Sie sind auf Seite 1von 4

A percepo multissensorial do objeto cultural

Amanda Pinto da Fonseca Tojal

A percepo do objeto cultural, fonte primria de apropriao da cultura, representada pelo patrimnio universal, encontra no museu e nos espaos culturais um local privilegiado de mediao, o que, conseqentemente, faz com que essas instituies se imponham uma grande responsabilidade, tanto poltica como social, de promover a interao entre o objeto cultural com o seu pblico. Sendo assim, de nada adiantaria o trabalho de mediao no museu sem que fossem dadas todas as garantias e oportunidades de pleno acesso a esse patrimnio, o que significa abrir essa instituio para todos os tipos de pblicos, principalmente queles que por fatores sociais e tambm por limitaes sensoriais, fsicas e intelectuais fazem parte de grupos com menores condies de participar desses espaos. Ao se pretender abrir o espao museolgico a todos os pblicos, h de se levar em considerao novos fatores que impem aos processos de comunicao mltiplas formas de dilogo, pois a igualdade de direitos est intrinsecamente relacionada ao respeito pela diversidade coletiva ou individual. , dessa forma, que as estratgias de mediao devero ampliar o uso dos canais de percepo, de forma no somente verbal (oral e escrita), mas tambm interativa e experimental, pois ao se pensar em todos os pblicos, os profissionais de museus se deparam com uma importante e significativa parcela da sociedade os pblicos com necessidades especiais o que implica incremento e adaptao das estratgias para aes que tambm envolvam a percepo multissensorial. A percepo multissensorial tambm parte inerente de uma postura semitica aplicada comunicao museolgica que privilegia a compreenso da recepo, a partir dos estmulos provenientes dos objetos e dos sentidos, a eles atribudos pelo pblico fruidor, sendo que, nesse caso mais especfico, a nfase da recepo est vinculada fruio do objeto cultural a partir de todos os canais sensoriais alm do visual, como o ttil, o auditivo, o olfativo, o paladar e o cinestsico. 1 Esses canais sensoriais podem ser estimulados por meio de recursos mediticos 2, especialmente concebidos para facilitar a percepo do objeto cultural por parte do pblico fruidor, fator esse fundamental para a compreenso e significao deste objeto, principalmente aos pblicos com necessidades especiais. Compartilhando as reflexes de Ballestero 3, os sentidos do tato, audio, viso, olfato e paladar, so canais de entrada muito valiosos para aquisio de informaes, acrescentando que o desenvolvimento da percepo pela via multissensorial predispe tambm os indivduos a uma maior receptividade e sintonia, tanto com o meio ambiente como com seus semelhantes.
Cinestesia: sentido pelo qual se percebem os movimentos musculares, o peso e a posio dos membros. Fonte: Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 3.ed. So Paulo: Positivo, 2004. Recursos mediticos: materiais sensoriais de apoio - objetos, rplicas, maquetes, extratos sonoros, entre outros, utilizados como instrumentos mediadores entre o pblico e o objeto cultural. Segundo o autor, O tato, a audio, a viso, o paladar e o olfato podem atuar como canais de entrada de informaes muito valiosas (...). Esses dados informativos, apesar de estarem entrando por canais diferentes, tm um destino comum: o crebro; a onde essas informaes se inter-relacionam adquirindo um significado que o que aprendemos. Para que esse aprendizado seja adequado e completo importante que no se negligencie nenhum sentido ou canal de entrada, caso contrrio estaremos limitando, reduzindo, empobrecendo a informao com a qual nosso crebro elaborar a idia final apreendida. (2003, p. 12).
3 2 1

Os cheiros, texturas, sons e gostos aliados ao tato se convertem nos protagonistas de um entendimento mais amplo de todas as coisas que fazem parte de nosso viver (...) adquirindo, assim, uma 4 sensibilidade maior para com o nosso semelhante e a natureza.

As estratgias de mediao que conduzem percepo multissensorial, aplicadas ao educativa em museus, apresentam aspectos didticos e pedaggicos provenientes tanto da educao no-formal como tambm da educao formal, tendo como enfoque mtodos que valorizem a aprendizagem, a partir das experincias concretas e da aproximao dos alunos com o meio ambiente. Faz parte dessa concepo a Didtica Multissensorial das Cincias, desenvolvida pelo pedagogo e professor de cincias MiguelAlbert Soller (tambm deficiente visual), que descreve (1999, pp. 17-18):
[...] O ensino atual, desde o fundamental at o mdio e superior, est recebendo um tratamento didtico enfocando quase que predominantemente o ngulo visual. [...] As consequncias diretas que podemos imaginar desse enfoque podem ser: a fragmentao do ambiente que nos rodeia e que ocasiona uma interpretao parcial dos fenmenos que ocorrem; viso reduzida, restrita e empobrecida da observao cientfica, perda de grande quantidade de informaes no visuais; apresentao das matrias aos alunos cegos ou deficientes visuais de maneira pouco motivadora para eles, o que por sua vez pressupe mais uma dificuldade ao estudo e desenvolvimento; percepo, quando se observa normalmente s se olha, porm se esquecem os outros canais sensoriais de recepo de informao.

Essa pesquisa, a princpio relacionada mais especificamente aprendizagem de alunos cegos ou com deficincias visuais, igualmente vlida para alunos com outros tipos de deficincias, bem como para aqueles que no apresentam esses tipos de limitao. Na verdade, as experincias perceptivas desenvolvidas segundo a abordagem multissensorial possibilitam melhor compreenso da realidade, bem como das representaes humanas e do meio ambiente, da mesma forma que exercitar e estimulam as potencialidades perceptivas de pessoas com ou sem deficincias e amplia as capacidades de reconhecimento e apreenso do mundo, garantindo, dessa forma, a concretude e incorporao dos conhecimentos e descobertas efetuadas durante as leituras de obras, capazes de promover a transformao dos indivduos e, por extenso, da sociedade. 5 Ferraz e Fusari (1993), com apoio em Gardner, descrevem que, medida que trabalhamos para desenvolver a percepo, ajudamos a ver melhor, fazer discriminaes sutis e ver as conexes entre as coisas. Ao se pretender, portanto, a igualdade de direitos e o respeito s diversidades dos pblicos e, ao enfocar os pblicos especiais, com suas especificidades e potencialidades que podem e devem ser desenvolvidas no espao museolgico, h de se incluir nos processos comunicacionais e de ao educacional recursos e programas visando o acesso sensorial (comunicao direta e indireta) baseados nos princpios da mediao multissensorial de forma a utilizar, nesse espao, recursos que viabilizem

4 5

Idem, p. 83. Chiovatto, 2006.

uma fruio no somente visual, mas tambm possibilitando a percepo e fruio pelos outros sentidos. As possibilidades de utilizao e manipulao desses recursos podero variar de exposio para exposio, incluir objetos originais ou reprodues em relevo desses objetos, agregar materiais similares e referenciais, introduzir propostas interativas utilizando-se dos sentidos, como forma de ampliar a percepo, decodificao e a interpretao dos objetos, a partir de uma perspectiva vivencial e concreta que permita tambm, quelas pessoas com limitaes fsicas, sensoriais ou mentais, possam assimilar e potencializar as suas experincias por meio desses canais sensoriais.
Uma abordagem multissensorial do museu evita a excluso. Usando informao escrita e oral com diversos nveis de complexidade e empregando meios de comunicao visuais, orais, tteis e interativos, o museu cumprir melhor a sua misso, comunicando mais eficazmente com mais pessoas. Essa abordagem no implica a banalizao nem a perda de qualidade da informao. Pelo contrrio, permite refletir sobre os objetivos estabelecidos, avaliar a eficcia do trabalho realizado, atingir um pblico mais vasto, enriquecer as 6 exposies e descobrir mais valias no seu acervo.

Conclui-se, portanto, que as estratgias de mediao baseadas nos mtodos de percepo multissensorial, ao contemplar tanto as diferenas pessoais como as diversas formas de percepo apreendidas de um mesmo objeto, proporcionam respostas verdadeiramente estimulantes, podendo ser aplicadas e compartilhadas por todas as pessoas, no importando as suas necessidades ou limitaes. Faz-se importante tambm frisar que as concepes apresentadas pelos mtodos de percepo multissensorial, aplicadas tanto na educao formal (instituies educativas) como na educao no-formal (instituies scio-culturais), reforam as teses sobre as mudanas de paradigmas envolvendo o ensino e a aprendizagem na atualidade, evidenciando a necessidade de mudanas estruturais e pedaggicas que respeitem, antes de tudo, a incluso e a participao mais efetiva de todos os seres humanos em nossa sociedade. Como conclui Derdyk (1989, p. 194),
Os sentidos: a viso, a audio, o olfato, o paladar, o tato, bem como a emoo e a percepo, passaram por um processo de humanizao, desde os mais remotos tempos. O nosso jeito de perceber se transforma de uma maneira histrica, mantendo uma correspondncia com o curso do desenvolvimento social, tcnico, cultural e espiritual da humanidade. O olho, o ouvido possuem um sentido esttico so instrumentos de leitura.

Museus e Acessibilidade. Instituto Portugus de Museus (IPM), 2004, p. 22.

Referncias Bibliogrficas
BALLESTERO-LVAREZ, J. A. Introduo in Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos. Dissertao (Mestrado em Artes) Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2003, pp. 09 a 23. Disponvel em: www.teses.usp.br/teses/disponiveis/B27/27131/tde-21032005-213811/ CHIOVATTO, Milene. Comunidade e Acessibilidade. So Paulo: Pinacoteca do Estado de So Paulo, 2006. (texto no publicado).

DERDIK, Edith. Formas de pensar o desenho:desenvolvimento do grafismo infantil. So Paulo: Scipione, 1989.

FERRAZ, M.H.C.T. & FUSARI, F.R. Metodologia do Ensino da Arte. So Paulo: Cortez, 1993.

Museus e Acessibilidade. Coleo Temas de Museologia. Lisboa: Instituto Portugus de Museus (IPM), 2004. Disponvel em: www.ipmuseus.pt
SOLER, Miquel- Albert Mart. Didctica multisensorial de las ciencias. Barcelona: Paids, 1999. TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Polticas Pblicas Culturais de Incluso de Pblicos Especiais em Museus. Tese (Doutorado em Cincias da Informao) Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2007. Disponvel em: www.arteinclusao.com.br/publicaes

Site : Arteincluso Consultoria em Ao Educativa e Cultural. www.arteinclusao.com.br/publicaes/

Das könnte Ihnen auch gefallen