Sie sind auf Seite 1von 3

MEDIDA DO COMPRIMENTO DE ONDA DA LUZ (Utilizando Interfermetro de Michelson) Marcos Esteche Universidade Federal da Integrao Latino-americana 18/07/2012.

RESUMO Neste experimento foi feita a medio do comprimento de onda da luz utilizando o interfermetro de Michelson. Dividindo um feixe de luz laser em dois e logo sobrepondo novamente mas com uma diferena de caminho ptico, podemos notar uma rede de franjas de interferncia que pode ser contada facilmente. Determinamos o comprimento de onda da luz a partir do calculo do numero de franjas que varia em funo da variao da diferena de caminho ptico. INTRODUO O experimento de Michelson e Morley foi um dos mais importantes e famosos da histria da fsica, foi levada a cabo em 1887 por Albert Michelson e Edward Morley. O experimento pretendia provar a existncia do ter. Os resultados obtidos foram nulos, porm estes resultados foram o que levaram mais tarde a probabilidade da no existncia do ter e assim a ideia de que a luz poderia viajar no vcuo, sobre nenhum meio. Mais tarde isto foi confirmado com a teoria da relatividade de Einstein. Figura 1: Interferncia construtiva e destrutiva OBJETIVOS A Fig. 1 mostra como realizada essa soma. No O objetivo desse experimento a primeiro caso as ondas coincidem perfeitamente, medio do comprimento de onda da luz emitida e a soma d uma nova onda, idntica, porm com por um laser, a partir das franjas de interferncia o dobro da amplitude. Note que os mximos de causadas pela diferena de caminho ptico da uma das ondas coincide perfeitamente com os luz. mximos da outra, este fenmeno conhecido como interferncia construtiva. No segundo caso, MODELO TERICO o mximo de uma coincide perfeitamente com o mnimo da segunda e a soma algbrica d zero Teoricamente a luz uma onda, assim se (interferncia destrutiva). No caso intermedirio, temos duas ondas de luz se sobrepondo aparecer a interferncia no completamente construtiva uma resultante que ser a sua soma. nem destrutiva.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL O interfermetro de Michelson pode ser utilizado para medir comprimentos de onda com uma grande preciso.

transformam em zonas de mnimo e, aps novamente em zonas de mximo, e assim sucessivamente. Com a ajuda do relgio comparador do espelho M1 determinamos com preciso um certo deslocamento d do espelho e contamos quantas franjas claras ou escuras n sai do campo iluminado. Para o calculo do comprimento de onda da luz, dividimos o deslocamento d pelo numero de ondas que cabem em esse comprimento (n/2). RESULTADOS As medies podem ser vistas na Tabela 1, A deslocamento do espelho mvel para todas as medies d=10m. Medidas Numero de franjas 1 31 34 32 33 34 2 3 4 5

Figura 2: Experimento de Michelson e Morley Na Fig. 2 temos um esquema do experimento de Michelson, a luz que vem da fonte laser posicionada no ponto F incide no espelho semiprateado M. Ento a luz dividida em dois feixes que seguem respectivamente para os espelhos M1 e M2 onde so refletidas de volta para M onde eles so respectivamente transmitidos e refletidos indo interferir no ponto de observao O. No ponto posicionada uma lente expansora que permite a visualizao das franjas de interferncia em uma tela colocada mais alem dessa lente. Com a sobreposio dos dois feixes de luz (refractado e refletido) projeta-se sobre a tela uma franjas claras e escuras, correspondente a soma dos mximos e mnimos dos feixes (Fig. 3) .

Tabela 1 Ento a media dos numero de franjas contadas 32.8, o que corresponde um numero de n=16.4 ciclos de onda. Assim, calculamos o comprimento de onda como =d/n. Logo =609,7nm. Com os dados da Tabela 1 podemos calcular o desvio sendo n=1,304 , considerando o erro instrumental do relgio igual a d =0,5 m . Ento o erro do comprimento de onda calculado, considerando a propagao de erros, ser igual a: 2 2 2 = d n . Dando como resultado d n =38,95 nm . Logo o resultado final da medio do comprimento de onda do laser utilizado =609 39 nm . DISCUSSO Pudemos comprovar a importncia do interfermetro de Michelson para a medio do comprimento de onda com uma boa aproximao, desde que seja possvel a distino

Figura 3: Padro de franjas de interferncia Se a posio do espelho mvel (M1) varia uma distancia igual a /2, a diferena de caminho ptico ir variar em (a luz tem que ir e voltar esse trajeto). Quando o espelho M1 movimentado, as diferenas de caminho so alteradas de tal forma que as zonas de mximo se

das franjas para sua contagem. Sabendo que o laser utilizado de Helio-Neon possui uma longitude de onda aproximada de 632,8nm, vemos que o valor calculado (609nm) alm de estar no rango estimado, se aproxima bastante ao valor verdadeiro. CONCLUSO Podemos concluir que o interfermetro de Michelson uma ferramenta muito precisa para determinao do comprimento de onda. BIBLIOGRAFIA Halliday, David e Resnick, Robert. Fisica 4a ed., volume 4. Livros Tcnicos e cientficos, Rio de Janeiro, 1983. E. Hecht, Optics, Third Edition, AddisonWesley, 1998. R. D. Guenther, Modern Optics, Wiley, 1990.

Das könnte Ihnen auch gefallen