Sie sind auf Seite 1von 8

Escola de Engenharias Kennedy

Cristiano Silva Israel Jssica Thais Keila Paulino Luciane de Souza Luiz Codognotto

SINTESE
LIVRO: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

Belo Horizonte 2013

Cristiano Silva Israel Jssica Thais Keila Paulino Luciane de Souza Luiz Codognotto

SINTESE
LIVRO: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

Sntese do captulo II O trabalho Acadmico: Orientaes Gerais sobre o estudo na Universidade do Livro : Metodologia do Trabalho Cientfico. E.E.K. Prof. Everardo

Belo Horizonte 2013

Sumrio
O aproveitamento das aulas ........................................................................................................ 4 A disciplina do estudo ................................................................................................................ 4 Leitura e documentao .............................................................................................................. 5
Delimitao da unidade de Leitura...................................................................................................... 5 A anlise textual .................................................................................................................................. 5 A anlise temtica ............................................................................................................................... 6 A anlise Interpretativa ....................................................................................................................... 6 A problematizao .............................................................................................................................. 6 A sntese pessoal ................................................................................................................................. 6

Glossrio ..................................................................................................................................... 7 Referencias ................................................................................................................................. 8

O aproveitamento das aulas

Os estudos extra-classe ou complementares iram ajudar no aprendizado. As aulas deveram ser documentadas fazendo um fichamento, para posteriormente serem lidas novamente e complementadas a fim de obter um melhor entendimento do tema abordado em aula. Durante as aulas, devero ser feitas anotaes das principais idias de palavras, frases, etc., uma vez que tudo isso ser limitado, sem se preocupar com estruturao, depois deveremos complementar estas informaes para melhor entendimento, atravs de pesquisas e estudos no material complementar que temos a disposio. No devemos preocupar em decorar os textos e sim entender, familiarizar com o assunto/ para que se torne mais fcil a sua aprendizagem para que depois nos sirva de consulta.

A disciplina do estudo
O mtodo proposto de estudo, ir ajudar at mesmo pessoas que se dispe de pouco tempo, devido a atividades paralelas junto ao curso, pois ele visa um melhor aproveitamento do aprendizado. Ter disciplina no estudo mesmo sendo eficaz, muito difcil de conseguir. Com esse mtodo, o estudante ter um aproveitamento mais inteligente do curso, dedicando um mnimo de tempo para os estudos, ordenando as prioridades e no normatizar igualmente a todos. Determinando o tempo de estudos, tanto sozinho ou em grupos, deve-se cumprir imediatamente sem rodeios toda a programao proposta, mantendo um ritmo constante de estudo. Aps duas horas seguidas de estudo, uma pausa de hora se faz necessria. Dividir o tempo entre as matrias conforme o grau de dificuldade ou o numero de contedo a ser visto.

Leitura e documentao
Mesmo tendo obstculos a leitura pode ser compreendida sem grandes problemas. Existem vrios tipos de textos, alguns teremos mais dificuldades em compreend-los e outros no. Por exemplo, testos relacionados filosofia, artigos cientficos, a compreenso vai exigir mais do que se for um texto de literatura, por isso o leitor dever fazer uma anlise para entend-lo. Devem-se aplicar recursos e regras de forma que torna-se mais fcil interpretar o texto , para ocorrer o envio de ideias de quem esta passando para quem esta recebendo.Tudo vai ser dito deve ser pensado antes para depois direcionar as ideias a pessoa que vai receber as mesmas.

Delimitao da unidade de Leitura: Para uma melhor compreenso do texto, ele dever ser dividido em unidades, estas unidades sero lidas individualmente e feita sua anlise em seguida, no final, teremos a condio de sintetizar o trabalho todo ficando melhor a retomada do raciocnio. O estudo deve ser feito sem interrupes.

A anlise textual: Em um primeiro contato com a obra, devemos fazer uma leitura geral, marcando os pontos que tenhamos duvidas, no aprofundando muito no tema mas apenas sentindo o que o autor nos quer passar, observando o estilo do texto. Deve-se fazer uma srie de mtodos e aplicaes em cima do texto para que possa aprofundar e assim conseguir um entendimento completo do texto. A primeira analise a ser feita, sobre a vida e obra do autor, a fim de facilitar a compreenso do texto estudado. Buscar compreender o significado de palavras que sejam desconhecidas, pesquisando-as no ato, evitando assim uma confuso na leitura no deixando passar sem esclarecimentos. Nesta anlise, temos como vantagem, de tornar o estudo mais rico e menos montono deixando ele mais agradvel. Finalizar a anlise textual com uma viso geral de tudo que se viu na unidade trabalhada.

A anlise temtica: consiste em saber de que se trata a unidade lida, fazendo perguntas sobre ele, a resposta vai mostrar informaes do tema sem intervir ou tentar mudar sua mensagem. O autor nunca esta falando de apenas uma coisa ou objeto, mais um conjunto de opes. Esta anlise indispensvel para a realizao de sntese e/ou resumos, uma vez que, ao se fazer um resumo no se pode simplesmente reduzir o texto ele tem que conter a mesma idia central. com a anlise temtica que se constri um organograma de uma unidade e assim uma representao de um raciocnio, tambm serve de base para roteiros e seminrios.

A anlise Interpretativa: o entendimento do texto alm do que mostrado pelo autor, a compreenso aprofundada da obra, entender o que ele quer passar, confrontar suas idias. Pesquisar em outros autores que influenciaram ou foram influenciados pelo autor da obra estudada, a fim de elucidar a idia do autor muitas das vezes no explicita em seu texto. Confrontar as idias expostas pelo autor por outras idias de autores diferentes que no foram influenciados por ele, mas de mesmo tema. Devemos fazer uma crtica diferente de uma pesquisa cientifica, visando uma opinio sobre a sua posio em relao obra. Devemos avaliar se o autor foi conciso em suas idias se ele conseguiu transmitir com clareza as idias propostas pelo tema com boas argumentaes.

A problematizao: Levantar questes sobre o tema para uma possvel discusso em grupo ou no, sobre as idias visveis ou implcitas no texto abordado para debater problemas de difcil compreenso. Isso faz com que o leitor verifique se realmente compreendeu a obra.

A sntese pessoal: Aps a problemtica o leitor deve fazer uma sntese, uma anlise sobre o texto lido, englobando toda a obra, uma retomada de idias, indicando com suas palavras um apanhado geral. Acrescentando o entendimento do leitor trabalhando o seu raciocnio.

Glossrio
Propedutico: introdutrio, preliminar; que prepara para receber ensino mais completo. Paulatina: feito pouco a pouco; gradativo. Truncadas: limitadas. Taquigrafar: escrever abreviado, rapidamente. Concomitante: simultneo. Ulteriormente: situado alm, que est aps. Univocamente: duplo sentido. Discorre: discursar; tratar; expor; raciocinar. Cotejado: comparado; confrontado. Erudito: que tem saber vasto e variado; sbio.

Referencias
SEVERINO, Antonio Joaquim Livro : Metodologia do trabalho Cientifico Cortez Editora 23 Edio -2007 Capitulo 2.2 - Paginas 49 a 62

Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico - "National Counsel of Technological and Scientific Development" Disponvel em: http://lattes.cnpq.br/ Acesso em: 21/04/13.

Mini dicionrio da lngua portuguesa Silveira Bueno

Das könnte Ihnen auch gefallen