Sie sind auf Seite 1von 56

Kung Fu

Estudos Avanados
Volume 12 - Edio Especial

Centro Filosfico do Kung Fu Internacional 1983


www.centrofilosoficodokungfu.com.br

Centro Filosfico do Kung Fu - Internacional

Se atravessarmos a vida convencidos de que a nossa a nica maneira de pensar que existe, vamos acabar perdendo todas as oportunidades que surgem a cada dia (Akio Morita)

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

EDITORIAL

Esta publicao o 12 volume da coletnea de textos e provrbios publicados na home-page do Centro Filosfico do Kung Fu - Internacional , que visa a orientao e o aprimoramento cultural dos artistas marciais. muito interessante para o leitor divulg-la no meio das artes marciais; pois estar contribuindo para a formao de uma classe de artistas e praticantes de melhor nvel que, com certeza, nosso meio estar se enriquecendo. Bom trabalho !

Um abrao !

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

SUMRIO

CE NTRO FIL O S FI CO DO K UNG FU - I NTE RNA CI O NA L .................................................................5 E NS I NA NDO S E M V I OL NCI A .................................................................................................................... 7 L UZ DA S AB E DO RIA P A RA TO DO S .......................................................................................................... 9 Q UA NDO A L CA NA MO S A SA BE DO RI A ? ............................................................................................ 1 1 DIS CO RDA NDO DE N S ............................................................................................................................ 1 3 NE M TUDO MUI TO S I MPL E S CO MO V E MOS ..................................................................................1 5 RE TRIB UI O ................................................................................................................................................ 1 8 SE ME NTE S DE S AB E DO RI A ..................................................................................................................... 2 1 O V AL O R DO TE MP O .................................................................................................................................. 2 4 TUDO G RA NDE .......................................................................................................................................... 2 6 I MPE DI ME NTO S ............................................................................................................................................ 2 8 SE MP RE E M MOV I ME NTO ......................................................................................................................... 3 0 SE R DE VE RDA DE ....................................................................................................................................... 3 2 OP I NI E S DI FE RE NTE S ............................................................................................................................ 3 4 VI DA O U MO RTE ........................................................................................................................................... 3 7 PO R Q UE DEV E MO S RE A LI ZA R .............................................................................................................. 3 9 NO S O ME NTE O Q UE V E MOS ............................................................................................................... 4 1 MA IS SO B RE OS ES TI LO S ........................................................................................................................ 4 3

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

CENTRO FILOSFICO DO KUNG FU - INTERNACIONAL

O CENTRO FILOSFICO DO KUNG FU - Internacional possui uma coletnea de informaes, minuciosamente elaboradas, que revive o grande esprito das artes marciais e que agora est sua disposio. Esta coletnea atualizada com frequncia, procurando manter os estudantes das artes marciais sempre sintonizados com importantes informaes sobre o seu autoaperfeioamento. Ao mesmo tempo em que se exercitam, em busca de um corpo mais bem preparado, tm aqui a oportunidade para exercitar sua mente e seu esprito em busca do equilbrio, da renovao de conceitos e do crescimento moral e intelectual. Mas a vem uma pergunta: Como poderemos nos aprimorar moral e intelectualmente atravs de apostilas, textos e provrbios? Confcio, um dos mais conhecidos sbios chineses foi intitulado, em sua poca, ha mais de 2.800 anos, como O SBIO DE MIL GERAES. Confcio foi um dos Mestres que pautaram a "histria das artes marciais chinesas"; o tempo tratou de sedimentar seus conhecimentos sobre a conduta moral dos indivduos, que hoje so respeitados mundialmente. Assim, o CENTRO FILOSFICO DO KUNG FU INTERNACIONAL vem com a proposta de relembrar grandes conceitos e
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

- 5

pensamentos, no s de Confcio, mas tambm, de grandes sbios que j passaram pela humanidade. Cabe a cada um de ns tirar ou no proveito para o prprio crescimento. Outra questo relevante compreender qual a finalidade suprema das artes marciais. - No templo de Shaolin, por exemplo, cada encontro dos mestres com outras pessoas era precedido da frase: "Que a paz de Buda esteja com voc !" Qual o significado disso? Na verdade, a cultura das artes marciais sempre teve sua maior batalha travada no prprio interior dos indivduos, uma luta contnua contra as prprias fraquezas e imperfeies. praticamente impossvel buscar um aprimoramento pessoal, seja nas artes marciais, seja em outro esporte que exija maior domnio, sem antes se melhorar como pessoa. Ao contrrio do que se deduz a arte de lutar a arte da paz. O verdadeiro lutador treina mil dias mesmo sabendo que poder utilizar seus conhecimentos em um nico dia; e talvez nunca utiliz-los. Contudo, seu esforo maior para o autoaprimoramento, a melhoria de si mesmo e a consequente construo de um mundo melhor. - Mesmo o guerreiro ama os dias de paz. Assim, ns no poderamos ter outro propsito, seno, o de contribuir para a construo de um caminho de paz, harmonia, aprimoramento moral e contribuio para que o homem seja sempre diferente a cada dia, sempre diferente para melhor. Que utilize seus braos, suas pernas e, principalmente, sua viso, para alcanar as alturas em benefcio de seu prximo. - Pratique a arte marcial com um propsito; um propsito de paz, de crescimento e de automelhoria. Um propsito realmente elevado... Que a paz esteja com voc !

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

- 6

ENSINANDO SEM VIOLNCIA

Discpulo: Observando na Humanidade a imensa quantidade de homens maus, no se recomenda medidas drsticas em favor da disciplina e da ordem Mestre? Mestre: a forma de comportamento que determina os resultados. - Atente bem: Nem gritos, nem xingamentos. Nem cadeia, nem forca. Nem chicote, nem vara. Nem castigo, nem imposio. Nem abandono aos infelizes, nem flagelao aos transviados. Nem lamentao, nem desespero.

Discpulo: Como assim, Mestre?

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

Mestre: Devemos sempre acrescentar algo de bom s situaes em desequilbrio. - Isso equivale a dizer: Sustenta os companheiros mais necessitados que tu mesmo. No te desanimes perante a rebeldia, nem condenes o erro, do qual a lio benfica surgir depois. Ajuda ao prximo, ao invs de vergast-lo. Educa sempre. Revela-te por trabalhador fiel. Seja exigente para contigo mesmo e ampara os coraes enfermios e frgeis que te acompanham os passos. Se plantares o bem, o tempo se incumbir da germinao, do desenvolvimento, da florescncia e da frutificao, no instante oportuno. No analises, destruindo. O inexperiente de hoje pode ser o mestre de amanh. Alimenta a "boa parte" do teu irmo e segue para diante. A vida converter o mal em detritos e o Mestre Maior far o resto.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

LUZ DA SABEDORIA PARA TODOS

Discpulo: A sabedoria alcanada por todos Mestre? No h diferena entre homens bons e homens maus? Mestre: Crs que h um s Deus: fazes bem. Tambm os demnios o creem, e estremecem. - Essa advertncia de essencial importncia no aviso espiritual. Esperar benefcios do Cu atitude comum a todos. Adorar o Mestre Maior pode ser trabalho de justos e injustos. Admitir a existncia do Governo Divino trao dominante de todas as criaturas. Aceitar o Supremo Poder prprio de bons e maus. Discpulo: Ento h diferena entre crer na Sabedoria Divina e fazer-lhe a vontade, Mestre? Mestre: A inteligncia atributo de todos. A cognio procede da experincia.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

O ser vivo evolve sempre e quem evolve aprende e conhece. A diferenciao entre o gnio do mal e o gnio do bem permanece na direo do conhecimento. Discpulo: O que o senhor quer dizer, Mestre? Mestre: O demnio, como smbolo de maldade, executa os prprios desejos, muita vez desvairados e escuros. O anjo identifica-se com os desgnios do Mestre Maior e cumpre-os onde se encontra. Recorda, pois, que no basta a escola religiosa a que te filias para que o problema da felicidade pessoal alcance a soluo desejada. Adorar o Senhor, esperar e crer nEle so atitudes caractersticas de toda a gente. O nico sinal que te revelar a condio mais nobre estar impresso na ao que desenvolveres na vida, a fim de excetuar-lhes os desgnios, porque, em verdade, no adianta muito ao aperfeioamento o ato de acreditar no bem que vir e sim a diligncia em praticar o bem, hoje, aqui e agora.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

10

QUANDO ALCANAMOS A SABEDORIA?

Discpulo: Quando alcanamos a sabedoria, Mestre, qual o nosso comportamento? Mestre: Em todas as atividades da vida, h quem alcance a maioridade natural entre os seus parentes, companheiros ou contemporneos. H quem se faz maior na experincia fsica, no conhecimento, na virtude ou na competncia. De modo geral, contudo, aquele que se v guindado a qualquer nvel de superioridade costuma valer-se da situao para esquecer seu dbito para com o esprito comum. Discpulo: Como assim, Mestre? Mestre: Muitas vezes quem atinge a maioridade financeira torna-se avarento, quem encontra o destaque cientfico faz-se vaidoso e quem se v na galeria do poder abraa o orgulho vo. A Lei da Vida, porm, no recomenda o exclusivismo e a separatividade. Segundo os princpios divinos, todo progresso legtimo deve se converter em bnos para a coletividade inteira.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

11

Discpulo: Mas no difcil praticar isso, Mestre? Mestre: A prpria Natureza oferece lies sublimes nesse sentido: Cresce a rvore para a frutificao. Cresce a fonte para benefcio do solo. Se cresceste em experincia ou em elevao de qualquer espcie, lembra-te da comunho fraternal com todos. O Sol, com seus raios de luz, no desampara a furna barrenta e no desdenha o verme. Desenvolvimento poder. Repara como empregas as vantagens de que a tua existncia foi acrescentada. O Esprito Mais Alto de quantos j se manifestaram na Terra aceitou o sacrifcio supremo, a fim de auxiliar a todos, sem impor condies. No te esqueas de que, segundo o Estatuto Divino, o "menor abenoado pelo maior".

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

12

DISCORDANDO DE NS

Discpulo : Porque muitas pessoas discordam de ns, Mestre? Mestre : Precisamos ser valorizados pelas nossas obras, e no pelas nossas palavras. Discpulo : Como assim, Mestre? Mestre : Todos experimentamos a tendncia de consagrar a maior estima apenas queles que leiam a vida pela cartilha dos nossos pontos de vista. Nosso devotamento sempre caloroso para quantos nos esposem os modos de ver, os hbitos enraizados e os princpios sociais, todavia, nem sempre nossas interpretaes so as melhores, nossos costumes os mais nobres e nossas diretrizes as mais elogiveis. Da procede o impositivo de desintegrao da concha do nosso egosmo para dedicarmos nossa amizade e respeito aos companheiros, no pela servido afetiva com que se liguem ao nosso roteiro pessoal, mas pela fidelidade com que se norteiam em favor do bem comum. Discpulo : Ento no podemos nos guiar pelas aparncias, Mestre?

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

13

Mestre : Se amamos algum to s pela beleza fsica, provvel encontremos amanh o objeto de nossa afeio a caminho do monturo. Se estimamos em algum amigo apenas a oratria brilhante, possvel esteja ele em aflitiva mudez, dentro em breve. Se nos consagramos a determinada criatura s porque nos obedea cegamente, provvel estejamos provocando a queda de outros nos mesmos erros em que temos incidido tantas vezes. Discpulo : O senhor quer dizer, ento, que ns, com nosso egosmo, podemos nos prejudicar e tambm a nossos semelhantes, Mestre? Mestre : imprescindvel aperfeioar nosso modo de ver e de sentir, a fim de avanarmos no rumo da vida Superior. Busquemos as criaturas, acima de tudo, pelas obras com que beneficiam o tempo e o espao em que nos movimentamos, porque, um dia, compreenderemos que o melhor raramente aquele que concorda conosco, mas sempre aquele que concorda com o Mestre Maior, colaborando com ele, na melhoria da vida, dentro e fora de ns.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

14

NEM TUDO MUITO SIMPLES COMO VEMOS

Discpulo : Muitas pessoas vm tudo como muito simples, isso correto Mestre? Mestre : No faas tu comum o que a Sabedoria Divina purificou. Discpulo : Como assim, Mestre? Mestre : Existem expresses de ensinamento que, maneira de flores a se salientarem num ramo, devem ser retiradas do conjunto para que nos deslumbremos ante o seu brilho e perfume peculiares. A voz sublime da sabedoria abrange horizontes muito mais vastos que nossos problemas individuais. Discpulo : Ento significa que no estamos vendo as coisas como elas so, ou no estamos conseguindo aprender os ensinamentos, Mestre? Mestre : O homem comum est rodeado de glrias na Terra, entretanto, considera-se num campo de vulgaridades, incapaz de valorizar as riquezas que o cercam. Cego diante do espetculo soberbo da vida que lhe emoldura o desenvolvimento, tripudia sobre as preciosidades do mundo, sem meditar no paciente esforo dos

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

15

sculos que a Sabedoria Infinita utilizou no aperfeioamento e na seleo dos valores que o rodeiam. Discpulo : Ser que o homem no consegue perceber as riquezas do mundo, Mestre? Mestre : Ser que conseguimos responder algumas destas questes? Quantos milnios ter exigido a formao da rocha? Quantos ingredientes se harmonizam na elaborao de um simples raio de Sol? Quantos bices foram vencidos para que a flor se materializasse? Quanto esforo custou a domesticao das rvores e dos .animais? Quantos sculos ter empregado a pacincia do cu na estruturao complexa da mquina orgnica em que o esprito encarnado se manifesta? Discpulo : So questes que de difcil resposta Mestre. Acredito que so mais para reflexo, do que para explicao. Mestre : A razo luz gradativa, diante do sublime. No te esqueas de que o Mestre Maior te situou a experincia do dia a dia num verdadeiro paraso, onde a semente minscula retribui na mdia do infinito por um e onde guas e flores, solo e atmosfera te convidam a produzir, em favor da multiplicao dos Tesouros Eternos.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

16

Cada dia, agradea a Sabedoria Divina que te agraciou com as oportunidades valiosas e com os dons divinos. Pensa, estuda, trabalha e serve; por isso, no suponhas comum e muito simples o que Deus purificou e engrandeceu ao longo do tempo.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

17

RETRIBUIO

Discpulo : O que receberemos em troca por sermos bons, Mestre? Mestre : Sua pergunta exprime a atitude de muitos coraes nos templos religiosos. Discpulo : Porque Mestre? Mestre : Consagra-se o homem a determinado crculo de f e clama, de imediato: "Que receberei?" Discpulo : Isto errado, Mestre? Mestre : A resposta a essa questo se derrama, silenciosa, atravs da prpria vida. O que recebe o gro maduro, aps a colheita? - O triturador que o ajuda a purificar-se. Que prmio se reserva farinha alva e nobre? - O fermento que a transforma para a utilidade geral. Que privilgio caracteriza o po, depois do forno? - A graa de servir.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

18

Discpulo : Isto significa que precisamos sofrer sem esperar por recompensas, Mestre? Mestre : No se formam bons homens para adornos vivos do mundo, e sim, para a ao regeneradora e santificante da existncia. Isso no sacrifcio e nem exige recompensas. Discpulo : Mas esse desejo do homem no foi sempre assim, Mestre? Mestre : Outrora, os servidores da realeza humana recebiam o esplio dos vencidos e, com eles, se rodeavam de gratificaes de natureza fsica, com as quais abreviavam a prpria morte. No caminho do bem, contudo, o quadro diverso. - Vencemos, em companhia do Mestre Maior, para nos fazermos irmos de quantos nos partilham a experincia, guardando a obrigao de ampar-los e ser-lhes teis. Muitos que desejaram saber qual lhe seria a recompensa pela adeso Boa Nova, viram, de perto, a necessidade da renncia. Quanto mais se lhe acendrou a f, maiores testemunhos de amor Humanidade lhe foram requeridos. Quanto mais conhecimento adquiriu, a mais ampla caridade foi constrangido, at o sacrifcio extremo.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

19

Se o homem deixar, pois, por devoo ao Mestre Maior, os laos que o prende s zonas inferiores da vida, recordar que, por felicidade sua, receber do Cu a honra de ajudar, a prerrogativa de entender e a glria de servir.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

20

SEMENTES DE SABEDORIA

Discpulo: Porque nossos orientadores nos dizem que devemos nos contentar com pouco, Mestre? Mestre: Tendo, porm, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Discpulo: O que significa isso, Mestre? Mestre: Avalie com ateno: O monopolizador de trigo no poder abastecer-se mesa seno de algumas fatias de po, para saciar as exigncias da sua fome. O proprietrio da fbrica de tecidos no despender seno alguns metros de pano para a confeco de um costume, destinado ao prprio uso. Ningum deve alimentar-se ou vestir-se pelos padres da gula e da vaidade, mas sim de conformidade com os princpios que regem a vida em seus fundamentos naturais.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

21

Discpulo: Ento acumular riquezas uma iluso, Mestre? Mestre: Por que esperas o banquete, a fim de ofereceres algumas migalhas ao companheiro que passa faminto? Por que reclamas um tesouro de moedas na retaguarda, para seres til ao necessitado? A caridade no depende da bolsa. fonte nascida no corao. sempre respeitvel o desejo de algo possuir no mealheiro para socorro do prximo ou de si mesmo, nos dias de borrasca e insegurana, entretanto, deplorvel a subordinao da prtica do bem ao cofre recheado. Discpulo: Fazer o bem independe das posses que temos, Mestre? Mestre: Descerra, antes de tudo, as portas da tua alma e deixa que o teu sentimento fulgure para todos, maneira de um astro cujos raios iluminem, balsamizem, alimentem e aqueam. A chuva, derramando-se em gotas, fertiliza o solo e sustenta bilhes de vidas. Aprenda a dividir o pouco, e a insignificncia da boa vontade, amparada pelo amor, e isso se converter com o tempo em prosperidade comum. Discpulo: O senhor quer dizer que nossas aes so como sementes que plantamos, Mestre? Mestre: Observe bem: Algumas sementes, atendidas com carinho, no curso dos anos, podem dominar glebas imensas.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

22

Estejamos alegres e auxiliemos a todos os que nos partilhem a marcha, porque, segundo a sbia palavra do Mestre, se possumos a graa de contar com o po e com o agasalho para cada dia, cabe-nos a obrigao de viver e servir em paz e contentamento.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

23

O VALOR DO TEMPO

Discpulo: Muitas vezes parece que temos todo o tempo do mundo. Esse sentimento correto, Mestre? Mestre: Quase sempre, enquanto a criatura humana respira na carne jovem, a atitude que lhe caracteriza o corao para com a vida a de uma criana que desconhece o valor do tempo. Dias e noites so curtas para a internao em alegrias e aventuras fantasiosas. Discpulo: Mas isso no normal, Mestre? Mestre: Na verdade no. Engodos mil da iluso efmera que obscurecem o olhar e as horas que se esvaem num turbilho de anseios inteis. Raras pessoas escapam de semelhante perda. Geralmente, contudo, quando a maturidade aparece e a alma j possui relativo grau de educao, o homem reajusta apressado a conceituao do dia. Discpulo: Com o amadurecimento o homem muda de pensamento quanto ao verdadeiro valor da vida, Mestre?
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

24

Mestre: Se observarmos o correr da vida, vemos que a postura do homem vai se alterando conforme amplia-se o seu grau de entendimento. A semana reduzida para o que lhe cabe fazer. Compreende que os mesmos servios, na posio em que se encontra, se repetem a determinados meses do ano, perfeitamente recapitulados, qual ocorre s estaes de frio e calor, florao e frutescncia para a Natureza. Agita-se, inquieta-se, desdobra-se, no af de multiplicar as suas foras para enriquecer os minutos ou ampli-los, favorecendo as prprias energias. E, comumente, ao termo da romagem, a morte do corpo surpreende-o nos ngulos da expectativa ou do entretenimento, sem que lhe seja dado recuperar os anos perdidos. Discpulo: Isto significa que existe uma barreira entre a realidade e a iluso no que pensamos Mestre? Mestre: No te embrenhes na selva humana, despreocupado de tua habilitao luz espiritual, ante o caminho eterno que tens a percorrer. Vale-te, pois, do tempo e no te faas tardio na preparao para o teu prprio crescimento.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

25

TUDO GRANDE

Discpulo: Como a natureza nas d lies de crescimento, Mestre? Mestre: Observe atentamente alguns acontecimentos: Quando o vaso se retirou da cermica, dizia sem palavras: Bendito seja o fogo que me proporcionou a solidez. Quando o arado se ausentou da forja, afirmava em silncio: Bendito seja o malho que me deu forma. Quando a madeira aprimorada passou a brilhar no palcio, exclamava, sem voz: Bendita seja a lmina que me cortou cruelmente, preparando-me a beleza. Quando a seda luziu, formosa, no templo, asseverava no ntimo: Bendita seja a feia lagarta que me deu vida. Quando a flor se entreabriu, veludosa e sublime, agradeceu, apressada: Bendita a terra escura que me encheu de perfume. Quando o enfermo recuperou a sade, gritou, feliz: Bendita seja a dor que me trouxe a lio do equilbrio.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

26

Por isso, devemos agradecer a tempestade que renova, a luta que aperfeioa, o sofrimento que ilumina, a alvorada que a maravilha do cu que vem aps a noite na Terra.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

27

IMPEDIMENTOS

Discpulo: Porque aparecem obstculos em nossa caminhada, Mestre? Mestre: Por onde transites, na Terra, transportando o vaso de tua f a derramar-se em boas obras, encontrars sempre impedimentos a granel, dificultando-te a ao. Hoje, o fracasso nas tentativas iniciais de progresso. Amanh, o companheiro que falha. Depois, a perseguio descaridosa ao teu ideal. Afligir-te-s com o fel de muitos lbios que te merecem apreo. Sofrers, de quando em quando, a incompreenso dos outros. Periodicamente encontrars na vanguarda obstculos mil, induzindo-te inrcia ou negao. A carreira que nos est proposta, no entanto, deve desdobrar-se no roteiro do bem incessante...

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

28

Discpulo: O que fazer com as pessoas e circunstncias que nos compelem ao retardamento e imobilidade, Mestre? Mestre: Pondo de lado todo o impedimento. Discpulo: Mas isso resolve os problemas, Mestre? Mestre: Colocar a dificuldade margem, porm, no desprezar as opinies alheias quando respeitveis ou fugir luta vulgar. respeitar cada individualidade, na posio que lhe prpria, partilhar o ngulo mais nobre do bom combate, com a nossa melhor colaborao pelo aperfeioamento geral. E, por dentro, na intimidade do corao, prosseguir com o Mestre Maior, hoje, amanh e sempre, agindo e servindo, aprendendo e amando, at que a luz divina brilhe em nossa conscincia, tanto quanto inconscientemente j nos achamos dentro dela.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

29

SEMPRE EM MOVIMENTO

Discpulo: Porque a inrcia nos destri, Mestre? Mestre: Mesmo diante das maiores dificuldades da vida, devemos sempre nos erguer e prosseguir:

Sair da cova escura da ociosidade para o campo da ao regeneradora. Erguer-se do cho frio da inrcia para o calor do movimento reconstrutivo. Elevar-se do vale da indeciso para a montanha do servio edificante. Fugir treva e penetrar a luz. Ausentar-se da posio negativa e absorver-se na reestruturao dos prprios ideais.

Discpulo: Podemos dizer que cada dia uma nova oportunidade para nossa melhoria, Mestre? Mestre: Quantos de ns, filhos prdigos da Vida, depois de estragarmos as mais valiosas oportunidades, clamamos pela assistncia do Mestre, de acordo com os nossos desejos menos dignos, para que sejamos satisfeitos?

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

30

Quantos de ns descemos, voluntariamente, ao abismo, e, l dentro, atolados na sombria corrente de nossas paixes, exigimos que o Todo Misericordioso se faa presente, ao nosso lado, atravs de seus divinos mensageiros, a fim de que os nossos caprichos sejam atendidos? Se verdade, no entanto, que nos achamos empenhados em nosso soerguimento, coloquemo-nos de p e retiremo-nos da retaguarda que desejamos abandonar. Aperfeioamento pede esforo. Panorama dos cimos pede ascenso. - Se aspiramos ao clima da Vida Superior, adiantemo-nos para a frente, caminhando com os padres do Mestre Maior.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

31

SER DE VERDADE

Discpulo: Alguns amigos me disseram que nem sempre somos verdadeiros em nossas aes, o que quer dizer isso Mestre? Mestre: Em toda parte, h pessoas que comeam a crer e que j creem, nas mais variadas situaes. Aqui, algum aceita aparentemente os bons conselhos para ser agradvel s relaes sociais. Ali, um indagador procura o campo da f, tentando acertar problemas intelectuais que considera importantes. Alm, um enfermo recebe o socorro da caridade e se declara seguidor da Boa Nova, guiando-se pelas impresses de alvio fsico. Amanh, todavia, ressurgem to insatisfeitos e to desesperados quanto antes. Discpulo: Ento todos somos superficiais, Mestre? Mestre: Nos arraiais da aprendizagem, tais fenmenos so frequentes. Encontramos grande nmero de companheiros que se afirmam pessoas de

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

32

f, por haverem identificado a sobrevivncia de algum parente muito doente, porque se livraram de alguma dor de cabea ou porque obtiveram soluo para certos problemas da luta material contudo, amanh prosseguem duvidando de amigos respeitveis, acolhem novas enfermidades ou se perdem atravs de novos labirintos do aprendizado humano. Discpulo: Labirinto, Mestre? Mestre: Sim. Que tipo de esprito habita nosso interior? O da fascinao? O da indolncia? O da pesquisa intil? O da reprovao sistemtica s experincias dos outros? Se no abrigamos o esprito de santificao que nos melhore e nos renove para o bem, a nossa f representa frgil candeia, suscetvel de apagar-se ao primeiro golpe de vento.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

33

OPINIES DIFERENTES

Discpulo: Alguns dizem que os homens se confrontam e se matam por terem opinies diferentes e um no compreende o outro isso verdade, Mestre? Mestre: A fraternidade uma das maiores dificuldades do homem. Ele tenta explicar o inexplicvel, muitas vezes impondo o entendimento pela fora. Analise com cuidado o nosso comportamento: Organizamos conclios clebres, formulando atrevidas concluses acerca da natureza Divina e da Alma, do Universo e da Vida.

Incentivamos guerras arrasadoras que implantaram a misria e o terror naqueles que no podiam crer pelo diapaso da nossa f.

Disputamos o sepulcro do Divino Mestre, brandindo a espada mortfera e ateando o fogo devorador.

Criamos comendas e cargos religiosos, distribuindo o veneno e manejando o punhal.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

34

Acendemos fogueiras e erigimos cadafalsos, inventamos suplcios e construmos prises para quantos discordassem dos nossos pontos de vista. Estimulamos insurreies que operaram o embate de irmos contra irmos, em nome do Mestre Maior que testemunhou com seu sacrifcio o devotamento Humanidade inteira.

Edificamos palcios, famosos pela suntuosidade e beleza, pretendendo reverenciar-lhe a memria, esquecidos de que ele, em verdade, no possua uma pedra onde repousar a cabea.

E, ainda hoje, alimentamos a separao e a discrdia, erguendo trincheiras de incompreenso e animosidade, uns contra os outros, nos variados setores da interpretao. Entretanto, a palavra do Mestre insofismvel. No nos faremos titulares da Boa Nova simplesmente atravs das atitudes exteriores. Precisamos, sim, da cultura que aprimora a inteligncia, da justia que sustenta a ordem, do progresso material que enriquece o trabalho e de assembleias que favoream o estudo no entanto, toda a movimentao humana, sem a luz do amor, pode perder-se nas sombras. Seremos admitidos ao aprendizado superior, cultivando o Reino de Deus que comea na vida ntima. Estendamos, assim, a fraternidade pura e simples, amparando-nos mutuamente.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

35

Fraternidade que trabalha e ajuda, compreende e perdoa, entre a humildade e o servio que asseguram a vitria do bem. Atenda-mo-la, onde estivermos.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

36

VIDA OU MORTE

Discpulo: Porque para alguns a vida vida e para outros a vida morte, Mestre? Mestre: Se perguntssemos ao gro de trigo que opinio alimenta acerca do moinho, naturalmente responderia que dentro dele encontra a casa de tortura em que se aflige e sofre no entanto, de l que ele se ausenta aprimorado para a glria do po na subsistncia do mundo. Se indagssemos da madeira, com respeito ao serrote, informaria que nele identifica o algoz de todos os momentos, a dilacerar-lhe as entranhas todavia, sob o patrocnio do suposto verdugo, faz-se delicada e til para servir em atividades sempre mais nobres. Se consultarmos a pedra, com aluso ao buril, certo esclarecer que descobriu nele o detestvel, perseguidor de sua tranquilidade, a feri-la, desapiedado, dia e noite entretanto, dos golpes dele que se eleva aos tesouros terrestres, aperfeioada e brilhante. Assim, a alma. Assim, a luta. Peamos o parecer do homem, quanto carne, e pronunciar talvez impropriedades mil.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

37

Oua-mo-lo sobre a dor e registraremos velhos disparates verbais. Solicitemos-lhe que se externe com referncia dificuldade, e derramar fel e pranto. Contudo, imperioso reconhecer que do corpo disciplinado, do sofrimento purificador e do obstculo asfixiante, o esprito ressurge sempre mais aformoseado, mais robusto e mais esclarecido para a imortalidade. No te perturbes, pois, diante da luta, e observa. O que te parece derrota, muita vez vitria. E o que se te afigura em favor de tua morte, contribuio para o teu engrandecimento na vida eterna.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

38

POR QUE DEVEMOS REALIZAR

Discpulo: Quando comear, Mestre? Mestre: Os homens esperam pelo Mestre e o Mestre espera igualmente pelos homens. Ningum acredita que o mundo se redima sem almas redimidas. O Mestre, para estender a sublimidade do seu programa salvador, pede braos que o realizem e intensifiquem. Discpulo: Mas como assim, Mestre? Mestre: O Mestre Maior comeou seu apostolado, buscando o concurso de seus discpulos, para atacar o servio da regenerao planetria. E, desde o primeiro dia da Boa Nova, convida, insiste e apela, junto das almas, para que se convertam em instrumentos de sabedoria e progresso, dando-nos a perceber que a redeno procede do Alto, mas no se concretizar entre as criaturas sem a colaborao ativa dos coraes de boa vontade. Discpulo: E porque o Mestre se preocupa em acompanhar seus discpulos?

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

39

Mestre: que, se a Humanidade no pode iluminar-se e progredir sem a orientao Divina, o Mestre Maior no dispensa os homens na obra de soerguimento e sublimao do mundo. A Seara realmente grande, mas poucos so os ceifeiros. Semelhante afirmativa prova a importncia por ele atribuda contribuio do indivduo. Amemos e trabalhemos, purificando e servindo sempre. Onde estiver um seguidor do Mestre Maior a se encontra um mensageiro Celestial para a obra incessante do bem.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

40

NO SOMENTE O QUE VEMOS

Discpulo: Porque nem tudo realmente como vemos, Mestre? Mestre: Aprenda a ver com os olhos do corao: No somente agasalho que proteja o corpo, mas tambm o refgio de conhecimentos superiores que fortaleam a alma.

No s a beleza da mscara fisionmica, mas igualmente a formosura e nobreza dos sentimentos.

No apenas a eugenia que aprimora os msculos, mas tambm a educao que aperfeioa as maneiras.

No somente a cirurgia que extirpa o defeito orgnico, mas igualmente o esforo prprio que anula o defeito ntimo.

No s o domiclio confortvel para a vida fsica, mas tambm a casa invisvel dos princpios edificantes em que o esprito se faa til, estimado e respeitvel.

No apenas os ttulos honrosos que ilustram a personalidade transitria, mas igualmente as virtudes comprovadas, na luta objetiva, que enriqueam a conscincia eterna.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

41

No somente claridade para os olhos mortais, mas tambm luz divina para o entendimento imperecvel.

No s aspecto agradvel, mas igualmente utilidade viva. No apenas flores, mas tambm frutos. No somente ensino continuado, mas igualmente demonstrao ativa. No s teoria excelente, mas tambm prtica santificante. No apenas ns, mas igualmente os outros.

Bom gosto, harmonia e dignidade na vida exterior constituem dever, mas no nos esqueamos da pureza, da elevao e dos recursos sublimes da vida interior, com que nos dirigimos para a Eternidade.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

42

MAIS SOBRE OS ESTILOS

Discpulo : Ser que o senhor poderia fazer um comparativo dos principais estilos, Mestre? Mestre : Os mais de 300 estilos que temos hoje foram construdos com a histria da China, durante muitas batalhas, culturas e crenas dos seus imperadores e dinastias. - Relatar todos seria quase que impossvel em to pouco tempo; mas posso destacar algumas caractersticas dos mais conhecidos:

HUNG G AR CARACTE R S TI CAS Hu ng G a r u m do s p rin cip a is e st ilo s de Ku ng Fu. O est ilo Hu ng G a r f o rmad o po r cin co t cn ica s p rin cipa is: Dra g o , S e rp e nt e , Tig re, L eo pa rd o e G a ra. O e st ilo ca ra ct e rizad o p o r ba se d e p e rn a s e m o s f o rte s. S ua p rin cip a l ca ra cte r st ica a ut iliza o d o a ta qu e e d ef e sa a o me smo t e mpo . No s u lt imo s ce m a no s e m Ca n t o , reg i o S u l da Ch in a , exist ira m de z me st re s qu e se de sta ca ra m p o r su a h ab ilid a de in igu a la ve l. P o r a lca n a re m g ran d e f a ma , ch eg an d o a se r co nh e cido s co mo o s De z Tig re s de Can t o . Den t re e le s, cin co e ra m e ra m me st re s d e Hun g Ga r: Tii K iu S an , So u Ra k Fu , Won g Fe i Hu ng . - O in t ro d ut o r d o e st ilo na A me rica do Su l e B ra sil, f o i o Me st re Le e Ho n Ka y(L i Hon K i). HIS T RI A S u rg iu n a Din a st ia Ch ing , n o a no de 17 34 , p oca e m qu e o impe ra do r Y un g Jin g O rde no u a d est ru io d o Te mp lo Sh ao lin . De po is d a d est ru i o d o t e mp lo, so men t e cin co mon g e s so b re vive ra m a o ma ssa cre , se nd o ele s: Ng Mu i, G ee S in , P ak Me i, Miu Hin , Fu ng To Ta k. - De sse s sob re viven t e s, o mon g e G ee S in te ve co mo d isc p u lo u m ra pa z d e n o me Hun g He i Ku n, q ue ma is ta rd e co n st ru iu u m no vo t e mp lo S ha o lin on de en sina va o K un g Fu no s mo lde s t rad icio n a is, se nd o o seu e st ilo co nh e cido ma is t a rde co mo Hu ng G a r (Fa milia Hun g ).

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

43

LO UV A A DE US CARACTE R S TI CAS O in se t o cu ja ap a rn cia de ma io r de vo t o do mu nd o , te m q ue se r o L ou va -a -Deu s. Co m as p at a s d ia n te ira s co stu me ira me n te sug e rir as m o s ju n ta s d e u m d evo to , e le se t o rno u o in se t o ma is re f e rido e m to d a s a s a rt e s ma rcia is. E sse in se to se t o rno u t o HIS T RI A Wan g u m no t ve l gu e rre io q ue t inh a ha b ilida d e s co m a espa da f o i ao Te mp lo Sh ao lin e pu b lico u u m de sa f io ao s mon ge s p a ra t e st a r sua s h ab ilid ad e s co n t ra e le e m du e lo a mig ve l. De vido su a in sist n cia , o mo n ge me st re p e rmit iu a Wan g qu e u m n ova to f o sse en via do pa ra lu ta r con t ra e le . - P a ra a su rp re sa e ve xa me de Wan g , ele fo i d ecisiva me n te d e rro ta do p o r u m n ovio . Se iso lan do na s mon t an ha s Wa ng e sta va de te rmin a d o a p ro va r sua s h ab ilid ad e s ao s Ta o ) e nq ua n to con st an t e me n te se exe rcit a va e fo rt a le cia se u co rpo . E le vo lt ou ao mon a st rio con ve n cid o qu e e sta va p ro n to a mo st ra r a o s mo n ge s sua su p e rio rida d e. O s mon g e s a ce ita ra m ma is u ma ve z o co n vite p a ra t e st a r sua s ha b ilida d e s. - No va men t e ele en f ren t ou o mo n ge ma is n ovo . Co m u m sen t ime n to de en tu sia smo e le ven ce u o jo ve m mo ng e p rin cip ia n te . De rro to u a in da o ut ro mon ge , d e b a ixa g ra d ua o , e o ut ro d e ca te go ria ma is e le va d a. Wa ng e sta va

p osicio n ad a s de fo rma a mon ge s. - E le t re in ou d ilig en t e men t e se u e st ilo Ca min ho d a E sp ad a (Tsie n

ven e ra do , n o p o r ca u sa co me an d o a se n t ir con f ia n a e m su a in ve n cib ilid ad e , a t q ue en f ren t ou o d a sua a pa re nt e au ra de mon ge me st re . Co m a o rd e m S ha o lin ob se rva nd o , Wan g n o f o i ca pa z d e t o ca r re lig io sid ad e , ma s p o r cau sa de su a re con h e cid a fe ro cid ad e , co mba t ivid ad e e t en a cida de d e vid a . H t re zen t o s e cinq ue n ta a no s u m me st re d e lu ta , Wa ng L an g, e xa lt a va a p eq ue na ma s at iva L ou va -a -Deu s d e a ut o d ef e sa . No va me nt e , pa ra t ra t a r de seu co rp o e d o seu o rgu lh o fe rid o , Wa n g de sap a re ce u na f lo re st a p a ra co nt e mp la o . Um d ia , en qu an t o de sca n sa va de ba ixo de u ma rvo re, Wa ng o uviu a lo ng a no ta a gu da d e u ma cig a rra e m u m ga lho b a ixo n o a rbu st o a cima de le . O lh an d o p a ra o a lt o , Wan g rep a rou e m u m f rg il e co m ap a r n cia qu ase qu eb ra d ia L ou va -a -Deu s en ga ja do e m u ma lu ta de vida o u mo rt e co m a g ra nd e ciga rra . - A ciga rra e sta va fa zen do o m ximo . Su a ca be a co n t ra o Lo u va -a -De u s qu ase o imo b iliza va co m su a t en a cida d e. Fo i e mo rd en do a bo ca p a ra a ga rra r a rob u sta ciga rra e de sf a ze -la d a p osi o em qu e e sta va . - O ca rn vo ro L ou va - a -De u s co n su miu a sua v t ima . Alt a men t e imp re ssion ad o co m o q ue vira Wan g de cid iu cap t u ra r o in se to vit o rio so e en t o ob se rva r os seu s mo vime n to s de f en sivo s e o fe n sivo s. Usan do u m g ra ve to d e p eq ue no co mp rime n to e le p ro vo ca va o Lo uva -a -De u s e m to da s a s dire e s. I n va ria ve lme n te o L ou va -a -Deu s, co m su a ca be a ca p a z d e vira r p a ra q ua lqu e r d ire o , se de f en d ia q ua nd o p ro vo ca d o d e f re n te ou de co st a s. O p e rse ve ran t e in se to t o rno u -se a in sp ira o d e Wa n g p a ra o se u no vo siste ma d e co mba t e . Co m cu id ad o met icu lo so , e le o rd en a va o s mo vimen t o s de fe n sivo s e of en sivo s do in se t o e m u ma art e de lut a hu man a . E le a d ivid iu e m t r s p rin cipa is www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br o me st re .

cria t u ra , cria n do o est ilo qu an do o Lo uva -a -Deu s re ag iu co m fe ro cid ad e usan do sua f o rte vira d a d e p at a s

44

ca t eg o ria s: Pe ng P u, m to do imp o rt an t e de ba te r o u t ira r o an t ag on ist a de se u ba lan o ; La n Tse h , usad o pa ra re st rin g ir ou re d u zir a f o ra do op on en t e; e Pa Tsou , a d ef e sa o it o co t o ve lo s.

Dep o is de su a p re pa ra o p e sso a l, ele f ina lme n te a cred it ou q ue est a va p ron t o pa ra te st a r se u no vo e st ilo de lu t a co n t ra o me st re d o s mo ng e s. A rmad o co m se u s mo vime n t o s in sp ira do s no Lo u va - a -De u s, Wan g ext ra o rd in a ria me n te de rro t ou o me st re d os mo ng e s co m su a s t t ica s d e in se to se lva ge m nu nca an te s u sa da s p o r u m h o me m. O s mo n ge s a ce it a ra m re sp e it o sa me n te a su a d e rro ta , me smo co m su rp re sa , e p ro cu ra ra m ap re nd e r o n ovo e e st ran ho sist e ma . A pa la vra de su a vit ria se esp a lh o u p e la s p ro vn cia s. Wan g La ng e ra o no vo h e r i d as a rt e s ma rcia is. Se nd o lo g o ro d ea do p o r d isc pu lo s. O so nh o da s a rt e s ma rcia is de Wa ng La ng fo i f in a lmen t e re a liza do . Su a esco la d e a ut o de fe sa do Lo u va - a-De u s se t o rn o u ext re ma me nt e p ro e min en t e n o No rd e ste da Ch ina , co n side ra da p o r alg un s co mo se n do a ma io r d u ra n te seu t e mpo de vida . O ve ne r ve l Wan g mo rre u a no s ma is ta rd e , fe liz e fa mo so me st re de lu ta . De qu a lq u e r fo rma , sua cu id a do sa he ran a do est ilo L ou va - a -De u s se d ivid iu na d in a st ia Ch in g qu an do qu at ro d iscp u lo s, ca da u m de se ja n do f aze r in o va e s e se d eslig a ra m d a e sco la fu n da do ra . O Me st re Lo u va - a -De u s d isse en t o qu e se u s de se jo s po de ria m se r sa t isfe it o s co m uma co n d i o , qu e cad a d iscp u lo n o me a sse se u sist e ma ind ivid u a lmen t e , de aco rdo co m a s ma rca s d as co sta s de u m Lo uva -a -De u s ca pt u ra do po r cad a u m. Um t inh a a a pa rn cia d o s mbo lo Y in -Ya ng (Ta i Tsi), ou t ro pa re cia co m u ma f lo r de a me ixa (Me i Hua ) e n o o ut ro u m co n jun t o d e ma rca s q ue t in ha m a ap a r n cia de se t e est re la s (Tsi Tsin g ) . Hou ve um L ou va -a -Deu s q ue n o t inh a ma rca ap a re n te . E st e est ilo f icou co n he cid o co mo est ilo d esp ido (e st ilo se m ma rca Kwo ng P a n ). www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

45

LEO P ARDO / P ANTE RA CARACTE R S TI CAS O p rin cipa l g o lp e do Le op a rd o u m p un ho ve lo z e p en e t ran t e, se me lha n te a u ma ma ch ad a da , p a ra a ta ca r po n to s vit a is e a fo ra mu scu la r e a ve lo cid a de . O s mo vime nt o s s o rp id o s, p od e ro so s e p ro cu ra m a imo b iliza o. MACACO CARACTE R S TI CAS E st ilo de Ku ng Fu d o n o rte e con sid e rad o po r mu it o s se r u m d os e st ilo s ma is in co mu n s e n o o rt od o xo s d as a rt e s ma rcia is. co mpo st o de mo vimen t o s, ca ra cte r st ica s, e e sp rit o do s ma ca co s. E ste e st ilo mu ito f o rte n as p e rn a s e sa lto s. A p riso f ica va sit ua da e m u ma f lo re sta n os a rre do re s de cida d e. P o r u m e st ra n ho de st ino a ja n e la d a ce la da va d e f ren t e pa ra u m b o sq ue d e rvo re s alt a s qu e a b riga ra m u ma co l n ia d e ma ca co s t ag a re la n do b rin can do e ba lan an d o d e rvo re e m rvo re . Fa scina d o p e la s a rt ima nh a s b rin ca lho n a s d o s ma ca co s e nt re a rvo re , K ou S ze g ast ou h o ra s o s o b se rva nd o to do s o s d ia s no h b ita t na tu ra l d e le s. E le cu ida do sa me nt e est ud o u o co mp o rt a men t o d e le s e m sit u a e s dif e ren t e s, e de po is d e lo ng o s an os e ra ca pa z d e d ist ing u ir a s ca ra ct e r st ica s d if e re n te s d os ma ca co s. De po is d e ca te go riza r ca d a ma ca co p o r su a ha b ilida de e t cn ica s, K ou S ze p e rce b eu q ue est a s a e s e ra m co mp a t ve is co m o Te i Ton g , u m K un g Fu q ue ele t inh a ap ren d ido d e in f n cia . K ou S ze d ecid iu co mb in a r e nt o e ste o Te i To ng co m os mo vime n to s d e ma ca co . O f im d o t e rmo de p ris o de le ma rcou o ve rda d e iro co me o da art e de Ta Sh en g (o G ra nd e Sa lva ). Ko u S ze no meo u est e ma ca co e spe cia l q ue www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br HIS T RI A A h ist ria d e Ta Sh en g, o u K un g Fu de Ma ca co , co me a p r ximo a o f im d a Din a st ia Ch in g (1 64 4 -1 91 1 ), qu an do u m lut a do r d o n o rte d a Ch ina , K ou S ze e st a va p re so p o r mat a r u m a ld e o . O ca st igo p a ra e sse crime e ra mo rte o u p riso p e rp tu a . Pa ra sa lva r K ou S ze de qu a lqu e r p en a lida de u m a migo nt imo e in f lu e nt e co n seg u iu su bo rn a r o ju iz p a ra re du zir a p en a d e K ou S ze a oit o an os d e p ris o. P a ra K ou S ze , a p ris o se to rn ou u ma b no . E sse e st ilo te m mo vime n to s n o o rto do xo s, rit mo qu eb ra do , e t cn ica s ma ne ira r p ida e ve lo z. co ste la s. Su a t cn ica d esen vo lve r p ida s. Su a ca ra cte r st ica p rin cipa l o a ta qu e co m o pu nh o de HIS T RI A De sen vo lvido p e lo mo ng e Mot , o e st ilo do Le op a rdo ve m da fa m lia d o e st ilo do Tig re e u sa do p a ra d ese n vo lve r ve lo cid a de e f o ra .

46

lu t a e m h on ra de So l Wu Ku ng , o Re i d e Ma ca co leg e nd rio na V ia ge m d e f o lclo re ch in e sa p a ra o Oe ste . K ou S ze f un do u a a rte d e Ta Sh en g em v rio s p rin c p io s de man ob ra s q ue in clue m a g ilida d e, a ga rra r, ca ir e sa lt a r. A t ra v s d o e stu do cu ida do so do s h b ito s do ma ca co Ko u Sze p de d est ig u ir a s re a e s d os ma ca co s e o s ca t eg o riza -lo s e m cin co p e rso n a lida de s d ife re n te s, cria nd o as cin co f o rma s do ma ca co : O Ma ca co a lto O Ma ca co de mad e ira O Ma ca co Pe rd ido O Ma ca co de Pe d ra O Ma ca co B be do E sse e st ilo fo i p assa do de ge ra o e m ge ra o at qu e o Me st re Ch at d e Ch o L ing d ecid iu pa ssa r no in te iro A rt e d e P e kkwa r e to d a s a s cin co f o rma s do ma ca co e e nsin ou a Pa u lie Zin k q ue pa sso u ao se u a migo in t imo Me st re Mich a e l Ma t su da . Um g ra nd e me st re t a mbe m q ue co n he ceu e sta a rte d o Ma ca co f o i Wan g L an g, cria d o r do siste ma L ou va -a -Deu s, qu e a p ro ve it ou a lgu ma s ca ra cte r st ica s do ma ca co pa ra ap e rfe io a r o seu e st ilo . SE RP E NTE DI V I NA CARACTE R S TI CAS O e st ilo S he n Sh e Ch ue n (se rp e nt e d ivin a ) o rig in ou - se n a p ro vn cia de Fu jien q ua nd o u m Mo ng e do Te mp lo do Ba mbu min ist ro u a Hsu Y in Fo ng u ma t cn ica p a rt icu la r d o t e mp lo cha ma d a Ho k Sh e Tch u (u n io d a G a ra e da Se rpe n te ). Con t an do co m mo vime nt o s len t o s e su a ve s, o ad ve rs rio p od e su rp re en de r- se co m su a f le xib ilid a de , ve lo cid ad e e f o ra, d esd e q ue b e m co n ce n t ra d o ch i (E ne rg ia www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br Con sist e e m d ef e sa e t rab a lha mo vime nt o s of en sivo s co m ap un ha la r e mo vimen t o s de esp ad a co rt an t e s. H f o co na ve lo cid ad e do s g iro s e mo vimen t o s de co rp o co n t n uo s. O e st ilo Sh en S he Ch u en e xe cu t ad o co m a s mo s e scu lp in do a ca be a de uma se rp en t e e m u ma mist u ra de d u ro e su a ve . HI S T RI A Ap s a mo rt e d o Mo ng e Hsu e sta s t cn ica s fo ra m a p rimo ra da s e e m h o me na g e m ao Mon ge , o est ilo fo i b at iza do d e S he n S he Chu e n, q ue sign if ica P un ho d a Se rp en t e Divin a , u ma ve z qu e o Id e og ra ma Sh e n pa ra os ch in e se s sig n if ica Deu s.

47

In t e rio r). S eu ob je t ivo n o s a ta q ue s a bu sca d o s p on t o s vit a is co mo olh o s, ga rga n ta , p le xo s, v o en t re as c xa s e a bd me m. O e st ilo ch e go u ao B ra sil e m 1 98 0 so b su pe rvis o do Me st re Hu Cha o Tie n , d iscip u lo e f ilh o d o Me st re Hu Sh i Wen . Ho je o e st ilo t e m a sup e rvis o do Me st re Dan i Hu (Hu Ch a o Hsil), f ilh o d o Me st re Hu Ch ao Tie n . O P un ho d a S e rp e nt e po ssu i se is f a se s a f im de de sen vo lve r os cin co co n ce it o s do est ilo , qu e s o : - Ve lo cida d e: a ta ca r co m ba t ida s r p id a s e in e sp e rad a s, usan do p asso s rp id o s, g e is e le ve s; - En vo lvime n to : a cu rt a d ist n cia , en vo lve r os me mb ro s do op on en te con f un d ind o su a s po stu ra s e usan do - as a se u fa vo r. Qu an do a lo n ga d ist n cia , a gu a rda r a ab e rtu ra d e u ma p o st u ra ad eq ua da me n te con t id a; - Su rp re sa: a ta ca r e m d if e re nt e s n gu lo s co n t inu a men t e ; - Sa lt o s: pa ra t r s o u p a ra o s la do s, e vita nd o at aq u e s d e sn e ce ss rio s e n o co mp ro me t en do o s me mb ro s p rin cipa is p a ra lo co mo o e e qu il b rio ; - Fug a : q ue b ran do o co n ta t o e e sca pa nd o qu an do o go lpe n o ob t ive r a pe ne t ra o ad eq ua d a; re p re se n ta do n o B ra sil p o r Da n i Hu qu e co me o u a p rat ica r o est ilo co m se is an o s d e id ad e e m Ma ca o, u m p o rt o te rrit o rio po rtu g u s n o Ma r d a Ch ina . B BADO CARACTE R S TI CAS HIS T RI A E ssa t cn ica sit ua e m co mo se o A len da con t a qu e e xist ia m o ito imo rt a is qu e de d ica va m o t e mpo p ra t ica n te e st ive sse e mb ria g ad o . p ra t ica d a me d ita o. Co mb ina va m a s t cn ica s a nt ig a s d e Y og a Co mb ina mo vime n to s co mo t ro pe a r, ba lan a r e ca ir m o s se p osicio na m co mo se e st ive sse seg u ran do u ma xica ra ch ine sa ou u m co po e m qu e o s b b ad o s to ma m sua s b eb ida s. O e st ilo do b ba do e xig e mu ita h ab ilid a de , f le xib ilid a de p o is u sa chu t e s, vo ad o ra s, se mi- mo rt a is, E ste e st ilo fo i le va d o a o t e mp lo S ha o lin pa ra se r e n sin a do a os a lu n o s contato@centrofilosoficodokungfu.com.br De nt ro d est e g ru po h avia u ma mo n ja q ue e ra h b il n o ma n e jo d e t od a s a s t cn ica s d e p e rn a s qu e se de sen vo lveu a t ra v s da Ch i Ku ng ma rcia l. Ch ine sa (Ka i Me n / Ch i K un g ) ob t en do h ab ilid ad e s ext ra o rd in ria s. Co m o pa ssa r do te mp o e le s ap ren de ra m e de sen vo lve ra m t cn ica s a p re n de ra m a do min a ra m o con t ro le da en e rg ia (Ch i K un g e m seu n ve l ma is a va n ad o ).

e xa t a men t e co mo u m b ba do . A s a va n ad a s co mo o e st ilo b ba do . E ste s o ito g ran de s me st re s

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

48

ro la me nt o s pa ra co n fu nd ir o o po ne n te . O p ra t ica n te t m qu e se r rp id o e f in g ir d ef e sa e nq ua n to e st t en t an do a ta ca r e a po n ta nd o e m u ma dire o ma s a ta can do e m o ut ro . V rio s gra u s d e e mb ria gu e z s o d e mo n st rad o s po r g a ma s d if e re n te s d e mo vime n to s e e xp re ss e s n o o lho .

ma is a va n ad o s. A p s a de st ru i o do Te mp lo v rio s mo n ge s e sca p a ra m e se escon de ra m em a lde ia s, e p a ra n o se re m re con h e cid o s t ro ca va m se u s no me s e se ve st ia m co mo me nd ig o s. E m cad a a ld e ia d e ixa va m e nsin a men t o s q ue o s a lde e s o s me lho ra va m a da pt a nd o a seu s co st u me s e e st rut u ra s f sica s. Ne ssa s t ra n sfo rma e s su rg iu o e st ilo d o b b ad o do su l d a Ch in a, q ue n o t o vist o so e sim e fe t ivo na lu t a , n e sse mo men t o na sce o ba st o d o me nd ig o do su l, n o me d ad o e m ho n ra a u m mon ge q ue ca min h a va p e la s a lde ia s fa zen d o -se p assa r p o r me n d ig o ce g o e qu e ma n e ja va se u b ast o co m g ran de h ab ilid ad e . O e st ilo d o b b ad o co m o te mp o fo i a pe rf e io a nd o , ma s p e rd ia su a e ss n cia po r se r u m est ilo d if cil de ap ren d e r e e xe cu ta r. To do s e sta mo s a pt o s p a ra e sta t a ref a , me smo sen d o n e ce ss ria u ma p rep a ra o f sica , me nt a l e e sp irit ua l mu it o re f ina da . E ste e st ilo se de st a ca pe la ha b ilida d e d e e ng an a r o in imig o u t iliza nd o o d ese qu il b rio , g iro s, sa lt o s, e sq u iva s e a crob a cia s, u t iliza nd o a f o ra d o o po ne n te con f un d ind o -o . A s t cn ica s s o u t iliza da s co m en e rg ia in t e rn a de sde o Ta n Tie n , fo ra d o a bd o me, q ua d ris e o mb ro s, q ue se co mb ina m pa ra la n a r go lpe s d e p un ho s e p e rna s seg u ido s de ra ste ira s. A f in a lid ad e do est ilo ma n te r o co rp o e m bo m e st a do no p la n o f sico p a ra t ra n sf o rma r e a rma ze na r en e rg ia (Ch i K un g ) qu e usad a e m n ve is ma is a van ad o s. p r t ica do est ilo b b ad o u m co n jun t o d e t cn ica s a lta me n te re f ina d a s, e po r isso con sid e rad a co mo o limit e m ximo do pla no f sico do s lu t ad o re s . CHI N'NA

CARACTE R S TI CAS Ch in Na (Ch in sig n if ica a p re sa r, ag a rra r, Na sig n if ica mu it o an t iga , de sen vo lvida

HIS T RI A Ch in Na a art e de lut a r a ga rra nd o e con t ro lan d o o op on en t e . S ua s ra ze s v m d o Tie n Hsu eh (a t aq ue a os p on to s vit a is) e Sh ua i Ch iao a no s at r s mu it o an te s d o mo de rn o A ikid o de ho je e d o Jiu -Jit su contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

con t ro la r) u ma t cn ica Ch ine sa (lu t a qu e con sist e e m lan a r o o po ne n te ), q ue da ta m de milh a re s d e

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

49

p rin cipa lme n t e p e lo s mo ng e s S ha o lin e a pe rf e io a da p ost e rio rme n te p e lo fa mo so g ue rre iro Y eu h Fe i, q ue visa va p rin cipa lme n t e o co n t ro le e d o mn io do ad ve rs rio , se m se r n ece ss rio mat -lo

se re m o rg a n iza d o s n a so cied a de mo de rn a. Ch in Na Sh ao lin a me d e t od a s as a rte s q ue ag a rra m. De sd e qu e o s mo ng e s de Sh ao lin se co mp ro me te ra m co m u ma vid a de n o -vio l n cia a s t cn ica s d e Ch in Na e ra m u ma fo rma imp o rt an t e de de fe sa s pa ra e le s.P e rmit iria ne ut ra liza r o at a qu e de um o po ne n te se m o g o lp ea r! E mbo ra o Ch in Na t en ha sido u sa d o d e u ma fo rma o u d e o ut ra p o r mu it o s an os, o s mo n ge s d e S ha o lin o t ran sf o rma ra m nu ma a rte ao in v s d e so men t e t cn ica s. O Ch in Na u ma t cn ica a lt a me nt e ef e t iva q ue e nsin ad a at ua lme n t e a s po l cia s e m t od o o mu nd o . No in cio d e 1 60 0 o s fu n cion rio s do go ve rn o bu sca ra m mt o do s ma is coe rcivo s p a ra su b ju g a r os crimin o so s se m os ma ta r. O Ch in Na e vo lu iu e m u m sist e ma co mp le t o d e ca pt u ra r e de te r, q ue fo ra m d ese n vo lvid o s na d in a st ia Ch in g (1 6 44 -1 91 1 d. C. ). Fo i qu an do o Ch in Na se t o rn o u p a rte d o p rog ra ma de t re ino b sico pa ra o e x rcit o ch in s e po licia da p ro v n cia. O Sh ua i Ch ia o u ma f o rma de lut a r n a q ua l co mb ina da a fo ra f sica co m a t cn ica p a ra lan a r o s op on en t e s d e u ma po sio p a ra da . O Ch in Na usa man ip u la o p a ra la n a r o op on en t e . Ch in Na u sad o pa ra imo b iliza r qu a lq ue r p a rte d o co rpo d e u ma p o si o e m p ou de u ma p osi o no ch o . A o co nt r rio d a con vic o po pu la r, o Ch in Na t ra b a lh a no ch o. Na re a lida d e me lho r n o ch o do qu e de p po rqu e n o h co mo o o po ne n te se e squ iva r, u ma ve z qu e su a s a rt icu la e s fo ra m imo b iliza d a s. O Ch in Na n o te m fo rma s, s t cn ica s de ap re sa men t o b sica s e a va n ad a s (Tsou h Gu u de slo ca n do o s o sso s) exe cut a da s co m mu ita s va ria e s. A cre sce nt e a isso , t cn ica s de divid ir o m scu lo / t en d o (Fen G in ) imp ed in do a re sp ira o (B ih Ch i), imp ed in do o u b loq ue a nd o a ve ia /a rt ria (Du an n Mie ), p re ssio na r a a rt ria , e p re ssion a r a s ca vida de s (Tie n Hsue h ), e vo c t e m u m siste ma e xt re ma me n te e fe t ivo d e con t ro la r seu o po ne n te . Na re a lid ad e , u m siste ma mu it o cie n t f ico b ase ad o no s mo vimen t o s me c n ico s.

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

50

E m g e ra l, d ivid ir o m scu lo / te nd o, d eslo ca r o o sso e a lg u ma s t cn ica s d e imp e d ir a re sp ira o so re la t iva me n te f ce is d e a p re n de r, e a t eo ria q ue os e nvo lve f cil de en te n de r. J blo qu ea r a ve ia / a rt ria e ca vida de s so t cn ica s a lta me n te a va n a da s q ue exig e m con he cime n t o d et a lha do d o lo ca l on de so ap lica da s. E sta s t cn ica s po de m cau sa r a mo rt e , assim o in st rut o r d eve se r mu it o cu id a do so a qu e m pa ssa r est e con h e cimen t o . DRAG O CARACTE R S TI CAS O Dra g o u m an ima l m st ico co m p od e re s in cr ve is so b re o cu e a t e rra . con he cid o po r sua s f o rma s de at aq u e s e d ef e sa s f e ch ad a s e p eg ad a s mu it o pe rig o sa s e d e st ru t iva s, co mo at aq ue s a o jo e lh o , t o rno ze lo, ju n ta s e co to ve lo . O s mo vime nt o s s o lon go s, con t nu o s e coe re n te s. I mp re ssion a da e la p rp ria o at a ca e ord en ou t a mb m q ue se u s e stu da n te s a ta ca sse m no va me n te . Ma s de sta ve z Yu k de rru ba t od o s o s e stu da n te s me no s L an . Dian t e d e st a pu ra de mon st ra o d e K un g Fu a mo n ja L an ca i ao p de Yu k e p ed e q ue a a ce ite co mo d isc pu lo . Y u k a ce ito u e co me o u a en sin a r a Mo n ja q ue se t o rno u u m d o s 5 t ig re s de Ca n t o e Yu k f ico u co n he cid o co mo u m Me st re de Dra g o . E ste e st ilo con he cid o po r de fe sa s e a ta qu e s fe cha d o s e Mo k K iu (e n t re la a r o s bra o s). Po ssu i cin co fo rma s q ue mo st ra m o p od e r do Dra g o , qu e s o co nh e cida s co mo : NG A N (o lho s), S UN, (me nt e ), S A U ( p a lma ), YI U (cin t u ra ), MA (po si o d e ca va lo ). O p ra t ica n te p re cisa d o min a r e sta s cin co f o rma s qu e co rre po n de m e xte rn a men t e a O ra o , A r, Fog o , g ua e Te rra e in t e rna me n te n icio, e sp irit o , re sp ira o (Ch i), f lu n cia e e sta b ilid a de in te rio r. Q ua nd o o p ra t ica n te d o mina e st a s cin co f o rma s asso ciad a s ext e rna e in t e rn a me nt e e le e st ap to a pe rceb e r o po de r d o Dra g o . TRE I NA ME NTO www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br HIS T RI A A o rige m d est e est ilo e nig m t ico f req ue n te me n te q ue st ion ad o , mu it o s e stu d io so s d ize m qu e o est ilo t eve o rige m n o s a no s 17 50 18 00 e f o i d ese n vo lvid o pe lo mo n ge B ud ist a t a ilan d s Yu k. Du ra nt e u m fe st iva l ch a mad o Yu e S he n , pa ra q ua l vin ha lu ta d o re s d e K un g Fu d e t od a a Ch in a , Yu k co n he ceu L an Y iu K wa i qu e f a zia d e mo n st ra e s ne ste f e st iva l. Y uk lh e d iisse qu e o seu Ku ng Fu e ra b on it o ma s n o t inh a uso pra t ico . A Mon ja L an ao ou vir isso o rd e no u q ue 11 est ud a nt e s o a ta ca sse m, ma s o s me smo s n o fo ra m ca pa ze s n e m de to ca r Yu k.

51

O t re ina me nt o de ste e st ilo co mp le xo , po is ut iliza d ive rsa s t ra n sie s d e p osi e s. E m a p re n de nd o os mo vime n to s, o e stu d an t e g o lp e a r d u ro e m b lo co , fa zen do co m q ue o seu co rpo f iqu e fo rt a le cid o . Est e est ilo t en de a de se n vo lve r exau st iva me nt e o Ch i (E ne rg ia In t e rna ). G ARA BRANCA CARACTE R S TI CAS G a ra B ra n ca con he cid o p o r se u s mo vimen t o s g e is d e chu t e s, to re s e a ta qu e s pe rig o so s. HIS T RI A O sist e ma P a i Ho d e K un g Fu (G a ra B ra n ca ) f o i o rig ina do n a Din a st ia Min g (1 36 8 -1 64 4 ), po r u m la ma Tib e ta no , A da to (O rd do t o , A t at u o ju n , Ah Da t Ta , e t c. ), na scido e m 1. 42 6 an te s d e Crist o n o co me o d o re ino Hsu n Ch un g na d ina st ia Min g. A da t o e sta va med it a nd o pa cif ica men t e n o o ut ro la do da mon t an h a d o Tib e te , e du ran t e su a med it a o e le , avist o u uma e le ga n te G a ra B ra n ca , a qu e ce nd o -se ao so l q ua nd o , su b ita me n te , u m ma ca co se lva ge m a pa re ceu d a f lo re sta p r xima e a ta cou a G a ra ag a rran do - a p e la s a sa s. O p ssa ro e sta va assu sta d o, ma s e st e fu g iu do at aq ue d o ma ca co e vin go u -se usan d o se u lo ng o b ico p a ra b ica - lo. S eg u iu - se u ma ba ta lh a vio le nt a . O ma ca co q ue e ra n o rma lmen t e co n side ra do a t ivo e g il n o e ra p a r pa ra a Ga ra . Ad a to o bse rvou a lu t a mu ito a te nt a me nt e . E le est a va f ascin ad o pe la espe rt e za exib ida p e lo s d o is a n ima is. A lu ta t e rmin ou co mp let a men t e po r u m te mp o e o ma ca co e sta va co me an d o a d e mo n st ra r sina is d e ca n sa o qu an do su b it a men t e, co mo u m ra io , o b ico d a G a ra g o lp e ia u m d o s o lho s d o ma ca co q ue p ro f e riu u m g rit o ag ud o de do r e nq ua n to o sa ng ue f lu a d o o lho da n if icad o . O ma ca co co me o u a sa lt a r e fu g iu p a ra o ab rig o n a f lo re sta d e o nd e h a via sa d o . No in cio d a lu ta , A da to a pe na s ob se rvou ma s n o p en sou mu it o so b re e la . P o r m, q ua nd o e le o bse rvou ma is a te n ta me nt e , co me ou a no ta r q ue o s d o is a n ima is usa va m mt o do s d ife re n te s de lu ta e q ue sua s t cn ica s e ra m sist e m t ica s e me t icu lo sa s. O s mo vime n to s d a G a ra B ran ca e ra m p a rt icu la rme n t e e va sivo s, a nu lan do cad a mo vimen t o de at aq ue d o ma ca co , n o imp o rta n do a ve lo cida de e m qu e era m d esf e rid o s. De po is d e o bse rva r o s mo vime n t o s d e lu t a do s do is an ima is, A da to f o rmou www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

52

u m sist e ma d e t cn ica s d e p un ho s e p e rn a s e m su a me n te . Co mo re su lt ad o d e mu it a expe rime n t a o e p r t ica, o Ku ng Fu G a ra B ra n ca co me o u a se f o rma r. A p s te rmin a d a a pe squ isa e a na lise , fo ra m cria d a s 8 (o ito ) t cn ica s f un da me n ta is d o s mo vime n t o s n at u ra is da Ga ra B ran ca e a do ta do a lgu n s jo go s d os p s d o ma ca co . Ad a to in co rp o rou a s t cn ica s n ova s ao a rse n a l ma rcia l q ue e le h avia a p re nd id o no te mp lo e a ist o de u o no me de O rug ir d o le o , ma is t a rde o e st ilo fo i re no me ad o pa ra Ku ng Fu Pa i Ho o u P a k Ho k n o d ia let o ca n to n s. O Ku ng Fu da Ga ra B ra n ca co n he cid o co mo a a rt e I mp e ria l du ra nt e a d ina st ia Ch in g (16 44 - 19 12 ), p o rq ue o s gu a rd a s rea is t re ina ra m o Ku ng Fu G a ra B ra n ca p a ra p ro t eg e r a fa m lia re a l. Ta mb m con sid e rad o co mo u m d os ma is e leg an t e s e b on it o s e st ilo s do Ku ng Fu Ch in s. Co m o pa ssa r do s s cu lo s, o Ku ng Fu G a ra B ra n ca t e ve mu it o s me st re s f a mo so s q ue o d esen vo lve ra m e m v rio s sist e ma s dif e ren t e s: L a ma P a i, Ho p G a r, o Rug id o de Le o , Pa k Ho k, S i Jih Ha o , Ga ra B ra n ca e La ma Ku ng Fu. No s an o s e nt re 1 .8 50 e 1. 86 5 du ran t e a d in a st ia Ch in g, o g ra nd e Mon ge Hsin g Lu ng Lo Ju n g, u m d os p rime iro s d iscp u lo s de Ad at o , via jo u pa ra o su l d a Ch ina co m seu s q ua t ro d isc pu lo s mon g e s Ta Ch i, Ta We i, Ta Y ua n e Ta Ch ue h . E le s co me a ra m a p rop a ga r a s t cn ica s d e m o s da est re la ca d en t e e est ilo d o n o rt e de Ku ng Fu se gu nd o se u at ua l t t u lo d e e st ilo Pa i Ho . O g ra n de Hsin g L un g e seu s q ua t ro d isc pu lo s est a va m en clau su rad o s no mo st e iro L tu s, na mon t an h a Tin g Hu , d o d ist rit o de Ch a o Ch in g, K wan g Tu ng . Fo i l q ue o Mo ng e Hsing L un g a ce it o u qu at ro a lu no s, o s qu a is n o e ra m mon g e s, e pa sso u pa ra e le s o s se g red o s do Ku ng Fu P a i Ho . E sse s q ua t ro disc pu lo s e ra m Won g Ya n L a m, Ch a n Y un , Cho u He u ng Yu en e Ch u Ch i Y iu. De po is u m o ut ro , ch a mad o Won g La m Ho i, se ju nt o u a o s q ua t ro . Wo ng L a m Ho i e ra irm o de sa ng u e d e Wo n g Y an L a m e e ra d e Na n Ha i d ist rit o de K wa ng Tun g . E le s fo ra m o s cin co g r o -me st re s qu e f ica ra m re spo n s ve is pe la p ro pa g a o d o K un g Fu P a i Ho no Su l d a Ch ina , lo go ap s su a cria o . Os seg u ido re s a cima men cio na d o s co mo os cin co g ro - me st re s, h avia m n o me a do Ng Siu Ch un g co mo o p rin cip a l expo e nt e do est ilo P a i Ho .

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

53

Uma e sta t ue t a d o B ud a fe it a de ou ro fo i d ad a ju nt a me nt e po r Wo ng Y an La m e Ch u Ch i Y iu Ng S iu Ch un g . Est a e sta t ue t a fo i h e ra n a d o e st ilo Pa i Ho e so men t e o g ro -me st re do e st ilo e sta va in cu mb ido d a re spo n sab ilid a de d e g ua rd -la . Na qu e le te mpo , Ng S iu Chu n g t o rno u -se o g ua rd io ou t imo ne iro d o e st ilo Pa i Ho de Ku ng Fu . O s g r o -me st re s Ch a n Y un e Ch ou He un g Yu en mo rre ra m ce do . A t a re fa d e p rop ag a o da a rte ma rcia l P a i Ho e sta va p rin cipa lme n t e so b re Wo n g Y an L a m e Chu Ch i Y iu . Ch an Ha k Fu (Ch en K e Fu ): Um d os me st re s ma is fa mo so s de Ku ng Fu G a ra B ran ca , ap re se n to u ao mun do sua o rga n iza o : a Fed e ra o In t e rna cio na l d e K un g Fu P ak Ho k (Wh it e Cran e ) na Au st r lia e m 19 72 . E le ab riu sua s e sco la s e m Hon g Ko ng , Ma ca u , A u st r lia e v rio s lo ca is no s E st a do s Un ido s, co mo No va Io rq ue , Ca lif rn ia , S an Fran cisco et c. O mon g e A h Da t Ta, e ve n tu a lme n te , en sino u o e st ilo a o ut ro mon ge d o t e mp lo e sse mo ng e e ra o gra nd e S in g Lu ng o q ua l, ma is ta rd e , a mp lio u o sist e ma crian d o a s t cn ica s de m o s da est re la ca d en t e (L a u S ing K ue n ). Mu it a s t cn ica s d en t ro da fo rma Fe i Ho k Sa u (m o s de ga ra vo a do ra ) e sta va m e xt re ma me n te a va n a d a s p a ra p rin cip ian t e s e a ssim a d ivis o p un h o s d a e st re la ca de n te f o i cria da pa ra co n te r as f o rma s ma is b sica s. E la s s o : L u k L e k K ue n (Fo rma da s se is f o ra s), Chu it Y ap Bo Ku en (Fo rma a va n a r e re cua r o pa sso ), Tit Lin Ku en (Fo rma d a cad e ia de fe rro ), S iu Ng Y ing K ue n (Fo rma do s cin co pe qu en o s an ima is), Tin G on g K ue n (Fo rma da u rsa ma io r), Lo Ha n Ku en (Fo rma d e B od h isa t t va , S an t o B ud ist a ), S iu K a m K on go K ue n (Fo rma d o p eq ue n o d ia man t e ), Ta i K a m Ko ng o Ku en , (Fo rma do ma io r d ia man t e ), Ta i Ng Y in g Ku en (Fo rma d os cin co g ran d e s a n ima is), K un Na Sa u Ku en (Fo rma de ag a rra men t o co m a s mo s), Tsu i B a Hsie n Ku en (Fo rma d o s o it o imo rt a is b b ed o s), Tsu i Lo Ha n Ku en (Fo rma d e B od h isa t t va b b ed o ), Lo Han Chu t Don g Ku en (Fo rma B od h isa t t va e n ce rra a ca ve rna ), K ua i Jih Ku en (Fo rma d o B an do le iro ), L o Ha n Y i S ap Se i Jan g Ku en (Fo rma d e vin t e e qu at ro co to ve lo s d e B od h isat t va ) e Tsu i K a m Ko ng o K ue n (Fo rma d e d ia man t e b b ed o ). O s mo vime nt o s da s fo rma s a cima so p rin cipa lme n te circu la re s e mu it o co mpa ct o s. P o r m, essa s s o , p o rta n to , a s p rin cip a is fo rma s d o e st ilo . A s t cn ica s ma is a va n a da s so a s fo rma s: Mu i Fa Ku en (Fo rma d a f lo r de a me ixa ), a exe cu o d e ssa f o rma simb o liza a f lo r d e a me ixa a b rind o su a s p ta la s, mo st ra n do sua www.centrofilosoficodokungfu.com.br contato@centrofilosoficodokungfu.com.br -

54

b e le za (con he cime n t o ) e p e rf u me (Ch i), e in co rpo ra a essn cia d os mo vime n to s d a g a ra co mb in a do s co m o K un g Fu cl ssico. Fe i Ho k Sa u (M o de ga ra vo a do ra ), e ssa f o rma fo i d ed icad a a t od o o n ve l fu nd a men t a l da s t cn ica s de lu t a do siste ma P a i Ho e e sta va co mpo st a de a mb o s os go lp e s d e p un ho s e t cn ica s d e m o s a be rt a s. Ne i L ah Sa u, e ssa f o rma fo i d ed icad a s t cn ica s de lu ta a va n a da s e est a va co mpo st a d e a ga rra me n to e t cn ica s d e t o re s. Co m e sp e cia liza o e m co mb a te n os p on to s vit a is do op on en t e . Do u L o S au , e ssa fo rma fu nd a me nt a l n o K un g Fu Pa i Ho e e st in clu sa n a f o rma in t itu la da A gu lh a e n vo lvid a no a lg od o . Min L o i Ja m K ue n (Fo rma ag u lh a en vo lvid a no a lg od o ), essa fo rma u m p ou co do Ku ng Fu e st t ico qu e e nf a t iza a fu n o da men t e . A me n te con t ro la os mo vime n to s do co rp o e me mb ro s. De mo do q ue a f o rma ag u lha e nvo lvid a e m a lgo d o p od e se r con sid e ra d a, d e ce rt a f o rma , Ku ng Fu in t e rno o q ua l o p on to d e p a rt id a pa ra os ma is a lt o s e st g io s de t ra b a lh o int e rn o ch a ma d o t ra b a lho in te rn o Pa i Ho . A qu e le q ue b a st a nt e p re pa ra d o p a ra p ra t ica r est e s t ra ba lh o s in t e rn o s se r cap a z de usa r sua me nt e pa ra co n t ro la r n o s a re sp ira o ma s ta mb m a circu la o san g u n ea e o me ta bo lismo do co rpo , e xe cu ta nd o , de ssa f o rma , em p e rfe it a ha rmo n ia co m o u n ive rso . A l m da s fo rma s me n cion a da s a cima s o re a liza do s mo vime n to s co mo t cn ica s co mp le me n ta re s da s fo rma s d o ma ca co (Ho u Chu en ), d o t ig re (Fu Jia o ), do leo pa rd o (Pa o Ch u an ), d o d rag o (L o ng Chu en ) e d a se rpe n te (S he Ch ue n ). O e st ilo P a i Ho (g a ra b ra n ca ) t a mb m u t iliza a rma s e m su a s f o rma s. No to t a l s o ma is de 10 (de z) a s p rin cip a is a rma s en sina d a s n o e st ilo Pa i Ho . S o e la s: B a st o n o rma l (Sh a ng K ua n S hu ),

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

55

Nu n ch a ku d e d ua s pa rt e s (L a n Tih K ua n ), Fa co de gu me simp le s (Tan Tao K ue n ), Fa ca d e b o rb o le ta (Wu Tip Tao ), L an a d e u ma po nt a ou u ma cab e a (Ta n To u Ch ian g ), G an cho o re lha o u cab e a d e t ig re (Hu To u Ko u ), Fa co e m fo rma d e me ia -lu a ou fa co de K wa n Ku n (K u an Tao ), Nu n ch a ku d e t r s pa rt e s (Sa n Tih K ua n ), P un ha l d up lo (E rh Pi S ho u ), Ga rf o de t r s p on ta s t ride n te co m b ast o (S an Ch a Ku an ) e

E spa da simp le s e d up la (Ch ien Tao ).

IMPORTANTE:

Esta coletnea o 12 volume da srie e fornecida gratuitamente. Consulte nossa pagina na INTERNET com frequncia.
www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

www.centrofilosoficodokungfu.com.br

contato@centrofilosoficodokungfu.com.br

56

Das könnte Ihnen auch gefallen