sincronismo entre o transmissor e o receptor. A tcnica de Salto em Freqncia realiza tipicamente uma rpida comutao de freqncia de portadora em um padro pseudo-aleatrio ou pseudo-rudo (PN). A tcnica de seqncia direta , em sua essncia, a multiplicao do sinal de informao digital por um trem de pulsos pseudo-aleatrio de largura muito menor que aquela do sinal de informao. Todas as tcnicas utilizadas para o espalhamento de espectro so baseadas em a lguns conceitos importantes das comunicaes digitais. Um dos conceitos importantes refere-se ocupao de banda de um trem de pulsos PCM/NRZ de amplitude A rms e taxa de transmisso fb, como observado na figura abaixo. Desta figura, observa-se que o primeiro zero do espectro exatamente dado por fb, e que o mximo do espectro ocorre para a freqncia DC e vale Eb = A 2/fb, onde Eb chamado de energia de bit.

Professor Joo Batista Jos Pereira

157

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

Se a energia de bit de um trem de pulsos PCM/NRZ dada por A2/fb, logo o produto da energia de bit pela taxa de transmisso uma constante, se a amplitude do pulso for mantida constante. Isto quer dizer que se for mantida a amplitude do trem de pulsos PCM/NRZ e for aumentada a taxa de transmisso fb, ou melhor, se for diminuda a largura do pulso, que dada por 1/fb, ento o espectro do sinal resultante ocupa uma banda maior, mas a energia de bit reduzida, figura abaixo.

Desta propriedade das comunicaes digitais pode-se ento verificar que ao aumentar a taxa fb o trem de pulsos se espalha pelo espectro. O problema agora como aumentar fb sem modificar o sinal de informao e como recuperar o sinal espalhado, figura abaixo. Para aumentar fb pode-se utilizar mais uma propriedade das comunicaes digitais. Ao realizar a soma mdulo 2 de um trem de pulsos de largura 1/fb por um segundo trem de pulsos de largura 1/fchip o sinal resultante tem as mesmas caractersticas de espectro que o segundo sinal, figura abaixo. Fazendo ento fchip ser muito maior que f b, o sinal resultante da soma m dulo 2 ser um sinal espalhado no espectro. Este procedimento chamado de espalhamento do sinal de informao. Este sinal espalhado pode ento modular uma portadora de freqncia f0 e ser transmitido. No receptor, aps o demodulador, ao se realizar a soma mdulo 2 do sinal recebido com uma rplica do trem de pulsos utilizado para espalhar o sinal no transmissor, obtem-se novamente o sinal original com suas caractersticas iniciais. Este ltimo procedimento chamado de desespalhamento do sinal.

Professor Joo Batista Jos Pereira

158

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

Realizado o mesmo procedimento com todos os sinais que devem compartilhar o espectro do sistema, chega-se ento ao sistema CDMA. importante notar na figura abaixo que cada sinal de informao somado em mdulo 2 com seqncias distintas s1, s2, ... sn, mas todos os sinais resultantes da soma mdulo 2 modulam portadoras de mesma freqncia e ao mesmo tempo. Para que o sistema funcione adequadamente o segredo est em escolher s1, s2, ... sn de forma adequada. Os trens s1, s2, ... s n so o que diferencia os sinais transmitidos no CDMA e so verdadeiramente cdigos introduzidos nos sinais de informao e so chamados de seqncia pseudo-aletria ou pseudo-rudo, c1, c2, ... cn.

Professor Joo Batista Jos Pereira

159

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao Realizar a soma mdulo 2 entre dois trens de pulsos PCM/NRZ polar, com valores 0 e V volt, exatamente a mesma coisa que realizar a multiplicao de dois trens de pulsos bipolar com valores -V e +V volts. A figura abaixo ilustra o transmissor e o receptor de um sinal CDMA. Neste sistema, o sinal de informao somado em mdulo 2 com uma seqncia pseudo-aleatria nica e distinta de todas as outras utilizadas no sistema. Em seguida, o sinal espalhado convertido no formato bipolar. O sinal resultante modula uma portadora. No caso, a modulao utilizada a PSK (ASK), mas qualquer modulao poderia ser utilizada. No receptor ocorre o processo oposto. O sinal recebido multiplicado pela seqncia PN utilizada no transmissor, o que provoca o desespalhamento do sinal. Em seguida o sinal demodulado para se obter o sinal de informao original. A ordem do procedimento de demodulao no receptor poderia ser invertida, ou seja, poderia ser realizado primeira a demodulao e em seguida o desespalhamento.

At este ponto j sabido como espalhar e desespalhar um sinal de informao. Porm ainda no foi resolvido como extrair o sinal desejado de todos os sinais transmitido no sistema, como ilustrou a figura acima. A chave do sucesso do CDMA est na escolha das seqncias s1, s2, ... sn utilizadas no espalhamento dos sinais de informao. Estas seqncias, chamadas de seqncias pseudo-aleatrias, devem ser escolhidas de forma que duas a duas elas sejam ortogonais. Duas seqncias pseudo-aleatrias de taxa fchip so ditas ortogonais se o produto entre elas, no caso bipolar, ou a soma mdulo 2, no caso PCM/NRZ, resultar em uma terceira seqncia pseudo-aleatria de mesma taxa fchip, figura abaixo.

No sistema CDMA ento, as seqncias s1, s 2, ... sn so escolhidas de forma que duas a duas so ortogonais. No receptor, supondo que se deseja extrair do espectro somente o sinal de informao D1 , multiplica-se pela seqncia C1. O resultado expresso na figura abaixo, somente o sinal D1 desespalhado, enquanto todos os outros se encontram espalhado e representam para o sinal recuperado como um rudo de fundo do sistema. Quanto maior o nmero de canais transmitidos, maior ser o rudo de fundo. A capacidade do sistema determinada a partir da qualidade que se deseja, ou melhor, da relao Sinal/Rudo tolervel.

Professor Joo Batista Jos Pereira

160

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao

9.5. Breve Histria de Sistemas de Transmisso No comeo dos anos 70, sistemas de transmisso digitais comearam a aparecer utilizando o mtodo de Modulao por Cdigo de Pulso (PCM) proposto pelo STC em 1937. O PCM permitiu que formas de ondas analgicas, como a voz humana, fossem representadas em forma binria. Com este mtodo era possvel representar um sinal telefnico analgico de 4KHz em uma seqncia de bits digitais a 64Kbps. Logo os engenheiros viram a possibilidade de produzir sistemas mais eficientes de transmisso a custos mais baixos. Isto era possvel combinando vrios canais PCM e transmitindo-os no mesmo fio de cobre que antes era ocupado por um nico sinal analgico de 4KHz. Na Europa, e em muitas outras partes do mundo, um esquema padro de Multiplexao por Diviso de Tempo (TDM) foi adotado onde 30 canais de 64Kbps eram combinados, junto com dois canais adicionais carregando informao de controle, configurando um canal a 2,048Mbps. Como a demanda para telefonia aumentou e os nveis trfego na rede cresceram ainda mais, tornou-se claro que o padro de 2Mbps no era mais suficiente para enfrentar a demanda de trfego nos troncos da rede. Para evitar o nmero grande de troncos de 2Mbps, foi decidido criar mais um nvel de multiplexao. O padro Europeu envolveu a combinao de 4 canais de 2Mbps para produzir um nico canal de 8Mbps. Este nvel de multiplexao difere do anterior a 2Mbps, pois os sinais agora so combinados 'bit a bit' em vez de 'byte a byte', ou seja, multiplexao de bit em vez de multiplexao de byte. Com a necessidade, mais nveis de multiplexao foram sugeridos ao padro em uma nova hierarquia de transmisso (34Mbps, 140Mbps, 565Mbps). 9.6. Hierarquia Digital Plesicrona (PDH) 9.6.1. Operao de Plesicronos A Hierarquia Digital Plesicrona parece simples a princpio, mas h complicaes. Um certo nmero canais de 2Mbps a serem multiplexados podem ter sido criados por diferentes equipamentos, e cada canal pode ter sido gerado a uma taxa de bit levemente diferente. Assim, antes destes canais de 2Mbps serem multiplexados, todos eles devem ser trazido at a mesma taxa de bit adicionando bits de justificao. Por Exemplo: verificamos abaixo um tributrio de freqncia f 1 multiplexado com trs outros em uma freqncia f2.

FAW Frame Alignment Word (Palavra de Alinhamento de Quadro) Professor Joo Batista Jos Pereira

161

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao J Justification Opportunity (Oportunidade de Justificao) JC Justification Bit (Bit de Justificao) Podemos observar que f 1 ligeiramente diferente de f 2 /4. Assim, para ocupar de os slots de tempo reservados para este tributrio num quadro de freqncia f2 sem perda de bit, devemos usar a justificao. Os bits de justificao so reconhecidos quando ocorre a demultiplexao, e so descartados do sinal original. Problemas com sincronismo ocorrem em cada nvel da hierarquia de multiplexao. Ento bits de justificao so adicionados em cada etapa. Este processo conhecido como Operao de Plesicronos, do Grego "quase sncrono". Esta uma forma barata de sincronizao. A Operao de Plesicronos existe justamente porque as velocidades dos tributrios a serem multiplexados podem diferir entre si. Para isto o CCITT definiu as possveis variaes em torno das freqncias centrais. A tabela abaixo mostra os desvios de Freqncia Permitidos pelo CCITT: Taxas (Mbps) 0,064 2 8 34 140 Freqncia Nominal (Kbps) 64 2,048 8,448 34,368 139,264 Variao (ppm) 100 50 30 20 15

O uso da Operao de Plesicronos em toda a hierarquia levou a adoo do termo Hierarquia Digital Plesicrona, ou PDH. A seguir apresentamos os diversos nveis de multiplexao da PDH em diversos pases:

9.6.2. Limitaes da PDH O problema de flexibilidade numa rede de plesicronos ilustrado quando consideramos o que um provedor necessita fazer para proporcionar a um usurio um canal de 2Mbps. Se uma rede de alta velocidade passa prximo ao usurio, a operao de proporcionar um nico canal de 2Mbps dentro daquela rede parece razovel. Na prtica, entretanto, no to simples, pois o uso de bits de justificao em cada nvel da PDH impossibilita identificar a localidade exata de um determinado canal de 2Mbps dentro de um canal de 140Mbps. Para obter um determinado canal a 2Mbps, o canal de 140Mbps deve ser completamente demultiplexado, via 34Mbps e 8Mbps, a seus 64 tributrios de 2Mbps. Uma vez que o canal de 2Mbps requerido foi identificado e foi extrado, os demais canais devem ser novamente multiplexados at retrocedem a hierarquia de 140Mbps. Professor Joo Batista Jos Pereira

162

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao Obviamente este problema de extrao e insero de canais no faz deste um padro de conexo no muito flexvel, nem de proviso rpida de servios. Alm do que, as montanhas de multiplexadores necessrias so extremamente caras. Outro problema associado com a quantidade enorme de equipamentos de multiplexao na rede o de controle. Em seu caminho pela rede, um canal de 2Mbps pode ter viajado via um nmero de possveis rotas. O nico meio de assegurar que o canal segue o caminho correto mantendo cuidadosamente os registros de conexo dos equipamentos da rede. Entretanto, como a quantidade de atividade de conexo na rede aumenta, torna-se mais difcil de manter atualizados estes registros e aumenta a possibilidade de erros. Tais erros podem no s afetar a conexo como tambm romper conexes existentes. Outra limitao da PDH sua falta de capacidade para controlar seu desempenho. Os operadores esto sendo pressionados pelos usurios a melhorar os servios diminuindo a taxa de erro, e no h mais recursos para gerenciamento dentro do formato de quadro da PDH que os capacitam a fazer isto. 9.7. Hierarquia Digital Sncrona (SDH) Como os usurios finais das redes de transmisso de dados (particularmente operadores de negcio) tornaram-se mais dependentes de comunicaes eficientes, houve uma exploso na exigncia para servios sofisticados de telecomunicaes. Os servios tais como videoconferncia, acesso remoto a dados e transferncia de arquivos multimdia requerem uma rede flexvel com disponibilidade de faixa grande. A complexidade da rede atual, baseado em sistemas de transmisso de plesicronos, impossibilita os usurios de encontrar esta exigncia. A atual Hierarquia Digital Plesicrona (PDH) foi desenvolvido em resposta exigncia para telefonia simples e como tal no ideal para servios faixa larga. Sistemas de transmisso com Hierarquia Digital Sncrona (SDH) suprem as faltas da PDH. Usando essencialmente a mesma fibra, uma rede sncrona capaz de aumentar significativamente a largura de faixa disponvel enquanto reduz a quantidade de equipamentos na rede. Alm do mais, os recursos sofisticados de gerncia na SDH introduzem significativamente mais flexibilidade na rede. A SDH no mais uma soluo tecnolgica isolada, mas um up-grade das solues j existentes da PDH. Assim a instalao de sistemas sncronos de transmisso justificada por sua capacidade a interao com outros sistemas. A SDH define uma estrutura que capacita sinais plesicronos a serem combinados dentro de um quadro normal da SDH. Isto protege os investimentos em equipamentos plesicronos que podem instalar equipamentos sncronos segundo as necessidades. Com os equipamentos sncronos dentro da rede e seus benefcios aparentes, o operador da rede experimentar uma economia significativa de custo. A maior eficincia e confiabilidade na gerncia da rede implicam diretamente em servios a taxas elevadas. A SDH foi projetada apoiar servios futuros tal como Redes Metropolitanas de rea (MANs) e Rede Digital de Servios Integrados (B-ISDN). 9.7.1. Origem da SDH A definio dos padres da Hierarquia Digital Sncrona (SDH) sinaliza o comeo da prxima etapa na evoluo das redes de telecomunicaes no mundo. A SDH facilitar a revoluo em servios de telecomunicaes que ter efeitos de longo prazo para o usurio final, operadores e fabricantes de equipamento. Representa um avano na tecnologia que pode ser comparado em escala a que ocorreu logo aps a apresentao do PCM e das Fibras ticas pelo STC nos anos 70. A transmisso sncrona pode ser vista como a prxima etapa na evoluo das hierarquias de transmisso. Como explicado no captulo anterior, a PDH alcanou um limiar onde no mais suficientemente flexvel e nem eficiente quando encontra as exigncias do mercado. Como resultado as transmisses sncronas foram desenvolvidas para sobrepujar os problemas associados com transmisso de plesicronos, em particular, a incapacidade na PDH de extrair canais individuais de sistemas de alta capacidade sem ter que demultiplexar o sistema inteiro. Um esforo de concentrar padres foi envolvido em seu desenvolvimento numa oportunidade tambm usada para solucionar um nmero de outros problemas.

Professor Joo Batista Jos Pereira

163

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao Entre estes esto a capacidade de gerenciamento de rede dentro da hierarquia, a necessidade definir interfaces entre equipamentos e hierarquias Europias. A definio destes padres resultou nas Recomendaes do CCITT G.707, G.708 e G. 709 cobrindo a SDH. Estes padres foram publicados no CCITT Livro Azul em 1989. Alm das trs recomendaes principais de CCITT, um nmero de recomendaes foi proposto por grupos de trabalho abordando outros aspectos que cobrem a SDH, tal como os requisitos para interface tica. A ANSI da Amrica do Norte publicou seus padres de SONET, que agora podem ser tratados como um subnvel dos padres mundiais de SDH. As recomendaes do CCITT definem um nmero de ndices bsicos de transmisso dentro da SDH. O primeiro destes 155Mbps, normalmente referido como 'Modulo Sncrono de Transporte' (STM-1). ndices mais altos de transmisso de STM-4 a 622Mbps e STM-16 a 2,4Gbps tambm foram definidos. As recomendaes tambm definem uma estrutura de multiplexao em que um sinal STM-1 pode carregar um nmero de sinais de ndice mais baixos como carga til, assim podem existir sinais de PDH carregados sobre uma rede sncrona. Apesar de suas vantagens bvias sobre a PDH, a SDH no teria ganhado aceitao imediata se este tivesse feito todo equipamento de PDH existente obsoleto. Isto no aconteceu, pois as Recomendaes do CCITT definiram que qualquer ndice atualmente usado em transmisso de pacotes pudesse ser acomodado em um quadro STM-1. Assim, todos os sinais plesicronos que trafegam entre 1,5Mbps e 140Mbps podem ser combinados at formar um quadro STM-1. Qualquer multiplexao de tributrios sncronos pode ser feita sem aumento de bits onde a freqncia de sada em um multiplex sncrono igual a soma das freqncias dos tributrios. 9.7.2. Mdulo de Transporte Sncrono O Mdulo de Transporte Sncrono (STM) o elemento bsico da SDH. formado de uma carga til e de bytes adicionais formando o cabealho de seo. Um quadro STM-1 consiste em 2430 bytes arranjados em uma estrutura de 270 colunas por 9 linhas. Os bytes so transmitidos de forma serial, linha por linha, da esquerda para a direita e o bit mais significativo de cada byte transmitido primeiro. O quadro de STM-1 dividido em trs sees principais: - rea de Carga til (Payload); - Ponteiros (Pointers); - Cabealho de Seo (Section Overhead).

9.7.3. Estrutura do Quadro STM-1 Dentro de um quadro STM-1, um byte de informao acontece a cada 270 bytes. Assim, o quadro STM-1 considerado como uma estrutura de 9 linhas de 270 bytes. As primeiras 9 colunas desta estrutura constituem o SOH, enquanto as outras 261 colunas so a rea de Carga til. O SOH permite informao de controle ser passada entre elementos sncronos adjacentes. A taxa de transmisso bsica definida nos padres SDH 155,520Mbps (STM-1), dado que um quadro STM-1 consiste de 2430 bytes, isto corresponde a um quadro de 125s. Professor Joo Batista Jos Pereira

164

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao Duas taxas de bit mais altas tambm so definidas: 622,080Mbps (STM-4) e 2.488,320Mbps (STM-16). Estas estruturas so a combinao de nveis mais baixos de sinais STM pela multiplexao de byte. A SDH acaba com um nmero de nveis baixos de multiplex definidos na PDH. Tributrios a 2Mbps so multiplexados no nvel STM-1 num nico passo. Entretanto, para alcanar compatibilidade com equipamentos assncronos, as Recomendaes da SDH definem mtodos para subdividir a rea de Carga til de um quadro STM-1 de vrias formas de modo a carregar combinaes diferentes de tributrios, tanto sncronos como assncronos. Usando este mtodo, sistemas sncronos de transmisso podem acomodar sinais gerados por equipamento de vrios nveis da PDH. 9.7.4. Sees do STM - rea de Carga til (Payload): Sinais de todos nveis da PDH podem ser acomodados numa rede sncrona sendo empacotados na rea de Payload de um quadro STM-1. Os tributrios plesicronos so mapeados em um container sncrono padro e uma nica coluna de 9 bytes, chamada Path Overhead (POH), adicionada ao Payload para formar um Container Virtual (VC). O POH carrega informao para uso na gerncia ponto-a-ponto de um caminho sncrono. Este processo ser detalhado mais adiante. - rea de Ponteiros de Unidade Administrativa (AU Pointers): Uma vez que o Payload de um quadro STM-1 preenchido pela maior unidade disponvel, um ponteiro gerado para indicar a posio desta unidade em relao ao quadro STM-1. Este o Ponteiro de Unidade Administrativa (AU Pointer) e forma parte da Seo de Cabealho de Quadro (SOH). O uso de ponteiros no STM-1 indica que sinais de plesicronos podem ser acomodados dentro da rede sncrona sem o uso de buffers. Isto porque o sinal pode ser empacotado em um VC e inserido no quadro a qualquer lugar no tempo. O ponteiro indica ento sua posio. O uso do mtodo de ponteiros foi possvel pela definio dos VCs um pouco maior que a carga til que eles carregam. Isto permite a carga til escorregue no tempo em relao ao STM-1 em que a contm. O ajuste dos ponteiros tambm possveis onde mudanas leves de freqncia e fases ocorrem como um resultado de variaes em atraso de propagao. O resultado disto que em qualquer seqncia de dados, possvel identificar canais individuais de tributrios, e retirar ou inserir informao, superando assim um das principais desvantagens da PDH. - rea de Cabealho de Seo (Section Overhead - SOH): Os bytes do Cabealho de Seo (SOH) so usados para comunicao entre partes adjacentes do equipamento sncrono. Os bytes do SOH carregam informaes para alinhamento de quadro, manuteno, clculo de desempenho, etc. Eles executam uma variedade de facilidades de gerncia e administrao. O SOH dividido em duas partes: - A primeira carrega informaes que podem ser utilizadas em um regenerador ou repetidor. chamada de Cabealho da Seo Regeneradora (RSOH). - A segunda parte carrega informaes utilizadas somente na seo de multiplex, onde o STM-1 desmontado. chamada de Cabealho da Seo de Multiplex (MSOH). 9.7.5. Detalhamento da Funo de cada byte da SOH RSOH A1 B1 D1 MSOH B2 D4 D7 D10 Z1 B2 B2 A1 A1 A2 E1 D2 9 bytes A2 A2 C1 F1 D3

PONTEIRTOS K1

Z1

Z1

Z2

Z2

Z2

K2 D6 D9 D12 E2

A1, A2: Os bytes A1 e A2 so bytes de alinhamento de quadro. Seus valores so: A1 = 11110110 A2 = 00101000 Estes bytes se repetem N vezes em um quadro STM-N.

Professor Joo Batista Jos Pereira

165

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao B1: Este byte usado para deteco de erro pelo cdigo Bit Interleaved Parity (BIP 8). Neste cdigo o primeiro bit o bit de paridade para todos bit 1 de todas sequncias de 8 bits, o segundo o bit de paridade de todos bit 2, e assim sucessivamente. B2: Estes bytes so usados para simples deteco de erro na seo de multiplex. Acaba sendo uma extenso do BIP-8 onde um cdigo de Nx24 bits calcula a paridade sobre os bits de seqncias de Nx24 bits em que dividido o quadro. Somente as trs primeiras linhas do SOH no so consideradas neste processo. C1: Identifica um STM-1 dentro de um quadro STM-N e o nvel da SDH (N=1, 4, 16). Para isto o primeiro byte C1 do quadro corresponde a posio 1 (00000001), o segundo a posio 2 (00000010), etc. Este byte aparece N vezes num quadro STM-N. D1 D3: Estes bytes formam um Canal de Comunicao de Dados (DCC) usado para gerncia de rede na Seo de Regenerao a uma taxa de 192Kbps. D4 D12: Estes bytes formam outro Canal de Comunicao de Dados (DCC). Atualmente usado na Seo de Multiplex para gerncia de rede a uma taxa de 576Kbps. E1: Este byte forma um canal de servio a 64Kbps para comunicao entre o pessoal de manuteno das estaes regeneradoras. E2: Este byte tambm forma um canal de servio a 64Kbps para comunicao as sees de multiplex. F1: Este byte representa um Canal de Usurio para operadores de rede a 64Kbps. K1, K2: Estes bytes formam um canal de Automatic Protection Switching (APS) para comunicao entre equipamentos de comutao. Z1, Z2: Estes bytes no tm funo definida e geralmente so aproveitados para sincronismo do relgio. X: Estes bytes so reservados para uso nacional. 9.7.6. Elementos do STM-1 - CONTAINER (Cn): o elemento bsico do sinal STM consiste num grupo de bytes alocados para carregar as taxas de transmisso definidas no G.702 e G.703. Este elemento recebe o nome de Container e tem a funo adaptar os tributrios atravs do mapeamento destes no prprio container incluindo o processo de justificao se necessrio. Os Containers especificados so os seguintes: Container C-4 C-3 C-2 C-12 C-11 Tributrios Mapeados (Kbps) 139,264 34,368 e 44,736 6,312 2,048 1,544

- CONTAINER VIRTUAL (VC-n): um Container Virtual (VC) construdo a partir do container mais uma capacidade adicional para carregar o Cabealho de Caminho (POH). O POH controla e monitora a informao na transmisso ponto-a-ponto. Os VCs podem sem de ordem superior (VC-3 ou VC-4) ou inferior (VC-12 ou VC-3) de acordo com a ordem dos caminhos na SDH. A figura a seguir mostra um pacote VC-4 dentro de um STM-1.

J1: neste canal transmitida uma sequncia de 64 bytes para verificar a conexo correta do caminho. A posio do byte J1 indicada pelo ponteiro associado. Professor Joo Batista Jos Pereira

166

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao B3: prov controle de erro de bit pelo cdigo regular de paridade de bit, BIP-8. Neste processo so desconsiderados os bytes H1, H2 e H3 do ponteiro. C2: indica a composio do Payload de um VC. Um byte 00000000 indica que no h contedo na carga til transmitida e um byte 00000001 indica que o contedo da carga til do VC-4 est desmapeada. G1: este canal usado para retornar o status do sinal recebido ao n transmissor aps o resultado do cdigo BIP-8 ter sido avaliado. F2: proporciona um canal de comunicao de usurio. H4: este byte indica a existncia de multiquadro, onde a carga til est dividida em vrios quadros e identifica qual o quadro dentro do multiquadro. Z3, Z4, Z5: para uso Nacional, o receptor ignora seu contedo. Depois que o Path Overhead adicionado, um ponteiro indica o comeo do VC em relao ao quadro STM1. Esta estrutura chamada de Unidade de Tributria (TU) se carrega tributrios de baixa ordem, ou Unidade Administrativa (AU) para ordem mais alta. Os TUs podem estar agrupados em Grupos de Unidade de Tributria (TUGs), que so ento mapeados num VC de ordem mais alta. - UNIDADE TRIBUTRIA (TU-n): a Unidade Tributria (TU) uma estrutura faz a adaptao de VCs de ordem inferior e superior na camada de via. A TU consiste de um VC mais um Ponteiro de Unidade de Tributria (AU Pointer). A posio do VC dentro do TU no fixa, entretanto a posio do ponteiro de TU fixa com relao ao prximo passo da estrutura de multiplex onde indicado o comeo do VC. - GRUPO DE UNIDADE TRIBUTRIA (TUG): esta estrutura formada por um grupo de TUs idnticos. Por exemplo: - Um TUG-2 a multiplexao de trs TU-12 que ocupam posies fixas num VC-3 ou VC-4. E um TUG-3 formado a partir da multiplexa o de sete TU-2 ou de um nico TU-3. Assim, para um VC-3 ou VC-4 de ordem superior a carga til pode ser um nmero de TUs ou TUGs em vez de simples VC-1 ou VC-2 bsicos. - UNIDADE ADMINISTRATIVA (AU-n): a Unidade Administrativa (AU) responsvel pela adaptao entre as camadas de via de ordem superior e a camada de multiplexao. Esta estrutura consiste de um VC mais um ponteiro de Unidade Administrativa (AU Pointer). Este ponteiro indica a posio do VC com relao ao quadro STM1 e tm posio fixa dentro do quadro.

H1: Os 4 primeiro bits indicam um salto de fase arbitrrio. Os bits 5 e 6 tm valor 10. H2: juntamente com os dois ltimos bits de H1 forma-se uma palavra nica de 10 bits IDIDIDIDID. Esta varia de 0 = 0000000000 a 782 = 1100001110. Quando a taxa do VC-4 for menor que a do AU-4, o alinhamento do VC-4 atrasado no tempo, para isto os bits I devem ser invertidos. Caso a taxa do VC-4 seja maior que a do AU-4 os bits D so invertidos e utilizam-se os bytes H3 para justificao. H3: Estes bytes so utilizados como oportunidade de justificao negativa quando a taxa do AU-4 for maior que a taxa do VC-4.

Professor Joo Batista Jos Pereira

167

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao 9.7.7. Esquemas de Multiplexao na SDH

9.7.8. Funcionamento da SDH A SDH define um nmero de Containers e cada um correspondente a uma taxa existente de plesicronos. A informao de um sinal plesicrono mapeada no Container. Este procedimento semelhante ao da multiplexao convencional da PDH. A cada Container so adicionadas informaes de controle no POH. Os bytes do POH permitem rede alcanar o fim da conexo controlando coisas como taxas de erro. O Container e o POH formam um VC. Numa rede sncrona, todo equipamento sincronizado a um relgio geral de rede. Entretanto, importante notar que a demora associada a um elo de transmisso pode variar levemente com tempo. Como um resultado, a localizao de Containers virtuais dentro de um quadro STM-1 pode no ser fixa. Estas variaes so acomodadas associando um ponteiro a cada VC. O ponteiro indica a posio do comeo do VC em relao ao quadro STM-1. Pode ser incrementado ou decrementado se necessrio para acomodar a posio do VC. O G.709 define combinaes diferentes de VCs que podem ser usadas para preencher a rea de Carga til de um quadro STM-1. O processo preencher Containers e associar cabealhos, repetido vrias vezes na SDH, resulta no mapeamento de VCs menores dentro de maiores. Este processo repetido at que o VC de maior tamanho (um VC-4 na Europa) preenchido e carregado na Carga til do STM1. Quando a rea de Carga til do quadro STM-1 est completamente preenchido, mais bytes de informao de controle so adicionados ao quadro para formar o SOH. O SOH permanece com a Carga til entre dois multiplexers sncronos. Seu propsito proporcionar canais de comunicao para gerenciamento, controle, etc. Quando uma taxa de transmisso mais alta que os 155Mbps de um STM-1 requerido em uma rede sncrona, este pode alcanado por usar um esquema de multiplexao bit a bit. Assim, taxas de 622Mbps (STM-4) e de 2,4Gbps (STM-16) podem ser alcanadas. 9.7.9. Benefcios da SDH As redes SDH superam facilmente as limitaes experimentadas numa rede de plesicronos (PDH). Permite rede desenvolver-se para atender novas exigncias. Oferece uma gama de benefcios, tanto para as operadores de rede quanto aos usurios. Um dos principais benefcios vistos pelo operador da rede a simplificao de rede produzida pelo uso de equipamento sncrono. Um nico multiplex sncrono pode executar a funo de uma "montanha de multiplexers" de plesicronos inteira. Isto leva a redues significativas na quantidade de equipamento usado. Verificam-se custos mais baixos de operao devido reduo em inventrio sobressalente necessrio, manuteno simplificada, a reduo em espao de cho necessrio por equipamento e consumo de potncia mais baixa.

Professor Joo Batista Jos Pereira

168

Curso de Telefonia Tcnicas de Multiplexao A instalao de fibra tica por toda a rede e a adoo dos elementos SDH tornou possvel o controle e a manuteno da integridade de rede n a n. A capacidade de gerncia da rede sncrona possibilita a identificao imediata de falha no tronco ou n. Usar arquiteturas em anel possibilita que o trfego na rede seja instantaneamente rerroteado at que o equipamento defeituoso seja reparado. Assim, falhas no mecanismo de transporte de rede sero transparentes ao usurio. Tais falhas no comprometero os servios permitindo aos operadores garantir altos nveis de desempenho da rede. A Proviso de canais de gerenciamento de rede dentro do quadro SDH permite que a rede sncrona seja plenamente controlada voa software. Os sistemas de gerenciamento de rede no s executaro funes tradicionais de gerenciamento, tal como lidando com alarmes na rede, mas tambm proporcionar funes de controle de desempenho, gerenciamento de recursos, segurana de rede e planejamento e projeto de rede. A possibilidade de prover manuteno remota e centralizada resultaro numa grande economia de tempo do pessoal de manuteno. Numa rede sncrona ser possvel atribuir dinamicamente a capacidade de rede ou largura de banda sob demanda. Os usurios em qualquer lugar da rede sero capazes de utilizar qualquer servio oferecido durante qualquer perodo de tempo, at algum que requeira maior largura de banda, como, por exemplo, a videoconferncia. Os usurios podero utilizar a largura de banda necessria apenas discando o nmero apropriado, isto em oposto situaes atuais onde troncos de videoconferncia devem ser reservados com antecedncia. Muitos outros novos servios tornam-se possveis numa rede sncrona e que representaro novas fontes de renda para operadores de rede. Alguns exemplos destes servios so: os servios de comutao de pacotes em alta velocidade, interconexo de LANs e TV de Alta Definio (HDTV). Os padres de SDH sugerem que equipamentos de fabricantes diferentes podem interagir no mesmo enlace. Estes padres determinam a taxa de transmisso tica, o comprimento de onda, os nveis de potncia, a formas de pulso e codificao. A estrutura do quadro e mapeamento da carga til tambm so definidos. Com esta padronizao de equipamentos e interfaces as operadoras de rede SDH tm a liberdade escolher equipamentos de diferentes vendedores certo de que podem ser interligados. Agora as operadoras podem evitar os problemas tradicionalmente associados com equipamentos de tecnologia proprietria de um nico vendedor. O padro SDH tambm facilitou a interconexo entre o padro Norteamericano de transmisso e as hierarquias Europias. A transmisso de plesicronos era muito difcil devido aos padres diferentes de transmisso usados em cada lado do Atlntico. Num curto prazo as operadoras de rede adotaro equipamentos sncronos de transmisso devido a sua melhora em qualidade e reduo em custos de operao comparado com a transmisso de plesicronos. A SDH eliminar a complexidade de rede que atualmente restringe o crescimento de novos servios. Assim, os provedores sero capazes de oferecer uma gama de novos servios. Eventualmente numa rede verdadeiramente global de telecomunicaes ser possvel a transferncia da informao multimdia em qualquer lugar e tempo.

Professor Joo Batista Jos Pereira

169

Das könnte Ihnen auch gefallen