Sie sind auf Seite 1von 4

PREVENO DE RISCOS

FSS 03.06
Data: 03-08-2013

TRABALHOS COM ANDAIMES SUSPENSOS


(BAILUS)
1. CARACTERIZAO
Um Bailu constitudo por uma plataforma nivelada por 2 ou 3 rgos de suspenso e de manobra, fixados a pontos de ancoragem ou a dispositivos de suspenso. A plataforma tem normalmente um comprimento mximo at 8 m e uma largura mnima de 0,55 m, com as seguintes proteces contra a queda de pessoas: Nos 3 lados exteriores, guarda-corpos, com uma guarda colocada a 1 metro da altura do estrado e uma guarda intermdia a 0,45 m, e um rodap com, pelo menos 0,15 m de altura; rodap; No lado do trabalho, uma barra amovvel colocada a 0,70 m de altura e um

Os guarda-corpos devem ser suportados por montantes solidamente fixados ao estrado, espaados no mximo de 1,75 m. O Bailu pode ter 2 ou 3 rgos de suspenso, cada um deles constitudo por um estribo onde assenta a plataforma, um guincho e um dispositivo pra-quedas. O guincho deve conter um dispositivo de segurana dupla que impea a descida acidental da plataforma. O dispositivo pra-quedas, normalmente incorporado no guincho, destina-se a suportar a plataforma em caso de rotura do cabo de elevao ou de falha do guincho. Os andaimes suspensos podem ser suportados por vigas em balano, ganchos ou dispositivos especiais de ao, tais como, tirantes ou braos de suspenso, desde que apoiados/fixados sobre uma estrutura adequada.

2. RISCOS MAIS FREQUENTES



Queda de altura Choque com objectos na subida/descida Queda de objectos Electrizao ou electrocusso (na vizinhana de instalaes em tenso).

Causas mais frequentes de acidentes com Bailus:


Oscilao ou queda da plataforma, provocada por: Sobrecarga esttica ou dinmica excessiva Instabilidade do dispositivo de amarrao

Resistncia insuficiente dos rgos de suspenso, de manobra ou do dispositivo de amarrao Mau estado do material Mau funcionamento dos dispositivos pra-quedas.
pg. 1/4

Rotura da plataforma, devido a: Sobrecarga esttica ou dinmica Resistncia insuficiente dos elementos que a compem. Queda dos trabalhadores a partir do plataforma, devido a: Ausncia ou ineficcia dos guarda-corpos

Queda por cima do guarda corpos, a partir de um plano de trabalho sobrelevado Deslocao da plataforma no acesso ou no abandono Deslocao da plataforma na sequncia de um empurro exercido por um trabalhador situado na construo Abalroamento do andaime por uma carga que est a ser elevada. Queda dos trabalhadores durante a montagem e desmontagem do Bailu, por falta de equipamento individual de proteco antiquedas. Queda de objectos: A partir do andaime A partir da edificao ou de um equipamento de elevao de cargas sobre o Bailu.

3. MEDIDAS DE PREVENO
3.1 Sinalizao
obrigatria a balizagem/proteco de uma rea circundante na vertical do bailu, de modo a prevenir o risco de queda de objectos ou materiais. Sempre que se efectuem trabalhos com andaimes na proximidade de condutores ou peas nuas em tenso, estas devem ser sinalizadas de forma a torn-las mais visveis para evitar a aproximao dos trabalhadores ou de objectos que estes possam manusear.

3.2 Na montagem / desmontagem do andaime


O espaamento mximo entre dois dispositivos de guindar ser de 3 metros, devendo ser accionados simultaneamente durante a movimentao do andaime, de modo a manter sempre a horizontalidade da estrutura. proibida a ligao de mdulos parcelares constituindo andaimes suspensos pesados com comprimento superior a 8 metros, devendo a(s) respectiva(s) articulao(es) ser feita com fechos de segurana. Considerando a carga mxima que o andaime deve suportar, deve-se realizar um ensaio esttico, realizado a baixa altura, com uma carga de 5 vezes a carga mxima de trabalho durante 1 hora. No caso do andaime ser iado atravs de motores, o prvio dimensionamento ser testado com um acrscimo de 20% carga mxima de trabalho, simulando a avaria em cada um dos guinchos.

FSS 03.06 Trabalhos com Andaimes Suspensos pg. 2/4

PREVENO DE RISCOS

FSS 03.06
Data: 03-08-2013

Na recepo, em obra, deve fazer-se uma vistoria cuidada de todos os elementos constituintes do(s) andaime(s) suspenso(s). Deve ser fornecido pelo instalador um certificado de instalao e ensaio do Bailu. Antes do incio dos trabalhos deve ser colocado, bem visvel no interior do Bailu, o sinal de proteco individual obrigatria contra quedas.

3.3 Utilizao
Nos trabalhos em Bailus os trabalhadores devem usar em permanncia um sistema antiquedas (arns + dispositivo pra-quedas) ligado a um cabo de segurana fixado na construo, em ponto independente da estrutura de suporte do andaime. Na posio de trabalho, a fim de evitar movimentos oscilatrios, os andaimes suspensos devem ser convenientemente fixados construo. A carga mxima de utilizao do Bailu deve ser escrupulosamente respeitada e as cargas devem ser distribudas sobre todo o comprimento da plataforma. Sobre a plataforma no se deve saltar, nem lanar ou arrastar objectos pesados. No permitido aos utilizadores debruarem-se em demasia ou treparem sobre os guarda-costas. As proteces colectivas (guarda-corpos e rodap) do lado exterior nunca devem ser retirados. Do lado interior, se for imprescindvel retirar o guarda-corpos, tal s poder ser feito depois do Bailu ter sido fixado construo. Reciprocamente, o Bailu s deve ser soltado da construo depois de recolocado o guarda-corpos. A movimentao do Bailu deve ser lenta e em simultneo, para que a plataforma seja mantida sensivelmente na horizontal. No deixar nenhum dos cabos dos guinchos ficar excessivamente lasso; os cabos devem ser sempre enrolados em tenso. Proteger os guinchos e cabos contra o emprego de produtos corrosivos, chamas ou projeco de areias. A utilizao dos guinchos deve respeitar o respectivo manual de instrues.

3.4 Manuteno / Conservao


Manter os mecanismos dos guinchos e dos pra-quedas, bem como os cabos, sempre limpos e em bom estado de conservao. Lubrific-los de acordo com as indicaes do fabricante. No caso do cabo ser enrolado em vazio, utilizar o dispositivo previsto pelo fornecedor para realizar o enrolamento em tenso, evitando assim a deteriorao do cabo e movimentos bruscos do Bailu na descida. Pelo menos uma vez por semana dever fazer-se uma inspeco dos cabos de sustentao, devendo ser obrigatoriamente substitudos se forem observadas situaes tais como: Ruptura de mais de 2 fios num comprimento de cerca de 25 cm Corroso interior ou exterior

FSS 03.06 Trabalhos com Andaimes Suspensos pg. 3/4

laada)

Deformao exterior (esmagado, distorcido, com barrigas, vincado e com Reduo de dimetro de 10%. Verificar o estado das roldanas e cabos das talhas.

4. EQUIPAMENTO DE PROTECO INDIVIDUAL



Capacete de proteco Sistema antiquedas (arns e dispositivo pra-quedas retrctil que deve fixar a um ponto slido da construo, independente do Bailu ou da fixao deste) Luvas de proteco mecnica Botas de proteco mecnica

FSS 03.06 Trabalhos com Andaimes Suspensos pg. 4/4

Das könnte Ihnen auch gefallen