Sie sind auf Seite 1von 34

Nossas Doutrinas Batistas - 1 de 34

Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

NOSSAS DOUTRINAS BATISTAS


O Que Cremos e Porque Cremos Escola Bblica Dominical
Pblico Alvo Destinado aos novos decididos, a pessoas que desejam batizar-se e tambm a irmos que esto vindo de outra denominao e desejam filiar-se a Igreja Batista de Campos Elseos. Objetivo das Lies Ensinar as pessoas sobre nossas Doutrinas Batistas e Equip-los para o crescimento na vida crist.

Lio 01 - DOUTRINA DO PECADO Aparecimento do Pecado, sua herana, sua extenso e

manifestaes, conseqncias.

Lio 02 - DOUTRINA DA SALVAO Salvao mediante a Graa, mediante o arrependimento, f, regenerao e justificao. Lio 03 - DOUTRINA DA SANTIFICAO . Conceito, processo, luta, vitria, fruto do Espirito e desprazer pelo pecado. Lio 04 - DOUTRINA DA BBLIA SAGRADA Inspirao, autoridade, revelao, penetrao e prtica Lio 05 - DOUTRINA DO BATISMO e CEIA DO SENHOR Conceito, ensinamento de Jesus, ordenana, forma e significado. Lio 06 - DOUTRINA DA IGREJA Fundador da Igreja, sua misso e responsabilidade, governo, disciplina, funcionamento e estrutura de uma Igreja Batista. Lio 07 - DOUTRINA MORDOMIA CRIST Deus como criador e dono de todas as coisas, o homem como mordomo, mordomia do tempo, talentos, corpo e mordomia dos bens e dzimos. Lio 08 - DOUTRINA DO BEM E DO MAL Origem do bem e do mal, quem o diabo, suas manifestaes. Lio 09 - DOUTRINA DE DEUS. Quem Deus? Atributos naturais e morais, Deus como criador e sustentador. Lio 10 - DOUTRINA SOBRE A PESSOA DE CRISTO. Quem Jesus? Divindade e humanidade, ministrio e ensinamentos. Lio 11 - DOUTRINA DO ESPRITO SANTO Pessoa do Esprito Santo, Misso do Esprito Santo, Batismo no Esprito Santo.

Pergunta. O que Doutrina ou o que voc entende quando se fala em Doutrina, o que significa essa palavra?

Nossas Doutrinas Batistas - 2 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

DOUTRINA DO PECADO

Estudem com ateno

Compadece de mim, Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgresses, segundo a multido das tuas misericrdias (Salmo 51:1) Esse verso um Contraste entre o Tu e o eu. Entre Deus Santo e o ser humano pecador, Davi No tenta esconder seu pecado.

Pergunta. O que pecado? Resposta. Pecado qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgresso dessa lei (I Joo 3:4).
Nossos primeiros pais, recebendo a liberdade da prpria vontade, caram do estado em que foram criados, ao pecarem contra Deus (Eclesiastes 7:29), comendo o fruto proibido (Gnesis 3:6-8). Esta uma doutrina das mais importantes para o crente. Conhecer a doutrina do pecado uma necessidade. A boa compreenso desta doutrina derrama muita luz sobre as demais doutrinas bblicas. Ela influi sobre as outras, tais como a doutrina de Deus, a doutrina do homem, a doutrina da salvao, e assim por diante. Satans tem feito o mximo para que as pessoas no levem a srio esta doutrina. Exatamente porque o mal principal da humanidade, atingindo todos os seres humanos, e a causa de todos os demais males e do sofrimento. Por causa do pecado, as pessoas vivem longe de Deus, no encontram a paz interior e ao morrerem partem para um destino de sofrimento eterno, sem possibilidade de reverso. qual peste universal que atinge todas as pessoas, enquanto que estas s se preocupam com seus efeitos. Consideram pecado apenas um ato publicamente condenvel, como matar, violentar, oprimir e desconhecem a causa, o seu verdadeiro significado. Vejamos o ensino de Deus, na sua Palavra.

SEU APARECIMENTO
A Palavra de Deus ensina que, a princpio, no havia pecado e que o ser humano vivia em comunho com Deus (veja Gnesis 1:27-31). A Bblia ensina que o homem foi feito imagem de Deus - Veja Gnesis 1:27 . Esta semelhana do homem com Deus tem duas significaes: natural e moral. Sendo assim: Semelhana Natural: homem foi criado com as mesmos poderes pessoais que constitui a personalidade de Deus: Deus uma pessoa, o homem tambm. Os poderes naturais que constituem uma pessoa so: pensar, querer, amar, conhecer-se a si mesmo e o de dirigir-se a si mesmo. Semelhana Moral: entende-se que o homem foi criado moralmente, semelhante a Deus. Deus criou o homem sem pecado algum. A alma do homem era boa. Deus colocou o primeiro casal como o ponto alto da sua criao, para administr-la e dela obter o seu sustento, alegrando-se com o que Deus fizera. Satans, o inimigo expulso de Deus, no se conformou com tanta paz e felicidade. Tentou os seres humanos para a desobedincia a Deus e eles cederam tentao. Desobedecendo a Deus, perderam a comunho e, intimamente, j estavam separados e distantes dele (veja Gnesis 3:1-10).

Nossas Doutrinas Batistas - 3 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Transferncia de culpa

Deus cobrou do ser humano o seu erro, o qual no estava em comer desta ou daquela rvore, e sim em desobedecer ordem de Deus), que especificava determinada rvore. Intimamente j afastado e escondido de Deus, o casal foi expulso da sua presena, tambm para que a sua condio de separao no se tornasse eterna e irreversvel e para que mais tarde pudesse ser salvo (veja Gnesis 3:11-24). Querubim uma categoria de anjo que tem a tarefa de zelar pela santidade de Deus

SUA HERANA
Assim como herdamos de nossos pais e avs, a cor dos olhos, e dos cabelos, o formato do nariz, tambm herdamos aspectos da personalidade. Ora, se herdamos caractersticas fsicas e de personalidade, como no haveramos de herdar o aspecto espiritual e moral do pecado (veja Salmo 51:5) Infelizmente, ao nascermos, j recebemos, como herana o pecado, o mal da raa humana, que se transmite de uma gerao a outra gerao. O ser humano j nasce com ele dentro de si. Somos pecadores por natureza e inclinados para o mal. O pacto foi feito com Ado, no s para si como para sua posteridade, e sendo que toda a humanidade originou-se e descendeu dele, pecou e caiu com ele nesta primeira transgresso (I Corntios 15:22; Romanos 5:12). Vimos que o objetivo de Deus era que o homem o adorasse, mas ele pecou e se afastou do criador. Portanto o pecado separou o homem de Deus.

SUA EXTENSO E MANIFESTAO


Como uma epidemia hereditria e contagiosa, o pecado expandiu-se rapidamente, alcanando todas as criaturas. Gn. 6:5 As Crianas... (As crianas, ainda que pequeninas, sem que algum lhes ensine, j demonstram uma tendncia para o mal e atitudes ms. Enquanto inocentes, Deus no cobra delas o pecado hereditrio ) (Veja Mateus 19:13-15; Marcos 10:13-16; Lucas 18:15-17). Mas uma vez conscientes, so responsveis diante de Deus. O pecado hereditrio inconsciente torna-se pecado consciente, que continua a se manifestar em atos maus e pecaminosos. Resultando o pecado de uma atitude de desobedincia e de rebeldia diante de Deus, separa as suas criaturas dele, assim como aconteceu no Jardim do den (Veja Isaas 59:1-9). Miquias 3.4 E para deturpar cada vez mais a imagem e semelhana de Deus, qual o homem foi criado, Satans nos leva aos atos pecaminosos mais terrveis, tais como: depravao moral, violncia, falsidade, maledicncia, inveja, blasfmia, etc. (veja Romanos 1:18-32) . O ser humano consciente, e que nada faz para ser curado da tragdia do pecado, vai de mal a pior, bem como a humanidade toda, e fica cada vez mais distante de Deus.

SUAS CONSEQNCIAS

Nossas Doutrinas Batistas - 4 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Infelizmente o pecado trs conseqncias muito triste. E como que ficamos sabendo das conseqncias do pecado? Pecado: Transgreo da lei. I Joo 3:4 Toda injustia pecado I Joo 5:17

Salrio: aquilo que recebemos como retribuio ao nosso trabalho, sendo assim o salrio que vamos receber pelo pecado a morte.
Atravs da Palavra de Deus ficamos sabendo das conseqncias do pecado. O pecado est em todos os seres humanos e os afasta de Deus (veja Romanos 3:23); pelo pecado veio a morte (separao) que passou para todos os seres humanos (veja Romanos 5:12); a sua recompensa, o seu resultado para todos, a morte eterna (veja Romanos 6:23). Podemos dizer que a morte existe sob trs aspectos: Morte fsica - separa o esprito do corpo; Gn 3:19b Lc 12:4,5 Morte espiritual - separa o ser humano de Deus, j aqui na Terra; Tg 5:20 Morte eterna - aqueles que morrem separados de Deus assim permanecem na eternidade. O primeiro aspecto inevitvel, o segundo passvel de ser mudado e o terceiro irreversvel. Todo pecado uma afronta a Deus e sua vontade e atinge tambm o prximo (veja I Corntios 8:12).

SEU RECONHECIMENTO
Pessoas que dizem no ser pecadoras esto enganadas - veja I Joo 1:8-10 Nelas no h a verdade; So mentirosas; Afirmam no ser verdade o que a Palavra de Deus afirma; Quando o pecador no assume o que ele , o muro da separao torna-se mais alto; Nem mesmo Deus pode ajudar algum que pense que no pecadora; Pessoas assim como o doente que no reconhece estar enfermo no procura mdico e no toma medicao (veja Lucas 5:31,32) Mas o pecador que reconhece e deseja ser curado de sua enfermidade espiritual, Deus concede a graa de na sua fidelidade e justia, perdoar os pecados e purific-lo de toda injustia. O pecador somente pode ser perdoado quando aceita a declarao da Palavra de Deus de que precisa de cura espiritual e confessa os seus pecados a Deus. (I Joo 1:9)

SEU CASTIGO
J vimos que a pena do pecado a morte, sob trs aspectos: um inevitvel e dois passveis de mudana. E a tristeza da morte, nos trs aspectos, est a separao. O Senhor Jesus Cristo, ao morrer na cruz, exclamou: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mateus 27:46). No foi mera fora de expresso. A Palavra de Deus declara que: A alma que pecar, essa morrer (Ezequiel 18:20). Joo Batista disse a respeito de Jesus: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29). Se Jesus veio ao mundo sofrer o castigo do nosso pecado e se o castigo do nosso pecado a separao de Deus, as suas palavras na cruz tm um significado real, e muito profundo. Na cruz, ele carregou em seu corpo os nossos pecados (I Pedro 2:24). Sofreu o castigo do pecado a morte - a separao para poder livrar-nos do mesmo.

Nossas Doutrinas Batistas - 5 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Nosso Perdo Confiar em Cristo

O Propsito de Deus
A Promessa de Deus

O Problema do Homem Pecado

Divida Paga / Cristo

O Castigo do Pecado a Morte Morte Eterna

DOUTRINA DA SALVAO

Nossas Doutrinas Batistas - 6 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16) Tendo Jesus sofrido na cruz do Calvrio o castigo do pecado, pode agora dar a salvao ao pecador. Ele levou sobre si o pecado do ser humano e este pode obter o perdo que Cristo d, ao se tornar o nico e pessoal Salvador do pecador confesso e crente. Vamos ver, como se d a salvao!

Se D

MEDIANTE A GRAA DE DEUS

GRAA FAVOR IMERECIDO

A Palavra de Deus declara que somos salvos pela graa (veja Efsios 2:8,9). No se pode comprar o que dado graciosamente. Tentar comprar a salvao ofender a Deus, pois o preo mais alto j foi pago: a encarnao, a morte e a ressurreio de Jesus Cristo, como expiao do pecado. uma ddiva de Deus. no se compra: ou se aceita ou se rejeita, pois est paga. Ningum pode alcan-la praticando boas obras. As boas obras devem ser o resultado de uma pessoa salva. As boas obras no podem produzir a salvao, pois ento seria merecimento humano e tornaria desnecessrio o mrito de Cristo Jesus. A salvao que produz as boas obras (veja Efsios 2:10).

Se D

MEDIANTE O ARREPENDIMENTO

Jesus, ao iniciar a sua tarefa na terra, declarou que o tempo estava cumprido, o reino de Deus havia chegado e ordenou: Arrependei-vos e crede no Evangelho (veja Marcos 1:15). O Reino de Deus est prximo
Arrependimento no mero remorso. Nem sempre o remorso faz a pessoa mudar de rumo, mudar de atitude. Arrependimento a profunda conscincia do pecado, a tristeza pelos prprios pecados, , pela graa de Deus, dar as costas ao pecado e comear a caminhar na direo de Deus. H um aspecto constante de arrependimento na vida do crente. Mesmo j estando salvo, no processo da santificao, precisa renovar a sua mente (veja Romanos 12:1,2). O arrependimento mudana de mente. Neste sentido, o crente j salvo tem o caminho da vida crist toda, para continuar a mudar a sua mente.

Se D

MEDIANTE A F

F na graa de Deus; na morte vicria de Jesus Cristo; na capacidade de Deus aceitar o pecador arrependido e de perdo-lo. Em Hebreus 11:1,2, lemos que a f qual firme fundamento das coisas esperadas de Deus e qual prova das coisas espirituais que no podem ser provadas em laboratrio. F a unio ntima e espiritual da criatura humana com Deus. Por ela, conforme o texto bblico de Hebreus, os antigos alcanaram bom testemunho. F muito mais do que mera emoo . As emoes so passageiras e enganosas, sujeitas a contingncias de estado de esprito e a manipulaes. A f constante e progressiva (Rm. 1:16,17). A f salvadora ocorre na ocasio da converso; a f que faz crescer na comunho com Deus constante. A de hoje conduz de amanh - de f em f.

Se D MEDIANTE REGENERAO Regenerar: 1 reproduzir o que estava destrudo; 2 reorganizar 3 Corrigir moralmente.
Todos so filhos de Deus? - Muitas pessoas enganam-se ao pensar que, afinal de contas, todos somos filhos de Deus. Em Joo 1:12,13, lemos que somente aqueles que reconhecem bem

Nossas Doutrinas Batistas - 7 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

a Cristo e crem no seu nome so feitos filhos de Deus. uma nova gerao - a regenerao . Antes no eram filhos de Deus, eram criaturas de Deus. Agora, tornam-se filhos de Deus. no captulo 3 do Evangelho Segundo Joo, Jesus enfatiza repetida e profundamente a verdade de que necessrio vos nascer de novo. 3:1 a 7(Nicodemos)

A pessoa no regenerada nascida apenas naturalmente, portadora do pecado e est condenada perdio eterna. A pessoa regenerada nascida de novo, espiritualmente.
Portanto: A regenerao um ato de Deus, mediante o sacrifcio de Cristo e mediante o arrependimento e a f. Para tanto, o Esprito Santo de Deus quem convence o pecador e o induz experincia da regenerao (Veja Joo 16:7-11). O Esprito Santo o representante de Cristo Jesus, que aponta na sua direo e a ele conduz o pecado. A Obra do Esprito Santo : 1 convencer o mundo do pecado fundamental que rejeitar a Cristo; 2 Aplicar a justia imputada pela morte e ressurreio de Cristo; 3 mostrar que o juzo que Cristo tomou sobre si venceu a Satans.

Se D

MEDIANTE A JUSTIFICAO

Pergunta. O que justificao? Resposta. A justificao o ato da livre graa de Deus, em que Ele perdoa todos os nossos pecados, e nos aceita como justos em sua vista, s pela justia de Cristo imputada a ns que recebido unicamente pela f (Glatas 2:16; Filipenses 3:9). Ocorre no processo da salvao (Romanos 3:23,24; 5:1). No temos justia prpria, pois por natureza somos injustos, pecadores condenados . Os nossos pecados, as nossas injustias, caram sobre Cristo Jesus (Isaas 53:4-6). Ele sofreu o castigo da nossa injustia. Sendo justo, no precisava pagar injustia prpria. E a justia de Cristo agora transferida a ns (Romanos 5:18,19). Mediante o sacrifcio de Jesus Cristo, Deus pode declarar justificado ao homem injusto, sem que ele - Deus - se torne injusto. O crente justificado revestido, portador da justia de Cristo ( II Corntios 5:21). A CERTEZA DA SALVAO Podemos ter a certeza da nossa salvao? No apenas supor, sentir, esperar, mas ter a certeza, de fato? Em Joo 5:24 , temos a declarao muito clara de Jesus, afirmando que todo aquele que ouve a palavra de Jesus e cr naquele que o enviou tem a vida eterna, no entrar em juzo, mas j passou da morte para a vida. J tem a vida eterna, no julgado e j passou da morte para a vida. mais uma vez, questo de crer no que afirma a Palavra de Deus. Em I Joo 5:9-13, est reafirmada a certeza da salvao, pelo testemunho do prprio Deus. Tais palavras foram escritas aos que crem no nome do Filho de Deus, para que saibam que tm (verbo presente) a vida eterna. E o testemunho de Deus maior do que o testemunho dos homens. A certeza da salvao testemunhada pelo prprio Deus! CONCLUSO

Nossas Doutrinas Batistas - 8 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

1.Somos salvos pela graa de Deus, mediante o arrependimento e a f em Cristo Jesus. 2. Somos regenerados e tornamo-nos filhos de Deus. 3. A justia de Cristo passa a cada pecador crente e salvo. 4. No h palavra ou insinuao que possa invalidar o testemunho de Deus sobre a certeza da salvao, a partir da nossa converso .

___________________________________________________________

DOUTRINA DA SANTIFICAO

Nossas Doutrinas Batistas - 9 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Rogo-vos pois, irmos, pela compaixo de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que vosso culto racional. E no vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:1,2) J vimos que o arrependimento mudana de mente, de atitude. um passo decisivo na salvao. Mas esta tambm tem um aspecto progressivo, da transformao constante, para experimentar, cada vez mais, a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. a renovao da mente do salvo, para torn-la cada vez mais chegada a vontade de Deus. A idia de santo, na Palavra de Deus, inclui dois aspectos: o de retido e o de separao. O conceito de retido est implcito na pessoa do prprio Deus (Isaas 6:1-13; Tiago 1:17,18). Deus reconhecido e proclamado santo, com muita reverncia e humildade, e nele no h sequer sombra de variao. O conceito de separao define o contraste entre antema, (Antema significa excomunho, desconsiderado, expulso do seio da igreja, separado para a destruio), e santo, separado para Deus (Deuteronmio 7:1-6). Ser santo ser separado para Deus. Ao ser salvo, o crente foi separado para ser de Deus, para ser santo para o Senhor, sua propriedade exclusiva. S o criador pode nos usar de uma maneira exclusiva, porque fomos separados p Ele e para Ele.

O PROCESSO
A santificao, separao para Deus, principia na regenerao, no novo nascimento, e dura a vida toda do crente aqui na terra, pela ao do Esprito Santo, que habita no salvo, e pela vontade do regenerado (Filipenses 2:12,13; II Corntios 3:18; 7:1; Hebreus 12:14). Filipenses 3:7-14 As coisas que anteriormente eram imprescindveis perdem o seu valor, no esforo de buscar a perfeio de Cristo. Podem acontecer altos e baixos, porm ser um processo ascendente.

A LUTA
Na vida do salvo acontece uma luta constante: a velha natureza, resqucio do pecado, luta contra a nova natureza, resultante da salvao. Romanos 7 (a partir do 14) Paulo escrevendo aos Romanos, percebemos que o grande apstolo quase chega s raias do desespero; no faz o que prefere (A vida santa), e sim o que detesta (o pecado). No seu interior, no seu homem regenerado, tem prazer na lei de Deu, mas em seus membros guerreia outra lei, que o mantm prisioneiro do pecado. um espetculo pungente na vida do apstolo e de cada crente, enquanto vive aqui na terra. Miservel homem que eu sou! Quem me livrar do corpo desta morte? (Romanos 7:24). Se no fora o que se segue no mesmo captulo e no seguinte, seria a confisso da derrota! Mas Deus, por Cristo Jesus, d a vitria. Assim como na Salvao, tambm na santificao Satans luta contra e Deus vem em nosso socorro (Efsios 6:10-13; Romanos 8:31).

A VITRIA
Aps a confisso da quase derrota do captulo 7 de Romanos, vem o cntico de vitria do captulo 8. Aquele que de Cristo tem seu esprito, o Esprito Santo. nele que o salvo vive. O Esprito habita no crente e ajuda na fraqueza e intercede com gemidos inexprimveis (to

Nossas Doutrinas Batistas - 10 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

profundos que no podem ser expressados por palavras). Ele intercede pelos santos para que obtenham a vitria na luta pela santificao (Romanos 8:26,27 ). No h mais acusao contra os santos de Deus - os salvos por Cristo Jesus . Foram justificados por Deus. Ningum, nem coisa alguma, os pode separar do amor de Deus, que est em Cristo Jesus nosso Senhor (Romanos 8:31-39). A duplicata foi rasgada porque Jesus pagou sua divida. O FRUTO DO ESPRITO Aps apontar as obras da carne, da natureza no regenerada, o apstolo Paulo define o fruto do Esprito (Glatas 5:19-25). No fala de frutos mas fruto. D-nos a idia de que o crente, no processo de sua santificao, passa a apresentar cada vez mais gomos do mesmo fruto. O que acontece com o fruto de uma rvore pode acontecer na santificao: podem ocorrer, no mesmo fruto, alguns gomos maduros e deliciosos e outros ainda azedos e no amadurecidos. So compartimentos da vida crist, ainda no totalmente dominados pelo Esprito Santo. qual residncia alugada, cujo dono ainda mantenha animal selvagem de estimao em algum dos aposentos. A santificao o processo pelo qual o fruto vai se tornando igualmente amadurecido, em todos os seus gomos. O Esprito Santo vai dominando todos os compartimentos da vida crist.

VIVER PECANDO
Na sua primeira carta, o apstolo Joo escreve a crentes, pois os chama de meus filhinhos e afirma que os seus pecados so perdoados por amor do seu nome (I Joo 2:1-12). Mas tambm afirma que est escrevendo aos filhinhos para que no pequeis; mas, se algum pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele a propiciao pelos nossos pecados, e no somente pelos nossos mas tambm pelos de todo o mundo (I Jo 2:1,2). CONCLUSO Em Romanos 12:1,2 - o apstolo Paulo roga, suplica, pela compaixo de Deus, que o cristo no siga os padres do mundo, no se amolde a eles, mas v se transformando constantemente, pela renovao da sua mente, para que experimente a sublimidade da vontade de Deus. __________________________________________________________________________

DOUTRINA DA BBLIA SAGRADA


Porque: toda a carne como a erva, e toda a sua glria como a flor da erva.

10

Nossas Doutrinas Batistas - 11 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre (I Pe. 1:24,25). Na salvao e no processo de santificao, a Palavra de Deus agente por excelncia, pois tudo quanto Deus quer que o ser humano conhea da sua revelao est registrado na Bblia. Nem mais, nem menos. Ao estudar a Bblia, toma-se conhecimento da revelao de Deus, pela prpria Palavra de Deus. O salvo, para conhecer a vontade de Deus, necessita ler, estudar e amar as Escrituras Sagradas. Quanto mais as conhecer, tanto mais seguro h de se sentir na vida crist. E quando houver conflito com palavras humanas e emoes, o que deve prevalecer, sempre, a Palavra de Deus, pois, atravs dela, Deus se revela a ns, em linguagem humana.

Bblia:
1- O que a Bblia para voc?
A Bblia a Palavra de Deus, que revela o prprio Deus e seu plano de reconciliao para o mundo (2Co 5.19). til para ensinar, repreender, corrigir e instruir na justia para tornar todo ser humano apto e plenamente habilitado para toda boa obra (Sl 119; 2Tm 3.16,17)

2- Em quais lnguas foram escritos os livros da Bblia?


AT: Hebraico, Aramaico e NT: Grego

3- Quais os materiais utilizados para a escrita da Bblia? Os papiros feitos de vegetais e os Pergaminhos feitos de peles de animais 4- Cerca de quantos homens Deus usou para escrever a Bblia e em quanto tempo? Cerca de 40 homens, em aproximadamente 1500 anos. 5- O que a Bblia para a igreja?
A Bblia nica regra de f e prtica. Ela orienta doutrinariamente e edifica para a vida crist (2Tm 3.16).

6- A Bblia ou contem a Palavra de Deus? A Bblia a Palavra de Deus 7- Quantos livros tem a Bblia Sagrada e como so divididos? A Bblia possui 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento 8- A diviso literria da Bblia est dividida em 10 grupos da seguinte forma.

ANTIGO TESTAMENTO:
Gnesis (Gn) xodo (x) Levtico (Lv) Nmeros (Nm) Deuteronmio (Dt) Josu (Js) Juzes (Jz) Rute (Rt) 1 e 2 Samuel (Sm) 1 e 2 Reis (Rs) 1 e 2 Crnicas (Cr) Esdras (Ed) Neemias (Ne) Ester (Et) 11 Ester

Histricos

Nossas Doutrinas Batistas - 12 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Pentateuco ________ _______________________________________________________________________


. . E . J (J) Salmos (Sal) Provrbios (Pv) Eclesiastes (Ec) Cantares (Ct) 1) 2) Profetas Maiores: 3) 4) 5) Isaias (Is) Jeremias (Jr) Lamentaes (Lm) Ezequiel (Ez) Daniel (Dn)

Potico s

_______________________________________________________________________
Osias (Os) Joel (Jl) Ams (Am) Obadias (Ob) Naum (Na) Habacuque (Hc) Sofonias (Sf) Ageu (Ag)

Profetas Menores:

Jonas (Jn) Zacarias (Zc) Miquias (Mg) Malaquias (Ml) _______________________________________________________________________ NOVO TESTAMENTO: Evangelhos:
Mateus (Mt) Marcos (Mc) Lucas (Lc) Joo (Jo)

Hist. da Igreja:

Atos (At)

_______________________________________________________________________
Romanos (Rm) 1 e 2 Corntios (Co) Cartas Gerais: Glatas (Gl) Efsios (Ef) Filipenses (Fl) Colossenses (Cl) 1 e 2 Tessalonicenses (Ts) 1 e 2 Timteo (Tm) Tito (Tt) Filemom (Fm) Hebreus (Hb) Tiago (Tg) 1 e 2 Pedro (Pe) 1, 2 e 3 Joo (Jo) Judas (Jd)

Cartas Gerais:

_______________________________________________________________________ Proftico
Apocalipse (Ap)

INSPIRADA

Jr. 36:2; Ez. 1:3; Atos 1:16

Em II Pedro 1:20,21 , Lemos que a profecia de Deus nunca foi produzida por vontade de homens. uma declarao muito importante. No h profecia humana confivel. Mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Esprito Santo.

12

Nossas Doutrinas Batistas - 13 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Em Hebreus 1:1-4 Atravs de milhares de anos, Deus foi se revelando s suas criaturas, que dele haviam se afastado, atravs dos grandes homens do Antigo Testamento, tais como No e Moiss, dos patriarcas e dos profetas. Nos primrdios da revelao, esta passou atravs das geraes, por tradio oral. o caso da narrativa da criao e do dilvio. Com a inteno da escrita, a revelao de Deus foi sendo registrada, culminado na pessoa e nos ensinamentos de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que o centro da revelao de Deus. II Pedro 3:5-7 Podemos afirmar que Deus inspirou homens fiis a que escrevessem a sua revelao. Assim surgiram as Escrituras Sagradas. Deus no anulou a personalidade dos escritores, mas lhes imprimiu a inspirao divina. o caso do apstolo Pedro, um discpulo pescador, o qual, ao escrever a sua carta, fala da destruio do mundo pelo fogo. Sculos atrs, tal afirmao poderia ter parecido absurda. Hoje, com a desintegrao do tomo, perfeitamente vivel. a inspirao de Somente Deus poderia produzir tal declarao nos escritos de Pedro. Isto acontece com todos os escritores da Bblia.

VERDADEIRA
Deus usa as pessoas para transmitir aquilo que ele quer que

Em II Timteo 3:14,16-17 saibamos.

Sem medo de errar, podemos confiar na veracidade e na finalidade da Bblia. Algum j afirmou que ela mais atual do que o jornal de amanh cedo! Inspirada por Deus para revelar a sua verdade, ela verdadeira II Corntios 12:7-10 Os homens podem falhar, at mesmo nas suas pesquisas e descobertas. Deus nunca falha. Sua Palavra a segurana de cada crente. Considerando-se o nmero de escritores da Bblia, as diferentes pocas em que viveram, os muitos anos que levou para ser escrita, s mesmo sendo a verdade revelada de Deus. to autntica que nem mesmo esconde as falhas dos homens que Deus usou para se revelar. As falhas humanas aparecem em toda a sua inteireza. E a integridade de Deus sobre todas as coisas.

SUA AUTORIDADE

Em Atos 17:10,11 Encontramos atitude digna de ser imitada: a dos bereanos. Ouviam o ensino dos apstolos, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. Em matria de crena, de religio e de prtica, as Escrituras Sagradas so a autoridade nica. No h manual ou ensino que possa invalidar a autoridade da Palavra de Deus. Quando o cristo fiel, em humildade de corao, examina a Bblia, o Esprito Santo, que inspirou os escritores, ilumina o leitor, para que compreendam a revelao de Deus.

4 SUA PENETRAO
Hebreus 4:12,13 Potencial da palavra: 1 Ela viva, concede vida, 2 eficaz, transforma o ouvinte fiel, 3 tendo dois gumes corta primeiramente que a usa e depois aquele que recebe seu ministrio, 4 sendo cortante traz a luz os motivos obscuros do subconsciente, 5 apta para discernir e julgar os ouvintes.

13

Nossas Doutrinas Batistas - 14 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Alm de viva e eficaz, a Palavra de Deus comparada espada de dois gumes, que penetra fundo na mente e no corao do crente, medindo e avaliando seus pensamentos e suas intenes. Atinge a pessoa humana no seu todo. Nada lhe fica oculto. V.13 Em Isaas 55:10,11 Encontramos a afirmao de que a Palavra de Deus nunca voltar vazia, nunca deixar de produzir resultados, ainda que, de imediato, no parea assim. s esperar a semente brotar, crescer e frutificar.

5 SUA PRTICA

Devemos ser praticante

Tiago 1:22-25 a figura de quem se olha o espelho. Pode ir logo embora e se esquecer do que viu. Assim o que ouve a Palavra de Deus e logo dela se esquece. Mas o que atenta bem, no sendo ouvinte esquecido, mas praticante, como quem se olha no espelho, v bem a sua imagem refletida e vai melhorar a sua aparncia crist. O espelho foi feito para refletir aspectos fsicos; a Palavra de Deus foi revelada para refletir aspectos espirituais. E sede cumpridores da Palavra e no somente ouvintes, enganandovos a vs mesmos. Devemos te-las tambm no corao: Sal. 119:11; Lc. 2:51; Rm. 10:8; Cl. 3:16 CONCLUSO Em I Pedro 1:24,25 Declara que a nossa vida terrestre e toda a sua glria so passageiras, como a flor do campo. Mas a Palavra de Deus eterna, porque a revelao de um Deus eterno, no somente para o presente, mas tambm para a eternidade. ________________________________________________________________________

DOUTRINA DO BATISMO E CEIA DO SENHOR


Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e o Filho, e do Esprito Santo Mateus 28:19 A Igreja Batista aceita duas ordenanas bblicas: Batismo e Ceia do Senhor

1. Doutrina do Batismo

14

Nossas Doutrinas Batistas - 15 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Mateus 28:16-20 O Senhor Jesus, antes de ascender aos cus, deixou a sua carta-testamento (Mateus 28:16-20). Nela est expressa a sua vontade. Ordena a seus seguidores que faam novos discpulos e que os mesmo sejam batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo, e integrados nos ensinamentos de Jesus. Sempre contando com a sua presena. Batismo o anncio pblico de uma experincia pessoal. um ato cristo de obedincia e um testemunho pblico do desejo do crente de se identificar com Cristo e segui-lo. Jesus nos deu seu exemplo e ordenou o ensino sobre o batismo O batismo uma ordenana de Jesus, para cada discpulo seu. Por vezes tem sido mal compreendido. O ensino bblico, porm, parece-nos muito claro. DE JOO BATISTA O batismo seguido a mudana de vida

Joo 1:19-23; O precursor de Jesus o primeiro personagem do Novo Testamento a praticar o batismo. E o faz na base da mudana de vida - o arrependimento (Mt. 3:1-12). O reino dos cus havia chegado na pessoa de Jesus. Cabia aos homens o arrependimento. Mateus 3:1-12 Os que foram a Joo Batista, sem o arrependimento (mudana de mente), foram por ele duramente repreendidos e lhes foi negado o batismo. No se batiza uma pessoa no-arrependida conscientemente. Os arrependidos, aqueles que ouviram e aceitaram a pregao de Joo Batista e confessaram os seus pecados, ele os batizava. No seu batismo estava simbolizando o arrependimento dos pecados - uma nova maneira de viver. MINISTRANDO A JESUS Joo 3:13-17 Durante o ministrio de Joo Batista, entre os candidatos ao batismo, surgiu o prprio Jesus. Foi uma grande surpresa para Joo Batista. No quis batizar Jesus, pois este no tinha de que se arrepender, enquanto que Joo Batista tinha Porm Jesus insistiu: convinha cumprir toda a justia. Sendo o batismo de Joo Batista para os arrependidos e no tendo Jesus do que se arrepender, por que teria feito questo de ser batizado?(para deixar exemplo) Estava cumprindo toda a justia. Levando sobre si os pecados dos arrependidos salvos, estes haveriam de segui-lo. Passou pelo batismo no devido ao seu arrependimento prprio, mas apontando o caminho a seguir aos arrependidos crentes. Foi frente, cumprindo toda a justia e para que todo o crente o imitasse. Mateus 3:16,17 O prprio Deus se manifestou, aprovando o batismo de Jesus. Buscado por Jesus e aprovado por Deus, o exemplo a ser seguido por todos os discpulos de Jesus - os crentes. SUA ORDENANA Em Mateus 28:19,20 Temos a seqncia prevista por Jesus; primeiro, faz-se o seu discpulo - aquele que segue o Mestre; a seguir, este discpulo batizado em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Segue-se a tarefa da igreja de ensinar o discpulo batizado a guardar todas as coisas que Jesus ordenou. Discipulado, batismo e aprendizado cristo.

15

Nossas Doutrinas Batistas - 16 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

No se trata pois de uma criao ou de uma opo humana; uma ordenana de Jesus. Ao seu discpulo, cabe obedecer. NA SUA FORMA E NO SEU SIGNIFICADO Joo Batista batizava no rio Jordo; que Jesus aps o seu batismo, saiu logo da gua. Logo fora nela batizado. Joo batizava em Enom, porque havia ali muitas guas. Filipe o etope utilizaram maior volume de gua, beira da estrada, desceram ambos gua, e aps o batismo saram da gua. Romanos 6:1-11 O apstolo Paulo, ao escrever aos romanos, interpreta o significado do batismo usando as expresses batizados, sepultados, unidos a ele na semelhana da sua morte. O sepultamento daquela poca, e mesmo hoje, consiste em cobrir o morto completamente. A palavra batizar, transliterada do original baptizo, geralmente significa mergulhar. Logo, batizados, sepultados, unidos a ele na semelhana da sua morte e mergulhar, mais as narrativas bblicas indicam inequivocadamente a forma do batismo como imerso completa do novo discpulo de Jesus. O prprio Jesus a ele se submeteu. Lucas 23:39-43 O batismo a ningum salva, tampouco a salvao dele depende. O salteador na cruz no teve tempo de ser batizado, mas foi salvo. Se algum no salvo for mergulhado, continuar sendo pecador perdido. O batismo o testemunho do salvo. o primeiro ato de obedincia que Jesus pede ao seu discpulo, aps o seu arrependimento (At. 2:38). Cabe ao discpulo seguir a ordem e o exemplo do Mestre.

2. DOUTRINA DA CEIA DO SENHOR


Porque todas as vezes que comerdes deste po e beberdes do clice estareis anunciando a morte do Senhor, at que ele venha (I Co. 11:26) V.23 em diante
Das duas ordenanas deixadas por Jesus, a Ceia do Senhor a segunda, para todos os seus discpulos integrados na sua igreja. O batismo simboliza a transformao havida, por meio de Cristo, na vida do novo seguidor; a Ceia relembra e proclama o que Cristo fez, at que ele venha.

O prprio Jesus instituiu a Ceia do Senhor, dela participou e deu orientao. Para o crente discpulo de Jesus Cristo - um privilgio participar desta ordenana. SUA INSTITUIO Mateus 26:17-30; Marcos 14:12-26; Lucas 22:7-23 Ler Mt 26:17-30 Como judeu, por descendncia de encarnao, Jesus no se descuidou de participar das festas do seu povo. Antes da sua crucificao, desejou celebrar, juntamente com seus discpulos, a Pscoa. Quatro passagens bblicas narram o acontecimento, que culmina com a instituio da Ceia do Senhor Jesus ordenou aos discpulos que preparassem o local da celebrao, participou dela, proferiu ensinamentos preciosos e instituiu a Ceia do Senhor. Aparentemente, acompanhado o relato bblico, Judas, que haveria de tra-lo, participou da Pscoa, como judeu que era, mas, por advertncia de Jesus, no esteve presente na instituio da Ceia. Podia comemorar a libertao do povo judeu da opresso estrangeira; no estava em condies de comemorar a libertao do salvo da opresso do pecado. Judeu, ele o era; crente, no! SEU MODO DE TOMAR

16

Nossas Doutrinas Batistas - 17 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

I Corntios 11:23-30 No decorrer da celebrao da Pscoa, Jesus tomou o po deu graas (a Deus). e o partiu, dizendo que simbolizava o seu corpo dado pelos seus discpulos (de ento e de sempre), e o deu para que dele comessem. A seguir o clice. O vinho, de boa qualidade, foi dado aos discpulos, dizendo que representava o novo testamento, o novo pacto, a nova aliana no sangue de Jesus Cristo. A celebrao deveria ser feita em memria de Jesus, anunciando a sua morte redentora, at a sua volta. Segundo o evangelista Marcos, cantaram um hino e saram para o Getsmane, onde Jesus oraria intensamente e seria trado e preso. A Ceia do Senhor memorial para os crentes confessos. Nada significa para o incrdulo. (No um sacrifcio) SEU SIGNIFICADO Joo 19:30; Hebreus 7:26-28 No se trata de um sacramento ou de uma transubstanciao , o que seria uma repetio do sacrifcio de Cristo Tambm no traz ao participante outra bno, a no ser a da conscincia de estar cumprindo uma ordenana deixada por Jesus. memorial de Jesus Cristo para os seus discpulos confessos. Toma-se com profunda reverncia e exame interior, proclamando-se o passado (sua morte) e anunciando o futuro (at que venha). Em I Corntios 10:14-22 e 11:17-34 O apstolo Paulo faz recomendaes e adverte contra o uso indevido da Ceia do Senhor. O crente que dela participa no pode servir a outro culto. A ocasio de tom-la no se presta para matar a fome fsica ou para embebedar. Quando devemos celebrar? TODAS AS VEZES Jesus no falou sobre a freqncia da celebrao. Aparentemente os cristos tomavam-na por ocasio dos cultos. H igrejas que a celebram dominicalmente. Outras o fazem mensalmente, o que parece ser mais comum. Ainda outras igrejas celebram-na a cada dois meses. Todas as vezes, desde que no se torne mera rotina e no to espaado que facilite o esquecimento do memorial. Nossa Igreja celebra a Ceia do Senhor uma vez ao ms. __________________________________________________________________________

DOUTRINA DA IGREJA
O que Igreja?
Igreja uma congregao local de pessoas regeneradas e batizadas aps profisso de f; Outro sentido da palavra "igreja" a reunio universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre ele edificada. Nos tornamos membros da igreja local atravs do Batismo, mas atravs da converso que nos tornamos membros da igreja de Cristo.

17

Nossas Doutrinas Batistas - 18 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades no prevalecero contra ela (Mateus 16:18) Sendo a pessoa salva independente do batismo, qual a necessidade de ser membro de uma igreja? Tornando-se pela converso um membro da igreja de Cristo, no seu sentido global, envolvendo todos os salvos, por que ainda ser membro de uma igreja local? No estaria correta a afirmao de que: Cristo, sim; igreja, no!? Jesus falou pouco, mas o suficiente, tanto sobre a igreja no seu sentido amplo e global, como tambm no sentido de uma igreja local. ( a qual fazemos Parte) O seu ensino e o que o Novo Testamento declara so suficientes para compreender o assunto e aceitar a orientao neotestamentria. SEU FUNDADOR Mateus 16:13-19 A igreja de Cristo no foi criada por homens; o prprio Cristo foi o seu fundador. Com a pblica profisso de f de Simo Pedro: Tu s o Cristo, o Filho do Deus vivo, estava iniciada a edificao da igreja. Sobre a pedra, a rocha, Jesus Cristo, aceito e professo como o Filho do Deus vivo, Simo Pedro foi o primeiro tijolo da construo. Sempre sobre a rocha. Ele deixa bem claro, em I Pedro 2:1-10. Cristo a pedra viva, a principal da esquina, a principal pedra angular, para os crentes. Pedra de tropeo e rocha de escndalo, para os desobedientes, os no-crentes, que no fazem parte do edifcio da igreja de Cristo. Os crentes professos, assim como Simo Pedro, so pedras vivas, edificados como casa espiritual. Cristo fundou a sua igreja sobre si mesmo. Cada vez que algum professa a sua f nele, como o Cristo, o Filho do Deus Vivo, mais uma pedra acrescentada ao edifcio da casa espiritual. Sobre Cristo, a pedra angular, os crentes, incluindo Simo Pedro, as pedras vivas.

SUA MISSO E RESPONSABILIDADE


As portas do hades no prevalecero contra ela(Mt. 16:18). O hades era o reino dos mortos, sem especificar a diferena entre o cu e o inferno. Poderia ser considerado como o alm. No deixa de ter o seu significado, de ser o lugar dos mortos. Jesus afirma que suas portas no prevalecero contra a sua igreja. Como? Por causa da Misso A misso da Igreja, define o porque dela existir. E a Igreja existe para cumprir propsitos claros:

1. ADORAR A DEUS. Adorao envolve, amar a Deus de todo nosso corao, em todo . tempo - veja Mateus 22:37; Mateus 4:10; Salmo 34:3. 2. AMAR AO PRXIMO COMO A SI MESMO - significa que ela existe para ministrar na vida das . pessoas, tocar a vida dos outros com amor - Mateus 22:37-40; Efsios 4:12 3. IR E FAZER DISCPULOS - A igreja existe para comunicar a Palavra de Deus. Somos . . embaixadores de Cristo e nossa misso evangelizar o mundo - Mateus 28:19,20; Marcos 16:15; Lucas 24:47-49; Atos 1:8. 4. ENSINAR A OBEDINCIA - Significa que devemos e existimos para fazer discpulos. . . Ajudar as pessoas a se tornarem mais parecidas com Cristo em pensamento, . . sentimento e ao. Este processo comea quando a pessoa nasce de novo e continua . pelo resto de sua vida - Mateus 28:19,20; Colossenses 1:28; Efsios 4:12-13. Para que? V;14

18

Nossas Doutrinas Batistas - 19 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

muito importante que guardemos isto e sejamos capazes de explicar aos outros o porque da existncia da Igreja.

A Igreja e templo no a mesma coisa - ou seja, no so sinnimos. Igreja um grupo de pessoas que se renem em um lugar chamado templo. Efsios 5:25

OS OFICIAIS DA IGREJA
Jesus o cabea da Igreja - veja Efsios 5:23 A Bblia referisse a oficiais como lideres humanos. Pessoas que Deus escolhe, e sob autoridade do Esprito Santo desenvolve papel de liderana no Corpo de Cristo.

a). Pastor
A palavra Pastor significa: aquele que apascenta o rebanho de Cristo, que cuida das necessidades espirituais das ovelhas do Senhor. Encontramos na Bblia outras expresses referindo-se a liderana humana na Igreja: bispo e ancio. So aspectos da funo pastoral: bispo - aquele que superintende, administra as atividades; ancio ou presbtero - aquele que goza de respeito e de credibilidade para aconselhar. Bispo (administrador) Em Atos 20:17.28 I Pedro 5: 1,2 Notamos os trs termos(Pastor, Bispo e Ancio) e as trs funes, para as mesmas pessoas. Paulo manda chamar os ancios(v. 17); pede que cuidem de todo o rebanho (v. 17) funo pastoral; afirma que foram constitudos bispos (v. 28) e que devem apascentar a igreja de Deus.

Em I Timteo 3:1-7 e Tito 1:5-9 - Veja as qualificaes e os pr-requisitos para algum ser pastor.
* Deve ter uma vida irrepreensvel; * Marido de uma s mulher; * Apto para ensinar * No cobioso, ganancioso * Que governe bem sua Casa * Filhos sujeitos a ele No nefito (novo na f) * Vigilante * Honesto * Sbrio * Hospitaleiro * No dado ao vinho * No espancador * Moderado * No contencioso * No Avarento (ganancioso) * Modstia * De bom testemunho (inimigo de contendas)

Efsios 4:11-13 A Bblia diz que o Esprito Santo capacitou uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas ... e outros para PASTORES..... querendo o aperfeioamento dos santos. (separados para o Reino de Deus) Hebreus 13:7 e 17 a Bblia diz que o crente deve lembrar-se sempre de seu Pastor, inclusive imitando sua f, atentando para a sua maneira de viver. (V:7 tomar por exemplo) (V:17 Obedecer os Pastores) I Tessalonicenses 5:12,13 A Bblia ensina que o crente deve reconhecer, respeitar aqueles que presidem sobre o rebanho, que o tenhais em grande estima. O Pastor o lder espiritual da Igreja. Ele recebe de Deus sua vocao. por Deus chamado, preparado e sustentado para desenvolver seu ministrio.

b). Dicono
Atos 6:1-7

19

Nossas Doutrinas Batistas - 20 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Crescendo o nmero de convertidos, vrios milhares, a igreja de Jerusalm enfrentou um problema administrativo: ou os apstolos cuidariam da orao e do ministrio da palavra , ou seriam absorvidos pelo cuidado das necessidades materiais dos membros da igreja. Esta estava prestes a se dividir. Em I Timteo 3:8-13 Paulo apresenta as qualidades para o diaconato e sugere uma prtica saudvel: uma prova experimental, antes da efetivao . A palavra dicono, no original, tem significado de algum que presta servio a outro - de servo. Nunca de senhor da igreja; um servo a servio da igreja, cuja recompensa um lugar honroso e muita confiana na fe que h em Cristo Jesus. Outros Ministros A Igreja Batista tambm tem outros ministrios e outros ministros: Ministros de Msica, Ministros de Educao Crist, Ministros de Criana, Ministros de Ao social, Orao, Visitao.... etc.

O GOVERNO E A DISCIPLINA NA IGREJA


Mateus 18:19,20 O governo da igreja local , primeiramente, cristocntrico (estarmos sob autoridade de Cristo o cabea), pois Cristo a autoridade mxima. Onde os seus discpulos se renem, promete estar entre eles.

A Igreja Batista
Cada Igreja Batista soberana nas suas decises, no h interferncia de outra igreja. A Igreja rene-se mensalmente para tomar suas decises e ouvir relatrios em Assemblia. Qualquer membro pode em Assemblia fazer uso da palavra, pode votar e ser votado. A Igreja Batista no aceita e no concede carta de transferncia para outra denominao. A Igreja Batista est filiada a Associao, Conveno Batista Estadual e Conveno Batista Brasileira. Existem outras Igrejas com o nome Batista: batista independente, batista renovada, batista livre, batista pentecostal,batista do stimo dia - estas no so da mesma conveno nossa. A Igreja Batista aceita pessoas para o batismo mediante Profisso de F. A Igreja Batista aceita membros de outras Igrejas Batistas, da mesma f e ordem, mediante carta de transferncia. As prtica de Culto e Administrativa pode variar de uma Igreja para outra, pois cada Igreja Batista autnoma, livre para tomar suas prprias decises. Uma pessoa pode ser desligada, excluda do rol de membro da Igreja, quando: abandonar os cultos, filiar-se a outra denominao, estiver em pecado e no mudar de comportamento

___________________________________________________________

DOUTRINA MORDOMIA CRIST


MORDOMO: Aquele que administra a casa ou estabelecimento de outrem; Administrador de bens de uma irmandade ou confraria (associao para fins religiosos, irmandade, congregao) criado principal de uma casa. Pe em ordem a tua casa, por que morrers, e no vivers (II Re. 20:1)

20

Nossas Doutrinas Batistas - 21 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Podemos conceituar a mordomia como um modo sbio de administrar a vida e o cuidado prudente dos bens. O mesmo se aplica mordomia, quando encarada luz da Palavra de Deus. Quanto mais se aproximar do padro de Deus, tanto mais sbia e prudente ser.

CREMOS QUE DEUS O CRIADOR E O DONO DE TODAS AS COISAS


Gnesis 1 Nos primeiros dois captulos do livro de Gnesis, encontramos a narrativa da criao. Todas as coisas, mveis e imveis, vivas ou sem vida, slidas, lquidas ou gasosas, na Terra, acima da Terra ou abaixo da superfcie, foram criadas por Deus. Podemos afirmar que Deus usou os seus prprios recursos, para tudo criar. Salmo 19:1-6; 24:1,2 Se algum, usando os seus prprios recursos material, tempo e energia, produz algo, ele ser o proprietrio do que foi produzido. Assim acontece com Deus. Como Criador do universo todo, ele o legtimo dono de todas as coisas. Salmo 24:1 A Bblia ensina que todas as coisas no so nossas, mas do Senhor. Ele o dono de tudo.

O HOMEM ADMINISTRADOR OU MORDOMO DA CRIAO DE DEUS


Gnesis 1:26-30 j no primeiro captulo da Bblia lemos que o Senhor Deus, ao completar a obra da criao, confiou ao homem o domnio de toda a criao. Cabia a ele povoar a Terra e administr-la sabiamente. O administrador no dono. Deve prestar contas ao proprietrio . Em Lucas 16:1,2, Jesus fala de um administrador de m fama. Ele havia desperdiado os bens do proprietrio. Este chamou prestao de contas. Como ficar o homem, quando Deus o chamar a prestar contas da administrao da criao de Deus? Chegamos a pensar que, se o homem continuar a destruir e a dissipar o que Deus lhe confiou para administrar, o Criador pode vir a permitir um final tenebroso, quando tudo se acaba, para depois recomear com um punhado dos que lhe so fiis. Nos dias de No, tal aconteceu pela gua (Gnesis 6). Agora poder ser pago pelo fogo. Isto , se a volta do Senhor Jesus no acontecer antes.(II Pedro 3.7e10)

MORDOMIA DO TEMPO
Eclesistes 3:1-11 Como usamos e como gastamos o tempo que Deus nos d? Em Eclesistes 3:1-11, lemos que tudo tem a sua ocasio prpria, e h tempo para todo o propsito debaixo do cu. No texto, especifica-se detalhadamente o uso apropriado do tempo, chegando mesmo a afirmar: tudo fez formoso em seu tempo; tambm ps na mente do homem a idia da eternidade, se bem que este no possa descobrir a obra que Deus fez desde o princpio at o fim. Deus criou um tempo para tudo; at para o administrador do tempo - o homem - no o possa descobrir!

21

Nossas Doutrinas Batistas - 22 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Temos tempo para o trabalho, para o estudo, para o repouso, para o lazer, para a reflexo, para as coisas espirituais, para Deus. Em Tiago 4:13-17 narrado um planejamento imprudente do tempo. O resultado desastroso. A advertncia para se planejar o uso do tempo, conforme a vontade de Deus. Da a humilde splica do salmista: Ensina-nos contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coraes sbios (Salmo 90:12).

MORDOMIA DOS TALENTOS TALENTOS: Habilidade, inteligncia excepcional, capacidade que Deus concede aos crentes.
Em Mateus 25:14-30 Fala-se da distribuio dos bens - talentos - pelo proprietrio a seus servos: um recebe cinco, outro dois e o terceiro um, cada um segundo a sua capacidade. Ningum fica sem! Cada qual tem a capacidade de, usando sabiamente os seus talentos - seus dons - fazer com que produzam e se multipliquem. possvel us-los e aument-los, ou enterr-los. Mas vir o dia da prestao de contas. Com elogio ou com repreenso; com recompensa ou com castigo. Tudo depende de como so administrados. Alguns tm capacidade de administrar bem o nmero maior de dons. outros, um nmero menor. Ao observar o servo que recebeu um nico talento, conclumos que no h cristo que no tenha, confiado em Deus, ao menos um talento (esse pode ser o de dobrar o joelho e orar pelas necessidades dos outros). Sugerem alguns que este nico talento seria a capacidade de orar, ainda que a ss. O importante no se esquecer de que os talentos so dados segundo a capacidade de cada um e que, na prestao de contas, cada qual responder pelo uso dos seus talentos, no dos outros.

MORDOMIA DO SUSTENTO
Mateus 6:9-11 No orao Pai Nosso, Jesus ensinou a orar tambm pelo sustento dirio: o po nosso de cada dia nos d hoje (Mt 6:11). O nosso sustento vem de Deus. Ele nos d foras e condies para ganharmos o po de cada dia. Tambm ele quem abenoa as plantaes e o seu cultivo, para que haja boa colheita e alimentao. justo pois que no somente oremos pedindo, mas que tambm, mesa, agradeamos o alimento. Mas a palavra de Deus vai mais alm, eu no posso cruzar os braos e esperar que caia do cu I Tessalonicenses 4:11,12 A Palavra de Deus recomenda o trabalho honesto, em prol do sustento.

II Tessalonicenses 3:10-12 Paulo fala da ociosidade,ou preguia


E adverte que se algum no quer trabalhar, tambm no coma. Mateus 6:25-34 Quem, sendo crente, trabalha sossegada e dignamente, no precisa ficar ansioso acerca de sua vida e do seu corpo. Deus h de cuidar dele, mais do que das belas flores do campo ou das aves do cu. V:28. Ele fala sobre as plantas vermelhas que descia nas encostas dos montes, que Jesus observava enquanto pregava. V:33. Jesus mostra a escala de valores, o corpo vale mais do que o vestido, a vida vale mais do que a comida, resumindo, quem d a Deus a posio central de sua vida, gozar do seu cuidado onipotente e eterno.

22

Nossas Doutrinas Batistas - 23 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

MORDOMIA DOS BENS E DO DZIMO


Provrbios 30:7-9 Deus tambm concede os bens materiais, ainda que no igualmente. Nos ensinos de Jesus falase de ricos e de pobre. Em Provrbios 30:7-9, encontra-se um pedido admirvel: nem a riqueza excessiva, nem a pobreza. Todavia, h pessoas que em sua riqueza so uma bno para o reino de Deus. Assim como h pessoas que na sua escassez vivem satisfeitas e agradecidas a Deus. Lucas 12:15-21 A Bblia narra a parbola de Jesus sobre o apego riqueza. Um homem insensato torna-se rico e o seu corao se apegou riqueza. Todos os seus planos eram avarentos e egostas. Mas no era rico para com Deus. Malaquias 3:7-12 A Bblia ensina que o crente deve entregar a Deus o dizimo de todas as coisas. Deve ser uma deciso espontnea e voluntria. No Antigo Testamento era lei severa. O profeta Malaquias fala de pessoas amaldioadas que roubam a Deus, no lhe dando o dzimo. Tambm fala das bnos de Deus para os que so fiis. Beno prometida 1 V:10a.Mantimento na casa do Senhor no faltaro para prosseguimento da obra. 2 V:10b bnos Espirituais de natureza Espiritual 3 V:11produtivadade no campo e nos negcios 4 V:12 reconhecimento das bnos divina por parte do Mundo. Provrbios 3:9,10 A Bblia ensina que ns devemos honrar a Deus com as primcias de nossa renda. Primcias, quer dizer as primeiras coisas. O dzimo deve ser a primeira coisa que o crente deve tirar para dedicar a Deus. Nunca deixe por ltimo. Coloque em primeiro lugar. Honre a Deus desta maneira, pois quando deixamos para depois normalmente nunca sobra. E dzimo no sobras. Em Deuteronmio 26:12-15, Encontra-se a nica orao que s pode ser feita por quem no reteve para si mesmo o que de Deus. II Corntios 8:1-5 O segredo encontra-se aqui. As igrejas da Macednia contavam com um povo duramente provado e pobre. Todavia deram voluntariamente, acima de suas posses, participando do privilgio cristo. Por qu? Porque primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor... Aqui est o segredo da mordomia crist dos bens: antes de mais nada, dar-se a si mesmo a Deus. Porque onde estiver o teu tesouro, a estar tambm o teu corao (Mt. 6:21). O Dzimo no nosso. No nos pertence. No cabe ao crente administr-lo. Ele deve ser entregue na casa do Senhor.

DOUTRINA DO BEM E DO MAL


A Origem do Mal
A Bblia ensina que ao cair Ado, caiu com ele a raa humana (Veja Romanos 5:12 ). A transgresso de Ado constituiu todos os seus descendentes em pecadores. Com a queda de Ado, todos ns fomos atingidos. Com o resultado da queda, toda humanidade foi atingida e afetada.

23

Nossas Doutrinas Batistas - 24 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Depravao.O que depravao? Ato ou efeito de depravar (Alterar prejudicialmente;estragar; danificar; corromper) Entende por depravao a falta de justia original e uma tendncia para o mal. Esta depravao total, segundo as Escrituras. Embora no homem haja tambm qualidades boas, ele tem uma tendncia para o mal. Por causa da depravao o homem no se agrada das coisas espirituais de Deus. Todas as suas faculdades foram corrompidas e consagradas mais ao mal do que ao bem (Veja Gnesis 6:5). Gnesis 3:14-16 A Bblia afirma que o mundo todo sofreu uma grande mudana por causa do pecado. Toda criao sofreu, desde o homem at a prpria terra. Houve mudana quanto a maternidade. a dor aumenta intensamente. Gnesis 3:17 Trata da mudana operada na prpria terra. Toda a criao sofreu as conseqncias malditas do pecado de Ado. Gnesis 1:30 At os prprios animais transformaram-se em feras e tornaram-se inimigos uns dos outros. Quando Deus criou os animais, todos comiam ervas. Isaas 11:5-9 O texto d-nos prova dessa mudana entre as criaturas por causa da queda. O profeta descreve um dia em que toda a criao ser libertada do pecado. Mas voc acha que tem alguma soluo? Que tudo isso um dia pode mudar?

A Origem do Diabo
Ezequiel 28:11-19 O texto fala de um anjo poderoso que viveu no cu 1. Satans foi criado perfeito, cheio de sabedoria e perfeito em formosura (v. 12) 2. Esteve no den, tinha o ministrio especial do louvor V.13 3. Era um anjo que guardava o trono de Deus V.14 4. Ele era perfeito em seus caminhos v. 15 5. O corao dele se elevou por causa da formosura, corrompeu sua sabedoria v.17 6. Foi lanado de diante de Deus V. 17 o poder, a riqueza e a sabedoria perdem seu valor quando se mistura com a soberba, como uma tomada eltrica tirada da tomada. isso nos faz entender, que a soberba entrega as pessoas nas mos dele. Isaas 14:12-14 1. Ele vivia com Deus e foi lanado por terra v. 12 2. Seu desejo era ser maior que Deus e Ter seu prprio reino v.13,14

Os Nomes Pessoais e Ttulos dados a ele :


Apocalipse 20:2 O Drago Mateus 10:25 Belzebu II Corntios 4:4 o deus deste sculo Efsios 2:2 o prncipe das potestades do ar Joo 8:44 Pai da mentira Apocalipse 12:9 Diabo, Satans I Pedro 5:8 Adversrio Joo 12:31 O prncipe deste mundo Mateus 13:19 o maligno

Efsios 6:12 - I Pedro 5:8 Paulo diz que nossa luta no contra a carne e sangue, mas contra o Diabo. Ele anda ao nosso derredor buscando a quem possa derrubar.

24

Nossas Doutrinas Batistas - 25 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

II Tessalonicenses 2:9-10

Satans tambm realiza sinais e prodgios com propsito de enganar as pessoas. Aqueles que vivem apenas em busca de sinais e prodgios podem facilmente ser enganados por ele. Deus nunca perder o controle, tudo est nas mos de Deus tanto as foras do erro V:11 como o amor acolhedor pelos salvos, V:13
______________________________________________________________________________

A DOUTRINA DE DEUS
Hoje vamos ver o que a Bblia ensina sobre a Pessoa de Deus. Neste estudo, vamos verificar o que a Bblia ensina a respeito da pessoa de Deus. Numa poca em que tantas idias e conceitos a respeito de Deus so divulgados, bom verificarmos o que o prprio Deus revelou a respeito de si mesmo. A Bblia a Palavra de Deus, o nico livro que pode falar, com autoridade, sobre o assunto. bom que se note o seguinte: A Bblia no procura provar a existncia de Deus. Esse fato tomado como indiscutvel. por essa razo que no primeiro versculo da Bblia encontramos a declarao: No princpio criou Deus os cus e a terra. (Gnesis 1:1)

O NOME

DE

DEUS

25

Nossas Doutrinas Batistas - 26 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

A palavra Deus no nome . Refere-se antes a um ttulo que usamos para designar o Ser Supremo, o Criador de todas as coisas. Os povos antigos tinham muitos deuses, e possuam nomes que os identificavam. Ao revelar-se ao seu povo escolhido, Deus revelou-se como EU SOU (xodo 3:14). Em Isaas 42:8, encontramos a expresso Eu sou o Senhor; este o meu nome . (A palavra em hebraico traduzida como Senhor Jeov). O nome Deus pessoal e sagrado. O terceiro mandamento diz: No tomars o nome do teu Deus em vo; porque o Senhor no ter por inocente aquele que tomar o seu nome em vo (xodo 20:7).

A NATUREZA

DE

DEUS

A Bblia tem muitas expresses que nos falam a respeito da natureza e do carter de Deus: 1. Deus Esprito - Joo 4:24 Como ser espiritual, ele est livre de todas as limitaes do corpo. Deus no tem corpo fsico, como ensina os Mrmons. 2. Deus Luz - I Joo 1:5 A palavra luz simboliza sabedoria e pureza. Deus um ser perfeito e Todo-Poderoso. A palavra trevas significa ignorncia, erro e pecado. 3. Deus Amor - Romanos 5:8; Joo 4:10; I Joo 4:8 Deus prova este amor atravs de Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados. Deus amor, isto faz parte do seu carter de sua natureza. 4. Deus no tem limitaes A Bblia prova isto quando afirma: Unidade- (nico Deus) Dt.4:35; 6:4; Is. 45:21; Sl. 86:10; 1) Deus eterno Salmo 90:2 Ap.1:4Hb; J 36:26 Deus no tem princpio nem fim. Por isso, chamado Deus eterno. 2) Deus onipresente Atos 17:27-28 Pv.15:3; II CR:6:18 Ele est em toda parte simultaneamente. 3) Deus onisciente Salmo 139:4 Hb.4:13 Ele sabe todas as coisas. Ele conhece o passado, o presente e o futuro. 4) Deus todo poderoso Salmo 62:11 Onipotente pode tudo Jr;10:12,13; ICr.29:11,12 A Bblia cheia de expresses que nos informam que a Deus tudo possvel. 5. Deus Pai Joo 1:12 De um modo geral acredita-se que Deus o Pai de todos. Essa declarao tem sentido, quando se pensa em Deus como o Criador e preservador da raa humana. Erram os que se baseiam nessa afirmao, pensando em garantir a sua salvao. A Bblia ensina que h um aspecto particular na paternidade de Deus. a paternidade que se fundamenta na adoo atravs de Jesus Cristo. 6. Deus Justo - Salmos 145:17 e Osias 14:9 Deus correto na sua maneira de ser. Nele no h engano ou confuso. A TRINDADE UNIO DE TRS PESSOAS DISTINTAS NUM S DEUS (PAI, FILHO ESPRITO SANTO) Ao ensino de que h um s Deus em trs pessoas distintas, chama-se Doutrina da Trindade. A palavra trindade no se encontra na Bblia, mas o ensino encontra-se claramente ali. Muitos acham a doutrina de difcil compreenso. Nunca devemos imaginar que algo est errado, s porque no o compreendemos bem. O problema da compreenso da doutrina da Trindade pode ser atenuado, se procurarmos evitar uma comparao matemtica no sentido de 1 + 1 + 1 = 1. A unidade de que a Bblia nos fala tica e no numrica. Isso quer dizer que o Pai, em sua

26

Nossas Doutrinas Batistas - 27 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

natureza, Deus, o mesmo acontecendo com o Filho e o Esprito Santo. Existe um s Deus (Deuteronmio 6:4), que se manifesta em trs pessoas. Isto Deus trino, um Deus de uma s essncia, de uma s natureza, que se manifesta em trs pessoas. A Bblia evidencia a respeito da unidade de Deus em trs pessoas: O que eu aprendo com isso? 1. A Bblia ensina que Jesus e o Pai so um: Eu e o Pai somos um (Joo 10:30 ); Quem me viu, viu o Pai... ( Joo 14:9). 2. A Bblia ensina que Jesus e o Esprito Santo so um. Jesus, ao referir-se vinda do Consolador, o Esprito Santo, igualou a presena do Esprito Santo sua prpria presena (Joo 14:16,17). 3. A Bblia ensina que Deus e o Esprito Santo so um. Disse ento Pedro: Ananias, por que encheu Satans o teu corao para que mentisses ao Esprito Santo, e retivesses parte do preo da herdade... No mentiste aos homens, mas a Deus (Atos 5:3,4). A OBRA DE DEUS - A Bblia ensina que Deus opera em trs reas: 1. Na Criao. Deus criou o universo do nada. Ao lermos Gnesis 1:1-4, verificamos que tudo quanto Deus fez era bom. 2. No Domnio. Deus tem o domnio sobre todas as coisas. O que os homens realizam, o fazem pelo poder que Deus lhes concede. (Leia as seguintes referncias sobre o assunto: Salmos 145:13; I Corntios 4:20; Romanos 8:28 e Filipenses 2:13). 3. Na Salvao. Deus criou o homem sem pecado. Mas o homem escolheu pecar e no obedecer Palavra de Deus. por incrvel que parea, Deus tomou a iniciativa para a redeno do homem, enviando o seu nico Filho para morrer em nosso lugar. porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna (Joo 3:16 ___________________________________________________________________________

DOUTRINA SOBRE A PESSOA DE CRISTO


H mais de dois mil anos, pelas caladas da noite, alguns pastores guardavam suas ovelhas nas colinas de Jud. De repente, o Anjo do Senhor colocou-se diante deles. No temais, porquanto vos trago novas de grande alegria... que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que o Cristo, o Senhor (Lucas 2:10,11). Quem era esse menino que os prprios cus se interessaram em notificar o seu nascimento? Qual a finalidade do seu nascimento? Esse menino era Jesus Cristo, o Filho de Deus. Nasceu para nos salvar dos nossos pecados (leia o relato completo de ser nascimento no captulo 2 do Evangelho de Lucas).2:39-52 O que a Bblia nos ensina a respeito de Jesus Cristo? A palavra Cristo vem do grego Christos, e significa o ungido. Esse nome geralmente aplicado a Jesus de Nazar, o Salvador do mundo e fundador do Cristianismo.

27

Nossas Doutrinas Batistas - 28 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

Podemos dizer que na unidade de duas naturezas, nosso Senhor Jesus Cristo permanece uma s pessoas para sempre, e esta pessoa ao mesmo tempo, divina e humana. Sua pessoa no sua divindade nem sua humanidade considerada separadamente, Mas o que possui ao mesmo tempo as duas naturezas. O filho que o verbo do pai, o prprio e eterno Deus, tomou a natureza humana, de maneira que Cristo possui duas naturezas distintas e perfeitas, sendo Verdadeiro Deus (IJo. 5:20) e verdadeiro homem.

JESUS EXISTIA ANTES

DO

SEU NASCIMENTO

A existncia de Cristo no teve incio como de todos ns. O seu nascimento foi diferente. Ele j existia num passado eterno. Antes da criao do mundo, Jesus estava com Deus. Vejamos o testemunho bblico a respeito: Joo 1:1,2 No princpio era aquele que a Palavraa. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princpio. O Novo Testamento menciona claramente a existncia de Cristo, antes do seu nascimento. O verbo estava com Deus no principio e era Deus. Em Colossenses 1:17 Ele antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Paulo afirma que todas as coisas foram criadas por Cristo e ele antes de todas as coisas. Joo 8:58 Respondeu Jesus: Eu lhes afirmo que antes de Abrao nascer, Eu Sou! O prprio Jesus declarou que viveu antes de vir a este mundo. Em vrias ocasies Jesus se referiu sua existncia no passado. Jesus no foi criado. Ele participou da criao e continua sustentando toda obra de suas mos.

JESUS VEIO

EM

FORMA HUMANA

Joo 1:14 Aquele que a Palavra tornou-se carne e viveu entre ns. Vimos a sua glria, glria como do Unignitoe vindo do Pai, cheio de graa e de verdade. Jesus, o eterno Filho de Deus, veio terra assumindo a forma humana. E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns. Essa afirmao da Bblia tem dois significados fundamentais: 1. Jesus Era Verdadeiramente Homem - Filipenses 2:6,7 Testemunhando a respeito da humanidade real de Jesus, a Bblia diz que, como todos os seres humanos, ele cresceu, sentiu cansao e teve fome (Leia e medite em Lucas 2:52; Joo 4:6; Mateus 4:2). Ele viveu como homem.
Jesus foi, no entanto, um homem diferente dos demais. (Leia Hebreus 4:15; Joo 7:46 e Marcos 6:56). Ele no pecou. Falou com poder. Realizou sinais extraordinrios.

2. Jesus Era Verdadeiramente Deus Joo 14:9 e 10:30 Jesus no era apenas Filho do Homem, mas tambm Filho de Deus. Suas afirmaes so categricas nesse sentido:

28

Nossas Doutrinas Batistas - 29 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

JESUS DIVINO 1. Seu nascimento diferente - Jamais houve algum que tivesse um nascimento igual ao de Jesus. Se voc ler Mateus 1:18-20 e Lucas 1:35 , h de convir que a concepo de Jesus foi diferente da de todos os homens. Quem rejeita esse fato est negando a veracidade da Palavra de Deus. 2. A maneira diferente como viveu - Jesus viveu uma vida perfeita. Abra sua Bblia em Hebreus 4:15, e veja que ele foi tentando em tudo, mas no pecou. 3. Suas palavras e ensinos - Leia Joo 10:30 e tambm 7:46: Nunca homem algum ensinou como este homem. Conhea o testemunho da multido que ouviu Jesus proferir o Sermo do Monte, lendo Mateus 7:28,29. 4. O testemunho dos seus discpulos - Respondeu-lhe Tom: Senhor meu, e Deus meu! (Joo 20:28). 5. Sua gloriosa ressurreio - Paulo declarou que a ressurreio de Jesus foi uma prova de sua divindade. Leia Romanos 1:3,4, e medite na declarao de Paulo. A ressurreio de Jesus mais uma prova inconfundvel de sua divindade.

JESUS MORREU

NA

CRUZ

A morte de Jesus na cruz do Calvrio tem sido chamada por muitos como o maior crime de todos os sculos. Mas no podemos nos esquecer que foi, tambm, a demonstrao suprema do amor de Deus, tendo em vista a nossa salvao - Romanos 5:8 1. A morte de Jesus foi uma prova do amor de Deus - Ele no foi cruz por ter sido vencido por seus inimigos. Ele entregou a sua vida voluntariamente (Joo 10:17,18).

2. A morte de Jesus foi em nosso lugar - Aquele que no conheceu pecado, Deus o fez pecado por Ns; para que Nele fssemos feitos justia de Deus" (II Corntios 5:21). Leia e medite tambm em Glatas 3:13). 3. A morte de Jesus foi por todos os homens, e de uma vez por todas. (Leia Hebreus 9:26-28 e 10:12). Agora voc sabe que jamais haver outro Salvador, porque o mundo no necessitar de outro alm de Jesus.

JESUS RESSUSCITOU

DOS

MORTOS

Aps sua morte na cruz do Calvrio, Jesus foi sepultado no Tmulo de Jos. Mas hoje Ele no est morto! A morte no pde segurar o Prncipe da Vida! Ao terceiro dia, ressuscitou, e vive para todo o sempre - Leia Romanos 6:9: 1. A ressurreio de Cristo completou a obra redentora da cruz - Um Cristo morto no teria poder para salvar ningum. A ressurreio foi o sinal, atravs do qual podemos ter a certeza de que Deus aceitou a misso reconciliadora de Cristo na cruz. (Ver o que Pedro falou em I Corntios 15:17).

29

Nossas Doutrinas Batistas - 30 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

2. A ressurreio de Cristo comprova que h vida alm da morte - O homem tem procurado durante toda a sua histria uma prova palpvel sobre a imortalidade. A resposta na Bblia, se encontra em II Timteo 1:9,10. Comprove-a. 3. A ressurreio de Cristo o penhor de nossa ressurreio - Lendo Filipenses 3:20,21, voc poder completar a seguinte expresso: Mas a nossa ptria est nos cus, donde tambm aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformar o Corpo da nossa humilhao, para ser conforme ao Corpo da sua glria... o ressuscitar Cristo dentre os mortos, Deus estava assegurando a nossa prpria ressurreio (I Tessalonicenses 4:14-17).

JESUS EST

NOS

CUS

COM OS

SEUS DISCPULOS

Aps a sua ressurreio Jesus esteve quarenta dias instruindo os seus discpulos. Depois ascendeu visivelmente aos cus, para estar na presena de Deus. L ele intercede por ns (Hebreus 7:24,25).
A Bblia ensina que Jesus voltar visivelmente, um dia, a fim de levar os seus (Joo 14:2,3; At 1:6-11).

Mas o fato de Jesus estar nos cus, no quer dizer que est ausente do mundo. Ele mesmo nos assegurou de sua presena em nossa vida (leia Mateus 28:20). Que bno ser um seguidor de Jesus Cristo, desfrutar de sua presena e comunho em nossa vida diria, e ter a certeza de habitar por toda a eternidade nos cus! JESUS SENHOR 1. Jesus Senhor de nossas relaes . Procure fazer uma aplicao dos seguintes princpios em suas relaes comerciais e de trabalho: Efsios 6:5-9; Colossenses 3:22; I Timteo 6:1,2 e Filemom 2. Jesus Senhor de nossas relaes domsticas . O sexo uma ddiva de Deus, e deve ser restrito ao casamento (ver Mateus 19:3-12; i Corntios 6:15-20; 7:1-5; Colossences 3:5; Hebreus 13:4). O lar deve treinar e influenciar as crianas (I Timteo 3:4,5; 5:1-14; II Timteo 1:5; 3:14-17). 3. Jesus Senhor de nossas atividades de recreao . Veja alguns dos perigos do prazer, nas passagens indicadas, anotando-os em seguida (Lucas 8:14; I Timteo 5:6; II Timteo 3:4; II Pedro 2:13); 4. A soberania de Cristo em nossa vida produz alegria? De que modo? (Salmos 16:11; Lucas 15:5; Joo 16:22-24; Romanos 15:13; Glatas 5:22; Filipenses 1:26; 4:4). Essa soberania deve ser demonstrada atravs da completa submisso de nossa vida. O crente no deve ter nenhum aspecto de sua existncia fora do controle de Cristo.

30

Nossas Doutrinas Batistas - 31 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

A DOUTRINA DO ESPRITO SANTO


Em todas as pginas da Bblia encontramos Deus, presente, atravs do Esprito Santo. No poderia ser de outra maneira, pois as Escrituras Sagradas foram produzidas por seu intermdio. Logo no incio, em Gnesis 1:2, encontramos a primeira meno da Terceira Pessoa da Trindade Divina: ... o Espirito de Deus pairava sobre a face das guas. QUEM O ESPRITO SANTO? 1. uma pessoa - As Escrituras apresentam o Esprito Santo como uma pessoa, e no simplesmente uma influncia ou poder em ao no mundo. Como pessoa, desempenha as mesmas funes de um indivduo. A Bblia afirma que o Esprito Santo uma pessoa, no diz que ele tem olhos, nariz, etc..., porque estas coisas so partes do corpo, e no elementos componentes de uma pessoa.
I CORNTIOS 2:10 Ao Esprito atribudo o poder de saber at as coisas profundas de Deus. I CORNTIOS 12:11 O Esprito Santo possui o poder de querer, tem vontade prpria. APOCALIPSE 2:7 O Esprito Santo fala GLATAS 4:6 O Esprito Santo Clama ROMANOS 8:26 Ele esfora-se em ajudar-nos, intercede por ns.

31

Nossas Doutrinas Batistas - 32 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

EFSIOS 4:30 - Ele tem emoes, entristece-se com nossos pecados. JOO 14:26 Ele nos ensina JOO 16:8 Convence-nos do pecado ATOS 8:29 Ele fala, dirigindo-nos. ATOS 10:19 Ele fala, revelando-nos os pensamentos de Deus.

2. Deus - identificado como Deus (Atos 5:3,4). Possui as mesmas qualidades ou atributos de Deus. Vejamos: 1) Est presente em toda parte - Salmos 139:7) Tem conhecimento de todas as coisas - I Corntios 2:10) Todo-Poderoso, nada lhe impossvel I Corntios 12:11. O Esprito Santo faz o trabalho de Deus. Ele convence o homem do pecado. D vida nova ao entrar no corao humano. Em Romanos 8:11, Paulo afirma que a ressurreio obra do Esprito Santo . Em II Corntios 13:13 , ele mencionado em p de igualdade com o Pai e o Filho.

A PROMESSA

DO

ESPRITO SANTO

Joel 2:28,29; Joo 14:26; Atos 1:4,5 Nos dias do profeta Joel, Deus prometeu a vinda do Esprito Santo sobre os seus filhos, visando a realizao de uma obra especial no mundo. Jesus Cristo reafirmou essa mesma promessa. A ddiva do Esprito Santo significou para o homem uma uno ou capacitao para realizar a obra de Deus. Essa capacitao disponvel a todo aquele que cr em Jesus Cristo, e procure a serv-lo. O Esprito reveste o cristo do poder de Deus. Ser revestido desse poder ser batizado com e pelo Esprito Santo.

A MISSO

DO

ESPRITO SANTO.

1. A obra do Esprito Santo em nossa vida 1) Ele nos convence do pecado (Joo 16:8). Ele revela a natureza do pecado e seu castigo, e leva o homem a reconhecer que culpado diante de Deus. Guia o pecador a ter f em Jesus, como Salvador. 2) Ele auxilia o crente a crescer em poder, e a andar nos caminhos do Senhor. O Esprito Santo ajuda o crente a ser santo. Esse crescimento s acontece quando lhe obedecemos, fazendo o que nos manda (Joo 14:26). 3) O Esprito Santo o grande Consolador, quando estamos tristes (Joo 14:16). 4) Ele revela a verdade conscincia e ao corao do indivduo (Joo 14:17; 16:13). 5) O Esprito Santo testifica que o crente filho de Deus. 2. A obra do Esprito Santo na igreja 1) Ele faz as igrejas crescer (Atos 9:31). 2) Ele dirige a igreja conforme se verifica em Atos 13:2. 3) Concede dons espirituais aos cristos, visando o crescimento do Reino de Deus (I Corntios 12:8-11). 4) Constitui pastores sobre as igrejas, vocacionando-os e dando-lhes capacidade (Atos 20:28). 3. A obra do Esprito Santo no mundo 1) Ele opera no mundo. A referncia aqui entre os descrentes. 2) O Esprito Santo veio ao mundo para convencer do pecado (Joo 16:9). 3) O Esprito Santo convence o mundo da justia (Joo 16:10). 3) O Esprito Santo convence do juzo vindouro de Deus (Joo 16:11).

BATISMO

NO

ESPRITO SANTO

Efsios 1:13; Atos 2:33

32

Nossas Doutrinas Batistas - 33 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

A Bblia ensina que quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador recebemos tambm o Esprito Santo. Este o momento do batismo. Ficamos batizados e selados nele. Atos 2:1-4 Relata o evento da chegada do Esprito Santo. Como prometido o Esprito Santo veio no dia de pentecostes. Joo 16:8 Ns como batistas, cremos que o crente em Jesus recebe (ou batizado) o Esprito Santo no ato de sua converso. Ele entregou sua vida a Cristo, mediante a ao do Esprito que o convenceu do pecado(Joo 16:8).

Todo salvo em Jesus j batizado com o Espirito Santo, ele foi selado no dia de sua converso. E o selo significa que agora ele propriedade exclusiva de Deus. O FRUTO
DO

ESPRITO SANTO

O fruto do Esprito conseqncia natural da vida crist que a vida em Cristo e vida de Cristo em ns! O crente em Jesus vive livre e espontaneamente segundo o Esprito e se afasta das obras para as quais impedem os desejos da carne. Em Glatas 5:22,23, O apstolo Paulo d-nos uma lista de caractersticas que nos permitem identificar a presena do Esprito Santo na vida do indivduo. Complete voc mesmo : Mas o fruto do Esprito :
Amor Virtude crist. Amor a Deus, a famlia, a Igreja, as pessoas, a si mesmo. Gozo(Alegria) Alegria viva, estvel, acima de qualquer circunstncia e no uma emoo artificial, fingida, passageira. Paz Suave calma da mente e da alma, bem estar em meio a qualquer tumulto e em todas as provaes. No significa ausncia de conflitos. Longanimidade(Pacincia) Qualidade para resistir firme s tenses e presses da vida mesmo as produzidas por pessoas; pacincia, perseverana. Benignidade (Delicadeza) Delicadeza, afabilidade, amabilidade, benevolncia nas atitudes. Bondade Honestidade definida de motivaes e conduta; inconformismo com o mal. Fidelidade F para com Deus e o homem. Lealdade e confiabilidade a padres da verdade; dignidade no trato com pessoas. Mansido (Humildade) Brandura, humildade, suavidade no trato com outros. Domnio Prprio Autodomnio, autocontrole, autodisciplina, temperana, moderao.
DO

O FRUTO

ESPRITO

E A

OBRA

DA

CARNE.

Glatas 5:16,17 Paulo fala que h uma luta entre a carne e o esprito. Ambos se opem um ao outro. E esta luta acontece em meio a nossa vida, no dia-a-dia. Glatas 5:19-21 As obras da carne manifestao em vrios nveis. Romanos 8:4-9 1) No andamos segundo a carne, mas segundo o Esprito; 2) Os que so segundo a carne inclinao para as cosias da carne; 3) A inclinao da carne morte; 4) A inclinao da carne inimizade contra Deus; 5) Os que esto no carne no podem agradar a Deus.

DONS

DO

ESPRITO SANTO OU DONS ESPIRITUAIS

A palavra Dom significa ddiva, dote para servir. Os dons do Esprito Santo so as capacitaes pessoais, conferidas livremente pelo Esprito Santo de Deus, de maneira como ele quer, aos crentes, para o servio na Igreja, que o Corpo de Cristo.

33

Nossas Doutrinas Batistas - 34 de 34


Escola Bblica Dominical da Igreja Batista de Campos Elseos

I Corntios 12:7 Os dons espirituais dado a cada um, pelo Esprito Santo, para o que for til, para um fim proveitoso, no Corpo de Cristo. Dons Espirituais para a edificao, ele deve servir para algo. Efsios 4:11-13 A finalidade dos dons espirituais o aperfeioamento do Corpo de Cristo, que sua Igreja. II Timteo 1:6 Fica claro tambm na Bblia, que cada crente em Jesus, ao receber os Dons Espirituais deve desenvolve-lo, cuid-lo, aprimor-lo. Somos responsveis diante de Deus, pelo aprimoramento dos nossos Dons Espirituais. I Corntios 1:6,7; 3:1-3 Os dons espirituais no so provas de espiritualidade, ou maturidade crist. O fato de um crente ter dons, no significa que ele espiritualmente imaturo. Veja o exemplo da Igreja de Corintos: nenhum Dom faltava a igreja, mas eles eram carnais, espiritualmente imaturos. Deus nos equipa concedendo dons que nos habilitam a exercer melhor aquilo que cabe a cada um de ns fazer, para proveito comum da Igreja.

34

Das könnte Ihnen auch gefallen