Sie sind auf Seite 1von 15

A mdia pode tudo e a criana acha que pode

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Maria de los Dolores Jimenez Pea* Coordenao e organizao Tercia de Tasso Moreira Pitta**

RESUMO
Este artigo tem como objetivo levar o leitor a refletir sobre a influncia da mdia em relao ao desenvolvimento infantil, nos aspectos emocionais, afetivos, cognitivos e na formao de valores. Observaes sero focadas nos meios de linguagens utilizados nos dilogos ao pblico infantil de forma ardilosa e maquiavlica. Sugestes sero indicadas para pais e escola, evitando que este dano no seja to devastador. Palavras-chave: Criana. Mdia. Poder.

INTRODUO

Este artigo sensibiliza e alerta os leitores sobre a questo da criana, telespectador mirim, ainda em formao de sua moral. A problemtica est tomando propores gigantescas de uma forma silenciosa, as emissoras exibem uma programao violenta vista em qualquer horrio, principalmente como o texto trata, a violncia o lema dos desenhos infantis imbricados nesse bojo. Infelizmente, a televiso um dos meios de comunicao de massa que est presente na maioria dos lares, pelo qual as nossas crianas encontram seu lazer justificando o tempo demasiado que se ocupam diante dela.
*

Professora do Programa de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Aluna do Curso de Mestrado do Programa de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

**

MACKENZIE

67
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Que forma de lazer essa? Quais as influncias na formao moral de nossas crianas? As emissoras j demonstram que transmitem qualquer coisas para ultrapassarem o Ibope e quanto maior for a violncia, maior o nmero de audincia. A situao merece ateno pois logo mais estaremos assistindo atos mais violentos em nossa sociedade e um dos motivos de origem nessa preocupante questo a influncia da mdia sobre a moral e a formao de valores de nossas crianas visto o resgate feito por elas em seu cotidiano, como o jogo: Bem x Mal, com a mesma postura. Estamos discutindo diante de fatos reais, observado no espao escolar, e busca formas de melhores tratamentos do problema. As formas subliminares de atingir as crianas so sutis mas, so presentes nos dilogos dos personagens, nas trilhas de fundo e seus efeitos. Repensar essas apresentaes com um olhar mais crtico, despertar mais ateno para quem lida diretamente com criana, pais, educadores e profissionais afins. Juntos poderemos articular projetos que mobilizem a construo e a formao da cidadania desta gerao evitando uma das causas da problemtica da violncia.

1.1

CRIANA E IMAGINAAO

Joo como vai? (7anos) Estou bem. O mdico ontem me falou que estou muito bem. Que timo! E voc, acha que est bem? , s estou ... estou um pouco nervoso. Voc acha que est nervoso? No, no acho, foi o mdico que disse que eu estou nervoso. E voc est acha que est nervoso? No, estou s rapidinho. Como rapidinho? Eu fui ao shopping escondido dos meus pais e comprei umas plulas por R$10,00 (dez reais). Quando tomo essa plula, fico rapidinho. Eu tomo e pchiuuu... Continuou ... Pchiiiuu... pchiii... pchiiiuu... (os sons onomatopicos entoados com uma exploso das bochechas, acompanhado dos movimentos de seus braos que tambm mexiam-se sincronizadamente em ngulos retos e precisos, com rudos fabricados por sua boca). O mundo da fantasia ajudou Joo a no entrar em contato com sua realidade. Assim, ele continua a no sofrer e o seu mundo fica preservado e ilustrado pelos super-heris que anestesiam e permeiam sua imaginao.

MACKENZIE

68
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Qual a realidade de Joo? Por que ele no est autorizado a construir-se, ou a tornar-se autor dele mesmo e de sua histria? Acredito que sem entrar em contato com sua histria, encontrar seu cais no mundo de fantasia de criana. E agora pergunto: Para aonde foi Joo? Joo no sabe que filho adotivo. Seus pais nunca lhe falaram sobre a adoo. Ele no est autorizado a saber. Est preso a este segredo.
[...] como construir um futuro, sua histria, se ele no possui um passado, este passado que ir embasar sua histria.[...] aprender supe alm disso um sujeito que se historia (FERNANDEZ, 2001, p. 68 ).

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

O nosso Joo precisa desse passado, os pais ainda no o autorizaram. A apropriao do passado servir para que ele possa construir seu futuro, alimentado por seu desejo de ser algum, com histria, e que passe a existir e viver realmente. Enquanto ele no pode, resta-lhe brincar com o mundo dos super-heris, onde tudo permitido. Nesse mundo do faz-de-conta ele algum com histrias fantsticas, e assim ele no sofre. Joo (7 anos) est na 1a srie, alfabetizado e com um timo aproveitamento. Ele tem atitudes agressivas, sua tolerncia s frustraes pequena (j sofreu muitas delas) portanto, no aceita um no. Convive com seus amigos entre intrigas, brigas, jogos e brincadeiras. O seu mundo de fantasia est repleto de sons, rudos, silncio, imagens com histrias fantsticas. Percebo como Joo se encontra no instante em que faz seus desenhos e projeta esse mundo aparentemente impenetrvel e inimaginvel. Suas imagens so fortes, do mesmo modo como esfrega o lpis sobre o papel, transpira muito para chegar ao efeito desejado, em algumas ocasies rasga o papel e anula sua produo. Quando comea a contar a histria dos desenhos produzidos, no difcil imaginar qual o tema: violncia. Entender seu universo exige observao e muitos questionamentos, fao perguntas, ouo-o e aprendo muito. Por que a necessidade de preencher tanto os espaos de seus desenhos? Por que o seu mundo est to vazio? Conhecer uma criana sempre um aprendizado maravilhoso. Mas essa criana, em sua especificidade, despertou-me o desejo de estudar mais, pesquisando os desenhos infantis, principalmente os seus heris e os efeitos que esses provocam em seu comportamento em plena fase de desenvolvimento. O mais curioso que o seu desenho predileto era tambm o desenho predileto de 76% das crianas da escola. Percebi que estvamos diante de um problema srio que exigia alguns procedimentos no espao escolar.
MACKENZIE

69
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Assistir a um desenho de forma crtica requer uma anlise luz de algumas teorias e, por meio das mesmas, a pesquisa do tema propiciar resultados que beneficiaro a comunidade escolar e facilitaro o entendimento sobre o que acontece atualmente com nossas crianas. De certo modo, analisar um desenho possibilitar novos olhares e mtodos para a nossa atuao profissional. Pesquisar os desenhos com olhar de educador que levantar questes sobre a influncia deles na formao da moral; olh-los como o psicopedagogo que perceber mudanas de comportamentos sociais com e suas implicaes tanto na socializao, nas brincadeiras, como tambm no aprendizado (ateno/concentrao). Ou seja, mudanas importantes no desenvolvimento infantil. Ouvir e verificar a influncia da msica: verificar como uma trilha sonora utilizada para valorizar os efeitos grficos e pictricos interferindo num mais alto grau de tenso. So reflexes que estaro sendo mostradas, questionadas com o objetivo de mobilizar pessoas interessadas, como pais, educadores, profissionais e pessoas que lidam com crianas.

2 2.1

EFEITOS SUBLIMINARES LINGUAGEM DO PODER


Ligue a TV
Toin..., Chiiii..., Bum..., ommmmmmm... Pciiii..., Bummm..., aaaaiiiii.....!!!!! Vamos destru-lo ? Eu tenho a fora ! Eu sou o poder, tudo meu !

Assim o incio de um programa infantil, reconhecido como um novo fenmeno do ibope Dragon Ball, transmitido por um canal de TV aberta. As histrias possuem incio, meio e fim e retratam de maneira novelesca e pesada seus personagens. Como o aspecto trgico de cada episdio exageradamente explcito, as crianas ao assistirem a essas pelculas ficam expostas a situaes em que suas emoes so irresponsavelmente intensificadas. Quando uma criana est brincando em silncio os pais dizem: O que ser que ela est fazendo? Est to quieta! Alguma coisa errada ela est aprontando!. Os pais tm dvidas quando seus filhos esto brincando, criando ou escolheram espontaneamente sua brincadeira. H riscos, no seguro: no espao do brincar, pode acontecer um acidente. E quando as crianas esto diante da TV assistindo um desenho, ningum questiona o perigo que h, pois elas esto quietas. No entanto, ao contrrio do que se pensa, nem toda programao ou nem todos os desenhos so adequados para este pblico.
MACKENZIE

70
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Os pais deixam seus filhos merc destas programaes, as emissoras as selecionam com o objetivo de angariar patrocinadores e lucros fantsticos; o que menos importa o desenvolvimento infantil. Trabalhar em escola, com a faixa etria que est sendo vtima desse abuso angustia o profissional. Vygotsky aponta a importncia do pensamento e o quanto ele est relacionado ao desenvolvimento da linguagem. Para o pensador, a linguagem amplia o universo humano, reflete o mundo externo, como tambm desenvolve a conscincia. A fala possui uma funo conceitual que se desenvolve e se enriquece com a evoluo dos processos psquicos. A palavra considerada por ele como smbolo, atravs dela que a criana se torna socializada e tambm desempenha um papel importante, facilita o desenvolvimento na formao dos conceitos. Quando analisamos a linguagem dos desenhos animados contemporneos notamos que as palavras mais recorrentes so destruir, atacar, fora e poder seguidamente, em cada quadro, a cada minuto! E as crianas as repetem enquanto brincam Ningum est ouvindo ? Quais so os valores que esto sendo apreendidos? Citar Piaget, de importncia fundamental, porque ele diz que a moral inata na criana, ela aprende numa construo evolutiva e aprendida nas relaes que tem com o grupo social. Ela vai aprendendo a agir em conformidade com o cdigo moral do grupo no qual est inserida e nos contatos, nas trocas de idias com as pessoas desse grupo. Fala, regras, leis e tica so conhecimentos sociais. Piaget nos alerta sobre o desenvolvimento cognitivo porque, segundo o terico, ele acontece desta forma; paralelo ao desenvolvimento das estruturas cognitivas ocorre o desenvolvimento das estruturas afetivas (WADSWORTH, 1997, p. 62). E agora? Qual cdigo moral que tem o grupo de crianas, se a grande maioria delas assiste em suas casas a aproximadamente umas trs horas de desenhos? H algum com as crianas, orientando-as, explicando esse mundo irreal? Piaget diz que na fase egocntrica a criana no aceita opinies contrrias s suas, porque ela acredita que todos pensam como ela. Assim ela no questiona seus prprios pensamentos. Como trabalhar essas crianas? Ser que nossas intervenes tm eficcia sobre o comportamento social delas ou sobre as questes de moralidade? Ficam as questes Mas as crianas continuam assistindo TV. O contedo dos textos so perigosos! Muito mais perigosos do que se elas estivessem brincado sozinhas e quietas. O perigo diferente, so leses em seus comportamentos, em seus valores. E o que pior, elas respondero num futuro prximo. E como estaro nossas crianas daqui alguns anos? Quais valores foram construdos em sua formao?

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

71
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Fazer de conta que no estamos observando tudo isso acontecer falta de responsabilidade. Estamos diante de um fato que pode causar implicaes terrveis em nossas crianas. Esse comportamento televisivo pode inibir o pensamento, conseqentemente a linguagem, pode podar a criatividade, interferir no percurso pedaggico e nossas crianas assistem a tudo sem a superviso de um adulto para instru-las diante desse mundo que fantstico e diferente da realidade. Enquanto isso, os desenhos vo passando e as crianas...

2.2

CAD O TEXTO? VOC OUVIU? E OS SONS?

Vamos lutar! Nunca vou me render ! Fiquei furioso ! Vou roubar sua energia ! Todos sabem, a vitria deliciosa ! Ah ! Ah ! Ah ! s vencer ! Destruir ! Ter poder ! Ter poder ! EU TENHO PODER ! Isso repetido incessantemente atravs de vozes metlicas, elaboradas com de grandes efeitos especiais, com distores sonoras e de timbres, fabricadas pelos computadores. Chiuuuu...., Chiuuuuu..., Bummm ! Ah ! Ah ! Ah ! Ah ! Ah ! Ahhhh ! Risadas monstruosas. Eu sozinho ! Eu controlo o mundo inteiro ! Montanhas de cadveres ! Consegui ! Sons, imitaes de sopros, ritmo pulsante, rapidez, telespectador mirim cada vez mais angustiado... A pulsao e a corrente sangnea alteradas. A msica soa de forma subliminar para acompanhar o combate travado entre o bandido e o mocinho. uma msica sem linha meldica definida, deixa o telespectador ainda mais atordoado, nervoso, em funo desta estrutura meldica no concluda, com intervalos sonoros e tensos. Risadas monstruosas de fundo, uma guitarra que faz um solo agudo irritante, exploses elaboradas por instrumentos de percusso, tudo ao mesmo tempo. Quanto tempo dura? Aproximadamente de 5 a 15 minutos, ou at mais. luta, ataque. No param de lutar. E o texto?
MACKENZIE

Continua, e no fundo sons alucinantes, as falas:

72
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Eu s quero destruir! Eu comandarei tudo! Pode dizer adeus para sempre! Eu vou formar um mundo perfeito! Olhem! Este o gs do medo! Socooooorro! Percusso em ritmo mais rpido, leva o espectador s mais diferentes sensaes, e mais fabricao de adrenalina. So momentos mgicos acompanhados de expectativas. Quantos efeitos de imagens... Quantos textos fortes e violentos... Quantos efeitos sonoros... Tame (1975) mostra em pesquisa realizada no Festival de Woodstock, o quanto so prejudiciais para o nosso organismo determinados tipos de sons. Eles podem causar leses srias. Uma de suas experincias foi colocar ovos crus ao lado de uma caixa de som do citado Festival, e depois de um determinado tempo, o ovo exposto aos decibis, estava cozido. o poder oculto da msica ou do som? O efeito sonoro ainda no foi divulgado como os pesquisadores gostariam, principalmente, o que ocorre com as crianas nesta discusso, em fase de desenvolvimento. Precisamos estar atentos! Nossas crianas hipnotizadas assistem e... Todos esto levados pelo medo! Capito Medonho o dono do gs destruidor. Todos eles so poderosos... no... super-poderosos... Imortais! Sabem construir um mundo perfeito, mas o verbo destruir.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

73
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

2.3

IMITAO
Onde esto os corpos! Texto: LUTEM! NO PERCAM AS LIGAES COM OS SEUS COR-

POS! Para o psicopedagogo essa frase motivo de discusso. Quem no deve perder a ligao com o prprio corpo? A criana? O heri que se eternizou na pelcula? Nossas crianas enquanto assistem parecem anestesiadas. Sim, elas assistem anestesiadas, diante de tantos efeitos sonoros e plsticos. S h guerra de poder e as estratgias para os heris serem poderosos no so elaboradas meticulosamente e muito menos so inteligentes. H luta. Luta. E a luta em nome do bem mesmo que haja violncia e destruio. No ptio da escola, as crianas surgem como os heris e super-heris, no tm medo do perigo, pois so indestrutveis, ganham a vida e a morte vrias vezes, ganham a fama e o ibope dos amigos, destruindo e praticando as leis (valores) do universo das animaes que regem a sociedade dos fantsticos e indestrutveis personagens. A crianas acabam por encarnar tais personagens e encenam lutas, poderes e posses. Naquele instante, tudo indica que elas estabeleceram cdigos em seus movimentos que so sincronizados e alternados, como se fosse um bailado, uma coreografia. O mais interessante quando vamos question-las e respondem: Ns estamos brincando e elas so do mal. Vamos destru-las! Se vamos conversar com o grupo do mal, ele dar a mesma resposta. Matar! Destruir! A lei universal, todos matam e destrem, no importa quem ou o que seja. No brincar, fica clara a representao dos valores, tica e linguagem do grupo. Quando uma criana ainda no pertence a este meio televisivo, ela est naturalmente excluda do grupo. Seus companheioros dizem: Voc no sabe brincar! No assim que brinca! Segundo Piaget, a imitao o primeiro passo para o aparecimento do esquema simblico da criana e a partir dele gerado o comportamento simblico: a criana brinca sem que ela tenha necessidade do objeto ou de que a pessoa imitada esteja presente. O jogo simblico serve para transformar alguma coisa real naquilo que desejado, ele espontneo. O mais preocupante que as crianas sabem que os super-heris tm uma longa vida, tm poderes. No bailado, em qualquer ao perigosa, eles acionam seus super-poderes que lhes traro vida novamente. Eles voam, circulam numa velocidade alucinante. Nascem em seus corpos armamentos que podem destruir o inimigo. Afinal eles tm o poder. Nada ir lhes acontecer.
MACKENZIE

Nos dias de hoje, os heris tm corpos metlicos, com parafusos que emendam as peas que foram construdas para formar os seus corpos indestrutveis. So

74
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

peas que so adaptadas, transformadas em membros com terminaes pontiagudas. So fabricadas, no tm alma e podem morrer e viver quantas vezes forem necessrias. Os olhares so congelados, no piscam e provocam uma sensao estranha. Eles tm caractersticas prprias e suas histrias so violentas. Em todos os desenhos do gnero os personagens tm olhos grandes, congelados, no piscam, os cabelos so espetados para cima, elevando a tenso, so coloridos em cores quentes, elevando ainda mais a adrenalina. Segundo a Gestalt, o movimento a resposta de todo o organismo, ele concebido como uma totalidade ao estmulo interno ou externo. Qualquer movimento ou mudana que ocorre nele ou em suas partes influi no funcionamento e na expresso de todo o organismo. Outro terico que estudou sobre o corpo foi Wallom. Ele trata de psicomotricidade e afetividade e diz que as emoes so proprioplsticas; conforme a personalidade de uma pessoa, suas emoes ou seu modo de ver como a vida modelam o seu corpo. Em suma, os tericos trazem algumas respostas a respeito do desenvolvimento infantil, mas nossas crianas passam por um momento diferenciado na histria de sua poca, a tecnologia a servio do homem, trouxe determinadas questes que ainda esto sendo analisadas, discutidas e infelizmente no estamos prontos para enfrentlas. As conseqncias sero vistas nas prximas geraes, e quem sabe algum lembrar de que uma das causas da violncia de que estar sendo vtima a exposio a que as crianas de hoje esto submetidas. Um elenco de temas imprprios e sem censura com que a mdia contempornea no se preocupou. Enquanto isso: Como est o corpo das nossas crianas ? Triglicrides no so mais coisas de adultos! Elas passam mais de quatro horas por dia diante do fenmeno, deixam seus corpos aprisionados aos modelos irreais que tudo podem. Acabam se destruindo, vitimadas pelo sedentarismo. Em suas mentes continuam a fazer movimentos que na realidade jamais conseguiro.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

2.4

OUTROS EFEITOS SUBLIMINARES?

Como o antigo marinheiro Popeye, que tambm toma seu espinafre, para ter a mulher amada e tir-la de seu eterno rival, Brutus. Os desenhos usam muito dos recursos das vitaminas, mas s que em estilos mais modernos, elas se transformaram em cpsulas.

MACKENZIE

75
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

O heri ingere anunciando seu desejo: Vou tomar trs plulas que so suficientes para obter meus poderes! (poderes estes, que esto alm das possibilidades normais de um ser humano). Mas, enquanto desenho, o personagem vai poder tudo. E as nossas crianas o que pensam? Lembram do Joo 7anos, no incio do texto? Ele pensa que pode ficar rapidinho! Para adquirir poderes eles colocam seus ps no cho, enterrando-os e a terra treme, como se fosse um terremoto, mas o efeito especial do filme para significar a fora do poder transmitido por uma mexida na pelcula no sentido vertical. Paralisam a imagem do heri e o desenho fica oscilando, acompanhado da msica de efeito. Agora ele tem poder ! Alguma semelhana com as drogas? Neste mundo fictcio, onde o poder s adquirido se houver destruio, ou onde o poder significa comandar para ter tudo. Mais triste, o poder significa matar ou morrer, no tem importncia. Logo aps na prxima cena o vilo j est recuperado, construindo outra arma indestrutvel para combater o lado do bem, que por sua vez, busca armadilhas ou armas para combater o mal sem importar quantos foram mortos. Como as crianas vm isso ? Alguma coisa mais sria pode acontecer com elas. Dados recentes revelam o que ocorreu no Japo no dia do lanamento do Pokemon: ao utilizar uma certa combinao de cores, as crianas tiveram reaes neurolgicas e o nmero de convulses foi assustador. O que acontecia durante um ano, foi registrado apenas numa s noite. Este fato foi constatado por fsicos, que analisaram a combinao de luzes coloridas que eram emitidas do corao do inofensivo animalzinho e provocou tal surto. Imediatamente a empresa modificou as cores e no houve mais o efeito. As crianas so cobaias dessa Indstria ?

BRINCAR E UM MODO DE FUGIR DA REALIDADE?

Ferrs (1998) diz que a televiso, de alguma forma, substitui a funo materna, alm de ocupar um lugar de destaque dentro do lar. Como uma me aptica que no exige nada em troca, s que fiquemos sentados, passivos. No precisa questionar. Ela alimenta o imaginrio infantil com todo tipo de fantasia ou contos. E sem dvida, hoje estamos sendo alvo de um tipo de desenho que tem o poder de anestesiar nossos filhos, enquanto ns, pais, nos ocupamos dos nossos afazeres.
[...] a doutrina da imaginao na infncia, necessrio enumerar de forma resumida os principais momentos do desenvolvimento da conscincia da criana desde a infncia precoce e acompanhar sua evoluo. Estes momentos so vrios. Piaget, assim como os demais pesquisadores, tributrio de Freud. Segundo esse ponto de vista, a forma primria de imaginao constituda pela atividade subconsciente, distinta do

MACKENZIE

76
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

pensamentos realistas, que uma atividade subconsciente, distinta do pensamento realista, que uma atividade consciente. Para estes autores, a diferena consiste em que no pensamento realista a pessoa se d conta dos objetivos, das tarefas e dos motivos que pe em ao. Em contrapartida, o pensamento que rege a fantasia no tem conscincia das tarefas, objetivos e motivos principais tudo isso permanece na esfera subconsciente na atitude diante da realidade. A conscincia realista desenvolvida prepara nossa atividade relacionada com a realidade. A imaginao uma atividade que, neste sentido, manifesta por completo o princpio do prazer, ou seja, sua funo outra. A terceira diferena consiste para eles em que o pensamento realista pode ser comunicado com palavras, social e verbal (VIGOTSKY, 1999b, p. 116).

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Os brinquedos esto abandonados em suas caixas. Os quintais, as praas ou play-grounds esto sem os gritinhos conhecidos da alegria do brincar. Nossas crianas no sabem mais brincar. O que eles fazem e aprendem enquanto isso? Talvez eles produzam o prazer de saber e sentir-se integrados dentro de uma coletividade que tem poder. Alguns estudiosos mais radicais vem a TV como uma nova religio. Como se no bastassem prometem o paraso. Um modo de fugir da realidade ? Por que eles fazem tanto sucesso ? Os desenhos animados, no Japo, tm como objetivo, uma diverso ou um modo de fugir da rotina, muitas vezes ela pesada para os adolescentes e adultos inseridos em um mercado de muita competio. Cada sociedade oferece, sua maneira, mecanismos de fuga para seu povo. Como o Brasil oferece o futebol, o Japo oferece o manga histrias em quadrinhos e os desenhos animados (anims). Eles so dirigidos s diversas idades e cada uma com suas caractersticas. Na verdade, os desenhos animados no so feitos apenas para as crianas. Normalmente, os mais violentos so voltados para o pblico masculino e jovem, desde adolescentes at pessoas com cerca de 20 anos. Estes estilos de desenhos so os que mais fazem sucesso no Brasil, e esses nossas crianas assistem, os que so destinados para os adolescentes, com excees como Pokemon. Portanto, quem faz a programao das TVs brasileiras tem boa parte de responsabilidade, no se importa com o cdigo de censura, exibe uma srie que, inicialmente foi concebida para a faixa dos adolescentes, para um pblico de faixa etria menor, o que inadequado e desrespeitoso. As histrias voltadas aos garotos enfatizam a competio, mas o heri enfrenta tudo com o esprito do samurai, aquele guerreiro japons para quem a honra e a lealdade so valores muito importantes. Esse esprito est presente, seja em tramas envolvendo esportistas ou at mesmo lutadores salvadores do mundo, como o caso de Goku em Dragon Ball Z. O desenho mais assistido de 2003, conforme a pesquisa feita na escola Yu-Gui-Ho. Para as adolescentes japonesas, os desenhos trazem uma fuga de realidade, pois elas so submissas em suas relaes amorosas com os homens e suas heronas demonstram independncia.

MACKENZIE

77
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Em ambos os sexos, os desenhos mostram os sonhos dos adolescentes, podese notar a vontade que eles tm em fugir das cidades grandes. A maior queixa dos pais e at da imprensa a exposio s cenas de lutas provocadas pelos anims. Por que haveria tantas batalhas nos desenhos, geralmente associados s crianas?

E AGOOOOORA?
Jimenez Pea (1999, p. 40) comenta:
Nessa sociedade de incertezas e provisoriedade preciso que o homem assuma um papel ativo, situando-se corretamente diante dos fatos e do prprio conhecimento de modo a no se deixar levar, de forma desgovernada, pela corrente da mudana desenfreada em que se v envolvido.

Os avanos tecnolgicos que tratamos, aliados a globalizao, de fato, so questes atuais que precisam ser debatidas com certa urgncia em todos os setores da sociedade, pois atinge uma boa parcela da populao mundial em fase de desenvolvimento. Pais e educadores esto muito desinformados com relao aos desenhos infantis. Precisamos tornar mais crticos esse olhar e essa escuta, porque fatos trgicos tm acontecido com uma certa brevidade e ficamos estarrecidos, quando sabemos que uma de nossas crianas os cometeu. Infelizmente, a programao oferecida ao pblico infantil no leva em considerao uma fundamentao terica dos elementos pedaggicos e/ou dos psicolgicos. Sua meta verificar como est o seu elemento principal, o Ibope, que retorna em lucros, muito lucros. E assim, as nossas crianas assistem TV, programas acima de sua faixa etria, sem que ningum os comente. Dominar a linguagem da televiso para no ser dominado pr ela. Perceber os truques da telinha, compreender suas tcnicas de persuaso, desmontar sua magia para ver como funciona (BELLONI, 2001, p. 68). Quais as influncias desses efeitos em nossas crianas? Como poderemos trabalhar tais questes? O que ocorre entre essa mquina e a criana? Por que ser que o mundo est to violento? No o caso de procurar e encontrar os culpados por esses fenmenos, mas gostaria de sensibilizar as pessoas responsveis pelas crianas que esto agora assistindo, anestesiadas, a tais desenhos. O mal no est na televiso, mas sim no que no est sendo feito para que as nossas crianas vivenciem momentos ldicos mais saudveis. necessrio, com uma certa urgncia, sentar junto, criticar estas formas de desenhos.
MACKENZIE

78
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

E a escola pode ajudar seus alunos e os pais. E nos espaos universitrios, os professores precisam trabalhar com os futuros pedagogos, mdicos, advogados A escola pode trabalhar criticamente as formas de desenhos com os seus alunos. Podemos abrir um espao para discusso. Nele nem s as nossas crianas esto envolvidas, todos estaro envolvidos, quase todos ns somos telespectadores anestesiados. O telespectador espera, a emissora mostra, ela marca encontro a todo momento, o telespectador anestesiado faz sua agenda de acordo com ela. Ela o hipnotiza. Dita normas de comportamentos e valores, subliminarmente, faz a ditadura da moda e o telespectador assiste a tudo insatisfeito. Mas tem uma soluo: continuar anestesiado, agendando novos horrios. Vamos seguir anestesiados sabendo mais da vida dos artistas e atores do que de nossos filhos ? Ou morar na casa dos artistas? Ou ser espio do Big Brother ? Estamos assim. Nossas crianas e ns A mdia assume uma ocupao em nosso dia-a-dia. NS VAMOS DEIXAR ? para pensar? Em 1966, quando esse tema foi abordado mobilizou o espao da escola com grande polmica, principalmente por parte dos pais, porque novos olhares surgiram em relao aos programas infantis. Barbosa (1999) diz que a famlia e a escola ainda desempenham um forte papel importante na formao da criana, e ambos podem, e devem assumir a tarefa de aprender e de ensinar as crianas a aprenderem a assistir TV. Uma das maneiras, seria levar os programas s salas de aula, e/ou os pais assistirem TV com seus filhos, sendo parceiros da escola, falando uma mesma linguagem, com informaes obtidas nas reunies de pais e mestres sensibilizando-os para ver como os seus filhos esto se divertindo. No podemos deixar nossas crianas como o Joo, que acredita no mundo dos desenhos e fica nervoso quando explicamos a tcnica que elaborada. Ele no admite, quer continuar acreditando que seus heris so reais.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

79
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

Media can do everything but children think they can

ABSTRACT
This article has as objective to take the reader to reflect on it influences of the midia in relation to the infantile development in the emotional aspects affective, intelligence, and the formation of values. Comments will be located in the used ways of languages in the dialogues, images, sounds and gestures livened up drawing display the irresponsibility to them that the codes are worked and directed the infantile public of machiavellian form. Suggestions will be indicated for parents and schools preventing that damage is not so bad. Keywords: Children. Midia. Power.

REFERNCIAS
ARNHEIM, Rudolf. Arte & percepo visual: uma psicologia da viso criadora. So Paulo: Pioneira: Thompsom Learning, 2002. ARIS, Pierre. A histria social da famlia e do adolescente. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1998. BELLONI, Maria Luiza. A formao na sociedade do espetculo. So Paulo: Loyola, 2002. ______. O que midia-educao. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. BOCK, Ana Mercs B.; FURTADO, Odair; TEXEIRA, M de Lourdes T. Psicologias. So Paulo: Saraiva, 1999. FERNANDEZ, Alicia. A inteligncia aprisionada. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2001 FERRS, Joan. Televiso e educao. Porto Alegre: Artmed, 1998. IBERNN, Francisco. Formao docente e profissional: formar-se para a mudana e a incerteza. So Paulo: Cortez, 2002. JIMENEZ PEA, Maria de los Dolores. Novos modos de conceber o aprender. In: ______. Formao continuada de professores na escola: o desafio da mundana a partir da avaliao da aprendizagem. 1999. Tese (Doutorado) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 1999. SPERLING, A.; MARTIN, K. Introduo Psicologia. So Paulo: Pioneira, 1982. TAME, David. O poder oculto da msica. So Paulo: Cultrix, 1975.
MACKENZIE

80
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

VIGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicolgico na infncia. So Paulo: Martins Fontes, 1999a. ______. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 1999b. WADSWORTH, Barry J. Inteligncia e afetividade da criana na teoria de Piaget. So Paulo: Pioneira, 1997. WALLOM, Henri. A formao do pensamento na criana. So Paulo: [s. n., s.d.].

Cadernos de Ps-Graduao em Educao, Arte e Histria da Cultura

MACKENZIE

81
Cad. de Ps-Graduao em Educ., Arte e Hist. da Cult. So Paulo, v. 3, n. 1, p. 67-81, 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen