Sie sind auf Seite 1von 29

Lio 1 DEUS E O DINHEIRO Texto Bsico: 1 Crnicas 29.

10-20 Objetivo da Lio: Conscientizar o aluno de que os bens que ele possui pertencem a Deus. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo O dono do Mundo O Filho do Dono No te esqueas O Cuidado Divino Duas coisas te peo A Vaidade humana Tributo Deus Sl 24 Gn 1.26-31 Dt 8.11-20 Ne 9.5-37 Pv 30.7-9 Sl 49 Sl 96

Deus o criador de todas as coisas. Logo, somente Ele tem direito absoluto de propriedade sobre qualquer coisa. Ao Senhor pertence a terra e tudo que nele contm, o mundo e os que nele habitam (Sl 24.1). Pois o que est debaixo de todos os cus meu (J 41.11). A relao do homem com as coisas criadas apenas de mordomia, isto , de administrao (Gn 1.26-29). Mordomo a traduo do grego Ecnomo, que significa, literalmente, aquele que responsvel pela direo ou administrao da casa (Gn 24.2; 39.4; 1 Co 4.1). aquela pessoa a quem entregue tudo quanto o senhor possui para ser cuidado e desenvolvido. O texto escolhido para explicar a relao DEUS DINHEIRO MORDOMO , 1 Crnicas 29.10-20. Este o registro de uma orao feita pelo rei Davi. Estava ele no fim do seu reinado e da sua vida, j havia designado Salomo para suced-lo, e desejava que este construsse o templo para o qual j havia, segundo instruo divina, preparado a planta e solicitando ao povo ofertas voluntrias para a sua construo (1 Cr 20.1-21). A resposta do povo foi positiva excedendo a expectativa do rei, pois o tesouro da Casa do Senhor se encheu de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de pedras preciosas, e todos se alegraram porquanto de corao ntegro, deram liberalmente esses bens ao Senhor.

1. QUEM O DEUS DE DAVI? Pelo que Davi louvou ao Senhor perante a congregao toda, e disse: Bendito s tu, Senhor Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade (v.10). SENHOR a traduo do hebraico JAV, nome que foi revelado pelo prprio Deus, na ocasio da teofania da sara ardente: Disse Deus a Moiss: Eu sou o que sou. Disse mais: assim dirs aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vs outros (x 3.14). Davi portanto, se dirige ao Deus da revelao, EU SOU, isto , o nico que de fato existe. EU SOU tambm apresenta a Deus como uma pessoa que se relaciona com outras personalidades. Davi portanto se dirige ao Deus vivo e pessoal (Sl 115.8). Deus de nosso pai Israel relembra o patriarca de que descendeu to da a nao e tambm a aliana feita pelo Senhor com este patriarca (Gn 28.13-15; 33.20). Esta expresso se encontra pela primeira vez em Juzes 5.3, no Cntico de Dbora, e frequentemente era utilizada pelos profetas (Is 17.6; Sf 2.9). Davi, portanto, se dirige ao Deus da Histria. De eternidade em eternidade, ressalta um atributo de Deus. Na classificao dos telogos reformados, eternidade um atributo incomunicvel de Deus, isto , uma virtude divina que no tem nenhuma analogia com a criatura humana. L. Berkhof a define como aquela perfeio divina por meio da qual Ele se eleva sobre todas as limitaes temporais, todas as sucesses de momentos e goza da plenitude de sua existncia num presente indivisvel.

Portanto, para Davi, a eternidade divina, coloca Deus em contraste com todos os deuses efmeros das naes (Sl. 90.2 e 102.12).

2. O QUE PERTENCE A DEUS? Tua, Senhor, a grandeza, o poder, a honra, a vitria e a majestade... v. 11. Estas expresses formam uma antfona que atribui valores pessoais: GRANDEZA emprega-se de modo predominante nas expresses de grandeza e poder superlativos de Deus. Deus o maior do que todos os deuses (Sl 77.13; Ex. 18.11), e consequentemente todos os seus atos so grandes e poderosos (Dt 11.2; Sl 106.21). PODER sugere a capacidade inerente de Deus para realizar qualquer atividade material ou espiritual. Para Deus, tudo possvel. (Mt 19.26). HONRA significa o reconhecimento da obra de outra pessoa, dando-lhe a posio e as honras que merece. Deus merecedor de toda a honra pela posio e obra que executa (1 Tm 1.17). VITRIA traduz palavras afins derivadas da raiz salvar (cf. o nome Jesus ou Josu). Em contexto de batalha, a vitria era encarada como uma interveno salvadora de Deus (Sl 20.5,9; 144.10). A Deus pertence a vitria! Ou, a Deus pertence a salvao! MAJESTADE indica elevao, superioridade, excelncia, magnificncia, nobreza. Deus, como rei supremo, exerce o seu governo envolto em majestade e glria (Sl 93.1 e 96.6). Por possuir os valores pessoais supracitados, atribui-se a Deus agora, valores globais: TEU TUDO QUANTO H NOS CUS E NA TERRA (v. 11). Toda pro priedade pertence a Deus por direito de criao, mas tambm de preservao e de redeno (Gn 1.27; At 17.22-28; Ap 5.9). TEU, SENHOR, O REINO E TU TE EXALTASTE POR CHEFE SOBRE TODOS (v.11). Deus TODO -PODEROSO, que tem em suas mos o domnio universal e que conhece o fim desde o principio e os meios que utilizar para alcanar esse fim. Tudo, sem exceo, est sob o Seu controle e Sua vontade a razo fundamental de tudo o que acontece Dn 4.35; Jr 32.17; Mt 28.18; Sl 115.3; 135.6; e Rm 9.20. A concluso bvia a que chega Davi , que, se tudo pertence a Deus, tudo que o homem e possui procede de Deus. PORQUE TUDO VEM DE TI (vs 12-14).

3. QUEM DAVI E QUEM O SEU POVO? Porque quem sou eu, e quem o meu povo para que pudssemos dar voluntariamente estas coisas? (v.14). Referia-se s ofertas feitas por ele e por toda a nao para a edificao do templo de Jerusalm, como se acham catalogadas nos versos de 1-9, do captulo 29. Alm do adquirido s custas do errio pblico. Davi mesmo tinha oferecido 171 toneladas de ouro puro de Ofir e 400 toneladas de prata. O povo tinha ofertado 255 toneladas de ouro, 310 toneladas de prata, 1026 toneladas de bronze e 5700 toneladas de ferro. Pelo tamanho da oferta e pelo alto privilgio de ofertar que Davi agradece: Agora, pois, nosso Deus, graas te damos e louvamos o teu glorioso nome (v.13). Mas, quem somos ns? indaga Davi. Somos MORDOMOS responde o mesmo. Nada temos que no proceda do Senhor e somos administradores dos bens de Deus: Porque tudo vem de ti, e das tuas mos to damos (v.14). Quem somos ns? Somos estranhos...peregrinos...como sombra os nossos dias...no temos permanncia (v.15).

4. O QUE A NOSSA OFERTA? O ato de ofertar a Deus um privilgio imerecido concedido por Deus ns. uma GRAA. Leia 2 Co 8.1-4. Ali Paulo descreve a participao dos crentes macednios na coleta para os pobres da Judia como uma graa concedida por Deus. Davi tambm entendia assim e por causa disso ele pede a Deus: conserva para sempre no corao do teu povo estas disposies e pensamentos, inclina-lhe o corao para contigo (v. 18). Ofertar uma disposio interna produzida por Deus no corao e na mente do crente. Consequentemente, oferta voluntria (v.14), abundante (v.16), sincera e dada com alegria (v.17).

CONCLUSO Minha a prata, meu o ouro, diz o Senhor dos Exrcitos (Ag. 2.9). Toda a riqueza que existe no mundo pertence ao Senhor. Ele o dono de tudo. Tudo que temos nos foi dado por Deus e deve estar a disposio dEle. No digas, pois, no teu corao: A minha fora o poder do meu brao me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrars do Senhor teu Deus, porque ele o que te d fora para adquirires riquezas... (Dt 8.17-18).

PONTOS PARA DISCUTIR 1. Bblico fazer campanha financeira (ofertrio) para construir e reformar templos? 2. Ser que o conceito que tenho de Deus influenciar a minha maneira de contribuir na Igreja? 3. No contribuo porque sou pobre ou sou pobre porque no contribuo.

Lio 2 CRISTO E MAMOM Texto Bsico: Mateus 6.24 Objetivo da Lio: Conscientizar o aluno da impossibilidade do crente servir a dois senhores. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo Solidariedade comunitria Manuteno de ministros Renncia de bens materiais Renncia do ego Jesus paga o imposto O perigo das riquezas O perigo da ganncia At 4.32-37 1 Co 9.9-17 Mt 10.9-15 Mt 16.24-28 Mt 17.24-27 Mt 19.23-30 1 Tm 6.6-10

1. Mamom, um dolo O termo mamom, de origem aramaica, servia para designar a soma dos bens terrenos: Posses e dinheiro. No era um deus oficial de qualquer culto pago, mas se constitua, e ainda se constitui, verdadeiramente, um dolo universal, pois nos tesouros materiais o homem coloca o corao (Mt 6.21). Eis porque os ricos, os que so idlatras de mamom, dificilmente entraro no reino dos cus (Mc 10.25 Leia 10.23-31). Jesus, sabendo que mamom era deus de fato, no de direito, personalizou-o lhe indicou o lugar ocupado na concorrncia do senhorio a Jesus Cristo. A circunstncia da no identificao de mamom o tornava mais universal, livre das fronteiras dos escrpulos religiosos de cristos e judeus. Ento, o sapientssimo Nazareno procurou individualiz-lo, identific-lo e qualific-lo como a maior e mais poderosa divindade de um pagamento materialista que: a) preferia as posses deste mundo s riquezas celestiais. Exemplo: Jovem rico (Mc 10.17-22). b) priorizava a propriedade e famlia, menosprezando a dimenso espiritual da existncia, rejeitando o convite redentor do Mestre. Exemplos: O que comprou um campo; o que adquiriu cinco juntas de bois; o que tinha de ficar com a esposa (Lc. 14.15-24). c) estimulava o mamocentrismo, a avareza e descaridade. Exemplo: O rico insensato (Lc 12.16-21), e o rico avarento e descaridoso com seu compatriota pobre, Lazaro (Lc 16.19-31). Mamom, na verdade, nunca foi uma divindade pag, mas um dolo terrvel, um poderosssimo senhor. Muitos, como Judas Iscariotes, trocam o Salvador pelo dinheiro.

2. Deus e Csar (Mt 22.15-22) Os fariseus, em comum acordo, montarem uma armadilha, segundo eles infalvel, para que nela Jesus casse. Mandaram seus jovens alunos, acompanhados de herodianos, com a misso de perguntarem a Jesus se era lcito ou no pagar tributo a Csar. Supunham que qualquer resposta seria tomada com acusao contra o divino Mestre ou perante o tribunal romano ou diante do judaico. Jesus, porm, teve a terceira opo, a mais correta, tomada como parmetro pela Reforma, que estabelece a definitiva separao entre a Igreja e o Estado, mantendo a responsabilidade com ambos: Da, pois, a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus (v. 21). O cristo possui dupla cidadania e, como tal, paga o que devido ao seu governo, o tributo, e entrega a Deus o que lhe pertence, o Dzimo. Jesus, pois, reprova qualquer sonegao: A do imposto, que do Estado, e a do Dzimo, que de Deus. Com a magistral resposta nosso Senhor retira duas indevidas pretenses: A do imperador romano de ser divino e senhor da igreja. A da Igreja de se intrometer em questes estatais e querer, s expensas dos cofres pblicos, manter-se e manter seus privilgios.

O denrio do tempo de Tibrio trazia no rosto a inscrio: Tibrio Csar Augusto, filho do Divino Augusto, e no verso: Sumo Pontfice. Acreditava o rei de Roma possuir os poderes temporais e espirituais, como ainda hoje acredita o Papa. Igreja e Estado devem relacionar-se bem, mas sem vnculos oficiais. O governo nos fornece o dinheiro e o garante; com ele compramos, vendemos, recolhemos os impostos devidos; mantemos as obras sociais da igreja e entregamos nossos dzimos para manuteno do culto e sustento da evangelizao.

3. O Dinheiro e o Reino de Deus 3.1. Consagrao dos ungidos Os levitas, no Velho Testamento, no receberam herana na Terra da Promisso (Nm 18.23-24; Dt 12.12), pois Deus precisava deles com dedicao exclusiva para os servios litrgicos, guardas do Tabernculo e mestres da lei; vivam da generosidade do povo (Dt 12.19) e das ofertas a Deus (Nm 18.8-20). A carne dos sacrifcios, antes comida pelos sacerdotes e levitas, agora comida representativa e simbolicamente na participao eucarstica: Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele (Jo 6.56 Ver o contexto). Do sacrifcio participa toda a Igreja, novo corpo sacerdotal de Deus. Os apstolos, no Novo Testamento, semelhana dos levitas, foram retirados de suas profisses e posses e enviados sem qualquer compromisso com Mamom: No vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre nos vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas tnicas, nem de sandlias, nem de bordo: porque digno o trabalhador do seu alimento (Mt 10.9-10; cf 1Co 9.7-12). Deus jamais admitiu o mercenarismo no ministrio pastoral. Jesus expulsou os vendedores e os cambistas do templo, homens desonestos, que exploravam os crentes em benefcio prprio (Jo 2.13-17). Venalizar o pastorado profanao do ministrio. O rebanho no do ministro, mas de Jesus Cristo, o Sumo Pastor de quem os pastores so escravos (douloi). Pastoreio de tempo parcial no instituio bblica, embora a igreja de nossos tempos o admita. Dedicao exclusiva o que Deus requer de seus pastores docentes, e a Igreja precisa tomar conscincia disso. Os dons do Esprito e as bnos no so produtos de mercado. 3.2. Consagrao dos leigos Os ministros no devem ter subveno do mundo secular, mas precisam ser sustentados com dignidade, sem ostentao e sem luxo. O sustento dos pastores, segundo a ordenao divina, direito, dever e privilgio da Igreja. Todo regenerado um escravo privilegiado de Deus, pois fica com 90% de sua renda, enquanto ao seu Senhor, dono de sua vida, de seu trabalho e de todos os seus meios de produo, cabe apenas 10%. Dzimo no desprendimento e nem generosidade, obrigao, dever e honestidade. Generoso Deus para com os seus escravos, dando-lhes 90%. O irregenerado no entende e no aceita o dzimo, mas tributa carne, ao mundo e ao maligno muito mais, gastando seu dinheiro naquilo que no po (Is. 55:2), sustentando a luxria, a vaidade, os vcios fsicos, sociais, morais, concupiscentes, carnais, que lhe danificam o corpo, corrompem-lhe o carter, pervertem-lhe a mente, encurtam-lhe a vida. H pessoas que do tudo por um prazer sensual, mas acham absurdo um servo de Deus entregar ao seu Senhor a pequenina parcela de 10% para manuteno de sua obra no mundo. Os crentes da Igreja primitiva de Jerusalm, vendendo seus imveis e bens, colocavam o produto da venda disposio dos apstolos para: assistncia aos necessitados (At 2.45; 4.34-35). Tambm os crentes pobres da Macednia ofertaram generosamente em favor de seus irmos da Judia (2 Co 8.1-7). Porm, nenhum exemplo supera o da viva pobre. 3.3. Viva pobre (Lc 21.1-4) No Ptio das Mulheres do templo de Herdes ficava o gazofilcio, rea reservada aos treze cofres em forma de trombeta. Cada um se destinava ao recolhimento de ofertas especficas. O povo depositava seus bolos nas diversas trombetas, segundo a finalidade de cada uma. Jesus observava, notando que os ricos faziam ofertas generosas, mas o que ofertavam no lhe fazia falta, pois doavam das sobras, daquela parte que reservavam para gastos extras. Veio uma viva muito pobre (penichra=pauprrima) e depositou numa das trombetas duas moedinhas de bronze (lepta). O valor do Lepton (delgado, fino) era ntimo, aproximadamente um

quarto de centavo. To insignificante quantia, no entanto, representava tudo que possua, todo o seu sustento. Sobre o evento em apreo ressaltemos o seguinte: a) Ser viva israelita nos tempos neotestamentrios era muito difcil. O quadro se agravava com o estado de extrema pobreza, penria mesmo, da ofertante. b) Menosprezada por sua condio de mulher e de viva, amava a Deus sobre todas as coisas, mais do que a si mesma. Amava por consagrao pessoal e ntima, no por atos declaratrios verbosos ou por exibio pblica de piedade. c) A sua pequena oferta, mas tudo que possua, foi, na verdade, um sacrifcio, uma oferenda a Deus de seu prprio ser. Para ela, a totalidade de suas posses pertencia a Deus. Os outros ofertantes, resguardado o patrimnio pessoal, entregavam uma parte das sobras. Eram crentes ainda muito materialistas por confiarem mais no dinheiro que possuam. Certamente Deus no deixou sua serva, viva, amorosa, consagrada e confiante, passar necessidade, fazendo cumprir em sua vida o imperativo da promessa: Buscai, pois em primeiro lugar o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas (Mt 6.33).

Concluso O mamonismo se expressa hoje: a) Em consumismo, luxria e esbanjamento. b) Em ministros venais, voltados para a renda mensal, no devotados a Deus, homens de duplas profisses, a de pastores e a de funcionrios seculares, incluindo aqui alguns que ministram por dinheiro, condicionando o ministrio ao salrio. Certamente h excees. c) Em servos que dizem amar a Deus, mas lhe negam a totalidade de seus dzimos ou parte deles. Deus no tolera a infidelidade e a falsidade de seus filhos. Vejam o que aconteceu a Ananias e Safira (At. 5.1-11). O que de Deus no pode ser retirado. Em pessoas que, supondo conseguir suficincia, independncia, projeo e predominncia apegam-se fanaticamente ao dinheiro, tornando-se escravas de mamom, usurrias e avarentas, chegando mesmo impiedade, desumanidade, incredulidade. O dinheiro quando se torna o objetivo de nosso amor e o centro de nossa esperana e, realmente de todos os males.

Pontos para Discutir 1) O que significa Mamonismo? 2) O que, espiritualmente, diferencia a viva pobre dos ofertantes? 3) Pastoreio de tempo parcial instituio Bblica?

Lio 3 O ESPRITO SANTO E O DINHEIRO Texto Bsico: Objetivo da Lio: Mostrar para o aluno a relao existente entre o Esprito Santo e o dinheiro. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo O derramamento do Esprito O Esprito na Igreja O Esprito no Mundo A Personalidade do Esprito O Senhor o Esprito O Fruto do Esprito A Vida sem Avareza At 2.1-13 Jo 14.16-31 Jo 16.1-11 At 13.1-4; 16.6-10 2 Co 3.12-18 Gl 5.16-26 Heb 13.1-6

Toda vez que o Esprito Santo mencionado na Bblia, considerado como Deus. Atributos divinos lhes so aplicados; adorao divina lhe prestada; obras divinas como a criao, a preservao e a regenerao lhe so atribudas. Ele igualado ao Pai e ao Filho, como por exemplo, na forma bastimal e na beno apostlica (Mt. 28.19 e 2 Co 13.13). Portanto, o Esprito Santo Deus. Em Atos dos Apstolos, captulo 2 temos o derramamento ou o batismo do Esprito, que sedimenta a Nova Aliana iniciada por Jesus ( Mt 26.28). o ministrio do Esprito (2 Co 3.8). Na mente lhes imprimirei as minhas leis, tambm no corao lhas inscreverei; eu serei seu Deus, e eles sero o meu povo (Jr 31.33). Assim, a partir de ento, cada cristo se torna uma habitao definitiva de Deus (1 Co 6.19). impossvel algum ser filho de Deus sem ter o Esprito Santo: E se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele (Rm 8.9). Qual o ensinamento bblico do Esprito Santo acerca da posio que o dinheiro deve ter na vida do cristo e extensivamente na vida da igreja? A resposta encontramos no livro de Atos.

1. O ESPRITO SANTO O SENHOR DOS NOSSOS BENS Sem nenhuma ordem ou mandado, os cristos de Jerusalm, movidos e dirigidos pelo Esprito Santo, desprendiamse de suas propriedades e as colocava a disposio de Deus e dos irmos. Da multido dos que creram era um o corao e a alma. Ningum considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possua; tudo, porm, lhes era comum...Porquanto os que possuam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos ps dos apstolos; ento se distribua a qualquer um medida que algum tinha necessidade (At 4.32; 34-35). Com a presena do Esprito, os bens materiais e o dinheiro so valorizados apenas para demonstrar o amor a Deus atravs da ajuda ao necessitado (1 Jo 3.17). Em At 4.32-35, temos algumas lies prticas: o Esprito Santo produz a unidade da igreja: era um corao e a alma (v.32); tomou posse da vida e dos bens de cada crente: ningum considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possua(v.32); e motivou o ofertar espontneo e de acordo com as posses de cada um: porquanto os que possuam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos ps dos apstolos (v.34-35). A abenoada consequncia: pois nenhum necessitado havia entre eles. Se este texto de Atos no normativo para o cristo hoje, descreve, porm a certeza que aqueles irmos de Jerusalm, foram dirigidos pelo Esprito a contriburem daquela forma. No muito depois todos foram dispersos (At 8.1) e em anos seguintes Tito, com seu exercito, destruiu a cidade de Jerusalm. Ento os que possuam propriedades em Jerusalm, perderam-nas, exceto os que as tinham entesourado nos cus Mt 6.20.

2. O ESPRITO SANTO PRESCINDE DO DINHEIRO A segunda lio que encontramos em Atos acerca da relao Esprito Santo e o dinheiro, encontra-se no episdio da cura do coxo de nascena At 3.1-10. No tenho prata nem ouro informou Pedro ao coxo, que lhe havia pedido uma esmola. Isso significa que apesar dos membros da igreja em Jerusalm depositar grandes somas aos ps dos apstolos, eles continuavam pobres. As ofertas eram usadas fielmente para os fins designados pelos ofertantes (At 2.44-45). Naturalmente o coxo deve ter ficado frustrado com a informao de Pedro. Mas o poder de Deus se manifesta independentemente do dinheiro: No tenho prata...mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda! (v.6). Pedro era pobre de dinheiro, mas estava cheio de riqueza do poder espiritual (Zc 4.6; Cl 2.3; 2 Co 10.4). Esse poder derramado na vida do coxo e o mesmo curado. A lio ensinada que o Esprito Santo realiza o seu ministrio sem precisar do dinheiro. Nem sempre presena e ausncia de dinheiro significam presena ou ausncia do Esprito Santo. Conta-se que Toms de Aquino (Sculo XII) foi visitar o Papa Inocncio II, sendo recebido de forma suntuosa. O Papa, ocupado em contar grande importncia de dinheiro, disse sorrindo: Olha, Toms, a igreja no diz mais: No tenho prata nem ouro! Respondeu-lhe imediatamente So Toms: verdade, mas tambm no diz mais: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! O Papa referia-se ao que considerava grande vitria da igreja; Aquino, ao grande declnio espiritual da igreja.

3. O ESPRITO SANTO JULGA A NOSSA OFERTA Nem todo o dinheiro que ofertamos, igreja, sob a inspirao do Esprito. E isto est bem claro quando comparamos a oferta realizada por Barnab (At 4.36-37) e a oferta realizada por Ananias e Safira. Barnab possua uma propriedade, vendeu-a, trouxe o dinheiro e depositou aos ps dos apstolos. Mas...(At 5.1) indica que a histria seguinte adversa a anterior. Se Barnab ofertou motivado pelo Esprito Santo, Ananias e Safira no (At. 5.4). Ananias e Safira trouxeram a oferta e caram mortos perante a igreja. Qual fora ento o pecado? Eles no forma obrigados a venderem os seus bens e nem a ofertar toda a importncia levantada (At 5.4). O pecado consistia no em terem ficado com uma parte do dinheiro, mas em dizerem que o valor ofertado era tudo. Em sntese, o pecado da mentira (At 5.3). E o que levou Ananias a praticar esse pecado? Provavelmente foi o desejo de suplantar a oferta realizada pelo outro, Barnab. Quantas vezes ficamos preocupados na igreja com o que os outros esperam de ns? Quantas vezes ofertamos apenas para aparecermos diante dos homens? Cuidado! As nossas ofertas so julgadas pelo Esprito Santo (veja Mc 12.41-44).

4. O ESPRITO SANTO RESISTE AO DINHEIRO Em Atos 8.18-25 temos a quarta lio acerca do Esprito Santo e o dinheiro. Vendo, porm, Simo que, pelo fato de imporem os Apstolos as mos, era concedido o Esprito, ofereceu-lhes dinheiro, propondo: Concedei-me tambm a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mos receba o Esprito Santo (v.18-19). Simo queria comprar o poder espiritual para revend-lo. Ele queria ganhar dinheiro usando o poder do Esprito Santo. A palavra simonia originou-se com esse pecado de Simo e que dizer: interesse prprio dos que se esforam para ganhar lucro por meio da obra de Cristo. Pedro, porm lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdio, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus (v.20). O Esprito

Santo o dom de Deus. Isto , um presente imerecido (At. 2.38). No podemos receb -lo seno exclusivamente atravs da salvao gratuita em Cristo Jesus (Fp 1.13).

CONCLUSO Se vivemos no Esprito, andemos tambm no Esprito, recomenda Paulo (Gl 5.25). Somente o Esprito Santo pode fazer-nos morrer para os caminhos e modos de pensar do mundo. E isto acontece quando somos totalmente dominados por Ele. Deixe que o Esprito Santo se encarregue em guiar a sua vida financeira, pois ao assumir o controle da sua vida, isto envolve tambm os seus bens.

PONTOS PARA DISCUTIR 1) Voc concorda que o Esprito Santo Senhor dos seus bens? 2) A prtica dos cristos de Jerusalm em At 4.32-35 no se constitui uma norma para ns hoje? 3) Ser que ainda hoje existe a prtica da simonia? Exemplifique.

Lio 6 RIQUEZAS REFLEXAS Texto Bsico: 1 Cr 29.1-9 Objetivo da Lio: Provar para o aluno que o ofertar um ato de amor. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo O derramamento do Esprito O Esprito na Igreja O Esprito no Mundo A Personalidade do Esprito O Senhor o Esprito O Fruto do Esprito A Vida sem Avareza Jo 12.1-8 Gn 4.1-16 Lc 19.1-10 Sl 65 Dt 6.1-25 At 9.36-43 1 Co 13

Tudo o que fazemos haver de ser aquilatado, medido, primeiro pelo amor que nos impulsiona e segundo pelo objeto da nossa ao. Podemos fazer grandes coisas sem amor, mas nenhum ato ser pequeno se feito com amor, mas nenhum ato ser pequeno se feito com amor. Quando a Rainha de Sab visitou o Rei Salomo, levou-lhe ouro. Se ao Rei d-se o ouro, a Deus d-se a vida. Entretanto, se ao dar o ouro, pode-se ficar com a vida, ao dar-se a vida no se fica com nada. A raiz do problema de falta de se dar a Deus alguma coisa, dzimos ou ofertas,se explica por aqui: no se lhe deu, ainda, a vida. Dos macednios diz Paulo, que muito deram, mesmo na pobreza, porque tinham se dado primeiro ao Senhor. No texto lido, Davi recolhe as ofertas para a construo do Templo. Ele quis deixar tudo pronto para que seu filho Salomo construsse a casa do Senhor. A razo para tanto empenho explicado pelo patriarca: Salomo ainda moo e inexperiente, e esta obra grande, porque o Palcio no para homens mas para o Senhor Deus . Ao ler o texto, me vem a mente que os nossos atos refletem o nosso corao. S um grande homem faz grandes coisas. A obra grande diz o Rei Davi. Se toda aquela riqueza, aquela glria era revelada, era porque a riqueza externa revelava a riqueza interna dos coraes dos crentes. Sem dvida, dar nem sempre um ato do bolso. No dar jamais ser resultado de pobreza material, mas espiritual. Quando o corao rico, a ddiva sai. Deste modo vemos as RIQUEZAS REFLEXAS. Era grande a obra, e grandes os coraes que iriam faz-la, pois a contribuio cristo exige: 1. FORA Eu, pois, com todas as minhas foras j preparei para a casa do Senhor....tudo em abundncia (29.2). Amars o Senhor teu Deus com todas as tuas foras... Muitos amam o Senhor com a mente, com os lbios, mas esquecem que devemos am-lo com a Fora. No fazem esforo para Deus e sua obra. Certa vez Davi foi comprar a Eira de On e ele no queria cobrar de Davi. Mas era para construir ali para Deus. E Davi disse: d-me o preo, pois no darei ao Senhor o que no me custe nada. Fazer foras para servir ao Senhor o que hoje tem sido raro no tenho tempo, no tenho foras... tudo em abundncia. Quando colocamos as foras, a abundncia evidente mas naqueles ricos coraes havia:

2. AMOR Porque amo a casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho dou para a casa de meu Deus. Para servir ao Senhor necessrio, alm das foras, o Amor. o grande motivo do servio, da vida do crente. Davi amava a casa do seu Deus e por isso ele deu o depsito que possua. Ele deu o melhor que possua. o amor a suprema motivao de nossos atos. Concordo com algum que disse que a ddiva a medida do amor, pois, o tamanho do presente sempre proporcional ao tamanho do amor. Porque amo a casa de meu Deus no me canso de contempl-la, de desejar v-la linda, de procurar dar tudo de mim por ela. Deus amou e deu seu filho unignito. O crente s pode amar dando-se a Deus, entregando sua vida. Esta grande obra exige Amor. E amor sacrifcio, sofrimento, renncia, entrega. Particular que tenho...no darei o que teu...

3. DISPOSIO Quem, pois, est disposto a fazer ofertas, hoje, liberalmente ao Senhor? (29.5). Para a obra de Deus, grande como , dever haver disposio. Mas outra riqueza havia naqueles coraes. Muitos confundem vontade com disposio, boa inteno com disposio. Achei interessante uma propaganda de um palhao que chorava pelas outras crianas pobres. O alvo das lgrimas do palhao era comover as pessoas para um Fundo em prol de crianas. H pessoas cujo amor to lerdo, to nanico, que as disposies de sua bondade, seu amor s movido lgrimas por isso Paulo disse: no contribuindo por necessidade ou com tristeza, pois Deus ama a quem d com alegria... Oh! Como os coraes dispostos so alegres na ddiva, no necessitam de presso, choros, emoes extras mas o amor os torna ativos, prontos. Disposio s existe no corao do crente. Estas riquezas reflexas mostram:

4. ALEGRIA - O povo se alegrou (29.9) Fazer a coisa com alegria muito diferente. Diz a Bblia que Deus ama a quem d com alegria. Dar uma coisa, mas dar com alegria outra! E as mulheres, mestre em receber, sabem mais que ns... Alegria o calor da ddiva. Uma ddiva fria no oferta afronta. Dar sem alegria no dar, defraudar, ofender. O povo se alegrou. Que calor tem o esposo quando compra, para a esposa, um aparelho novo. Que alegria tem o namorado ao presentear sua namorada. O sorriso do recebimento como combustvel ao fogo a alegria de quem doa. Diz a Bblia que Jesus se alegrava ao receber ddivas dos seus. Servi ao Senhor com alegria. Nas riquezas reflexas, o corao tem:

5. LIBERALIDADE De corao ntegro deram eles liberalmente ao Senhor (29.9) Liberal o contrrio de avarento. Liberalidade largura, no medir, no ser do conta-gotas. servir com tudo. Foi a virtude da viva que Jesus ressaltou deu todo o seu sustento. O liberal mostra f, mostra amor, mostra disposio. O amor rasga o corao Deus prdigo na liberalidade. Tudo ele faz com abundncia. As limitaes so sempre resultantes de nossa humanidade, e pequena se mais no temos, porque mais no damos. Quem semeia com abundncia, com fartura colher.

CONCLUSO As RIQUEZAS REFLEXAS nos mostram: O empenho de nossas foras A grandeza de nosso amor A disposio de nossa vontade A alegria de nossa entrega A sinceridade de nosso servio A liberalidade nos nossos talentos Provemos nosso amor, e a grandeza de nosso Deus. Nosso Deus grande e maravilhoso. Demos-lhe nossas vidas. Tragamos-lhe ofertas para o seu templo. PONTOS PARA DISCUTIR 1) O homem rico pelo que d e no pelo que recebe. 2) Mas deram-se a si mesmos, primeiro ao Senhor... 2 Co 8.5. O que isso significa. 3) Qual deve ser a motivao do nosso servio?

Lio 7 A COMERCIALIZAO DA F (1) Texto Bsico: At 8.4-25 Objetivo da Lio: Estabelecer a diferena entre milagre e mgica. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo Sinais Desfeitos Sinais Enganosos Profetas Falsos Profetas da Idolatria O dedo de Deus A queda de Babilnia O Senhor Deus! Is 44.21-28 2 Ts 2.1-12 Mt 7.15-23 Dt 13.1-18 Ex. 8.16-19 Is 47.1-15 1 Rs 18.20

Mirassol, 40.000 habitantes, a 460km de So Paulo vive dias de agitao religiosa com a imagem da Senhora de Ftima que chora mel e azeite. As lgrimas so usadas pelos devotos para benzer, acalmar crianas agitadas, curar picadas de insetos e, como no poderia deixar de ser, promover curas miraculosas. A cpula Catlica no tem interesse em estudar a questo. Mas uma freira credita a cura de um antigo problema digestivo s lgrimas da imagem (milagre em Mirassol, Revista Veja, 17/07/1996). Como explicar esse fenmeno? Haveria alguma explicao cientfica, sobrenatural, ou tudo no passa de uma grande fraude? Quem teria interesse em tudo isso? Milagre ou Mgica? O texto bsico nos fornece diretrizes que diferenciam a ao de Deus da magia.

1. MAGIA Segundo o Novo Dicionrio da Bblia, A magia e a feitiaria so as maneiras de influenciar indivduos e acontecimentos por meio sobrenaturais ou ocultos. O mgico tenta compelir um deus, um demnio ou um esprito a trabalharem para Ele; ou ento segue um padro de prticas ocultas para inclinar foras psquicas conforme a sua vontade. A magia sempre est relacionada na Bblia, com a feitiaria bruxaria, encantamento, astrologia, necromancia e adivinhao (Dt. 18.9-12; 47.9; 12). Sempre foi condenada por Deus (Lv 19.26; 20.27; Dt 18.10-14). Ora havia certo homem, chamado Simo, que ali praticava a mgica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto; ao qual, todos davam ouvidos, do menor ao maior dizendo: este homem o poder de Deus, chamado o Grande Poder. Aderiram a ele porque havia muitos que os iludira com mgicas (At 8.9-11). O texto nos fala da existncia em Samaria, de Simo, o mgico. Este iludia as pessoas, insinuando ser ele uma emanao de Deus. Ele era, em essncia, um charlato oriental que representava um sincretismo de elementos mgicos, judaicos e do paganismo grego, o poder de Deus recebeu um esquema Trinitrio: Simo apareceu aos samaritanos como Pai, aos judeus como filho, e ao mundo como o Esprito Santo. Algumas lies acerca da magia, podemos extrair do texto: At 8.9-11.

1.1 A MAGIA ILUDE AS PESSOAS Iludindo o povo de Samaria (v.9). A palavra iludir denota um estado de confuso mental e emocional: est fora de si (Mc 3.21), enlouquecer (2 Co 5.13) Atnitos (At 2.7). As pessoas que se envolvem com adivinhadores, prognosticadores, mdiuns, agoureiros, feiticeiros, encantadores, mgicos, astrlogos, necromantes, falsos profetas acham-se perturbados e confusos. O profeta Isaas diz passaro pela terra duramente oprimidos e famintos; e ser que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldioaro ao seu Rei e ao seu Deus, olhando para cima. Olharo para a terra, eis a angustia, escurido, e sombras de ansiedade, e sero

lanados para densas trevas (8.21-22). A magia embora possa ser praticada em conjunto com falsas idias religiosas, constitui-se numa inimiga da religio verdadeira. Em At 13.4-12, Elimas, o mgico, faz oposio a converso do Procnsul Srgio Paulo. Atravs da Doutrina do Senhor e cheio do Esprito Santo, o Apstolo Paulo vence a magia, e o Senhor promove a converso do Procnsul. 1.2 A MAGIA UM MEIO DE PROMOO PESSOAL Atravs de suas mgicas, Simo se insinuava ao povo Samaritano como um Grande Vulto. Com aquela massa confusa e perplexa, Simo se auto -projeta como uma emanao de Deus. Este homem o poder de Deus, chamado o Grande Poder (v.10), declarava a massa iludida. No Brasil hoje, o escritor mais lido e badalado chama-se Paulo Coelho. Ele um mago e atravs dos seus livros tem ganho muito dinheiro, se auto promovendo internacionalmente, e pior de tudo, tem encantado e amarrado a muitos na mentira (Is 47.12-13). 1.3 A MAGIA VISA SEMPRE O LUCRO FINANCEIRO A magia est sempre ligada a avareza e a imoralidade. Os escritores do N.T. usavam a figura de Balao (Nm 22-24; 25.1-3; 31.16) para identificar uma heresia gnstica surgida no I sculo (Jd 8; 2 Pd 2.15; Ap 2.14), que misturava assuntos espirituais com interesses financeiros. Simo provavelmente o criador de uma heresia gnstica Simoniana, que pendurou at o III s culo, abraou a f crist apenas por interesse. Isso fica evidente quando ele oferece dinheiro aos Apstolos em troca do poder do Esprito Santo (At 8.18-19). O seu objetivo era ganhar dinheiro com o Evangelho. A sua mente estava condicionada a prtica da magia que oferece enganoso auxlio espiritual por dinheiro.

2. MILAGRE Com a morte de Estevo, levantou-se uma grande perseguio contra a igreja em Jerusalm e, exceto os Apstolos, todos foram dispersos. Os crentes dispersos iam por toda parte falando ou tagarelando a Palavra de Deus (At 8.1,4). Felipe, que havia sido eleito e ordenado para Servir s mesas (At 6.2,5), tornou-se numa espcie de Evangelista Oficial, e descendo Samaria, anunciava-lhes a Cristo. Era um trabalho de evangelizao coletiva (8.12). Felipe tambm realizava sinais e grandes milagres (At 8.6,13). Algumas lies poderemos extrair dessa narrativa. 2.1 MILAGRES ACOMPANHAM A PREGAO FIEL DO EVANGELHO O significado bsico de milagre (grego semeion) sinal, marca. Necessariamente no tem um carter milagroso (Mt 26.48; Lc 2.12), mas confirmatrio e autenticador. Os sinais realizados por Filipe estavam coordenados com a pregao e se constitua marcas legtimas da autoridade divina na era apostlica (Mc 16.20; At 14.3). Os sinais e milagres so marcas de legitimao e autoridade divina do cargo apostlico (2 Co 12.12; Rm 15.18-19). Quando os milagres so realizados em separao pregao da Palavra de Deus, eles no tm a sua origem em Deus. A Bblia nos adverte que falsos profetas seduziro os homens para a apostasia divina, operando sinais e maravilhas (Mc 13.22; Mt 24.24; Ap 14.13-14; 2 Ts 2.3). 2.2 OS MILAGRES NO PROMOVEM A SALVAO DO PECADOR Os sinais e grandes milagres no so suficientes para promover a f salvadora. Simo abraou a f apenas intelectualmente sem se converter de fato (At 8.13; 2124). E assim, a f vem pela pregao e pregao pela Palavra de Cristo (Rm 10.17). Veja: Lc 16.27 -31. Nem mesmo os milagres realizados por Jesus tinham intuito de persuadir descrentes a crerem nele Mc 8.12. 2.3 OS MILAGRES VERDADEIROS PROMOVEM A JESUS Quando verdadeiros sinais e milagres acontecem, eles no promovem pessoas ou igrejas, mas a Jesus Cristo. Felipe no se autopromovia, mas anunciava-lhes a Cristo. Quando, porm deram crdito a Felipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados. Assim homens como mulheres (At 8.12). 2.4 O MAIOR DE TODOS OS MILAGRES O maior milagre que uma pessoa pode receber o perdo dos seus pecados e a substituio da sua natureza carnal por espiritual (Ez. 36. 26).

Mas, para que saibas que o filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados, disse ao paral tico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para casa. Todos ficaram atnitos davam glria a Deus e, possudos de temor, diziam: Hoje vimos prodgios (Lc 5.24,26). 2.5 A EVIDNCIA DO VERDADEIRO MILAGRE A grande alegria que uma pessoa pode experimentar no se d quando ele recebe um milagre fsico, mas quando ele encontra-se com Jesus. E houve grande alegria naquela cidade (At 8.8). Antes s havia iluso e sofrimento. Em Jesus h conhecimento e liberdade. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertar (Jo 8.32). Jesus disse Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar nas trevas, pelo contrrio, ter a luz da vida (Jo 8.12). A luz esclarecedora do Evangelho produz alegria e satisfao.

CONCLUSO Infelizmente no podemos perceber nitidamente a causa ou a origem dos fenmenos espirituais. Vemos os efeitos, mas no a causa. Como cristos, precisamos provar os espritos a fim de verificar as suas origens. O critrio principal que Jesus nos fornece o julgamento da vida espiritual daquele que opera o fenmeno espiritual (Mt 7.21). Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.

PONTOS PARA DISCUTIR 1. Voc conhece algum envolvido com a magia ou espiritismo que esteja de fato feliz? 2. Nem todo fenmeno sobrenatural tem a sua origem em Deus. 3. Todo milagre que no esteja casado com a integridade moral de seu agente deve ser visto com extrema desconfiana Louis Moden.

Lio 8 A COMERCIALIZAO DA F (2) Texto Bsico: Jo 2.13-22 Objetivo da Lio: Convencer o aluno que Jesus contra a explorao da religio. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo O mercenrio Explorao comercial A comercializao da palavra Profetizar por dinheiro O pecado das riquezas Salvao Gratuita A comercializao no templo Jo 10.7-13 2 Pd 2.14-17 2 Co 2.14-17 Mq 3.1-12 Ec 5.8-20 Is 55.1-13 Jo 2.13-22

Templo Dinheiro, Pequenas Igrejas, Grandes Negcios, Jesus o caminho, e a Igreja o pedgio, so algumas das diversas piadas feitas a igreja Evanglica hoje. Igreja tornou-se sinnimo de Explorao Comercial onde pastores exploram a necessidade e a ignorncia das pessoas menos esclarecidas, trocando alvio espiritual por dinheiro. Duas coisas precisam ser ditas. A primeira que nem todas as igrejas que se auto denominam evanglicas so verdadeiramente evanglicas. Segundo que a prpria Bblia nos adverte quanto a existncia de falsos pastores e consequentemente de falsas igrejas, portanto no devemos ficar surpresos. A comercializao da f a prtica religiosa que visa o lucro financeiro. Ela se acha presente em qualquer religio: Cristianismo, Catolicismo Romano, Espiritismo, etc. uma prtica to antiga quanto a religio. Interessa-nos aqui a comercializao no ambiente evanglico. 1. DEFINIO DE QUEM A PRATICA Disse Jesus: Acautelai-vos dos Falsos Profetas que se vos apresentam disfarados em ovelhas, mas por dentro so lobos roubadores (Mt 7.15). Os falsos profetas so: as autoridades religiosas dos judeus, como os fariseus Mt 23.13-36; os impostores como Judas, da Galilia At 5.37; os profetas falsos da poca crist Mt 24.11; 7.21-23; qualquer individuo que ensine coisas que faam outros entrarem no caminho espaoso. O Didaqu (ensino dos apstolos) refere-se a certas pessoas, intitulando-as comerciantes de Cristo, pois da religio de Cristo fazem um meio de vida, um meio de ganhar dinheiro como se fora qualquer outro negcio. Lobos roubadores indica que para conseguir os seus objetivos financeiros, essas pessoas so capazes de sacrificar as ovelhas. por isso que Jesus tambm os chama de ladres, salteadores e mercenrios. Eles se aproximam das ovelhas somente para roubar, matar e destruir (Jo 10.10). Eles transformam igrejas em covil de salteadores (Jr 7.11; Mt 21.13). 2. UM EXEMPLO DE COMO PRATICADA (Jo 12.13-22) A pscoa era a mais importante de todas as destas judaicas (Lv 23.4-8). Segundo a lei, todo homem judeu que residisse dentro de um reio de 30 km de Jerusalm tinha a obrigao de comparecer a festa. por isso que Jesus subiu a Jerusalm (Jo 2.13; 6.4; 11.55). Era obrigatrio tambm o pagamento por parte de cada judeu maior de 19 anos, de um imposto do Templo. Meio ciclo de prata para a manuteno diria dos sacrifcios no Templo. O valor deveria ser pago anualmente e correspondia quase a dois dias de salrio mnimo. O mais interessante que este imposto somente poderia ser pago na moeda judia (ciclo do santurio). As moedas estrangeiras eram impuras e imprprias para pagar uma dvida a Deus. Como vinham peregrinos de todas as partes do mundo com todo tipo de moeda, foi instalado no Templo comrcio dos cambistas. Ao trocarem as moedas, os cambistas cobravam uma grande comisso, explorando assim os peregrinos. Tambm havia o comrcio de animais. A lei estabelecia o sacrifcio cruento (Lv 1-7). O animal a ser sacrificado deveria ser perfeito e sem mancha (Lv 22.20). As autoridades religiosas que eram os responsveis pelos negcios realizados no Templo (cmbio e vendas de animais), estabeleceram fiscais para examinar as vtimas para o sacrifcio. Se um fiel

adquirisse uma vtima fora do Templo sem dvida ao ser examinada pelos fiscais, seria recusada. O fiel era portanto obrigado a comprar no Templo a vitima do sacrifcio, num valor trinta vezes maior. Qual seria a atitude de Jesus hoje, se estivesse fisicamente conosco, ao contemplar a explorao praticada em algumas igrejas?

3. A REAO DE JESUS FRENTE A COMERCIALIZAO DA F Jesus Cristo ao contemplar aquela explorao aos peregrinos por parte das autoridades religiosas, movida pelo zelo, irado, expulsou a todos do Templo (Jo 2.1416). Quais os motivos que justificam a atitude de Jesus? 3.1 PORQUE O COMRCIO DA F DESSACRALIZA OU PROFANA A RELIGIO Disse Jesus aos comerciantes e cambistas: No faais da casa de meu Pai casa de negcio (Jo 2.16). A natureza da igreja espiritual e no comercial. No somente o espao Casa de Orao, mas tambm o servio a Deus espiritual. De graa recebeste, de graa da (Mt 10.8). 3.2 PORQUE JESUS ZELA PELA PUREZA DE SUA IGREJA Ao contemplarem a atitude de Jesus, os seus discpulos se lembraram do Salmo 69.9: O zelo da tua casa me consumir (Jo 2.17). Jesus Cristo zela pela pureza e s antidade da sua igreja. Para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, porm santa e sem defeito (Ef 5.27). O profetizar, o expelir demnios, o realizar milagres podem ser feitos em nome de Jesus, mas sem a autoridade e o poder de Jesus (Mt 7.22). H muita gente ganhando dinheiro com o nome de Jesus, sem contudo estar fazendo a vontade de Deus: Ento, lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade (Mt 7.23). Por isso os perversos no prevalecero no juzo, nem os pecadores na congregao dos justos (Sl 1.5). 3.3 PROQUE A VERDADEIRA RELIGIO JAMAIS PODER SER COMERCIALIZADA PELO HOMEM (Jo 2.18-22) Com a vinda de Jesus todo aparato sacrificial de animais tornou-se obsoleto. Eu destruirei este santurio edificado por mos humanas e em trs dias construirei outro, no por mos humanas (Mc 14.58). Com a sua vinda, Jesus ps fim a todo o ritualismo judaico, substituindo-o por uma nova forma de relacionamento com Deus. Mas vem a hora e j chegou, em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque so estes que o Pai procura para seus adoradores (Jo 4.24). Nenhum sacrifcio de animal pode justificar o homem perante Deus. No se pode comprar e vender bnos genunas. A salvao de graa (Is 55.1-3). No possvel adquirir por meio do dinheiro qualquer beno espiritual (At 8.20). Essas igrejas que esto comercializando Bnos Espirituais, esto enganando os seus consumidores. impossvel subornar Deus (Rm 8.32). Aquele que tem sede venha e quem quiser receba de graa a gua da vida (Ap 22.17). CONCLUSO A comercializao da f promovida por falsos pastores em falsas igrejas. No se deixe iludir! Porque surgiro falsos Cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodgios para enganar, se possvel, os prprios eleitos... No acrediteis (Mt 24.24-26). Jesus nos ordena a no confiar em falsos obreiros ainda que aparentemente estejam realizando grandes sinais e prodgios. Estes sinais so grandes somente no objetivo: enganar. E infelizmente tem enganado a muitos (2 Ts 2.7-11). PONTOS PARA DISCUTIR 1. O que comercializao da F? 2. Voc conhece alguma igreja que comercializa bnos? 3. possvel realizar prodgios sem o poder de Deus?

Lio 9 O COMPROMISSO COM DEUS Texto Bsico: Objetivo da Lio: Incentivar o aluno a priorizar o trabalho de Deus em sua vida. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo Santa Ambio OS inimigos da Obra O Templo Glorioso Cano do Exlio No se importaram! Os talentos Restaurao 1 Co 9.19-27 Ed 4.1-24 Ez 43.1-9 Sl 137 Mt 22.1-14 Mt 25.14-30 Sl 85

Se voc deseja ser rico d! Se voc deseja ser pobre retenha! Se voc deseja abundncia espalhe! Se voc deseja passar necessidade entesoure! (Ralph Neighbour). Este pensamento revela grande verdade: no existe coisa alguma que possamos conservar. Se no dermos o que possumos agora, perderemos o privilgio de dar, pois um dia tudo o que temos ser dado. A gerao de crentes que viveu na poca da reconstruo do templo, 520 a.C no tinha conscincia desta verdade. Cada pessoa corria para construir seu patrimnio particular, enquanto a Casa do Senhor permanecia em runas. Durante quase vinte anos a reconstruo do templo ficou parada. Ento, Deus levantou dois profetas, Ageu e Zacarias, para incentivar novamente a construo. A exortao proftica deu exlio e o segundo templo, o de Zorobabel, foi erguido em apenas cinco anos. Antes de passarmos ao estudo das profecias de Ageu, gostaramos de fazer trs perguntas: 1. Ser que as fortunas pessoais obtidas com o empobrecimento da alma no se constituem em maldio na vida? 2. Qual a relao existente entre propriedade econmica e fidelidade a Deus? 3. certo priorizar a melhoria de nossa casa em prejuzo do Senhor?

1. O DESAFIO AGEU 1.1-11 Ageu era um profeta popular. Ele no precisava ser apresentado, pois todos o conheciam como Ageu, o Profeta (Ed 5.1 e 6.14). Provavelmente ele nasceu dia de festa, e por isto foi chamado de Ageu, Minha Festa. O seu livro constitudo por quatro profecias, dadas num perodo aproximado de 15 semanas ou quatro meses, durante o segundo ano de Dario I (521-486 a.C). Cada profecia comea com a forma literria Veja a Palavra do Senhor (1.1; 2.1; 2.10 e 2.20). Naquele tempo no havia rei em Israel, e as inic iativas deveriam ser tomadas pelo governador Zorobabel, bisneto do rei Josias, e pelo Sumo-Sacerdote Josu (Ed 3.1-13). por causa disto que a profecia era dirigida primeira aos dois lderes (Ag 1.1), depois ao povo (Ag 2.1-2). Como enviado do Senhor (1.13) ele se esforou para tomar a mensagem clara e compreensiva. Isso provocou uma reao imediata do povo. Primeiro ele acusa (1.1-11), depois vem a reao (1.12-24), seguida da garantia de sucesso no fim. A sua mensagem era uma s: Compromisso com Deus. O povo dizia: no veio ainda o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser edificada (1.2). Todo o mundo achava que o Templo deveria ser restaurado um dia, mas no to j. Podemos at imaginar alguns questionando se era justificvel gastar tanto com a reconstruo do templo. Outros se eram de fato Deus quem ordenava a restaurao ou Ciro, o rei Persa (Is 44.28). Existia at mesmo aqueles que aguardavam um restaurao miraculosa, conforme interpretao do profeta Ezequiel (Ez 40-43). O profeta ento protesta: Acaso tempo de habilitardes vs em casas apaineladas, enquanto a Casa do Senhor permanece em runas? (1.4). O profeta coloca em dvida as prioridades do povo. Que valor eles estavam dando a Deus se deixavam sua casa em runas?

De vez em quando nos sentimos como Ageu. Observamos crentes em nossas igrejas prosperando materialmente, enquanto falta recursos para reformar ou construir o Templo do Senhor. Ageu no se surpreende com a insatisfao que o povo sentia apesar de trabalhar tanto. H uma ligao direta entre a pobreza e o abandono do templo. Nos versculos de 6-9, 11 registram-se desapontamento, insatisfao, prejuzo, frustrao, escassez e desemprego. Quantas vezes os nossos sentimentos pessoais esto ligados nossa obedincia ao Senhor! O profeta ento insistiu que o povo devia trazer madeira, no para embelezar as residncias, mas, para o Templo do Senhor: Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor! (v.8ss). 2. A REAO AGEU 1.12-15 A pregao de Ageu produziu um grande impacto. Todos, unanimente, decidiram retomar a construo do Templo: Ento Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josu, filho de Jeozadaque, Sumo Sacerdote, e todo o resto do povo atenderam voz do Senhor seu Deus, e s palavras do profeta Ageu, as quais o Senhor seu Deus o tinha mandado dizer... (1.13). Apenas vinte e trs dias depois da pregao de Ageu a obra foi reiniciada, para a glria de Deus (1.15). Qual o segredo para essa reao do povo? Soberanamente ela foi produzida por Deus. Por trs da reao do povo estava a atuao silenciosa e irresistvel do Senhor (1.14). Houve um despertamento espiritual para o trabalho: O Senhor despertou o esprito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Jud, e o esprito de Josu, filho de Jeozadaque, Sumo Sacerdote, e o esprito do resto de todo o povo... (1.14). O comentarista J.G. Baldwin afirma: Este mesmo Deus era coerente em sua atitude para com as pessoas. Apesar de elas o desprezarem, ele nunca desistia delas. Quando elas deixaram de fazer sua vontade, ele lhes dificultou a vida, para que voltassem para ele (1.5). Quando elas se dedicavam ao seu servio, ele se agradava disto e era glorificado (1.8). Ele mudou as atitudes das pessoas (1.14), e morou entre elas na pessoa de seu Esprito (2.5). As provas do despertamento espiritual produzido por Deus so: 1. A obedincia voz do Senhor proclamada atravs do profeta. 2. O temor a Deus em contraste com a indiferena e a apatia das palavras de Deus; 3. A presena pessoal de Deus com seu povo. 3. A GARANTIA AGEU 2.1-9 Passou apenas um ms, e Deus mandou o segundo recado proftico por intermdio de Ageu (2.1). O objetivo era animar o povo. Era natural que sentissem desnimo, comprando o templo majestoso construdo por Salomo com o templo que eles iriam construir a partir daquelas runas: Quem h entre ns que, tendo edificado, viu esta casa na sua primeira glria? E como a vedes agora? No ela como cousa de nada aos vossos olhos? (2.3). Deus desejando animar o povo, o desafia dizendo: S forte, trabalhai, no temas. Deus lhe faz trplice promessa: 1. O meu Esprito habita no meio de vs O meu Esprito habita no meio de vs. O particpio hebraico denota uma ao contnua e engloba tanto o passado como o presente. No pacto com Israel Ex 19.5,6 e 34.10-11, Deus garantiu a sua presena constante com o povo. Essa presena serve principalmente para fortalecer o povo a trabalhar (Ag 1.14 e Zc 4.6). Assim como nos dias de Moiss, Deus estava com o seu povo na reconstruo do templo (Ed 5.1 e Is. 63). 2. Minha a prata e meu o ouro Minha a prata, meu o ouro diz o Senhor dos Exrcitos (v.8). Ageu proclama que Deus o proprietrio de todas riquezas existentes no mundo (J 41.11 e Sl 50.12). Ele suprir todas as necessidades do seu povo, principalmente quando em obedincia a sua ordem. Nunca falta recursos materiais a Igreja quando ela se dispe a fazer a vontade de Deus. No obstante, no perodo herodiano ter se gasto uma grande fortuna no embelezamento daquele templo construdo por Zorobabel (Jo 2.19-20), Deus o encheria de glria, muito mais preciosa que prata e ouro a presena do Filho de Deus (2.7,9). 3. A glria desta ltima casa ser maior do que a da primeira Deus mostra atravs desta promessa o quanto importante valorizar o trabalho realizado para ele. Apesar de no se comparar em suntuosidade com o

templo de Salomo, aquele templo que os judeus iriam construir seria aquele em que o Messias compareceria. A gloria desta ltima casa ser maior, tornou literalmente real sob Herodes (Jo 2.19; Mc 13 .1), mas principalmente porque o Senhor do Templo veio (Mt 12.6). CONCLUSO No chamado Manifesto contra o Materialismo Mt 6.13-34, Jesus estabelece qual deve ser o compromisso ou a prioridade do cristo: buscar em primeiro lugar o reino de Deus. Desejai as coisas grandes (as mais importantes), e as coisas pequenas vos sero acrescentadas. No vale a pena construir patrimnio material particular em detrimento a pobreza espiritual. Quando buscamos a vontade de Deus para a nossa vida, todas as outras necessidades nos so atendidas pela providncia de Deus.

Lio 10 A ALEGRIA DO CONTENTAMENTO Texto Bsico: Fp 4.10-13 Objetivo da Lio: Encorajar o crente a depender da vontade de Deus, tendo nele sua suficincia. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo O temor do Senhor Contente com o que temos A felicidade dos mpios Ele conhece nossas necessidades Tribulaes, motivo de gozo Tesouro em vasos de barro Alegria do Contentamento Sl 128 1 Tm 6.6-9 Sl 73 Hb 2.10-18 1 Pb 4.12-19 2 Co 4.7-12 Fp 4.10-13

Todos ns buscamos durante a vida toda a felicidade. Esperamos, atravs da posse de bens e valores que o mundo nos oferece, alcanar essa felicidade. A maioria das vezes nos frustramos, quer por no conseguir o alvo desejado, quer por no alcanar nas nossas realizaes a felicidade por completo. Nesse sentido, encontramos um ditado popular que diz a felicidade de pobre dura pouco. Asafe, no Salmo 73, nos relata sua prpria experincia de frustrao por depositar sua felicidade nos bens que aparentemente trazem a felicidade aos mpios. O apstolo Paulo tem posio diferente, quando relata em Filipenses 4.11b-13 ...pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que estar necessitado e sei tambm o que ter mais do que o necessrio. Aprendi esse segredo e, portanto, sempre e em todo lugar e em qualquer situao, eu me sinto contente, esteja alimentado ou com fome, tenha muito ou tenha pouco. Posso enfrentar qualquer coisa com a fora que Cristo me d (SBB Traduo da Linguagem de Hoje). Encontramos a razo de Paulo fazer tal declarao, sob a inspirao do Esprito Santo, por saber que Deus a nica fonte de felicidade verdadeira, pois no necessita de nada para faz-lo assim. E ainda mais, Deus torna-nos to felizes quanto Ele . (Jo 1.16; Sl 128). De sorte que, mesmo quando tempos pouco daquilo que o mundo oferece, temos bnos espirituais que o Senhor nos d. Tanto Paulo, como o escritor da epstola aos Hebreus, nos fala da alegria em contentar-nos com as bnos que o Senhor nos concede, porque somos guardados pelo Senhor (1 Tm 6.6-9; Hb 13.5). 1. O SEGREDO DESSA FELICIDADE A felicidade que o mundo oferece, na maioria das vezes, est baseada nas circunstncias da vida e em coisas externas ao homem. A felicidade que Deus nos d, vem de dentro do nosso corao, e no depende de qualquer circunstncia externa a ns. por isso que o salmista Davi exclama Somente em Deus, minha alma espera silenciosa, porque dele vem a minha esperana (Sl 62.5). 1.1 Quando vemos o mpio com suas riquezas e sua aparente felicidade, no podemos contemplar o seu interior, e at mesmo nos esquecemos do seu final, como ocorreu com o salmista no Salmo 73.2,3,17. A felicidade dele aparente e seu final trgico. A felicidade que Deus nos d est presente mesmo no meio das maiores dificuldades (2 Co 4.7-18). Entristecemosnos quando circunstncias adversas nos cercam, como todo ser humano; entretanto, podemos estar capacitados por Deus para mesmo nessas ocasies mantermos nosso contentamento (vs. 17, 18). 1.2 Em segundo lugar, temos a promessa de que o Senhor Jesus poderoso para nos socorrer (Hb 2.18). Ele no somente poderoso, mas conhece todas as nossas dificuldades e sofrimentos, pois Ele passou por todas as provaes, sofreu quando tentado, e conhece todas as nossas necessidades (Hb 4.15-16).

O crente, quando aprende o segredo de que Paulo fala, nos momentos em que passa por problemas no murmura, no resmunga, no reclama de Deus; pelo contrrio, ama a Deus e glorifica o seu nome, confiado nas promessas de socorro bem presente. Quando manifesta seu descontentamento pelas dificuldades que est enfrentando, o faz atravs da orao (Fp 4.7,13). 1.3 Outro aspecto importante de nossa felicidade o fato de que ela obra de Deus (Fp 4.11,13; 2 Co 12.9; Rm 15.13). No se trata de uma aceitao passiva da situao em que nos encontramos, mas antes, a certeza positiva de que Deus tem suprido nossas prprias necessidades (Mt 6.25-32; Is 49.13). Podemos ento estar contentes por haver sido satisfeitos pela graa de Deus. Ela produzida em ns atravs de sua palavra e por uma profunda comunho entre ns e Deus (Jo 15.11; Sl 128.1-4; At 2.46). fruto da ao intensa do Esprito Santo em ns (At 13.52; Gl 5.22). 1.4 A alegria do crente, que faz a sua felicidade, est ainda alicerada em fazer a vontade de Deus (Sl 128.1; Rm 12.2). O cumprir a vontade de Deus no s opera em ns felicidade, mas tambm a felicidade deriva do fato de estarmos fazendo a vontade de Deus. O prprio Senhor Jesus, quando interpelado por seus apstolos, declarou que o que o satisfazia era fazer a vontade daquele que o enviou (Jo 4.34). Em Jo 15.1-11, o Senhor conclui a primeira parte da parbola da videira, ensinando sobre a necessidade de uma comunho ntima com o Pai e a obedincia sua palavra, afirmando o meu gozo esteja em vs, e o vosso gozo seja completo, na proporo do cumprimento desse ensino. 1.5 Nos ensina ainda a palavra de Deus, que a felicidade do crente ainda persiste, seja qual for a dificuldade que enfrentamos. Alias, motivo de gozo para o cristo o fato de poder passar por tribulaes por amor de Cristo. (1 Pd 4.12-19; Tg 1.2-4; 2 Co 4.7-12; Rm 5.3; 2 Co 7.4). Atravs das tribulaes, que so passageiras, no permanecem para sempre, Deus aperfeioa em ns o carter, e nos conduz a uma maior maturidade crist. 2. O CAMINHO PARA O CONTENTAMENTO O caminho para chegarmos a uma vida de contentamento, onde a alegria da vida crist pode ser gozada, independentemente das circunstncias em que vivemos, passa pelo aprendizado de alguns princpios bblicos: 2.1 Negue-se a si mesmo Existe por ai, uma falta pregao da palavra de Deus, que anuncia aceitem a Jesus e todos os seus problemas sero resolvidos. No encontramos a menor sustentao bblica para tal afirmao. Pelo contrrio, ao lermos Lc 9.23-24 encontramos Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Vida crist vida de renuncia, negao a muitos prazeres que o mundo oferece que so sinnimos de felicidade. 2.2 Viver na dependncia completa de Deus Sem Deus, nada do que fazemos pode nos satisfazer completamente (Is 55.2-3). O apstolo Paulo nos ensina que o desenvolvimento da nossa salvao se d com temor e tremor, dentro da compreenso que Deus quem efetua em ns tanto o querer como o realizar, segundo a sua vontade. Isso implica em que a vida crist autntica, e, portanto, feliz, se d na medida em que as nossas realizaes sejam fruto dessa dependncia de Deus, submetendo-nos sua vontade. No h felicidade verdadeira fora da dependncia da vontade de Deus. 2.3 Buscar a satisfao em Jesus H um cntico espiritual que diz satisfao ter a Cristo, no h melhor prazer j visto....

Para o homem as figuras que melhor caracterizam a satisfao humana o alimento (po e gua). Utilizando essas figuras Jesus nos ensina que somente nele encontramos completa satisfao para as nossas vidas (Jo 6.51; Jo 7.3738). E ainda complementando esse mesmo ensino, nos diz tereis vida, e vida abundante e a vossa alegria seja completa na medida em que o recebamos e dele dependamos. 2.4 Nosso alvo esteja posto no seu reino Somos forasteiros neste mundo (Hb 11.13-16). Na medida em que vivemos essa realidade crist, nossos alvos, objetivos tende a mudar de direo e propsitos. Assim, passamos a nos preocupar com o tesouro ajuntado nos cus, onde a ferrugem e a traa no destroem, nem o ladro rouba. Encaramos as lutas da vida como bom soldado, que participa dos sofrimentos, como soldados de Cristo (2 Tm 2.3 5). Longe de sua ptria, sabe que o conforto final ser gozado no momento que regressar Manso Celeste. 2.5 Goza plenamente as bnos que lhe so acrescidas dia a dia Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. A cada instante Deus tem nos cercado de toda sorte de beno. Toda sua criao, a vida, a proteo, e especialmente a Salvao em seu Filho Jesus. Todas essas coisas que Deus fez, leva-nos a compreender que Ele bom, e mesmo em meio s dificuldades podemos ter gozo e paz. 2.6 Compreender que Deus est no comando de todo o Universo Sua ao to completa que Ele nos diz que nenhum fio de cabelo cae de nossas cabeas, sem que esteja sob o seu inteiro controle. Em Lc 12.6-7, Mt 6.25-32 encontramos promessas de Deus do seu cuidado especial para conosco na sua conduo de cada detalhe da criao. No temos um Deus distante, que depois de ter criado tudo, ausentou-se, mas um Deus presente como diz o hino Deus presente est conosco. CONCLUSO A verdadeira felicidade est desvinculada de qualquer circunstncia ou bem material que o mundo possa oferecer, a despeito de ser esse o conceito presente neste sculo. Ela depende exclusivamente de Deus, que a aplica em nossos coraes, na medida em que fazemos a sua vontade. Podemos, na prtica da vida crist, gozar de pleno contentamento; mesmo sofrendo por Cristo; mesmo em circunstncias adversas, por que so passageiras; mesmo nas provaes, que nos edificam e aperfeioam nosso carter cristo. PONTOS PARA DISCUTIR 1. Pode o crente entristecer-se com os problemas e dificuldades que lhe sobrevm? 2. Quais so as maiores causas de descontentamento na vida crist? 3. Qual a relao entre nosso contentamento e a promessa da vida futura? 4. Onde a compreenso da soberania de Deus influencia nosso contentamento?

Lio 11 O DINHEIRO E A SORTE Texto Bsico: Pv 21.25-26 Objetivo da Lio: Deixar o aluno impressionado com o grande desperdcio e incentivo ao pecado que so as loterias e os jogos de sorte. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo O dono de Tudo Servos do dono A escolha de Deus A sorte na mo de Deus A preguia A cobia A providncia de Deus Sl 95 Mt 25.14-30 1 Sm 10.17-27 Pv 16.33; 18.18; At 1.21-26 Pv 6.6-11; 26.13-16 Pv 21.25-26; Tg 1.12-15; 4.1-3 Sl 37.25; Mt 6.25-34

Jogo de bicho, Sena, cassinos, ttulos de capitalizao, Papatudo, Loto, Tele-Sena, Raspadinha, Loteria Federal, Loteca, bingos, rifas e muito mais. A revista, Veja, nos informa (28/04/1993) que ns brasileiros provavelmente sejamos campees mundiais de jogadores na sorte. Todo ano torramos mais que 3,8 bilhes de dlares. o suficiente para construir 400.000 casas populares. A maior parte deste dinheiro sai do bolso do pobre. At comerciantes e instituies evanglicas atraem as pessoas com prmios de sorte. Nesta lio vamos observar que apostar na sorte indubitavelmente um pecado. No algo inocente como muitos acreditam. 1. LANAR SORTE NA BBLIA No vamos cair no erro de dizer que todo jogo errado e nunca podemos resolver nada lanando sorte. A Bblia usa a sorte de vrias maneiras corretas. Nisto nos lembramos que realmente no existe sorte pura. Na soberania de Deus, ele determina tudo que acontece no mundo, inclusive o resultado de lanar sorte: A sorte se lana no regao, mas do SENHOR procede toda deciso (Pv 16.33). 1.1 Urim e Tumim Deus deu ao sumo sacerdote esses dois objetos que deveriam ser usados para se descobrir a vontade de Deus, um determinado assunto (x 28.30; Nm 27.21). 1.2 Deus aponta uma pessoa Algumas vezes na Bblia, o SENHOR manda lanar sorte, para indicar a pessoa certa (1 Sm 10.17-27; At 1.21-26). 1.3 Para resolver conflitos Pelo lanar da sorte cessam os pleitos, e se decide a causa entre os poderosos (Pv 18.18). Quando o mrito fica igual para as duas pessoas num conflito, a sorte pode resolver a questo. Assim podemos tambm usar a sorte em jogos de mesa, por exemplo, quando apenas para decidir como o jogo deve prosseguir. Obviamente isto no se refere a jogos nos quais se aposta dinheiro. 2. COMO FUNCIONAM OS JOGOS DE SORTE A grande tolice e o desperdcio irresponsvel ficam evidentes em uma avaliao de como funcionam os jogos de sorte. Todo mundo deve entender que o jogo de sorte s funciona quando tem muito mais perdedores do que ganhadores. Para a Sena, por exemplo, 16 milhes jogam seu dinheiro fora para um s ganhar. O artigo na Veja diz: A probabilidade de um meteoro cair na terra atingir sua cidade nove vezes maior do que a sua de acertar na Sena. Do dinheiro arrecadado nas loterias brasileiras, somente a Loteria Federal paga mais de 50% em prmios. A maioria paga bem menos. A Tele-Sena, por exemplo, s paga 6%. Toda vez que voc jogar na Tele-Sena a maior parte de seu dinheiro vai para enriquecer Silvio Santos e pagar os salrios de todos envolvidos no jogo. Nenhuma destas pessoas contribui produtivamente para a economia brasileira. Sendo assim, as loterias contribuem para a inflao e no para

a estabilidade da economia. Se o mesmo dinheiro fosse aplicado em construo de casas seria uma boa contribuio a nossa economia. J que a maior parte do dinheiro gasto nas loterias vem do pobre, so os mais necessitados que esto enriquecendo aqueles que menos precisam. Em um ano o SBT ganho u 6 milhes de dlares com comerciais e 40 milhes com a Tele-Sena. 3. PORQUE JOGAR NA SORTE PECADO 3.1 Preguia pecado A idia de loterias pagar pouco para ganhar muito sem trabalhar. preguia. Os provrbios da Bblia condenam claramente toda preguia (Pv 6.6-11). 3.2 Desvio de Dinheiro O dono de todo o dinheiro Deus. Ele nos d para que administremos em nome dele. Pecamos quando desviamos uma parte desse dinheiro para o desperdcio e a cobia, pois ambos so condenados por Deus. No temos o direito de pegar o dinheiro que Deus destinou para criar os filhos, por exemplo, e entreg-lo a pessoas que no produzem nada. 3.3 Desobedincia pecado fazer qualquer coisa que Deus no manda fazer. A Bblia em nenhum lugar ensina apostar dinheiro na sorte. 3.4 Homens de pequena f Para receber o sustento da vida, no devemos andar ansiosos. Devemos buscar primeiro o reino de Deus e as outras coisas nos sero acrescentadas. Quando apostamos na sorte abandonamos este princpio bblico e no confiamos na providncia de nosso Pai (Mt 6.25-34). 3.5 Incentivo para o vcio Muitas pessoas facilmente ficam viciadas em jogos de sorte. Tornam-se escravas do deus do vcio, que se levam irresponsabilidade e o desperdcio dos seus bens materiais. 3.6 Incentivo para outros pecados Os jogos de sorte incentivam descontentamento, ganncia, avareza. Irresponsabilidade para com a famlia. At pode levar ao roubo, depresso e outras coisas desastrosas. 3.7 Desonestidade Jogos de sorte so enganosos. Prometem grande alegria, mas s para quem ganha. A verdade que para cada ganhador milhares perdem. Os donos destes jogos devem ser processados por propaganda falsa. At uma loja que procura clientela oferecendo prmios na base de sorte est sendo desonesta. Se o seu produto bom deve ser o produto que atrai o fregus. 3.8 Fins bons no justificam meios enganosos Muitas vezes algum quer justificar um sorteio porque o dinheiro arrecadado est destinado caridade ou outro fim positivo. Tal sorteio no deixa de ser enganoso. Se o propsito ajudar um necessitado, ento se deve cultivar no corao do contribuinte um esprito de amor ao prximo e no um esprito de cobia ou ganncia oferecendo prmios. Vamos imaginar que um rdio que transmite programas evanglicos oferea Bblias por sorteio para ganha uma audincia maior. Poderia parecer inocente. O prmio de uma Bblia bom para qualquer um. Com uma audincia maior a rdio alcana sempre mais ouvintes para a mensagem de Deus. Porm, h uma mistura de motivos que no correta. Primeiro com tal sorteio no se escapa do fato que se est encorajando a cobia. Depois, se o propsito ganhar uma audincia maior para escutar a mensagem, ento a mensagem deve ser o que atrai as pessoas e no a possibilidade de ganhar uma Bblia. Se o propsito dar Bblias para as pessoas que no tm condies financeiras, ento deve-se procurar pessoas necessitadas e dar as Bblias sem exigncias. Talvez o que estaria por trs de uma audincia maior seria o desejo de ganhar mais patrocinadores para seus comerciais. Assim, o motivo de ganhar dinheiro se mistura com o motivo de divulgar a mensagem de Deus. As coisas que podem parecer inocentes nem sempre so.

3.9 O desejo de dominar o destino Muitos procuram controlar seu prprio destino. Aplicam este desejo tambm na sorte. Por deferentes meios imaginam ter a capacidade de determinar os eventos do futuro para aceitar na sorte. Quem faz isto se coloca no lugar de Deus um mal muito repreensvel. CONCLUSO O uso indevido de sorteios e o apostar na sorte no so inocentes. Incentivam a cobia, o desperdcio, a preguia, a falta de confiana no SENHOR, a m distribuio de renda. A irresponsabilidade e vrios outros males. O crente deve no somente ficar longe de participar deste pecado, mas deve tambm se envolver na luta para conscientizar o brasileiro deste grande mal. PONTOS PARA DISCUTIR 1. A lio no d referncias bblicas para sustentar os pontos que explicam como apostar na sorte pecado. Voc pode providenci-las? 2. Qual dos pontos da lio mais chamou a sua ateno? 3. Existe o uso correto de lanar sorte. D vrios exemplos para hoje.

Lio 13 O CONSUMISMO Texto Bsico: Mt 6.25-34 Objetivo da Lio: Persuadir o aluno a combater o consumismo. Segunda-feira Tera-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sbado Domingo Conformismo com o mundo Ansiedade da vida Vida de f Fim da avareza Cobia Dependncia de Deus Rm 12.1-2 Mt 6.25-34 Hb 11.13-16 Lc 12.13-21 Tg 4.1-5 Lv 25.8-34 Fp 4.10-20

Estou convencido que este um dos maiores males da nossa poca. Infelizmente a maioria dos cristos ainda no percebeu o quanto j foi engolido por esta sndrome. Parece que nos acostumados de tal maneira a conviver com o consumismo de nossa era, que no conseguimos distinguir com clareza a maneira que devemos nos comportar, como discpulos de Jesus, diante dele. Este fato no muito difcil de ser notado se formos sinceros em nos auto-avaliar. Valorizamos em demasia e esttica, o novo, o bonito que so sempre definidos de acordo com os valores e padres da sociedade. O que fazemos ns, com palavras, como as de Paulo, em Romanos 12.1-2; de Jesus, em Mateus 6.33, ou com as do escritor da carta aos Hebreus, que no contexto da exposio sobre os heris da f, fala do valor daqueles que buscam uma ptria superior (Hb 11.15-16)? Na verdade, o nosso problema que vivemos tempos de muita afluncia econmica, tecnolgica, psicolgica entre outras e nos esquecemos que o discipulado de Jesus tem um preo. O surgimento das teologias modernas sobre a prosperidade, a sade e o sucesso, tem feito muitos cristos sinceros perderem o foco central do compromisso cristo. Como filhos do rei, estamos dispostos a desfrutar do bnus (vantagens) do Reino, mas no queremos participar do nus (desvantagens), deste mesmo Reino. Jesus, quando foi definir como seriam os seus seguidores, disse: se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me (Lc 9.23). Qualquer que seja a interpretao que se queira dar a este versculo, ela ter que considerar como parte integrante do discipulado de Jesus, o sofrimento, o sacrifcio, o abrir mo de privilgios e regalias, por amor daquele a quem queremos seguir. 1. O CORAO 1.1 O corao iludido A primeira preocupao que devemos ter a de no nos permitirmos dominar por algumas iluses com relao ao consumismo. Estas iluses nos fazem pensar que no estamos contaminados por este mal, e que estamos andando como bons discpulos de Jesus. Geralmente nos iludimos ao tomar algumas decises externas e temporrias. Por exemplo: no comprar muitas roupas novas, no trocar o carro agora, no reformar a casa, no trocar o carpete, etc... 1.2 O corao consciente Consideremos agora as palavras de Jesus em Mateus 6.19-21. Esta uma passagem muito interessante das Escrituras, porm, ela pode ser entendida de uma forma errada. Muitos ao lerem este trecho do Sermo do Monte, parecem entender que ao encontrarem o lugar em que est o seu corao, automaticamente encontraro o seu tesouro. H um equvoco nesta maneira de entender o texto sagrado. O que Jesus est dizendo, exatamente o inverso. Se voc quer saber onde est o seu corao, descubra onde est o seu tesouro. No adianta apenas ter a atitude certa, preciso ter a motivao, a inteno, a disposio e o corao no lugar certo (no tesouro), para podermos ter atitudes coerentes com as esperadas naqueles que se dizem seguidores de Cristo. A grande lio de Jesus que, se o nosso corao estiver genuinamente voltado e preocupado com o Reino de Deus (o tesouro), nossos atos e atitudes expressaro nossa f e o verdadeiro amor de Jesus.

Consequentemente a primeira mudana radical que precisamos experimentar no em nossos atos, mas em nosso corao. Se conseguirmos cultivar esta disposio, os outros aspectos do problema do consumismo sero resolvidos como uma feliz e agradvel consequncia em nossa vida crist. 2. AS POSSES MATERIAIS Hoje em dia somos bombardeados com a idia diablica de que temos direitos irrestritos sobre aquilo que nosso. Esta idia expressa de forma aceitvel atravs do conceito da individualidade, o qual afirma: problema meu o que eu fao com as minhas coisas (posses), ningum tem nada com isto; e para alguns cristos: nem Deus, nem a igreja. A Bblia absolutamente contra este conceito. Ela nos ensina que todas as coisas pertencem a Deus, portanto devemos tratar o nosso dinheiro e as nossas posses, com a certeza que iremos dar contas a Deus daquilo que fizermos com o que Ele tem nos emprestado. 2.1 De quem so as posses? - Ageu 2.8 Tudo pertence a Deus. O povo estava desanimado com a aparncia do Templo, quando foi surpreendido com esta afirmao do Senhor. Mais uma vez, o Senhor est mostrando que impossvel ao homem alcanar o padro divino sem uma atitude correta de corao. Levtico 25.23 neste trecho da Lei de Moiss, Deus ainda mais enftico quanto a sua prerrogativa sobre as posses. Nada pode ser negociado definitivamente por o nico proprietrio, na realidade, o prprio Deus. A legislao teocrtica instituda por Deus para o seu povo trazia embutida a idia da redistribuio das riquezas de maneira justa. Para isso que foi institudo o Ano do Jubileu. 2.2 O desejo de possuir xodo 20.17 o dcimo mandamento contra toda e qualquer forma de anseio pelo que no nosso. Inveja pelas posses do outro, ou at mesmo o fato de no conseguirmos nos conter de uma vitrine, no desejo de adquirir algo, cobia. Tiago 4.1-3 este problema to srio para o ser humano, que Tiago associa as guerras, a opresso e o desejo de se ter as coisas com o pecado da cobia. 3. O DESAFIO O que fazer diante de tamanhos desafios? Se realmente cremos na Bblia como palavra de Deus, imprescindvel que busquemos nela a orientao para moldarmos nosso corao, nossa mente e consequentemente nossas atitudes. 4. ATITUDES 4.1 Trabalho Para que Deus instituiu trabalho? Ser que foi para podermos enriquecer e juntar bens? Esta pergunta s tem uma resposta: um sonoro NO. Efsios 4.28 Este versculo est falando das mudanas que acontecem quando algum se encontra com o Senhor Jesus Cristo. neste contexto que Paulo fala sobre o propsito do trabalho. Ele diz: o fruto do trabalho deve ser usado para ministrar nossa vida, na de nossa famlia e na daqueles que no tem como suprir as suas necessidades bsicas. Este ltimo propsito um desafio muito grande, pois, nos d uma perspectiva mais abrangente sobre o que fazer com o fruto do nosso trabalho, o qual Deus to graciosamente nos outorgou. no mnimo interessante considerar que Deus, quando lhes permitiu ter o seu trabalho, no pensou apenas no seu bem estar e no de sua famlia.

4.2 Poupana Uma preocupao e incentivo em nossa cultura atual, a de guardarmos o mximo que pudermos, garantindo assim nosso futuro, o de nossos filhos, e as vezes, at dos nossos netos. preciso colocar at mesmo este cuidado de planejamento e organizao financeira, que todos devemos ter, precisa ser orientado por princpios bblicos e no apenas pelas melhores oportunidades ou opes do mercado financeiro. Em Lucas 12.16-21, Jesus conta a parbola do fazendeiro rico. Ele ganhou tanto com a sua produo, que no tinha como armazen-la. Ele, ento, decide reestruturar seus depsitos e guardar tudo. Depois disto feito, ele diz para si mesmo: descansa, come, bebe e regalate. Muitos, hoje em dia, aplaudiriam a atitude deste homem de negcios. Afinal de contas ele foi muito bem sucedido e garantiu o seu futuro. Jesus, no entanto, o chama de louco. De quem queremos receber aplausos? Se tivermos dinheiro que nos permite oportunidade de poupar, ser que no deveramos buscar orientao do Mestre sobre como e onde devemos aplicar este dinheiro? Lembre-se de incluir nesta conversa com Deus a possibilidade de um investimento que no traga nenhum benefcio financeiro direto, mas que seja beno na vida de outros. 4.3 Prazer Vamos terminar o nosso estudo corrigindo um possvel equvoco bastante comum, quando este assunto tratado. Ao analisarmos o consumismo, podemos incorrer no erro de achar que qualquer tipo de prazer ou de desfrutar dos nossos bens, no conveniente para o cristo ou est de alguma maneira ligado ao pecado consumista. Deus est interessado em que tenhamos prazer e lazer. Em 1 Timteo 6.17 Paulo exorta aos ricos que no sejam orgulhosos, porque Deus quem proporciona tudo para o nosso prazer. Devemos nos lembrar que tudo o que temos vem de Deus, e por princpio deve ser encarado como uma boa ddiva. Em Filipenses 4.12, Paulo nos ensina que preciso aprender a viver feliz, em toda e qualquer situao. Se suas necessidades bsicas esto supridas, porm, no h sobras, busque a Deus. Pea a Ele ajuda para encontrar solues criativas, mas no abandone o sonho de um tempo gostoso de prazer e lazer para sua famlia. Para aqueles que vivem uma situao, na qual, at mesmo as necessidades bsicas no esto sendo supridas, a soluo a mesma: busque a Deus, confie nele, pois, Ele agir em seu tempo. Lembre-se ainda de que o prprio Deus lhe providenciou a famlia da f, onde situaes como estas deveriam ser compartilhadas e solues encontradas permitindo que mesmo na dificuldade seja possvel desfrutar do prazer e do lazer. E no caso daquele que tem todas as necessidades supridas e ainda h sobras? O caminho sempre o mesmo: busque a Deus. O desafio desfrutar do que Deus lhe proporcionou, sem perder de vista a possibilidade de ser beno para outros. CONCLUSO Concluindo, devemos ter prazer atravs do lazer e podemos desfrutar de todas as ddivas de Deus em nossas vidas. No entanto no podemos jamais de lado o princpio de que tudo o que Deus nos d para ser beno na nossa vida e na vida de outros. PONTOS PARA DISCUTIR 1. Por que o consumismo um dos maiores males de nossa poca? 2. Para que Deus instituiu o trabalho? 3. Qual a relao existente entre dinheiro e prazer? (1 Tm 6.17)

Das könnte Ihnen auch gefallen