Sie sind auf Seite 1von 107

Coletnea de Manuais Tcnicos de Bombeiros

MANUAL DE FUNDAMENTOS DO CORPO DE BOMBEIROS

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MFCB

MANUAL DE FUDAMENTOS DO CORPO DE BOMBEIROS

2 Edio 2006 Volume 00

Os direitos autorais da presente obra pertencem ao Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo. Permitida a reproduo parcial ou total desde que citada a fonte.

PMESP
CCB

PREFCIO - MTB No incio do sculo XXI, adentrando por um novo milnio, o Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo vem confirmar sua vocao de bem servir, por meio da busca incessante do conhecimento e das tcnicas mais modernas e atualizadas empregadas nos servios de bombeiros nos vrios pases do mundo. As atividades de bombeiros sempre se notabilizaram por oferecer uma diversificada gama de variveis, tanto no que diz respeito natureza singular de cada uma das ocorrncias que desafiam diariamente a habilidade e competncia dos nossos profissionais, como relativamente aos avanos dos equipamentos e materiais especializados empregados nos atendimentos. Nosso Corpo de Bombeiros, bem por isso, jamais descuidou de contemplar a preocupao com um dos elementos bsicos e fundamentais para a existncia dos servios, qual seja: o homem preparado, instrudo e treinado. Objetivando consolidar os conhecimentos tcnicos de bombeiros, reunindo, dessa forma, um espectro bastante amplo de informaes que se encontravam esparsas, o Comando do Corpo de Bombeiros determinou ao Departamento de Operaes, a tarefa de gerenciar o desenvolvimento e a elaborao dos novos Manuais Tcnicos de Bombeiros. Assim, todos os antigos manuais foram atualizados, novos temas foram pesquisados e desenvolvidos. Mais de 400 Oficiais e Praas do Corpo de Bombeiros, distribudos e organizados em comisses, trabalharam na elaborao dos novos Manuais Tcnicos de Bombeiros - MTB e deram sua contribuio dentro das respectivas especialidades, o que resultou em 48 ttulos, todos ricos em informaes e com excelente qualidade de sistematizao das matrias abordadas. Na verdade, os Manuais Tcnicos de Bombeiros passaram a ser contemplados na continuao de outro exaustivo mister que foi a elaborao e compilao das Normas do Sistema Operacional de Bombeiros (NORSOB), num grande esforo no sentido de evitar a perpetuao da transmisso da cultura operacional apenas pela forma verbal, registrando e consolidando esse conhecimento em compndios atualizados, de fcil acesso e consulta, de forma a permitir e facilitar a padronizao e aperfeioamento dos procedimentos.

O Corpo de Bombeiros continua a escrever brilhantes linhas no livro de sua histria. Desta feita fica consignado mais uma vez o esprito de profissionalismo e dedicao causa pblica, manifesto no valor dos que de forma abnegada desenvolveram e contriburam para a concretizao de mais essa realizao de nossa Organizao. Os novos Manuais Tcnicos de Bombeiros - MTB so ferramentas importantssimas que vm juntar-se ao acervo de cada um dos Policiais Militares que servem no Corpo de Bombeiros. Estudados e aplicados aos treinamentos, podero proporcionar inestimvel ganho de qualidade nos servios prestados populao, permitindo o emprego das melhores tcnicas, com menor risco para vtimas e para os prprios Bombeiros, alcanando a excelncia em todas as atividades desenvolvidas e o cumprimento da nossa misso de proteo vida, ao meio ambiente e ao patrimnio. Parabns ao Corpo de Bombeiros e a todos os seus integrantes pelos seus novos Manuais Tcnicos e, porque no dizer, populao de So Paulo, que poder continuar contando com seus Bombeiros cada vez mais especializados e preparados. So Paulo, 02 de Julho de 2006.

Coronel PM ANTONIO DOS SANTOS ANTONIO Comandante do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo

SUMRIO 1. INTRODUO 2. EXTINTORES DE INCNDIO 3. CABOS, VOLTAS E NS 4. ENTRADAS FORADAS 5. MANGUEIRA DE INCNDIO 6. FONTES DE ABASTECIMENTO DE GUA 7. JATOS DGUA E DE ESPUMA 8. CAUSAS DE INCNDIOS 9. SALVATAGEM 10. SISTEMAS DE PREVENO DE INCNDIO 11. COMUNICAES 12. VENTILAO 13. PROTEO RESPIRATRIA 14. TCNICA DE EXTINO DE INCNDIO 15. PRIMEIROS SOCORROS 16. INSPEO EM EDIFICAES 17. ESCADAS DE BOMBEIROS 18. SALVAMENTO 19. ACIDENTES ENVOLVENDO PRODUTOS PERIGOSOS 1 58 81 95 137 167 196 219 227 248 259 282 303 326 303 406 414 448 497

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

1
MFCB

INTRODUO

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

OBJETIVOS Explicar o processo de combusto conforme a teoria do tetraedro do fogo. Explicar a teoria de uma exploso tipo backdraft. Definir as seguintes fases do fogo: fase inicial/queima livre/flashover/queima lenta. Definir os trs mtodos de transferncia de calor. Definir os trs pontos de temperatura. Demonstrar os mtodos de extino de incndios. Definir as formas de combusto. INTRODUCO O efetivo controle e extino de um incndio requerem um entendimento da natureza qumica e fsica do fogo. Isso inclui informaes sobre fontes de calor, composio e caractersticas dos combustveis e as condies necessrias para a combusto. Combusto uma reao qumica de oxidao, auto-sustentvel, com liberao de luz, calor, fumaa e gases. Para efeito didtico, adota-se o tetraedro (quatro faces) para exemplificar e explicar a combusto, atribuindo-se, a cada face, um dos elementos essenciais da combusto. A Figura 1.1 representa a unio dos quatro elementos essenciais do fogo, que so: Calor, Combustvel, Comburente e Reao Qumica em Cadeia

2.

CALOR

Forma de energia que eleva a temperatura, gerada da transformao de outra energia, atravs de processo fsico ou qumico. Pode ser descrito como uma condio da matria em movimento, isto , movimentao ou vibrao das molculas que compem a matria. As molculas esto constantemente em movimento. Quando um corpo aquecido, a velocidade das molculas aumenta e o calor (demonstrado pela variao da temperatura) tambm aumenta.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

(Fig. 1.2)

O calor gerado pela transformao de outras formas de energia, quais sejam: energia qumica (a quantidade de calor gerado pelo processo de combusto); energia eltrica (o calor gerado pela passagem de eletricidade atravs de um condutor, como um fio eltrico ou um aparelho eletrodomstico); energia mecnica (o calor gerado pelo atrito de dois corpos); energia nuclear (o calor gerado pela fisso (quebra) do ncleo de tomo). (Fig.1.3)

2.1.

Efeitos do Calor

O calor uma forma de energia que produz efeitos fsicos e qumicos nos corpos e efeitos fisiolgicos nos seres vivos. Em conseqncia do aumento de intensidade do calor, os corpos apresentaro sucessivas modificaes, inicialmente fsicas e depois qumicas. Assim, por exemplo, ao aquecermos um pedao de ferro, este, inicialmente, aumenta sua temperatura e, a seguir, o seu volume. Mantido o processo de aquecimento, o ferro muda de cor, perde a forma, at atingir o seu ponto de fuso, quando se transforma de slido em lquido. Sendo ainda aquecido, gaseifica-se e queima em contato com o oxignio, transformando-se em outra substncia. Elevao da temperatura Este fenmeno se desenvolve com maior rapidez nos corpos considerados bons condutores de calor, como os metais; e, mais vagarosamente, nos corpos tidos como maus condutores de calor, como por exemplo, o amianto. Por ser mau condutor de calor, o amianto utilizado na confeco de materiais de combate a incndio, como roupas, capas e luvas de proteo ao calor. (O amianto vem sendo substitudo por outros materiais, por apresentar caractersticas cancergenas)
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

O conhecimento sobre a condutibilidade de calor dos diversos materiais de grande valia na preveno de incndio. Aprendemos que materiais combustveis nunca devem permanecer em contato com corpos bons condutores, sujeitos a uma fonte de aquecimento. (Fig.1.4)

Aumento de volume Todos os corpos slidos, lquidos ou gasosos se dilatam e se contraem conforme o aumento ou diminuio da temperatura. A atuao do calor no se faz de maneira igual sobre todos os materiais. Alguns problemas podem decorrer dessa diferena. Imaginemos, por exemplo, uma viga de concreto de 10m exposta a uma variao de temperatura de 700 C. A essa variao, o ferro, dentro da viga, aumentar seu comprimento cerca de 84mm, e o concreto, 42mm. (Fig. 1.5)

Com isso, o ferro tende a deslocar-se no concreto, que perde a capacidade de sustentao, enquanto que a viga empurra toda a estrutura que sustenta em, pelo menos, 42mm. Os materiais no resistem a variaes bruscas de temperatura. Por exemplo, ao jogarmos gua em um corpo superaquecido, este se contrai de forma rpida e desigual, o que lhe causa rompimentos e danos. Pode ocorrer um enfraquecimento deste corpo, chegando at a um colapso, isto , ao surgimento de grandes rupturas internas que fazem com que o material no mais se sustente. (Mudanas bruscas de temperatura, como as relatadas acima, so causas comuns de desabamentos de estruturas). A dilatao dos lquidos tambm pode produzir situaes perigosas, provocando transbordamento de vasilhas, rupturas de vasos contendo produtos perigosos, etc. A dilatao dos gases provocada por aquecimento acarreta risco de exploses fsicas, pois, ao serem aquecidos at 273 C , os gases duplicam de volume; a 546 C o seu volume triplicado, e assim sucessivamente. Sob a ao de calor, os gases liquefeitos comprimidos aumentam a presso no interior dos vasos que os contm, pois no tm para onde se expandir. Se o aumento de temperatura no cessar, ou se no houver dispositivos de
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

segurana que permitam escape dos gases, pode ocorrer uma exploso, provocada pela ruptura das paredes do vaso e pela violenta expanso dos gases. Os vapores de lquidos (inflamveis ou no) se comportam como os gases. Mudana do estado fsico da matria Com o aumento do calor, os corpos tendem a mudar seu estado fsico: alguns slidos transformam-se em lquidos (liquefao), lquidos se transformam em gases (gaseificao) e h slidos que se transformam diretamente em gases (sublimao). Isso se deve ao fato de que o calor faz com que haja maior espao entre as molculas e estas, separando-se, mudam o estado fsico da matria. No gelo, as molculas vibram pouco e esto bem juntas; com o calor, elas adquirem velocidade e maior espaamento, transformando um slido (gelo) em um lquido (gua). (Fig. 1.6)

Mudana do estado qumico da matria Mudana qumica aquela em que ocorre a transformao de uma substncia em outra. A madeira, quando aquecida, no libera molculas de madeira em forma de gases, e sim outros gases, diferentes, em sua composio, das molculas originais de madeira. Essas molculas so menores e mais simples, por isso tm grande capacidade de combinar com outras molculas, as de oxignio, por exemplo. Podem produzir tambm gases venenosos ou exploses. (Fig. 1.7)

Efeitos fisiolgicos do calor O calor a causa direta da queima e de outras formas de danos pessoais. Danos causados pelo calor incluem desidratao, insolao, fadiga e problemas para o aparelho respiratrio, alm de queimaduras, que nos casos mais graves (1, 2 e 3 graus) podem levar at a morte.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

2.2. Propagao do Calor O calor pode se propagar de trs diferentes maneiras: conduo, conveco e irradiao. Como tudo na natureza tende ao equilbrio, o calor transferido de objetos com temperatura mais alta para aqueles com temperatura mais baixa. O mais frio de dois objetos absorver calor at que esteja com a mesma quantidade de energia do outro.

Conveco a transferncia de calor pelo movimento ascendente de massas de gases ou de lquidos dentro de si prprios. Quando a gua aquecida num recipiente de vidro, pode -se observar um movimento, dentro do prprio lquido, de baixo para cima. medida que a gua aquecida, ela se expande e fica menos densa (mais leve) provocando um movimento para cima. Da mesma forma, o ar aquecido se expande e tende a subir para as partes mais altas do ambiente, enquanto o ar frio toma lugar nos nveis mais baixos. Em incndio de edifcios, essa a principal forma de propagao de calor para andares superiores, quando os gases aquecidos encontram caminho atravs de escadas, poos de elevadores, etc. (Fig. 1.9)

Conduo

Conduo a transferncia de calor atravs de um corpo slido de molcula a molcula. Colocando-se, por exemplo, a extremidade de uma barra de ferro prxima a uma fonte de calor, as molculas desta extremidade absorvero calor; elas vibraro mais vigorosamente e se chocaro com as molculas vizinhas, transferindo-lhes calor

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

(Fig. 1.8).

Essas molculas vizinhas, por sua vez, passaro adiante a energia calorfica, de modo que o calor ser conduzido ao longo da barra para a extremidade fria. Na conduo, o calor passa de molcula a molcula, mas nenhuma molcula transportada com o calor. Quando dois ou mais corpos esto em contato, o calor conduzido atravs deles como se fossem um s corpo. Irradiao a transmisso de calor por ondas de energia calorfica que se deslocam atravs do espao. As ondas de calor propagam-se em todas as direes, e a intensidade com que os corpos so atingidos aumenta ou diminui medida que esto mais prximos ou mais afastados da fonte de calor. (Fig. 1.10)

Um corpo mais aquecido emite ondas de energia calorfica para um outro mais frio at que ambos tenham a mesma temperatura. O bombeiro deve estar atento aos materiais ao redor de uma fonte que irradie calor para proteg-los, a fim de que no ocorram novos incndios. Para se proteger, o bombeiro deve utilizar roupas apropriadas e gua (como escudo).

2.3. Pontos de Temperatura


COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

Os combustveis so transformados pelo calor, e a partir desta transformao, que combinam com o oxignio, resultando a combusto. Essa transformao desenvolve-se em temperaturas diferentes, medida que o material vai sendo aquecido. (Fig. 1.11)

Com o aquecimento, chega-se a uma temperatura em que o material comea a liberar vapores, que se incendeiam se houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamado de "Ponto de Fulgor", as chamas no se mantm, devido pequena quantidade de vapores. Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos do material, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combusto, e continuam a queimar sem o auxlio daquela fonte. Esse ponto chamado de Ponto de Combusto. Continuando o aquecimento, atinge-se um ponto no qual o combustvel, exposto ao ar, entra em combusto sem que haja fonte externa de calor. Esse ponto chamado de Ponto de Ignio. (Fig. 1.11)

2.3. Pontos de Temperatura Os combustveis so transformados pelo calor, e a partir desta transformao, que combinam com o oxignio, resultando a combusto. Essa transformao desenvolve-se em temperaturas diferentes, medida que o material vai sendo aquecido. (Fig. 1.11) Com o aquecimento, chega-se a uma temperatura em que o material comea a liberar vapores, que se incendeiam se houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamado de "Ponto de Fulgor", as chamas no se mantm, devido pequena quantidade de vapores. Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos do material, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combusto, e continuam a queimar sem o auxlio daquela fonte. Esse ponto chamado de Ponto de Combusto. Continuando o aquecimento, atinge-se um ponto no qual o combustvel, exposto ao ar, entra em combusto sem que haja fonte externa de calor. Esse ponto chamado de Ponto de Ignio. (Fig. 1.11) 3. Combustvel toda a substncia capaz de queimar e alimentar a combusto. o elemento que serve de campo de propagao ao fogo.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

Os combustveis podem ser slidos, lquidos ou gasosos, e a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para, ento, combinar com o oxignio. A velocidade da queima de um combustvel depende de sua capacidade de combinar com oxignio sob a ao do calor e da sua fragmentao (rea de contato com o oxignio). 3.1. Combustveis Slidos

A maioria dos combustveis slidos transformam-se em vapores e, ento, reagem com o oxignio. Outros slidos (ferro, parafina, cobre, bronze) primeiro transformam-se em lquidos, e posteriormente em gases, para ento se queimarem. (Fig. 1.12)

Quanto maior a superfcie exposta, mais rpido ser o aquecimento do material e, conseqentemente, o processo de combusto. Como exemplo: uma barra de ao exigir muito calor para queimar, mas, se transformada em palha de ao, queimar com facilidade. Assim sendo, quanto maior a fragmentao do material, maior ser a velocidade da combusto. 3.2. Combustveis Lquidos Os lquidos inflamveis tm algumas propriedades fsicas que dificultam a extino do calor, aumentando o perigo para os bombeiros. Os lquidos assumem a forma do recipiente que os contem. Se derramados, os lquidos tomam a forma do piso, fluem e se acumulam nas partes mais baixas. Tomando como base o peso da gua, cujo litro pesa 1 quilograma, classificamos os demais lquidos como mais leves ou mais pesados. importante notar que a maioria dos lquidos inflamveis so mais leves que gua e, portanto, flutuam sobre esta. Outra propriedade a ser considerada a solubilidade do lquido, ou seja, sua capacidade de misturar-se gua. Os lquidos derivados do petrleo (conhecidos como hidrocarbonetos) tm pouca solubilidade, ao passo que lquidos como lcool, acetona (conhecidos como solventes polares) tm grande solubilidade, isto , podem ser diludos at um ponto em que a mistura (solvente polar + gua) no seja inflamvel. A volatilidade, que a facilidade com que os lquidos liberam vapores, tambm de grande importncia, porque quanto mais voltil for o lquido, maior a possibilidade de haver fogo, ou mesmo exploso. Chamamos de volteis os lquidos que liberam vapores a temperaturas menores que 20 C.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

(Fig. 1.13)

3.3.

Combustveis Gasosos

Os gases no tm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que esto contidos. (Fig. 1.14)

Se o peso do gs menor que o do ar, o gs tende a subir e dissipar-se. Mas, se o peso do gs maior que o do ar, o gs permanece prximo ao solo e caminha na direo do vento, obedecendo os contornos do terreno. Para o gs queimar, h necessidade de que esteja em uma mistura ideal com o ar atmosfrico, e, portanto, se estiver numa concentrao fora de determinados limites, no queimar. Cada gs, ou vapor, tem seus limites prprios. Por exemplo, se num ambiente h menos de 1,4% ou mais de 7,6% de vapor de gasolina, no haver combusto, pois a concentrao de vapor de gasolina nesse local est fora do que se chama de mistura ideal, ou limites de inflamabilidade; isto , ou a concentrao deste vapor inferior ou superior aos limites de inflamabilidade. (Fig. 1.15-A) LIMITES DE INFLAMABILIDADE

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

10

Combustveis Metano Propano Hidrognio Acetileno 3.4 Processos de Queima

Concentrao 1,4% 5% 4% 2%

Limite inferior Limite superior 7,6% 17% 75% 85%

O incio da combusto requer a converso do combustvel para o estado gasoso, o que se dar por aquecimento. O combustvel pode ser encontrado nos trs estados da matria: slido, lquido ou gasoso. Gases combustveis so obtidos, a partir de combustveis slidos, pela pirlise. Pirlise a decomposio qumica de uma matria ou substncia atravs do calor. (Fig.1.15-B) Temperatura 200 C 200 C - 280 C 280 C - 500 C acima de 500 C PIRLISE Reao Produo de vapor dgua, dixido de carbono e cidos actico e frmico Ausncia de vapor dgua pouca quantidade de monxido de carbono a reao ainda est absorvendo calor. A reao passa a liberar calor, gases inflamveis e partculas; h a carboniza-o dos materiais (o que tambm liberar calor). Na presena do carvo, os combustveis slidos so decompostos, quimicamente, com maior velocidade.

Materiais combustveis podem ser encontrados no estado slido, lquido ou gasoso. Como regra geral, os materiais combustveis queimam no estado gasoso. Submetidos ao calor, os slidos e os lquidos combustveis se transformam em gs para se inflamarem. Como exceo e como casos raros, h o enxofre e os metais alcalinos (potssio, clcio, magnsio etc.), que se queimam diretamente no estado slido. 4. Comburente o elemento que possibilita vida s chamas e intensifica a combusto. O mais comum que o oxignio desempenhe esse papel. A atmosfera composta por 21% de oxignio, 78% de nitrognio e 1% de outros gases. Em ambientes com a composio normal do ar, a queima desenvolve-se com velocidade e de maneira completa. Notam-se chamas. Contudo, a combusto consome o oxignio do ar
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

10

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

11

num processo contnuo. Quando a porcentagem do oxignio do ar do ambiente passa de 21% para a faixa compreendida entre 16% e 8%, a queima torna-se mais lenta, notam-se brasas e no mais chamas. Quando o oxignio contido no ar do ambiente atinge concentrao menor que 8%, no h combusto.

(Fig. 1.16)

5. Reao em Cadeia A reao em cadeia torna a queima auto-sustentvel. O calor irradiado das chamas atinge o combustvel e este decomposto em partculas menores, que se combinam com o oxignio e queimam, irradiando outra vez calor para o combustvel, formando um ciclo constante. (Fig. 1.17)

6. Fases do Fogo Se o fogo ocorrer em rea ocupada por pessoas, h grandes chances de que o fogo seja descoberto no incio e a situao resolvida. Mas se ocorrer quando a edificao estiver deserta e fechada, o fogo continuar crescendo at ganhar grandes propores. Essa situao pode ser controlada com a aplicao dos procedimentos bsicos de ventilao (vide captulo 12). A possibilidade de um foco de incndio extinguir ou evoluir para um grande incndio depende, basicamente, dos seguintes fatores: 1) quantidade, volume e espaamento dos materiais combustveis no local; 2) tamanho e situao das fontes de combusto;
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

11

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

12

3) rea e locao das janelas; 4) velocidade e direo do vento; 5) a forma e dimenso do local. O incndio pode ser melhor entendido se estudarmos seus trs estgios de desenvolvimento. 6.1. Fase Inicial

Nesta primeira fase, o oxignio contido no ar no est significativamente reduzido e o fogo est produzindo vapor dgua (H20), dixido de carbono (CO2), monxido de carbono (CO) e outros gases. Grande parte do calor est sendo consumido no aquecimento dos combustveis, e a temperatura do ambiente, neste estgio, est ainda pouco acima do normal. O calor est sendo gerado e evoluir com o aumento do fogo. (Figs. 1.18)

6.2. Queima Livre Durante esta fase, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco, isto , o ar quente sobe e sai do ambiente. Isto fora a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente. (Fig.1.19)

Os gases aquecidos espalham-se preenchendo o ambiente e, de cima para baixo, foram o ar frio a permanecer junto ao solo; eventualmente, causam a ignio dos combustveis nos nveis mais altos do ambiente. Este ar aquecido uma das razes pelas quais os bombeiros devem se manter abaixados e usar o equipamento de proteo respiratria. Uma inspirao desse ar superaquecido pode queimar os pulmes. Neste momento, a temperatura nas
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

12

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

13

regies superiores (nvel do teto) pode exceder 700 C. Flashover Na fase da queima livre, o fogo aquece gradualmente todos os combustveis do ambiente. Quando determinados combustveis atingem seu ponto de ignio, simultaneamente, haver uma queima instantnea e concomitante desses produtos, o que poder provocar uma exploso ambiental, ficando toda a rea envolvida pelas chamas. Esse fenmeno conhecido como Flashover.

(Fig. 1.20)

6.3.

Queima Lenta

Como nas fases anteriores, o fogo continua a consumir oxignio, at atingir um ponto onde o comburente insuficiente para sustentar a combusto. Nesta fase, as chamas podem deixar de existir se no houver ar suficiente para mant-las (na faixa de 8% a 0% de oxignio). O fogo normalmente reduzido a brasas, o ambiente torna-se completamente ocupado por fumaa densa e os gases se expandem. Devido a presso interna ser maior que a externa, os gases saem por todas as fendas em forma de lufadas, que podem ser observadas em todos os pontos do ambiente. E esse calor intenso reduz os combustveis a seus componentes bsicos, liberando, assim, vapores combustveis. (Fig. 1.21)

Backdraft A combusto definida como oxidao, que uma reao qumica na qual o oxignio combina-se com outros elementos. O carbono um elemento naturalmente abundante, presente, entre outros materiais, na madeira. Quando a madeira queima, o carbono combina com o oxignio para formar dixido de carbono (CO2 ), ou monxido de carbono (CO ). Quando o oxignio
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

13

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

14

encontrado em quantidades menores, o carbono livre ( C ) liberado, o que pode ser notado na cor preta da fumaa. Na fase de queima lenta em um incndio, a combusto incompleta porque no h oxignio suficiente para sustentar o fogo. Contudo, o calor da queima livre permanece, e as partculas de carbono no queimadas (bem como outros gases inflamveis, produtos da combusto) esto prontas para incendiar-se rapidamente assim que o oxignio for suficiente. Na presena de oxignio, esse ambiente explodir. A essa exploso chamamos Backdraft.

(Figs. 1.22-A e 1.22-B)

A ventilao adequada permite que a fumaa e os gases combustveis superaquecidos sejam retirados do ambiente. Ventilao inadequada suprir abundante e perigosamente o local com o elemento que faltava (oxignio), provocando uma exploso ambiental (vide cap. 12). As condies a seguir podem indicar uma situao de Backdraft: x fumaa sob presso, num ambiente fechado; x fumaa escura, tornando-se densa, mudando de cor (cinza e amarelada) e saindo do ambiente em forma de lufadas; x calor excessivo (nota-se pela temperatura na porta); x pequenas chamas ou inexistncia destas; x resduos da fumaa impregnando o vidro das janelas; x pouco rudo; x movimento de ar para o interior do ambiente quando alguma abertura feita (em alguns casos ouve-se o ar assoviando ao passar pelas frestas). 7. Formas de Combusto As combustes podem ser classificadas conforme a sua velocidade em: completa, incompleta, espontnea e exploso. Dois elementos so preponderantes na velocidade da combusto: o comburente e o combustvel; o calor entra no processo para decompor o combustvel. A velocidade da
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

14

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

15

combusto variar de acordo com a porcentagem do oxignio no ambiente e as caractersticas fsicas e qumicas do combustvel. 7.1. Combusto Completa

aquela em que a queima produz calor e chamas e se processa em ambiente rico em oxignio.

(Fig. 1.23)

7.2.

Combusto Incompleta

aquela em que a queima produz calor e pouca ou nenhuma chama, e se processa em ambiente pobre em oxignio. (Fig. 1.24)

7.3.

Combusto Espontnea

o que ocorre, por exemplo, quando do armazenamento de certos vegetais que, pela ao de bactrias, fermentam. A fermentao produz calor e libera gases que podem incendiar. Alguns materiais entram em combusto sem fonte externa de calor (materiais com baixo ponto de ignio); outros entram em combusto temperatura ambiente (20 C), como o fsforo branco. Ocorre tambm na mistura de determinadas substncias qumicas, quando a combinao gera calor e libera gases em quantidade suficiente para iniciar combusto. Por exemplo, gua + sdio.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

15

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

16

(Figs. 1.25-A, 1.25-B e 1.25-C)

7.4.

Exploso

a queima de gases (ou partculas slidas), em altssima velocidade, em locais confinados, com grande liberao de energia e deslocamento de ar. Combustveis lquidos, acima da temperatura de fulgor, liberam gases que podem explodir (num ambiente fechado) na presena de uma fonte de calor. (Fig. 1.26)

8. Mtodos de Extino do Fogo Os mtodos de extino do fogo baseiam-se na eliminao de um ou mais dos elementos essenciais que provocam o fogo. 8.1. Retirada do Material a forma mais simples de se extinguir um incndio. Baseia-se na retirada do material combustvel, ainda no atingido, da rea de propagao do fogo, interrompendo a alimentao da combusto. Mtodo tambm denominado corte ou remoo do suprimento do combustvel. Ex.: fechamento de vlvula ou interrupo de vazamento de combustvel lquido ou gasoso, retirada de materiais combustveis do ambiente em chamas, realizao de aceiro, etc. (Fig. 1.27)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

16

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

17

8.2. Resfriamento o mtodo mais utilizado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustvel que est queimando, diminuindo, conseqentemente, a liberao de gases ou vapores inflamveis. A gua o agente extintor mais usado, por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza. A reduo da temperatura est ligada quantidade e forma de aplicao da gua (jatos), de modo que ela absorva mais calor que o incndio capaz de produzir. intil o emprego de gua onde queimam combustveis com baixo ponto de combusto (menos de 20C), pois a gua resfria at a temperatura ambiente e o material continuar produzindo gases combustveis. (Fig. 1.28)

8.3.

Abafamento

Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxignio com o material combustvel. No havendo comburente para reagir com o combustvel, no haver fogo. Como exceo esto os materiais que tm oxignio em sua composio e queimam sem necessidade do oxignio do ar, como os perxidos orgnicos e o fsforo branco. Conforme j vimos anteriormente, a diminuio do oxignio em contato com o combustvel vai tornando a combusto mais lenta, at a concentrao de oxignio chegar prxima de 8%, onde no haver mais combusto. Colocar uma tampa sobre um recipiente contendo lcool em chamas, ou colocar um copo voltado de boca para baixo sobre uma vela acesa, so duas experincias prticas que mostram que o fogo se apagar to logo se esgote o oxignio em contato com o combustvel. Pode-se abafar o fogo com uso de materiais diversos, como areia, terra, cobertores, vapor dgua, espumas, ps, gases especiais etc.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

17

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

18

(Figs. 1.29-A, 1.29-B e 1.29-C)

8.4.

Quebra da Reao em Cadeia

Certos agentes extintores, quando lanados sobre o fogo, sofrem ao do calor, reagindo sobre a rea das chamas, interrompendo assim a reao em cadeia (extino qumica). Isso ocorre porque o oxignio comburente deixa de reagir com os gases combustveis. Essa reao s ocorre quando h chamas visveis. (Fig. 1.30)

9.

Classificao dos Incndios e Mtodos de Extino

Os incndios so classificados de acordo com os materiais neles envolvidos, bem como a situao em que se encontram. Essa classificao feita para determinar o agente extintor adequado para o tipo de incndio especfico. Entendemos como agentes extintores todas as substncias capazes de eliminar um ou mais dos elementos essenciais do fogo, cessando a combusto. Essa classificao foi elaborada pela NFPA (National Fire Protection Association Associao Nacional de Proteo a Incndios/EUA), adotada pela IFSTA (International Fire Service Training Association Associao Internacional para o Treinamento de Bombeiros/EUA) e tambm adotada pelo Corpo de Bombeiros do Estado de So Paulo. 9.1. Incndio Classe A

Incndio envolvendo combustveis slidos comuns, como papel, madeira, pano, borracha (Fig. 1.31)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

18

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

19

caracterizado pelas cinzas e brasas que deixam como resduos e por queimar em razo do seu volume, isto , a queima se d na superfcie e em profundidade. Mtodo de extino Necessita de resfriamento para a sua extino, isto , do uso de gua ou solues que a contenham em grande porcentagem, a fim de reduzir a temperatura do material em combusto, abaixo do seu ponto de ignio.

(Fig 1.32)

O emprego de ps qumicos ir apenas retardar a combusto, no agindo na queima em profundidade. 9.2. Incndio Classe B Incndio envolvendo lquidos inflamveis, graxas e gases combustveis. (Fig.1.33) caracterizado por no deixar resduos e queimar apenas na superfcie exposta e no em profundidade. Mtodo de extino Necessita para a sua extino do abafamento ou da interrupo (quebra) da reao em cadeia. No caso de lquidos muito aquecidos (ponto da ignio), necessrio resfriamento. (Fig. 1.34)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

19

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

20

9.3.

Incndio Classe C

Incndio envolvendo equipamentos energizados. caracterizado pelo risco de vida que oferece ao bombeiro. (Fig. 1.35)

Mtodo de extino Para a sua extino necessita de agente extintor que no conduza a corrente eltrica e utilize o princpio de abafamento ou da interrupo (quebra) da reao em cadeia. (Fig. 1.36)

Esta classe de incndio pode ser mudada para A, se for interrompido o fluxo eltrico. Deve-se ter cuidado com equipamentos (televisores, por exemplo) que acumulam energia eltrica, pois estes continuam energizados mesmo aps a interrupo da corrente eltrica. 9.4. Incndio Classe D

Incndio envolvendo metais combustveis pirofricos (mag-nsio, selnio, antimnio, ltio, potssio, alumnio fragmentado, zinco, titnio, sdio, zircnio). caracterizado pela
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

20

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

21

queima em altas temperaturas e por reagir com agentes extintores comuns (principalmente os que contenham gua). (Fig. 1.37)

Mtodo de extino Para a sua extino, necessita de agentes extintores especiais que se fundam em contato com o metal combustvel, formando uma espcie de capa que o isola do ar atmosfrico, interrompendo a combusto pelo princpio de abafamento. Os ps especiais so compostos dos seguintes materiais: cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia, grafite seco

(Fig. 1.38).

O princpio da retirada do material tambm aplicvel com sucesso nesta classe de incndio. 10. A Fumaa Problema srio a ser considerado Associadas ao incndio e acompanhando o fenmeno da combusto, aparecem, em geral, quatro causas determinantes de uma situao perigosa: 1) calor;
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

21

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

22

2) chamas; 3) fumaa; 4) insuficincia de oxignio. Do ponto de vista de segurana das pessoas, entre os quatro fatores considerados, a fumaa indubitavelmente causa danos mais greves, e, portanto, deve ser o fator mais importante a ser considerado. A fumaa pode ser definida como uma mistura complexa de slidos em suspenso, vapores e gases, desenvolvida quando um material sofre o processo de pirlise (decomposio por efeito do calor) ou combusto. Os componentes desta mistura, associados ou no, influem diferentemente sobre as pessoas, ocasionando os seguintes efeitos: 1) diminuio da visibilidade devido atenuao luminosa do local; 2) lacrimejamento e irritaes dos olhos; 3) modificao de atividade orgnica pela acelerao da respirao e batidas cardacas; vmitos e tosse: 4) medo; 5) desorientao; 6) Intoxicao e asfixia. A reduo da visibilidade do local impede e locomoo das pessoas fazendo com que fiquem expostas por tempo maior aos gases e vapores txicos. Estes, por sua vez, causam a morte se estiverem presentes em quantidade suficiente e se as pessoas ficarem expostas durante o tempo que acarreta esta ao. Da decorre a importncia em se entender o comportamento da fumaa em uma edificao. A propagao da fumaa est diretamente relacionada com a taxa de elevao da temperatura; portanto, a fumaa desprendida por qualquer material, desde que exposta mesma taxa de elevao da temperatura, gerar igual propagao. Se conseguirmos determinar os valores de densidade tica da fumaa e da toxicidade na sada de um ambiente sinistrado, poderemos estudar o movimento do fluxo de ar quente e, ento, ser possvel determinar o tempo e a rea do edifcio que se tornar perigosa, devido propagao da fumaa. Assim, se conseguirmos determinar o valor de Q e se utilizarmos as caractersticas do "Plume" (V, g, Q, y, Cp, T), prognosticando a formao da camada de fumaa dentro do ambiente, ser possvel calcular o tempo em que este ambiente se tornar perigoso. De outro modo, se o volume V de fumaa se propagar em pouco tempo por toda a extenso do forro e se fizermos com que Q seja uma funo de tempo, o clculo do valor de Z pode ser obtido em funo do tempo e esta equao diferencial pode ser resolvida. Isto permitir determinar o tempo necessrio para evacuar o ambiente, antes que a fumaa atinja a altura de um homem.
22

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

23

A movimentao da fumaa atravs de corredores e escadas depender, sobretudo das aberturas existentes e da velocidade do ar nestes locais, porm, se o mecanismo de locomoo for considerado em relao s caractersticas do "Plume", pode-se, ento, estabelecer uma correlao com o fluxo de gua. Em casos em que exista um exaustor de seo quadrada menor que e largura do corredor; e se a fumaa vier fluindo em sua direo, parte desta fumaa ser exaurida e grande parte passar direta e continuar fluindo para o outro lado. No entanto, se o fluxo de fumaa exaurir-se atravs de uma abertura que possua largura igual do corredor, a fumaa ser retirada totalmente. Foi verificado que quanto mais a fumaa se alastrar, menor ser a espessura de sua camada, e que a velocidade de propagao de fumaa na direo horizontal, no caso dos corredores, est em torno de 1 m/s, e na direo vertical, no caso das escadas, est entre 2 m/s e 3 m/s. 10.1 Controle de Fumaa O processo de Controle de Fumaa necessrio em cada edifcio para garantir a segurana de seus ocupantes contra o fogo e fumaa baseado nos princpios de engenharia. O processo deve ter a flexibilidade e a liberdade de seleo de mtodo e da estrutura do sistema de segurana para promover os requisitos num nvel de segurana que se deseja. Em outras palavras, o objetivo do projeto da segurana de preveno ao fogo (fumaa) obter um sistema que satisfaa as convenincias das atividades dirias, devendo ser econmico, garantindo a segurana necessria sem estar limitado por mtodo ou estruturas especiais prefixados. Existem vrios meios para controlar o movimento da fumaa, e todos eles tm por objetivo encontrar um meio ou um sistema levando-se em conta as caractersticas de cada edifcio. Extrao de fumaa de trios (Fig. 1.39)

Como condies que tem grande efeito sobre o movimento da fumaa no edifcio, podem-se citar: 1) momento (poca do ano) da ocorrncia do incndio; 2) condies meteorolgicas (direo e velocidade e coeficiente de presso do vento e temperatura do ar); 3) localizao do incio do fogo; 4) resistncia ao fluxo do ar das portas, janelas, dutos e chamins;
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

23

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

24

5) distribuio da temperatura no edifcio (ambiente onde est ocorrendo o fogo, compartimentos em geral, caixa da escada, dutos e chamins). Devem-se estabelecer os padres para cada uma destas condies. Entende-se como momento de ocorrncia do incndio a poca do ano (vero/inverno) em que isto possa ocorrer, pois, para o clculo, deve-se levar em conta a diferena de temperatura existente entre o ambiente interno e o externo ao edifcio. Esta diferena ser grande, caso sejam utilizados aquecedores ou ar condicionado no edifcio. As condies meteorolgicas devem ser determinadas pelos dados estatsticos meteorolgicos da regio na qual est situado o edifcio, para as estaes quentes e frias. Pode-se determinar a temperatura do ar, a velocidade do vento, coeficiente de presso do vento e a direo do vento. O andar do prdio onde se iniciou o incndio deve ser analisado, considerando-se o efeito da ventilao natural (movimento ascendente ou descendente da fumaa) atravs das aberturas ou dutos durante o perodo de utilizao, ou seja, no inverno o prdio aquecido e no vero, resfriado. Considerando-se esses dados, os estudos devem ser levados a efeito nos andares inferiores no inverno (trreo, sobreloja e segundo andar) ou nos andares superiores e inferiores no vero (os dois ltimos andares do prdio e trreo). Em muitos casos, existem andares que possuem caractersticas perigosas, pois propiciam a propagao de fumaa caso ocorra incndio neste local. Em adio, para tais casos, necessrio um trabalho mais aprofundado para estudar as vrias situaes de mudana das condies do andar, por exemplo, num edifcio com detalhes especiais de construo. Com relao ao compartimento de origem do fogo, devem-se levar em considerao os seguintes requisitos para o andar em questo: 1) compartimento densamente ocupado, com ocupaes totalmente distintas; 2) o compartimento apresenta grande probabilidade de iniciar o incndio; 3) o compartimento possui caractersticas de difcil controle da fumaa. Quando existirem vrios compartimentos que satisfaam estas condies, devem-se fazer estudos em cada um deles, principalmente se as medidas de controle de fumaa determinadas levarem a resultados bastante diferentes. O valor da resistncia ao fluxo do ar das aberturas temperatura ambiente pode ser facilmente obtido a partir de dados de projeto de ventilao, porm muito difcil estimar as condies das aberturas das janelas e portas numa situao de incndio. Para se determinar as temperaturas dos vrios ambientes do edifcio deve-se considerar que os mesmos no sofreram modificaes com o tempo. A temperatura mdia no local do fogo considerada 900C com o Incndio totalmente desenvolvido no compartimento.
24

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

25

11. Proteo Passiva 11.1 Isolamento de risco A propagao do incndio entre edifcios isolados pode se dar atravs das formas j mencionadas: radiao, conveco e conduo. Dessa forma h duas maneiras de isolar uma edificao em relao a outra: 1) afastamento entre fachadas; e 2) por meio de barreiras estanques entre edifcios contguos.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

25

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

26

isolamento obtido por parede corta-fogo (Fig. 1.40) Com a previso das paredes corta-fogo, uma edificao considerada totalmente estanque em relao edificao contgua. 11.2. Compartimentao vertical e horizontal A partir da ocorrncia de inflamao generalizada no ambiente de origem do incndio, este poder propagar-se para outros ambientes. Frente necessidade de limitao da propagao do incndio, a principal medida a ser adotada consiste na compartimentao, que visa dividir o edifcio em clulas capacitadas a suportar a queima dos materiais combustveis nelas contidos, impedindo o alastramento do incndio. Os principais propsitos da compartimentao so: 1) conter o fogo em seu ambiente de origem; 2) manter as rotas de fuga seguras contra os efeitos do incndio; 3) facilitar as operaes de resgate e combate ao incndio. A capacidade dos elementos construtivos de suportar a ao do incndio denominase resistncia ao fogo e se refere ao tempo durante o qual conservam suas caractersticas funcionais (vedao e/ou estrutural).
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

26

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

27

A compartimentao horizontal se destina a impedir a propagao do incndio de forma que grandes reas sejam afetadas, dificultando sobremaneira o controle do incndio, aumentando o risco de ocorrncia de propagao vertical e aumentando o risco vida humana. A compartimentao horizontal pode ser obtida atravs dos seguintes dispositivos: 1) paredes e portas corta-fogo; 2) registros corta-fogo nos dutos que traspassam as paredes corta-fogo; 3) selagem corta-fogo da passagem de cabos eltricos e tubulaes das paredes cortafogo; afastamento horizontal entre janelas de setores compartimentados. A compartimentao vertical se destina a impedir o alastramento do incndio entre andares e assume carter fundamental para o caso de edifcios altos em geral. A compartimentao vertical deve ser tal que cada pavimento componha um compartimento isolado, para isto so necessrios: 1) lajes corta-fogo; 2) enclausuramento das escadas atravs de paredes e portas corta-fogo; 3) registros corta-fogo em dutos que intercomunicam os pavimentos; 4) selagem corta-fogo de passagens de cabos eltricos e tubulaes, atravs das lajes; 5) utilizao de abas verticais (parapeitos) ou abas horizontais projetando-se alm da fachada, resistentes ao fogo e separando as janelas de pavimentos consecutivos (neste caso suficiente que estes elementos mantenham suas caractersticas funcionais, obstruindo desta forma a livre emisso de chamas para o exterior).

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

27

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

28

Distncia de afastamento entre verga e peitoril (Fig. 1.41)

Isolamento por aba horizontal ou balco (Fig. 1.42)

Isolamento vertical de aberturas em laje (Fig. 1.43)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

28

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

29

11.3 Resistncia das estruturas ao fogo A capacidade dos elementos estruturais de suportar por determinado perodo tal ao, que se denomina de resistncia ao fogo, permite preservar a estabilidade estrutural do edifcio. Os objetivos principais de garantir a resistncia ao fogo dos elementos estruturais so: 1) Possibilitar a sada dos ocupantes da edificao em condies de segurana; 2) Garantir condies razoveis para o emprego de socorro pblico, onde se permita o acesso operacional de viaturas, equipamentos e seus recursos humanos, com tempo hbil para exercer as atividades de salvamento (pessoas retidas) e combate a incndio (extino); 3) Evitar ou minimizar danos ao prprio prdio, a edificaes adjacentes, infraestrutura pblica e ao meio ambiente. Momento em que parte da estrutura do edifcio da CESP entra em colapso (Fig. 1.44)

Em suma, as estruturas dos edifcios, principalmente as de grande porte, independentemente dos materiais que as constituam, devem ser dimensionadas, de forma a possurem resistncia ao fogo compatvel com a magnitude do incndio que possam vir a ser submetidas. 11.4. Revestimento dos materiais A possibilidade de um foco de incndio extinguir-se ou evoluir em um grande incndio (atingir a fase de inflamao generalizada) depende de trs fatores principais: 1) Razo de desenvolvimento de calor pelo primeiro objeto ignizado; 2) Natureza, distribuio e quantidade de materiais combustveis no compartimento incendiado;
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

29

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

30

3) Natureza das superfcies dos elementos construtivos sob o ponto de vista de sustentar a combusto a propagar as chamas. Os dois primeiros fatores dependem largamente dos materiais contidos no compartimento. O primeiro est absolutamente fora do controle do projetista. Sobre o segundo possvel conseguir-se no mximo, um controle parcial. O terceiro fator est, em grande medida, sob o controle do projetista, que pode adicionar minutos preciosos ao tempo da ocorrncia da inflamao generalizada, pela escolha criteriosa dos materiais de revestimento. Evoluo da propagao nos materiais (Fig. 1.45)
FUMAA E GASES QUENTES FORMANDO AO LONGO DO FORRO

CHAMAS

IGNIO E QUEIMA DE ALGUNS MATERIAIS COMBUSTVEIS - OS MATERIAIS QUE ESTO PERTO DAS CHAMAS SO PR-AQUECIDOS

AS CHAMAS SO BEM MAIS VISVEIS NO LOCAL. PELA RADIAO EMITIDA POR FORROS E PAREDES, OS MATERIAIS COMBUSTVEIS QUE AINDA NO SE QUEIMARAM SO PR-AQUECIDOS A UMA TEMPERATURA PRXIMA A SUA DE IGNIO

FLASHOVER - AS CHAMAS DOMINAM REPENTINAMENTE TODO O LOCAL E ENVOLVEM TODOS OS MATERIAIS

A ZONA DE QUEIMA SE ESTENDE A TODO O COMPARTIMENTO

Quando os materiais de revestimento so expostos a uma situao de incio de incndio, a contribuio que possa vir a trazer para o seu desenvolvimento, ao sustentar a combusto, e possibilitar a propagao superficial das chamas, denomina-se reao ao fogo. As caractersticas de reao ao fogo dos materiais, utilizadas como revestimento dos elementos construtivos, podem ser avaliadas em laboratrios, obtendo-se assim subsdios para a seleo dos materiais na fase de projeto da edificao. 11.5 Meios de fuga 11.5.1 Sadas de emergncia Para salvaguardar a vida humana em caso de incndio necessrio que as edificaes sejam dotadas de meios adequados de fuga, que permitam aos ocupantes se deslocarem
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

30

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

31

com segurana para um local livre da ao do fogo, calor e fumaa, a partir de qualquer ponto da edificao, independentemente do local de origem do incndio. Alm disso, nem sempre o incndio pode ser combatido pelo exterior do edifcio, decorrente da altura do pavimento onde o fogo se localiza ou pela extenso do pavimento (edifcios trreos). Nestes casos, h a necessidade da brigada de incndio ou do Corpo de Bombeiros de adentrar ao edifcio pelos meios internos a fim de efetuar aes de salvamento ou combate. Estas aes devem ser rpidas e seguras, e normalmente utilizam os meios de acesso da edificao, que so as prprias sadas de emergncia ou escadas de segurana utilizadas para a evacuao de emergncia, Para isto ser possvel as rotas de fuga devem atender, entre outras, as seguintes condies bsicas: 11.5.2 Nmero de sadas O nmero de sadas difere para os diversos tipos de ocupao, em funo da altura, dimenses em planta e caractersticas construtivas. Normalmente o nmero mnimo de sadas consta de cdigos e normas tcnicas que tratam do assunto. 11.5.3 Distncia a percorrer A distncia mxima a percorrer consiste no caminhamento entre o ponto mais distante de um pavimento at o acesso a uma sada neste mesmo pavimento. Da mesma forma como o item anterior, essa distncia varia conforme o tipo de ocupao e as caractersticas construtivas do edifcio e a existncia de chuveiros automticos como proteo. Os valores mximos permitidos constam dos textos de cdigos e normas tcnicas que tratam do assunto. 11.5.4 Largura das escadas de segurana e das rotas de fuga horizontais O nmero previsto de pessoas que devero usar as escadas e rotas de fuga horizontais baseado na lotao da edificao, calculada em funo das reas dos pavimentos e do tipo de ocupao. As larguras das escadas de segurana e outras rotas devem permitir desocupar todos os pavimentos em um tempo aceitvel como seguro.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

31

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

32

Isto indica a necessidade de compatibilizar a largura das rotas horizontais e das portas com a lotao dos pavimentos e de adotar escadas com largura suficiente para acomodar em seus interiores toda a populao do edifcio. As normas tcnicas e os cdigos de obras estipulam os valores das larguras mnimas (denominado de Unidade de Passagem) para todos os tipos de ocupao. Escada com largura apropriada para sada das pessoas (Fig. 1.46)

11.5.5 Localizao das sadas e das escadas de segurana. As sadas (para um local seguro) e as escadas devem ser localizadas de forma a propiciar efetivamente aos ocupantes a oportunidade de escolher a melhor rota de escape. Para isto devem estar suficientemente afastadas uma das outras, uma vez que a previso de duas escadas de segurana no estabelecer necessariamente rotas distintas de fuga, pois em funo de proximidade de ambas, em um nico foco de incndio poder torn-las inacessvel. Localizao e caminhamento para acesso a uma escada (Fig. 1.47)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

32

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

33

11.5.6 Descarga das escadas de segurana e sadas finais A descarga das escadas de segurana deve se dar preferencialmente para sadas com acesso exclusivo para o exterior, localizado em pavimento ao nvel da via pblica. Outras sadas podem ser aceitas, como as diretamente no trio de entrada do edifcio, desde que alguns cuidados sejam tomados, representados por: 1) sinalizao dos caminhos a tomar; 2) sadas finais alternativas; 3) compartimentao em relao ao subsolo e proteo contra queda de objetos (principalmente vidros) devido ao incndio e etc. 11.5.7 Projeto e construo das escadas de segurana A largura mnima das escadas de segurana varia conforme os cdigos e Normas Tcnicas, sendo normalmente 2,20 m para hospitais e entre 1,10 m a 1,20 m para as demais ocupaes, devendo possuir patamares retos nas mudanas de direo com largura mnima igual largura da escada. As escadas de segurana devem ser construdas com materiais incombustveis, sendo tambm desejvel que os materiais de revestimento sejam incombustveis. As escadas de segurana devem possuir altura e largura ergomtrica dos degraus, corrimos corretamente posicionados, piso antiderrapante, alm de outras exigncias para conforto e segurana. 11.5.8 Escada de segurana

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

33

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

34

Todas as escadas de segurana devem ser enclausuradas com paredes resistentes ao fogo e portas corta-fogo. Em determinadas situaes estas escadas tambm devem ser dotadas de antecmaras enclausuradas de maneira a dificultar o acesso de fumaa no interior da caixa de escada. As dimenses mnimas (largura e comprimento) so determinadas nos cdigos e Normas Tcnicas. A antecmara s deve dar acesso escada e a porta entre ambas, quando aberta, no deve avanar sobre o patamar da mudana da direo, de forma a prejudicar a livre circulao. Para prevenir que o fogo e a fumaa desprendidos por meio das fachadas do edifcio penetrem em eventuais aberturas de ventilao na escada e antecmara, deve ser mantida uma distncia horizontal mnima entre estas aberturas e as janelas do edifcio. 11.5.9 Corredores Quando a rota de fuga horizontal incorporar corredores, o fechamento destes deve ser feito de forma a restringir a penetrao de fumaa durante o estgio inicial do incndio. Para isto suas paredes e portas devem apresentar resistncia ao fogo. Para prevenir que corredores longos se inundem de fumaa, necessrio prever aberturas de exausto e sua subdiviso com portas prova de fumaa. Corredor desobstrudo e sinalizado (Fig. 1.48)

Escada e elevador a prova de fumaa (Fig. 1.49)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

34

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

35

11.5.10 Portas nas rotas de fuga As portas includas nas rotas de fuga no podem ser trancadas, entretanto devem permanecer sempre fechadas, dispondo para isto de um mecanismo de fechamento automtico. Alternativamente, estas portas podem permanecer abertas, desde que o fechamento seja acionado automaticamente no momento do incndio. Estas portas devem abrir no sentido do fluxo, com exceo do caso em que no esto localizadas na escada ou na antecmara e no so utilizadas por mais de 50 pessoas. Para prevenir acidentes e obstrues, no devem ser admitidos degraus junto soleira, e a abertura de porta no deve obstruir a passagem de pessoas nas rotas de fuga. O nico tipo de porta admitida aquele com dobradias de eixo vertical com nico sentido de abertura. Dependendo da situao, tais portas podem ser a prova de fumaa, corta fogo ou ambos. A largura mnima do vo livre deve ser de 0,8 m. PCF em corredor (Fig. 1.50)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

35

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

36

Porta com barra antipnico (Fig. 1.51)

11.5.11 Sistema de iluminao de emergncia Esse sistema consiste em um conjunto de componentes e equipamentos que, em funcionamento, propicia a iluminao suficiente e adequada para: 1) permitir a sada fcil e segura do pblico para o 2) exterior, no caso de interrupo de alimentao normal; 3) garantir tambm a execuo das manobras de interesse da segurana e interveno de socorro. A iluminao de emergncia para fins de segurana contra incndio pode ser de dois tipos: 1) de balizamento; 2) de aclaramento. Luz de aclaramento e balizamento (Fig. 1.52)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

36

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

37

A iluminao de balizamento aquela associada sinalizao de indicao de rotas de fuga, com a funo de orientar a direo e o sentido que as pessoas devem seguir em caso de emergncia. A iluminao de aclaramento se destina a iluminar as rotas de fuga de tal forma que os ocupantes no tenham dificuldade de transitar por elas. A iluminao de emergncia se destina a substituir a iluminao artificial normal que pode falhar em caso de incndio, por isso deve ser alimentada por baterias ou por motogeradores de acionamento automtico e imediato; a partir da falha do sistema de alimentao normal de energia. Dois mtodos de iluminao de emergncia so possveis: 1) iluminao permanente, quando as instalaes so alimentadas em servio normal pela fonte normal e cuja alimentao comutada automaticamente para a fonte de alimentao prpria em caso de falha da fonte normal; 2) iluminao no permanente, quando as instalaes no so alimentadas em servio normal e, em caso de falha da fonte normal, so alimentadas automaticamente pela fonte de alimentao prpria. Sua previso deve ser feita nas rotas de fuga, tais como corredores, acessos, passagens antecmara e patamares de escadas. Seu posicionamento, distanciamento entre pontos e sua potncia so determinados nas Normas Tcnicas Oficiais.

11.5.12 Elevador de segurana Para o caso de edifcios altos, adicionalmente a escada, necessria a disposio de elevadores de emergncia, alimentada por circuito prprio e concebida de forma a no sofrer interrupo de funcionamento durante o incndio. Esses elevadores devem:
37

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

38

1) apresentar a possibilidade de serem operados pela brigada do edifcio ou pelos bombeiros. 2) estar localizados em rea protegida dos efeitos do incndio. O nmero de elevadores de emergncia necessrio a suas localizaes so estabelecidos levando-se em conta as reas dos pavimentos e as distncias a percorrer para serem alcanados a partir de qualquer ponto do pavimento. (ver figura 47) * 11.5.13 Acesso a viaturas do Corpo de Bombeiros Os equipamentos de combate devem-se aproximar ao mximo do edifcio afetado pelo incndio, de tal forma que o combate ao fogo possa ser iniciado sem demora e no seja necessria a utilizao de linhas de mangueiras muito longas. Para isto, se possvel, o edifcio deve estar localizado ao longo de vias pblicas ou privadas que possibilitam a livre circulao de veculos de combate e o seu posicionamento adequado em relao s fachadas, aos hidrantes e aos acessos ao interior do edifcio. Tais vias tambm devem ser preparadas para suportar os esforos provenientes da circulao, estacionamento a manobras destes veculos. O nmero de fachada que deve permitir a aproximao dos veculos de combate deve ser determinado tendo em conta a rea de cada pavimento, a altura e o volume total do edifcio. Acesso fachada frontal da edificao (Fig. 1.53)

Fachada do edifcio da CESP, que no proporcionou acesso s viaturas do Corpo de Bombeiros (Fig. 1.54)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

38

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

39

12. Proteo Ativa 12.1 Meios de aviso e alerta Sistema de alarme manual contra incndio e deteco automtica de fogo e fumaa Quanto mais rapidamente o fogo for descoberto, correspondendo a um estgio mais incipiente do incndio, tanto mais fcil ser control-lo; alm disso, tanto maiores sero as chances dos ocupantes do edifcio escaparem sem sofrer qualquer injria. Uma vez que o fogo foi descoberto, a seqncia de aes normalmente adotada a seguinte: alertar o controle central do edifcio; fazer a primeira tentativa de extino do fogo, alertar os ocupantes do edifcio para iniciar o abandono do edifcio, e informar o servio de combate a incndios (Corpo de Bombeiros). A deteco automtica utilizada com o intuito de vencer de uma nica vez esta srie de aes, propiciando a possibilidade de tomar-se uma atitude imediata de controle de fogo e da evacuao do edifcio. O sistema de deteco e alarme pode ser dividido basicamente em cinco partes: 1) Detector de incndio, que se constitui em partes do sistema de deteco que constantemente ou em intervalos para a deteco de incndio em sua rea de atuao. Os detectores podem ser divididos de acordo com o fenmeno que detectar em: a) trmicos, que respondem a aumentos da temperatura; b) de fumaa, sensveis a produtos de combustveis e/ou pirlise suspenso na atmosfera; c) de gs, sensveis aos produtos gasosos de combusto e/ou pirlise; d) de chama, que respondem as radiaes emitidas pelas chamas.

Detector de incndio (Fig. 1.55)


COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

39

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

40

2) Acionador manual, que se constitui em parte do sistema destinada ao acionamento do sistema de deteco; Acionador manual e sirene (Fig. 1.56)

Detalhe de sirene (Fig. 1.57)

3) Central de controle do sistema, pela qual o detector alimentado eletricamente a ter a funo de: a) receber, indicar e registrar o sinal de perigo enviado pelo detector; b) transmitir o sinal recebido por meio de equipamento de envio de alarme de incndio para, por exemplo:
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

40

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

41

dar o alarme automtico no pavimento afetado pelo fogo; dar o alarme automtico no pavimento afetado pelo fogo; dar o alarme temporizado para todo o edifcio; acionar uma instalao automtica de extino de incndio; fechar portas; etc; controlar o funcionamento do sistema; possibilitar teste. Central de alarme sofrendo inspeo por bombeiro (Fig. 1.58)

4) Avisadores sonoros e/ou visuais, no incorporados ao painel de alarme, com funo de, por deciso humana, dar o alarme para os ocupantes de determinados setores ou de todo o edifcio; 5) Fonte de alimentao de energia eltrica, que deve garantir em quaisquer circunstncias o funcionamento do sistema. O tipo de detector a ser utilizado depende das caractersticas dos materiais do local e do risco de incndio ali existente. A posio dos detectores tambm um fator importante e a localizao escolhida (normalmente junto superfcie inferior do forro) deve ser apropriada concentrao de fumaa e dos gases quentes. Para a definio dos aspectos acima e dos outros necessrios ao projeto do sistema de deteco automtica devem ser utilizadas as normas tcnicas vigentes. O sistema de deteco automtica deve ser instalado em edifcios quando as seguintes condies sejam simultaneamente preenchidas: 1) incio do incndio no pode ser prontamente percebido de qualquer parte do edifcio pelos seus ocupantes; 2) grande nmero de pessoas para evacuar o edifcio; 3) tempo de evacuao excessivo; 4) risco acentuado de incio e propagao do incndio;
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

41

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

42

5) estado de inconscincia dos ocupantes (sono em hotel, hospitais etc); 6) incapacitao dos ocupantes por motivos de sade (hospitais, clnicas com internao). Os acionadores manuais devem ser instalados em todos os tipos de edifcio, exceto nos de pequeno porte onde o reconhecimento de um princpio de incndio pode ser feito simultaneamente por todos os ocupantes, no comprometendo a fuga dos mesmos ou possveis tentativas de extenso. Os acionadores manuais devem ser instalados mesmo em edificaes dotadas de sistema de deteco automtica e/ou extino automtica, j que o incndio pode ser percebido pelos ocupantes antes de seus efeitos sensibilizarem os detectores ou os chuveiros automticos. A partir da, os ocupantes que em primeiro lugar detectarem o incndio, devem ter rpido acesso a um dispositivo de acionamento do alarme, que deve ser devidamente sinalizado a propiciar facilidade de acionamento. Os acionadores manuais devem ser instalados nas rotas de fuga, de preferncia nas proximidades das sadas (nas proximidades das escadas de segurana, no caso de edifcios de mltiplos pavimentos). Tais dispositivos devem transmitir um sinal de uma estao de controle, que faz parte integrante do sistema, a partir do qual as necessrias providncias devem ser tomadas. 12.2 Sinalizao A sinalizao de emergncia utilizada para informar e guiar os ocupantes do edifcio, relativamente a questes associadas aos incndios, assume dois objetivos: 1) reduzir a probabilidade de ocorrncia de incndio; 2) indicar as aes apropriadas em caso de incndio. O primeiro objetivo tem carter preventivo e assume as funes de: 1) alertar para os riscos potenciais; 2) requerer aes que contribuam para a segurana contra incndio; 3) proibir aes capazes de afetar a segurana contra incndio. O segundo objetivo tem carter de proteo, e assume as funes de: 1) indicar a localizao dos equipamentos de combate; 2) orientar as aes as de combate; 3) indicar as rotas de fuga e os caminhos a serem seguidos.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

42

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

43

A sinalizao de emergncia deve ser dividida de acordo com suas funes em seis categorias: 1) sinalizao de alerta, cuja funo alertar para reas e materiais com potencial de risco; 2) sinalizao de comando, cuja funo requerer aes que condies adequadas para a utilizao das rotas de fuga; 3) sinalizao de proibio, cuja funo proibir aes capazes de conduzir ao incio do incndio; 4) sinalizao de condies de orientao e salvamento, cuja funo indicar as rotas de sada e aes necessrias para o seu acesso; 5) sinalizao dos equipamentos de combate, cuja funo indicar a localizao e os tipos dos equipamentos de combate. Sinalizao de extintores (Fig. 1.59)

12.3 Meios de Combate a Incndio 12.3.1 Extintores portteis e Extintores sobre rodas (carretas). O extintor porttil um aparelho manual, constitudo de recipiente e acessrio, contendo o agente extintor, destinado a combater princpios de incndio. O extintor sobre rodas (carreta) tambm constitudo em um nico recipiente com agente extintor para extino do fogo, porm com capacidade de agente extintor em maior quantidade. As previses destes equipamentos nas edificaes decorrem da necessidade de se efetuar o combate ao incndio imediato, aps a sua deteco, em sua origem, enquanto so pequenos focos. Estes equipamentos primam pela facilidade de manuseio, de forma a serem utilizados por homens e mulheres, contando unicamente com um treinamento bsico.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

43

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

44

Alm disso, os preparativos necessrios para o seu manuseio no consomem um tempo significativo, e conseqentemente , no inviabilizam sua eficcia em funo do crescimento do incndio. Os extintores portteis e sobre rodas podem ser divididos em cinco tipos, de acordo com o agente extintor que utilizam: 1) gua; 2) espuma mecnica; 3) p qumico seco; 4) bixido de carbono; 5) halon. Esses agentes extintores se destinam a extino de incndios de diferentes naturezas. A quantidade e o tipo de extintores portteis e sobre rodas devem ser dimensionados para cada ocupao em funo: 1) da rea a ser protegida; 2) das distncias a serem percorridas para alcanar o extintor; 3) os riscos a proteger (decorrente de varivel natureza da atividade desenvolvida ou equipamento a proteger). Os riscos especiais como casa de medidores, cabinas de fora, depsitos de gases inflamveis devem ser protegidos por extintores, independentemente de outros que cubram a rea onde se encontram os demais riscos. Os extintores portteis devem ser instalados, de tal forma que sua parte superior no ultrapasse a 1,60 m de altura em ralao ao piso acabado, e a parte inferior fique acima de 0,20 m (podem ficar apoiados em suportes apropriados sobre o piso); Devero ser previstas no mnimo, independente da rea, risco a proteger e distncia a percorrer, duas unidades extintoras, sendo destinadas para proteo de incndio em slidos e equipamentos eltricos energizados. Os parmetros acima descritos so definidos de acordo com o risco de incndio do local. Quanto aos extintores sobre rodas, estes podem substituir at a metade da capacidade dos extintores em um pavimento, no podendo, porm, ser previstos como proteo nica para uma edificao ou pavimento.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

44

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

45

Tanto os extintores portteis como os extintores sobre rodas devem possuir selo ou marca de conformidade de rgo competente ou credenciado e ser submetidos a inspees e manutenes freqentes. Detalhe de instalao de extintores em reas sujeitas obstruo (Fig. 1.60)

12.4 Sistema de hidrantes um sistema de proteo ativa, destinado a conduzir e distribuir tomadas de gua, com determinada presso e vazo em uma edificao, assegurando seu funcionamento por determinado tempo. Sua finalidade proporcionar aos ocupantes de uma edificao, um meio de combate para os princpios de incndio no qual os extintores manuais se tornam insuficientes.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

45

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

46

Detalhe de hidrante (Fig. 1.61)

12.4.1 Componentes do Sistema Os componentes de um sistema de hidrantes so: 1) reservatrio de gua, que pode ser subterrneo, ao nvel do piso elevado; 2) sistema de pressurizao. O sistema de pressurizao consiste normalmente em uma bomba de incndio, dimensionada a propiciar um reforo de presso e vazo, conforme o dimensionamento hidrulico de que o sistema necessitar. Registro de recalque para Bombeiros (Fig. 1.62)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

46

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

47

Quando os desnveis geomtricos entre o reservatrio e os hidrantes so suficientes para propiciar a presso e vazo mnima requeridas ao sistema, as bombas hidrulicas so dispensadas. Seu volume deve permitir uma autonomia para o funcionamento do sistema, que varia conforme o risco e a rea total do edifcio. 3) Conjunto de peas hidrulicas e acessrios. So compostos por registros (gaveta, ngulo aberto e recalque), vlvula de reteno, esguichos e etc.; 4) Tubulao; A tubulao responsvel pela conduo da gua, cujos dimetros so determinados, por clculo hidrulico. 5) Forma de acionamento do sistema As bombas de recalque podem ser acionadas por botoeiras do tipo liga-desliga, pressostatos, chaves de fluxo ou uma bomba auxiliar de pressurizao (jockey). Isomtrica de sistema de hidrantes (Fig. 1.63)

O Corpo de Bombeiros, em sua interveno a um incndio, pode utilizar a rede hidrantes (principalmente nos casos de edifcios altos). Para que isto ocorra, os hidrantes devem ser instalados em todos os andares, em local protegido dos efeitos do incndio, nas proximidades das escadas de segurana. A canalizao do sistema de hidrante deve ser dotada de um prolongamento at o exterior da edificao de forma que possa permitir, quando necessrio, recalcar gua para o sistema pelas viaturas do Corpo de Bombeiros.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

47

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

48

12.4.2 Dimensionamento O dimensionamento do sistema projetado: 1) de acordo com a classificao de carga de incndio que se espera; 2) de forma a garantir uma presso e vazo mnima nas tomadas de gua (hidrantes) mais desfavorveis; 3) que assegure uma reserva de gua para que o funcionamento de um nmero mnimo de hidrantes mais desfavorveis, por um determinado tempo. Bomba de incndio e acessrios hidrulicos (Fig. 1.64)

12.5 Sistema de Mangotinhos Um outro sistema que pode ser adotado no lugar dos tradicionais hidrantes internos so os mangotinhos. Os mangotinhos apresentam a grande vantagem de poder ser operado de maneira rpida por uma nica pessoa. Devido a vazes baixas de consumo, seu operador pode contar com grande autonomia do sistema. Sistema de mangotinhos (Fig. 1.65)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

48

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

49

Por estes motivos os mangotinhos so recomendados pelos bombeiros, principalmente nos locais onde o manuseio do sistema executado por pessoas no habilitadas (Ex.: uma dona de casa em um edifcio residencial). O dimensionamento do sistema de mangotinhos idntico ao sistema de hidrantes.

12.6 Sistema de chuveiros automticos ("sprinklers"). O sistema de chuveiros automticos composto por um suprimento dgua em uma rede hidrulica sob presso, onde so instalados em diversos pontos estratgicos, dispositivos de asperso dgua (chuveiros automticos), que contm um elemento termo-sensvel, que se rompe por ao do calor proveniente do foco de incndio, permitindo a descarga dgua sobre os materiais em chamas. O sistema de chuveiros automticos para extino a incndios possui grande confiabilidade, e se destina a proteger diversos tipos de edifcios. Chuveiro automtico sob a ao do fogo (Fig. 1.66)

Esquema de uma rede de chuveiro automtico (Fig. 1.67)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

49

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

50

Deve ser utilizado em situaes: 1) quando a evacuao rpida e total do edifcio impraticvel e o combate ao incndio difcil; 2) quando se deseja projetar edifcios com pavimentos com grandes reas sem compartimentao. Pode-se dizer que, via de regra, o sistema de chuveiros automticos a medida de proteo contra incndio mais eficaz quanto gua for o agente extintor mais adequado. De sua performance, espera-se que: 1) atue com rapidez; 2) extingua o incndio em seu incio; 3) controle o incndio no seu ambiente de origem, permitindo aos bombeiros a extino do incndio com relativa facilidade. 12.6.1 Dimensionamento O dimensionamento do sistema feito: 1) de acordo com a severidade do incndio que se espera; 2) de forma a garantir em toda a rede nveis de presso e vazo em todos os chuveiros automticos, a fim de atender a um valor mnimo estipulado; 3) para que a distribuio de gua seja suficientemente homognea, dentro de uma rea de influncia predeterminada. 13. Sistema de espuma A espuma mecnica amplamente aplicada para combate em incndio em lquidos combustveis e inflamveis. O tipo da espuma, forma e componentes para sua aplicao esto detalhados a seguir. 13.1 A espuma A espuma destinada extino dos incndio um agregado estvel de bolhas, que tem a propriedade de cobrir e aderir aos lquidos combustveis e inflamveis, formando uma camada resistente e contnua que isola do ar, e impede a sada para a atmosfera dos vapores volteis desses lquidos.

Incndio em parque de tanques (Fig. 1.68)


50

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

51

Sua atuao se baseia na criao de uma capa de cobertura sobre a superfcie livre dos lquidos, com a finalidade de: 1) Separar combustvel e comburente; 2) Impedir e reduzir a liberao de vapores inflamveis; 3) Separar as chamas da superfcie dos combustveis; 4) Esfriar o combustvel e superfcies adjacentes. 13.2 Aplicao Sua aplicao destina-se ao combate de fogos de grandes dimenses que envolvam locais que armazenem lquido combustvel e inflamvel. Tambm se destina a: 1) extino de fogos de lquidos de menor densidade que a gua; 2) preveno da ignio em locais onde ocorra o derrame de lquidos inflamveis; 3) extingua incndios em superfcie de combustveis slidos; 4) outras aplicaes especiais, tais como derrame de gases na forma lquida, isolamento e proteo de fogos externos, conteno de derrames txicos e etc.; 5) Estas ltimas aplicaes dependem de caractersticas especiais da espuma, condies de aplicao e ensaios especficos ao caso a ser aplicado. A espuma no eficaz em: 1) fogo em gases; 2) fogo em vazamento de lquidos sobre presso; 3) fogo em materiais que reagem com a gua. A espuma um agente extintor condutor de eletricidade e, normalmente, no deve ser aplicada na presena de equipamentos eltricos com tenso, salvo aplicaes especficas.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

51

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

52

Cuidado especial deve se ter na aplicao de lquidos inflamveis que se encontram ou podem alcanar uma temperatura superior a ponto de ebulio da gua; evitando-se a projeo do lquido durante o combate (slop-over). 13.3 Caractersticas Os vrios tipos de espuma apresentam caractersticas peculiares ao tipo de fogo a combater, que as tornam mais ou menos adequadas. Na escolha da espuma devem-se levar em considerao: 1) aderncia; 2) capacidade de supresso de vapores inflamveis; 3) estabilidade e capacidade de reteno de gua; 4) fluidez; 5) resistncia ao calor; 6) resistncia aos combustveis polares. 13.3.1 Tipos de espuma Os tipos de espuma variam: 1) segundo sua origem: a) qumica, que obtida pela reao entre uma soluo de sal bsica (normalmente bicarbonato de sdio), e outra de sal cida (normalmente sulfato de alumnio), com a formao de gs carbnico na presena de um agente espumante. Este tipo de espuma totalmente obsoleto e seu emprego no est mais normatizado. b) Fsica ou mecnica, que formada ao introduzir, por agitao mecnica, ar em uma soluo aquosa (pr-mistura), obtendo-se uma espuma adequada. Esta o tipo de espuma mais empregada atualmente. 2) segundo a composio: a) Base protenica, que se dividem: Protenicas, que so obtidas pela hidrlise de resduos protenicos naturais. Caracteriza-se por uma excelente resistncia temperatura. Fluorprotenicas, que so obtidas mediante a adio de elementos fluorados ativos a concentrao protenica, da qual se consegue uma melhora na fluidez e resistncia a contaminao. b) Base sinttica.
52

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

53

3) segundo ao coeficiente de expanso: O coeficiente de expanso a relao entre o volume final de espuma e o volume inicial da pr-mistura. E se dividem em: a) Espuma de baixa expanso, cujo coeficiente de expanso est entre 3 e 30; b) Espuma de mdia expanso, cujo coeficiente de expanso est entre 30 e 250; c) Espuma de alta expanso, cujo coeficiente de expanso est entre 250 e 1.000. 4) segundo as caractersticas de extino; a) Espuma convencional, que extingue somente pela capa de cobertura de espuma aplicada; b) Espuma aplicadora de pelcula aquosa (AFFF), que forma uma fina pelcula de gua que se estende rapidamente sobre a superfcie do combustvel. 13.4 Tipos de sistemas Os sistemas de espuma so classificados conforme: 1) a sua capacidade de mobilidade em: a) Fixos, que so equipamentos para proteo de tanque de armazenamento de combustvel, cujos componentes so fixos, permanentemente, desde a estao geradora de espuma at cmara aplicadora;

Sistema fixo de espuma (Fig. 1.69)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

53

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

54

Sistema semi-fixo (Fig. 1.70)

b) Semifixos, que so equipamentos destinados proteo de tanque de armazenamento de combustvel, cujos componentes, permanentemente fixos, so complementados por equipamentos mveis para sua operao. So, normalmente, mveis o reservatrio de extrato e o conjunto dosador (proporcionador).

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

54

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

55

Detalhe de cmara de espuma (Fig. 1.71)

c) Mveis, que so as instalaes totalmente independentes, normalmente veculos ou carretas, podendo se locomover e aplicar aonde forem necessrios, requerendo somente sua conexo a um abastecimento de gua adequado. 2) Segundo a sua forma de funcionamento, que pode ser: a) automtico; b) semi-automtico; c) manual.

14. Sistema fixo de CO2 O sistema fixo de baterias de cilindros de CO2, consiste de tubulaes, vlvulas, difusores, rede de deteco, sinalizao, alarme, painel de comando e acessrios, destinado a extinguir incndio por abafamento, por meio da descarga do agente extintor. Seu emprego visa proteo de locais onde o emprego de gua desaconselhvel, ou locais cujo valor agregado dos objetos e equipamentos elevado nos quais a extino por outro agente causar a depreciao do bem pela deposio de resduos. recomendado normalmente nos locais onde se buscam economia e limpeza, e naqueles que o custo agente/instalao muito mais inferior do que outro agente extintor empregado. Possui uma efetiva extino em: 1) Fogos de classe B e C (lquidos inflamveis e gases combustveis, e equipamentos eltricos energizados de alta tenso), em: a) recintos fechados, por inundao total, onde o sistema extingue pelo abafamento, baixando-se a concentrao de oxignio do local necessria para a combusto, criando uma atmosfera inerte.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

55

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

56

b) recintos abertos, mediante aplicao local sob determinada rea. 2) Fogos de Classe A (combustveis slidos): a) decorrente de seu efeito de resfriamento, nos incndio em slidos, em que o fogo pouco profundo e o calor gerado baixo; b) nos usos de inundao total, aliados a uma deteco prvia, a fim de evitar a formao de brasas profundas; c) nos usos de aplicao local, leva-se em conta o tipo e disposio do combustvel, uma vez que a descarga do CO 2 impedir a extino nas regies no acessveis diretamente pelo sistema. O sistema no capaz de extinguir: 1) fogos em combustveis (no pirofricos) que no precisam de oxignio para a sua combusto, pois permitem uma combusto anaerbia; 2) fogos em combustveis de classe D (materiais pirofricos); Os tipos de sistema so: 1) Inundao total, onde a descarga de CO, projetada para uma concentrao em todo o volume do risco a proteger; 2) Aplicao local, onde o CO2 projetado sobre elementos a proteger no confinados; 3) Modulares, que consiste em um pequeno sistema de inundao total instalado no interior dos compartimentos dos equipamentos a proteger. Sistema de CO2 (Fig. 1.72)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

56

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

57

15. Brigada de Incndio Os dimensionamentos dos sistemas devem atender s especificaes contidas nas normas tcnicas adotadas pelo Corpo de Bombeiros, por meio de Instruo Tcnica. Treinamento A populao do edifcio deve estar preparada para enfrentar uma situao de incndio, quer seja adotando as primeiras providncias no sentido de controlar o incndio, quer seja abandonando o edifcio de maneira rpida e ordenada. Para isto ser possvel necessrio como primeiro passo, a elaborao de planos para enfrentar a situao de emergncia que estabeleam em funo dos fatores determinantes de risco de incndio, as aes a serem adotadas e os recursos materiais e humanos necessrios. A formao de uma equipe com este fim especfico um aspecto importante deste plano, pois permitir a execuo adequada do plano de emergncia. Essas equipes podem ser divididas em duas categorias, decorrente da funo a exercer: 1) Equipes destinadas a propiciar o abandono seguro do edifcio em caso de incndio. 2) Equipe destinada a propiciar o combate aos princpios de incndio na edificao. Em um edifcio pode ocorrer que haja esta equipe distinta ou executada as funes simultaneamente.

Treinamento de brigada de incndio (Fig. 1.73)

Tais planos devem incluir a proviso de quadros sinticos em distintos setores do edifcio (aqueles que apresentem parcela significativa da populao flutuante como, por exemplo, hotis) que indiquem a localizao das sadas, a localizao do quadro sintico com o texto " voc est aqui" e a localizao dos equipamentos de combate manual no setor. Por ltimo deve-se promover o treinamento peridico dos brigadistas e de toda a populao do edifcio.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

57

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

58

Plano de abandono (Fig. 1.74)

16. Planta de Risco fundamental evitar qualquer perda de tempo quando os bombeiros chegam ao edifcio em que est ocorrendo o incndio. Para isto necessrio existir em todas as entradas do edifcio (cujo porte pode definir dificuldades as aes dos bombeiros) informaes teis ao combate, fceis de entender, que localizam por meio de plantas os seguintes aspectos: 1) ruas de acesso; 2) sadas, escadas, corredores e elevadores de emergncia; 3) vlvulas de controle de gs e outros combustveis; 4) chaves de controle eltrico; 5) localizao de produtos qumicos perigosos; 6) reservatrios de gases liquefeitos, comprimidos e de produtos perigosos. Bateria de GLP (Fig. 1.75)

7) registros e portas corta-fogo, que fecham automaticamente em caso de incndios e botoeiras para acionamento manual destes dispositivos;
58

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

59

Caldeira (Fig. 1.76)

8) pontos de sadas de fumaa; 9) janelas que podem ser abertas em edifcios selados; 10) painis de sinalizao e alarme de incndio; 11) casa de bombas do sistema de hidrantes e de chuveiros automticos;

Casa de mquinas dos elevadores (Fig. 1.77)

12) extintores etc. 13) sistema de ventilao e localizao das chaves de controle; 14) sistemas de chuveiros automticos e respectivas vlvulas de controle;

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

59

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

60

15) hidrantes internos e externos e hidrantes de recalque e respectivas vlvulas de controle;

Planta de risco (Fig. 1.78)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

60

2
MFCB

EXTINTORES DE INCNDIO

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

58

OBJETIVOS Identificar os agentes extintores mais comuns para as diferentes classes de incndio. Identificar os diversos tipos de extintores. Demonstrar conhecimento sobre a operao dos extintores. Identificar os extintores apropriados s respectivas classes de incndio. Conhecer os extintores obsoletos, mas ainda em uso. Conhecer princpios bsicos de inspeo e manuteno. 1. Introduo Extintores so recipientes metlicos que contm em seu interior agente extintor para o combate imediato e rpido a princpios de incndio. Podem ser portteis ou sobre rodas, conforme o tamanho e a operao. Os extintores portteis tambm so conhecidos simplesmente por extintores e os extintores sobre rodas, por carretas. Classificam-se conforme a classe de incndio a que se destinam: A, B, C e D. Para cada classe de incndio h um ou mais extintores adequados. Todo o extintor possui, em seu corpo, rtulo de identificao facilmente localizvel. O rtulo traz informaes sobre as classes de incndio para as quais o extintor indicado e instrues de uso. (Fig. 2.1)

O xito no emprego dos extintores depender de: x fabricao de acordo com as normas tcnicas (ABNT); x distribuio apropriada dos aparelhos; x inspeo peridica da rea a proteger; x manuteno adequada e eficiente; x pessoal habilitado no manuseio correto. Os extintores devem conter uma carga mnima de agente extintor em seu interior, chamada de capacidade extintora e que especificada em norma. Capacidade extintora a medida do poder de extino de fogo de um extintor, obtida em ensaio prtico normalizado.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

58

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

59

2.

AGENTES EXTINTORES

2.1.gua o agente extintor mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua tambm por abafamento (dependendo da forma como aplicada, neblina, jato contnuo, etc.). A gua o agente extintor mais empregado, em virtude do seu baixo custo e da facilidade de obteno. Em razo da existncia de sais minerais em sua composio qumica, a gua conduz eletricidade e seu usurio, em presena de materiais energizados, pode sofrer choque eltrico. Quando utilizada em combate a fogo em lquidos inflamveis, h o risco de ocorrer transbordamento do lquido que est queimando, aumentando, assim, a rea do incndio. (Fig. 2.2)

2.2. Espuma A espuma pode ser qumica ou mecnica conforme seu processo de formao. Qumica, se resultou da reao entre as solues aquosas de sulfato de alumnio e bicarbonato de sdio; mecnica, se a espuma foi produzida pelo batimento da gua, EFE (extrato formador de espuma) e ar. A rigor, a espuma mais uma das formas de aplicao da gua, pois constitui-se de um aglomerado de bolhas de ar ou gs (CO2) envoltas por pelcula de gua. Mais leve que todos os lquidos inflamveis, utilizada para extinguir incndios por abafamento e, por conter gua, possui uma ao secundria de resfriamento. 2.3. P B/C e A/B/C Os ps B/C e A/B/C so substncias constitudas de bicarbonato de sdio, bicarbonato de potssio ou cloreto de potssio, que, pulverizadas, formam uma nuvem de p sobre o
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

59

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

60

fogo, extinguindo-o por abafamento e por quebra da reao em cadeia. O p deve receber um tratamento anti-higroscpico para no umedecer evitando assim a solidificao no interior do extintor. Para o combate a incndios de classe D, utilizamos ps base de cloreto de sdio, cloreto de brio, monofosfato de amnia e grafite seco. 2.4. Gs Carbnico (CO2) Tambm conhecido como dixido de carbono ou CO2 , um gs mais denso (mais pesado) que o ar, sem cor, sem cheiro, no condutor de eletricidade e no venenoso (mas asfixiante). Age principalmente por abafamento, tendo, secundariamente, ao de resfriamento. Por no deixar resduos nem ser corrosivo um agente extintor apropriado para combater incndios em equipamentos eltricos e eletrnicos sensveis (centrais telefnicas e computadores).

2.5. Compostos Halogenados (Halon) So compostos qumicos formados por elementos halognios (flor, cloro, bromo e iodo). Atuam na quebra da reao em cadeia devido s suas propriedades especficas e, de forma secundria, por abafamento. So ideais para o combate a incndios em equipamentos eltricos e eletrnicos sensveis, sendo mais eficientes que o CO2. Assim como o CO2, os compostos halogenados se dissipam com facilidade em locais abertos, perdendo seu poder de extino. 3. EXTINTORES PORTTEIS

So aparelhos de fcil manuseio, destinados a combater princpios de incndio. Recebem o nome do agente extintor que transportam em seu interior (por exemplo: extintor de gua, porque contm gua em seu interior).

OS EXTINTORES PODEM SER: Extintor de gua: Pressurizado. Presso injetada. Manual, tipo costal ou cisterna. Extintor de espuma: Mecnica (pressurizado). Mecnica (presso injetada). Qumica. Extintor de p qumico seco:
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

60

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

61

Pressurizado. Presso injetada. Extintor de gs carbnico Extintor de composto halogenado 3.1.Extintor de gua (Pressurizado) (Fig. 2.3)

CARACTERSTICAS Carga Capacidade extintora Aplicao Alcance mdio do jato Tempo de descarga 10 litros 2A (ver tabela 2) incndio Classe A 10 metros 60 segundos

Funcionamento: a presso interna expele a gua quando o gatilho acionado. MTODO DE OPERAO

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

61

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

62

(Figs. 2.4, 2.5, 2.6 e 2.7)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

62

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

63

3.2.Extintor Manual de gua ( Bomba Manual ) CARACTERSTICAS Carga Aplicao Tempo de descarga e alcance Funcionamento: a presso produzida manualmente. TIPO COSTAL (Fig. 2.8) 10 a 20 litros incndio classe A conforme o operador

preso s costas do operador por alas. O esguicho j acoplado bomba. Opera-se com as duas mos: uma controla o jato dgua e a outra, com movimento de vai e vem, aciona a bomba. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.9, 2.10 e 2.11)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

63

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

64

TIPO CISTERNA (Fig. 2.12)

acionado com o aparelho apoiado no solo. O operador firma com os ps o extintor: com uma das mos faz funcionar a bomba e com a outra dirige o jato dgua. um extintor obsoleto, pois h outros tipos mais eficientes e prticos. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.13, 2.14 e 2.15)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

64

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

65

3.3.

Extintor de Espuma Mecnica (Pressurizado) (Fig.2.16)

CARACTERSTICAS Carga Capacidade extintora Aplicao Alcance mdio do jato Tempo de descarga 9 litros (mistura de gua e EFE) 2A:20B (ver tabela 2) incndio Classe A e "B" 5 metros 60 segundos

Funcionamento: A mistura de gua e EFE j est sob presso, sendo expelida quando acionado o gatilho; ao passar pelo esguicho lanador, ocorrem o arrastamento do ar atmosfrico e o batimento, formando a espuma. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.17, 2.18, 2.19 e 2.20)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

65

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

66

3.4.

Extintor de Espuma Mecnica (Presso Injetada) (Fig. 2.21)

CARACTERSTICAS Carga 9 litros (mistura de gua e EFE) Capacidade extintora 2A:20B (ver tabela 2) Aplicao incndio Classe A e "B" Alcance mdio do jato 5 metros Tempo de descarga 60 segundos Funcionamento: H um cilindro de gs comprimido acoplado ao corpo do extintor que, sendo aberto, pressuriza-o, expelindo a mistura de gua e EFE quando acionado o gatilho. A mistura, passando pelo esguicho lanador, se combina com o ar atmosfrico e sofre o batimento, formando a espuma. MTODO DE OPERAO (Fig. 2.22, 2.23, 2.24 e 2.25)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

66

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

67

3.5.

Extintor de P Qumico Seco Pressurizado (Figs. 2.30)

CARACTERSTICAS Carga Capacidade extintora Aplicao 1, 2, 4, 6, 8 e 12 kg Ver tabela 2 incndios classes B e C. Classe D, utilizando p qumico seco especial Alcance mdio do jato 5 metros Tempo de descarga 15 segundos para extintor de 4kg, 25 segundos para extintor de 12 Kg Funcionamento: O p sob presso expelido quando o gatilho acionado. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.31, 2.32 e 2.33)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

67

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

68

3.6.

Extintor de P Qumico Seco (Presso Injetada) (Fig. 2.34)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

68

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

69

CARACTERSTICAS 4, 6, 8 e 12 kg Ver tabela 2 incndios classes B e C. Classe D, utilizado PQS especial Alcance mdio do jato 5 metros Tempo de descarga 15 segundos para extintor de 4kg, 25 segundos para extintor de 12 kg Funcionamento: Junto ao corpo do extintor h um cilindro de gs comprimido acoplado. Este, ao ser aberto, pressuriza o extintor, expelindo o p quando o gatilho acionado. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.35, 2.36, 2.37 e 2.38) Carga Capacidade extintora Aplicao

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

69

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

70

3.7.

Extintor de Gs Carbnico (CO2 ) (Fig. 2.39)

CARACTERSTICAS Carga 2 , 4 e 6 kg Capacidade extintora Vert tabela 2 Aplicao incndios classes B e C. Alcance do jato 2,5 metros Tempo de descarga 25 segundos Funcionamento: O gs armazenado sob presso e liberado quando acionado o gatilho. Cuidados: Segurar pelo punho do difusor, quando da operao. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.40, 2.41, 2.42 e 2.43)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

70

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

71

3.8. Extintor de Halon (Composto Halogenado) (Fig. 2.44)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

71

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

72

CARACTERSTICAS Carga 1 , 2, 4 e 6 kg Capacidade extintora Ver tabela 2 Aplicao incndios classes B e C. Alcance mdio do jato 3,5 metros Tempo de descarga 15 segundos,para extintor de 2 kg Funcionamento: O gs sob presso liberado quando acionado o gatilho. O halon pressurizado pela ao de outro gs (expelente), geralmente nitrognio. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.45, 2.46, 2.47 e 2.48)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

72

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

73

4.

EXTINTORES SOBRE RODAS (CARRETAS)

So aparelhos com maior quantidade de agente extintor, montados sobre rodas para serem conduzidos com facilidade. As carretas recebem o nome do agente extintor que transportam, como os extintores portteis. Devido ao seu tamanho e a sua capacidade de carga, a operao destes aparelhos obriga o emprego de pelo menos dois operadores. As carretas podem ser: x x x de gua; de espuma mecnica; de espuma qumica;

x de p qumico seco; de gs carbnico.

4.1.

Carreta de gua (Fig. 2.49)

CARACTERSTICAS 75 a 150 litros Carga Ver tabela 2 Capacidade extintora Incndio classe A Aplicao 13 metros Alcance mdio do jato 180 segundos Tempo de descarga para 75 litros Funcionamento: Acoplado ao corpo da carreta h um cilindro de gs comprimido que, quando aberto, pressuriza-a, expelindo a gua aps acionado o gatilho. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.50, 2.51, 2.52 e 2.53)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

73

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

74

4.2.Carreta de Espuma Mecnica (Fig. 2.54)

Carga

CARACTERSTICAS 75 a 150 litros (mistura de gua e EFE)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

74

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

75

Capacidade extintora Ver tabela 2 incndios classes A e B Aplicao 7,5 metros Alcance mdio do jato 180 segundos Tempo de descarga para 75 litros Funcionamento: H um cilindro de gs comprimido acoplado ao corpo do extintor que, sendo aberto, pressuriza-o, expelindo a mistura de gua e LGE, quando acionado o gatilho. No esguicho lanador adicionado ar pr-mistura, ocorrendo batimento, formando espuma.

MTODO DE OPERAO (Figs. 2.55, 2.56, 2.57 e 2.58)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

75

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

76

4.3.

Carreta de Espuma Qumica (Fig. 2.59) CARACTERSTICAS

75 a 150 litros (total dos reagentes) Carga Ver tabela 2 Capacidade extintora incndios classes A e B Aplicao 13 metros Alcance mdio do jato 120 segundos Tempo de descarga para 75 litros Funcionamento: Com o tombamento do aparelho e a abertura do registro, as solues dos reagentes (sulfato de alumnio e bicarbonato de sdio) entram em contato e reagem formando a espuma qumica. Depois de iniciado o funcionamento, no possvel interromper a descarga.

MTODO DE OPERAO (Figs. 2.60, 2.61, 2.62 e 2.63)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

76

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

77

4.4.

Carreta de P Qumico Seco (Fig. 2.64)

CARACTERSTICAS Carga Capacidade extintora Aplicao 20 kg a 100 kg Ver tabela 2 Incndios classes B e C. Classe D, utilizando PQS especial Tempo de descarga, para 20 kg 120 segundos Funcionamento: Junto ao corpo do extintor h um cilindro de gs comprimido que, ao ser aberto, pressuriza-o, expelindo o p quando acionado o gatilho. MTODO DE OPERAO (Figs. 2.65, 2.66, 2.67 e 2.68)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

77

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

78

4.5. Carreta de Gs Carbnico (Fig. 2.69)

CARACTERSTICAS Carga 25 kg a 50 kg Capacidade extintora Ver tabela 2 Aplicao incndios classes B e C Alcance mdio do jato 3 metros Tempo de descarga para 30 Kg 60 segundos Funcionamento: O gs carbnico, sob presso, liberado quando acionado o gatilho.

MTODO DE OPERAO (Figs. 2.70, 2.71, 2.72 e 2.73)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

78

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

79

5.

EXTINTORES OBSOLETOS

Os extintores de soda-cido, carga lquida e espuma qumica, apesar de ainda encontrados, no mais so fabricados por causa das seguintes desvantagens: x Aps iniciada, a descarga do extintor no pode ser interrompida. x x agente corrosivo. Esses extintores so potencialmente perigosos para o operador durante o uso. Se a descarga do jato for bloqueada, a presso interna do cilindro poder exceder 20 Kg/cm2 (300 lb/pol2) e, eventualmente, explodir, causando srias leses ou morte ao operador.

O extintor manual de gua tipo cisterna, em virtude da dificuldade de operao e da existncia de extintores mais eficientes caiu em desuso. 6. MANUTENO E INSPEO A manuteno comea com o exame peridico e completo dos extintores e termina com a correo dos problemas encontrados, visando um funcionamento seguro e eficiente. realizada atravs de inspees, onde so verificados: localizao, acesso, visibilidade, rtulo de identificao, lacre e selo do INMETRO, peso, danos fsicos, obstruo no bico ou na mangueira, peas soltas ou quebradas e presso nos manmetros. Inspees Semanais: Verificar acesso, visibilidade e sinalizao. Mensais: Verificar se o bico ou a mangueira esto obstrudos. Observar a presso do manmetro (se houver), o lacre e o pino de segurana. Semestrais: Verificar o peso do extintor de CO2 e do cilindro de gs comprimido, quando houver. Se o peso do extintor estiver abaixo de 90% do especificado, recarregar. Anuais: Verificar se no h dano fsico no extintor, avaria no pino de segurana e no lacre. Recarregar o extintor. Quinqenais: Fazer o teste hidrosttico, que a prova a que se submete o extintor a cada 5 anos ou toda vez que o aparelho sofrer acidentes, tais como: batidas, exposio a temperaturas altas, ataques qumicos ou corroso. Deve ser efetuado por pessoal habilitado e com equipamentos especializados. Neste teste, o aparelho submetido a uma presso de 2,5 vezes a presso de trabalho, isto , se a presso de trabalho de 14 kgf/cm2, a presso de prova ser de 35 kgf/cm2. Este teste precedido por uma minuciosa observao do aparelho, para verificar a existncia de danos fsicos.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

79

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

80

7. Seleo do agente extintor segundo a classificao do fogo Classe de fogo A B C D TABELA 1 Agente extintor gua Espuma Gs P P Compostos mecnica carbnico B/C A/B/C halogenados (CO2) (A) (A) (NR) (NR) (A) (A) (P) (A) (A) (A) (A) (A) (P) (P) (A) (A) (A) (A) Deve ser verificada a compatibilidade entre o metal combustvel e o agente extintor

Nota: (A) Adequado classe de fogo. (NR) No recomendado classe de fogo. (P) Proibido classe de fogo. 8. Classificao dos extintores segundo o agente extintor, a carga nominal e a capacidade extintora equivalente TABELA 2 Extintor porttil Capacidade Carga extintora equivalente 10 L 2A 9L 2A:20B 4 Kg 6 Kg 1 Kg 2 Kg 4 Kg 6 Kg 8 Kg 12 Kg 1 Kg 2 Kg 2,5 Kg 4 Kg 2,3 Kg 4,5 Kg 9 Kg 5B:C 5B:C 2B:C 2B:C 10B:C 10B:C 10B:C 20B:C 2B:C 5B:C 10B:C 10B:C 2A, 40B:C 4A, 80 B:C 6A, 120 B:C

Agente extintor

gua Espuma mecnica Gs carbnico (CO2) P BC ( base de bicarbonato de sdio)

Extintor sobre rodas Capacidade Carga extintora equivalente 75 L 10A 10 Kg 25 Kg 30 Kg 50 Kg 20 Kg 50 Kg 100 Kg 5B:C 10B:C 10B:C 10B:C 20B:C 30B:C 40B:C

Compostos halogenados P ABC (fosfato monoamnico)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

80

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

81

Os testes de capacidade extintora para a classe A so realizados em engradados de madeira sob condies laboratoriais, de acordo a norma brasileira NBR 9443. De acordo com a norma brasileira NBR 9444, os testes de capacidade extintora para a classe B so realizados em cubas quadradas, sob condies laboratoriais, contendo n-heptano.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

81

3
MFCB

CABOS, VOLTAS E NS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

81

OBJETIVOS Capacitar o profissional da rea de segurana para o correto manuseio e trabalho com cabos, voltas e ns, dentro dos padres e tcnicas empregados mundialmente. Identificar o n adequado para emprego especfico a cada necessidade. Executar vrios tipos de ns bsicos, essenciais ao servio de bombeiros. Demonstrar conhecimento na aplicao dos ns apropriados, para iamento ou descida de equipamentos e materiais destinados ao servio de bombeiros, em condies de segurana. Manter os cabos em condies de pronto emprego atravs de sua inspeo e adequado acondicionamento. CABOS, VOLTAS E NS 1. Introduo Este captulo tem por finalidade colaborar com a formao ou reciclagem de profissionais da rea de segurana atravs da visualizao de algumas aplicaes prticas de cabos, voltas e ns, as quais so simples, teis e extremamente necessrias em situaes de emergncia. O contedo deste captulo inicia um estudo, no tendo a pretenso de esgotar o assunto. O segredo para se obter habilidades com cabos, voltas e ns a prtica. Para aprimoramento profissional, portanto, faz-se necessrio um treinamento constante. 2. Glossrio de Termos Tcnicos

Com o objetivo de facilitar o entendimento deste captulo, segue um glossrio dos principais termos tcnicos utilizados no manuseio com cabos. x Acochar - ajuste de um cabo quando de sua utilizao ou manuseio. x Aduchar - trata-se do acondicionamento de um cabo, visando seu pronto emprego. x Bitola - dimetro nominal apresentado por um cabo, expresso em milmetros ou polegadas. x Cabo - conjunto de cordes produzidos com fibras naturais ou sintticas, torcidos ou tranados entre si. x Cabo Guia - cabo utilizado para direcionar os iamentos ou descidas de vtimas, objetos ou equipamentos, alm de guiar bombeiros em locais de difcil visibilidade. x Carga de Ruptura - exprime a tenso mnima necessria para romper-se um cabo. x Carga de Segurana de Trabalho - corresponde a 20% da carga de ruptura. o esforo a que um cabo poder ser submetido, considerando-se o coeficiente de segurana 5. Carga mxima a que se deve submeter um cabo. x Cabo de Sustentao - cabo principal onde se realiza um trabalho. x Coado - cabo ferido, pudo em conseqncia de atrito. x Laada - forma pela qual se prende temporariamente um cabo, podendo ser desfeita facilmente. x N - entrelaamento das partes de um ou mais cabos, formando uma massa uniforme.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

81

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

82

x x 3.

Peso - relao entre a quantidade de quilos (Kg) por metro (m) de um cabo. Tesar - esticar um cabo; ato de aplicar tenso ao cabo. Partes de um Cabo

Para facilitar a manipulao de um cabo, faz-se necessrio identificar suas principais partes: (Fig. 3.1)

x x x x

x x 4.

Ala - uma volta ou curva em forma de U realizada em um cabo. Cabo - conjunto de cordes produzidos com fibras naturais ou sintticas, torcidos ou tranados entre si. Chicote - extremos livres de um cabo, nos quais normalmente se realiza uma falcaa. Falcaa - arremate realizado no extremo de um cabo, para que o mesmo no desacoche. a unio dos cordes dos chicotes do cabo por meio de um fio, a fim de evitar o seu destorcimento. Nos cabos de fibra sinttica pode ser feita queimando-se as extremidades dos chicotes. Seio (ou Anel) - volta em que as partes de um mesmo cabo se cruzam. Vivo (ou Firme) - a parte localizada entre o chicote e a extremidade fixa do cabo. Constituio dos Cabos

Considerando que todos os equipamentos dos servios de bombeiros trabalham prximos ao limite mximo de sua capacidade, necessrio que cada um possa conhecer algumas caractersticas tcnicas do material, materiais constitutivos, tipos de cabos, etc. 4.1. Cabos de Fibra de Origem Natural Da natureza possvel extrair fibras destinadas fabricao de cabos. Ao conjunto de fibras d-se o nome de fios, os quais por sua vez formam os cordes e por fim os cabos propriamente ditos.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

82

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

83

As fibras de origem natural mais utilizadas no fabrico de cabos so: manilha, sisal, juta, algodo e cnhamo. (Fig. 3.2)

Geralmente os cabos de fibra natural levam o nome da planta da qual a fibra foi obtida. Com o objetivo de aumentar a durabilidade do cabo, preservando-o contra o calor e a umidade, os mesmos so impregnados com leo durante sua manufatura, o que lhes confere um aumento de 10% no peso. 4.2. Cabos de Fibra de Origem Sinttica Com matrias plsticas fabricadas pelo homem, e que possam ser esticadas em forma de fios, produzem-se cabos de excelente qualidade. As fibras sintticas mais utilizadas na confeco de cabos so os polmeros derivados de petrleo, como por exemplo o polister, a poliamida, o polietileno e o polipropileno. (Fig. 3.3)

Os cabos de fibra sinttica, quando comparados aos cabos de fibra natural de mesmo dimetro, apresentam maior resistncia, maior elasticidade e duram mais. 4.3. Tipos de Cabos

Os cabos so designados de acordo com a combinao de seus elementos constitutivos. Basicamente so divididos em torcidos e tranados. x Os cabos torcidos, normalmente no apresentam elasticidade, sendo portanto considerados estticos.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

83

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

84

(Fig. 3.4)

Os cabos tranados, por apresentarem coeficiente varivel de elasticidade, so, na maioria das vezes, dinmicos. (Fig. 3.5)

5. 5.1.

Principais Ns, Voltas e Laadas Meia Volta

Sua principal funo servir como base ou parte de outros ns. Pode aparecer espontaneamente, caso o cabo seja mal acondicionado. Neste caso, convm desfaz-la de imediato, pois, depois de apertada, difcil de ser desfeita. ( Figs. 3.6 e 3.7)

5.2.

N Direito
84

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

85

Mtodo empregado para unir dois cabos de mesmo dimetro pelo chicote. Desfaz-se por si mesmo se os cabos apresentarem dimetros diferentes. Para sua realizao, entrelaam-se os chicotes dos cabos a serem emendados e, ato contnuo, entrelaam-se os chicotes novamente, de forma que os mesmos saiam em sentidos opostos, perfazendo um n perfeitamente simtrico. (Figs. 3.8, 3.9 e 3.10)

5.3.

Escota Singelo e Duplo

utilizado para unir dois cabos de dimetros diferentes pelos chicotes. Conforme pode-se observar nas figuras (3.11, 3.12, 3.13),

faz-se uma ala com o cabo de maior dimetro. Em seguida, com o cabo de menor dimetro, envolve-se a ala formada anteriormente, travando-se por baixo dele mesmo. O que difere o n de escota singelo do duplo o maior nvel de segurana apresentado pelo segundo. (Figs. 3.14-A e 3.14-B)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

85

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

86

5.4.

Volta do Fiel

So dois cotes dados um contra o outro, de modo que o chicote e o vivo saiam por entre eles, em sentido contrrio. Trata-se de um n de fixao ou ancoragem, de fcil confeco e alta confiabilidade. De acordo com a situao especfica, pode-se ter a necessidade de realiz-lo pelo seio ou pelo chicote. Volta do Fiel pelo Seio (Figs. 3.15 a 3.19)

Volta do Fiel pelo Chicote (Figs. 3.20 a 3.22)

5.5. Lais de Guia N utilizado para formar uma ala fixa e que, portanto, no corre como um lao. Aps predeterminar o tamanho da ala, faz-se um seio no cabo. Entra-se com o chicote por dentro do seio formado anteriormente em situao contrria passagem do chicote pelo
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

86

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

87

seio (se o seio tiver o chicote por cima, entra-se por baixo; se o seio formado tiver o chicote saindo por baixo, entra-se por cima). Feito isso, d-se uma volta por trs do vivo do cabo, entrando-se novamente no seio formado e ajustando-se o n.

(Figs. 3.23 a 3.25)

5.6.

Catau Duplicador de Fora

O catau duplicador de fora, tambm conhecido como carioca ou n de caminhoneiro, permite duplicar a fora e apertar suficientemente qualquer cabo de amarrao ou outro objeto que se queira firmar. formado por uma ala no vivo do cabo e um seio no chicote, conforme mostram as Figuras (3.26 a 3.31).

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

87

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

88

6. Aplicaes Prticas O iamento (ou mesmo a descida) de materiais e equipamentos dos servios de bombeiros pode ser realizado com a utilizao de cabos e aplicao de voltas e ns bsicos. Estes ns e voltas so empregados na fixao de praticamente todos os materiais e equipamentos utilizados nos servios de bombeiros. A seguir, apresentam-se algumas das aplicaes prticas consagradas internacionalmente. 6.1. Iamento de Croque

Deve-se realizar uma volta do fiel no croque e, partindo para a extremidade metlica, fazer cotes em torno do equipamento. (Figs. 3.32 e 3.33)

6.2.

Iamento de Machado

Fixa-se o corpo do machado com uma volta do fiel e, em seguida, d-se um cote na extremidade do cabo do equipamento. (Fig. 3.34)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

88

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

89

6.3.

Iamento de Escada Simples ou de Gancho

Realiza-se um lais de guia com uma ala suficientemente grande para envolver os banzos da escada. Coloca-se a ala formada entre o 3 e 4 degraus da escada, laando-a conforme demonstrado nas Figuras (3.35 a 3.39)

6.4. Iamento de Mangueira

Despressurizada

Dobra-se a mangueira conforme demonstrado nas Figuras (3.40 e 3.41).

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

89

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

90

Faz-se uma volta do fiel envolvendo a mangueira e o corpo do esguicho. Finaliza-se a fixao com um cote prximo ao ponto de dobra. 6.5. Iamento de Mangueira Pressurizada Faz-se uma volta do fiel envolvendo a mangueira pressurizada antes da conexo com o esguicho. Finaliza-se a fixao com um cote na extremidade do esguicho. (Fig. 3.42)

6.6.

Iamento de Extintores Portteis

Aplica-se uma volta do fiel, envolvendo-se o corpo do extintor, e finaliza-se com um cote junto vlvula do mesmo. (Fig. 3.43)

6.7. Iamento de Exaustores e Motogeradores

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

90

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

91

Deve-se realizar a fixao de exaustores e/ou de motogeradores utilizando-se de um lais de guia ou de uma volta do fiel, conforme o caso. Convm o emprego de um cabo guia para direcionamento do equipamento iado, utilizando-se dos mesmos ns. (Figs. 3.44 e 3.45)

7.

Acondicionamento de Cabos

O acondicionamento de cabos poder ocorrer de vrias formas e, dentre elas, podemos citar o aduchamento em voltas completas e paralelas e o acondicionamento em bolsas. No primeiro caso, deve-se realizar voltas com o comprimento de uma abertura de braos ou de um gabarito fixo, de forma que todas as voltas possuam o mesmo tamanho. Em um dos chicotes faz-se uma ala e, com o outro chicote, ao trmino do acondicionamento, fazem-se voltas em torno da massa do cabo, conforme demonstrado nas Figuras (3.46) e ( 3.47 a 3.52 )

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

91

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

92

Uma outra maneira de se acondicionar cabos em sacolas de lona (ou bolsas). Este mtodo apresenta-se extremamente prtico, tanto no momento de acondicionamento, como tambm durante o seu emprego. O nico inconveniente deste mtodo o fato de inexistir circulao de ar no interior de sacolas de lona. Caso o cabo se molhe, e permanea acondicionado na sacola, ser rapidamente danificado. Por outro lado, este mtodo assegura que o cabo permanecer livre de cocas e outras tores, as quais prejudicam o desenvolvimento das atividades de bombeiros, e que ser sacado de maneira ordenada, devendo, para tanto, ter um de seus chicotes fixado no fundo da bolsa. As dimenses da bolsa devem ser compatveis com o volume dos cabos a serem acondicionados. (Fig. 3.53)

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

92

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

93

8.

Carga de Ruptura (CR) e Carga de Segurana de Trabalho (CST)

A fim de desenvolver com segurana os trabalhos de bombeiros, necessrio saber que todo cabo possui uma Carga de Ruptura (CR), que depende da qualidade da matria-prima utilizada em sua fabricao. A Carga de Ruptura dimensionada em conformidade com a tenso a que pode ser submetido um cabo. No entanto, para o seu pronto emprego, faz-se necessria a utilizao de voltas e ns, os quais modificam o vetor de fora e, por conseguinte, a resistncia do cabo. Com o objetivo de suprir eventuais deficincias em virtude dos ns e voltas empregadas, faz-se uso do fator 5 para definio da Carga de Segurana de Trabalho, ou seja, a Carga de Segurana de Trabalho igual a 1/5 (20%) da Carga de Ruptura de um cabo. Por exemplo, um cabo cuja CR igual a 3.000 Kgf deve ser utilizado para tenses no superiores a 600 Kgf. A Tabela 3.1 apresenta dados comparativos da Carga de Ruptura de cabos com um mesmo dimetro e com resistncias distintas, em razo da matria-prima utilizada. As voltas e ns realizados em um cabo reduzem sensivelmente a sua resistncia. Nenhum n, volta ou laada, pode ser to resistente quanto o prprio cabo, pois no vivo do cabo o esforo distribudo uniformemente pelos cordes e, no ponto de amarrao, h dobras, mais ou menos acentuadas, e distores que ocasionam sobrecargas de esforo. DIMETRO CIRCUNFERNCIA NOMINAL (pol) 1/4 3/8 1/2 3/4 1 (pol) 3/4 1 1/8 1 1/2 2 3 Peso por metro (Kg) 0.030 0.660 0.100 0.260 0.410 SISAL Carga de Ruptura (Kgf) 280 580 1.100 2.100 3.950 NYLON Peso por metro (Kg) 0.024 0.065 0.100 0.210 0.390 Carga de Ruptura (Kgf) 750 2.080 3.000 6.700 11.500
93

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

94

A resistncia aproximada de alguns tipos de amarraes em relao porcentagem da resistncia do prprio cabo, dada na Tabela 3.2. As porcentagens foram obtidas de experincias feitas com cabos novos. VOLTA OU N Meia Volta N Direito N de Escota Volta do Fiel Lais de Guia RESISTNCIA 45% 45% 55% 60% 60%

Cabe salientar que os valores adotados para estas situaes no so somados quando determinada a Carga de Segurana de Trabalho (CST). Adota-se, sempre, somente o maior esforo na reduo para determinao da CST. 9. Inspeo de Cabos A fim de manter um cabo em condies de uso, faz-se necessrio que os cabos sejam criteriosamente inspecionados antes, durante e aps sua utilizao, mesmo porque de sua integridade vai depender a segurana dos envolvidos (bombeiros e vtimas) e o sucesso ou insucesso da misso. A inspeo deve ser levada a efeito como se fosse uma leitura em toda a extenso do cabo, objetivando verificar a presena de cortes, abrases, ndoas e quaisquer outras irregularidades. Cabos no aprovados durante as inspees devem ser inutilizados, pois o seu aproveitamento poderia vir a colocar em risco a integridade fsica da equipe de salvamento e tambm de outros envolvidos. Ao se examinar o aspecto externo de um cabo, deve-se observar a existncia de cortes, fibras rompidas, ataque por produtos qumicos, decomposio, desgaste anormal, etc. Ao se realizar um exame interno do cabo, deve-se atentar para rompimento de cordes, decomposio de fibras, ndoas, ao de fungos (bolor), etc. 10. Cuidados com os Cabos

Para prolongar a vida til de um cabo, e empreg-lo em condies de segurana, deve-se seguir algumas regras bsicas: No friccionar o cabo contra arestas vivas e superfcies abrasivas. No submeter o cabo a tenses desnecessrias. Evitar o contato do cabo com areia, terra, graxas e leos. Evitar arrastar o cabo sobre superfcies speras. No ultrapassar a Carga de Segurana de Trabalho durante o tensionamento do cabo. Lavar o cabo aps o uso, em caso de necessidade. No guardar cabos midos. Caso necessrio, sec-los na sombra, em local arejado. Seria interessante que cada cabo possusse uma ficha, onde deveriam ser lanadas as descries de todas as atividades que com ele foram praticadas, para que, aps determinado perodo, fosse descarregado, evitando, desta maneira, a ocorrncia de eventuais acidentes.
COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

94

MF MANUAL DE FUNDAMENTOS

95

Os cabos de fibra natural so susceptveis ao de microorganismos, umidade e a outros fatores que acabam por deterior-los. Os cabos de fibra sinttica no so to susceptveis s aes acima mencionadas. No entanto, tambm apresentam limitaes, como, por exemplo, a no resistncia a contato direto com produtos qumicos.

COLETNEA DE MANUAIS TCNICOS DE BOMBEIROS

95

Das könnte Ihnen auch gefallen