Sie sind auf Seite 1von 35

15

TARDE

ENGENHEIR O(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR ENGENHEIRO OS ESPECFICOS CONHECIMENT CONHECIMENTOS


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 70 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 0,5 1,0 Questes 21 a 30 31 a 40 Pontos 1,5 2,0 Questes 41 a 50 51 a 60 Pontos 2,5 3,0 Questes 61 a 70 Pontos 3,5 -

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA : a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

MARO / 2010

R A
2
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

SC

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1
No projeto de uma refinaria de petrleo, o local deve ser escolhido de modo a facilitar a drenagem, e devem ser tomados cuidados contra inundaes. As medidas de controle de cheias e inundaes podem ser classificadas em no estruturais e estruturais, sendo que as estruturas podem ser classificadas em extensivas ou intensivas. Um exemplo de medida estrutural extensiva o(a) (A) zoneamento e parcelamento do solo. (B) reflorestamento da bacia. (C) construo de diques com polders marginais calha do rio. (D) contratao de seguros contra danos causados pelas inundaes. (E) dragagem e retificao da calha do rio.

2
Um importante parmetro para o monitoramento de efluentes oriundos de vazamentos de petrleo em bacias hidrogrficas o tempo de concentrao em uma determinada seo da bacia, transversal ao curso dgua.

Trecho
l m k h f b c a d g e i j

a b c d e f g h i j k l m

Veloc. mdia Comprimento (km/min) (km) 0,3 6 0,5 3 0,8 4 1 2 0,5 10 0,6 3 1,2 12 1 3 1 4 1,2 6 1 4 1 9 1,2 6

Foz

Com base na representao da bacia acima, determine o tempo de concentrao, na foz, em minutos, sabendo-se que as linhas tracejadas representam os divisores topogrficos, que as linhas cheias representam os cursos dgua, que as setas do a direo de escoamento, e que a tabela apresenta as velocidades e os comprimentos dos trechos dos cursos dgua. Despreze o tempo de equilbrio. (A) 38 (B) 44 (C) 46 (D) 47 (E) 51

3
As vazes mdias mensais afluentes ao ponto onde ser construda uma barragem, em um ano crtico, esto apresentadas a seguir. Ms
3

Jan

Fev

Mar 0,6

Abr

Mai

Jun 0,4

Jul

Ago

Set

Out

Nov 0,5

Dez 0,62

Q (m /s) 0,72 0,68

0,39 0,49

0,35 0,28 0,35 0,45

Com base nesses dados, determine o volume dgua, em 104 m3, a ser armazenado em um reservatrio para garantir refrigerao em torre mida de uma termeltrica de ciclo aberto com uma demanda de 420 /s. (A) 7,77 (B) 8,55 (C) 69,21 (D) 77,76 (E) 85,54

3
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

4
Um rio, antes do lanamento de efluentes por uma refinaria de petrleo, possua uma vazo de 100.000 m3/dia e uma concentrao de DBO de 10,0 mg/. Aps o ponto de lanamento, passou a possuir uma vazo de 137.500 m3/dia e uma concentrao de DBO de 25 mg/.

7
Analise as definies a seguir. I Remove contaminantes orgnicos e inorgnicos, fazendo a gua passar por aberturas inferiores a 1 m. II Visa a desestabilizar as impurezas presentes na gua e a facilitar o aumento do tamanho destas. III Busca remover a dureza e os contaminantes inorgnicos, fazendo a gua passar em uma coluna contendo resina sinttica (zelitos). IV Constitui um processo para reduzir a dureza e remover contaminantes inorgnicos com uso de cal ou carbonato de sdio. As definies I, II, III, e IV representam, respectivamente, os seguintes processos de tratamento de gua: (A) filtrao rpida, coagulao, estabilizao qumica e adsoro. (B) filtrao rpida, oxidao, estabilizao qumica e adsoro. (C) filtrao rpida, floculao, troca inica e adsoro. (D) filtrao em membranas, coagulao, troca inica e abrandamento. (E) filtrao em membranas, floculao, oxidao e abrandamento.

refinaria rio

fluxo

Qual o equivalente populacional, em habitantes, da refinaria, condiderando a contribuio por pessoa de DBO de 50 g/hab.dia? (A) 11.250 (B) 31.250 (C) 42.250 (D) 48.750 (E) 68.750

5
O Sistema de Abastecimento de gua representado na figura abaixo foi projetado para atender a uma populao de 50.000 habitantes. Reserv. de Rede ETA Cap Equilbrio EB AT AB

8
A quantidade de poluentes areos emitidos por uma usina termeltrica depende do combustvel utilizado. Considerando a utilizao em uma termeltrica de 1.000 MW, qual dos combustveis apresenta a maior quantidade de emisses de monxido de carbono por GW de eletricidade? (A) Nuclear. (B) Petrleo. (C) Carvo. (D) Gs natural. (E) Madeira.

Considere que o sistema funcione 24 horas por dia; o consumo per capita seja de 250 por hab./dia; o coeficiente do dia de maior consumo K1 seja 1,2; o coeficiente da hora de maior consumo K2 seja 1,4; a taxa limite de aplicao superficial (Tes) recomendada pela NBR 12.216/92 seja de 30 m3/(m2.dia). Qual a rea necessria, em m 2 , para instalao de decantadores do tipo clssico (convencional), na estao de tratamento de gua? (A) 417 (B) 445 (C) 500 (D) 656 (E) 700

9
Os poluentes atmosfricos so classificados em primrios quando so lanados diretamente das fontes para a atmosfera e em secundrios, quando se formam na atmosfera por meio de reaes, em virtude da presena de certas substncias. Nessa perspectiva, considere os poluentes que se seguem. I II III IV V Perxido de hidrognio (H2O2) xidos de nitrognio (NOx) Monxido de carbono (CO) cido sulfrico (H2SO4) Oznio (O3)

6
Em funo da eficincia requerida para proteo do corpo dgua receptor, os processos de tratamento de esgoto so classificados em preliminar, primrio, secundrio e tercirio. O item que apresenta, respectivamente, uma unidade de tratamento preliminar e uma unidade de tratamento tercirio (A) caixa de gordura e tanque de lodos ativados. (B) tanque de Imhoff e lagoa de estabilizao. (C) grades e reator UASB. (D) fossa sptica e tanque de precipitao qumica. (E) desarenador e lagoa de maturao.

So poluentes atmosfricos primrios APENAS (A) I e V. (B) II e III. (C) I, II e IV. (D) I, III e IV. (E) III, IV e V.

4
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

10
Os danos ambientais dependem da concentrao e do tipo de poluente atmosfrico. As emisses de xidos de enxofre geram uma srie de consequncias danosas. Dentre os impactos ambientais abaixo, qual NO provocado por esse tipo de emisso? (A) Produo de danos vegetao. (B) Alterao da capacidade de oxigenao da hemoglobina no homem. (C) Produo de oxidantes fotoqumicos pela reao com hidrocarbonetos. (D) Produo de chuva cida pela reao com a gua. (E) Irritao da mucosa humana.

14
Como ferramentas de auxlio gesto ambiental, os governantes podem fazer uso de instrumentos econmicos e de comando e controle. So exemplos de instrumentos de comando e controle os(as) (A) padres de lanamento. (B) subsdios a produtos ambientalmente corretos. (C) certificados negociveis de poluio. (D) cobranas de recursos hdricos. (E) taxas de poluio.

11
O controle da poluio do ar engloba a adoo de medidas corretas de ocupao do solo e o controle na fonte poluidora. H um equipamento de controle da emisso do material particulado que remove de 50 a 90% das partculas grandes, mas muito pouco de material mdio e fino, forando a fumaa a passar por um duto em forma de parafuso a fim de que a perda de carga gerada permita a deposio de material em um depsito na base. Trata-se do equipamento conhecido como (A) filtro de manga. (B) precipitador eletrosttico. (C) separador ciclnico. (D) lavador de gs. (E) requeimador.

15
A gerao de energia eltrica no Brasil em centrais de servio pblico e autoprodutores atingiu 463,1 TWh em 2008, resultado 4,2% superior ao de 2007 (Fonte: BEN 2009). A tecnologia de maior oferta e o setor de maior consumo de energia eltrica no Brasil so, respectivamente, (A) centrais hidreltricas e setor residencial. (B) centrais hidreltricas e setor industrial. (C) centrais termeltricas convencionais e setor comercial. (D) centrais termeltricas nucleares e setor comercial. (E) centrais termeltricas convencionais e setor industrial.

16
Depois de comemorar o alcance da autossuficincia na produo de petrleo em 2006, o Brasil voltou a depender da importao dessa fonte primria em virtude do atraso na entrada de operao de algumas plataformas, voltando a tornar positivo o balano produo - demanda em 2008. Segundo o Plano Nacional de Expanso de Energia (PDE 2008-2017), h necessidade de instalao de novas refinarias, de modo a agregar valor e tornar lucrativa a atividade de exportao. Considere os seguintes derivados de petrleo: I II III IV V leo diesel; leo combustvel; gasolina; gs liquefeito de petrleo; querosene.

12
Segundo a economia do meio ambiente, qualquer recurso ambiental possui valores associados aos seus atributos, comumente chamados de valores sociais, que didaticamente so separados em componentes. A parcela cujo valor derivado do uso potencial futuro do ambiente para promover bem-estar sociedade, seja este uso futuro direto ou indireto, chamada de valor (A) de uso direto. (B) de existncia. (C) de opo. (D) intrnseco. (E) contingente.

13
Os mtodos de valorao ambiental podem ser classificados em mtodos da funo de produo e mtodos da funo de demanda. Um dos mtodos da funo de demanda utiliza mercados hipotticos, obtidos por meio de pesquisas de campo, indagando entrevistados por meio de questionrios, a fim de obter a disposio a pagar (ou a receber), em face de alteraes na disponibilidade do recurso ambiental a ser valorado. Esse mtodo denominado (A) produtividade marginal. (B) mercados de bens substitutos. (C) preos hednicos. (D) custo de viagem. (E) valorao contingente.

Segundo o Balano Energtico Nacional (BEN 2009), o Brasil possui importaes lquidas APENAS dos derivados (A) I e IV. (B) III e V. (C) I, II e III. (D) II, III e IV. (E) II, IV e V.

5
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

17
O grfico abaixo mostra a ineficincia que acarretada no mercado quando custos externos esto presentes. Nesse grfico: BMgLP a curva de Benefcio Marginal Lquido Privado; CMgS e CMgP so as curvas de Custo Marginal Social e de Custo Marginal Privado; Pi so preos; Qi so quantidades; o ponto eficiente socialmente ocorre no ponto D, onde Ps = CMgS; e o timo social a ser produzido encontra-se em Qs.

19
Na regio metropolitana de So Paulo, 90% da poluio atmosfrica provocada pela emisso de gases veiculares, segundo a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). De acordo com o Balano Energtico Nacional (BEN 2009), reconheceu-se que a fonte de energia mais utilizada no setor de transportes rodovirios (A) gs natural. (B) gasolina. (C) lcool. (D) leo diesel. (E) energia eltrica.

20
A NBR ISO 14.001 2004 define impactos e aspectos ambientais, tais como os apresentados a seguir. I II Contaminao do solo da fbrica. Alterao da qualidade do corpo dgua na rea de influncia do empreendimento. III Derramamento acidental no transporte de leo cru. IV Escassez de gua na bacia hidrogrfica da indstria. V Mudana no processo de combusto do carvo para uma queima mais eficiente. (So) exemplo(s) de aspecto(s) ambiental(is) APENAS o(s) apresentado(s) em (A) I. (B) V. (C) II e IV. (D) III e V. (E) I, II e IV.

(Preos) $ A

BMgLP

CMgS

CMgP Ps Pp B C O Qs Qp E Q (Quantidade) Atividade Econmica D

Se a externalidade no internalizada, temos um mercado distorcido com uma quantidade consumida Qp maior que o timo social, pois o preo Pp menor que o timo social pela no percepo por parte do mercado de seu valor timo. Desta forma, o Custo Marginal Externo observado no grfico pela (A) ordenada OA. (B) ordenada OPp. (C) ordenada BC. (D) abscissa OQs. (E) abscissa OE.

21
Segundo a NBR ISO 14.001, na implantao de uma SGA, um dos requisitos de planejamento o estabelecimento, a implementao e a manuteno de procedimento(s) para identificar e ter acesso a requisitos legais aplicveis e a outros requisitos subscritos pela organizao. Qual item mostra um exemplo de requisito subscrito pela organizao? (A) Atendimento Lei no 6.938/81. (B) Atendimento Lei no 9.433/97. (C) Cumprimento da Lei de Crimes Ambientais. (D) Licenciamento das atividades poluidoras da empresa. (E) Compromissos pblicos da matriz da organizao.

18
Considerando como unidade de comparao a quantidade de combustvel em Toneladas Equivalentes de Petrleo (TEP), a produo de energia eltrica por meio de termeltricas, no Brasil, segundo o Balano Energtico Nacional (BEN 2009), usa como combustvel, principalmente, o (A) gs natural. (B) carvo. (C) leo diesel. (D) leo combustvel. (E) urnio.

22
Segundo a NBR ISO 14.001, registro um tipo especial de documento que deve ser controlado de acordo com os requisitos estabelecidos no item Verificao / Controle dos Registros. Qual documento NO constitui um exemplo de registro? (A) Declarao da poltica da empresa. (B) Formulrio de inspeo, manuteno e calibrao. (C) Resultados de anlise pela Alta Administrao. (D) Atas de reunies ambientais. (E) Relatrio de comunicao entre partes interessadas.

6
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

Considere o texto abaixo para responder s questes de nos 23 e 24. Os indicadores constituem uma das tcnicas essenciais vinculadas medio do desempenho ambiental de uma organizao, no s como instrumentos isolados mas tambm integrados na aplicao de determinado modelo de desempenho. A NBR ISO 14031 utiliza indicadores de desempenho da gesto, de desempenho operacional e de condio ambiental.

26
A segurana e a confiana no processo de auditoria dependem da competncia daqueles que a conduzem. Segundo a NBR ISO 19011, esta competncia se baseia na demonstrao de atributos pessoais; na capacidade para aplicar conhecimento e habilidades e na educao, experincia profissional, treinamento em auditoria e experincia em auditoria. um exemplo de atributo pessoal o(a) (A) fato de possuir treinamento completo em auditoria que contribua para o desenvolvimento do conhecimento. (B) conhecimento do tamanho organizacional, da estrutura, das funes e das relaes. (C) capacidade de ser tico e perceptivo. (D) capacidade de aplicar os princpios, os procedimentos e as tcnicas de auditoria. (E) habilidade de avaliar os fatores que possam afetar a confiabilidade das concluses da auditoria.

23
Qual dos itens a seguir um exemplo de indicador de condio ambiental? (A) Emisses atmosfricas por unidade produzida. (B) Grau de conformidade dos fornecedores com as especificaes ambientais definidas. (C) Consumo de materiais por unidade produzida. (D) Concentrao de poluentes no ar ambiente em estaes de monitorizao. (E) Nmero de horas de manuteno preventiva do equipamento.

27
A NBR ISO 19011 mostra que um dos passos do processo de avaliao a seleo do mtodo apropriado. Qual mtodo tem o objetivo de fornecer informaes em que a observao direta pode no ser possvel ou apropriada? (A) Realimentao positiva e negativa. (B) Entrevista. (C) Observao. (D) Teste. (E) Anlise crtica aps auditoria.

24
Os indicadores de desempenho da gesto subdividem-se em indicadores de implementao de polticas e programas de conformidade, de desempenho financeiro e de relaes com a comunidade. um exemplo de indicador de relaes com a comunidade o (A) retorno do investimento em projetos de melhoria ambiental. (B) nmero de instalaes com relatrios ambientais. (C) nmero de objetivos e metas alcanados. (D) tempo de resposta para incidentes ambientais. (E) grau de cumprimento da legislao.

28
O Estatuto das Cidades, Lei Federal no 10.257/01, regulamenta os Art. 182 e 183 da Constituio Federal, estabelece diretrizes gerais da poltica urbana e d outras providncias. Segundo essa lei, um instrumento jurdico e poltico usado como instrumento de poltica urbana o(a) (A) plano diretor. (B) zoneamento ambiental. (C) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). (D) estudo prvio de impacto de vizinhana. (E) desapropriao.

25
A NBR ISO 19011 apresenta as diretrizes para auditorias de sistema de gesto da qualidade e/ou ambiental. Essa Norma mostra uma viso geral das atividades tpicas de auditoria. Em qual atividade realizada a determinao da viabilidade da auditoria? (A) Iniciar a auditoria. (B) Realizar anlise crtica de documentos. (C) Preparar as atividades da auditoria no local. (D) Conduzir as atividades da auditoria no local. (E) Preparar, aprovar e distribuir o relatrio da auditoria.

29
Segundo o Estatuto das Cidades, o ttulo de domnio ser conferido ao homem ou mulher, ou a ambos, independente do estado civil, por usucapio especial de imvel urbano, desde que, entre outras premissas, o(a) (A) ocupante seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. (B) ocupante resida por dois anos, ininterruptamente e sem oposio. (C) ocupante ainda no tenha recebido o ttulo de domnio por usucapio em outro imvel urbano. (D) ocupante participe do Movimento dos Sem Terra (MST). (E) rea ou a edificao urbana seja de at quinhentos metros quadrados.

7
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

30
Grfico de Plasticidade
70 60
NDICE DE PLASTICIDADE

32
O intemperismo o conjunto de processos fsicos, qumicos e biolgicos que causam a alterao das rochas. Os fenCH
) -20 (LL 3 ,7 A = 0 ha IP Lin

menos que causam o intemperismo fsico so os seguintes: (A) alvio de tenses, expanso e contrao trmica, gelo e degelo. (B) gelo e degelo, expanso e contrao trmica, hidrlise. (C) hidrlise, alvio de tenses, carbonatao. (D) expanso e contrao trmica, hidrlise, acidlise (E) carbonatao, gelo e degelo, acidlise.

50 40 30 20 10 7 4 0

CL

MH

CL-ML 0 10 20 30

ML
40 50 60 70 80 90 100
LIMITE DE LIQUIDEZ

33
As rochas sedimentares so formadas a partir de materiais derivados da decomposio e da desintegrao das rochas. So classificados como rochas sedimentares os (A) basaltos, os siltitos e as brechas. (B) basaltos, os gnaisses e os granitos. (C) gnaisses, os mrmores e os siltitos. (D) mrmores, os granitos e os arenitos. (E) siltitos, os arenitos e as brechas.

PINTO, Carlos S. Curso Bsico de Mecnica dos Solos. So Paulo: Oficina de Textos, 2000, p. 40.

A figura acima apresenta o Grfico de Plasticidade proposto por Casagrande, no qual esto delimitadas as faixas de tipos de solo do Sistema Unificado de Classificao dos Solos, indicadas pelas letras MH, ML, CH e CL. Com base nesse Grfico, analise as afirmativas abaixo. I - O grfico de Plasticidade s permite a classificao de solos finos. II - Os solos que apresentam Limite de Liquidez maior que 50 so mais compressveis que os que apresentam valores inferiores a 50. III - Os solos com Limite de Liquidez superior a 50 e que esto na regio dos valores de ndice de Plasticidade inferiores aos delimitados pela Linha A so argilas. IV - Os solos de baixa plasticidade, que apresentam ndice de Plasticidade de 4 a 7, dentro da faixa denominada CH-ML, so as areias grossas. So corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

34
A remediao de solos contaminados realizada atravs de tcnicas em que se remove ou no o solo da rea contaminada, ou seja, ex situ ou in situ, respectivamente. Quais tcnicas de remediao podem ser classificadas como ex situ? (A) Vitrificao, incinerao e biorremediao. (B) Extrao a vcuo, extrao qumica e dessoro trmica. (C) Lavagem do solo, extrao qumica e incinerao. (D) Biorremediao, extrao a vcuo e vitrificao. (E) Dessoro trmica, extrao a vcuo e biorremediao.

35
Em um dos mecanismos de transportes de poluente em solo, o soluto carregado pela gua em movimento, mantendo-se constante a concentrao da soluo. Esse fenmeno conhecido como (A) adveco. (B) difuso. (C) adsoro. (D) disperso hidrodinmica. (E) disperso mecnica ou hidrulica.

31
Uma importante caracterstica dos solos o seu teor de umidade, que a (A) relao entre o volume de gua e o volume de vazios. (B) relao entre o volume no ocupado por slidos (de ar + gua) e o volume de slidos. (C) relao entre o volume no ocupado por slidos (de ar + gua) e o volume total. (D) relao entre a massa de gua e a massa de slidos. (E) massa de um determinado volume (especificado) e a massa de igual volume de gua.

8
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

36
Os geossintticos so produtos polimricos, industrializados, sintticos ou naturais, usados atualmente na construo civil para diversas finalidades. So utilizados na recuperao de reas degradadas e em projetos de aterros sanitrios, por exemplo. Cada tipo de geossinttico apresenta propriedades e caractersticas que vo condicionar a sua funo. As principais funes do(da) (A) geocomposto argiloso so reforo, filtrao e controle da eroso superficial. (B) geotxtil tecido so reforo, drenagem e separao. (C) geogrelha so reforo, drenagem e impermeabilizao. (D) geomembrana so separao, impermeabilizao e filtrao. (E) geomanta so reforo, drenagem e impermeabilizao.

39
A NBR 10.004 regula a classificao dos resduos slidos em classes I, II A e II B, em funo de suas caractersticas. Com base nessa classificao, analise as afirmativas a seguir. I - O resduo que apresenta corrosividade ou patogenicidade classificado como classe I. II - O resduo classificado como classe II aquele que apresenta reatividade ou toxicidade. III - O resduo classificado como classe II A possui constituintes que so solubilizados em concentraes superiores aos limites determinados pela Norma (Anexo G). IV - O resduo classe II B classificado como perigoso. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

37
A eroso geolgica normal ou natural ocorre sem a interferncia do homem. A eroso acelerada ou antrpica um processo de degradao que se desenvolve com taxas muito maiores do que a eroso normal. As taxas naturais de eroso dependem do clima, da cobertura vegetal, do embasamento rochoso e da morfologia do terreno (relevo, topografia), entre outros. O processo erosivo atuando no manto de intemperismo definido como (A) alterao das propriedades fsicas dos minerais e das rochas ss e de suas caractersticas qumicas. (B) incorporao da gua estrutura cristalina e entrada da molculas de gua na estrutura mineral, formando, portanto, um novo mineral. (C) dissoluo da rocha que contenha carbonato de clcio, a exemplo do calcrio, causado pelo dixido de carbono presente na atmosfera. (D) degradao de uma rocha s sob a ao da gua com um PH elevado. (E) remoo superficial ou subsuperficial dos produtos do intemperismo.

40
Os poluentes ou contaminantes podem apresentar-se em fase lquida livre de densidade menor, igual ou maior que a gua ou em soluo na gua subterrnea. O chorume um contaminante lquido definido como (A) pluma de contaminao proveniente da infiltrao de fertilizantes nitrogenados, mobilizados pela gua infiltrada, podendo atingir os aquferos. (B) pluma de contaminao proveniente de vazamentos de reas industriais, contendo grandes concentraes de solventes clorados. (C) pluma de contaminao proveniente de poos de combustvel que remediada com a utilizao de bombeamento e tratamento da gua. (D) efluente da massa de resduos resultantes da percolao de guas de precipitao e da prpria decomposio de resduos urbanos. (E) soluo aquosa cida resultante de percolao de gua por depsito de rejeitos ou estreis contendo minerais sulfetados.

41
Em um local com contaminao por hidrocarbonetos, os contaminantes podem ocorrer na subsuperfcie na fase residual, dissolvida, vaporizada, capilar ou livre. Para cada tipo de fase, um tipo de tratamento recomendado. As tcnicas recomendadas com total adequao para o tratamento da fase livre so: (A) atenuao natural monitorada, injeo de ar com nutrientes para acelerar a biodegradao e trincheira com escumadeira. (B) extrao de vapores associada asperso de ar, barreira vertical associada a poos com escumadeira e aplicao de vcuo. (C) poos com escumadeira, bombeamento de gua subterrnea e aplicao de vcuo. (D) remoo e tratamento do solo contaminado em caso de contaminao rasa, atenuao natural monitorada e poos com escumadeira. (E) barreira vertical associada a poos com escumadeira, injeo de ar com nutrientes para acelerar a biodegradao e bombeamento de gua subterrnea.

38
Para assegurar a qualidade das guas subterrneas, em alguns casos o Poder Pblico estabelece e oficializa por meio legal o denominado Permetro de Proteo do Poo (PPP). Esse instrumento legal tem por objetivo principal estabelecer (A) o permetro para a execuo de novos poos, com base na reserva permanente. (B) o volume total de gua que pode ser extrado de um aqufero atravs de tcnicas convencionais de bombeamento. (C) a reserva explotvel de um recurso hdrico subterrneo. (D) cartas de vulnerabilidade poluio do aqufero, proibindo ou autorizando a instalao de novas atividades potencialmente contaminantes. (E) zonas ao redor de poos ou fontes de abastecimento com diferentes graus de restrio de ocupao.

9
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

42
Gerao de gases de Resduos Slidos Urbanos.

43
O ecossistema a unidade bsica no estudo da ecologia. Em um ecossistema, o conjunto de seres vivos interage entre si e com o meio natural de maneira equilibrada, por meio da reciclagem de matria e do uso eficiente da energia solar. Nos ecossistemas, (A) o processo de sucesso ecolgica os leva a um crescente desenvolvimento das relaes interespecficas, principalmente o mutualismo. (B) o nicho ecolgico o habitat de uma espcie, ou seja, o local ocupado pela espcie com todas as suas caractersticas abiticas. (C) os hetertrofos constituem o grupo de seres vivos capazes de sintetizar o seu prprio alimento, sendo subdivididos em quimiossintetizantes e fotossintetizantes. (D) a natureza fornece todos os elementos necessrios para as atividades dos seres vivos, em um conjunto denominado biocenose, e o conjunto de seres vivos denominado bitipo. (E) as variaes de temperatura so mais pronunciadas no meio aqutico do que no meio terrestre, devido ao alto calor especfico da gua.

Composio do gs (% em volume)

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

II

III

IV

CO2

CH4

55% 40%

O2

N2

H2
Tempo decorrido aps a disposio

5%

BOSCOV, M. E. G. Geotcnica Ambiental. So Paulo: Oficina de Textos, 2008, p.40.

O processo de degradao dos resduos slidos urbanos dentro de um aterro ocorre por processos fsicos, qumicos e biolgicos, que geram chorume e gases. Esse processo ocorre em 4 fases de biodegradao, que esto apresentadas esquematicamente na figura acima, em funo da composio dos gases e do tempo decorrido aps a disposio dos resduos. Qual o tipo de processo de biodegradao predominante nas fases indicadas pelos nmeros I, II, III e IV da figura?

44
Na biosfera, existem grandes ecossistemas, cujas caractersticas dependem da sua posio geogrfica, de sua histria geolgica e da evoluo biolgica do planeta. Os grandes ecossistemas do planeta so denominados biomas e podem ser terrestres ou aquticos. Sobre os biomas terrestres, analise as afirmativas a seguir. I A tundra se desenvolve na regio localizada entre os gelos permanentes e o limite natural das rvores, e suas cadeias alimentares so relativamente curtas, devido simplicidade do ecossistema. II As florestas de conferas constituem um cinturo que limita o domnio das florestas tropicais e so caracterizadas por possurem vegetao bastante diversificada, na qual predominam rvores de pequeno porte e arbustos. III A floresta temperada de folhas caducas composta basicamente por rvores que perdem as folhas periodicamente (outono/inverno), fruto de uma adaptao das plantas na defesa contra a seca fisiolgica. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e III. (E) II e III.

I (A) aerbica

II
anaerbica metanognica no estabilizada

III

IV

anaerbica anaerbica cida metanognica estabilizada anaerbica metanognica estabilizada anaerbica cida

(B) aerbica

anaerbica anaerbica cida metanognica no estabilizada anaerbica metanognica no estabilizada aerbica anaerbica metanognica estabilizada

(C) aerbica
anaerbica

(D) metanognica

no estabilizada

anaerbica anaerbica cida metanognica estabilizada anaerbica metanognica estabilizada anaerbica metanognica no estabilizada

(E) anaerbica cida aerbica

10
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

45
Os caminhos percorridos pela gua e pelos elementos qumicos, entre o meio bitico e o abitico, constituem os ciclos biogeoqumicos. Com relao a estes ciclos, NO correto afirmar que (A) compreendem caractersticas biolgicas, pois as transformaes ocorrem com a participao dos seres vivos. (B) compreendem caractersticas geolgicas, pois a origem dos elementos est associada composio bsica da superfcie da Terra. (C) compreendem caractersticas qumicas, pois acontecem por meio de sucessivas reaes qumicas. (D) sua existncia confere biosfera um poder considervel de autorregulao ou homeostase. (E) tm muita importncia na biosfera, assim como os fluxos de energia, embora inexista interrelao entre eles.

48
As alteraes no clima do planeta tornaram-se um dos assuntos mais discutidos pela comunidade cientfica internacional nos ltimos anos, principalmente pelos efeitos catastrficos previstos para a ecosfera, caso no sejam tomadas medidas urgentes. Sobre o tema, afirmar-se que (A) a emisso dos chamados gases de efeito estufa diminui a quantidade de energia que mantida na atmosfera devido perda do calor refletido ou emitido pela superfcie do planeta. (B) a camada de oznio situada na troposfera, entre cinco e dez quilmetros de altitude, tem a capacidade de filtrar as radiaes solares, impedindo que grande parte das radiaes ultravioletas chegue at a superfcie do solo. (C) a chuva cida um problema que atinge a ecosfera, sendo consideradas cidas as chuvas que apresentam pH superior a 5,6. (D) os principais componentes do smog industrial so o dixido de enxofre (SO2) e o material particulado (MP), que podem provocar leses respiratrias. (E) todos os processos climticos que regem a vida na Terra se desenvolvem na ozonosfera.

46
O Brasil, como signatrio da Conveno sobre Diversidade Biolgica, instituiu princpios e diretrizes para a implementao da Poltica Nacional da Biodiversidade por meio do Decreto no 4.339, de 22 de agosto de 2002. De acordo com esse decreto, qual dos componentes abaixo NO faz parte da Poltica Nacional da Biodiversidade? (A) Conservao da biodiversidade. (B) Utilizao sustentvel dos componentes da biodiversidade. (C) Gesto centralizada dos ecossistemas brasileiros. (D) Acesso aos recursos genticos e aos conhecimentos tradicionais associados e repartio de benefcios. (E) Monitoramento, avaliao, preveno e mitigao de impactos sobre a biodiversidade.

49
O Frum Brasileiro de Mudanas Climticas foi criado no ano de 2000, com o objetivo de discutir e de disseminar os conhecimentos sobre a climatologia da Terra. Sobre o tema climatologia, afirma-se que (A) o movimento das massas de ar resultantes das foras de presso, de atrito e de Coriolis geram grandes turbilhes denominados ciclones, nas regies de alta presso, e anticiclones, nas regies de baixa presso. (B) os ciclones extratropicais, tambm chamados furaces ou tufes, so vrtices ciclnicos profundos, caracterizados por um conjunto de isbaras quase circulares, com ncleos de presso alta. (C) a situao onde a temperatura do ar aumenta medida que se distancia do solo chamada de inverso trmica, ocorrendo, em maior frequncia, pelos mecanismos de radiao e de subsidncia. (D) as distribuies de temperatura nas escalas regional e global sofrem grandes variaes em funo da longitude e das estaes do ano, de modo que na troposfera a temperatura diminui com a longitude, com variaes duas vezes maiores no vero do que no inverno. (E) um nevoeiro pode surgir quando o ar seco e instvel se eleva ao longo de uma encosta, expandindo-se adiabaticamente e, por conseguinte, resfriando-se.

47
O Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), institudo pela Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, estabelece que as unidades de conservao integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos, com caractersticas especficas: as Unidades de Proteo Integral e as Unidades de Uso Sustentvel. Constituem um exemplo de unidade de proteo integral e um exemplo de unidade de uso sustentvel, respectivamente, (A) rea de proteo ambiental e estao ecolgica. (B) reserva biolgica e reserva extrativista. (C) reserva de fauna e monumento natural. (D) floresta nacional e refgio da vida silvestre. (E) reserva particular do patrimnio natural e parque nacional.

11
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

50
Um problema ambiental muito srio e bastante discutido hoje a poluio do ar em diferentes escalas espaciais, principalmente na escala global. Sobre esse problema ambiental, afirma-se que (A) o smog industrial tpico de cidades ensolaradas, quentes e de clima seco, onde os picos de poluio ocorrem em dias quentes, com muito sol, ao contrrio do smog fotoqumico, tpico de regies frias e midas, com picos de concentrao que ocorrem exatamente no inverno. (B) os CFC (clorofluorcarbonos) so extremamente instveis na atmosfera e no podem reagir com o O3 (oznio), pois uma vez lanados, permanecem por um longo perodo na atmosfera. (C) os poluentes primrios, encontrados na atmosfera, so os formados por meio de reaes qumicas, destacando-se os oxidantes fotoqumicos, resultantes da reao entre os hidrocarbonetos e os xidos de nitrognio. (D) so exemplos de poluentes atmosfricos resultantes de fontes naturais a emisso de SO2 pelas erupes vulcnicas e a produo de NOx a partir do solo e da gua, como resultado da desnitrificao do nitrato por bactrias. (E) um resultado da poluio a destruio da camada de oznio, que tem sido constatada principalmente na Amaznia, onde as condies meteorolgicas so favorveis s reaes qumicas causadoras de sua destruio.

52
A Lei n o 9.433/97 criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, definindo os seus integrantes e suas respectivas competncias. Sobre estas competncias, analise as afirmativas a seguir. I Compete Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Recursos Hdricos deliberar sobre os projetos de aproveitamento desses recursos, cujas repercusses extrapolem o mbito dos estados em que sero implantados. II Compete s Agncias de gua, no mbito de sua rea de atuao, acompanhar a administrao financeira dos recursos arrecadados com a cobrana pelo uso de recursos hdricos. III Compete aos Comits de Bacia Hidrogrfica, no mbito de sua rea de atuao, estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e sugerir os valores a serem cobrados. IV Compete aos Comits de Bacia Hidrogrfica, no mbito de sua rea de atuao, elaborar o Plano de Recursos Hdricos para apreciao da respectiva Agncia de gua. V Compete ao Conselho Nacional de Recursos Hdricos aprovar propostas de instituio dos Comits de Bacia Hidrogrfica e estabelecer critrios gerais para a elaborao de seus regimentos. Esto corretas APENAS as afirmativas (A) I, II e IV. (B) I, III e V. (C) I, IV e V. (D) II, III e IV. (E) II, III e V.

51
Uma consulta Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, a qual dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, conduz concluso de que a(s) (A) responsabilidade das pessoas jurdicas em atos prejudiciais ao meio ambiente exclui as pessoas fsicas, autoras, coautoras ou partcipes do mesmo fato. (B) pena pode ser atenuada por circunstncias como o fato de a infrao ter sido cometida em pocas de seca ou de inundaes. (C) infrao de matar, perseguir, caar, apanhar ou utilizar espcimes da fauna silvestre que estejam em processo de extino incorre em pena de deteno de um a cinco anos e de multa, acompanhada de servios comunitrios, no caso do espcime no estar em extino. (D) prestao de servios comunidade uma pena prevista para pessoas fsicas, no podendo ser aplicada s pessoas jurdicas, salvo em caso de execuo de obras de recuperao de reas degradadas. (E) penas restritivas de direitos so autnomas e substituem as privativas de liberdade em casos como o de crime culposo ou quando for aplicada a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos.

53
A Lei no 6.938/81, de agosto de 1981, com suas alteraes dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulao e aplicao e d outras providncias. Sobre essa poltica, analise as afirmativas a seguir. I O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) tem como rgo consultivo e deliberativo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). II O zoneamento ambiental e a avaliao de impactos ambientais esto entre os instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente. III O conceito de servido ambiental tem aplicao restrita a reas de preservao permanente e de reserva legal. IV Degradao da qualidade ambiental a alterao adversa das caractersticas do meio ambiente para as finalidades desta Lei. Esto corretas APENAS as afirmativas (A) I e III. (B) II e IV. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) I, II e IV.

12
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

54
Uma empresa que presta servios relacionados a atividades de aquisio de dados ssmicos martimos e em zonas de transio cometeu um erro, no que diz respeito ao licenciamento ambiental, descumprindo a Resoluo CONAMA no 350, de 6 de julho de 2004, com suas retificaes publicadas no DOU no 69, de 11 de abril de 2007. Essa empresa interpretou de forma INCORRETA a referida Resoluo, por julgar que (A) o Plano de Controle Ambiental de Ssmica (PCAS) seria o documento elaborado pelo empreendedor para prever as medidas de controle ambiental da atividade de aquisio de dados ssmicos. (B) o Estudo Ambiental de Ssmica (EAS) seria o documento elaborado pelo empreendedor para apresentar a avaliao dos impactos ambientais no significativos da atividade de aquisio de dados ssmicos nos ecossistemas marinho e costeiro. (C) a Licena de Pesquisa Ssmica (LPS) seria o ato administrativo pelo qual a ANP autoriza a solicitao pelo empreendedor do Termo de Referncia (TR) junto ao IBAMA para o processo de licenciamento ambiental. (D) uma atividade ssmica considerada como potencialmente causadora de significativa degradao ambiental exigiria, de forma motivada, a apresentao de EIA/RIMA. (E) essas atividades seriam potencialmente causadoras de impactos ambientais, obedecendo a regras especficas em razo de seu carter temporrio, da sua mobilidade e da ausncia de instalaes fixas.

56
A Resoluo CONAMA 01/86, que dispe sobre critrios bsicos e diretrizes gerais para o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), no artigo 6o, estabeleceu as atividades tcnicas mnimas que devero constar no Estudo de Impacto Ambiental, dentre as quais NO se inclui o(a) (A) diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto com completa descrio e anlise dos recursos ambientais e suas interaes, de modo a caracterizar a situao ambiental da rea, antes da implantao do projeto. (B) elaborao dos programas de acompanhamento e de monitoramento dos impactos positivos e negativos, indicando os fatores e os parmetros a serem considerados. (C) definio das medidas mitigadoras dos impactos negativos, entre elas os equipamentos de controle e sistemas de tratamento de despejos, avaliando a eficincia de cada uma delas. (D) anlise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, por meio de identificao, previso da magnitude e interpretao da importncia dos provveis impactos relevantes. (E) elaborao do relatrio de qualidade do meio ambiente e de um cadastro tcnico de atividades e instrumentos de defesa ambiental, caso eles no existam para a regio do empreendimento.

57
A Resoluo CONAMA no 23, de 07 de dezembro de 1994, instituiu procedimentos especficos para o licenciamento de atividades relacionadas explorao e lavra de jazidas de combustveis lquidos e gs natural. De acordo com esta Resoluo, (A) considera-se como atividade de explorao e lavra de jazidas de combustveis lquidos e gs natural: a perfurao de poos para identificao das jazidas e suas extenses, a produo para pesquisa sobre a viabilidade econmica e a produo efetiva para fins comerciais. (B) a Licena Prvia de Produo para Pesquisa (LPpro) autoriza a produo para pesquisa da viabilidade econmica da jazida e, para sua concesso, o empreendedor deve apresentar o Relatrio de Controle Ambiental (RCA). (C) a Licena Prvia para Perfurao (LPper) autoriza a atividade de perfurao e, para sua concesso, o empreendedor deve apresentar o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA). (D) o Estudo de Viabilidade Ambiental (EVA) elaborado pelo empreendedor, contendo o diagnstico ambiental da rea onde j se encontra implantada a atividade e a descrio dos novos empreendimentos ou ampliaes. (E) o Relatrio de Avaliao Ambiental elaborado pelo empreendedor, contendo os projetos executivos de minimizao dos impactos ambientais avaliados nas fases da LPper e LPpro, com seus respectivos documentos.

55
A Resoluo no 269/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) regulamenta o uso de dispersantes qumicos para reduzir os efeitos dos derramamentos de leo no mar, no Brasil. Considerando essa Resoluo, sabido que o uso dos dispersantes qumicos (A) aumenta a tenso superficial entre o leo e a gua, promovendo a disperso do leo em gotculas no meio aquoso, por serem constitudos de ingredientes passivos denominados solventes. (B) poder ser efetivado apenas aps a obteno do registro do produto junto Vigilncia Sanitria, em aes de combate aos derrames de derivados do petrleo no mar. (C) deve ser restrito nos esturios e canais, pois eles apresentam compostos biodegradveis que favorecem o equilbrio ambiental. (D) tem sua eficincia relacionada aos processos de intemperizao do leo no mar, pois leos intemperizados podem tambm sofrer emulsificao, que diminui a eficincia do dispersante. (E) aplicados sobre uma mancha faz com que as gotculas de leo presentes sejam misturadas s substncias surfactantes, desestabilizando a disperso, promovendo uma rpida diluio.

13
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

58
A Lei Federal n 9.966/00 dispe sobre a preveno, o controle e a fiscalizao da poluio causada por lanamento de leo e outras substncias nocivas ou perigosas em guas sob jurisdio nacional e d outras providncias. Na perspectiva dessa Lei, sabe-se que (A) as substncias nocivas ou perigosas so classificadas em trs categorias, de acordo com o risco produzido para o ecossistema aqutico quando descarregadas na gua: Categoria I baixo risco; Categoria II mdio risco e Categoria III alto risco. (B) as instalaes porturias especializadas em outras cargas que no leo e substncias nocivas ou perigosas, os estaleiros, marinas, clubes nuticos e instalaes similares so alvo de sua aplicao. (C) os navios estrangeiros enquadrados na OILPOL 1954 devero possuir certificado ou garantia financeira equivalente, conforme especificado por essa conveno, para que possam trafegar ou permanecer em guas sob jurisdio nacional. (D) a embarcao ser retida at a obteno de autorizao junto Capitania dos Portos, em casos de descarga de leo, substncias nocivas ou perigosas e lixo por navio estrangeiro no possuidor do certificado exigido pela MARPOL 73/78. (E) a realizao do controle ambiental das cargas movimentadas de natureza nociva ou perigosa compete autoridade martima, por intermdio de suas organizaes competentes, autuando os infratores na esfera de sua competncia.
o

60
Na biosfera, ocorrem vrios ciclos biogeoqumicos, destacando-se o da gua, do carbono, do oxignio, do nitrognio, do fsforo e do enxofre. Sobre esses ciclos biogeoqumicos, considere as afirmativas a seguir. I Os seres vivos que vivem em ambientes muito secos devem desenvolver mecanismos que lhes possibilitem evitar, ao mximo, a desidratao do organismo, sendo que um desses mecanismos a utilizao da gua do metabolismo proveniente da oxidao de gorduras. II O carbono o principal constituinte da matria orgnica e seu ciclo instvel, pois o carbono devolvido ao meio a uma taxa maior do que a que sintetizada pelos produtores. III O nitrognio desempenha um importante papel na constituio das molculas de protenas, cidos nucleicos, vitaminas, enzimas e hormnios, que so elementos vitais aos seres vivos. IV O enxofre o material gentico constituinte das molculas dos cidos ribonucleico (RNA) e desoxirribonucleico (DNA). V O fsforo, como um elemento de ciclo fundamentalmente sedimentar, tem seu principal reservatrio na litosfera, mais precisamente nas rochas fosfatadas e em alguns depsitos formados ao longo de milnios. Esto corretas APENAS as afirmativas (A) I, II e III. (B) I, II e IV. (C) I, III e V. (D) II, IV e V. (E) III, IV e V.

61
A Resoluo CONAMA no 303, de 20 de maro de 2002, dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente (APP). De acordo com essa Resoluo, constitui rea de Preservao Permanente, a rea situada (A) em faixa marginal, medida a partir do nvel mais alto, em projeo horizontal, com largura mnima de trinta metros para curso dgua com mais de seiscentos metros de largura. (B) em manguezal, desde que seja refgio de fauna ameaada de extino ou de reproduo de aves migratrias. (C) ao redor de nascente ou olho dgua, desde que no seja intermitente, com raio mnimo de cem metros, de tal forma que proteja a bacia hidrogrfica contribuinte. (D) nas restingas, em faixa mnima de trezentos metros, medidos a partir da linha de preamar mxima e em qualquer localizao ou extenso, quando recoberta por vegetao com funo fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues. (E) nas escarpas e nas bordas dos tabuleiros e chapadas, em rea delimitada a partir da curva de nvel correspondente a um tero da sua altura, em relao base, do pico mais baixo da cumeada.

59
Os instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente foram estabelecidos conforme a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, e posteriores alteraes pela Lei n o 7.804, de 18 de julho de 1989, e a Lei n o 11.284, de 2 de maro de 2006. Representa um instrumento dessa Poltica o (A) Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental. (B) Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH). (C) Comit Coordenador das Atividades de Meio Ambiente do Setor Eltrico (COMASE). (D) Programa Nacional de Proteo de Florestas Tropicais e da Mata Atlntica. (E) Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar.

14
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

62
A Resoluo CONAMA no 420, de 28 de dezembro de 2009, dispe sobre critrios e valores orientadores de qualidade do solo quanto presena de substncias qumicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de reas contaminadas por essas substncias em decorrncia de atividades antrpicas. Essa Resoluo, incluindo seus anexos, prev que a(s) (A) metodologia analtica para a extrao das substncias inorgnicas das amostras ser a ABNT NBR 3020, enquanto as determinaes do pH em gua, CTC e dos teores de carbono orgnico, argila, silte, areia, xidos de ferro, alumnio, mangans e silcio devem seguir as metodologias analticas definidas pelo Anexo I da Resoluo CONAMA no 396/2008. (B) metodologia adotada entende por ingresso dirio tolervel o aporte dirio tolervel a seres humanos de uma substncia presente no ar, na gua, no solo, ou em alimentos ao longo da vida, quando tem efeito deletrio comprovado sade humana. (C) avaliao da qualidade do solo, quanto presena de substncias qumicas, deve ser efetuada com base em Valores Orientadores de Referncia de Qualidade, de Preveno e de Investigao (VRQ), sendo que os VRQ do solo para substncias qumicas naturalmente presentes sero estabelecidos pelos rgos ambientais competentes dos Estados e do Distrito Federal. (D) diretrizes para o gerenciamento ambiental de reas contaminadas abrangem o solo e o subsolo, com todos seus componentes slidos, lquidos e gasosos, sendo aplicadas em todas as reas com solos contaminados, inclusive em reas e solos submersos no meio aqutico marinho e estuarino. (E) reas Contaminadas sob Investigao (AI) so aquelas em que comprovadamente for constatada, mediante investigao confirmatria, a contaminao com concentraes de substncias no solo ou nas guas subterrneas acima dos valores de investigao, mesmo que sua ocorrncia seja considerada natural.

64
Reservas da Biosfera so reas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos reconhecidas pelo programa MAB/ UNESCO como importantes mundialmente para a conservao da biodiversidade e o desenvolvimento sustentvel, e que devem servir como reas prioritrias para experimentao e demonstrao dessas prticas. Sobre as Reservas da Biosfera no Brasil, afirma-se que (A) podem abranger o territrio de mais de um Estado, caso em que o sistema de gesto ser composto por um conselho deliberativo e por comits estaduais, sendo competncia dos comits estaduais elaborar planos de ao especficos. (B) podem ser constitudas por uma ou vrias reasncleo, zonas de amortecimento e zonas de transio, sendo as reas-ncleo destinadas proteo integral da natureza. (C) as zonas de transio so estabelecidas no entorno das zonas-ncleo, ou entre elas, tendo os objetivos de minimizar o impacto sobre esses ncleos e de promover a qualidade de vida das populaes da rea, especialmente as comunidades tradicionais. (D) as zonas de amortecimento so aquelas onde o processo de ocupao e o manejo dos recursos naturais so planejados e conduzidos de modo participativo e em bases sustentveis. (E) foi a do Pantanal a primeira criada, tendo, atualmente, 350.000 km2, incorporando centenas de reas-ncleo (Unidades de Conservao), aps passar por cinco fases, entre 1991 e 2002, para obter reconhecimento.

65
O El Nio um fenmeno de curta durao (12 a 18 meses), que provoca alteraes significativas, com ocorrncia irregular em intervalos de 2 a 7 anos (mdia de 3 a 4 anos), na distribuio da temperatura da superfcie da gua do Pacfico, com efeitos no clima regional e global. Durante os anos de El Nio costuma ocorrer (A) estiagem no Sul brasileiro. (B) precipitao acima do normal no Norte e Nordeste brasileiros. (C) ressurgncia de guas profundas mais frias e carregadas de nutrientes na costa oriental da Amrica do Sul. (D) diminuio da produtividade primria e das populaes de peixe na costa oriental da Amrica do Sul. (E) diminuio da temperatura mdia durante o inverno e o vero no Sudeste brasileiro.

63
A presso atmosfrica o resultado do somatrio das presses parciais de todos os gases componentes da atmosfera, isto , a fora por unidade de rea exercida pela atmosfera em um determinado ponto. Essa presso varia de acordo com a temperatura, a densidade, a altitude, a umidade, o perodo do dia, a latitude e as condies meteorolgicas. A presso ser tanto maior quanto (A) maior for a temperatura. (B) maior for a altitude. (C) menor for a latitude. (D) menor for a umidade do ar. (E) menor for a densidade do ar.

15
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

66
O Zoneamento Ecolgico-Econmico do Brasil (ZEE) tem por objetivo geral organizar, de forma vinculada, as decises dos agentes pblicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manuteno do capital e dos servios ambientais dos ecossistemas. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir. A Unio poder reconhecer os ZEE estaduais, regionais e locais, desde que sejam referendados pela Comisso Estadual do ZEE; aprovados pelas Assembleias Legislativas Estaduais e compatibilizados com o ZEE estadual, nas hipteses dos ZEE regionais e locais. II O processo de elaborao e implementao do ZEE buscar a sustentabilidade ecolgica, econmica e social, contar com ampla participao democrtica e valorizar o conhecimento cientfico multidisciplinar. III Compete ao Poder Pblico Federal elaborar e executar o ZEE nacional e os regionais, quando tiver por objeto biomas brasileiros ou territrios abrangidos por planos e projetos prioritrios estabelecidos pelo Governo Federal. IV O ZEE divide o territrio nacional em zonas, sempre considerando os limites das bacias hidrogrficas como fronteiras dessas zonas, para fins de conservao e uso racional dos recursos naturais. So corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV. I

68
Os mtodos ou as tcnicas de avaliao de impactos ambientais tornaram-se cada vez mais especficos, medida que o aprofundamento do conhecimento permitiu tipificar causas e correspondentes efeitos em diferentes segmentos do ambiente, em face de intervenes tambm especficas. Atualmente, esto disponveis mtodos bastante elaborados e detalhados, visando a apoiar a avaliao de impactos de empreendimentos das mais diferentes naturezas. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir. I As tcnicas conhecidas como matrizes de interao permitem associar as aes de um empreendimento s caractersticas ambientais de sua rea de influncia, por meio de uma listagem bidimensional, preservando as relaes de causa e efeito. II Os mtodos ad hoc so uma evoluo natural do mtodo das listagens de controle, pois nesses mtodos os especialistas preparam listagens de fatores ou componentes ambientais potencialmente afetveis pelas aes propostas. III O mtodo das redes de interao surgiu da necessidade de identificar os impactos indiretos ou de ordem inferior, destacando-os dos impactos primrios ou diretos, permitindo retornar, a partir de um impacto, at o conjunto de opes que contribuem para sua magnitude direta e indiretamente. IV As listagens de controle (checklist) so utilizadas em fases mais avanadas da avaliao de impactos e apresentam como vantagem permitir as projees e as previses ou a identificao de impactos de segunda ordem. V O mtodo da superposio de cartas trata da confeco de cartas temticas relativas aos fatores ambientais potencialmente afetados pelas alternativas, e suas informaes resultantes so sintetizadas segundo conceitos de fragilidade (cartas de restrio) ou de potencial de uso (cartas de aptido). So corretas APENAS as afirmativas (A) I, III e IV. (B) I, III e V. (C) I, IV e V. (D) II, III e V. (E) II, IV e V.

67
O potencial de aquecimento global ( Global Warming Potential - GWP) uma medida de como uma determinada quantidade de gs do efeito estufa (GEE) contribui para o aquecimento global, considerando fatores como a eficincia radiativa e a taxa de degradao no tempo. Qual das sequncias a seguir apresenta os gases em ordem decrescente de GWP? (A) CF4 N2O CH4 (B) CH4 CO2 SF6 (C) N2O C2F6 CH4 (D) CHF3 CH4 N2O (E) CO2 N2O CHF3

16
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

69
A Resoluo CONAMA n 393, de 08 de agosto de 2007, dispe sobre o descarte contnuo de gua de processo ou de produo em plataformas martimas de petrleo e gs natural e d outras providncias. Sobre o disposto por essa Resoluo, analise as afirmativas a seguir. I A gua produzida somente poder ser lanada, direta ou indiretamente, no mar, desde que obedea s condies, aos padres e s exigncias dispostos e no acarrete ao mar, no entorno do ponto de lanamento, caractersticas diversas da classe de enquadramento para a rea definida, com exceo da zona de mistura. II Para plataformas situadas a menos de doze milhas nuticas da costa, possvel o descarte de gua produzida nos casos em que a concentrao mdia aritmtica simples mensal de leos e graxas seja de at 42 mg/L, com valor mximo dirio de 70 mg/L. III O descarte de gua produzida em um raio inferior a dez quilmetros de unidades de conservao e a cinco quilmetros de reas ecologicamente sensveis permitido, desde que a concentrao mdia aritmtica simples mensal de leos e graxas seja de at 29 mg/L, com valor mximo dirio de 42 mg/L. IV As empresas operadoras de plataformas realizaro monitoramento semestral da gua produzida a ser descartada das plataformas, para fins de identificao da presena e concentrao de diversos parmetros, entre eles os radioistopos rdio-226 e rdio-228. V As empresas operadoras de plataformas devero apresentar ao rgo ambiental competente, at o dia 31 de maro de cada ano, relatrio dos monitoramentos realizados e as metodologias adotadas, referente ao ano civil anterior. Esto corretas APENAS as afirmativas: (A) I, II e IV. (B) I, II e V. (C) I, IV e V. (D) II, III e IV. (E) II, III e V.
o

70
Visando reduo de emisses de gases do efeito estufa (GEE) de forma mais eficiente, o Protocolo de Quioto introduziu um instrumento chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Por meio desse Mecanismo, pases em desenvolvimento que tm compromissos de reduo de emisses de GEE podem implementar projetos que apresentem uma reduo, dentro dos territrios de pases em desenvolvimento, obtendo Redues Certificadas de Emisses (RCE). Pode-se obter RCE por meio de algumas aes, EXCETO (A) substituio do combustvel de uma termeltrica de gs natural para diesel. (B) substituio do combustvel de uma siderrgica de petrleo para biomassa. (C) recuperao do metano de minas de carvo para destruio por queima. (D) recuperao do gs de um aterro sanitrio (metano) e de seu uso para gerao de energia. (E) instalao de um parque elico de gerao de energia para o sistema interligado.

17
ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JNIOR

MANH

CONHECIMENT OS BSICOS CONHECIMENTOS NVEL SUPERIOR


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA PORTUGUESA Questes Pontos 1a6 1,0 7 a 12 1,5 13 a 18 2,0 19 a 24 2,5 25 a 30 3,0

LNGUA INGLESA Questes Pontos 31 a 34 1,0 35 a 38 1,5 39 a 42 2,0 43 a 46 2,5 47 a 50 3,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

MARO / 2010

2
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

LNGUA PORTUGUESA
50

Texto I O profissional holstico No nascemos profissionais, nos tornamos a partir de um processo de crescimento, amadurecimento, vivncias e experincias com determinadas reas e atividades. Cada vez mais o mercado exige de ns a capacidade de atuarmos em reas que no so efetivamente de nossa preferncia e passa a exigir flexibilidade para entender que podemos adquirir novos conhecimentos, alm de desenvolvermos habilidades e atitudes importantes, de modo a contribuir para o processo de conquista da posio em que pretendemos estar no futuro. O profissional holstico composto de uma totalidade, em que o pensar, o sentir e o querer so as energias bsicas para a realizao. O sentir faz a ponte entre o pensar e o agir. Essa esfera nos coloca em contato com a experimentao e consequentemente nos leva ao aprendizado. Cada atividade que realizamos faz parte de um quadro maior, onde as peas se completam e se somam ao alcance do objetivo final. So estgios nos quais se obtm informaes, novo olhar, e se desenvolvem capacidades na direo da rea ou profisso escolhida. Neste contexto, importante que se compreenda a ideia holstica, o pensar sistemicamente, ou seja, entender que as aes, a existncia e as demais ocorrncias do dia a dia no so isoladas. Est conectado a outros acontecimentos ou vida de outras pessoas e organizaes. Pensar e agir sistemicamente no so privilgios, mas, sim, necessidades, e cabem a todos, estejam atuando onde estiverem. Encare qualquer emprego, tarefa, apresentao ou outra prtica como uma licena para aprender. Faa muitas perguntas, pense como cliente, observe o processo total do qual faz parte e como ele pode ser melhorado. O importante estar engajado psicologicamente nas tarefas e conexes, e estar aberto para aprender. Em outras palavras: o esforo faz a diferena. As qualidades mais importantes para a construo de uma carreira de sucesso no so atributos congnitos como, por exemplo, altura ou cor dos olhos, mas a flexibilidade, a tolerncia incerteza, a capacidade de levantar-se depois da queda. tornar-se um autoaprendiz, encontrar o seu caminho com o corao, usar o processo de autorreflexo e de uma reviso constante de importantes verdades a respeito de ns mesmos. Redescobrir a estrada que percorremos ao longo da vida, ainda que voc seja jovem.

Certa vez, algum perguntou a um velho se ele tinha crescido naquela cidade. A resposta dele foi: ainda no. O processo de crescimento contnuo, essa a mensagem que nos ensina a resposta do velho sbio.
OLIVEIRA, ngela. O profissional holstico. Disponvel em: http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Artigo/6136 o-profissional-holistico.html Acesso em: 15 dez 2009. (com adaptaes)

1
De acordo com as ideias apresentadas no Texto I, profissional holstico o que (A) se fixa e se aprimora em determinada rea profissional. (B) universaliza sua capacidade de atuao profissional. (C) possui um perfil psicologicamente integrado s atividades de sua preferncia nas quais atua. (D) demonstra, principalmente, capacidade de adaptao aos demais companheiros de equipe. (E) demonstra sua capacidade de atuao em uma atividade especfica profissional.

10

15

2
Segundo o Texto I, o profissionalismo est no(a) (A) afloramento de uma tendncia nata do indivduo. (B) capacidade de atuar satisfatria e preferentemente em determinada rea. (C) conjugao da competncia profissional com o equilbrio emocional. (D) flexibilidade psicolgica dos relacionamentos interpessoais. (E) diversidade de atuao aliada a uma predisposio ao aprendizado, visando ao sucesso profissional.

20

25

30

3
Considere as afirmativas abaixo. - Cada empreendimento configura-se, numa viso holstica, como singular e autossuficiente no que se refere aspirao profissional. II - O perfil ideal do profissional privilegia as caractersticas psicolgicas em detrimento do potencial gentico. III - A concepo holstica engloba as atividades profissionais tanto no mbito pessoal quanto no interpessoal. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. I

35

40

45

3
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

4
Em relao s ideias apresentadas no 2 pargrafo do Texto I, correto afirmar que a(o) (A) experimentao causa da ao. (B) realizao precede a ao. (C) pensamento sucede a ao. (D) sentimento antecede o pensamento. (E) aprendizado consequncia da experimentao.
o

11
A locuo conjuntiva destacada em ainda que voc seja jovem. (A. 48) pode ser substituda, sem alterar o sentido da frase, por (A) posto que (B) uma vez que (C) desde que (D) contanto que (E) logo que

5
Qual pargrafo do Texto I se atm a tecer consideraes sobre a importncia da aprendizagem ? (A) 1o (B) 3o o (C) 4 (D) 5o o (E) 7

12
A opo em que NO h correspondncia entre a forma verbal destacada na passagem e o significado a ela atribudo (A) nos tornamos a partir de um processo de crescimento, (A. 1-2) - transformar (B) ...em que pretendemos estar no futuro. (A. 10-11) almejar (C) ...nos leva ao aprendizado. (A. 16-17) - conduzir (D) e cabem a todos, (A. 30-31) - renegar (E) Encare qualquer emprego, (A. 32) - enfrentar

6
Na passagem O importante estar engajado psicologicamente nas tarefas e conexes, (A. 36-37), o sentido do vocbulo destacado (A) abstrado. (B) integrado. (C) preterido. (D) refutado. (E) excludo.

13
Assinale a opo em que a regncia do verbo destacado difere da dos demais. (A) ...exige de ns a capacidade de atuarmos em reas... (A. 4-5) (B) O sentir faz a ponte entre o pensar e o agir. (A. 14-15) (C) ... e consequentemente nos leva ao aprendizado. (A. 16-17) (D) algum perguntou a um velho se ele tinha crescido naquela cidade. (A. 49-50) (E) ...que nos ensina a resposta do velho sbio. (A. 5253)

7
Na linha argumentativa do texto, a expresso Est conectado... (A. 27-28), semanticamente, retoma (A) Neste contexto, (A. 24). (B) ...pensar sistemicamente, (A. 25). (C) ...dia a dia... (A. 27). (D) ...outros acontecimentos... (A. 28). (E) ...outras pessoas e organizaes. (A. 28-29).

8
A atitude de um profissional holstico s NO se caracteriza pela (A) tolerncia. (B) abertura. (C) impassividade. (D) versatilidade. (E) adaptabilidade.

14
Em relao aos aspectos gramaticais, assinale a opo em que respeitado o registro culto e formal da lngua. (A) No sei onde voc pretende chegar com esse tipo de atitude. (B) Devido o processo de seleo, precisamos nos capacitar. (C) Entre mim e voc no deve existir concorrncia desleal. (D) O profissional qualificado almeja ao seu espao na empresa. (E) A tolerncia, a ousadia e a criatividade, fazem parte do perfil de um bom profissional.

9
Semanticamente, a sequncia O processo de crescimento contnuo, (A. 51), em relao ao sentido da pergunta feita, caracteriza-se como um(a) (A) acrscimo. (B) contraposio. (C) condio. (D) alternativa. (E) ratificao.

15
Substituindo-se o termo destacado em a tolerncia incerteza, (A. 42), o uso do acento grave indicativo de crase torna-se facultativo em (A) a nossa relutncia. (B) a diferentes formas de pensar. (C) a alguma retaliao. (D) a cada indivduo. (E) as situaes de impasse.

10
Em A resposta dele foi: (A. 50), os dois pontos introduzem (A) a fala do narrador. (B) a quebra da sequncia de idias. (C) a declarao do interlocutor. (D) uma notcia subsidiria. (E) uma citao.

4
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

16
Transpondo-se os verbos destacados na passagem Faa muitas perguntas, pense como cliente, observe o processo total... (A. 33-35) da 3a para a 2a pessoa do singular, teremos (A) Faze pensa observa. (B) Faz pensa observa. (C) Fazei pensai observai. (D) Fazes penses observes. (E) Faas pensas observas. Texto II Quase Ainda pior que a convico do no e a incerteza do talvez a desiluso de um quase. o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e no foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu est vivo, quem quase amou no amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas ideias que nunca sairo do papel por essa maldita mania de viver no outono. Pergunto-me, s vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor, no me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cor, est estampada na distncia e frieza dos sorrisos, na frouxido dos abraos, na indiferena dos Bom dia, quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem at pra ser feliz. A paixo queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas no so. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar no teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-ris, em tons de cinza. O nada no ilumina, no inspira, no aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. No que f mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que no podem ser mudadas resta-nos somente pacincia, porm preferir a derrota prvia dvida da vitria desperdiar a oportunidade de merecer. Pros erros h perdo; pros fracassos, chance; pros amores impossveis, tempo. De nada adianta cercar um corao vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim instantneo ou indolor no romance. No deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impea de tentar. Desconfie do destino e acredite em voc. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive j morreu.
WESTPHAL, Sarah. Disponvel em: http://www.pensador.inf/p/ quase_cronicas_de_luiz_fernando_verissimo/3/. Acesso em: 3 jan 2010.

17
Relacionando o quase com o no e o talvez, correto afirmar que o quase, de acordo com o Texto II, (A) assim como o talvez, prenuncia uma derrota. (B) em cada situao, nega previamente uma ao, um sentimento, um estado. (C) torna-se mais enftico e mais decisivo que o no. (D) mais definitivo que o no e o talvez. (E) mais decisivo que o no e menos frustrante que o talvez.

18
O quase s NO caracteriza, no texto, resultado decorrente de um(a) (A) desejo. (B) tentativa. (C) necessidade (D) esperana. (E) realizao.

19
Assinale a passagem do texto que, semanticamente, NO estabelece uma relao direta com o quase. (A) ...a convico do no... (A. 1) (B) ...a incerteza do talvez... (A. 1-2) (C) oportunidades que escaparam pelos dedos, (A. 7-8) (D) preferir a derrota prvia dvida da vitria... (A. 28) (E) ...acredite em voc. (A. 35-36)

10

15

20
Assinale a passagem que se configura como uma definio para o quase. (A) ...tudo que poderia ter sido e no foi. (A. 4) (B) quem quase morreu est vivo, (A. 6) (C) ...chances que se perdem por medo, (A. 8) (D) ...ideias que nunca sairo do papel... (A. 9) (E) ...maldita mania de viver no outono. (A. 9-10)

20

25

21
Os elementos destacados estabelecem entre si uma relao de sentido caracterizada pelo contraste em (A) oportunidades (A. 7) - chances (A. 8). (B) mania (A. 10) - outono (A. 10). (C) covardia (A. 16) - falta de coragem (A. 16). (D) virtude (A. 19) - meio termo (A. 20). (E) nada (A. 22) - vazio (A. 23).

30

35

22
Em ...por essa maldita mania de viver no outono. (A. 910), o nico sentido que a expresso destacada NO apresenta (A) sem riscos. (B) sem ousadia. (C) sem apatia. (D) sem sobressaltos. (E) sem audcia.

5
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

23
O vocbulo cujo sentido caracteriza o repdio a ...uma vida morna; (A. 12) (A) escaparam (A. 7). (B) medo (A. 8). (C) (nos) leva (A. 11). (D) contesto (A. 12). (E) frieza (A. 14).

28
A conjuno destacada em mas no so. (A. 19) pode ser substituda, sem alterao do sentido, por (A) pois. (B) porquanto. (C) no obstante. (D) de sorte que. (E) ao passo que.

24
Em ou melhor, no me pergunto, contesto. (A. 12), o operador argumentativo destacado introduz um enunciado que, em relao ao anterior, configura-se, semanticamente, como uma (A) restrio. (B) retificao. (C) alternativa. (D) concluso. (E) justificativa.

29
O verbo destacado est flexionado INCORRETAMENTE em: (A) Ele, finalmente, reouve a f perdida. (B) Assim que os vir, d-lhes um forte abrao. (C) Propus, na verdade, maior reflexo. (D) Ningum a deteu, embora sua escolha fosse arriscada. (E) Durante muito tempo, cri em ideias no plausveis.

25
Considere as afirmativas abaixo. - quem quase passou ainda estuda, (A. 5) - o verbo destacado concorda com o sujeito quem. II - ...e falta coragem at pra ser feliz. (A. 16) - o verbo destacado concorda com o sujeito coragem. III - Pros erros h perdo; (A. 29-30) - o verbo destacado concorda com o sujeito perdo. I Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III

30
Assinale a opo em que a regncia do verbo destacado est correta, segundo o registro culto e formal da lngua. (A) Informei-a que o perodo turbulento havia terminado. (B) Assistia a derrota daqueles que no acreditaram na oportunidade. (C) Diante de tamanha presso, chegou no seu limite. (D) Neste momento, diante do ocorrido, todos reivindicam por tranquilidade de vida. (E) A constatao de que aquilo era verdadeiro custoulhe dias difceis.

26
No texto, o emprego do futuro do pretrito em o mar no teria ondas, (A. 20-21) est relacionado, semanticamente, a uma (A) condio. (B) causa. (C) finalidade. (D) concesso (E) proporcionalidade.

27
A classe da palavra destacada difere da classe das destacadas nas demais opes em: (A) Ainda pior que a convico do no... (A. 1) (B) ... a desiluso de um quase. (A. 2) (C) ...por essa maldita mania de viver no outono. (A. 9-10) (D) O nada no ilumina, (A. 22) (E) Um romance cujo fim instantneo... (A. 32-33)

6
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

LNGUA INGLESA
Consider Text I to answer questions 1 to 9. Text I Deepwater Oil Finds Spur NYK to Invest in New Vessels
by Mari Iwata 55 50

10

15

A raft of giant oil strikes in global deepwaters is prompting Japanese shipping company NIPPON YUSEN KABUSHIKI KAISHA (NYK Line) to invest more in floating production vessels that it can offer for lease, a senior executive said. NYK Line says Petroleo Brasileiro SA (PBR) will be its biggest customer in the near term, as Brazils state-owned oil company targets first production from large oil finds in the subsalt region. Good news flowing from drilling campaigns in Brazils deep water continued Tuesday when Petrobras said its Guara prospect in the Santos Basin holds between 1.1 billion and 2 billion barrels of oil equivalent. Other big discoveries in the area include Tupi, which was the Western Hemispheres largest discovery in more than 30 years. The oil lies under more than 2,000 meters of water and a further 5,000 meters under sand, rock and a shifting layer of salt. Fewer Rivals In June, NYK and three Japanese partners invested in Etesco Drilling Services LLC, which will lease drill ships to Petrobras. A drill ship is already on order and due for delivery in January 2012. It will be leased to Petrobras for a maximum 20 years for drilling in Brazils subsalt region. Hitoshi Nagasawa, managing officer of NYK Line, said NYK isnt involved in operating the drill ship in this project, and is merely an investor. However, well learn from our experience partnering companies, as our ultimate goal is to operate (floating vessels) on our own, he said. NYK is one of Japans two major crude oil and liquefied natural gas carrier companies, and has a track record in loading and offloading these products. It is also joint operator of a drilling vessel owned by the Japanese government. NYK aims to make operating and leasing floating vessels the third pillar of its business after LNG shipping and very large crude carriers, or VLCCs. At present, Petrobrass ambitious drilling plans in deepwater will ensure the Brazilian company remains its largest customer in the near term, Nagasawa said. But the company is studying several more projects involving floating vessels, said Nagasawa. He declined to give specifics, but said: We will partner with and invest in other companies if we think the project is good. But we wont do a project alone, because the investment is too large for one company.

60

NYK is also seeking other projects than drill ships. These include floating production, storage and offloading vessels, or FPSOs, floating storage and offloading vessels, or FSOs, and floating storage and regasification units, or FSRUs. NYK posted a net profit of Y56 billion for the fiscal year ended March 2009, roughly down by half from a year earlier. The earnings decline was due in part to weakening demand for shipping in the second half and higher costs due to a strong yen. The container shipping sector was among the most attractive to new entrants until the global economy started to turn down in fall 2008, with the intensifying competition contributing to weaker margins. But the business of leasing and operating floating vessels for use in deep-water areas has more barriers to entry because it requires deeper technological knowledge and higher investment, Nagasawa said.
slightly adapted from: (TOKYO) Dow Jones Newswires Sept. 10, 2009 URL: http://www.rigzone.com/news/article.asp?a_id=80199, retrieved on 22 December 2009.

31
The main purpose of this article is to (A) justify why NYK has been Petrobrass biggest customer in prospecting subsalt regions. (B) explain why NYK and Petrobras have decided to jointly operate drilling ships till January 2012. (C) complain about Petrobrass ambitious drilling plans derived from its recent deepwater discoveries. (D) expose NYKs plans for floating vessels that could be leased to Petrobrass subsalt oil drilling. (E) recommend investors to put their money on shares of NYK as the companys net earnings for the fiscal year were high.

20

25

32
In paragraph 2 (lines 9-17), the author suggests that Tupi is (A) a region in the Western Hemisphere that will produce up to 1.1 billion barrels of oil. (B) as poor in oil prospects as Guara has been found to be. (C) the most promising oil source in the world discovered in the 30s. (D) solely responsible for all the good news about oil finds in Brazil. (E) included, along with Guara, among the very favorable oil reserves in the Santos Basin.

30

35

33
In the fragment We will partner with and invest in other companies if we think the project is good. (lines 43-44), Nagasawa expresses a(n) (A) impossible fact. (B) absolute certainty. (C) unachievable situation. (D) concrete intention. (E) remote possibility.

40

45

7
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

34
In These include floating production, storage and offloading vessels, (lines 48-49), the pronoun these refers to (A) ...investment(s)... (line 45). (B) ...projects... (line 47). (C) ...ships. (line 47). (D) ...floating production, storage and offloading vessels, (lines 48-49). (E) floating storage and regasification units, (lines 50-51).

39
According to Text I, all of the following statements are true about NYK, EXCEPT the fact that the company (A) is looking forward to being the only company serving Petrobras in supplying drill ships for deepsea production. (B) is currently an investor in a project with other Japanese companies to support Petrobrass oil production. (C) is interested in expanding its business into other kinds of vessels, besides carriers of crude oil and liquefied natural gas. (D) was not as lucrative in 2008-2009 as it had been in past years partly due to the exchange rate of Japanese currency. (E) may face technical and financial obstacles in being a new entrant in the business of leasing floating vessels. Consider Text II to answer questions 10 to 20. Text II The next oil giant?
Mar 19th 2009 From the Economist Intelligence Unit ViewsWire

35
The phrase roughly down by half from a year earlier. (lines 53-54) indicates that (A) NYKs net earnings had declined to about 50% of the 2008 figures. (B) the earlier the fiscal taxes came in, the rougher NYKs yearly profit would be. (C) more than half of NYKs earnings had been raised in comparison to those of the year before. (D) in 2008, due to the rough scenario of the economy, NYKs profits fell to Y28 billion. (E) in March 2009, NYKs expected profit amounted to twice of what had been calculated the previous year.

Financing hurdles At the time of the Tupi discovery, oil prices were close to US$100/b, but since then they have fallen to around US$40/b. Weak prospects for a significant pickup in the medium term have raised questions about whether investors will see the project as financially viable. The drying up of international financing, significantly lower oil prices and the technological and geological challenges related to the development of the new oil finds make long-term cost calculations difficult. Because of this, Petrobras decided to delay the announcement of its five-year strategic plan by four months. It was finally made public in February 2008 and included very ambitious financial goals. The revised plan for 2009-13 is based on an average oil price of US$42/b and calls for investments of around US$174.4bn, a 55% increase from the US$112.4bn stated in its 2008-12 investment plan. Petrobras has gone some way towards securing financing for this years outlays. The company has raised US$10.5bn of the US$28.6bn it needs. Of the remaining US$18.1bn, it is set to receive US$11.9bn from the Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES, Brazils national development bank) in the form of a 30-year US$11.9bn loan, with an additional US$5bn bridge loan expected from a consortium of international banks. Petrobras would need to raise a further US$10bn to cover its investments in 2010. Growing difficulties in accessing international capital markets could scupper these plans orat the very leastsharply raise the cost of borrowing. The brief easing of credit conditions in January allowed Petrobras to issue a 10-year, US$1.5bn bond on the eurobond market. But low risk appetite on the part of foreign

36
The explanation given corresponds to the information in Text I in (A) ...1.1 billion and 2 billion barrels... (line 12) amount of oil to be produced in the Santos Basin in a year. (B) ...5,000 meters... (line 16) distance between the water surface and the layer of salt. (C) ...maximum 20 years... (line 23) total period Petrobras will be allowed to use the drill ship to explore the Brazilian subsalt region. (D) ...Y56 billion... (line 52) NYKs total earnings for the calendar year of 2009. (E) ...fall 2008, (line 59) period when the global economy forced NYK to begin to invest in container ships.
5

10

15

37
In terms of meaning, (A) ...prompting... (line 2) and triggering are antonyms. (B) ...due... (line 22) and scheduled are synonyms. (C) ...ensure... (line 39) cannot be replaced by guarantee. (D) ...seeking... (line 47) is similar in meaning to rejecting. (E) ...turn down... (line 59) is equivalent to take off.

20

25

38
The only acronym that does NOT represent a vessel used in oil production is (A) VLCC (B) FPSO (C) FSRU (D) FSO (E) LNG
30

8
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

35

investors, recent currency-derivatives losses and continued uncertainty regarding the value of the Real mean that large Brazilian companies are increasingly likely to rely on local banks for credit at high premium spreads. What role for private capital? While the role of the state oil company is not in question, the level and manner of participation by the private sector is not as clear. Brazil opened its hydrocarbons sector to private investors at the end of the 1990s. Since then, it has held annual bidding rounds that have become a model of transparency and have attracted large numbers of private participants. However, Brazils new oil and gas potential has raised doubts about the extent of that openness in the future, as the government debates the preferred degree of private participation. Following the Tupi discovery, the government removed 41 deepwater blocks in the sub-salt region from the ninth bidding round for the first time since it started holding international rounds in 1998. In 2008 Braslia again withheld offshore blocks from the 10th bidding round. Seven companies currently hold concessions for the development of the sub-salt: Petrobras, BG, Galp, Repsol, Shell, Exxon and Amerada Hess. A specially created government task force is studying possible changes to the concession laws that would give Petrobras the upper hand in the development of the Tupi area. The task force is considering options such as raising taxes and royalties on private companies producing in the new areas. Under current concession contracts, private operators sell the oil they produce in exchange for a relatively low government take of between 5% and 10%. They also pay a special participation tax of 10-40% of revenue on large fields, depending on volume, location, depth and age; this level could also be raised. A more dramatic approach under consideration is to turn concession contracts into production-sharing agreements with Petrobras. This would mean that private companies would have to share their production with the government after recovering costs. Any changes to the current contractual agreements would need congressional approval. But the final decision will be in the hands of the president, Luiz Incio Lula da Silva, based on the suggestions made by the task force. Whichever line he takes will set the stage for hydrocarbons developments in a future oil-rich Brazil beyond the end of his presidential term in 2010. The government hopes that by engaging in a debate early on in the development of the south-eastern oil reserves, it will pre-empt a possible shift to resource nationalism.
THE ECONOMIST http://www.economist.com/ displaystory.cfm?story_id=13348824&source=login_payBarrier

40
The question mark in the title The next oil giant?, in connection with the arguments exposed in the text, suggests that the author (A) fears the unexpected drop in oil prices resulting from the new oil finds. (B) is uncertain about the profitability of Brazils recently discovered oil reserves. (C) refuses to admit that Brazil will definitely emerge as a financially viable country. (D) questions whether Brazil will really become selfsufficient in oil in the near future. (E) criticizes the Brazilian governments current concession laws for oil exploration by foreign companies.

40

45

50

41
According to paragraph 2 (lines 7-18), the overall reason for Petrobras to postpone disclosing its 2009-13 strategic plan was announced to be the (A) significantly lower oil prices. (B) development of the new oil finds. (C) difficult long term cost calculations. (D) drying up of international financing. (E) technological and geological challenges.

55

60

42
Large Brazilian companies are inclined to count on local banks for credit, as explained in paragraph 4 (lines 29-39), due to the (A) current stability of the Brazilian currency in the eurobond market. (B) resistance of international investors to put their money in low-risk projects. (C) incapacity of European financing companies to invest in Latin American markets. (D) high cost of international capital in the current economic scenario for high-risk projects. (E) total impossibility of finding partners to form a consortium of international investors for Brazilian projects.

65

70

75

80

43
While... (line 41) and However, (line 48) could be correctly replaced with (A) although therefore. (B) yet due to the fact that. (C) whereas for that reason. (D) even though nevertheless. (E) in the meanwhile - on the other hand.

85

9
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

44
The only fragment that DOES NOT refer to an aspect that might represent an obstacle for the progress of the exploration of Brazils deep water oil reservoirs is (A) The drying up of international financing, significantly lower oil prices and the technological and geological challenges (.) make long-term cost calculations difficult. (lines 7-10). (B) The revised plan for 2009-13 is based on an average oil price of US$42/b and calls for investments of around US$174.4bn, a 55% increase from the US$112.4bn stated in its 2008-12 investment plan. (lines 14-18). (C) The company has raised US$10.5bn of the US$28.6bn it needs. Of the remaining US$18.1bn, it is set to receive US$11.9bn from the Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (lines 20-23). (D) Growing difficulties in accessing international capital markets could scupper these plans orat the very leastsharply raise the cost of borrowing. (lines 29-31). (E) Brazils new oil and gas potential has raised doubts about the extent of that openness in the future, as the government debates the preferred degree of private participation. (lines 48-51).

47
In paragraph 7 (lines 60-76), among the possible changes to the Brazilian concession laws for the exploration of the deepwater blocks in the subsalt region, the author mentions (A) lowering government taxation on the oil sold by private operators in the Tupi region. (B) replacing concession contracts with production-sharing agreements with international companies. (C) forbidding private companies to operate oil producing plants in the newly discovered fields. (D) forcing Petrobras to pay a participation tax of 10-40% on its production to private companies. (E) increasing taxes only on oil produced from the small fields, according to volume, location, depth and age.

48
The expression in bold type and the item in brackets are semantically equivalent in (A) Weak prospects for a significant pick-up in the medium term have raised questions about (lines 4-3) [drop]. (B) The drying up of international financing, (line 7) [growth]. (C) The revised plan for 2009-13 is based on an average oil price of US$42/b and calls for investments of around US$174.4bn, (lines 14-17) [demands]. (D) private operators sell the oil they produce in exchange for a relatively low government take of between 5% and 10%. (lines 66-68) [instead of]. (E) A more dramatic approach under consideration is to turn concession contracts into production-sharing agreements with Petrobras. (lines 71-73) [submitto].

45
The participation of the private sector in the exploration of Brazils new oil finds is considered (A) equivocal, as Braslia has decided against limiting the participation of private companies in all oil production. (B) undesirable, since the government will definitely eliminate all concession contracts with foreign companies. (C) troublesome, since the government task force has decided that private operators need not distribute revenues from sub-salt production. (D) unnecessary, due to the concessions to be denied to seven international companies for the development of the sub-salt region. (E) unresolved, because the Brazilian government is still unsure about the degree of participation that private partners should have in this new business.

49
President Luiz Incio Lula da Silva is mentioned in the last paragraph because, according to the author, (A) he will probably have the final say on the changes of the concession laws for the exploration of the new oilrich areas. (B) he intends to put an end to programs of exploratory drilling off the southeastern coast of Brazil. (C) presidential elections will be held next year and current contracts will certainly be modified. (D) it is believed that hydrocarbon developments should only start after his presidential term ends in 2010. (E) it is up to the President to decide which companies are reliable enough to partner with Petrobras for sub-salt production.

46
In ... possible changes to the concession laws that would give Petrobras the upper hand in the development of the Tupi area. (lines 61-63), the expression give the upper hand means (A) show abusive power. (B) have a dominant position. (C) act in skillful manipulation. (D) hold a subordinate standing. (E) force a threatening command.

10
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

50
I am a bit apprehensive of the temptation of relegating to the background the lofty and creative initiative of Brazil in the sugar cane-based ethanol and other biofuel energy products, the moment the drilling of these huge oil wells in Tupi and its satellite oil wells takes off in earnest, amid challenging circumstances, though. My advice is that while Brazil is joyfully tinkering with the prospect of raking in colossal petro-dollar money, she shouldnt, by any means, lose sight of the need to consolidate investment in the already standard setting, functional, renewable and clean energy source that is the ethanol. The government should find a perfect mix in due course.
Enyinnaya wrote Mar 21st 2009 http://www.economist.com/node/13348824/comments

The author of the comment above expresses concern for the forecast presented in Text II since (A) he fears the high investments in the new oil fields will only take off when Brazil manages to find a perfect partner to drill the huge Tupi wells. (B) he believes Brazil should be investing more in oil extraction facilities to consolidate its rank among the major world oil producers. (C) Brazil is the worlds largest producer of ethanol and should not be worried about probing other offshore sites to increase its oil production. (D) all of the investments in Brazils new oil and gas potential should not undermine its endeavors in producing greener fuels. (E) the Tupi wells will not render the petro-dollars needed to continue empirical research on renewable energy sources.

11
CONHECIMENTOS BSICOS - NVEL SUPERIOR

GABARITO NVEL MDIO PROVA DIA 28/03/2010

TURNO: MANH CONHECIMENTOS BSICOS


LNGUA PORTUGUESA 1- D 2- C 3- E 4- D 5- C 6- B 7- A 8- C 9- C 10 - A 11 - B 12 - B 13 - D 14 - E 15 - A 16 - D 17 - E 18 - D 19 - B 20 - A 21 - D 22 - A 23 - A 24 - C 25 - C MATEMTICA 26 - D 27 - C 28 - E 29 - D 30 - D 31 - B 32 - B 33 - B 34 - C 35 - A 36 - D 37 - E 38 - B 39 - C 40 - B 41 - E 42 - D 43 - C 44 - C 45 - D 46 - A 47 - A 48 - B 49 - A 50 - A

GABARITO NVEL MDIO PROVA DIA 28/03/2010


TURNO: TARDE CONHECIMENTOS ESPECFICOS
TC. DE EXPLORAO DE PETRLEO JR / ELETRNICA TC. DE INSPEO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAES JR TC. DE CONTABILIDADE JR TC. DE ADMINISTRAO E CONTROLE JR TC. DE MANUTENO JR / ELTRICA TC. DE MANUTENO JR / ELETRNICA TC. DE MANUTENO JR / MECNICA TC. DE EXPLORAO DE PETRLEO JR / GEOLOGIA TC. DE EXPLORAO DE PETRLEO JR / GEODSIA TC. DE ESTABILIDADE JR TC. DE MANUTENO JR /INSTRUMENTAO TC. DE INFORMTICA JR TC. DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JR / OPERAO TC. DE LOGSTICA DE TRANSPORTE JR / CONTROLE

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C B D D B C A C B E B E B C A A D A A D E B B D C D C E A B D D E C A B A C B E E E D E C A B D B C

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

D C A B E E E A A D D E B B C C C D C E D A C A E B B A D C B A A D B C E D A E B C A D D C B E B B

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

A D C B D E B C E A E B E A A D C A A C E B B E D B A E A B B C D A C D D E A B C D C E B B C B D A

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

E C A A E E C D A D E B B C B A B A E D C D B D E C B E D A D E B C A B A C A A E E D C D B C D C B

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

D E C C B A A C D D E C B A C B B B E E E A C A C C D E D A B B E D D A E E B D B B E E C C D A A A

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

B E C E E D A A A A D E C E E C D B B A B A B B E A A E C A C D B C C D E B A C D A E D D D C A E D

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C B D C A A D A A C D A C E B A E C E D B C A D B B B B E D C D D B C A B D C E E D A D E A D B E A

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

B C C D A C E B A E D A B C E D D A A B A E D C E B A B E A C C B E A C D B E D C E B D B A D A C E

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

A B C D E B C E E D C E A C C D A E B D A B C B D B A B E D A D D A C A D E B C B D E E D A E E C C

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

A C C A C A D B B D D D A B E C C A B D E A D D E C A D C D A D B A C E E B B E B B C B D E A B A E

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C A B E E D A A C D C A B A D E D B C C D A A E E C C E C B C B B B B A E B B E D A D E C B E A C D

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C B C D E A C C B C E D B E E B B D D B E B E A C A C C D C D D A B D B E B A C E E A B A C E B C D

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C E E D E B A B E D C D A C C B B D D A E D A B C C E B A E E C E B A C B A E E E B C D B C E D D A

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C E E D E B A C B E E C D D A E A D C B E C E D C D D B A E A E D D D B D E A E B C C B B D A C D A

GABARITO NVEL MDIO PROVA DIA 28/03/2010


TURNO: TARDE CONHECIMENTOS ESPECFICOS
TC. DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JR / ESTRUTURAS NAVAIS TC. DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JR / EDIFICAES TC. DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JR / ELTRICA TC. DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JR / ELETRNICA TC. DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JR / INSTRUMENTAO TC. DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JR / MQUINAS NAVAIS TC. DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JR / MECNICA TC. DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JR / ADMINISTRAO TC. DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JR / ELTRICA TC. DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JR / MECNICA TC. DE TELECOMUNICAES JR TC. DE OPERAO JR TCNICO QUMICO DE PETRLEO JR

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

D E C B C A A E C C A D E C B D E A D B B D D E A C A B E D B D B B A C D C E A D D A B A D C D E E

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

A C A D B C A A E E B B D A D D B A C E D D D C C D E A D D E D B C D C B C A A B B E C C B E C C E

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C B A E C D B B B D B D A A B C C D A C B D B A B C A E D E C A E E C B B A E A C D E E D D B A A E

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C B C D E A C C B C E D B E E B B D D B E B E A C A C C D C D D A B D B E B A C E E A B A C E B C D

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C A E D E C E D D A C D B E B B E B C C D A E C B A E A D B A E B C A D C D A A B C D B C D E B A B

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

C E E D E B A B E D C D A C C B B D D A E D A B C C E B A E E C E B A C B A E E E B C D B C E D D A

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

E A A D E C C E E B A D D C B E B D D D B C A A B C E A B D A E E C A A C E A B D B C B D E A D D B

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

E C A D D C B A D C B A E B E B C C C E B D E A E B D C E A D A C E B C C D A E D A B D B D C D B A

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

E E A C C E A E C D A E B A E B A D D D B D C A B C C B B E C D B E A C B B D C E B B D A C C E A C

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

E E A C C E A E C D A E B A E B A D D D B D C A B C C B B E B B C A D C D D E B C E B D E A C A B C

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

E E A C C E A E C D A E B A E B A D D D B D C A B C C B B E B E C C B D C D B A B A D B E B C C D E

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

B A C A E B D C E C D D D B B E B B D B E E B B B B A D B C E A A E A A C C D E A D B C C D C A E E

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344454647484950-

B B E D E B D A C C A D A B D D A C E B C A C E D D A D E B C E D E B C C B B B C B E A E D C B A D

GABARITO NVEL SUPERIOR PROVA DIA 28/03/2010

TURNO: MANH CONHECIMENTOS BSICOS


LNGUA PORTUGUESA 1- B 2- E 3- E 4- E 5- D 6- B 7- B 8- C 9- B 10 - C 11 - A 12 - D 13 - B 14 - C 15 - A 16 - A 17 - B 18 - E 19 - E 20 - A 21 - D 22 - C 23 - D 24 - B 25 - C 26 - A 27 - C 28 - C 29 - D 30 - E LNGUA INGLESA 31 - D 32 - E 33 - D 34 - B 35 - A 36 - C 37 - B 38 - E 39 - A 40 - B 41 - C 42 - D 43 - D 44 - C 45 - E 46 - B 47 - B 48 - C 49 - A 50 - D

GABARITO NVEL SUPERIOR PROVA DIA 28/03/2010


TURNO: TARDE CONHECIMENTOS ESPECFICOS
ANALISTA AMBIENTAL JR / BIOLOGIA 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970E A E B D B C A E D C D B B A C C D E B E D E D C A A A D C A C B E E B B C E E C B C B D D E A E D E B C B C C C D A C B D E B A D C C E A ANALISTA AMBIENTAL JR OCEANOGRAFIA 1B 2D 3A 4A 5A 6B 7E 8D 9E 10D 11D 12E 13C 14B 15A 16B 17B 18E 19A 20C 21E 22D 23D 24B 25B 26D 27C 28E 29E 30C 31A 32A 33B 34D 35D 36D 37A 38D 39D 40C 41D 42E 43E 44C 45B 46C 47A 48B 49C 50- Anulada 51B 52E 53D 54A 55B 56B 57D 58B 59A 60D 61D 62A 63D 64A 65B 66D 67C 68D 69A 70C ANALISTA DE DE SISTEMAS JR / ENG. DE SOFTWARE 1C 2B 3B 4E 5A 6E 7E 8D 9A 10D 11A 12B 13C 14A 15E 16C 17D 18B 19E 20C 21A 22E 23D 24C 25C 26B 27E 28E 29B 30A 31D 32B 33B 34A 35A 36C 37A 38D 39A 40C 41C 42B 43D 44D 45D 46D 47A 48D 49E 50A 51E 52B 53E 54D 55A 56E 57B 58A 59A 60B 61E 62C 63C 64D 65A 66B 67C 68D 69D 70E ANALISTA DE SISTEMAS JR / INFRAESTRUTURA 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970D A E A C A B A E B B B C C C A A D A C E E A B B B D E B D B D C B C C B C C C A C D A B E A C B A C B C D D D B A B E C D B D C E B B A A ANALISTA DE SISTEMAS JR / PROCESSOS DE NEGCIOS 1A 2C 3A 4B 5E 6B 7E 8A 9C 10B 11B 12E 13B 14D 15A 16B 17C 18E 19E 20B 21D 22D 23E 24E 25D 26C 27C 28E 29D 30A 31C 32A 33A 34D 35E 36D 37A 38B 39C 40A 41A 42A 43D 44E 45C 46D 47A 48E 49A 50B 51D 52D 53A 54A 55E 56C 57D 58E 59B 60D 61E 62D 63A 64A 65B 66A 67C 68D 69E 70B BIBLIOTECRIO JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970B E D A D E A C D B A C E E B A A C B A A B D A C C D A E C B E B A E D E D C B D E C B C A D A C A B D E B E A C C E D D A C A D C E A B B CONTADOR JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970D E D A C B C C D E B A C C A D B D B B A E C E D E D A D C A A A A B D A E E E B B A B E D C C E A D C B E B C D B A C E B E C A D B C E C DENTISTA JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970C C D A D D E C E D B A B E A E C E E A A B D C C A A E D B A B C B B D B A C E A C E B C D E D B C D E B C D B A E B E A B C D E D A C C C

GABARITO NVEL SUPERIOR PROVA DIA 28/03/2010


TURNO: TARDE CONHECIMENTOS ESPECFICOS
ENFERMEIRO DO TRABALHO JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970C A B E C A A D E B B E C E A D E D D D A A B C E B B D C E E D D B A E D B A E B D D D A E C E B C A B A C B C B D D C A C C C D D C B E E ENGENHEIRO DE EQUIP. JR / ELTRICA 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970B E A C E C E A D D A A E C E E E D C A D D D C A C B A C B A D D D A E A C E C A D D C B C C E D B C A D D A E B E A E C D B C B A B B C C ENGENHEIRO DE EQUIP. JR / ELETRNICA 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970E B C E B A B E E C E C C E A B D A A A C C B A D E B A B C E D C A B C E B D A A D B D C C D E D D C E D A A D B C C B D D D E A C A C D E ENGENHEIRO DE EQUIP. JR / INSPEO 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970B C D B E A C E E D B A B D A B C C E A E E C B A D E A A C E C D B E B D C D C B C E D D D C D A E E C B B A E B A C E E D C B B D D A A B ENGENHEIRO DE EQUIP. JR / TERMINAIS E DUTOS 1- C 2- D 3- A 4- B 5- C 6- C 7- D 8- C 9- A 10- D 11- A 12- C 13- D 14- E 15- A 16- E 17- B 18- C 19- D 20- B 21- C 22- D 23- C 24- B 25- B 26- A 27- C 28- A 29- A 30- B 31- E 32- E 33- B 34- C 35- B 36- A 37- B 38- D 39- E 40- E 41- D 42- E 43- E 44- B 45- B 46- A 47- C 48- D 49- E 50- D 51- A 52- E 53- E 54- C 55- A 56- D 57- A 58- A 59- B 60- A 61- E 62- C 63- C 64- A 65- B 66- E 67- A 68- B 69- D 70- D ENGENHEIRO DE MEIO AMBIENTE JR 1- B 2- D 3- D 4- D 5- C 6- E 7- D 8- E 9- B 10- B 11- C 12- C 13- E 14- A 15- B 16- A 17- C 18- A 19- D 20- D 21- E 22- A 23- D 24- B 25- A 26- C 27- E 28- E 29- C 30- A 31- D 32- A 33- E 34- C 35- A 36- B 37- E 38- E 39- B 40- D 41- C 42- B 43- A 44- D 45- E 46- C 47- B 48- D 49- C 50- D 51- E 52- E 53- E 54- C 55- D 56- E 57- A 58- B 59- A 60- C 61- D 62- C 63- D 64- B 65- D 66- D 67- A 68- B 69- C 70- A ENGENHEIRO DE PRODUO JR 1- A 2- B 3- E 4- D 5- B 6- B 7- A 8- D 9- C 10- A 11- D 12- C 13- E 14- A 15- C 16- A 17- E 18- E 19- B 20- C 21- D 22- E 23- D 24- C 25- B 26- C 27- C 28- C 29- D 30- E 31- B 32- D 33- B 34- C 35- D 36- D 37- E 38- E 39- B 40- D 41- E 42- E 43- B 44- C 45- B 46- A 47- D 48- B 49- E 50- D 51- A 52- D 53- C 54- D 55- B 56- C 57- D 58- B 59- D 60- A 61- C 62- A 63- C 64- D 65- A 66- B 67- A 68- E 69- B 70- A ENGENHEIRO DE SEGURANA JR 1- B 2- C 3- A 4- B 5- D 6- E 7- C 8- A 9- E 10- B 11- C 12- D 13- E 14- A 15- C 16- E 17- B 18- D 19- E 20- C 21- B 22- A 23- E 24- A 25- D 26- B 27- C 28- A 29- E 30- A 31- D 32- B 33- D 34- A 35- E 36- D 37- E 38- B 39- A 40- C 41- E 42- B 43- C 44- C 45- D 46- C 47- D 48- B 49- E 50- A 51- A 52- D 53- C 54- D 55- D 56- A 57- E 58- C 59- B 60- D 61- D 62- B 63- A 64- E 65- E 66- C 67- A 68- A 69- E 70- E

ENGENHEIRO CIVIL JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970E A A C E B B E C D D D B D C C D B A D D E B B E C B B E D D C B A E B D E D C A E C E A C B E B E A C D D B A C C D A C D B D E B C C C C

GABARITO NVEL SUPERIOR PROVA DIA 28/03/2010


TURNO: TARDE CONHECIMENTOS ESPECFICOS
ENGENHEIRO DE TELECOMUNICAES JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970C E B A A A B C C B A C B B D C E B C A D A B B C A E C B C D A B C C C B A E D E D C E E B E D E E B D C D A E A C A B A D B C E C D B D D ENGENHEIRO NAVAL JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970A B E C D B E A E B A A B C E B C D D B B E C A A E C B A D E E D D C D C C A D A D B C C A E C E D E D B E D B C E C B E B D D D B D A E E ESTATSTICO JR 1A 2D 3B 4C 5D 6E 7A 8A 9C 10E 11C 12A 13C 14C 15C 16B 17E 18B 19A 20E 21A 22E 23C 24E 25E 26A 27D 28C 29B 30E 31D 32D 33A 34C 35B 36A 37C 38B 39B 40A 41- Anulada 42C 43B 44B 45C 46B 47A 48A 49D 50C 51E 52E 53B 54B 55A 56D 57A 58E 59E 60D 61C 62B 63A 64A 65D 66B 67C 68D 69D 70D GELOGO JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970B D A B D D C C B C C D E D C B A A D B D D D D B B D E A E C E E E E C E A E C A D D E C A B E E B E A A A A A A A B C E B D E D C E B C E MDICO DE TRABALHO JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970C C D E B B C D E B A C C A D C D D D B A E B B D D E B C B D E A B B B B A E A A D B B D D C B C E E D E C C E A D E A D C D C E B D B D A NUTRICIONISTA JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970D A A B B E C B D A D D C A E E C A E A C A E A A A D B C D D E E E C E A C A B C B E B C C C E B D B E E C A E A C D B E E B B B C D A E D PSICLOGO JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970E D E A C D C B A C E B C B E A B A A B E C D C A D E A B D C E C B E A B D E B A C B A C D D C A A D E E D D B C C B B E E A D A B B D C E QUMICO DE PETRLEO JR 12345678910111213141516171819202122232425262728293031323334353637383940414243444546474849505152535455565758596061626364656667686970C E D B D C B E E B A C D D C D A D E E B A A C B E A C D B B D B A E C D E C B C C C B A E A B C B A E B D C B A D A A A E E C C C B D B D

Das könnte Ihnen auch gefallen