Sie sind auf Seite 1von 26

CASAS

Escola de Astrologia Nova Lis

CASAS ANGULARES 1, 4, 7 e 10 Podem ser consideradas as mais fortes e poderosas nos seus efeitos. Esto relacionadas com os factores mais identificativos da vida de uma pessoa, como a Casa 1: Personalidade; a Casa 4: o Lar; a Casa 7: Matrimnio e a Casa 10: Profisso. Estes sectores merecem uma considerao especial e obrigam uma pessoa a desenvolver-se e a crescer como indivduo. CASAS SUCEDNEAS 2, 5, 8 e 11 Mostram os resultados das foras postas em movimento e tm uma influncia estabilizadora. Indicam a forma como uma pessoa utiliza os seus recursos e assinalam de que maneira prosseguir o seu caminho uma vez que tenha iniciado alguma coisa. Conferem equilbrio e estabilidade. CASAS CADENTES 3, 6, 9 e 12 So as que indicam a direco a seguir, ou aquelas a que a pessoa se adapta s condies da sua vida. Infundem impulsos de disperso ou difuso; diluem as energias no meio ambiente; concedem adaptao ao pensamento.

Casa I
Casa Angular de Fogo - identidade em aco A Casa I comea no Ascendente (que a cspide da Casa I) e pode prolongar-se pelo signo ou signos seguintes. Tal como todas as outras casas do mapa astrolgico, pode estar "vazia" ou conter vrios planetas. No seu conjunto, o complexo Ascendente-Casa I constitui um dos mais importantes aspectos do horscopo. Complementando o Ascendente, a Casa I d-nos mais informaes sobre a nossa primeira identificao com a vida: a primeira inspirao do beb recm-nascido, a sua primeira troca energtica com o meio. Por estar naturalmente ligada ao nascimento, o Ascendente e a Casa I so activadas sempre que comeamos alguma coisa. Quando tomamos iniciativas e encetamos algum projecto, estamos a "nascer" de novo para alguma actividade ou aco. Pela anlise desta rea do mapa astrolgico, podemos ter indicaes adicionais sobre o tipo de experincia atravs da qual nos descobrimos como indivduo, a forma como tomamos iniciativas e a forma como comeamos as aces.

Descreve mais pormenores sobre a imagem que projectamos exteriormente: d algumas pistas sobre a maneira como os outros nos vem, tanto do ponto de vista fsico como no aspecto comportamental. Casa II Casa Sucedente de Terra - segurana concreta nesta rea de vida que vamos concretizar, fixar e dar forma ao que inicimos sob o impulso do Fogo Angular da Casa I. aqui que entramos em contacto com os recursos, valores prprios e posses pessoais; aqui que nos deparamos com o conceito de valorizao, segurana e estabilidade. A Casa II representa os recursos que temos ou queremos ter para nos sentirmos seguros e "importantes". Esta rea do mapa mostra aquilo que valorizamos, o que nos d segurana; os recursos e atributos que nos do o sentido de valor. Estes recursos so fsicos e patrimoniais, mas tambm podem ser emocionais, psicolgicos ou espirituais Nesse sentido, os amigos, a cultura ou a sade podem tambm ser considerados "recursos pessoais" to ou mais importantes como o dinheiro e a gesto e acumulao de bens. Assim, vamos vivenciar o auto-valor, os recursos e as posses, nos mais diversos nveis: - material e concreto: os objectos que possumos; o corpo fsico como elemento de autovalor, com a sua resistncia e aptido fisica. - moral e psicolgico: as nossas qualidades, os recursos de que dispomos para sobreviver coragem, preserverana, inteligncia, etc. - espiritual: devoo, desapego, generosidade, etc. Vemos, assim, que esta casa indica no apenas o "ter" mas tambm o usar e o gerir, actividades aqui encaradas como complementares ao "ser". Casa III Casa Cadente de Ar - conhecimento intelectual e social Depois da grande libertao de energia do nascimento e da sua "descida Terra", chega o momento de perceber e interagir com o mundo exterior. Esta casa representa a primeira tomada de conscincia do no-e, o primeiro o processo de distino sujeito-objecto. , assim, a casa do meio prximo, do "ambiente" da infncia. Indica de que forma vivemos as relaes com os irmos, vizinhos e colegas de escola, o processo de aprendizagem. Tambm nos d pistas sobre o processo de aquisio da linguagem (como forma de apreender o mundo). A Casa III rege: - todas as situaes de comunicao, os processos mentais lgicos - a aprendizagem

- a mente concreta e o lado esquerdo do crebro (raciocnio, deduo, etc.) - as deslocaes de curta distncia, as "pequenas viagens" - as relaes com ambiente imediato (aquilo que nos rodeia) D indicaes sobre a forma como pensamos, comunicamos, escrevemos e nomeamos as coisas, a nossa atitude face ao conhecimento, e ainda sobre a maneira como exploramos o ambiente imediato. a nossa "descrio" do Mundo. O Fundo do Cu o ponto mais "interno" do mapa natal. Representa o sentido de unidade interior que cada ser transporta consigo. o "eu aqui dentro", o centro da existncia de cada ser. Tal como o Ascendente (outro ngulo importante do mapa natal), o Fundo do Cu representa um aspecto essencial da estrutura do indivduo. Mas ao contrrio do Ascendente, que se manifesta na expresso imediata e directa, o Fundo do Cu raramente vivido de forma consciente. Por este motivo, o Ascendente representa a auto-imagem imediata, enquanto o Fundo do Cu simboliza a auto-imagem inconsciente. O primeiro mostra a forma como nos expressamos no imediato, a forma como comeamos as coisas; o segundo revela o que somos "c dentro", a nossa base interior. Para alm de ser a cspide da Casa IV, o Fundo do Cu marca tambm o incio do Segundo Quadrante. Neste ponto de interiorizao mxima comeamos a refinar (Segundo Quadrante) tudo aquilo que somos (Primeiro Quadrante). O signo que se encontra na cspide da 4 Casa d indicaes sobre o princpio e o fim da vida. Simboliza simultaneamente o bero e o tmulo. Revela ainda a forma como nos comportamos na intimidade e em todas as situaes em que nos sentimos "em casa". Casa IV Casa Angular de gua - aco emocional A Casa IV, que tem a sua cspide (incio) no Fundo do Cu, representa as origens, o passado, as razes emocionais, psquicas, familiares e raciais. Esta Casa vem complementar o significado do Fundo do Cu, da mesma forma que a Casa I complementa as indicaes dadas pelo Ascendente. A Casa IV descreve a forma como agimos na privacidade, a influncia familiar, a vivncia e "atmosfera emocional" da infncia. Pode tambm dar indicaes sobre a forma como vemos/sentimos um dos progenitores (o pai ou a me, conforme os casos). Simboliza igualmente a relao com a linhagem familiar, o esprito de famlia ou de "tribo". Representa no apenas o lar de famlia, mas tambm ao nosso refgio interior.

o ponto de assimilao da experincia emocional relativa a tudo o que foi vivido nas casas anteriores (as "memrias de infncia"). na Casa IV que se faz a integrao e estruturao da mente, corpo e sentimentos, bem como a manuteno das caractersticas individuais do eu. a matriz, a base de operaes e o centro de poder. Rege tudo o que tenha a ver com abrigos, refgios e lares de infncia, assim como a experincia emocional do incio e do fim da vida. Casa V Casa Sucedente de Fogo - segurana da identidade A Casa V marca o incio de um novo ciclo de identidade. Nesta rea de vida, porm, j no basta existir, como acontecia na Casa I. Aqui, sentimos a necessidade de sermos especiais. Estamos agora, na fase da manifestao do ser como entidade individual, independente e nica: a afirmao do indivduo como "ele mesmo". Enquanto na casa anterior, de gua, vivemos o sentimento de sermos quem somos, nesta casa de Fogo aprendemos a exteriorizar esse sentimento, transformando-o em auto-expresso criativa. A Casa V rege todas as actividades associadas auto-expresso do ego. Esta auto-expresso pode tomar diversas formas, todas elas associadas Casa V: Criao: a capacidade de criar, as minhas criaes. Estas podem ter um carcter artstico ou estender-se a outras reas de expresso. Procriao: a capacidade de gerar, os filhos. As crianas so aqui encarados mais como projeces do ego do que como "outras pessoas" independentes e autnomas. Recriao: capacidade ldica, de criar divertimentos e jogos. O "flirt", os namoros, os casos amorosos, a popularidade em geral esto includos neste grupo, por se tratarem de expresses do eu, mais do que de "relacionamentos" com parceiros. Complementando a Casa IV, a Casa V d-nos indicaes sobre a Criana Interior que existe em cada adulto. Casa VI Casa Cadente de Terra - conhecimento concreto, material A Casa VI representa o ajustamento, aprimoramento e diferenciao do Eu. Est associada purificao, tanto fisica como espiritual. Esta Casa refere-se ao disciplinamento do eu, ao "trabalho de bastidores", que ser uma preparao para um melhor funcionamento e integrao em sociedade. D-nos pistas sobre o nosso "funcionamento" do dia-a-dia e sobre a forma como encaramos os rituais da vida mundana, as rotinas dirias.

Revela as "ferramentas", habilidades e tcnicas de que dispomos para o auto-aperfeioamento. Mostra tambm a nossa atitude perante o "dever" o trabalho. A Casa VI est rege vrios temas aparentemente distintos mas, na verdade, profundamento relacionados: a sade, as doenas, o trabalho, o aperfeioamento pessoal, os deveres e os animais domsticos. As doenas so aqui encaradas como bloqueios de energia criativa que no usada produtivamente. Quando os nossos deveres e rotinas no mundo do trabalho no correspondem s nossas verdadeiras necessidades, arriscamo-nos a ficar doentes. Da mesma forma, um trabalho compensador pode promover o bem-estar e a sade. Quanto aos animais domsticos, por demais conhecido o efeito benfico que podem ter sobre as condies de sade dos donos. Alm disso, os animais eram antigamente vistos como serviais (outro tema da Casa VI), que ajudavam aos cumprimento das rotinas dirias. A Casa VI rege, assim, tudo o que est tem a ver com limpezas, rotinas e deveres. Relacionase tambm com a nossa capacidade de trabalho e de auto-aperfeioamento. O Descendente Ao longo do percurso que nos levou da Casa I Casa VI, experiencimos a nossa dimenso fsica, intelectual e emocional. Todo este campo de experincias pertence primeira metade do mapa, quela que est "abaixo do horizonte" e que diz respeito vida pessoal, privada. Na Casa VII emergimos "acima do horizonte", iniciando o Hemisfrio Diurno. um contexto cada vez mais abrangente: primeiro os parceiros, depois a Sociedade, finalmente o Colectivo. O Descendente indica essa mudana de direco: "o ponto de conscincia do Outro", o momento em que percebemos que nada existe como entidade separada. O signo que se encontra no Descendente mostra o que procuramos no parceiro (por vezes de forma totalmente inconsciente), o "ambiente" que queremos ter nas relaes e tambm as energias que precisamos desenvolver para ficarmos completos. Casa VII Casa Angular de Ar - aco social e intelectual Sendo a primeira Casa acima do horizonte, a VII refere-se aos relacionamentos. Define as relaes "de igual-para-igual", o compromisso mtuo e a forma como encaramos a Sociedade. Rege todas as associaes oficiais, coom casamentos e contratos de negocio; rege igualmente todas as associaes ou confrontos pessoais, inclundo as inimizades declaradas. A Casa VII d-nos indicaes sobre a forma como estamos na relao e sobre o tipo de pessoas que atramos nas nossas parcerias. , por isso, considerada a casa do cnjuge, do casamento. Muitas vezes, encontramos nos nossos parceiros as caractersticas e "defeitos" que no conseguimos ver em ns mesmos. Assim, est tambm relacionada com os inimigos declarados.

Representa O Outro, tanto no sentido da complementariedade como no do confronto. Casa VIII Casa Sucedente de gua - segurana emocional A Casa VIII representa os relacionamentos ntimos e as grandes transformaes emocionais que deles resultam. Pode ser comparada ao caldeiro da bruxa ou ao forno do alquimista: o lugar das crises e mudanas que decorrem em segredo, no ntimo do ser. Mostra a forma como misturamos as nossas energias com algo maior. Esta tentativa de unio pode ser vivenciada como uma forma de aumentar o poder e o domnio do ego, ou como uma via para a transcedncia, atravs da transformao desse mesmo ego. Este processo pode ocorrer a vrios nveis: material: dinheiro, heranas, empreendimentos; gerir e administrar os valores dos outros; a confiana mtua emocional: ligaes, profundas; a sexualidade; o relacionamento como catalizador de transformaes; a destruio de velhas fronteiras do ego social: o poder; a busca do que est escondido, desconhecido, oculto no relacionamento e na sociedade; manipulao, intrigas, temas-tabu espiritual: morte, renascimento; a transcendncia, a relao com o chamado Plano Astral; nesta rea de vida que enfrentamos e transformamos os "demnios" internos: o cime, a inveja, a ganncia, o egosmo, etc. Casa IX Casa Cadente de Fogo - conhecimento da identidade A Casa IX marca o comeo de um novo ciclo de identidade. Nesta terceira casa de Fogo este ciclo bastante complexo. J no falamos aqui da identidade primordial, que trazemos vida no nascimento (Casa I) nem to-pouco da expresso criativa da individualidade (Casa V); trata-se agora da procura de um significado, de uma direco, de um propsito maior do que o ser individual, algo que transcende a prpria personalidade. A Casa IX , por isso, a casa da identificao com o significado ltimo das coisas: com a Verdade ou a "Pedra Filosofal". Est igualmente relacionada com o conhecimento superior, a mente abstracta, os processos intuitivos de pensamento, a F, a Filosofia e a Religio. Mostra a maneira como concebemos a Imagem de Deus. Para alm das questes filosficas e religiosas, a Casa IX rege tambm o "ambiente" que se vive nos relacionamentos, a tica conjugal e as relaes com os parentes por afinidade (sogros, cunhados, etc). Rege ainda as grandes viagens, pois a viagem, por nos permitir conhecer novas culturas, filosofias, modos de vida, religies, faz-nos alargar horizontes.

O Meio do Cu Estamos agora no ponto mais "elevado" do mapa. Vivencimos todo o hemiciclo de autoconhecimento (o Hemisfrio Nocturno) e uma boa parte da experincia com os outros (Terceiro Quadrante). A nossa identidade sofreu importantes crises transformativas e delas conseguimos extrair um significado maior. Entramos ento no Quarto e ltimo Quadrante, no qual o foco de expresso do indivduo vai ser primariamente colectivo, resultado de uma transformao pessoal e pessoal-social anteiror. Resta-nos agora pr toda esta experincia ao servio do Colectivo, tarefa que levaremos a cabo no conjunto de casas deste ltimo quadrante. O signo que se encontra no Meio do Cu indica o modo como gostaramos de ser vistos pela sociedade; sugere qualidades e modos de expresso pelas quais gostaramos de ser lembrados. So temas que valorizamos a ponto de exibirmos publicamente - a nossa mscara (persona) social. Indica a forma como nos descrevemos quando queremos mostrar-nos no nosso melhor; atravs das qualidades associadas a este signo que queremos ser admirados e respeitados, so, por isso, qualidades que queremos ter e mostrar perante a sociedade. Casa X Casa Angular de Terra - Aco concreta, material Sendo uma casa de Angular e de Terra, indica primariamente a nossa capacidade de integrao, estruturao e realizao perante o social. Mostra o momento em que temos reconhecimento social (oposta casa IV em que a estruturao era individual). a casa onde nos vemos como seres sociais. o momento de projectar perante a Sociedade tudo que integrmos como estrutura-raz (Casa IV): neste sentido, podemos afirmar que "a copa da rvore (Casa X) comea a dar os seus frutos". Sendo a ltima Casa de Terra, a X representa o culminar funcional do nosso eu individual; indica de que forma projectamos na Sociedade os recursos que reconhecemos e aprendemos a gerir na II e que aperfeiomos e rentabilizmos na VI. Indica, assim, a nossa projeco e influncia na Sociedade e nos processos sociais, o "status", a carreira, a ambio, a vocao. D tambm indicaes sobre a nossa capacidade de realizao pessoal. a capacidade de estruturar e influenciar a sociedade (casa X) atravs de leis e princpios ticos (casa IX). Define tambm aquilo que representamos para a Sociedade, a nossa imagem social. Casa XI Casa Sucedente de Ar - segurana social e intelectual Nesta casa vivemos a possibilidade de nos integrarmos num esquema ainda mais vasto do que a prpria imagem social.

a rea de vida onde as nossas conquistas sociais (Casa X) se relativizam perante a Humanidade. A nossa posio social tem aqui a possibilidade de integrar-se com as ideologias e correntes de pensamento colectivas. Na Casa XI vivenciamos, portanto, uma nsia de ir alm da identidade individual, de nos vermos como parte de uma "moldura conceptual" maior que os nosso limites individuais. Aqui, vamos procurar ser criativos mas agora num contexto colectivo e no individual (e no individual, como acontecia na casa oposta, a Casa V). Assim, a casa XI mostra: - como funcionamos enquanto parte de um todo maior (grupos, associaes, corporaes, conglomerados, etc.). - o tipo de amigos e o tipo de grupos com que nos envolvemos. - de que forma estabelecemos a ligao com a "mente colectiva": a nossa capacidade de captar os grandes conceitos e arqutipos. Nesta rea de vida, vemo-nos como seres criativos individuais, integrados num todo maior (o grupo, a Humanidade). Relaciona-se com o estgio em que somos capazes de comunicar a nvel global. A Casa XI rege a nossa atitude relativamente realizao e sucesso social ou sua falta, a capacidade de reformular e transformar a Sociedade do seu tempo. Tem a ver com sonhos, vises, imaginaes a projectos de carcter humanitrio, idealista e mesmo utpico. Casa XII Casa Cadente de gua - conhecimento/aprendizagem emocional e para a Alma Nesta ltima Casa de gua d-se a integrao emocional das experincias de todo o mapa. Representa o mergulho nas memrias do inconsciente. A Casa XII indica o tipo de experincias atravs das quais alcanamos o que de mais ntimo e profundo existe em ns; o momento do confronto do Eu consigo mesmo. Pode ser vivenciada como experincia mstica ou onrica, meditao, ddiva, rendio e entrega perante algo maior que o ser. Todos os factores nela contidos so vivenciados de forma interior e subjectiva. Esta casa refere-se a tudo o que diz respeito vida anmica e interna: atravs dela que temos acesso ao inconsciente colectivo, com os seus mitos intemporais - onde tocamos o "sentir colectivo". Do ponto de vista tradicional, tambm a casa do carma (juntamente com a VIII) e a casa dos inimigos ocultos. Est ainda associada a hospitais, prises e asilos, sendo considerada a casa do isolamento e das "prises emocionais". Perante o isolamento, a recluso e o silnco interior, poderemos perceber o sentido da vida; encontrarmo-nos a ns mesmos; fazer contacto com o nosso verdadeiro Eu, a Alma. S depois deste mergulho no Todo poder, mais tarde, surgir um verdadeiro renascimento. A XII representa, por isso, a dissoluo que antecede o renascimento; o "eu subjectivo", interior, inconsciente, enquanto a Casa I representa a manifestao obectiva, exterior e consciente da identidade.

Correspondncia Signos / Casas Astrolgicas


Carneiro Casa 1 A cspide da Casa onde est Carneiro mostra as reas onde eu preciso de me conhecer como um ser independente, capaz de funcionar por conta prpria. Enquanto que... O signo que est na Casa I descreve-me no momento do encontro com o mundo externo. Este signo fala da minha atitude genrica ao abordar novas experincias. Touro Casa 2 A cspide da Casa onde est Touro mostra as reas onde preciso desenvolver uma perspectiva prtica da vida e obter resultados prticos atravs de esforos despendidos. Enquanto que... O signo que est na Casa II descreve experincias que fornecem qualidades concretas que necessitam de ser desenvolvidas para manter a vida. Gmeos Casa 3 A cspide da Casa onde est Gmeos descreve as reas onde preciso investigar ideias novas e dar vazo minha curiosidade natural, a fim de aprender atravs da comunicao. Enquanto que... O signo que est na Casa III define a minha maneira de abordar experincias que fornecem conhecimento atravs das oportunidades educacionais disponveis no meio ambiente e atravs dos meios de comunicao. Caranguejo Casa 4 A cspide da Casa onde est Caranguejo mostra as reas onde eu preciso de fixar limites em torno de uma actividade, a fim de obter segurana. Enquanto que... O signo que est na Casa IV descreve os meus tipos de envolvimentos domsticos e familiares que qualificam a segurana. Ele define a minha maneira de tratar de assuntos relacionados com segurana. Leo Casa 5 A cspide da Casa onde est Leo mostra as reas onde eu preciso de encontrar a autoexpresso capaz de desenvolver confiana e auto-estima. Enquanto que... O signo que est na Casa V descreve experincias que demonstram a minha importncia, assim como o legado que eu deixo atravs de filhos ou de obras criativas.

Virgem Casa 6 A cspide da Casa onde est Virgem descreve as reas onde preciso analisar, assimilar e aperfeioar o conhecimento at ele poder ser utilizado de maneira produtiva na vida quotidiana. Enquanto que... O signo que est na Casa VI define a minha maneira de abordar experincias que requerem a aplicao til do conhecimento e o estabelecimento de uma rotina. Balana Casa 7 A cspide da Casa onde est Balana mostra as reas onde eu preciso de partilhar com os outros, numa base de indivduo para indivduo, se quiser desenvolver a objectividade e aprender a cooperao. Enquanto que... O signo que est na Casa VII descreve as pessoas com as quais eu compartilho a minha vida e devo cooperar. Escorpio Casa 8 A cspide da Casa onde est Escorpio mostra as reas em que preciso regenerar motivos egostas e unir-me aos outros numa experincia intensa. Enquanto que... O signo que est na Casa VIII define as mudanas experimentadas como resultado de envolvimento com outras pessoas. Aqui eu encontro a minha forma de lidar com as mudanas na vida. Sagitrio Casa 9 A cspide da Casa onde est Sagitrio mostra as reas onde preciso ampliar os meus horizontes, visualizar o futuro e procurar objectivos a longo prazo. Enquanto que... O signo que est na Casa IX descreve a minha busca por conhecimentos superiores da vida ou uma educao de nvel superior, viagens, relaes e conceitos internacionais e tudo aquilo que expande a conscincia. Capricrnio Casa 10 A cspide da Casa onde est Capricrnio mostra as reas onde preciso obter segurana dentro da estrutura social e estabelecer um sentido de relacionamento social. Enquanto que... O signo que est na Casa X descreve os meus envolvimentos profissionais e uma certa qualidade pela qual eu sou socialmente reconhecido.

10

Aqurio Casa 11 A cspide da Casa onde est Aqurio descreve as reas em que preciso projectar a m inha viso par a alm dos factos e das estruturas estabelecidas a fim de descobrir experincias que induzam o progresso. Enquanto que... O signo que est na Casa XI define experincias que envolvem o progresso da humanidade, a minha perspectiva para o futuro e as minhas escolhas. Peixes Casa 12 A cspide da Casa onde est Peixes i ndi c a as reas on de eu prec is o de compreender, mostrando que preciso ter f nas leis superiores do universo e em tudo o que me liga ao passado, colectiva e individualmente. Enquanto que... O signo que est na Casa XII descreve as minhas obrigaes krmicas e dedicao a uma tarefa social, bem como a minha percepo disso.

11

As casas e os signos residentes


Casa I Carneiro Representa: Absoro em si mesmo, projeco pessoal e aparncia. Casa II Touro Representa: Valores, auto-estima, finanas e activos, bens e segurana. Casa III Gmeos Representa: Viagens, rede local, irmos, irms e comunicao. Casa IV Caranguejo Representa: Fundaes, famlia, antepassados, ambiente domstico. Casa V Leo Representa: Auto-expresso, filhos, segurana da identidade, divertimento. Casa VI Virgem Representa: Servio, ambiente de trabalho, sade, integrao. Casa VII Balana Representa: Parcerias, relaes e trato com os outros, adversrios. Casa VIII Escorpio Representa: O recurso dos outros, heranas, poderes secretos, morte. Casa IX Sagitrio Representa: Viagens a longas distncias, crenas, educao superior, leis e direito. Casa X Capricrnio Representa: Ambies, autoridades, metas, expresso profissional. Casa XI Aqurio Representa: Afinidades sociais, grupos, amizades, vises polticas. Casa XII Peixes Representa: Retraimento, isolamento, o divino e transcendente, os mundos interiores.

12

O Senhor da Casa
Para se localizar o governador ou o senhor da Casa, deve-se ter em conta o signo em que essa Casa se encontra e tomar o governador do signo como senhor da Casa. Exemplo: Tenho a Casa I no signo Capricrnio. Com uma olhadela minha grelha, verifico que o Capricrnio governado por Saturno. Este passa ento a ser o senhor da Casa I. Exemplo: Tenho a Casa VII no signo Gmeos. Verifico que, na minha grelha, o governador dos Gmeos Mercrio. Este torna-se nesse momento o senhor da Casa VII. Faa a mesma operao para todas as Casas do zodaco. Interpretao da posio dos governadores das Casas

Governadores da Casa I nos signos do zodaco Carneiro. Impulsividade, combatividade, independncia. Touro. Realismo, apetites vitais poderosos. Gmeos. Vivacidade, adaptabilidade. Caranguejo. Dedicao familiar, natureza sonhadora. Leo. Ambio, generosidade. Virgem. Temperamento meticuloso e ordenado. Balana. Tolerncia, diplomacia. Escorpio. Carcter inflexvel e rebelde. Sagitrio. Amor pelos espaos abertos, fascnio pelo longnquo. Capricrnio. Autodisciplina, obstinao, clculo a longo prazo. Aqurio. Esprito inovador, originalidade, universalismo. Peixes. Intuio, susceptibilidade de ser influencivel.

Governadores da Casa I nas Casas do zodaco Casa I. Personalidade poderosa e muito afirmada. Casa II. Possessividade, importncia do lucro e das aquisies. Casa III. Esprito prtico, gosto pela comunicao. Casa IV. Amor pelo lar, importncia do meio. Casa V. Importncia das distraces e dos prazeres, criatividade. Casa VI. Realizao do eu no trabalho, importncia dos problemas de sade. Casa VII. Influncia preponderante do cnjuge, papel primordial das associaes. Casa VIII. Natureza orientada para as crises, obsesso do alm e da morte. Casa IX. Religiosidade, gosto pelas viagens, amor pelo estudo. Casa X. Importncia do sucesso profissional, grande ambio. Casa XI. Importncia e grande valorizao do domnio das amizades. Casa XII. Incessante colocao de questes com vista sublimao do eu interior, predisposio solido.

13

Governadores da Casa II nos signos do zodaco Carneiro. Audcia nos domnios da finana e da empresa. Touro. Procura de estabilidade nas empresas e nos negcios. Gmeos. Oportunismo financeiro, desembarao. Caranguejo. Dedicao familiar associada a questes de interesse. Leo. Desprezo dos compromissos financeiros susceptveis de denegrir a imagem de si prprio. Virgem. Ganho trabalhoso mas entrada de dinheiro regular. Balana. Situao financeira bem sucedida em funo das associaes mais ou menos felizes. Escorpio. Tendncia para o ardil e para as manobras mais ou menos suspeitas no domnio financeiro. Sagitrio. Viagens abundantes, estudos lucrativos. Capricrnio. Possibilidade de riqueza tardia depois de uma preparao prolongada e rentvel. Aqurio. Pouca vocao para as questes financeiras, econmicas e especulativas. Peixes. Tendncia para depender mais dos outros do que de si prprio.

Governadores da Casa II nas Casas do zodaco Casa I. Os ganhos e os bens ocupam um lugar preponderante na vida. Casa II. Se o governador receber muitos aspectos, esta posio oferece uma excelente possibilidade de sucesso no domnio financeiro. Casa III. As comunicaes e as deslocaes so abundantes e podem influenciar favoravelmente o domnio financeiro. Casa IV. Influencia favoravelmente a prosperidade do domiclio. Ganhos sobretudo empregues no conforto da casa. Casa V. As principais motivaes dos ganhos financeiros so sobretudo o amor, a arte e as crianas. Casa VI. As actividades financeiras esto sobretudo directamente ligadas ao trabalho quotidiano. Casa VII. Associaes lucrativas, sobretudo com o cnjuge. Casa VIII. Ganhos favorecidos pela possibilidade de heranas muitas vezes inesperadas. Casa IX. Os estudos e as viagens podem trazer relaes muito rentveis com o estrangeiro. Casa X. Os ganhos financeiros so, a maior parte do tempo, resultado do sucesso social e profissional. Casa XI. A sorte resulta muitas vezes da aproximao das influncias dos amigos. Casa XII. Risco de provaes financeiras. A verdadeira situao algumas vezes dissimulada. Dinheiro oculto.

Governadores da Casa III nos signos do zodaco Carneiro. Grande actividade no domnio das deslocaes e da comunicao. Touro. O domnio das relaes tem tendncia para se tornar rotina. Gmeos. Adaptabilidade, oportunismo intelectual, sentido da improvisao. Caranguejo. Sentido da famlia alargada aos amigos e parentes afastados. Sentido do grupo e da tribo.

14

Leo. Gosto pelo fausto e pelo luxo, necessidade de se mostrar, procura de um crculo de pessoas brilhante. Virgem. Esprito prtico, grande habilidade profissional, sentido do pormenor. Balana. Sentido da justia e da equidade. Crculo de amigos conciliador. Escorpio. Esprito curioso e olhar inquisidor sobre as coisas e os acontecimentos. Sagitrio. Estimulao da necessidade de evaso atravs dos estudos ou das viagens. Capricrnio. Tendncia para explorar aqueles que o rodeiam com vista a ambies e ascenso social. Aqurio. Necessidade imperativa de aderir a um grupo de forma a poder realizar o seu ideal. Peixes. Forte tendncia a fundir-se passivamente na colectividade e a viver margem da mesma.

Governadores da Casa III nas Casas do zodaco Casa I. A personalidade desenvolve-se e afirma-se atravs dos amigos, da famlia e das pessoas chegadas. Casa II. Importncia das pequenas deslocaes e do ambiente no plano dos ganhos materiais e financeiros. Casa III. Explorao das aptides do sentido prtico e eficcia do sentido de adaptao ao seu mximo. Casa IV. Ligao profunda a todos os valores tradicionais da famlia. Casa V. Talento pedaggico e valorizao dos aspectos do jogo da comunicao. Casa VI. Uma ateno especial ser prestada s deslocaes porque podem provocar problemas de sade Casa VII. Influncia das pessoas chegadas ou das deslocaes no que diz respeito ao casamento ou s associaes. Casa VIII. Ateno! Risco de crise ou de morte por ocasio de uma deslocao. Casa IX. As deslocaes quotidianas podem transformar-se em viagens prolongadas e experincias vastas. Casa X. Sentido da intriga. O crculo imediato utilizado de forma a ajudar o sujeito na sua ascenso social. Casa XI. Uma importncia preponderante dada s relaes com os amigos. Casa XII. As pessoas que o rodeiam so fonte de provaes e de dificuldades morais.

Governadores da Casa IV nos signos do zodaco Carneiro. Relaes passionais e intensas nos domnios do lar e da famlia. Touro. Representa um factor de estabilidade e de solidez material. Gmeos. Risco de desequilbrio do lar devido a devaneios e fantasia. Caranguejo. Valoriza o crculo familiar, d importncia s razes e aos hbitos. Leo. Sensibiliza o sujeito a uma necessidade de vida familiar luxuosa e faustosa. Virgem. As obrigaes domsticas so sentidas como uma servido penosa mas indispensvel. Balana. Insere um elemento de equilbrio no plano conjugal ou a nvel associativo. Escorpio. A sexualidade desempenha um papel determinante para a manuteno ou a ruptura da harmonia familiar.

15

Sagitrio. A paixo pela aventura e pelas viagens no favorvel estabilidade do lar. Capricrnio. Vida familiar muito exigente, mas os seus alicerces permanecem slidos. Aqurio. Idealismo e universalizao pouco compatveis com o esprito de famlia ou de cl. Peixes. Vida familiar desordenada, bomia e instvel.

Governadores da Casa IV nas Casas do zodaco Casa I. O sujeito sente-se responsvel e o ganha-po da famlia. Casa II. Faz frutificar os bens e o patrimnio familiar d uma natureza possessiva. Casa III. Concilia o sentido do cl e o da tribo. Casa IV. Exaltao da intimidade, do lar, dos valores familiares e tradicionais. Casa V. Tendncia para ter um jardim secreto e uma intimidade bem escondida votada aos prazeres de todas as naturezas. Casa VI. Forte influncia da famlia e da hereditariedade sobre o trabalho e a sade. Casa VII. Profunda necessidade de legalizao das relaes ntimas, quer se trate do casamento ou de associaes. Casa VIII. Possibilidade de crises maiores que afectam o crculo que rodeia o nativo, quer seja o lar ou a famlia. Casa IX. Grandes sonhos de viagens interiores, ou viagens longnquas com a famlia. Casa X. A vida ntima do nativo um meio de realizao das suas aspiraes profissionais e sociais. Casa XI. A harmonia do lar pode ser posta em causa por um turbilho de projectos e de novos amigos. Casa XII. A intimidade familiar marcada por provaes dolorosas. Possibilidade de exlio ou de afastamento do lar.

Governadores da Casa V nos signos do zodaco Carneiro. Carcter empreendedor, intrpido e expansivo. Touro. Grande sensualidade e amor pelos prazeres materiais. Gmeos. O sujeito adora os jogos do esprito e os refinamentos intelectuais. Caranguejo. Grande fecundidade moral ou fsica. Indcio de famlia numerosa. Leo. O nativo levado a ter uma sexualidade conquistadora e apaixonada. Amor idealista e cavalheiresco. Virgem. O sujeito sente uma certa reserva que tende a inibir o pleno desenvolvimento do prazer. Balana. Procura da alma gmea e do casamento perfeito. Escorpio. Os imperativos sexuais so dominantes. Tendncia muito grande para erotizar as relaes. Sagitrio. As viagens e o exlio podem representar uma fonte de alegria. Capricrnio. Fraca erotizao dos prazeres, mas procura dos prazeres autnticos. Aqurio. Forte exaltao dos sentimentos platnicos. O altrusmo um meio de prazer intenso. Peixes. O ser encontra o seu prazer nas influncias recprocas. Criatividade, imaginao.

16

Governadores da Casa V nas Casas do zodaco Casa I. A personalidade afirma-se plenamente atravs dos prazeres e da criatividade. Casa II. As aptides amorosas e os seus jogos podem permitir a realizao dos bens materiais. Casa III. As deslocaes podem ser uma fonte de prazer e de ligaes amorosas. Casa IV. na intimidade do lar que o nativo exterioriza melhor as suas aptides criativas e afectivas. Casa V. Esta posio exalta e intensifica todas as necessidades de prazer. Casa VI. Risco muito grande de doenas nas crianas. Casa VII. A harmonia conjugal baseia-se numa profunda aliana carnal e num amor comum pelas crianas. Casa VIII. Grande risco de crises ligadas s crianas. Casa IX. Fortes tendncias de amores e prazeres no estrangeiro ou com estrangeiros. Casa X. Grande importncia de repercusses do domnio amoroso na carreira ou no xito artstico. Casa XI. O nativo ter tendncia para cultivar as amizades amorosas. Casa XII. Os amores so misteriosos e escondidos. Ligaes secretas.

Governadores da Casa VI nos signos do zodaco Carneiro. Cumpre as tarefas quotidianas com dinamismo e muito entusiasmo. Touro. O nativo enraza-se no hbito do trabalho rotineiro. Boa aptido ao esforo laborioso. Gmeos. Horror pela rotina no trabalho quotidiano, curiosidade em todos os domnios e diletantismo natural. Caranguejo. O nativo privilegia as actividades que visam favorecer o trabalho domstico de forma a melhorar o conforto familiar. Leo. Necessidade de exercer uma autoridade no trabalho quotidiano. Recusa evidente da disciplina. Virgem. Boa aptido para o esforo quotidiano. O nativo trabalhador e produtivo. Balana. O sujeito s assumir as tarefas ingratas se estas forem feitas num enquadramento de grupo, associao ou num ambiente harmonioso. Escorpio. O nativo tem tendncia para recusar todas as restries. Arrisca-se a ser instigador de desordem e de anarquia. Sagitrio. Boa propenso para o esforo, mas s com vista a uma grande aventura ou uma empresa do esprito. Capricrnio. Combinaes muito boas de autodisciplina, concentrao de esforos intensos e uma perseverana muito grande. Aqurio. O ideal colectivo uma fonte importante de motivao para poder permitir o trabalho quotidiano. Peixes. O sujeito deve ser orientado e dirigido para se submeter s obrigaes do trabalho.

Governadores da Casa VI nas Casas do zodaco Casa I. Valorizao do eu interior atravs do trabalho, aptides muito boas para o trabalho. Casa II. O trabalho quotidiano torna-se particularmente rentvel. Casa III. As deslocaes so numerosas e necessrias para o exerccio da profisso. Casa IV. O trabalho feito sobretudo em famlia e no enquadramento do lar.

17

Casa V. O trabalho do sujeito est sobretudo ligado aos divertimentos, aos prazeres e ao mundo da infncia. Casa VI. Tendncia para ter uma existncia trabalhosa. Risco de problemas de sade. Casa VII. As relaes entre o trabalho quotidiano e a vida conjugal ou associativa so estreitas. Casa VIII. O exerccio do trabalho quotidiano pode ter relaes prximas com a morte. Casa IX. Estudos prolongados ou viagens longnquas para o exerccio de uma profisso. Trabalho no estrangeiro. Casa X. O nativo realiza as suas aspiraes e expande-se atravs do seu trabalho. Casa XI. O trabalho quotidiano s pode ser feito num bom ambiente intrinsecamente amigvel. Casa XII. O trabalho fonte de provaes, de dedicao, de isolamento. Risco de hospitalizao por motivos de sade.

Governadores da Casa VII nos signos do zodaco Carneiro. Entusiasmo e impulsividade no domnio das associaes e do casamento. Touro. Unies estveis e slidas. Gmeos. Tendncia demasiado forte para o oportunismo e para a fantasia. Desequilbrio na vida conjugal. Caranguejo. O casamento acarreta um profundo enraizamento nos valores familiares e tradicionais. Leo. Necessidade evidente de unies brilhantes e espectaculares. Virgem. A vida conjugal deve estar ao abrigo dos olhares indiscretos para poder permitir ao nativo um desabrochar pleno. Balana. As associaes e o casamento ocupam um lugar importante na vida do nativo. Escorpio. Tendncia para o individualismo muitas vezes incompatvel com uma vida conjugal harmoniosa. Sagitrio. O nativo corre o risco de se dispersar em busca de um parceiro imaginrio. Possibilidade de casamento no estrangeiro. Capricrnio. A unio conjugal deve antes de mais servir a ambio. Esta posio implica muitas vezes uma diferena de idade na unio. Aqurio. Procura do cnjuge ideal, o que leva facilmente utopia e s iluses. Peixes. Vida conjugal instvel e catica. Dedicao ao cnjuge.

Governadores da Casa VII nas Casas do zodaco Casa I. O nativo sente as associaes no plano egocntrico e ter tendncia para se apropriar do cnjuge. Casa II. As unies acarretam ganhos substanciais. Elas so tambm elementos de colaboraes rentveis. Casa III. Deslocaes frequentes do cnjuge. Casa IV. O parceiro integrar-se- facilmente na vida familiar. Casa V. Unio fecunda. Boa aliana no plano dos prazeres e dos divertimentos. Casa VI. Os esposos tero tendncia para trabalharem juntos. Casa VII. Boa harmonia do casal. Casa VIII. Grande risco de viuvez prematura.

18

Casa IX. Os casamentos e as associaes podem ser concludos no estrangeiro ou com um estrangeiro. Casa X. A unio pode favorecer a carreira e as ambies sociais. Casa XI. Tendncia para aprofundar a compreenso e para estreitar os laos de cumplicidade entre os cnjuges. Casa XII. Para o nativo, o casamento por vezes uma fonte de provaes ou de isolamento.

Governadores da Casa VIII nos signos do zodaco Carneiro. As crises so violetas mas geralmente bastante breves. Touro. D uma viso serena da morte. Gmeos. Instabilidade perigosa. Caranguejo. Pe em causa o enquadramento familiar. Tendncia para as iluses. Leo. O nativo sente desprezo pelo perigo e pela morte. Virgem. Os cuidados so exagerados para se preservar da morte, bem como de qualquer renncia. Balana. Grande possibilidade de crises graves no domnio conjugal ou associativo. Escorpio. Estados mrbidos. Fascnio pela morte e pelo alm. Sagitrio. Grande risco de acidente durante uma viagem prolongada. Medo da morte. Capricrnio. Possibilidade de crise que afecta a carreira e as ambies do nativo. Avidez material. Aqurio. Riscos ligados vida moderna com uma certa indiferena face morte. Peixes. Medo evidente da morte. Este medo amplificado pela imaginao.

Governadores da Casa VIII nas Casas do zodaco Casa I. As mutaes desempenham um papel importante no desenvolvimento da personalidade. Casa II. Heranas abundantes, ganhos substanciais ligados aos problemas da morte. Casa III. As crises e os lutos acarretam muitas pequenas deslocaes. Casa IV. Grande risco de falecimento no meio familiar com possvel destruio do lar. Casa V. Renncia aos prazeres e s distraces fceis. Casa VI. Trabalhos esgotantes. Risco de doena que paralisa as actividades. Casa VII. Unies ou associaes contradas depois de um ou vrios falecimentos. Casa VIII. O destino est fortemente marcado pelas crises e os lutos. Casa IX. Risco de crise ou de morte no estrangeiro. Casa X. O xito social pode ser posto em causa brutalmente depois de uma morte. Casa XI. Possibilidade de perda de amigos queridos. Casa XII. A existncia arrisca-se fortemente a ser marcada por provaes e lutos.

Governadores da Casa IX nos signos do zodaco Carneiro. A atraco pelos grandes projectos intelectuais e pelas grandes viagens provoca paixes bruscas.

19

Touro. Esprito de aventura pouco compatvel com a necessidade de enraizamento do signo, mas favorvel ao desenvolvimento da imaginao. Gmeos. Carcter muito adaptvel. Grande curiosidade de esprito e amor pela mudana. Caranguejo. O nativo tem um temperamento intrinsecamente sonhador e uma tendncia para os caprichos. Leo. Esta posio indica muitas vezes sonhos de glria e grandes empresas cavalheirescas e generosas. Virgem. O nativo tem o sentido das viagens organizadas e o gnio dos negcios tursticos. Balana. Tolerncia muito grande e aptido para conciliar as filosofias mais antinmicas. Escorpio. Grande aptido para explorar os grandes mistrios da vida e do mundo. Sagitrio. O nativo est orientado para um alargamento contnuo da conscincia. Boa cultura geral. Capricrnio. Grande capacidade para ir ao fundo do conhecimento. Ambies longnquas e gigantescas. Aqurio. As tendncias humanista e idealista levam o nativo a um certo messianismo. A preocupao individual orientada para o aspecto social. Peixes. O nativo tem tendncia para de fundir em grandes arrebatamentos msticos que muitas vezes implicam uma grande confuso de esprito.

Governadores da Casa IX nas Casas do zodaco Casa I. Para se realizar, o nativo precisa de concretizar os seus sonhos e os seus ideais. Casa II. Os estudos superiores e as viagens ao estrangeiro podem tornar-se muito lucrativos no plano financeiro. Casa III. O oportunismo e a habilidade prtica do sujeito permitem adaptar as grandes teorias s necessidades do quotidiano. Casa IV. Valores tradicionais e familiares percebidos com um ideal quase religioso. Possibilidade de fundar um lar no estrangeiro. Casa V. Exaltao dos prazeres e dos divertimentos digna de Baco. O nativo pode ter talentos pedaggicos. Casa VI. O longnquo pode estar ligado ao quotidiano. O trabalho exercido sobretudo em relao com o estrangeiro. Casa VII. A lei pode representar um determinado ideal. A vida conjugal e as associaes so percebidas como a expresso de uma certa harmonia. Casa VIII. Grandes possibilidades de experincias ocultas ou msticas no estrangeiro. Casa IX. As viagens e a filosofia so os centros essenciais do interesse e do desenvolvimento. Casa X. Com muita frequncia, o sucesso social do nativo indissocivel da ideologia. Casa XI. Culto da amizade e uma hospitalidade muito grande. Casa XII. Propenso para os estudos e para as viagens solitrias. Pode haver um ideal de abnegao e de sacrifcio.

Governadores da Casa X nos signos do zodaco Carneiro. As ambies pessoais podem fazer sentir impacincia e dar uma boa dose de paixes. Touro. Grande necessidade de uma carreira estvel e do caminho bem indicado. Gmeos. A ascenso feita sobretudo em ziguezague, cheia de piruetas e reviravoltas.

20

Caranguejo. Para concretizar o seu xito social, o nativo sente a necessidade de se apoiar em poderosas razes familiares e tradicionais. Leo. A ambio desmesurada, com sonhos de glria e de grandeza. Virgem. Carreira minuciosamente construda pelo nativo e laboriosamente arquitectada. Balana. Carreira do nativo muitas vezes dependente das associaes. Escorpio. Necessidade visceral de independncia. O sujeito s atinge os seus objectivos marginalizando-se. Sagitrio. O xito feito sobretudo no estrangeiro e nas relaes com pases longnquos. Possibilidade de prestgio cultural. Capricrnio. Ambies muito fortes. Vontade irredutvel. Boa dose de arrivismo. Aqurio. O sucesso social feito atravs da inovao no modernismo. Certa tendncia para a utopia. Peixes. Muita instabilidade e dificuldades em fazer um esforo contnuo.

Governadores da Casa X nas Casas do zodaco Casa I. O sucesso social essencialmente orientado no sentido do poder e do brilho da personalidade. Casa II. A carreira financeira, o atractivo do ganho e a sorte so o objectivo da existncia. Casa III. O sucesso social do nativo tem probabilidades de se actualizar na comunicao e nas trocas. Casa IV. A carreira do nativo orientada para os problemas e os valores familiares e tradicionais. Casa V. Sucesso possvel no domnio dos prazeres e na matria pedaggica. Casa VI. O xito pode ser trabalhoso e muito difcil, ligado a possveis problemas de sade. Casa VII. O xito do nativo depende muitas vezes do casamento e das associaes. Casa VIII. A morte pode favorecer ou desfavorecer o sucesso consoante os aspectos que o nativo receber nesta casa. Pode indicar um xito pstumo. Casa IX. Os estudos e as viagens podem contribuir para o sucesso social, que pode ter lugar no estrangeiro. Casa X. Os problemas de carreira constituem a preocupao primordial da vida do nativo. Casa XI. Para o nativo, as relaes de amizade desempenham um papel na ascenso social. Sucesso possvel face a uma clientela. Casa XII. A carreira pode ser uma fonte de provaes difceis e solido duramente sentidas.

Governadores da Casa XI nos signos do zodaco Carneiro. Esta posio concede muita dedicao aos amigos. Touro. Muita estabilidade e grande fidelidade na amizade. Gmeos. As amizades do nativo so muito variveis, o que conduz a muitas reviravoltas. Caranguejo. O lar do nativo ter tendncia para se alargar ao crculo de amigos. Leo. Esta posio predispe procura das amizades brilhantes e espectaculares. Virgem. O crculo de amigos do nativo muito restrito. Grande pudor dos sentimentos. Balana. Associaes amigveis. Amizades por vezes amorosas. Escorpio. A amizade do nativo poderosa e depois muito exigente. Importante atraco sexual mais ou menos confessada.

21

Sagitrio. O nativo gosta de ter os seus amigos consigo para fazer as suas viagens e viver as suas aventuras. Capricrnio. Uma certa misantropia prejudica o desenvolvimento da amizade. Aqurio. Sentimentos de amizade erigidos em culto. Peixes. O sujeito procura as amizades secretas e apoia-se sobretudo nos amigos em caso de provaes.

Governadores da Casa XI nas Casas do zodaco Casa I. A influncia dos amigos pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento da personalidade do nativo. Casa II. Com esta posio, o crculo de amigos pode tornar-se uma fonte importante de lucros materiais. Casa III. O nativo tem muitas pessoas sua volta, mas so mais conhecidos do que verdadeiros amigos. Casa IV. As amizades do nativo so muitas vezes profundas e duradouras, e tambm estreitamente ligadas intimidade. Casa V. Os amigos do nativo so muitas vezes associados aos prazeres e aos divertimentos. Casa VI. O nativo recebe muita ajuda dos amigos para as tarefas difceis. Casa VII. O sujeito tem tendncia para se associar a amigos. Uma amizade pode terminar em casamento. Casa VIII. Esta posio indica muitas vezes uma perda ou uma morte dos amigos e das amizades. Casa IX. Possibilidade de viagens longnquas na companhia de um grupo de amigos. Indcio de amigos no estrangeiro. Casa X. Os amigos desempenham um papel importante nos planos da carreira e do sucesso social do nativo. Casa XI. As amizades do nativo ocupam um lugar muito importante na vida. Compreenso profunda dos amigos. Casa XII. Amizades muitas vezes secretas. Possibilidade de intrigas e de traies.

Governadores da Casa XII nos signos do zodaco Carneiro. O nativo arrisca-se a receber bruscos golpes do destino e violentas borrascas independentes da sua conduta. Touro. As preocupaes do nativo tornam-se ideias fixas e podem muitas vezes ensombrar o cu clemente da existncia. Gmeos. Mal-entendidos e contratempos seguidos por vezes de pequenos fracassos que podem contribuir para uma certa instabilidade crnica. Caranguejo. Graves perturbaes a temer no que diz respeito famlia e ao lar. Leo. Esta posio predispe o nativo a um gosto pelo fausto e pelo espectacular, o que acarreta por vezes uma situao labirntica. Virgem. O nativo sofre por vezes crises morais e fsicas devidas ao carcter complexo do signo. Balana. Pode provocar rupturas de contratos, pondo em causa a harmonia. Escorpio. Por vezes o sujeito destri-se a si prprio fora de amargura e dio mal canalizados.

22

Sagitrio. O nativo ser por vezes objecto de ataques violentos contra a sua ideologia. Possibilidade de viagens prolongadas repletas de armadilhas. Capricrnio. A ambio e a perseverana so frequentemente contrariadas. Aqurio. Os riscos de provaes do nativo fazem-se sentir sobretudo no seu ideal. Peixes. O nativo experimenta uma certa passividade, o que acarreta o risco de lhe causar provaes. Esta posio pode dar o sentido do sacrifcio.

Governadores da Casa XII nas Casas do zodaco Casa I. A personalidade do nativo por vezes marcada por provaes incessantes que tornam a vida difcil. Casa II. Grande risco de dificuldades materiais e financeiras. Casa III. Os problemas de comunicao do nativo, as disputas com as pessoas chegadas e os pequenos acidentes tornam a vida difcil. Casa IV. Possibilidade de ter preocupaes bastante graves que podem afectar o crculo familiar. Casa V. O nativo pouco dado aos prazeres e s distraces. Tendncia para o aborrecimento. As crianas so muitas vezes uma fonte de desgosto. Casa VI. Problemas de sade a recear. Angstia e amargura face s obrigaes quotidianas. Casa VII. Grande risco de ruptura de associao ou de casamento comprometido. Casa VIII. Esta posio pode significar um luto doloroso muito sentido pelo nativo. Casa IX. Problemas ligados ao estrangeiro. Risco de exlio ou de acidente durante uma viagem ao estrangeiro. Casa X. A situao social e a carreira do nativo so contrariadas, o que influencia a combatividade. Casa XI. Grande risco de traies e de decepes nas amizades. Casa XII. O nativo est destinado a ter provaes que podem gerar uma sublimao do ser

23

24

Relacionar as 12 casas do Mapa


s casas astrolgicas so o factor mais "quotidiano" do mapa natal. Enquanto os signos tratam de arqutipos ou modos de ser e os planetas representam aspectos pessoais e colectivos da individualidade, as casas mostram as reas de vida humana. Esta funo, aparentemente modesta, contudo da maior importncia. As casas mostram a que rea de vida corresponde cada signo e cada planeta. Elas representam os "campos de manifestao" das foras celestes. por este motivo que os mapas onde no possvel determinar o ascendente (e, por consequncia, tambm no se determinam as casas) so to imprecisos e impessoais. Relacionar as 12 casas Para uma total compreenso das casas astrolgicas precisamos de olh-las como um todo: nenhuma das reas de vida ali representadas faz sentido se no tomarmos em conta todas as outras. Vejamos um exemplo: A Casa V representa, entre outras coisas, a expresso criativa. Para melhor a entendermos, devemos lembrar-nos que a Casa V produto directo da Casa IV (as bases emocionais, o lar e a vivncia familiar na infncia). Com efeito, sem esta base interior, nada do que cria tem sentido ou "alma". Podemos ainda considerar que a Casa V d origem Casa VI: a auto-expresso criativa pode dar lugar ao trabalho de perfeioamento, tendo em vista uma maior eficincia e funcionalidade. E, se quisermos ir mais longe, este apuramento pessoal permite-nos estabelecer relaes de igualdade - um assunto da Casa VII. Voltando Casa V, podemos tambm complement-la com a casa XI, a casa oposta. De facto, a criatividade pessoal alcanar a sua maior expresso quando for enquadrada num contexto grupal (casa XI). Sabemos que a Casa V uma casa de Fogo e Sucedente (ou Fixa). Por ser de Fogo, est ligada expresso da identidade e pode ser relacionada com as outras casas do mesmo elemento: a I (identidade imediata) e a IX (identidade mais abrangente). Por ser Sucedente, indica uma tendncia estabilidade a continuidade. Podemos por isso relacion-la com as outras casas sucedentes: a II (coisas concretas), a VIII (sentimentos e inconsciente) e a XII (pensamentos e relacionamentos grupais). O mesmo tipo de inter-relao pode ser estabelecido para todas as outras casas. pocas ou reas de vida? Para quem comea a estudar Astrologia, pode existir alguma confuso quanto interpretao das casas. Devemos interpret-las como pocas de vida ou como reas de vida? Na verdade, ambas as interpretaes so vlidas e teis.

25

As casas podem ser olhadas numa perspectiva temporal, j que mostram etapas da vida: a I indica o nascimento, a IV a infncia, a X a maturidade, etc. No obstante, as casas continuam presentes e actuantes mesmo quando j ultrapassmos essa etapa de vida. Por isso, podemos tambm consider-las reas de vida. Vejamos alguns exemplos: A Casa I representa o nascimento, a poca inicial da existncia. O que acontece Casa I na vida adulta? Na fase adulta, esta casa indicadora de incios e de "primeiras impresses". Sempre que sempre que tomamos contacto com uma nova situao ou iniciamos um projecto, estamos a funcionar na rea representada pela Casa I. Na vida adulta, ela indica a forma como iniciamos as coisas e tambm a nossa imagem imediata, espontnea. Numa outra perspectiva, a Casa IX indica a rea dos estudos superiores, das viagens e das buscas espirituais. Esta casa reveste-se de especial significado sempre que estivermos a viver uma poca de vida em que esses assuntos estejam em grande destaque. Esta abordagem poder ser aplicada a todas as outras casas, tornando a interpretao mais abrangente e esclarecedora.

26

Das könnte Ihnen auch gefallen