Sie sind auf Seite 1von 10

DOI:10.4025/5cih.pphuem.

1613

O Destino Manifesto do Povo Estadunidense: Uma Anlise dos Elementos Delineadores do Sentimento Religioso Voltado Expanso Territorial Priscila Borba da Costa1 Resumo: O presente artigo analisa de que forma o Destino Manifesto, conjunto de crenas nacionalistas e expansionistas embevecidas pela religio e pela tica protestante, serviu de princpio legitimador para a ocupao e anexao de territrios do Oeste dos Estados Unidos durante o sculo XIX. Para tanto, o estudo examina a origem do conceito de Destino Manifesto dos estadunidenses e de que forma ele est relacionado com um esprito colonizador europeu intensificado pelo sentimento de ruptura do novo homem guiado por Deus na Amrica a partir do sculo XVIII, isto , da figura religiosa do Ado que tinha somente o futuro pela frente, desvinculado da histria. A partir do arcabouo terico delineado por Mary Anne Junqueira, Joo Feres Junior e Shane Mountjoy, o presente artigo apresenta, com base em pesquisa bibliogrfica, como a expresso Destino Manifesto foi cunhada em meados do sculo XIX por John OSullivan, condensando uma ampla gama de crenas relacionadas ao papel designado por Deus para os estadunidenses, responsveis por levar o progresso para os chamados selvagens (povos nativos) e expandir o territrio da grande nao em construo. Neste sentido, o Destino Manifesto caracteriza-se pelo sentimento de superioridade tnica do branco frente ao indgena, pela auto-suficincia do povo estadunidense em face dos colonizadores britnicos e pelo destino pr-determinado por Deus para o progresso ilimitado e propagao de valores inerentes ao povo estadunidense, tal como a liberdade, a religio civil e a democracia. Constata-se que a forte religiosidade foi um fator determinante para o florescimento do Destino Manifesto como princpio legitimador para aes expansionistas no sculo XIX, visto que o povo estadunidense acreditava que Deus estava conduzindo a progressiva expanso da civilizao moderna para territrios distintos das antigas colnias. O Oeste era considerado um territrio repleto de possibilidades e pronto para ser desbravado por aqueles que detinham o conhecimento e a misso divina de levar a civilizao onde haveria selvageria. De acordo com o Destino Manifesto, a expanso territorial no era motivada apenas por interesses econmicos, mas era legitimada pelo convencimento de que aquela era a misso divina a ser cumprida na terra pelos estadunidenses. Pelo simples fato dos habitantes locais, vtimas da dominao, recusarem-se a aceitar a anexao dos territrios aos Estados Unidos, estes eram considerados pecadores, pois estavam negando o representante enviado por Deus para realizar a misso do progresso. O artigo conclui que, passado mais de um sculo, o sentimento expressado no Destino Manifesto ainda presente nos estadunidenses, os quais vinculam grande parte das intervenes externas a motivos religiosos de propagao da liberdade e dos valores da nao protegida por Deus.

2267

Palavras-chave: Estados Unidos, Expanso Territorial, Conquista do Oeste, Destino Manifesto, Religio. 1. Introduo Os ex-colonos dos Estados Unidos da Amrica so conhecidos por seu esprito desbravador, responsveis por levar o progresso da civilizao para locais anteriormente ocupados com comunidades tradicionais, hoje extintas em solo estadunidense. A histria da ocupao e anexao de territrios nos Estados Unidos marcada por um sentimento peculiar deste povo, caracterizado pela ideia de que os Americans exerciam um papel designado por Deus. O presente artigo busca explorar as origens deste conjunto de crenas que legitimou a ocupao do Oeste e outros territrios durante o sculo XIX. Tal esprito expansionista chamado de Manifest Destiny. Em sntese, o Destino Manifesto foi uma doutrina estadunidense baseada em preceitos religiosos que legitimava e justificava a expanso dos estadunidenses a territrios alheios para a sua anexao ao territrio dos Estados Unidos. Tal ideia implicava que os estadunidenses eram um povo abenoado por Deus e escolhido especialmente para levar o esclarecimento aos povos inferiores da Amrica do Norte. Apesar de o termo ter sido utilizado pela primeira vez em meados do sculo XIX por John OSullivan em um ensaio sobre a anexao do Texas, o esprito do Destino Manifesto ainda mais antigo e carrega fortes significados no imaginrio estadunidense. Com o aval religioso e a misso enviada diretamente dos cus, por Deus, os Estados Unidos tomavam o direito de agir da forma mais arbitrria a fim de ocupar territrios e aniquilar populaes contrrias ao seu destino. A doutrina foi amplamente utilizada por polticos, meios de comunicao e at hoje deixa vestgios no esprito do cidado estadunidense. Este sentimento ainda perceptvel nas condutas militares, econmicas e polticas, principalmente no que diz respeito s relaes externas do pas. 2. O Destino Manifesto: um sentimento que conduz ao Nos Estados Unidos da Amrica, o sculo XIX foi fortemente marcado pela conquista da parte Oeste do que hoje o seu territrio nacional. Neste breve estudo, ser analisado o sentimento por trs da ao expansionista dos estadunidenses e de que forma este sentimento est ligado com uma ideia religiosa de superioridade tnica e progresso civilizatrio, caractersticos do calvinismo e da tica protestante. Especificamente, ser abordado o fenmeno do Destino Manifesto, conjunto de crenas dos estadunidenses que marcou esta sociedade em determinado momento histrico. Uma das caractersticas que auxiliam na compreenso do perfil expansionista do povo estadunidense a ntima correlao com o esprito colonizador dos britnicos e europeus que criaram os Estados Unidos. Todavia, o que diferencia o estadunidense o rompimento com a
2268

metrpole e a ideia de que o Novo Mundo, a Amrica, significava um comeo a partir do zero, uma ruptura com o passado, sendo o povo americano a sntese do novo homem, o Ado que teria apenas o futuro pela frente. Baseados na crena de serem parte de uma nova nao especialmente escolhida por Deus e destinada a ser a maior de todas elas, os estadunidenses deram intensificaram sua expanso territorial. Ramos e Miranda, em seu artigo para a revista Amerndia, colocam a importncia do discurso religioso e sua influncia no aspecto poltico dos Estados Unidos ao longo da sua histria:
Ao se estudar os acontecimentos poltico-sociais dos Estados Unidos na prpria emancipao das ditas Treze Colnias, base territorial fundante do pas, percebemos a importncia da coletividade, diversificada, porm agregada pelo discurso unificador de One Nation Under God, que se apropria dos valores que estas sociedades j traziam, tais como a famlia, o trabalho, o esforo individual (aquilo que Weber coloca como tica Protestante) e os difundem, legitimando-os como valores-base para a nova Nao que se coloca no cenrio mundial. Em suma, uma sociedade de imigrantes que quer se unir em torno do discurso do nacionalismo (RAMOS E MIRANDA, 2007)

Como expressam os autores, a religio civil est presente a todo o momento e isso verificado atualmente nos discursos polticos, nos programas de entretenimento, nos espaos pblicos, nas valorizaes dos heris cvicos e de guerra. No imaginrio estadunidense, a importncia de certos ritos e prticas coletivas reflete a nfase da religio civil, disfarada de moral e tica crists em compreender Deus como elemento unificador da ptria (RAMOS e MIRANDA, 2007). Os autores colocam que notvel a presena da religiosidade, da crena em Deus e dos valores cristos, mas alertam que este sentimento permeia as relaes polticas e sociais. A doutrina Destino Manifesto vem dos preceitos calvinistas de que Deus escolhe seus eleitos e um conceito estruturado a partir da premissa de que o povo estadunidense escolhido por Deus e tem como misso levar o esclarecimento aos povos considerados inferiores (pressupe, ainda, que os estadunidenses so soberanos, portanto todos seriam submetidos a eles nesta misso).
Deus escolheu a Amrica para que aqui se construsse a sede do paraso terrestre, por isso, a causa da Amrica ser sempre justa e nada de mal jamais lhe ser imputado. Os colonos so os verdadeiros herdeiros do povo eleito, pois prestavam a Santa F. Nossa misso liderar os exrcitos de luz em direo aos futuros milnios. (Pregaes Puritanas, 1660 apud OLMPIO & MAIA, 2006, p. 6)

Embora no seja a poca abordada neste trabalho, importante relembrar a questo das peregrinaes do sculo XVII, que permite entender o pano de fundo desse sentimento religioso e de responsabilidade divina do estadunidense. A questo est amplamente desenvolvida no trabalho de Mary Anne Junqueira, Ao Sul do Rio Grande2 (2000), onde possvel perceber a relao do apego religioso desde o sculo XVII quando os primeiros peregrinos recusavam-se a manter relaes com a igreja inglesa e comprometiam-se com a
2269

imagem dos hebreus, o povo eleito por Deus. Junqueira conta que os peregrinos permaneceram fortemente no imaginrio estadunidense no que diz respeito colonizao. Ainda, no momento da conquista, embora num primeiro momento houvesse uma relao com os ndios, e fica claro no texto de Junqueira que esta relao era de interesse pelo conhecimento dos nativos nova terra num segundo momento, procuravam civilizar o novo territrio e acreditavam ter poder sobre o destino de seus antigos habitantes. (JUNQUEIRA, 2000, p. 74-76) Esta perspectiva interessante, pois auxilia a compreender um primeiro ponto essencial que a explorao do wilderness, conceito amplamente trabalhado no livro de Junqueira: reas nunca antes exploradas pelos estadunidenses, habitados pelos chamados homens selvagens e bestas.
O wilderness e a fronteira marcaram profundamente o imaginrio nacional nos Estados Unidos, permitindo reforar o excepcionalismo norte-americano. Segundo este imaginrio, foi no Oeste que se construiu a nao norte-americana. Portanto, entender como os norte-americanos percebiam o seu prprio espao territorial importante para compreender como eles viam a si mesmos e s outras culturas (JUNQUEIRA, 2000, p. 69).

Junqueira explica ainda que, embora sejam tratados como fato herico na histria estadunidense (e ocidental), esses fatos configuraram uma cena de forte devastao e aniquilao de comunidades indgenas para o estabelecimento da pequena propriedade privada. No entanto, a fronteira era vista como um mundo de possibilidades no existentes na civilizao. Neste novo mundo era possvel enriquecer, construir uma nova vida com um espao ilimitado pronto para novas produes e descobertas (JUNQUEIRA, 2000, p. 70). O wilderness trazia uma ideia de recursos ilimitados e de desenvolvimento econmico. Todas essas questes, na viso do povo estadunidense, permitiam e legitimavam a conquista territorial e a violncia cometida nessas exploraes. Aps a formao deste contexto vem a Independncia e, no por acaso, todo esse quadro influenciou fortemente no iderio de nao que se desenvolveu a seguir. ainda na obra de Mary Anne Junqueira que possvel configurar essa pintura de uma nao nica formada por estadunidenses, descendentes diretos dos peregrinos, o povo considerado eleito por Deus. Junqueira explica com detalhes que os estadunidenses
acreditavam que o mundo que constituam era diferente e superior a todos os outros que existiam na Europa. (...) Com a Independncia criou-se ainda outra ideia: a de que o norte-americano era um novo tipo de homem, completamente desvinculado do passado, emancipado da Histria. (...) o incio de uma nova Histria desconectada do passado: o Ado norte-americano tinha apenas o futuro pela frente. (...) a nascente democracia norte-americana vinha acompanhada por um enorme sentimento de possibilidades, mas tambm por sentimentos de impacincia, intolerncia e hostilidade. Ao novo homem norte-americano, tido como inocente e dotado de energia excepcional, cabia uma tarefa incomum: construir um mundo a partir do zero. (JUNQUEIRA, 2000, p. 77)

2270

Tendo em mente esse sentimento de ruptura explicado por Junqueira que possvel compreender a ideia nacionalista expressada no sculo XIX nos Estados Unidos como Destino Manifesto. Shane Mountjoy, professor de Histria da Universidade de York e autor de um esclarecedor livro sobre o tema, explica que o termo Destino Manifesto, criado no sculo XIX, condensava sentimentos nacionalistas e expansionistas j enraizados nos estadunidenses. A origem do termo est ligada poltica expansionista de meados do referido sculo. Foi John O'Sullivan quem o utilizou para descrever seu sonho a respeito do futuro da Amrica. No ensaio chamado "Annexation", escrito em 1839 (publicado somente em 1845), declarou apoio aquisio do Texas pelos estadunidenses, defendendo que era o cumprimento do destino manifesto espalhar o continente e que lhes era atribudo pela Providncia (MOUNTJOY, 2009, p. 9).
Why, were other reasoning wanting, in favor of now elevating this question of the reception of Texas into the Union, out of the lower region of our past party dissensions, up to its proper level of a high and broad nationality, it surely is to be found, found abundantly, in the manner in which other nations have undertaken to intrude themselves into it, between us and the proper parties to the case, in a spirit of hostile interference against us, for the avowed object of thwarting our policy and hampering our power, limiting our greatness and checking the fulfillment of our manifest destiny to overspread the continent allotted by Providence for the free development of our yearly multiplying millions3 (OSULLIVAN, 1945).

Neste documento, discursada a misso destinada aos Estados Unidos e explcita a noo de que eram eles os responsveis pela propagao dos princpios divinos, deixando claro que sentiam que eram capazes de espalhar o progresso e o desenvolvimento e que estavam fazendo o mesmo pela Providncia Divina e, de acordo com essa lgica, no havia sentido algum em interromper a vontade divina. Alm disso, sentiam que constituam a nao do progresso, da liberdade individual e da emancipao universal, como apontam os autores Olmpio e Maia. O uso do termo Destino Manifesto neste primeiro ensaio de OSullivan foi praticamente imperceptvel. Mais tarde, no mesmo ano, ele usou o termo novamente, com relao anexao do territrio do oeste, Oregon. Defendia que a Providncia ordenava que os EUA estendessem sua nica forma de governo, o ento chamado "grande experimento de liberdade e autogoverno federativo" (MOUNTJOY, 2009, p. 10). Entretanto, foi na terceira vez que O'Sullivan usou a expresso, que quase imediatamente foi adotada pelos demais. Os Democratas foram os primeiros a usar o termo exausto. O termo passou a simbolizar a ideologia e o desejo dos Estados Unidos de expandir. A frase era um termo breve e prtico para expressar apoio ao projeto de expanso ao Oeste. Essas terras eram adquiridas da GrBretanha e especialmente do Mxico e, em particular, o Texas e Oregon. Quando em guerra com o Mxico, os EUA buscaram outros territrios como o Novo Mxico e Califrnia. Tais expanses eram naturais para os estadunidenses, afinal era o "destino".
2271

No incio do sculo XIX, surge, ento, a manifestao nacionalista que considera seu destino a anexao de territrios. O Destino Manifesto est inserido num contexto histrico, desenrolado por Junqueira, de uma religiosidade e uma misso divina que permitia a anexao e governo de territrios que no pertenciam aos Estados Unidos. Os estadunidenses, que j se consideravam privilegiados e enviados por Deus, acreditavam ter a responsabilidade de civilizar o brbaro e o impuro. A misso era carregada de nobreza e altrusmo. Este desenho nos permite contemplar com mais clareza a ideia de Destino Manifesto. Foi, ento, a partir dessas premissas que os estadunidenses consideravam que deveriam anexar (comprando ou tomando) o territrio dos povos inferiores e aplicar um processo civilizatrio, fazendo com que os povos destes territrios anexados se submetessem ao seu governo e ao seu modo de vida. Olmpio e Maia ainda explicam que a diferena racial outro fator bem presente. Ela justifica os padres morais e ainda considerava-se impossvel associar as prticas estadunidenses com ms aes neste contexto de expanso, j que estariam cumprindo uma ordem divina. Os mexicanos, por outro lado, pecariam apenas por recusar a oferta dos estadunidenses de anexao do seu territrio, contrariando o desejo de Deus. Feres Jnior4 aborda esta questo, atravs do pensamento de Ralph Waldo: o sentimento de superioridade racial americana est amparada por um poder ainda mais alto: a vontade de Deus, a Divina providncia - frente a qual as questes seculares perdem importncia (FERES JUNIOR, 2004, p. 83). V-se, portanto, a clara percepo de superioridade legitimada pela autoridade maior e indiscutvel, Deus. Sendo que o objetivo o triunfo e nada ou pouco importam os motivos para a realizao dessas aes. Nos conflitos que se seguiram, dentre os territrios anexados, estavam os das colnias espanholas (Cuba, Porto Rico, Filipinas e a ilha de Guam) e consideravam os habitantes destas colnias "raas indesejveis" e indagavam-se o que fazer com eles. Albert Beveridge (historiador e senador - 1900) declara:
Ele [Deus] nos fez os mestres organizadores do mundo para estabelecer um sistema onde reina o caos. (...) Ele nos fez adeptos do bom governo para que possamos administr-los aos povos selvagens e senis (...) ele marcou o povo americano como Sua nao escolhida para finalmente liderar no trabalho de regenerao do mundo. Essa a misso divina da Amrica (...) Ns somos os depositrios do progresso mundial, os guardies da paz virtuosa (BEVERIDGE apud FERES JUNIOR, 2004, p. ).

Feres Jnior ainda explica que, segundo essa concepo, a graa divina o princpio organizador da histria humana, e os americanos seus agentes verdadeiros e legtimos (FERES JUNIOR, 2004, p. 85). E continua: o expansionismo estadunidense se d por terra, mas essas aes se justificam, pois so de ordem divina e o estadunidense o portador dessa misso, tendo ele o conhecimento privilegiado do divino, ficando invivel contra-argumentar com uma razo prtica de ordem secular.

2272

Vemos ainda, em Mountjoy, que em termos prticos, os Estados Unidos no adotaram o Destino Manifesto como poltica. O conceito influenciou a poltica do pas, especialmente nas ultimas seis dcadas do sc XIX e incorporou muitas crenas como o expansionismo, nacionalismo, excepcionalismo estadunidense e, em alguns casos, a ideia de superioridade racial. A expresso , dessa forma, carregada de muitas ideias que serviam de justificativas e entraram no imaginrio do cidado estadunidense. Os expansionistas de 1840 e 1850 reconheciam o lugar e a poca como cenrio perfeito para expandir os EUA e estavam convencidos de que seriam bem sucedidos e que as condies superiores dos estadunidenses propagariam o progresso. Trs conceitos-chave que fundamentavam a doutrina: virtude, misso, e destino. Isso queria dizer que, primeiramente, a sociedade estadunidense e seus cidados eram virtuosos e isso justificava a expanso. Segundo, era a misso dos estadunidenses estenderem sua sociedade. Fazendo isso, iriam influenciar o restante do mundo. Por fim, era o destino dos Estados Unidos assumirem a tarefa de cumprir essas predestinaes (Mountjoy, 2009, p.12). Progresso Americano, 1872. Por John Gast.

Progresso Americano, 1872. Por John Gast. Possivelmente a imagem mais conhecida do sculo XIX que representa o Destino Manifesto seja uma pintura de 1872 por John Gast, chamada "Progresso Americano". A pintura traz uma mulher de cabelos claros, vestida de forma clssica, com tecidos brancos e leves revestindo seu corpo, e que est guiando os estadunidenses ao Oeste. Ela est conduzindo pioneiros, fazendeiros, mineiros, vages e trilhos. O quadro ilustra a viso de que a conquista estadunidense era um sinal de progresso e que levava a civilizao e a prosperidade a pessoas no-esclarecidas (MOUNTJOY, 2009).
2273

3. Concluso A anlise da doutrina do Destino Manifesto e os caminhos tomados a partir dela permitem algumas reflexes. O cientista poltico Joo Feres Junior, amplamente citado neste trabalho, defende que o nico resultado possvel almejado pelos estadunidenses seria a realizao completa da misso de civilizar os inferiores. No entanto, o impasse da diferena racial seria permanentemente um fato complicador, analisando pela perspectiva da doutrina, pois se trata de um fator biologicamente determinado, impossibilitando a equiparao dos povos inferiores aos estadunidenses. Diante disso, possvel imaginar um quadro de intolerncia e incompatibilidade de anseios. O ato de expandir obviamente limitado, indo ao extremo quase que inimaginvel de uma conquista de territrio mundial (mesmo sabendo que este no era o objetivo dos Estados Unidos), por outro lado, tomando como base a viso de Feres Junior, medida que o estadunidense avanasse e conquistasse novos territrios, logo enfrentariam choques culturais, sociais, polticos e econmicos, fatores incompatveis com a vida dos estadunidenses. A soluo seria adaptar os colonizados ou, no limite, extermin-los. A intolerncia da diferena cultural, econmica, poltica e social refletida at hoje no cenrio mundial e notvel a interferncia (na maioria das vezes partindo do Ocidente) em outros contextos, por vezes ferindo o modo de vida de outras culturas sob o manto legitimador dos direitos humanos, da democracia e da liberdade individual. A doutrina do Destino Manifesto, como explicado, passou a significar um esprito ideolgico e a carregar significados muito fortes, alm de sustentar ideais convenientes para o crescimento e fortalecimento hegemnico do pas. A religio exerce papel determinante aqui. Tal sentimento ainda presente na percepo dos cidados dos Estados Unidos com relao aos demais pases e povos, dando suporte s decises polticas que envolvem guerras e conflitos como, por exemplo, os eventos que sucederam o 11 de Setembro e a misso do povo cristo estadunidense em exterminar o Eixo do Mal e garantir a existncia de um suposto ambiente democrtico no Oriente Mdio. O fortalecimento desse esprito no imaginrio do cidado estadunidense (e que conquista cidados aliados causa estadunidense de diversas partes do mundo) contribui para que haja um slido apoio da populao frente s decises, por vezes polmicas, do governo dos Estados Unidos, em nome da manuteno da paz, da liberdade e prosperidade da democracia e dos valores individuais. Um exemplo ilustrativo do resqucio do sentimento religioso do Destino Manifesto a parte final do discurso do atual Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 02 de Maio de 2011 ao anunciar a morte de Osama Bin Laden, inimigo declarado da nao:
Esta noite, mais uma vez lembramos que os Estados Unidos podem fazer tudo a que se determinar fazer. Essa a histria de nossa histria, seja a busca da prosperidade para nosso povo, ou a luta pela igualdade de nossos cidados; nosso compromisso lutar pelos nossos valores no exterior, e nossos sacrifcios fazer do mundo um lugar mais seguro. Deixem-nos lembrar de que podemos fazer essas coisas no apenas por riqueza e poder, mas por causa do que somos: uma nao, sob um Deus,

2274

com liberdade e justia para todos. (...) Que Deus abenoe os Estados Unidos da Amrica (FOLHA DE SO PAULO, 2011)

4. Referncias Bibliogrficas FERES JNIOR, Joo. Spanish America como o Outro da Amrica, Revista Lua Nova, n.62, So Paulo, CEDEC, 2004, p. 69-89. FOLHA DE SO PAULO, Discurso de Obama sobre a morte de Bin Laden, So Paulo, 02 de Maio de 2011. MOUNTJOY, Shane. Manifest destiny: westward Expansion. Milestones in American History. Infobase Publishing. New York, 2009 OSULLIVAN, John. "Annexation" United States Magazine and Democratic Review 17, no.1 (July-August 1845): 5-10 http://web.grinnell.edu/courses/HIS/f01/HIS20201/Documents/OSullivan.html - ltima vez acessado em 26/07/2011. OLMPIO, Marise Magalhes; MAIA, Jorge Henrique. Estados Unidos e o Destino Manifesto. Disponvel em http://meuartigo.brasilescola.com/historia-geral/estadosunidosdestino-manifesto.htm - ltima vez acessado em 26/01/2011 RAMOS, Andr L. A., MIRANDA, Augusto R. A. Religio Civil, Destino Manifesto e Poltica Expansionista Estadunidense. Amerndia, vol. 4, nmero 2/2007
Licenciada em Histria pela Universidade Estadual de Maring O trabalho de Mary Anne Junqueira (que Doutora em Histria Social pela Universidade de So Paulo e psdoutora pela University of Maryland, Estados Unidos (2004-2005) e tambm professora no Departamento de Histria e no Instituto de Relaes Internacionais) faz um estudo da revista Selees que se originou a partir da Readers Digest e seu impacto, funo de reflexo da sociedade da Amrica Latina em meados do sculo XX. O livro pesquisado resultado de sua tese de doutorado e procurou analisar as vises, imagens, representaes sobre a Amrica Latina construdas pela revista. Seu trabalho comea com a trajetria da revista na verso estadunidense e da verso brasileira. No segundo captulo trata do imaginrio estadunidense e da conquista do oeste, a ideia de wilderness e o mito da fronteira (e esta parte em especfico que o artigo aqui apresentado se baseia mais intensamente). Depois, passa por esse imaginrio na medida em que a imagem da Amrica Latina foi representada negativamente. Nos dois ltimos captulos, a autora mostra como essa viso negativa criou o temos de que os inimigos externos dos estadunidenses invadissem a Amrica Latina e se aproximassem dos Estados Unidos e quais as solues que a revista props para debelar os males latino-americanos. 3 Por que, foram outros desejos razoveis, em favor de agora levantar esta questo da recepo do Texas Unio, fora da regio inferior das nossas divergncias partidrias, at o nvel adequado de alta e ampla nacionalidade, seguramente devem ser encontradas, encontradas com abundncia, de forma que outras naes afirmaram comprometer-se e interferir entre ns e as partes interessadas, num esprito de interferncia hostil contra ns, pelo objeto declarado de impedir nossa poltica e dificultando nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realizao do nosso destino manifesto de espalharmo-nos sobre o continente atribudo pela
2 1

2275

Providncia para o livre desenvolvimento dos nossos milhes de habitantes que anos passados anos se multiplicam (Traduo livre). 4 O trabalho de Feres Jnior, Spanish America como o Outro America, (devidamente citado nas referncias bibliogrficas) procura abordar o conceito de Latin America nos Estados Unidos. Demonstra como a diferena racial interfere nesse pensamento e apresenta o contexto poltico a partir do qual essas concepes foram formuladas.

2276

Das könnte Ihnen auch gefallen