Sie sind auf Seite 1von 14

3

INTRODUO

O objetivo deste trabalho expor sobre o tema Terceirizao atravs de uma abordagem que engloba os conceitos bsicos, as razes que levam a terceirizar, o contexto histrico, sua aplicao e formas, as diretrizes bsicas que devem ser traadas e bem como as vantagens, desvantagens e riscos que podem ser ocasionados com a terceirizao, atravs de uma metodologia ampla e sistemtica desenvolvida em torno do assunto. Deste modo, a terceirizao se tornou um tema muito abrangente em nossa sociedade, pois se trata de um processo ou de uma sistematizao que com o passar dos tempos foi se incorporando gradativamente no cotidiano das empresas, assim a partir deste momento os estudos em torno do assunto tornaram cada vez mais cobiados pelos os profissionais do ramo e autores que dedicaram estudos especficos com intuito de esclarecer os principais pontos, correntes, discusses e crticas em que so feitas a este sistema. Por fim, cabe ressaltar que a terceirizao tornou-se um termo bastante utilizado, ou seja, considerada a palavra chave da economia moderna, no se tratando de um modismo, mas sim de uma opo de sobrevivncia para as empresas. Num breve significado, terceirizar uma atividade nada mais que repassar a terceiros a sua realizao, ou seja, em termos empresariais, o regresso de uma atividade meio a terceiros.

1 TERCEIRIZAO

1.1 CONCEITOS BSICOS Primeiramente convm estabelecer os principais conceitos que circundam na temtica de terceirizao, pois se sabe que este assunto demanda uma variada quantidade de definies. Desse modo, o cunho especfico deste tpico e propor a discusso dos diversos conceitos que so mais relevantes ao tema. A Terceirizao se tornou palavra chave na economia moderna, no se tratando de um modismo, mas sim de uma opo de sobrevivncia para as empresas. A Terceirizao um conceito moderno de produo, que se firma na parceria consciente entre as empresas especializadas em determinados ramos. Terceirizao o conjunto de transferncia de produo de partes que integram o todo de um mesmo produto. Para que a terceirizao cumpra a sua verdadeira funo ser preciso que haja planejamento na empresa; ter um objetivo traado a ser atingido e uma noo real de modernidade e busca da qualidade do produto a ser terceirizado. Apresentando ento um conceito mais simplrio temos que a terceirizao ou outsourcing (expresso em ingls) uma prtica que visa reduo de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporaes e, observada principalmente em empresas de telecomunicaes, minerao, indstrias e etc.Em outras palavras, terceirizar entregar a terceiros atividades no essenciais da empresa. A empresa tomadora (a que ir terceirizar alguma atividade meio) contrata um prestador de servios para executar uma tarefa que no esteja relacionada o seu objetivo principal. Dessa forma, percebe-se que este tema por ser to abrangente possui uma variada de definies colocadas por diversos autores, assim o objetivo e trazer algumas dessas discusses que objeto de estudo neste tpico. Segundo Ciro Pereira da Silva, a terceirizao deve ser entendida como:
A transferncia de atividades para fornecedores especializados, detentores de tecnologia prpria e moderna, que tenham esta atividade terceirizada como atividade-fim, liberando a tomadora para concentrar seus esforos gerenciais em seu negcio principal, preservando e evoluindo em qualidade e produtividade, reduzindo custos e gerando competitividade.

Percebe-se, a partir dessa definio, que a terceirizao instituto da Administrao de Empresas, cujos reflexos so sentidos pelo Direito de forma muito intensa, por ser esse instituto uma das formas de concretizao da denominada flexibilizao do Direito do Trabalho. Como preceitua Fernando Basto Ferraz, a expresso terceirizao surgiu atravs da rea de administrao de empresas, objetivando dar nfase descentralizao empresarial de atividades para outrem, um terceiro empresa. A expresso terceirizao adivinha de um neologismo utilizado pela cincia da Administrao, significando uma forma de reestruturao administrativa, pela qual uma empresa transfere para outras determinadas atividades produtivas, em regra, no relacionadas diretamente a sua atividade produtiva principal. Para o autor Srgio Pinto Martins:
Terceirizao deriva do latim tertius, que seria o estranho a uma relao entre duas pessoas. Terceiro o intermedirio, o interveniente. No caso, a relao entre duas pessoas poderia ser entendida como a realizada entre o terceirizante e o seu cliente, sendo que o terceirizado ficaria fora dessa relao, da, portanto, ser terceiro. A terceirizao, entretanto, no fica restrita a servios, podendo ser feita tambm em relao a bens ou produtos.

Rodolfo Pamplona conceitua a terceirizao como sendo a transferncia do segmento ou segmentos do processo de produo da empresa para outros de menor envergadura, porm de maior especializao na atividade transferida. Na verdade, a terceirizao um fenmeno que se estabeleceu nos meios empresariais de forma abrangente e que vem se solidificando cada vez mais. Tal feito interfere na clssica e pragmtica relao de emprego, pois transfere a execuo de certas atividades para outras empresas, visando ao incremento da competitividade pelo aumento da produtividade, que poder possibilitar a reduo de custos e o aumento de qualidade. A terceirizao possibilita, dessa forma, maior agilidade, flexibilidade e transformao do sistema produtivo, permitindo a desverticalizao das empresas, j que colabora para a especializao das atividades. Por fim importante destacar as palavras-chaves das definies de Terceirizao e que assegurado o seu entendimento, abrem perspectivas de sucesso da aplicao da Terceirizao, que so: processo de gesto e parceria.

O conceito processo de gesto entendida como uma ao sistmica, processual, que tem critrios de aplicao (incio, meio e fim) e uma tica estratgica dimensionada para alcanar objetivos. O conceito de parceria, onde o fornecedor se integra num comprometimento de verdadeiro scio do negcio do cliente.

1.2 RAZES DA TERCEIRIZAO A terceirizao deve atender a uma necessidade existente e sua implantao deve ser decorrncia de uma avaliao racional sobre sua validade e no decorrncia de modismo gerencial ou simplesmente atender ao desejo de algum. As razes que normalmente justificam a terceirizao so: Indisponibilidade de capital: o fato de terceirizar algumas atividades pode reduzir as necessidades imediatas de capital; Falta de know how: justifica-se quando h insuficiente competncia interna para as

condies de competitividade do mercado, a terceirizao pode ser um meio de suprir ou desenvolver mais rapidamente as competncias; Flexibilidade: a necessidade de respostas rpidas s solicitaes do mercado pode ser suprida por terceirizao; Evitar capacidade ociosa: uma deciso de investimentos para ampliao de capacidade decidida quando uma utilizao mnima dos recursos patrimoniais est planejada, enquanto essa condio no for atingida, a terceirizao da produo uma alternativa; Economia de escala: quando fabricantes independentes atingem elevado nvel de produo de componentes para fornecimento a vrias empresas, obtm economia de escala que se justifica a terceirizao; Surgimento de um mercado eficiente de fornecedores: quando o mercado oferece servios eficientes justifica-se a terceirizao. Ex: frotas prprias de transporte. Limitao de recursos : especialmente no caso de recursos administrativos.

Diante do exposto, v-se, pois que a par das necessidades acima mencionadas que podem justificar a terceirizao h inconvenientes potenciais que podem surgir em decorrncia do fato de terceirizar, que tambm devem ser pesados para fins de tomada de deciso. Os principais so: Perda de know how : talvez o termo mais correto seja oportunizar que outros desenvolvam know how superior. Na dcada de 80 inmeras empresas americanas contrataram fornecedores asiticos como forma de reduzir seus custos de produo. Esses fabricantes tornaram-se srios concorrentes; Custos da transao: o tempo e os recursos necessrios para negociar a terceirizao e depois gerenci-la podem ter efeito negativo sobre o resultado geral da atividade empresarial.

2 HISTRIA DA TERCEIRIZAO: CONTEXTO HISTRICO Ao retomar ao passado, compreende-se melhor o desenvolvimento desse instituto, que promoveu profundas modificaes nas clssicas relaes de trabalho, tanto no mbito das relaes privadas como tambm nas relaes de trabalho regidas por normas de Direito pblico, como as contrataes feitas pela Administrao Pblica. certo que a terceirizao encontra sua origem durante a II Guerra Mundial, quando os Estados Unidos aliaram-se aos pases europeus para combater as foras nazistas e tambm o Japo. As indstrias de armamento no conseguiram abastecer o mercado, necessitando suprir o aumento excessivo da demanda e aprimorar o produto e as tcnicas de produo. Essa necessidade demonstrou que a concentrao industrial deveria voltar-se para a produo, e as atividades de suporte deveriam ser transferidas para terceiros, o que, sem dvida, gerou um maior nmero de empregados na poca. Retomando a histria, poder-se-ia comparar com o modelo de produo toyotista. Ao estudar o fenmeno da terceirizao e seu surgimento, o autor Rubens Ferreira de Castro destaca que:
Antes da II Guerra Mundial existiam atividades prestadas por terceiros, porm no poderamos conceitu-las como terceirizao, pois somente a partir deste marco histrico que temos a terceirizao interferindo na sociedade e na economia,

autorizando seu estudo pelo Direito Social, valendo lembrar que mesmo este tambm sofre grande aprimoramento a partir de ento.

Sua origem vem desde o surgimento da indstria automobilstica, onde existe o aspecto de montadora, ou seja, compram-se peas fabricadas por terceiros e efetua-se a montagem propriamente dita. No entanto, a partir da ltima dcada, tm ocorrido mudanas no mercado mundial, ou seja, depois da busca da lucratividade, houve a preocupao com a qualidade, e hoje h a preocupao com o cliente. Portanto, as grandes organizaes, acostumadas a imposio ao mercado, comearam a sentir-se ameaadas pelas pequenas e mdias empresas, por terem uma estrutura funcional ultrapassada. A fim de solucionar tal problema, as grandes organizaes foram obrigadas a repensar seus procedimentos internos, de onde surgiu o "Downsizing", ou seja, reduo de nveis hierrquicos, enxugamento de organograma e diminuio de cargos. Em decorrncia deste processo, surgiu tambm o "Outsourcing" conhecido no Brasil como "Terceirizao", que aprimorou a nova estratgia do mercado mundial. No Brasil, o problema principal, foi a crise econmica, recesso e o mercado restrito, foraram as empresas nacionais a modernizarem seus processos de gesto empresarial, aliado com o desejo social de abertura de novas empresas. O elo estava formado para o desenvolvimento da terceirizao no pas. Neste a noo de terceirizao foi trazida por multinacionais por volta de 1950, pelo interesse que tinham em se preocupar apenas com a essncia do seu negcio. As empresas que tm por atividade limpeza e conservao tambm so consideradas pioneiras na terceirizao de servios no Brasil, pois existem desde, aproximadamente, 1967. O objetivo dessas empresas era conseguir mo-de-obra com menores custos, sem se furtar s disposies tutelares da legislao trabalhista, a qual visa a proteger o hipossuficiente da relao de trabalho. Notvel, desde tempos remotos, a preocupao com um modelo de gesto empresarial que permitisse a especializao das atividades da empresa, com o objetivo de aumentar sua eficincia, ao possibilitar a concentrao de esforos na sua atividade-fim e, ao mesmo tempo, garantir a lucratividade das suas operaes.

Antes de se tornar algo comum, a terceirizao foi alvo de vrias crticas. A principal que os trabalhadores estavam perdendo seus direitos. Pelo entender jurdico, no entanto, a terceirizao deve manter os direitos dos trabalhadores que, no caso do Brasil, so os direitos da CLT. No possvel, no entanto, saber se o mercado informal cresceu com essas mudanas. Com o passar dos anos, os rgos pblicos tambm aderiram proposta. Hoje, a terceirizao uma modalidade usada com freqncia pelos governos federal, estadual e municipal. A Lei Geral para Micro e Pequenas Empresas tambm prev outras novidades na terceirizao como a obrigatoriedade das grandes empresas vencedoras de licitaes de contratar pequenas e micro empresas para os projetos. Hoje, a terceirizao veio para ficar, pulverizando ainda seu prprio sistema. As empresas terceirizadas chegam a quarterizar seus servios. Ou seja, uma empresa terceirizada contrata outra empresa para fazer alguma outra atividade-meio. 3 APLICAO E FORMAS DE TERCEIRIZAO 3.1 APLICAO Os projetos da terceirizao podem ser implantados tanto nas empresas pblicas como nas privadas, nas seguintes reas: servios de Alimentao, servios de conservao patrimonial e de limpeza, servios de segurana, servios de manuteno geral, predial e especializadas em engenharia, arquitetura, manuteno, de mquinas e equipamentos, servio de oficina mecnica, frota de veculo, transporte para funcionrio, servio de mensageiro, distribuio interna, de correspondncia, servio jurdico, servio de assistncia mdica, servios de telefonia, servio de recepo, servio de digitao, servios de processamento de dados, distribuio de produtos, servios de movimentao interna de materiais, administrao de Recursos Humanos, administrao, de relaes trabalhistas, servios sindicais, servios de secretrias e outros. Na rea bancria, alm dos servios acima citados, podemos enumerar alguns setores financeiros, tais como: compensao de cheques, tesouraria, contabilidade entre outros.

10

3.2 FORMAS Uma das formas de respeito maneira mais comum de aplic-la e a mais amplamente utilizada pelas empresas, quando se efetua a aquisio de matria-prima de terceiros que a industrializam, para a fabricao dos produtos fim. E a desverticalizao que elimina atividade autogerida para comprar componentes que antes fabricava. A prestao de servio uma ampla evoluo, o terceiro intervm na atividade-meio do tomador, executando seu trabalho nas instalaes deste ou onde for determinado. Exemplos: Franquia: uma empresa concede a terceiros o uso de sua marca, em condies preestabelecidas ou comercializa os seus produtos ou servios. Compra de Servio: as empresas buscam obter de terceiros especialistas, mediante determinadas especificaes tcnicas desejadas, a prestao de servios de manipulao de materiais. Nomeao de Representantes: empresas contratam profissionais especializadas para atuarem como seus prepostos no mercado, vendendo produtos ou prestando servios. Concesso: uma empresa atua em nome da outra, que sede sua marca sob condies determinadas para comercializar os seus produtos.

4 DIRETRIZES BSICAS PARA A TERCEIRIZAO Para se chegar a algum objetivo necessrio que se tracem caminhos. Para entrar no processo de terceirizao no diferente. Por isto, buscam-se diretrizes, ou seja, orientaes gerais sobre o assunto, que venham a contribuir para o seu desenvolvimento, sem, no entanto, abordar os aspectos mais especficos. Eis, ento a seguir especificada algumas diretrizes: Contratao de apenas servios para as atividades - meio, isto , complementares ou de apoio, que no devem ser confundidas com a atividade fim do estabelecimento tomador de servio; A negociao de terceirizao deve considerar claramente as vantagens econmicas e financeiras, assim como a avaliao Legal indispensvel quanto ao atual prestador de

11

servio. A empresa prestadora deve comprovar sua idoneidade e sua capacidade tcnico-econmico por assumir as responsabilidades contratuais; Deve haver entre a tomadora e a prestadora de servio um contrato formal (padronizado) das responsabilidades de ambas as partes, previamente submetidos aprovao da assessoria Legal; A contratao de servio deve recair sobre a pessoa Jurdica; vedada a contratao de ex-empregados em carter de exclusividade, mesmo que com intermediao de pessoas Jurdicas; A empresa prestadora no dever fornecer servios com exclusividade para a nossa empresa e suas subsidirias, pois isto opera uma competio para prestadores de servios de um mesmo tipo, resultando em aumento de qualidade em benefcio da empresa tomadora; Os empregados das prestadoras de servio devem ser utilizados, exclusivamente, para servios objeto da contratao.

5 VANTAGENS, DESVANTAGENS E RISCOS DA TERCEIRIZAO

5.1 VANTAGENS Focalizao dos negcios da empresa na sua rea de atuao; Diminuio dos desperdcios; Reduo das atividades-meio; Aumento da qualidade; Ganhos de flexibilidade; Aumento da especializao do servio; Aprimoramento do sistema de custeio; Maior esforo de treinamento e desenvolvimento profissional; Maior agilidade nas decises; Menor custo; Maior lucratividade e crescimento; Favorecimento da economia de mercado; Otimizao dos servios; Reduo dos nveis hierrquicos; Aumento da produtividade e competitividade;

12

Reduo do quadro direto de empregados; Diminuio da ociosidade das mquinas; Maior poder de negociao; Ampliao do mercado para as pequenas e mdias empresas; Possibilidade de crescimento sem grandes investimentos; Economia de escala; Diminuio do risco de obsolncia das mquinas, durante a recesso.

5.2 DESVANTAGENS Risco de desemprego e no absoro da mo-de-obra na mesma proporo; Resistncias e conservadorismo; Risco de coordenao dos contratos; Falta de parmetros de custos internos; Demisses na fase inicial; Custo de demisses; Dificuldade de encontrar a parceria ideal; Falta de cuidado na escolha dos fornecedores; Aumento do risco a ser administrado; Conflito com os sindicatos; Mudanas na estrutura do poder; Aumento da dependncia de terceiros; Perca do vnculo para com o empregado Desconhecimento da legislao trabalhista; Dificuldade de aproveitamento dos empregados j treinados; Perda da identidade cultural da empresa, em longo prazo, por parte dos funcionrios.

5.3 RISCOS Embora o uso da terceirizao tenha como objetivo focar a empresa na sua atividadefim, na verdade o mercado em geral busca a reduo de custos. A curto prazo o que realmente ocorre, porm a longo prazo o prprio futuro da empresa ameaado, vejamos alguns fatos, por exemplo: Empresa responde por crditos trabalhistas no caso de inadimplncia da prestadora de servios;

13

Custo de controle dos servios terceirizados progressivamente torna-se maior; Queda de qualidade freqentemente relatada por clientes da empresa; Risco ao terceirizar-se setores chave, tais como: Financeiro, Recursos Humanos, Assessoria, Almoxarifado...; Perda de bons funcionrios, devido a rotatividade da mo-de-obra dessas empresas; Ao longo do tempo a empresa pode tornar-se extremamente dependente da terceirizao, por exemplo: Sistema de Informtica com padres incompatveis com outros;

Decadncia do clima organizacional; Perda da identidade da empresa.

14

CONCLUSO

Diante do exposto, percebe-se que a terceirizao tornou-se um fato cotidiano na vida e existncia das empresas, pois o grande objetivo para terceirizar servios visar reduo de custos e uma melhor eficincia na realizao de certas atividades, porm por outro lado a empresa tem vantagens e desvantagens e assume uma srie de fatores de riscos que podem prejudicar sua sobrevivncia. Desta forma, tendo em vista que o termo terceirizao surgiu na 2 Guerra Mundial e desde ento foi garantindo espao no sistema capitalista e no mundo globalizado, trazendo mudanas em suas tcnicas com o passar dos tempos, at chegar atualidade e ser considerado o pilar da economia moderna, no mais sendo vista como um modismo. V-se, pois que exatamente neste mbito que se enfoca a terceirizao; por se tratar de um projeto moderno e arrojado de Administrao, onde se busca claramente a qualidade, eficincia ligada a uma reduo de custos aparentes e concentrando seus esforos e energia na atividade principal da empresa, atingindo desta forma a eficcia, com a otimizao da gesto. No entanto, deve-se observar que para a mudana dar resultado, precisa ser encarada como um enfoque estratgico e no como modismo, ou seja, necessrio uma mudana geral na mentalidade da empresa no sentido de seus processos e de seus funcionrios, para que todos possam buscar os mesmos objetivos, que vertem ao crescimento da empresa.

15

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

CASTRO, de Rubens Ferreira. A terceirizao no Direito do Trabalho. So Paulo, Malheiros, 2000, p.75.

CORDON, Carlos; HIKKILA, Jussi; VOLLMANN, Thomas E. Projeto Manufacturing 2000 do IMD. O que e por que terceirizar. Disponvel em: < http://www.apsassessoria.com.br/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o.doc.>. Acesso em: 30 de jul.2010.

INDRIUNAS, Lus. "HowStuffWorks - Como funciona a terceirizao de empresas". Publicado em 13 de junho de 2007 (atualizado em 24 de junho de 2008). Disponvel em:<http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/terceirizacao-empresas.htm>. Acesso em 30 de jul.2010.

GRANGEIRO, Rosa Maria de Jesus. Terceirizao. Publicado em novembro de 2000. Disponvel em: <http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/terceiriz.htm>. Acesso em 30 de jul.2010.

MARTINS, Srgio Pinto. A terceirizao e o Direito do Trabalho. 7 ed., So Paulo, Atlas, 2005, p.19.

MEIRELES, Lvia Maria Silva. Terceirizao. Publicado em 29 de maio de 2007. Disponvel em: < http://www.webartigos.com/articles/1743/1/Terceirizacao/pagina1.html>. Acesso em: 30 de jul.2010.

Terceirizao. Disponvel em:< http://www.coladaweb.com/administracao/terceirizacao> Acesso em: 30 de jul.2010.

SILVA, Ciro Pereira da apud CARELLI, Rodrigo de Lacerda. Formas atpicas de trabalho. So Paulo: LTr, 2004, p. 44.

Suporte Terico ao projeto - Terceirizao. Disponvel em: <http://www.eps.ufsc.br/disserta98/tome/cap3.html>. Acesso em: 30 de jul.2010.

16

VIANA, Paulo. O que terceirizao?. Disponvel em: < http://www.sebraesp.com.br/midiateca/publicacoes/artigos/juridico_legislacao/terceirizacao>. Acesso em: 30 de jul.2010.

WIKIPDIA. Terceirizao. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceiriza%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 30 de jul.2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen