Sie sind auf Seite 1von 5

INSTITUTO FEDERAL DE CINCIAS E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

RELATRIO MECNICA DOS SOLOS LIMITE DE PLASTICIDADE, DE CONTRAO E CURVA GRANULOMTRICA Aluno: Robson Melo Turma: IEDF-21

MANAUS AM 2013

INTRODUO A consistncia do solo est entre as caractersticas mais importantes nos estudos da engenharia. Ela determina o comportamento do solo antes determinadas tenses e deformaes. O grau de consistncia do solo, exerce considervel influncia sobre o teor de agua no mesmo, afetando a. O fator de consistncia tambm determinante na resistncia do solo penetrao e na compactao e seu conhecimento possibilita a determinao do momento adequado do uso de tcnicas que favoream um bom manejo do solo, propiciando melhor conservao do mesmo, alm de diminuir a demanda energtica nas operaes mecanizadas. Em 1911 foram definidos, pelo cientista sueco A. Atterberg, certos limites que delimitam o intervalo de consistncia do solo, denominados limite de liquidez e de plasticidade, sendo, lquidas quando estiverem submetidas a muita umidade; plsticas; semi slidas e slidas, na medida que o teor de umidade for reduzido. O mtodo mais utilizado para determinao do teor de liquidez o padronizado por Arthur Casagrande, que utiliza o aparelho de sua prpria autoria. OBJETIVO O objetivo desses ensaios determinar, primeiro, a umidade do solo quando uma amostra comea a fraturar ao ser moldada com a mo sobre uma placa de vidro, na forma de um cilindro com cerca de 10 cm de comprimento e 3 mm de dimetro e segundo o teor em gua acima do qual o solo adquire o comportamento de um lquido.

MATERIAS UTILIZADOS (Limite de Plasticidade) - Cpsula de porcelana - Estufa - Esptula

- Placa de vidro fosco - Balana com resoluo 0,01g - Gabarito(prego) - Cpsulas (Limite de contrao) - Repartidor de amostra - Peneira de n 40 ( 0,42mm) - Cpsula de porcelana - Pipeta para umedecer a amostra - Esptula de ao para homogeneizao da amostra - Aparelho de casagrande - Cinzel para solo argiloso - Balana de preciso de 0,01g - Estufa de temperatura entre 105% e 100C - Placa de vidro de superfcie lisa - Cilindro de comparao ( = 3mm e 1= 10cm) - Cpsula de alumnio

PROCEDIMENTO (Limite de plasticidade) Em laboratrio, preparou-se uma mistura homognea com uma amostra de solo peneirado com a peneira 40 e gua. Ento segue a moldagem dos cilindros com 3mm de dimetro e 100 mm de comprimento manualmente. Caso o cilindro no fragmente quando atingir o dimetro de 3 mm adiciona-se argila.

Caso fragmente antes de atingir 3 mm, adiciona-se gua. O limite de plasticidade atingido quando o cilindro apresentar rachaduras na superfcie sem fragmentar.

(Limite de contrao) Pesa-se a cpsula de 1 cm de altura e 4 cm de dimetro, Coloca-se a amostra de solo com a textura de massa plstica homogeneizada na cpsula Preencher toda cpsula com essa massa plstica, tomando cuidado de no deixar nenhum espao sem ser preenchido. Pesa-se o conjunto cpsula com solo mido; Leva-se o conjunto cpsula e massa plstica de solo para a estufa de capacidade de 105C - 110C, e espera-se por volta de 24h para a total secagem. Passado 24h, retirar a cpsula da estufa e pes-la. Diminuir o valor do peso da cpsula das pesagens de antes e depois da cpsula ter ido para a estufa, para ter somente o valor do peso do solo. Enche-se um recipiente de aproximadamente 8 cm de altura e 6 de dimetro de mercrio liquido coloca-se um outro recipiente em baixo para evitar a perda do mercrio. Coloca-se a pastilha de solo seco sobre o mercrio liquido e pressione levemente sobre a pastilha com uma pequena placa de acrlico com 3pontas apontadas para a pastilha, para um pouco do mercrio transbordar do recipiente. Depois da pastilha toda submersa no mercrio, retira-se todo o mercrio transbordado e coloca-se em uma pipeta de 1cm, e veja at em que ponto o mercrio preencheu, esse ser o valor do volume da pastilha.

RESULTADOS OBTIDOS Limite de plasticidade


Peso da amostra (P1) Peso da amostra aps ser manuseada (P2) Limite de plasticidade P1-P2

10g 8,8g 1,2%

Limite de contrao (incompleto) Primeira camada Segunda camada 300,4g 303,0g

Curva granulomtrica (ensaio no realizado)

CONCLUSO A partir do experimento realizado e de toda a teoria abordada, podese concluir que o limite de plasticidade o teor de umidade abaixo do qual o solo passa do estado plstico para o estado semi-slido, ou seja ele perde a capacidade de ser moldado e passa a ficar quebradio (fissurado), tambm foi concluido que quanto maior o teor de umidade do solo, menos golpes so necessrio para que ocorra o fechamento da ranhura aberta no solo pelo cinzel. O ndice determina o carter de plasticidade de um solo, assim, quando maior o IP, tanto mais plstico ser o solo, tbm foi concludo que o limite de contrao consiste, basicamente, em se determinar o estagio em que uma amostra de solo saturado deixa de reduzir de volume quando submetida ao processo de secagem.

Das könnte Ihnen auch gefallen