Sie sind auf Seite 1von 15

IMAGEM DO LIVRO DIDTICO E PLANEJAMENTO DO ENSINO EM GEOGRAFIA: DESAFIOS FORMAO DE CONCEITOS ESPACIAIS MARLENE MACRIO DE OLIVEIRA Universidade Estadual

l da Paraba

Introduo

Os compndios didticos caracterizam-se por reunir saberes elaborados pela humanidade ao longo do tempo e instituem contedos eleitos por um currculo oficial para serem ensinados nas escolas, alm de resguardar concepes de mundo, que sero assimilados medida que sejam utilizados em sala de aula. Dessa forma, planejar o ensinoaprendizagem na Geografia na Educao Bsica a partir da utilizao do livro didtico supe, inicialmente, renovar prticas pedaggicas institudas quanto aos contedos assimilados e/ou assumidos na relao professoraluno. Por outro lado, permitem intuir a reflexo sobre o contributo intelectual e cognoscitivo da pesquisa cientfica em face dos desafios que se apresentam no cotidiano escolar, sobretudo, pelas abordagens tericometodolgicas sobre o conhecimento observado na sala de aula. Preliminarmente, destacaramos a forma significativa com que as representaes de mundo, de sociedade e de ensino-aprendizagem so construdas pela influncia da cultura mass media, estimuladora de rupturas e desencontros, sobretudo, quando da necessidade pedaggica de interrelaco entre o cotidiano dos sujeitos em aprendizagem, os contedos do livro didtico e o conhecimento geogrfico no mbito da sala de aula. Essas representaes vm fomentando imagens fetichizadas sobre o conhecimento geogrfico na mediao pedaggica e, ao contrrio da desejada (re)significao dos conhecimentos parcelados propulsionam individualismos, segregaes, apartheids culturais, reducionismos cartesiano-newtonianos, ou seja, a cultura do espetculo. No tocante pesquisa cientfica, percebe-se uma carncia de estudos quanto relao contedo-mtodo geogrfico, mediao que pode ser 108

instituda na didtica escolar para a reflexo das experincias dos alunos em relao aos conhecimentos geogrficos acumulados. Alm disso, prevalece o reducionismo terico-metodolgico que inibe a compreenso de diferentes abordagens do conhecimento geogrfico, a exemplo do dilogo da Geografia Humanstica com os pressupostos da Geografia Clssica. Essa situao contribui para o distanciamento dos contedos escolares em relao aos fundamentos filosficos e cientficos da produo geogrfica, estabelecendo um fosso entre a pesquisa cientfica concentrada no mbito da universidade e por outro negligenciando a importncia da pesquisa no mbito da Educao Bsica para o enfrentamento dos desafios postos em sala de aula. O contato com o conhecimento cientfico inicia-se na Educao Bsica. nesse nvel de ensino que o aluno vai construir suas percepes sobre os mltiplos espaos e tempos, clssicos e contemporneos, objetivando a compreenso da totalidade espacial. Dessa forma, deve-se considerar o nvel cognitivo dos alunos e desenvolver, a partir deste, o conceito bsico de espao e suas categorias de anlise com nfase na noo topolgica do espao vivido e percebido pelo aluno, possibilitando a interrelao com as demais categorias espaciais de lugar e paisagem, territrio e regio na escala local-global. O livro didtico de Geografia exerce um papel crucial na compreenso dos diferentes aspectos da realidade dos educandos, dado s imagens difundidas e aos conceitos fomentados. No entanto, caber, no planejamento do ensino, uma articulao com o espao vivido a partir das concepes terico-metodolgicas da Geografia, da reflexo sobre a(s) metodologia(s) de ensino escolhidas e do seu papel na formao do aluno. Diante desse quadro, cabem duas questes sobre o papel pedaggico esboado pelas imagens do livro didtico de Geografia na gerao de valores de sociabilidade, copresena, solidariedade, respeito s diferenas e engajamento em aes cidads no cotidiano da escola e da cidade: As imagens dos livros didticos de geografia possibilitam uma leitura crtico-reflexiva do espao e de suas contradies, de modo a possibilitar a reflexo sobre a responsabilidade social nos alunos? Como o professor pode utilizar esse recurso didtico para auxiliar a compreenso da geografia contempornea sobre os sujeitos sociais envolvidos sem desconsiderar a interrelao entre as categorias geogrficas nos contedos inerentes na 109

dimenso local-global? Diante da relevncia do livro didtico de Geografia no processo ensino-aprendizagem e da problemtica aqui apresentada, o presente artigo aborda as imagens desses compndios e de que forma favorecem a construo de conceitos espaciais dspares dos fatos que marcam o cotidiano na sala de aula advinda das sociabilidades que ocorrem na cidade e no mundo. Assim, sugere considerar, no planejamento do processo de ensino-aprendizagem, quando da utilizao desse recurso didtico de Geografia, a contribuio reflexiva das categorias geogrficas, a partir da interrelao aos contedos cotidianos e oficiais, numa relao local-global considerando a importncia do ensino-pesquisa. Esperamos contribuir ao processo educativo da Geografia na Educao Bsica para o compartilhamento de significados sobre o sentido da vida e da humanidade na geografia escolar.
Livro Didtico: imagem e formao de conceitos

O livro didtico de Geografia complementa as atividades didticopedaggicas e considerado um dos recursos entre tantos outros disponveis. Na mediao para a construo do conhecimento dissemina aspectos especficos de currculo, incluindo o mtodo de ensino, de escola e de sujeitos sociais. Sua utilizao como recurso didtico subsidia o planejamento de contedos no processo de ensino-aprendizagem em Geografia e orienta, especificadamente, para a formao das imagens que se constroem de mundo, de trabalho e de transformao social. Organizao, elaborao, distribuio e utilizao desse manual no cotidiano escolar envolvem interesses polticos e econmicos de outros sujeitos sociais representados por autores, editoras e pelo prprio Estado. Tais agentes nem sempre atentam para a participao dos sujeitos aprendentes na sociedade quando se avalia os contedos selecionados. A inteno de consolidar esse recurso didtico como uma mercadoria a ser negociada e comercializada com elevados percentuais de ganhos (CRUZ, 2007). Os autores e as respectivas editoras quando da elaborao dos livros didticos, realizam a seleo dos contedos e definem seus formatos tendo como principal objetivo a insero e a venda das obras no mercado editorial brasileiro. O Estado, o maior comprador das colees, tem interesse em que o livro didtico seja adotado em mbito nacional para 110

diminuir os custos e facilitar a compra e a distribuio nas escolas. (CASTROGIOVANNI; GOULART, 1999. SCHFFER, 1999). Dessa forma, os livros didticos de Geografia perpassam uma viso do ensino de Geografia que comportam valores, concepes e ideologias de quem os organiza, apresentando lacunas cognoscitivas para a compreenso da espacialidade dos fenmenos geogrficos, tempo, sociedade, sujeitos e identidade. Na escola, a utilizao do livro didtico refora prticas tradicionais, dissemina uma memria simblica difusora de uma coeso social de um dado momento de acelerao espao-tempo constituindo um artefato ideolgico da cultura dominante como se observa nas figuras 01 e 02. Segundo Eric Hobsbawm (1984) essa inteno corresponderia a uma tradio inventada, conjunto de prticas de natureza ritual ou simblica, visando a inculcao de valores e normas de comportamento atravs da repetio, o que implica, automaticamente, uma continuidade em relao ao passado. Tal situao proporciona a sensao de que no h memria espontnea, mas uma ritualizao simblica que escapa aos fatos e fenmenos contemporneos.
Figura 1 Figura 2

TERRA, L.; ARAUJO, R. GUIMARAES, R. B. Conexes. Estudos de Geografia Geral. So Paulo: Moderna, 2009. (Um mundo em rede, cap.1, p. 21)

Mulher da tribo Tswana retratada falando ao celular (Botsuana, 2009). TERRA, L.; ARAUJO, R. GUIMARAES, R. B. Conexes. 111 Estudos de Geografia Geral. So Paulo: Moderna, 2009. (A formao da economia global, cap.5, pag. 90)

Esse cotidiano repetitivo torna os livros didticos cada vez menos teis para atender as demandas da contemporaneidade a exemplo da aproximao com a(s) cultura(s) vividas e/ou locais, do respeito a suas identidades e pertencimentos. Salienta-se que no mbito da escola encontram-se sociabilidades que ora esto inseridas nessa dada realidade virtual, de celulares, da internet, computadores, canais de TV a cabo, videogames, ora vivem na rua, porque sempre trabalharam desde muito cedo e que necessitam do Estado ou das organizaes no-governamentais e de polticas de compensao para sua sobrevivncia. Acrescenta-se que as imagens e os discursos difundidos tratam de diferentes posies sobre as dimenses fsicas, sociais, econmicas e culturais. A disseminao dessas infografias atua no imaginrio dos alunos favorecendo determinados interesses e espacialidades geogrficas, produzindo significados especficos e estereotipados, legitimando uma ordem esttica sem referncia s mudanas, alterao de funes, ignorando a instabilidade histrica (TONINI, 2003). Segundo Tonini (2003), a imagem ensina uma determinada viso de mundo, de valores e quais comportamentos sociais e econmicos so aceitveis como verdades, tendo como finalidade a conduo de subjetividades massificadas sem qualquer meno s lutas, s reivindicaes e participao social como se observa nas figuras 03 e 04. , precisamente, um veculo de significados e mensagens simblicas. A imagem contida nos compndios escolares revela um acmulo de prticas de inculcao e de reproduo que, certamente, diz respeito a um conjunto de valores, normas e condutas arbitrrias, de acordo com as determinaes de grupos sociais que buscam legitimar-se no poder (LEANDRO et al, 2009).

112

Figura 3

Figura 4

Favela Paraispolis no bairro do Morumbi, em So Paulo, SP. In: JAMES, O. T.; MENDES, I. L. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreenso do espao. So Paulo: FTD, 2005. (urbanizao e metropolizao do Brasil, cap. 8, p. 153)

TERRA, L.; ARAUJO, R. GUIMARAES, R. B. Conexes. Estudos de Geografia Geral. So Paulo: Moderna, 2009. (O mundo urbano, cap. 13, p. 231.

Cumpre observar, como afirma Hall (1997) que as imagens funcionam como smbolos, so textos culturais que constroem significados e os transmitem, so veculos ou meios carregados de representaes que desejamos comunicar. No podemos falar de imagem, de representao sem com ela trazar a significao. So termos imbricados, que carregam, implcita e explicitamente os valores de certa cultura. Como campo de produo de conceitos esses manuais didticos representam a realidade por e a partir das relaes de poder. Lacoste (1998), afirma que essa opo mascara a importncia estratgica dos raciocnios centrados no espao na medida em que inculca elementos de conhecimento enumerados sem ligao entre si (relevo, clima, vegetao, hidrografia, populao, economia) e impe apenas a memorizao. Diz o autor de todas as disciplinas ensinadas na escola geografia a nica que parece um saber sem aplicao prtica fora do sistema de ensino. Assim, 113

legitima a geografia dos professores e dos livros didticos (CASTELLAR, 2005). De acordo com Oliveira (2008), prticas desse tipo no conseguem formar conceitos geogrficos, cientificamente vlidos e socialmente relevantes, conduzindo a um ensino de Geografia voltado apenas para uma nica orientao paradigmtica. A manuteno desse status quo serve apenas construo de um saber confuso, inconsistente, desarticulado e fragmentado, cujos discursos favorecem o negligenciamento do que se poderia construir, pedagogicamente, na sala de aula, a exemplo da importncia de se considerar a caracterizao e descrio do espao vivido e sentido pelos diferentes sujeitos pela representao a partir do uso das prticas cartogrficas e das tcnicas de tratamento computacional das informaes geogrficas obtidas (geoprocessamento e SIG). Como constatado, essa negligncia pedaggica no ensino da geografia, pouco privilegia a dimenso subjetiva dos sujeitos em aprendizagem quanto aos valores de sociabilidade, copresena, solidariedade, respeito s diferenas que se poderia construir para balizar o engajamento em aes cidads, fortalecendo atitudes de responsabilidade social. urgente que no planejamento do ensino da Geografia se considere a produo do conhecimento dos sujeitos que se (re)constri constantemente na dialogia com o lugar e com o mundo e isso requer um dilogo mais profcuo com as categorias geogrficas, a dmarche conceitual da episteme da cincia geogrfica.
Para alm do livro didtico, o espao vivido e a construo de identidade(s) no ensino da geografia escolar: notas introdutrias

Para clarificar os sentidos atribudos heteronomia dos sujeitos em aprendizagem favorecendo ao entendimento do espao vivido na educao escolar urge que se considere a contribuio da psicologia, sociologia, poltica, antropologia na cincia geogrfica para refletir sobre as sociabilidades presentes no interior da escola e para com elas atuar (CASTELLAR, 2005). Esse caminho condio didtico-pedaggica sine qua non para a apreenso do espao vivido dos sujeitos independentes, autnomos, que no mais contam com a ajuda da famlia e se situam num conflito permanente entre a cultura escolar, cultura familiar e cultura da mdia, conflito dirimido no aqui e no agora, sem legitimidades pr-estabelecidas 114

(NORODOWSKI, 1998). Essa dimenso supe a (re)construo de novos saberes no interior da escola. Nessa perspectiva, afirma Norodowski (1998) que a escola moderna se ope cultura do tempo real, a cultura da mdia, na qual no existe espera, na qual a satisfao do desejo imediata (para aqueles que podem satisfaz-los), cultura do zapping, cultura upgrade na qual a ultima verso sempre a melhor. A escola moderna enfrenta desafios de atuao e perda de identidade frente a um cenrio ps-figurativo, de mudanas to rpidas. Nessa perspectiva, possvel pensar a escola e os sujeitos em aprendizagem no em termos de reforma, mas em termos de desafio, da necessidade de um novo pensamento, denso, viral, capaz de avanar nessa fissura imodificvel que se aprofundou sobre ns e sobre nossa histria. A superao desse engessamento da escola moderna poder encontrar eco na desmistificao da ocidentalizao dos lugares e do mundo que exporta mercadorias, valores, formas de vida ocidental, sobretudo, imagens para serem consumidas como forma de homogeneizao e assimilao cultural. Essa iniciativa se constitui numa tentativa para reinventar as diferenas do universal ao particular da cultura no mbito do espao vivido. Afirma Hall (2000, p.75)
Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mdia e pelos sistemas de comunicao globalmente interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas desalojadas de tempos, lugares, histrias e tradies especficos e parecem flutuar livremente. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de ns), dentre as quais parece possvel fazer uma escolha. Foi a difuso do consumismo, seja como realidade, seja como sonho, que contribuiu para esse efeito de supermercado cultural. No interior do discurso de consumismo global, as diferenas e as distines culturais, que at ento definiam a identidade, ficam reduzidas a uma espcie de lngua franca internacional ou de moeda global, em termos das quais todas as tradies especficas e todas as diferentes identidades podem ser traduzidas.

115

Pela inveno da tradio (HOBSBAWM 1984), no mbito educativo, possvel transitar do quadro global para a traduo das identidades culturais. As identidades culturais na modernidade tardia no so fixas, mas esto suspensas, em transio, entre diferentes posies, que retiram seus recursos, ao mesmo tempo, de diferentes tradies culturais e que so produtos desses complicados cruzamentos e misturas culturais que so cada vez mais comuns num mundo globalizado. De acordo com Hall (2000, p. 88-89)
Essas negociam com as novas culturas em que vivem, sem simplesmente serem assimiladas por elas e sem perder suas razes. Carregam os traos das culturas das tradies, das linguagens e das histrias particulares pelas quais foram marcadas. A diferena que elas no so e nunca sero unificadas no velho sentido, porque elas so, irrevogavelmente, o produto de varias histrias e culturas interconectadas, pertencem a uma e, ao mesmo tempo, a vrias casas (e no a uma casa particular). So culturas hbridas que so obrigadas a renunciar sonhos ou qualquer tipo de ambio de redescobrir qualquer tipo de pureza cultural perdida ou de absolutismo tnico. Devem estas serem traduzidas significando transferir, transportar distintamente novas culturas hbridas da era da modernidade tardia dado que elas pertencem a mundos distintos e so transportadas atravs das fronteiras do mundo constituindo identidades.

De acordo com Santos (2008), essa situao corresponderia a uma periodizao material dos sistemas de objetos e sistemas de ao conduzidos pela empirizao do tempo, havendo, portanto a necessidade de agir com inseparabilidade no espao hbrido de modo intencional a construir novas paisagens. Assim, a noo de totalidade na Geografia intui compreender o tempo como intrprete da realidade dos objetos na ordem da diacronia e sincronia (sucesses e coexistncias) constituda no movimento e na trama do lugar Global e Local para projetar acontecimentos solidrios. O sistema atual corresponde a um perodo tcnico-cientficoinformacional em que a economia internacional e nacional define as normas dos territrios pelas guerras institudas nos lugares. um mundo da tecnosfera e da psicosfera, do reino da necessidade ao reino da liberdade. um hbrido interligado em redes, no homogneo e instvel, 116

desvelador de tempos rpidos e tempos lentos luz do imperativo fluido que constroem verticalidades, horizontalidades e ao poltica. Apreender a dimenso do lugar e do cotidiano na ordem universal se torna um imperativo atividade racional e a atividade simblica para entender o papel da proximidade entre os pobres, migrantes, excludos, segregados e a fora do capital. Enfim a memria de resistncias e lutas entre a globalizao como norma e territrio local como norma (SANTOS, 2008). Desta feita, a totalidade espacial corresponde ao territrio usado (SANTOS, 2001) ou, como salienta Castro (2006), ao registro simblico produtor de imaginrios que, em nossa prtica, pode servir como objetos de reflexo acadmica e como possibilidade metodolgica de abordagem do real para ampliar o conhecimento sobre a sociedade e o espao, contribuindo com a articulao necessria entre objetos concretos e seus contedos simblicos, ou seja, o espao contm os smbolos do imaginrio social e um componente dele, tanto em sua dimenso emocional como material, e por isso um campo de disputas entre interesses privados de indivduos ou grupos (CASTRO, 2006, p. 171). Para compreender os imaginrios polticos institudos (enraizamento social) de base territorial preciso um olhar dialgico que incorpore o lugar, o comportamento poltico e as diferenas, interrelacionando parte versus todo, regionalismos (pertencimento) e a formao dos estadosnacionais (nacionalidade). Essa simultaneidade funda a poltica moderna, interdependente, e representa as dinmicas sociais geradas pela proximidade e aquelas geradas pela distncia (Ibidem, p. 186). Cabe observar aqui, conforme expe Lipovetsky (2004) que as catstrofes presenciadas pelo sculo XX, a expanso do domnio da moda, da cultura de mass media fizeram enaltecer a consagrao do presente nos territrios, no mais existindo uma racionalidade que contemple os fins, mas sim os meios. Desse modo, a valorizao do novo em detrimento do passado chama a ateno para uma outra lgica, a da espetacularidade de um mundo paradoxal na medida em que duplo: valoriza a autonomia (maior tomada de responsabilidade) e aumenta a independncia (maior desregramento). De um lado o compromisso, autocontrolar-se, de outro, deixar-se levar (LIPOVETSKY, 2004). Lipovetsky (2004) afirma que a era instaurada marcada pela hipercirculao de capital, de informaes, as grandes e numerosas mudanas tecnolgicas, o dilvio de nmeros da internet: milhes de sites, bilhes de pginas, trilhes de caracteres, que dobram a cada ano 117

(ibidem, p. 55); as multides atulhadas em cidades, as multides nas viagens de frias, as multides nos shows, as multides que consomem um mesmo produto; a hipervigilncia que substituiu a disciplina totalitria; o hiperindividualismo. Tudo pego na engrenagem do extremo, da maximizao. De acordo com o autor a sociedade hipermoderna, por uma lado, cede lugar s manifestaes de desejos individuais subjetivos e, no mbito social, o prolongamento do privado. Por outro lado, traz uma maior aceitao dos direitos humanos, os valores de tolerncia e respeito esto mais intensos, e a hipermodernidade desenvolve-se paralelamente a um imperativo tico - a moral no foi de todo substituda pelo egosmo. Em todas as esferas da sociedade faz-se necessrio um controle tico, que se apresenta de maneira opcional, no mais obrigatrio como antes, no entanto, fazendo-se muito bem aceito. Destarte a mdia, ento, tem papel fundamental nessa questo, j que tem um grande poder (porm um poder no absoluto) de induzir e favorecer determinados comportamentos perante as massas. A mdia, inclusive, tem esse aspecto dual: favorece a liberdade de escolha, o acesso informao; por outro lado, muitas vezes, padroniza o pensamento e faz a reflexo ceder espao emoo. A mdia, ento, favorece tanto aquelas atitudes responsveis quanto aquelas irresponsveis. Desta feita, torna-se imperativo atentar, na dinmica do planejamento da geografia escolar, para a lgica da moda e do consumo. Embora as pessoas tornem-se indiferentes s mensagens publicitrias e aos objetos industriais, reestruturao do tempo pelas tcnicas do efmero, da renovao e seduo permanente. Isso faz com que muitas das crianas, jovens e adultos incorram em prazeres que nem sempre so consorciados a uma maior autonomia ou acesso a um leque maior de opes de informaes que nortearo suas escolhas. A sociedade hipermoderna capaz de explicar tanto a responsabilidade quanto a irresponsabilidade; no entanto, o futuro da mesma depende do triunfo da tica da responsabilidade sobre os comportamentos irresponsveis. Para alm da ateno ao livro didtico e sociedade do espetculo a ateno pesquisa do espao vivido.

118

Consideraes finais

A superao do atual modelo educacional uma tarefa que envolve a reflexo sobre prticas de ensino ainda vigentes nas escolas brasileiras que reproduzem a utilizao estereotipada do livro didtico e de sua vinculao a modelos de conhecimento que acabam reforando determinados status quo. A distncia entre as prticas de ensino e os textos didticos torna esse recurso um dos maiores desafios s prticas comprometidas com os saberes locais e sua incluso nos currculos escolares. A geografia como cincia e saber escolar ainda necessita desvincularse de perspectivas reducionistas que tornam a geografia um conhecimento de uma nica corrente ou concepo geogrfica, desrespeitando a diversidade de propostas e abordagens. Para isso, preciso estimular a construo de novos conceitos espaciais, considerando a dimenso cultural da escola e do conjunto da sociedade em que esto inseridos, discutindo as diferentes representaes e imagens a respeito dos sujeitos, do lugar e do espao pelos documentos oficiais que se produzem.
IMAGEM DO LIVRO DIDTICO E PLANEJAMENTO DO ENSINO EM GEOGRAFIA: DESAFIOS FORMAO DE CONCEITOS ESPACIAIS

Resumo: Pensar o uso do livro didtico de Geografia na Educao Bsica supe refletir, inicialmente, sobre duas dimenses: a primeira diz respeito reviso na relao contedo-mtodo geogrfico instituda na didtica escolar tomando como referncia o uso desse compndio na sala de aula. A outra supe a considerao da influncia da cultura mass media sobre as representaes de mundo, de sociedade e de ensino-aprendizagem pelos professores e alunos no mbito escolar. Nessa perspectiva, o presente artigo considerando as contribuies de autores como Castrogiovanni; Goulart (1999), Schffer (1999), Tonini (2003), Hobsbawm (1984), Hall (1997; 2000), entre outros, analisa o livro didtico como objeto de pesquisa e sua influncia na formao de conceitos espaciais pelos alunos e professores, propondo o planejamento do ensino a partir da dialogia com as categorias geogrficas. A reflexo aponta para o desenvolvimento do pensamento espacial considerando, sobretudo, o espao vivido, e o professor como mediador do processo ensino-aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos alunos, o respeito s 119

diferenas e engajamento em aes cidads, e o fortalecimento de atitudes de responsabilidade social. A anlise do livro didtico supe a investigao dos fatos e acontecimentos concretos que marcam a vida cotidiana sem perder de vista a reflexo coletiva e o compartilhamento de significados sobre o sentido da vida, da humanidade. Palavras-chave: Livros didticos, imagens, cotidiano, planejamento de ensino, categorias geogrficas. IMAGE OF THE DIDACTIC BOOK AND GEOGRAPHY TEACHING PLANNING: CHALLENGES TO FORMATION OF SPATIAL CONCEPTS Abstract: To reflect on the use of the Geography didactic book in the Basic Education implies, first of all, analyzing it about two dimensions: the first relates the revision in the relation and the geographic methods instituted in the school didactics with reference to the use of this textbook in the classroom; The other involves the consideration the influence of mass media culture on the representations of the world, society and learningteaching by teachers and students in the school. In this perspective, the present paper considering the contributions of authors as Castrogiovanni; Goulart (1999), Schffer (1999), Tonini (2003), Hobsbawm (1984), Hall (1997, 2000) and others, analyzes the didactic book as research object and its influence concerning the formation of spatial concepts by the students and teachers proposing the planning of instruction from the dialogues with the geographical categories. To reflection points the spatial thinking development is searched, while especially considers the life space, and the teacher as mediator of the learning-teaching process, favoring the students intellectual, social and affective and respect to differences in order to delimit the engagement in citizen actions, by strengthening attitudes of social responsibility. The analysis of the didactic book assumes in investigation as interrelate the concrete facts and happenings stressing the students daily routine from the events which are characteristic of them, presumes collective reflection of sharing their senses and meanings about life as well as humankind. Keywords: didactic book, geographical categories images, everyday, teaching planning,

120

BIBLIOGRAFIA

BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. (1997) Parmetros Curriculares Nacionais: Geografia / Secretaria de Educao Fundamental. MEC/SEF. Braslia.156 p. BRASIL, Secretaria de Educao Bsica SEB. (2009) Guia de livros didticos: PNLD 2010 Geografia. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica. Braslia, 216 p. CASTELLAR, S. M. V. (2005) Educao geogrfica: a psicogentica e o conhecimento escolar. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 209225, maio/ago. 2005. Disponvel em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a05v2566.pdf. Acesso em 24 de agosto de 2011. CASTRO, I. E. (2006) Imaginrio poltico e territrio: natureza, regionalismo e representao. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L.(orgs.) Exploraes geogrficas. 2 Edio. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro, p. 155-196. CASTROGIOVANNI, A. C.; GOULART, L. B.(1999) A questo do livro didtico em geografia: elementos para uma anlise. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; SCHAFFER, N. O.; KAERCHER, N. A. (Orgs.). Geografia em sala de aula: prticas e reflexes. Editora da UFRGS. Porto Alegre, p.129-132. CRUZ, I. S. F. (2007) A geografia dos servios e sua transposio didtica para o livro didtico de geografia do ensino fundamental. 2007. 147 pginas. Dissertao (Mestrado em Geografia).CFCH/UFPE. Recife. HALL, Stuart. (2000) A identidade Cultural na Ps-Modernidade. 4. Ed. Traduo Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. DP&A. Rio de Janeiro. ______. (1997) A centralidade da cultura: notas sobre as revolues culturais do nosso tempo. Educao & Realidade. Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez.1997. HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Orgs.). (1984) A Inveno das Tradies. Paz e Terra. Rio de Janeiro. LACOSTE, Y. (1998) A geografia isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 4. ed. Papirus. Campinas /SP. LEANDRO, A. G. et al. (2009) A prtica de ensino e o estgio supervisionado na UEPB: reflexes a partir da formao docente. In: 10 121

Encontro Nacional de Prtica de Ensino em Geografia. Porto Alegre: ago./set. de 2009. LIPOVETSKY, G. (2004) Os tempos hipermodernos. 1. ed. Barcarolla, So Paulo. NARODOWSKI, M.(1998) Adeus infncia (e a escola que a educava). In: SILVA, L. H. (org.) A escola cidad no contexto da globalizao. 2. ed. Vozes. Petrpolis, p. 172-177. OLIVEIRA, M. M. (2008) A formao de conceitos no ensino da geografia: por uma (re) significao no espao vivido. In: I Colquio Brasileiro Educao na Sociedade Contempornea. Trabalho e formao docente na contemporaneidade. Universidade Federal de Campina Grande, junho de 2008. SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. (2001) O Brasil territrio e sociedade no inicio do sculo XXI. Editora Record. So Paulo SANTOS, M. (2008) A natureza do espao. Tcnica e tempo, razo e emoo. Editora Edusp. So Paulo. SCHFFER, N. O. (1999) O livro didtico e o desempenho pedaggico: anotaes de apoio escolha do livro texto. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; SCHAFFER, N. O.; KAERCHER, N. A. (Orgs.). Geografia em sala de aula: prticas e reflexes. Editora da UFRGS. Porto Alegre, p.133-147. TONINI, I. M. Identidades tnicas: a produo de seus significados no livro didtico de geografia Disponvel em: www.anped.org.br/reunioes/24/T1349798707998.doc. Acesso em: 22 set. 2009. ____ (2003) Imagens nos livros didticos de geografia: seus ensinamentos, sua pedagogia... In: Mercator. Revista de Geografia da UFC, ano 02, nmero 04, 2003.

122

Das könnte Ihnen auch gefallen