Sie sind auf Seite 1von 16

Mdulo I Pesquisa Cientfica Segundo Richardson, o Mtodo Cientfico Clssico caracterizado pela observao da realidade que leva : - Formulao

ao de um problema; - Buscar informaes sobre esse problema; - Levantar hipteses; - Predizer o resultado do teste das hipteses; - Proceder o experimento; - Aceitar as Hipteses; - Ou rejeitar as hipteses. Em resumo, pode-se pensar no Mtodo Cientfico como uma sntese trplice que envolve a integrao da experincia por meio de um processo simblico de ideias, conceitos e teorias. Mtodos Cientficos: indutivo, dedutivo, experimental, fenomelgico, entre outros. Gil (1999): os mtodos proporcionam as bases lgicas da investigao cientfica. Indutivo: partindo de dados ou observaes, podemos chegar a proposies gerais. Os fatos observados servem de base para um raciocnio e, consequentemente, a uma concluso que contenha informaes sobre os fatos ou situaes no observadas. Dedutivo: Popper afirmou que o mtodo dedutivo poderia testar uma teoria, argumentando que a inferncia universal, a partir de singulares, por mais frequente que fosse o nmero de observaes, no comprovariam a refutabilidade emprica. Em resumo, os dados e as informaes so deduzidas. Experimental: os dois mtodos anteriores seguem esse mtodo, pois ele um procedimento central de pesquisa, com dados criados, pelo qual o pesquisador atua sobre um ou vrios fatores ou variveis da situao em estudo com o objetivo de observar e medir as mudanas que da resultam. Fenomenolgico: enfoca o fenmeno em suas diferentes formas de manifestao, com a anlise sem a interveno de conceitos prvios que o definam e sem basear-se em um quadro terico prvio que enquadre as explicaes sobre o visto. Mtodo no o mesmo que Metodologia. Mtodo: o caminho percorrido pelo pesquisador com o intuito de alcanar os objetivos do estudo. Conjunto dos princpios e procedimentos aplicados pela mente para construir, de modo seguro e ordenado, saberes vlidos. Metodologia: conjunto de procedimentos e tcnicas utilizados pelo mtodo adotado. Metodologia engloba Mtodo, os procedimentos e as tcnicas. Estudo dos princpios e dos mtodos de pesquisa. Tcnica de pesquisa: procedimento empregado para recolher dados de pesquisa ou para analisa-los. Pesquisa: construo de conhecimento original, de acordo com certas exigncias cientficas.

Os principais referenciais citados por Gil so funcionalismo, estruturalismo, materialismo histrico e etnometodologia. Metodologia Estuda os mtodos e as tcnicas de pesquisa. entendida como a disciplina que se relaciona com a epistemologia ou a filosofia da cincia. Tem por objetivo analisar as caractersticas dos vrios mtodos disponveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitaes ou distores e criticar os pressupostos ou as implicaes de sua utilizao. Mtodo Pode ser definido como uma srie de regras para tentar resolver um problema. Estudar mtodos de pesquisa demanda mais tempo do que parece. Tcnicas e instrumentos As pesquisas, quantitativas e qualitativas, modernas usam uma grande variedade de procedimentos e instrumentos de coletas de dados. As tcnicas diversas se completam. As tcnicas mais utilizadas so: observaes, entrevistas, anlise documental, questionrio, etc. Algumas tcnicas exigem um estudo de caso. Autonomia do pesquisador Mostra-se importante durante a produo de uma pesquisa cientfica. - Expressar a base de seu pensamento, seus pressupostos tericos e filosficos; - Seguir mtodos cientficos vlidos; - Estabelecer um referencial terico claro; - Ser transparente em relao aos seus valores pessoais em toda a sua comunicao cientfica. Classificao dos trabalhos Cientficos Os trabalhos mais comuns no meio acadmico so: artigos, monografias, dissertaes, teses ou resenhas crticas. Os artigos cientficos podem ser escritos por estudantes de vrios nveis de ensino ou por pesquisadores independentes, sem vnculos institucionais. Dissertaes e Teses so elaboradas por alunos de mestrado e doutorado, respectivamente. TCC e Monografia so elaboradas por estudantes de graduao ou psgraduao/especializao. O formato de apresentao dos trabalhos cientficos estabelecido pela Norma NBR 14724 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), que apresenta a definio de cada um deles:
1. Monografia: o conceito est ligado origem etimolgica do termo: mnos (um s) e graphein (escrever). Assim, significa que nela o pesquisador aborda um s assunto, ou seja, escreve a respeito de um assunto nico. Por isso, a monografia relaciona-se mais assimilao de contedos, servindo como um ponto de partida para a prtica em pesquisa. A monografia nem sempre requer uma pesquisa de campo, o desenvolvimento e avaliao de um prottipo de sistema ou programa de computao. 2. Dissertao: estudo no qual o pesquisador rene, analisa e interpreta informaes a respeito de um fenmeno, mostrando domnio de conhecimento a respeito do que j foi dito sobre ele.

3. Tese: a principal caracterstica deste tipo de trabalho cientfico a originalidade na investigao. Por isso mesmo, constitui-se em real contribuio para o conhecimento da Cincia, com relao ao fenmeno estudado.

Artigo Cientfico: estudo realizado de maneira resumida sobre uma questo que se fundamenta em alguma natureza cientfica. Pode ser definido como um relatrio escrito e publicado que descreve resultados originais de uma pesquisa. Sua finalidade seria trazer a pblico resultados de pesquisas realizadas ou estudos realizados, exercido na quase totalidade dos cursos de graduao ou ps-graduao. Possuem dados mais confiveis e reais que a monografia devido aos experimentos. Normalmente mais resumido do que uma monografia. Por que e pra que pesquisar? O mdulo de Pesquisa serve para incentivar a produo de obras e artigos com cunho cientfico, melhorando a literatura cientfica e de pesquisa de um pas. Elaborao da pesquisa cientfica A elaborao de um trabalho cientfico exige um planejamento da pesquisa, atravs de um documento chamado projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa: escrevendo o projeto Antes de executar a pesquisa, necessrio elaborar um projeto ou plano de estudos, para que seja possvel discutir a melhor forma de executar a pesquisa. No projeto, o pesquisador informa o que vai estudar, o que pretende alcanar com seu estudo, as razes que o levaram a querer desenvolv-lo, o que j foi dito sobre o que ele pretende estudar e de que maneira o estudo ser desenvolvido. O TCC constitui-se em um momento de potencializao e sistematizao de habilidades e conhecimentos adquiridos, na forma de pesquisa acadmico-cientfica. Os 3 parmetros de uma monografia na ESAB so: - Plano de Monografia; - Produo de Monografia; - Avaliao da Monografia. A monografia um trabalho de sntese que articula o conhecimento global do aluno no interior de sua rea de formao. Para o plano de monografia, devemos seguir critrios bsicos como: a escolha da linha de pesquisa e tema, a definio do problema, a identificao dos objetivos da pesquisa, a estrutura do referencial terico e da bibliografia a ser utilizada e a breve descrio da metodologia. Na produo da monografia, o aluno deve elaborar e enviar a monografia finalizada para anlise do tutor orientador. Para isso, o aluno deve valer-se de mtodos e tcnicas universalmente aceitas pela comunidade cientfica que incluem pertinncia, consistncia, manipulao de variveis e de hipteses, mensurao de dados primrios e/ou secundrios de

acordo com padres de representatividade e generalizao compatveis com seu tema, seu problema/hiptese de trabalho e sua rea de conhecimento ou de exerccio profissional. Por fim, aps aprovada nas etapas anteriores, a monografia ser examinada por uma banca de avaliadores. Diante da banca, o aluno deve testar sua competncia discursiva, exercitar sua capacidade argumentativa e defender sua perspectiva frente a outras diferentes ou concorrentes. Definindo o problema de pesquisa Muitos confundem o tema ou ttulo com o problema a ser tratado na monografia, pois a pesquisa se d mediante um problema ou dvida encontrado sobre determinado assunto ou tema. Booth et all (2000, p.57) -> devemos seguir os seguintes tpicos para ajudar no momento de escolher um problema para estudar: 1- Especifique seu tpico:

Estou estudando ........... 2 Formule sua pergunta: Por que quero descobrir? Quem? Como? Por qu? 3- Estabelea a fundamentao lgica para a pergunta e o projeto: Para entender como / por que / o que ......... Definindo o objetivo da pesquisa Aps definir o tema/problema que ser utilizado, devemos conhecer os problemas do mesmo para, ento, poder realizar um estudo mais aprofundado. A partir do momento que so definidos os Objetivos especficos, as tarefas podem ser organizadas por etapas. Uma boa forma para isso colher o mximo de informaes referentes ao tema/problema. O objetivo determina o carter da pesquisa O objetivo geral da pesquisa esclarece o que se pretende alcanar com a investigao. Pesquisas exploratrias: buscam uma aproximao com o fenmeno, pelo levantamento de informaes que podero levar o pesquisador a conhecer mais a seu respeito. Pesquisas descritivas: realizadas com o intuito de descrever as caractersticas do fenmeno. Pesquisas explicativas: ao realizar um estudo dessa natureza, o pesquisador procura explicar causas e consequncias da ocorrncia do fenmeno. Usualmente, em uma pesquisa exploratria o objetivo geral comea pelos verbos: conhecer, identificar, examinar, levantar e descobrir; uma pesquisa descritiva, inicia-se com os verbos caracterizar, descrever e traar; e uma pesquisa explicativa, comea pelos verbos analisar, avaliar, verificar, explicar etc. O pesquisador inicialmente mais explora do que explica Pessoas iniciantes nas pesquisas, normalmente realizam pesquisas de carter exploratrio. Esse tipo de pesquisa realizado quando h poucas informaes disponveis sobre o tema a que se relaciona o objeto de estudo. Por falta de amplo conhecimento sobre o assunto, qualquer informao coletada interpretada como de alta importncia pelo pesquisador iniciante.

Justificando a importncia da pesquisa Ao elaborar a monografia, devemos explicitar os motivos pessoais que nos levaram a trabalhar com o problema de pesquisa. Em seguida, devemos apresentar o problema de pesquisa, apontando a importncia da realizao de tal estudo. Fundamentao terica e sua organizao Aps definir o tema e os motivos de escolha do tema, o pesquisador deve levantar informaes a respeito de tal problema e como ele pode ser explicado, atravs de bibliografias e artigos j existentes para descobrir as possveis causas e seus efeitos nas pessoas, nas instituies e na sociedade. Deve-se perguntar em qual contexto o problema surgiu e como se encontra inserido. Na fundamentao terica, o pesquisador d informaes sobre o que j foi produzido sobre o tema que pretende estudar, sem se esquecer das citaes e fontes. Organizando um Quadro Terico Inicial O quadro terico de uma pesquisa iniciado pela identificao do que sabe-se sobre o problema a ser estudado. necessrio confirmar se o problema j foi estudado, quando e por quem. Assim, ao construir um quadro terico de um estudo cientfico, realizam-se 3 tarefas simultaneamente: - Sistematizam-se as representaes (conhecimentos) que tem-se acerca do problema, at ento dispersos; - Organizam-se os fatos apresentados ou j verificados por outros estudos; - Apresentam-se as teorias e os conceitos que ajudam a explicar os fatos. Em resumo, o quadro terico um mapa que guia o pesquisador durante toda a pesquisa. Elaborando resumos e fichamentos Ao ler artigos ou livros sobre o assunto pesquisado, sempre bom destacar ou separar os trechos de maior importncia e que possam vir a ser teis. Pode, inclusive, destacar trechos para serem utilizados em futuras citaes. Aps estimular respostas, questionar e observar para produzir, iremos discernir padres de respostas, tendncias e associaes. sempre importante construir instrumentos que coletem informaes que correspondam realidade pesquisada, ou seja, que os instrumentos sejam vlidos, que produzam informaes verdadeiras e vlidas para o objetivo do estudo. Resumir o que j foi dito ou ir a campo? Ensaio Terico: fazer sntese do pensamento dos autores consultados por meio de obras ou artigos publicados. Utiliza, exclusivamente, a coleta de informaes, conceitos e dados em livros, revistas cientficas, publicaes eletrnicas e outros documentos escritos.

No podemos confundir a construo do quadro terico ou referencial terico com a pesquisa do tipo bibliogrfica. Pesquisa bibliogrfica aquela em que os dados apresentados provm apenas de livros, revistas cientficas, publicaes eletrnicas e outros documentos escritos. Todo pesquisador deve sair em campo para realizar experimentos e coletar dados sobre o assunto pesquisado para adquirir maior experincia e maior credibilidade dos resultados atravs da anlise prtica. Richardson sugere uma tipologia bastante simples: - Pesquisas Histricas; - Pesquisas exploratrias; - Pesquisas descritivas; - Pesquisas Explicativas: - Enquetes, survey (levantamento de opinio); - Experimentos; - Quase Experimentos; - Estudos de caso - Pesquisa-ao.

Quadro 05. Especificao de tipo de pesquisa, mtodos e principais formas de coleta de dados TIPOS DE PESQUISA MTODOS Histrico Exploratrio OBJETIVOS Reconstruir, sistematizar acontecimentos para explicar fatos e tendncias atuais. Conhecer melhor as caractersticas e padres existentes em um fenmeno, para postular associaes e explicar as condies, causas e consequncias. Descrever de forma holstica, detalhada e sistemtica os elementos, atributos, contexto, condies, tendncias de um fenmeno ou rea de interesse. COLETA DE DADOS Anlise documental Observao Informao dos atores Observao Informao dos atores

Descritivo

Mtodos Explicativos Enquetes Levantamento e registro de comportamento verbal para investigar relaes de causa-efeito e associaes entre fenmenos, geralmente em amostras de sujeitos selecionados do universo maior da populao. Investigao das possveis relaes de causaefeito, submetendo grupo experimental a tratamento, interveno, e comparando com outro(s) grupo(s) que no sofreram a Informao dos atores

Experimentos

Observao Informao dos atores

interveno (grupo de controle). Quase experimentos Investigao de relaes de causa-efeito com grupo sob interveno, sem grupo de controle, ou comparando fatores; no mesmo grupo antes e aps tratamento ou experincia; ou em grupos semelhantes. Explorao intensiva que investiga fenmeno atual (individual ou coletivo) detalhadamente e holisticamente dentro de seu contexto de realidade. Observao Informao dos atores Anlise documental Observao Informao dos atores Pesquisa-ao Estudo participativo dos sujeitos da pesquisa em todas as etapas, com engajamento pleno do pesquisador em clarificar mtodos e uso prtico dos resultados. Anlise documental Observao Informao dos atores Quadro adaptado de Richardson (1999, p. 326-327).

Estudos de caso

Fazendo a sua escolha Diante dessas opes, voc precisa decidir por um destes dois caminhos: se sua monografia ser exclusivamente uma anlise de pensamentos e ideias j apresentadas (tipo de pesquisa bibliogrfica) ou se no campo que voc vai investigar a resposta para o seu problema de pesquisa. Delimitando a Pesquisa preciso filtrar os contedos dos livros ou artigos a fim de focar no que realmente tem relao com o contedo pesquisado. A Unidade de Anlise e os Sujeitos da Pesquisa Sujeitos da pesquisa: a escolha de quem vai ser estudado mantm uma relao estreita com dois aspectos principais: 1) at que ponto se quer generalizar ou concluir algo; 2) quantos casos, indivduos, unidades de observao precisam ser estudados para que os resultados sejam considerados cientficos. As tcnicas de amostragem permitem reduzir o n de sujeitos numa pesquisa, sem risco de invalidar resultados ou de impossibilitar a generalizao para a populao como um todo. Populao: diz respeito a um conjunto de elementos onde cada um deles apresenta uma ou mais caractersticas em comum. Amostragem: refere-se ao processo pelo qual se obtm uma amostra e deve ser realizada com tcnicas adequadas para garantir a representatividade da populao em estudo. Prev menor custo, resultados em menor tempo, objetivos mais amplos e dados fidedignos. * Cada elemento da populao deve ter igual chance de participar da amostra, evitando o vis de seleo.

A pesquisa quantitativa mais extensa e demorada do que a qualitativa. Normalmente, evitam-se estudos quantitativos com menos de 30 casos. Cronograma de execuo da pesquisa sempre aconselhvel elaborar um cronograma da pesquisa, informando as etapas de execuo e os perodos em que cada uma delas ser realizada. Isso permite maior controle sobre os prazos. Ex.:
ATIVIDADES ANO 01 Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Coletar dados Anlisar e interpretar dados Redigir pesquisa Revisar pesquisa Apresentar da pesquisa ANO 02 Jan Fev Mar

A busca pela orientao Funo do Tutor: ajudar, guiar e orientar tanto o plano quanto a monografia. No pode tomar decises no lugar do aluno. Responsabilidades do aluno: formatao do texto, correo ortogrfica, etc. A execuo da coleta e da anlise de dados Com os dados em mos, se faz necessrio analisa-los de forma correta. Nesta fase de anlise, o pesquisador vai verificar informaes como: - Quais as informaes que aparecem com mais frequncia? - Quais as possveis razes para serem mais frequentes? - Quais as informaes que aparecem com menos frequncia? - Quais as possveis razes para serem menos frequentes? A anlise dos dados feita luz do referencial terico. Esta etapa chamada de discusso ou anlise dos dados. nesta discusso que o pesquisador confirma suas ideias/hipteses, propes mudanas, convida os leitores reflexo. Na fase de anlise, se a opo do pesquisador foi pelo mtodo quantitativo para tratar os dados, tabelas e grficos sero recursos amplamente utilizados para apresentar a distribuio dos dados.

Se a escolha foi por analisar com tcnicas qualitativas, o tratamento dos dados ser feito com o uso de tcnicas como anlise documental, de anlise de contedo ou anlise histrica. Tambm pode organizar as informaes em formato de tabelas, mapas cognitivos, quadros ou ilustraes dos resultados. A anlise qualitativa aquela em que os dados so apresentados de forma verbal ou escritos. Em geral, ela compreende 3 etapas essenciais: 1) A preparao do material bruto: quando as entrevistas terminarem ou os questionrios forem recolhidos, transcreve-se as informaes obtidas, de modo a criar um banco de dados e facilitar o manuseio do material disponvel; 2) A condensao ou reduo dos dados: resumir e filtrar os dados coletados; 3) A produo de resultados: a partir de certos temas vinculados diretamente com o problema de pesquisa, identificando os elementos que explicam tal variao. Um exemplo de anlise temtica

Como j dissemos existem vrias maneiras de analisar o contedo. Em geral, uma anlise de contedo deve obedecer aos seguintes princpios:

Princpio de extenso: a anlise deve dar conta da totalidade do corpus; Princpio de fidelidade: toda e qualquer concluso tirada deve decorrer efetivamente dos dados coletados; Princpio de autossuficincia: os resultados da anlise devem ser exaustivos com relao ao problema, de maneira que no seja necessrio retornar ao corpus.

O corpus de uma pesquisa refere-se ao conjunto de enunciados produzidos pelos/as entrevistados/as ou respondentes, retranscritos de maneira literal. Na transcrio das entrevistas, utilizam-se os sinais convencionais de pontuao para traduzir a palavra oral em texto escrito. A classificao das respostas, a criao de categorias e o nmero de categorias Etapa onde se comea a classificar o que indiscutvel, deixando-se de lado os casos duvidosos. Nela, pode-se mostrar til criar subcategorias para organizar as respostas e os dados.
As categorias favorvel, desfavorvel e indiferente so frequentemente utilizadas em pesquisas de opinio.

Aps analisar as respostas obtidas, necessrio enumerar as categorias de problemas encontrados. Uma categorizao adequada deve obedecer aos seguintes critrios: - excluso mtua: um mesmo elemento no pode ser classificado em duas categorias diferentes; - homogeneidade: deve haver um nico princpio de classificao; - pertinncia: adaptao da categoria ao material de anlise escolhido; - objetividade e fidelidade: diferentes partes de um mesmo material devem ser classificadas da mesma maneira, mesmo aps vrias anlises; - produtividade: deve fornecer resultados frteis.

A interpretao dos resultados Na interpretao dos resultados, o pesquisador deve retomar suas hipteses, questes de investigao e os objetivos para verificar se so validadas, invalidadas, parcialmente validadas ou se os objetivos da pesquisa foram alcanados. Isso exige experincia, imaginao e intuio. No se trata apenas de analisar os fatores previstos no incio, mas de usar de maneira inteligente os dados obtidos. Um guia com um mnimo de pontos para um projeto de pesquisa Um toque de autocrtica sempre bom em projetos cientficos. Guia de um projeto de pesquisa: 1. Ttulo: Deve ser simples usando conceitos e expresses claras. Sempre pode ser alterado. No deve entrar em detalhes, deve provocar e atrair o leitor. 2. Subttulo: Apenas para classificar. No necessrio. 3. Autor (es): Identifique os principais pesquisadores responsveis. 4. Instituio: Nome da Instituio. 5. Ms e ano: Data inicial da proposta. 6. Apresentao do problema a ser investigado: Resumo da problemtica. 7. Enumerao das questes que devem ser respondidas ou hipteses a serem analisadas: possvel resposta provisria da questo colocada. Serve como guia para o trabalho de coleta e anlise de dados. 8. Justificativa: Especificar a importncia do trabalho, sua relevncia para o campo de estudo nos pontos tericos e prticos. Use argumentos convincentes. 9. Contextualizao do problema: o contexto atual do problema que pretende pesquisar. O motivo do problema se manifestar de tal forma. Sempre foi desta forma? Fatores que contribuem para a existncia do problema. 10. Objetivo Geral: Define o foco do estudo com frases curtas e objetivas. No aconselhvel o uso de verbos como compreender, descrever, identificar ou elaborar. 11. Objetivos especficos: Devem delimitar os passos, as etapas e sua sequncia no decorrer da investigao. 12. Quadro terico: Conceitos, teorias, hipteses e preposies. Indicar os recursos tericos e as bibliografias. 13. Recursos metodolgicos: Especifique o tipo da pesquisa, os mtodos e principais tcnicas de coleta e de anlise de dados. 14. Unidade(s) de anlise: Qual a principal fonte das informaes? Quais os sujeitos do estudo? Quem? Onde? 15. Cronograma: Determinar a data final da produo e organizar um calendrio de atividades para realizar a pesquisa. Cada etapa deve ser programada em funo do tempo necessrio para executar as tarefas indicadas. A coleta de dados, normalmente, exige bastante tempo, mas a anlise das informaes e a produo da monografia mais demorada e difcil. 16. Referncias: Organize sua bibliografia, referncias e citaes na formatao correta. 17. Estrutura e formato de seu trabalho: Devem ser estabelecidas no incio do projeto para evitar complicaes ao final do trabalho. Roteiro para produo de uma Monografia

Devero seguir as regras de formatao mais atuais e em vigor da ABNT e o regulamento da monografia da ESAB. Sugere-se dividir o assunto no menor nmero possvel de partes e subdividir cada parte no menor nmero de elementos. A estrutura bsica sugerida pela ESAB : a) Elementos pr-textuais Elementos que antecedem o texto da Monografia, dentre eles: - Capa; - Folha de rosto; - Folha de aprovao; - Folha de dedicatria (opcional); - Folha de agradecimento (opcional); - Folha de epgrafe (opcional); - Resumo na lngua verncula (abstract); - Lista de Ilustraes (opcional); - Lista de abreviaturas e siglas (opcional); - Folha de sumrio. b) Elementos textuais o texto da monografia que consta de Introduo, Desenvolvimento e Concluso. Ex: Introduo - Exposio do assunto: Descrio do tema com sua contextualizao; - Problema de pesquisa: Descrio do problema de pesquisa; - Justificativa para escolha do tema: explicar as razes de ordem terica e os motivos de ordem prtica que levaram escolha do tema. - Objetivos gerais e especficos: Descrio dos objetivos da Monografia; - Delimitao do trabalho: Citar, de modo claro, objetivo e preciso, o tema do trabalho, indicando o ponto de vista sob o qual ser enfocado no desenvolvimento do mesmo. - Metodologia de pesquisa: Deve fornecer detalhamento da pesquisa; esclarecer sobre os caminhos que foram tomados para se chegar aos resultados propostos. Fundamentao terica ou quadro terico Descreve e discute a literatura existente sobre a temtica da pesquisa. Estabelece as ligaes entre a bibliografia e a situao problema que se pretende solucionar. Devem-se fazer citaes e transcries. Devem ser aplicadas as normas da ABNT. Resultados da pesquisa de campo (se for o caso) Descreve a pesquisa emprica. Caso a Monografia envolva o estudo de uma realidade especfica (escola, cidade, programa, prottipos de tecnologias, etc) deve-se, nesta parte, descrever analiticamente os dados levantados, analisando o que foi observado na pesquisa. Recursos estatsticos auxiliam na elaborao. Concluso ou Consideraes Finais Apresenta, de forma sintetizada, os resultados obtidos com a pesquisa e se os objetivos foram atingidos. Deve-se ressaltar a contribuio da pesquisa para o meio acadmico ou para o desenvolvimento da Cincia e da Tecnologia. Apresenta recomendaes ou sugestes. c) Elementos ps-textuais

Elementos inseridos aps as consideraes finais. Incluem as referncias Bibliogrficas e os Anexos (elemento opcional). Referncias Bibliogrficas Obrigatrio. Consiste em uma lista das obras efetivamente citadas na elaborao do trabalho. Deve aparecer em ordem alfabtica, sem numerao, letra Arial 12 e espaamento simples entre as linhas. Devem ser alinhadas esquerda da pgina. Para casos de autores repetidos, este deve ser substitudo por um trao sublinhar equivalente a seis caracteres. Devem obedecer as normas para cada fonte de consulta (livros, teses, peridicos, em parte ou no todo). Informaes na NBR6023. Elementos essenciais nas referncias: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Ttulo. Edio. Local: Editora, ano. Ex.: GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1996. Anexos So elementos opcionais de informao e material considerados importantes para a compreenso do trabalho. Possui documentos e materiais interessantes e pertinentes temtica; cpia do questionrio, roteiros de entrevistas, detalhamento da anlise dos dados, tabelas ou listagens grandes demais para o texto. Redigindo o trabalho cientfico Os mtodos e prazos devem ser respeitados de acordo com o momento de inspirao e criatividade para escrever de cada um. Estudando tpicos A monografia tambm um relatrio de pesquisa, portanto, o pesquisador deve informar tudo o que fez. Sendo assim, a monografia deve ser escrita de forma a deixar claras as seguintes informaes:

O problema que o pesquisador estava buscando responder e o contexto em que ele se encontra; As ideias e argumentos que a literatura traz a respeito do problema; O mtodo e os procedimentos metodolgicos usados na coleta e anlise de dados, em que lugar esses dados, ou com quem, as informaes foram coletadas. Apresentao dos dados obtidos; A anlise dos dados luz do referencial; Apresentao das concluses.

Em geral, cada um dos tpicos acima compe um captulo da monografia. Procure reservar o primeiro pargrafo de cada captulo para informar o que o leitor ir encontrar naquele captulo. Dialogando com outros autores: o uso da citao

A manipulao das citaes se faz com diferentes objetivos: - Reafirmar um resultado obtido que j foi descrito por outro escritor; - Citaes com o intuito de refutar trechos; - Algumas vezes, em artigos, para retomar discusses sobre um ponto controvertido. Uma citao pode ser de dois tipos: Indireta: quando, com suas palavras, voc mostra uma interpretao do que disse determinado autor; Direta: Quando a ideia de um autor apresentada exatamente como est na obra consultada. No aconselhvel o uso exagerado de citaes em uma obra cientfica. Sempre que for necessrio fazer uma citao direta, necessrio citar a fonte (seguindo a normas e padres) para se evitar o plgio. Se a citao tiver menos de 3 linhas, pode ser colocado no meio do texto, entre aspas ou itlico. Se for maior, apresentada em pargrafo separado, com recuo esquerdo de 4cm, espaamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. Se o trecho da citao comea a partir de qualquer ponto da frase que no do seu incio, iniciase a citao com (...), indicando que parte da frase ficou para trs. Para finalizar no meio da ideia, usa-se o mesmo recurso. Que tipo de material consultar? Alm de livros, as revistas, jornais e web tambm so indicadas (desde que utilizadas de forma correta). Como apresentar as referncias a) Livros Para citaes de livros, alm de nome e sobrenome do autor e nome da obra, preciso informar o local, o nmero e o ano de edio e tambm o nome da editora. Ex: PHILLIPS, B.S. Pesquisa social: estratgias e tticas. Rio de Janeiro: Agir, 1974. b) Jornais O nome do jornal deve ser colocado em negrito (e no o ttulo da reportagem). Ex: BAPTISTA, J. Mais de 8 mil motoristas aguardam deciso sobre recursos de multas. A Gazeta, Vitria, p. 4, 14 mai. 2005. c) Revistas Deve-se citar o ano, o volume e o nmero do exemplar consultado. Ex: FORNAZIER, A. Navios maiores no Porto de Vitria. Pedras do Brasil, Vitria, ano 4, v. 1, n. 35, p. 48-49. d) E-mail Deve-se citar da seguinte forma: FASSARELA, R. C. O amor [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por jojoderiz@yahoo.com.br em 17 mar. 2004. e) Eventos cientficos

Para inserir dados de um congresso, palestra, etc, deve-se incluir o nome do evento, a edio, o ano e a cidade em que foi realizado, alm do ttulo do evento. Ex: Segenreich, Stella C. D. Avaliando a aprendizagem colaborativa on-line na educao superior: novas contribuies do Frum de Discusso e da Auto-avaliao do Aluno. Trabalho apresentado durante o ENCONTRO VIRTUAL EDUCA BRASIL DE ESPECIALISTAS EM NOVAS TECNOLOGIAS, EAD E FORMAO CONTINUADA, So Jos dos Campos, 2005. f) Informaes verbais Informaes obtidas informalmente atravs de uma conversa. Ex: Discusso realizada durante o II Frum de Meio Ambiente, realizado em Vitria-ES, em 5 de junho de 2004. g) Materiais Disponveis na Internet Devem obedecer os padres indicados para materiais impressos. necessrio tambm incluir o endereo eletrnico, apresentado entre os sinais <>, precedido da expresso Disponvel em: e a data de acesso ao documento, precedida da expresso Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos. Nota no se recomenda referenciar material eletrnico de curta durao nas redes. Linguagem a ser utilizada Deve-se utilizar linguagem cientfica na primeira pessoa do plural (ns decidimos, ns conclumos, etc) ou na voz passiva, no qual os verbos so sempre acompanhados da partcula apassivadora se (nesta pesquisa, entende-se que...; Assim, conclui-se que...). Esttica da monografia Normas e padres da ESAB: Tamanho do papel: A4 (210x297mm); Margens: 3 cm para superior e esquerda e 2 cm para inferior e direita; Espaamento: Texto normal: 1 linha e meia. Resumos, notas de rodap, notas explicativas e nas referncias: espao simples; Transcries longas (citaes diretas com mais de 3 linhas): espao simples e recuo de 4 cm a partir da margem esquerda; Pargrafos: 2 enter e sem recuo. Ttulo das sees: separadas do texto por 2 enter, sendo 3 enter o espao do texto para o ttulo seguinte. Tipo e tamanho das fontes: - Texto normal: Arial 12; - Ttulo de captulos e subdivises no texto: Arial 14; - Transies longas: Arial 10; - Legendas das ilustraes e tabelas e indicao de folhas: Arial 10.

Paginao: Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas no numeradas. A numerao evidenciada a partir da primeira folha da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha. Tambm so numeradas as folhas dos apndices e anexos, sequencialmente ao texto. Numerao Progressiva dos Captulos e Divises: Nas vrias sees do texto deve-se usar a numerao progressiva com a finalidade de evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, hierarquizando-o. Tanto no sumrio como no desenvolvimento do texto, os ttulos das sees so grafados de forma diferenciada, destacando-os gradativamente, conforme segue:

Ttulo de 1 nvel (captulo): em letras maisculas e em negrito; Ttulo de 2 nvel: em letras maisculas, sem negrito; Ttulo de 3 nvel: em letras minsculas e a inicial da primeira palavra em maiscula, em negrito; Ttulo de 4 nvel: em letras minsculas e a inicial da primeira palavra em maiscula, sem negrito.

A fonte dos ttulos tamanho 12 ou 14 quando aparecem no Sumrio e tamanho 14 quando aparecem no desenvolvimento do texto; No desenvolvimento do texto, os ttulos da cada captulo (1 nvel) devem iniciar-se em folha distinta, uma vez que se referem s principais divises de um texto. A integridade acadmica na produo cientfica Lei 9.610/98 fala sobre os direitos autorais. Condutas indesejveis na produo do conhecimento 4 condutas indesejveis na pesquisa e na produo acadmica so: o plgio, a fraude, a colaborao imprpria e fabricao de informaes. Plgio considerado plgio: - qualquer ato ou tentativa de utilizao, obteno, cesso ou transmisso de informaes, opinies ou dados, pelo prprio, por intermedirio de, ou com a cumplicidade de outrem, atravs de livros, colas e outras fontes, realizada por meios escritos, orais ou gestuais antes e durante a realizao de provas de avaliao; - qualquer ato ou tentativa de usar o trabalho intelectual, ideias, representaes conceituais ou materiais de outro (fotografias, imagens, vdeos, grficos, programas ou pginas de computao) como se fosse produo prpria. Fraude a falsificao deliberada de dados, qualquer distoro de informaes, contedos ou resultados. A falsificao de documentos, datas ou de imagens, bem como a entrada sem autorizao em computadores ou redes para alterar qualquer tipo de informao tambm pode ser fraude. Colaborao imprpria Consiste na utilizao de terceiros, sem a devida meno de sua participao ou possvel contribuio no desenvolvimento, organizao ou reviso de um trabalho, projeto, proposta, apresentao oral, escrita ou em uma pesquisa de campo. Fabricao parecida com fraude. qualquer ato de inventar dados ou resultados, o registro de dados falsos e sua eventual reportagem como fato ou resultado.

Responsabilidade e direitos dos professores-tutores e dos alunos on-line O tutor tem a responsabilidade de cuidar e observar questes relacionadas plgio, entre outras no ambiente virtual. Desenvolvimento do Compromisso da tica online nas Atividades da ESAB Padres de excelncia que se estabelece em um curso EAD so:

O compromisso com suas atividades afins ensino, pesquisa e extenso revelado pela participao efetiva de seus docentes e discentes nessas atividades, de acordo com as suas possibilidades. A qualidade do Ensino Superior a Distncia reflete-se nos processos de produo do conhecimento, os quais envolvem um senso crtico e tico na cientificidade e valorizao desse conhecimento. A sala de aula virtual, bem como as atividades/tarefas de ensino-aprendizagem exigem padres de excelncia e relaes interativas on-line caracterizadas pela integridade acadmica. A conduta tica do/a professor/a tutor em suas relaes pedaggicas e acadmicas constitui uma parte essencial de uma Educao Superior a Distncia de qualidade. A conduta tica do/a aprendiz como coaprendiz ativo/a na construo; produo do conhecimento essencial para garantir a qualidade educacional a distncia. A integridade acadmica definida por condutas, atitudes e prticas ticas reconhecidas e respeitadas pelo conjunto da comunidade acadmica.

Concluso

Das könnte Ihnen auch gefallen