Sie sind auf Seite 1von 124

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM SISTEMAS AQUTICOS TROPICAIS CARLA LUISA BURDA

ANLISE ECOLGICA DA PESCA ARTESANAL E CONSUMO DE


PESCADO POR QUATRO COMUNIDADES PESQUEIRAS DA COSTA DE ITACAR (BA)

ILHUS-BAHIA 2007

CARLA LUISA BURDA

ANLISE ECOLGICA DA PESCA ARTESANAL E CONSUMO DE


PESCADO POR QUATRO COMUNIDADES PESQUEIRAS DA COSTA DE ITACAR (BA)

Dissertao apresentada para o Programa de Ps-graduao em Sistemas Aquticos Tropicais, Departamento de Cincias Biolgicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Mestre em Ecologia, rea de Concentrao Sistemas Aquticos Tropicais. Orientador: Prof. Dr. Alexandre Schiavetti

ILHUS-BAHIA 2007

B949

Burda, Carla Luisa. Anlise ecolgica da pesca artesanal e consumo de pescado por quatro comunidades pesqueiras da Costa de Itacar (BA) / Carla Luisa Burda. Ilhus, BA : UESC, 2007. xv, 109f. : il. Orientador : Alexandre Schiavetti. Dissertao (Mestrado) Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Ps-Graduao em Sistemas Aquticos Tropicais. Inclui bibliografia e apndice. 1. Pesca artesanal Itacar (BA). 2. Pescadores Itacar (BA). 3. Ecologia humana Itacar (BA). 4. Recursos pesqueiros. 5. Nicho (Ecologia). I. Ttulo. CDD 639.2098142

DEDICATRIA

A meus pais, Carlos e Sandra, que com muito amor e carinho, estiveram sempre do meu lado, torcendo e vibrando com minhas conquistas

Aos pescadores artesanais de Itacar(BA) pela ateno e dedicao. Que este trabalho possa ser utilizado por eles, da melhor maneira possvel, na conservao dos recursos naturais e dos seus modos de vida e cultura.

AGRADECIMENTOS Agradeo aos meus pais, Carlos (meu Burdonzon) e Sandra (minha Lindona), ao meu irmo Marquinhos e ao Biloco, pelo amor, carinho, confiana, incentivo, respeito e compreenso, por estarem sempre juntinhos de mim (...longe dos olhos, mas sempre em meus pensamentos e no meu corao...) e por proporcionarem, mais uma vez, minha realizao pessoal e profissional. O apoio de vocs sempre foi fundamental nas minhas decises e conquistas. Amo muito vocs, obrigada por tudo!! Agradeo ao Du, meu companheiro e amigo, pelo amor, incentivo, fora e compreenso, por estar presente em mais um grande momento desta trajetria e fazer parte da minha vida. Te amo!! toda minha famlia que sempre torceu por mim e que compreendeu minhas ausncias em muitos momentos. Obrigada pelo carinho, palavras, fora e incentivo. Amo vocs. Ao Alexandre Schiavetti, pela confiana, compreenso, fora, amizade, aprendizado, por mais uma vez acreditar em mim e fazer parte de mais um momento to especial na minha vida. Obrigada! Dani, grande amiga, companheira, que desde o incio me acompanha, me incentiva e me d muita fora! Obrigada pela sua amizade, palavras, ensinamentos, dedicao, auxilio e carinho, em todos os momentos. Eu tambm no tenho palavras para expressar o quo importante voc foi, e ser em minha vida!! Cssia e Gabi, queridas amigas que tive o privilgio de encontrar. Sempre atenciosas, preocupadas, dispostas a me ouvir e ajudar. Adoro vocs! Paulinha, minha querida amiga de alma, que desde a universidade me acompanha, me incentiva e me alegra. Te adoro muito bixinha. Pri, que com muito carinho me acompanhou no campo, assim como a Dani e a Gaby. Obrigada pela sua amizade, confiana e dedicao. Aos queridos amigos Dri (baianinha mutcho lca), Romari, Ura, Cassi, B, Soppinha, Nana, Aninha, Maurcio, Camila, Pauli, Meire, Renata, rica, Eva, Vanessa, Augusto, Lel, Helena, Josi, Brbara, Martim, Fbio, Mirco e inmeros outros (so tantos, mas todos vocs sabem que tem um lugarzinho especial no meu corao) pela fora, apoio, dedicao, compreenso e carinho. Muito Obrigada!!

Agradeo ao Leonardo, Poliana, Renato e a todos do Laboratrio de Oceanografia Biolgica pela ateno, disponibilidade e ajuda na identificao dos peixes. Agradeo todos os amigos da Zoologia e do SAT, principalmente Cida, Gil, Dani, Maria e Alex, minha turma querida e unida, que dividiu comigo momentos de desabafos e crticas, porm, vrios momentos de alegrias e sugestes. Obrigada pelo carinho e amizade de vocs! Agradeo Maria Eugnia, Mauricio Cetra, Paulo Terra, Eraldo Costa-Neto, Ctia Freire, Paulo Csar Pontes Fraga, Ana e Natalia Hanazaki, pelas criticas e sugestes que contriburam para a melhoria desse trabalho e que, com certeza, sero utilizadas nos prximos projetos. Agradeo a todos os queridos amigos baianos, principalmente Nina e todo pessoal do Jardim Jolvia, pelo carinho, ateno, cuidados e dedicao, e aos moradores e trabalhadores de Itacar que sempre me ajudaram e me receberam com muito carinho. Obrigada por tudo! Ao Instituto de Estudos Scio-Ambientais do Sul da Bahia (Iesb) pela concesso do mapa. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Mestrado em Sistemas Aquticos Tropicais (SAT) pelo fornecimento de material, infra-estrutura e apoio logstico. Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (Capes) pelos meses de bolsa todas as pessoas que passaram pela minha vida e contriburam para o meu crescimento pessoal e profissional. Agradeo, principalmente, a todos os pescadores artesanais de Itacar, pela ateno, dedicao e carinho, por me receberem sempre to bem e me ensinarem tantas coisas. O apoio, amizade e ateno de vocs foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho e, principalmente, para a minha vida. Muito obrigada por tudo! Agradeo Deus pela minha vida, minha famlia, meus amigos e por me permitir a realizao de mais um trabalho feito com muito amor, dedicao e alegria.

Ainda madrugada, estrelas no cu a piscar E l vai o pescador, com f e determinao Jogar seu barco no mar ...

Um mar que ele cr conhecer como a palma de sua mo Sabe do perigo que corre, mas confia no seu Deus e Senhor Que sempre guarda e socorre sua vida de pescador.

Pescador, homem sbio! Que conhece como ningum Como agir para garantir a pesca do peixe que lhe convm.

Respeita o mar e as leis do Criador Que lhe permite o sustento na hora e no tempo certo Fazendo-lhe se sentir um grande conquistador.

Pescador, homem de coragem! Sai s quatro horas da manh levando em sua bagagem todo seu material (...) E o melhor de tudo, muita f e amor no corao.

um jogo de pacincia, destreza e determinao. De olho na rede e na linha, s vezes para afastar o tdio, Cantam e assoviam baixinho uma cano.

Ali ficam at que a sorte se revela Com a aproximao dos peixes, a tristeza vai embora E o pescador contente, volta pra casa quando j vai surgindo nova aurora.

Pescar arte, saber! ddiva que Deus oferece Para o homem sobreviver.

(Dona Zeza)

viii

ANLISE ECOLGICA DA PESCA ARTESANAL E CONSUMO DE PESCADO POR QUATRO COMUNIDADES PESQUEIRAS DA COSTA DE ITACAR (BA)

RESUMO Como em grande parte do litoral da Bahia, a pesca realizada em Itacar essencialmente artesanal, sendo esta fonte de protena e renda para as comunidades pesqueiras. A pesca artesanal realizada em Itacar (BA) vem sofrendo alguns conflitos, sendo o mais importante a competio com barcos externos comunidade. Para minimizar e conter a explotao no sustentvel dos recursos, em 1998 houve a iniciativa comunitria de criar uma Reserva Extrativista Marinha (Resex) em Itacar, que ainda no foi decretada. Sob o enfoque da ecologia humana, que estuda as interaes entre as populaes humanas e os recursos naturais, o objetivo geral deste estudo analisar ecologicamente os recursos ictiofaunsticos capturados na pesca artesanal e o consumo de pescado (peixe) em quatro comunidades pesqueiras de Itacar (Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs) que sero inseridas nesta Unidade de Conservao Marinha de uso sustentvel. Informaes do perfil scio-econmico dos pescadores entrevistados, dados sobre as atividades de pesca realizadas, uso dos recursos ictiofaunsticos, freqncia de consumo de pescado, preferncias, averses e tabus alimentares foram coletadas atravs de entrevistas semi-estruturadas aplicadas no vero (outubro maro) e no inverno (abril setembro), a fim de amostrar os peixes capturados, segundo os entrevistados, bem como a dieta destes informantes em relao aos recursos pesqueiros (ictiofauna). Os resultados mostraram que a maioria dos pescadores das comunidades estudadas (80% do total de 50 pescadores entrevistados) nasceu em Itacar, sendo que os conhecimentos sobre as prticas e uso dos recursos naturais so transmitidos entre as geraes (40%). Quarenta e duas espcies foram mais capturadas no vero e, no inverno, vinte e seis, sendo que geralmente no h uma espcie-alvo. Todas as espcies citadas (vero e inverno) foram coletadas e identificadas at o menor nvel taxonmico possvel. Linha e rede so as principais tcnicas adotadas para a captura e os pescados so destinados subsistncia e comercializao. Alguns critrios so observados para a classificao dos recursos ictiofaunsticos (peixes de primeira, de segunda e de terceira) e o destino do pescado (subsistncia e/ou comercializao) influenciado, no geral, pela preferncia alimentar dos pescadores. Quanto dieta dessas comunidades, foi observado que os peixes freqentemente consumidos so encontrados e capturados na regio, e os pescadores apresentam particularidades relacionadas preferncias, averses e tabus alimentares e, em relao dimenso alimentar de nicho, esta influenciada pela pesca realizada e pela forma como os recursos so utilizados por estas comunidades. Dessa forma, o trabalho buscou compreender como a biodiversidade local (recursos ictiofaunsticos) conhecida, utilizada e manejada por estes pescadores, visando contribuir para o entendimento da realidade dessas comunidades pesqueiras. Palavras-chave: Ecologia humana, pescadores artesanais, uso dos recursos, nicho alimentar, Itacar.

ix

ECOLOGICAL ANALISYS OF ARTISANAL FISHING AND FISH CONSUMPTION BY FOUR FISHING COMMUNITIES FROM ITACAR COAST (BAHIA)

ABSTRACT As in most of the coastal areas of Bahia state, fishing in Itacar is essentially an artisan activity, constituting a protein source as well as a financial income for several small communities within the area. It suffers several conflicts, the most important being competition with fishing vessels belonging to outsiders. To minimize conflicts and hold together sustainable fishing, the community is working on a proposal for a Marine Extractivist Reserve in Itacar, which is yet to be created. The main goal of this study is to analyze from an ecological perspective interactions between human and ichtyofaunistic resources within four fishing communities living within the area of the potential Marine Extractivist Reserve (Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs). Semistructured interviews were used to collect informations on socio-economic profile, fishing activities, use of ichtyofaunistics resources, frequency of fish consumption, preferences, avoidances and taboos. Interviews were made during summer (from october to march) and winter (April to september) to assess fish species captured in each period, as well as habits according to available fish resources. Results show that most of the fishermen interviewed (80% out of 50 interviewed fishermen) were born in Itacar, with knowledge on practices and use of natural resources passing from generation to generation (40% of the interviews). Forty two species were captured during the summer and twenty-six during the winter season, without any specific target species. All were identified to the lowest taxonomical level possible. Line and net fishing were the main techniques used. Fish were used for subsistence and commercialization. Some criteria are used for classification of ichtyofaunistic resources (first, second or third class fish), and final use of fishing resources (subsistence or commercialization) depends on the fishermens food preferences. Fish in the communities diets usually are found and captured within their region. Fishermen do show certain patterns related to preferences or aversions. Niche breadth, regarding diet, is influenced by fishing and how resources are used by the communities. This research seeked an understanding on how local biodiversity (ichtyofaunistic resources) is known, used and managed by fishermen, intending a comprehension of these communitiesreality. Keywords: Human ecology, artisanal fishermen, resource use, food niche, Itacar.

SUMRIO

RESUMO...........................................................................................................................viii ABSTRACT ........................................................................................................................ ix LISTA DE FIGURAS........................................................................................................ xii LISTA DE TABELAS ...................................................................................................... xiv 1. 2. INTRODUO ........................................................................................................... 1 REA DE ESTUDO.................................................................................................... 5 2.1 2.2 3. RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE ITACAR .................................. 6 PESCA ARTESANAL EM ITACAR................................................................. 9

OBJETIVOS .............................................................................................................. 11 3.1 3.2 OBJETIVO GERAL............................................................................................ 11 OBJETIVOS ESPECFICOS .............................................................................. 11

4.

MATERIAL E MTODOS ...................................................................................... 12 4.1 COLETA DE DADOS ........................................................................................ 12 CRITRIOS DE INCLUSO DE PESCADORES QUE EXERCEM A

4.1.1 -

ATIVIDADE DE PESCA NA REA PROPOSTA PARA A RESEX ...................... 12 4.1.2 4.1.2.1 4.1.2.2 4.1.3 4.2 APLICAO DAS ENTREVISTAS ......................................................... 13 ENTREVISTA APLICADA NA ETAPA VERO ............................ 15 ENTREVISTA APLICADA NA ETAPA INVERNO ........................ 16 COLETA DO MATERIAL BIOLGICO .................................................. 16

ANLISE DOS DADOS .................................................................................... 17 PESCA E USO DOS RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS ........................ 17 FREQNCIAS DE CONSUMO, PREFERNCIAS, AVERSES E

4.2.1 4.2.2 -

TABUS ALIMENTARES (RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS)............................. 18 4.2.3 NICHO ALIMENTAR ................................................................................ 19

xi

5.

RESULTADOS E DISCUSSO .............................................................................. 21 5.1 5.2 5.3 CURVAS DO COLETOR................................................................................... 21 PERFIL SCIO-ECONMICO DOS ENTREVISTADOS............................... 22 PESCA E USO DOS RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS ................................ 29 CRITRIOS DE SELEO DO PESCADO ............................................. 43 SISTEMA SEQENCIAL DE NOMEAO ........................................... 47 CAPTURA POR DESEMBARQUE........................................................... 50 PESQUEIROS ............................................................................................. 56

5.3.1 5.3.2 5.3.3 5.3.4 5.4 -

FREQNCIAS DE CONSUMO, PREFERNCIAS, AVERSES E TABUS

ALIMENTARES (RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS) ............................................... 59 5.5 5.6 NICHO ALIMENTAR ........................................................................................ 78 CRIAO E MANEJO DE UMA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA. 80

CONCLUSO.................................................................................................................... 82 CONSIDERAES FINAIS............................................................................................ 85 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................ 87 APNDICES ...................................................................................................................... 96

xii

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Localizao do municpio de Itacar, BA. Figura 2 - Mapa da rea proposta para a Reserva Extrativista Marinha de Itacar (BA) e as Unidades de Conservao presentes na regio. Figura 3 - Localizao das quatro comunidades pesqueiras estudadas (Banca do Peixe, Forte, Porto de Trs e Ponta Grossa). Figura 4a - Curva do coletor e curva de rarefao relacionando o nmero acumulado de pescadores entrevistados com o nmero acumulado de espcies de peixes (nome popular) citadas pelas comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs no vero. Figura 4b - Curva do coletor e curva de rarefao relacionando o nmero acumulado de pescadores entrevistados com o nmero acumulado de espcies de peixes (nome popular) citadas pelas comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs no inverno. Figura 5 Valores em porcentagem da idade dos pescadores entrevistados nas comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs. Figura 6 - Valores em porcentagem do estado civil dos entrevistados das comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs. Figura 7 - Valores em porcentagem das atividades econmicas dos entrevistados da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs. Figura 8 - Valores em porcentagem do tempo (anos) que os pescadores das comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs exercem a atividade de pesca. Figura 9 - Valores em porcentagem de quem ensinou os entrevistados das comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs a pescarem. Figura 10 - Valores em porcentagem quanto presena de algum tipo de competio/conflitos encontrados na atividade de pesca em Itacar. Figura 11a - Valores em porcentagem das espcies-alvo dos pescadores entrevistados, em cada comunidade, durante a atividade de pesca realizada no vero. Figura 11b - Valores em porcentagem das espcies-alvo dos pescadores entrevistados, em cada comunidade, durante a atividade de pesca realizada no inverno. Figura 12a - Dendrograma apresentando a similaridade na composio dos pescados capturados pelas comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa

05 07 13

21

21

22 23 24

25

25 26

31

32

42

xiii

e Porto de Trs, nas duas estaes observadas (vero e inverno), utilizando o Coeficiente de Jaccard. Figura 12b - Dendrograma apresentando a similaridade na composio dos pescados capturados pelas comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs, nas duas estaes observadas (vero e inverno), sendo utilizando o Coeficiente de Similaridade de Morisita. Figura 13a - Valores em porcentagem quanto poca do ano em que se captura mais peixes (kg/desembarque). Figura 13b - Valores em porcentagem quanto poca do ano em que se captura peixes de melhor qualidade (de primeira, alto valor comercial, vende mais). Figura 14 Valores em porcentagem das espcies de pescado (nomes populares) que atualmente so menos abundantes, de acordo com os pescadores entrevistados na Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs. Figura 15 Valores em porcentagem das espcies de pescado (nomes populares) consideradas novas na rea de estudo, de acordo com os pescadores entrevistados na Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs.

42

51 31

53

53

xiv

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Conflitos existentes entre pescadores de Itacar e outros grupos sociais. Tabela 2 - Valores em porcentagem da data da ltima pescaria, freqncia de pescarias e locais de pesca utilizados no vero (outubro a maro) e no inverno (abril a setembro) pelos pescadores entrevistados. Tabela 3 - Peixes mais capturados nas comunidades da Banca do Peixe e do Forte no vero em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado, comercializao e preo de entrega do pescado. Tabela 4 - Peixes mais capturados nas comunidades de Ponta Grossa e Porto de Trs no vero em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado, comercializao e preo de entrega do pescado. Tabela 5 - Peixes mais capturados nas comunidades da Banca do Peixe e do Forte no inverno em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado, comercializao e preo de entrega do pescado. Tabela 6 - Peixes mais capturados nas comunidades de Ponta Grossa e Porto de Trs no inverno em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado, comercializao e preo de entrega do pescado. Tabela 7 - Critrios utilizados pelos pescadores das comunidades estudadas para diferenciar peixes de primeira, de segunda e de terceira. Tabela 8 - Valores em porcentagem de como os pescadores diferenciam peixes de primeira, segunda e terceira, em cada comunidade. Tabela 9 - Valores em porcentagem do critrio de seleo dos pescadores quanto ao pescado utilizado para subsistncia e o comercializado. Tabela 10 - Peixes (nome popular) que possuem um sistema seqencial de nominao de acordo com os pescadores entrevistados nas quatro comunidades pesqueiras. Tabela 11 - Espcies bastante capturadas, mas que no tm muito valor econmico e o que os pescadores fazem quando capturam muito. Tabela 12 - Espcies raramente capturadas, mas com grande valor econmico e, de acordo com os pescadores entrevistados, por que ela boa. Tabela 13 - Valores em porcentagem da existncia de locais especficos de pesca, qualidade dos pesqueiros da regio e em relao aos anos anteriores, e tamanho dos peixes capturados pelas quatro comunidades estudadas.

27

30

36

38

39

40

43 44 46

49

54 55

56

xv

Tabela 14 - Exemplo de alguns pesqueiros localizados no mar, freqentados pelos pescadores de Itacar e espcies (nome popular) encontradas. Tabela 15 - Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) mais freqentemente consumidos pelos pescadores das comunidades CPM e CPR. Tabela 16 - Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) relacionados preferncia alimentar dos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM) e das comunidades que pescam no rio (CPR). Tabela 17 - Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) relacionados averso alimentar dos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM) e das comunidades que pescam no rio (CPR). Tabela 18 - Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) relacionados averso alimentar de alguns familiares dos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM) e das comunidades que pescam no rio (CPR). Tabela 19 - Peixes consumidos com restrio pelos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM) e das comunidades que pescam no rio (CPR) e principais motivos. Tabela 20 - Peixes consumidos sem restrio pelos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM) e das comunidades que pescam no rio (CPR) e principais motivos.

59 60

63

66

69

72

76

1. INTRODUO As populaes locais costeiras do Brasil passam, atualmente, por rpidas mudanas no seu modo de vida e de subsistncia, devido a presses como a degradao de reas litorneas e o aumento da urbanizao e do turismo desordenado (DIEGUES, 1999). A pesca artesanal sempre foi um importante meio de produo no litoral brasileiro e vm recebendo grande nfase nos ltimos anos em relao preservao cultural e biolgica (DIEGUES, 1988). Enquanto processo de trabalho, a pesca artesanal encontra-se em contraste com a pesca industrial por ter caractersticas bastante diversificadas, tanto em relao aos habitats e estoques pesqueiros que explotam, quanto s tcnicas de pesca que utilizam (MALDONADO, 1986; BEGOSSI, 1992a). De acordo com Cordell (2001), os pescadores da Bahia so essencialmente artesanais, e a pesca para subsistncia e para complementao de renda uma alternativa essencial para o modo de vida dos moradores dessa regio. No ano 2000, a Bahia obteve cerca de 98% dos recursos pescados atravs da pesca artesanal (IBAMA, 2006a), porm, os recursos pesqueiros do estado encontram-se comprometidos devido superexplotao e ao uso de prticas nocivas, ameaando assim a biodiversidade e a produtividade dos ecossistemas marinhos (CORDELL, 2001). No municpio de Itacar (BA), os pescadores realizam pesca artesanal com embarcaes de pequeno porte e artes de pesca variadas (WEIGAND JNIOR e LOPES, 2001; ALARCON e SCHIAVETTI, 2005). Assim como em outras reas da Bahia, a pesca destinada subsistncia, complementao de renda ou fonte exclusiva de renda dos pescadores locais. A pesca realizada em Itacar vem sofrendo alguns conflitos, sendo o mais importante a competio com barcos externos comunidade, procedentes de outros municpios da Bahia como Ilhus e Porto Seguro e de outros estados como Sergipe e Esprito Santo (WEIGAND JNIOR, 2003; ALARCON et al., 2006; BURDA et al., 2007). Para minimizar e conter a explotao no sustentvel dos recursos houve, em 1998, a iniciativa comunitria de criar uma Reserva Extrativista Marinha (Resex) em Itacar. As Reservas Extrativistas Marinhas, descritas como unidades de conservao de uso sustentvel (IBAMA, 2000), ao transformar reas at ento consideradas de livre acesso, em espaos onde os recursos so explotados de forma comunitria por pescadores artesanais organizados, reconhece o direito consuetudinrio desses grupos sobre territrios

marinhos (onde se incluem territrios fronteirios entre terra e mar, como mangues e esturios), as formas de arranjos e representaes simblicas de tradio pesqueira secular e exclui os no comunitrios do aproveitamento dos recursos do mar nas reas delimitadas (CHAMY, 2004). A proposta de Resex amparada nos componentes ecolgicos, econmicos, polticos, sociais e culturais, onde o objetivo primordial assegurar uma existncia duradoura para as populaes tradicionais com a minimizao do empobrecimento dos recursos naturais, da degradao do meio ambiente, da instabilidade social e da descontinuidade cultural (CNS, 1992 apud PETRERE JNIOR e AMARAL, 1997). O processo de criao das Resex, fruto de uma luta poltica e social dos movimentos locais, deve ser entendido como uma alternativa criao de unidades de conservao de proteo integral, estabelecendo um novo paradigma de regulao ambiental (REYDON e CAVALCANTI, 2003). Atualmente 12 Resex existentes no Brasil so marinhas; sendo que destas apenas trs localizam-se na Bahia: a Resex Marinha da Baa de Iguape, com rea de 8.117 ha, a Resex Marinha do Corumbau, com rea de 1.657,54 ha, ambas criadas em 2000, e a Resex Marinha de Canavieiras, com rea de 100.645,85 ha, criada em 2006 (IBAMA, 2006b). A rea proposta para a Resex de Itacar, segundo o Diagnstico Socioeconmico e Ambiental (WEIGAND JNIOR e LOPES, 2001) da rea Proposta e das Comunidades Extrativistas Beneficirias, elaborado pelo Grupo de Trabalho pela Criao da Reserva Extrativista Marinha de Itacar, dever abranger toda a costa do municpio de Itacar e a extenso do Rio de Contas dentro do municpio at a comunidade de Porto de Farinhas, abrangendo 43.519,57 ha de guas territoriais brasileiras. Dessa forma, estudar o comportamento do pescador, entendendo suas estratgias de pesca e decises de onde e quando pescar (SEIXAS e BEGOSSI, 2000; SILVANO e BEGOSSI, 2001; SILVANO, 2004), permite identificar se o modelo de explorao adotado por uma comunidade o mais adequado ou se ele deve ser modificado (LOPES, 2004). Dentro da ecologia, a ecologia humana pode ser entendida como o estudo das interaes entre as populaes humanas e os recursos naturais (BEGOSSI, 1993; 2004). Alm disso, esse ramo da ecologia busca entender processos adaptativos histricos de populaes humanas, preocupando-se com os meios pelos quais essas populaes vm se mantendo e se reproduzindo biolgica e culturalmente em seu ambiente (SOUZA, 2004).

O presente estudo tem como objetivo analisar ecologicamente os recursos ictiofaunsticos capturados na pesca artesanal e o consumo de pescado (peixe) em quatro comunidades pesqueiras (Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs) que sero inseridas em Unidade de Conservao Marinha de uso sustentvel, a Reserva Extrativista Marinha de Itacar (BA). Sob o ponto de vista da Ecologia Humana, o termo comunidade refere-se populao humana num determinado local e num determinado tempo, e aos recursos do ambiente com os quais esta populao se relaciona (HANAZAKI, 2001). Comunidades humanas que dependem dos recursos naturais geralmente tm um conhecimento detalhado sobre a biologia e ecologia de plantas e animais (BERLIN, 1992). As relaes entre o ser humano e o ambiente so mediadas pela cultura, pelas experincias acumuladas por qualquer populao ao longo de geraes e pelos valores sociais e polticos que a sociedade imps a tais relaes (TH, 1999; SILVA e MONTAG, 2002; HANAZAKI, 2004). Em se tratando de pescadores, freqente que uma das preocupaes do investigador seja a ingesto de protena animal. A atividade de pesca em muitos casos responsvel por elevada diversificao na dieta, quando consideradas as diferentes espcies de peixes consumidas dentro da categoria peixe, em comparao a outras fontes proticas (HANAZAKI e BEGOSSI, 2004). Na ecologia humana, anlises sobre a dieta de populaes humanas podem ser compreendidas como uma abordagem que integra diversos aspectos do uso de recursos por uma dada populao (HANAZAKI e BEGOSSI, 2000a; 2000b; 2004). Alm disso, o estudo de preferncias alimentares e tabus pode revelar possveis efeitos da dieta na conservao e na interao com os recursos naturais (MCDONALD, 1977 apud HANAZAKI e BEGOSSI, 2006; BEGOSSI, 1992a; 1992b; BEGOSSI e BRAGA, 1992; COLDING e FOLKE, 1997) e sustentabilidade ambiental (GOODLAND, 1997; HANAZAKI, 2001). As teorias e modelos ecolgicos tm sido teis para analisar o comportamento das populaes humanas frente aos recursos ambientais utilizados (BEGOSSI, 1995a; 1996a; 1996b) e, at para a verificao de mudanas nos hbitos alimentares de populaes locais (LEONARD e THOMAS, 1988 apud HANAZAKI e BEGOSSI, 2003; KUHNLEIN, 1992). Entre as possibilidades da abordagem ecolgica est o conceito de nicho, conforme proposto por Hutchinson (1957). Segundo esta definio, nicho representa um

hipervolume, cujas dimenses so variveis ambientais, sendo que a largura do nicho varia em funo dos valores que podem ser assumidos (HARDESTY, 1975), ou seja, a variedade de condies ambientais que so mais apropriadas para um organismo (BEGON et al., 1996). No caso de populaes humanas, este conceito representa uma medida da relao da populao com os recursos utilizados, sendo este em geral estimado atravs de ndices de diversidade (HARDESTY, 1975, 1977). Levins (1968) considerou que ndices de diversidade, tal como o de Simpson (descrito em MAGURRAN, 1988), poderia ser utilizado para estimar a amplitude de nicho. Flutuaes sazonais na amplitude do nicho alimentar refletem aspectos de especializao ou generalizao do forrageador, e tambm esto relacionadas s incertezas ambientais (PIANKA, 1982 apud HANAZAKI, 2004; HANAZAKI e BEGOSSI, 2003). Portanto, o conceito de nicho ecolgico tem permitido avaliar o grau de dependncia dos recursos alimentares e variaes sazonais na dieta de uma pessoa, famlias ou comunidades de um grupo social local. Esta abordagem tambm permite visualizar como a dieta pode diferenciar dependendo de fatores sociais, econmicos e culturais, ou as distintas vias de uso dos recursos (HARDESTY, 1975). Em comunidades pesqueiras brasileiras, o tema tem sido abordado atravs das perspectivas utilitria e estrutural, recorrendo-se tanto aos aspectos do ambiente, tais como ecologia trfica, toxicidade e uso medicinal de peixes, como s percepes que os pescadores tm sobre os mesmos, como seu comportamento, odor, entre outros (BEGOSSI, 1992a; 1992b). Dessa forma, o entendimento de como os indivduos em comunidades humanas procuram, obtm e escolhem o alimento, incluindo o tipo de tecnologia associado ao ambiente ocupado, fundamental para a compreenso dos valores culturais e relaes sociais (BEGOSSI e PETRERE JNIOR, 1988). A partir destas consideraes, este trabalho busca compreender o conhecimento dos pescadores artesanais de Itacar sobre a biodiversidade local (recursos ictiofaunsticos), bem como esta utilizada e manejada, visando contribuir para o entendimento da realidade dessas comunidades, o que representa um importante passo para a promoo do desenvolvimento e conservao ambiental. Alm disso, este estudo poder ser utilizado como subsdio para a elaborao do Plano de Manejo da Resex Marinha de Itacar, caso esta seja implantada.

2. REA DE ESTUDO A rea de estudo localiza-se no municpio de Itacar, no litoral Sul da Bahia, conhecido como Costa do Cacau, junto foz do Rio de Contas (Figura 1). Itacar ocupa uma rea de 732,9 km2, com cerca de 22,5 km de linha de costa, da desembocadura do Rio Piracanga, limite norte com o municpio de Mara, at a foz do Rio Tijupe, limite sul com o municpio de Uruuca. Sua populao de cerca de 18.120 habitantes, principalmente de origem afro-brasileira, sendo 7.951 residentes na rea urbana e 10.169 na zona rural (IBGE, 2001). Dados comparativos indicam que o percentual de residentes na zona rural decresceu significativamente desde 1991, quando era de 76,8% (IBGE, 2002) e isto pode ser um reflexo das transformaes scio-espaciais em processo no municpio. Antigo porto de comrcio de cacau, a economia da cidade atualmente baseia-se no turismo e na pesca.

Figura 1: Localizao do municpio de Itacar, BA (MELIANI, 2003).

A construo da BR-101, na dcada de 1960, consolidou o processo de crescimento das cidades interioranas, sobretudo as que margeavam a rodovia. Itacar no se integrou a esta nova dinmica, permanecendo isolada (54 km de estrada de barro e cascalho a partir de Ubaitaba) at 1998, quando foi concluda a rodovia BA-001, ligando Ilhus a Itacar

(total de 65 km). Esta rodovia facilitou o acesso cidade, tornando o turismo mais acessvel e, conseqentemente, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento, sendo hoje um destino bastante atraente (GUIMARES et al., 2005). Atualmente, o municpio possui duas Unidades de Conservao j implementadas, a rea de Proteo Ambiental (APA) Itacar-Serra Grande (62.960 ha), e o Parque Estadual da Serra do Conduru (9.275 ha), alm de 5 Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs) Federais (total de 1.500 ha) (SCHIAVETTI et al., env. publ.) (Figura 2). Itacar encontra-se sob domnio do clima tropical quente e mido a supermido (Afh), segundo a classificao de Kppen. De acordo com dados da CEPLAC (1975 apud MELIANI, 2003), nesta faixa costeira ocorrem elevadas temperaturas mdias anuais, entre 24 e 25C, e baixas amplitudes trmicas anuais, ao redor de 7 a 8C. Dados relacionados geologia, relevo e geomorfologia da regio podem ser encontrados em diversos trabalhos, como Santos (1957), Meliani (2003), SEI (2004) e Programa MPE FUNBIO (FUNBIO, 2004), assim como informaes sobre a hidrografia (ROCHA-FILHO, 1976), vegetao e fauna local (GUIMARES et al., 2005).

2.1 - RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE ITACAR Em setembro de 1998, a populao pesqueira de Itacar oficializou no IBAMA/CNPT, atravs do Protocolo n 02001.004527/98-79, proposta para criao da Resex Marinha de Itacar. A proposta surgiu atravs da mobilizao da populao pesqueira local contra a concorrncia com embarcaes de grande porte, a pesca predatria, o crescimento desordenado do turismo e a especulao imobiliria (WEIGAND JNIOR e LOPES, 2001; BURDA, 2004; ALARCON e SCHIAVETTI, 2005; ALARCON et al., 2006; BURDA, et al., 2007). Em 1999, iniciou-se o trabalho de organizao social, que resultou na criao do Grupo de Trabalho pela Criao da Reserva Extrativista Marinha de Itacar (Grupo Resex), formado por pescadores, marisqueiras e por assessores (ALCANTARA e SCHIAVETTI, 2005). A rea proposta para a Reserva Extrativista Marinha de Itacar possui dimenso total de 43.519,57 ha de guas territoriais (Figura 2), abrangendo toda a costa de Itacar e a extenso do Rio de Contas dentro do municpio at a comunidade de Porto de Farinhas (WEIGAND JNIOR e LOPES, 2001).

Foz do Rio Piracanga

Cabo da Tromba

Limites da Reseva rea: 43.519, 57 ha Rodovia pavimentada estadual Rodovia no pavimentada

Porto de Fatinhas

Acesso a Pennsula de Marau Rios Oceano Atlntico Sede Municipal Distrito Parque Estadual Serra do Conduru

Foz do Rio Tijupe

APA Itacar Serra Grande

Figura 2: Mapa da rea proposta para a Reserva Extrativista Marinha de Itacar (BA) e as Unidades de Conservao presentes na regio.

No limite norte, a Resex dever abranger todo o esturio do Rio Piracanga, incluindo todo o trecho onde h influncia das mars (ou seja, todo o Riacho Chibum, o Rio Piracanga e o Riacho Tiririca at a ponte que liga Itacar a Mara). Nas duas margens dos cursos dgua citados, abranger todas as reas de Marinha (tanto no lado de Itacar quanto de Mara), pois cobre a rea do Rio Piracanga. A rea tambm inclui um grande alagadio, formado por manguezais e campos alagados, e tambm as reas de Marinha que margeiam este alagadio, cobertas de mata de restinga. Todos os rios e riachos onde houver a penetrao da mar, formando esturios, devero ser includos at o ponto de influncia da mar, devido importncia dessas reas para a ecologia marinha e para os extrativistas de Itacar. No limite sul, a Reserva dever excluir o esturio do Rio Tijupe, alcanando somente a praia at a margem norte da foz deste rio. Apesar deste esturio ter grande importncia ecolgica, sua incluso faria necessria a articulao e organizao dos pescadores e marisqueiras de Itacar com os de Uruuca, que tambm utilizam este rio. importante a incluso das reas de Marinha em toda a extenso da reserva para garantir a manuteno e/ou retomada do acesso dos pescadores e marisqueiras aos seus pesqueiros tradicionais; manuteno e/ou retomada dos pontos de jangadas tradicionais; preservao da linha de costa e dos aspectos paisagsticos do litoral de Itacar; reverso do processo de privatizao das praias; proteo s tartarugas marinhas (Caretta caretta e Eretmochelys imbricata) que desovam principalmente nos terrenos de marinha das praias de Piracanga e Itacarezinho (LEONE, 2005); proteo aos esturios de pequenos rios e riachos; e manejo sustentvel destas reas. Assim, alm dos terrenos de marinha junto s praias, a Reserva dever abranger, tambm, os rios e riachos, e os terrenos de marinha nas suas margens, at o ponto onde h influncia das mars, conforme a Legislao Brasileira (no 9.985/00) (IBAMA, 2006a). O mesmo vale para os riachos afluentes do Rio de Contas, onde todas as reas de marinha nas margens do rio devero ser includas, sendo que a mar influencia o rio at o salto do P da Pancada, a montante de Taboquinhas. Os extrativistas cujas residncias estejam localizadas nesses limites podero continuar no local, desde que obedeam as normas da Reserva (Plano de Utilizao) (IBAMA, 2006b). Partindo da costa, a faixa de mar dever compreender, de acordo com Weigand Jnior e Lopes (2001), os limites at oito milhas nuticas a leste da costa, em frente foz do Rio Piracanga (141305,3S); em frente ao Cabo da Tromba (141736S); em frente

desembocadura do Rio Tijupe (142620S). No Rio de Contas, a reserva dever abranger todo o trecho desde a sua foz, no mar, at a localidade de Porto das Farinhas, trecho no qual os pescadores de Itacar predominam e onde os conflitos com pescadores de outros municpios, sero menores. O grupo Resex, juntamente com pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desenvolveram um diagnstico participativo e laudo biolgico da Resex Marinha de Itacar, que resultou no relatrio Reserva Extrativista Marinha de Itacar: diagnstico socioeconmico e ambiental da rea proposta e das comunidades extrativistas beneficirias, editado por Weigand Jnior e Lopes (2001), e encaminhado ao IBAMA/CNPT em 2001. Este relatrio abordou aspectos sociais, econmicos e ecolgicos de Itacar, alm de problemas e oportunidades para o desenvolvimento do setor pesqueiro, fornecendo subsdios para o processo de criao da Resex Marinha de Itacar. Neste mesmo ano a Agncia Nacional de Petrleo - ANP concedeu Petrobrs o Bloco Exploratrio da Bacia Camamu-Almada (BM-CAL 6), em que parte da rea proposta para a criao da Reserva Extrativista Marinha de Itacar est inserida, o que gerou um conflito de interesses. Desde ento, o processo de criao da Resex encontra-se paralisado (ALCANTARA e SCHIAVETTI, 2005).

2.2 - PESCA ARTESANAL EM ITACAR Na sua produo e nas suas tcnicas, os pescadores de Itacar ainda mantm caractersticas artesanais, no que diz respeito aos tipos de artefatos usados, quanto s formas de localizao e captura dos peixes, alm de outros fatores que influenciam a pesca (COSTA, 2006). Segundo a autora, na regio, a pesca dividida em dois tipos: a praticada no mar e reas prximas s praias e a exclusivamente estuarino-lagunar. O instrumental usado relativamente simples, sendo em grande parte produzido pelos prprios pescadores. Antigamente, no municpio, existiam cerca de 10 barcos a vela. A primeira embarcao a motor foi adquirida na dcada de 1970 por fazendeiros locais e, nessa poca, o nmero de pescadores era maior que o nmero de embarcaes sendo comum o revezamento para a realizao da pesca. Com o tempo o motor e o combustvel tornaramse mais acessveis e as velas foram sendo substitudas (ALARCON, 2006). Atualmente, existem mais de 50 embarcaes de pesca no municpio (ALARCON, 2006) e, de acordo

10

com Costa (2006), existem dois tipos: os barcos ou saveiros a motor, utilizados para pescarias de linha, espinhel e arrasto em alto mar; e as canoas, utilizadas para pescas de tarrafa, espinhel e linha, no esturio e praias. As entidades que organizam as atividades dos pescadores das comunidades urbanas de Itacar so a Colnia de Pescadores Z-18, fundada em 1964, a Associao dos Pescadores e Marisqueiras de Itacar (ASPERI) e a Associao dos Pescadores e Marisqueiras do Porto de Trs (ALARCON e SCHIAVETTI, 2005). Existem pescadores que no so associados a nenhuma destas organizaes, mas alguns so associados a mais de uma (BURDA, 2004). H cerca de trs anos foi fundada a Cooperativa Mista de Itacar cuja inteno aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos pescadores, realizando pesca e atividades que possam ser exercidas em parcerias entre os pescadores. Alm das comunidades pesqueiras urbanas (Banca do Peixe, Forte, Porto de Trs e Passagem/Marimbondo conhecida tambm como Ponta Grossa), foco deste estudo, encontra-se pescadores nas reas rurais que fazem parte do municpio, como nas comunidades de Piracanga, Itacarezinho, Campo Seco e Taboquinhas.

11

3. OBJETIVOS

3.1 - OBJETIVO GERAL Analisar ecologicamente os recursos ictiofaunsticos capturados na pesca artesanal e o consumo de pescado (peixe) em quatro comunidades pesqueiras (Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs) que sero inseridas em Unidade de Conservao Marinha de uso sustentvel, a Reserva Extrativista Marinha de Itacar (BA).

3.2 - OBJETIVOS ESPECFICOS Caracterizar o perfil scio-econmico das quatro comunidades pesqueiras; Identificar os principais pontos de pesca utilizados por estas comunidades; Verificar se h diferena espacial e temporal nas atividades de pesca realizadas nas comunidades; Levantar os recursos ictiofaunsticos mais capturados, assim como a tecnologia utilizada e o destino do pescado pelas comunidades; Verificar se h similaridade na composio de pescados capturados entre as duas pocas acompanhadas (vero e inverno); Identificar os critrios de seleo do pescado e o destino destes recursos (subsistncia e/ou comercializao) utilizados pelos pescadores das quatro comunidades pesqueiras; Identificar se h sistema seqencial de nominao dos recursos pesqueiros nas comunidades; Apresentar e analisar as freqncias de consumo, preferncias alimentares, restries e segmentos de tabus relativos s fontes de protena animal (peixe) entre as quatro comunidades de pescadores; e Comparar o tamanho do nicho alimentar entre as comunidades pesqueiras.

12

4. MATERIAL E MTODOS

4.1 - COLETA DE DADOS

4.1.1 - CRITRIOS DE INCLUSO DE PESCADORES QUE EXERCEM A ATIVIDADE DE PESCA NA REA PROPOSTA PARA A RESEX Os pescadores foram selecionados devido sua ligao direta com a rea proposta para a Resex (somente pescadores locais), sendo esta atividade a fonte de renda ou subsistncia para estes pescadores. Comunidade, sob o ponto de vista ecolgico, uma construo analtica do investigador. Geralmente nos referimos a comunidades como alguma unidade do mundo natural que ns (investigadores humanos) podemos categorizar de acordo com caractersticas que significam alguma coisa para ns (BEGON et al., 1996). Sob o ponto de vista da Ecologia Humana, interessada em estudar as relaes de uso de recursos naturais por agrupamentos humanos, o termo comunidade refere-se populao humana num determinado local e tempo, e aos recursos do ambiente com os quais esta populao se relaciona. Para a realizao deste trabalho, o nmero estimado de pescadores das comunidades urbanas que atualmente exercem a atividade de pesca (aproximadamente 400 pescadores) foi obtido junto Colnia de Pescadores (Z-18) e s Associaes de Pesca (Associao de Pescadores e Marisqueiras de Itacar ASPERI e Associao dos Pescadores e Marisqueiras do Porto de Trs - AMPT), durante os meses de maro e abril de 2005. Uma vez que os dados de cadastro encontravam-se desatualizados, decidiu-se entrevistar os pescadores que eram encontrados exercendo a atividade de pesca. Dessa forma, quatro comunidades pesqueiras, localizadas na rea urbana, foram definidas com base em pontos de embarque e desembarque pesqueiros localizados no municpio: Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs (Figura 3).

13

C B D

Figura 3: Localizao das quatro comunidades pesqueiras estudadas: A) Banca do Peixe; B) Forte; C) Porto de Trs; e D) Ponta Grossa.

4.1.2 - APLICAO DAS ENTREVISTAS Procurou-se estabelecer um contato inicial com os pescadores, fazendo observaes gerais, conhecendo as comunidades e realizando entrevistas livres e informais com membros das comunidades. Foi possvel observar que os pescadores reconhecem apenas duas estaes no ano: o vero (outubro a maro; perodo de pouca chuva e calmaria, onde a produtividade maior e o tempo mais estvel) e o inverno (abril a setembro; perodo das chuvas e dos ventos, quando a produo menor, pois o tempo sempre instvel). Estas estaes no correspondem exatamente s estaes do ciclo anual oficial, mas a perodos relacionados com chuva e estiagem, assim como observado por Marques (1991) em Alagoas. Os dados quali-quantitativos foram coletados por meio de entrevistas baseadas em formulrios estruturados, com perguntas abertas e fechadas, aplicados aos pescadores das quatro comunidades pesqueiras, de forma que as mesmas perguntas so efetuadas na mesma ordem para todos os entrevistados. Esta abordagem fornece informaes bsicas e gerais sobre a pesca e utilizao do pescado em uma dada comunidade de pescadores e em

14

determinado momento, de forma relativamente rpida e menos dispendiosa (SILVANO, 2004). O formulrio de entrevista foi elaborado como base em Nishida (2000) e Begossi (2004), contendo as informaes: perfil scio-econmico do ator (nome, apelido, sexo, idade, comunidade de desembarque, estado civil, nmero de filhos e de dependentes, tempo que exerce a atividade de pesca, entre outros); e informaes ambientais (espcies coletadas, espcies-alvo, artes de pesca, quando e quanto pescou, freqncia de pesca, se h influncia de impactos sociais e ambientais sobre a pesca e competio/conflitos com outros pescadores artesanais, industriais e/ou recreativos). Nos meses de novembro e dezembro de 2005 foi realizado um pr-teste da entrevista com 5% do nmero total de pescadores estimados (aproximadamente 400 pescadores atuantes nas comunidades urbanas), nas quatro comunidades pesqueiras selecionadas para este estudo. Aps a anlise do pr-teste, o formulrio das entrevistas foi ajustado (janeiro de 2006). As entrevistas foram realizadas em dois perodos: vero e inverno, a fim de caracterizar os peixes mais capturados nestas duas pocas do ano pelas quatro comunidades pesqueiras (Apndice 1 e 2). Apesar do mtodo quantitativo de entrevistas ser algumas vezes criticado como insuficiente para compreender o conhecimento do entrevistado (JOHANNES et al., 2000), as informaes fornecidas por este mtodo podem ser bastante teis como reflexo do conhecimento mantido pela maioria das comunidades de pescadores. A anlise quantitativa permite tambm selecionar as informaes mais relevantes, utilizando como critrio o nmero (ou proporo) de citaes (SILVANO e BEGOSSI, 2002). A adoo de abordagem quantitativa no significa que as informaes qualitativas obtidas a partir de observaes realizadas no campo, mencionadas por somente um ou poucos entrevistados, foram descartadas. Tais informaes sero analisadas sempre que se demonstrarem relevantes para os objetivos do estudo (SILVANO, 2004). Durante toda a entrevista foram adotadas expresses e palavras nativas. As entrevistas foram registradas por escrito e, quando autorizadas pelos entrevistados, foram gravadas eletromagneticamente para posterior transcrio. Segundo Costa-Neto (1998), os dados de campo devem ser registrados por escrito ou com auxlio de um gravador, para facilitar a relao entre o entrevistador-pesquisador e o entrevistado.

15

4.1.2.1 ENTREVISTA APLICADA NA ETAPA VERO A coleta de dados de vero foi realizada no perodo de fevereiro a incio de abril de 2006. As entrevistas foram aplicadas aos pescadores que eram encontrados nos pontos de desembarque pesqueiro localizados em cada comunidade e estas duraram cerca de 20 minutos uma hora. Para determinar o nmero de pescadores entrevistados foi construda a curva do coletor, que ilustra o ndice no qual novas espcies so encontradas relacionando o nmero acumulado de pescadores entrevistados com o nmero acumulado de peixes (nomes populares) citados (COLWELL e CODDINGTON, 1994 apud MAGURRAN, 1988). Quando a curva comeou a estabilizar (entrevista 48) foi decidido encerrar as entrevistas. A entrevista da etapa vero levantou o perfil scio-econmico dos pescadores (maiores de dezoito anos), residentes na regio por pelo menos um ano, e que esto ligados s atividades extrativistas da pesca. Alm disso, foram coletadas informaes como: peixes mais pescados no vero; apetrechos utilizados para a captura destes peixes; comercializao (para quem vende e qual o valor de entrega preo do quilo); peixes novos e peixes que desapareceram da rea de estudo; freqncia de pescarias (diria/semanal/quinzenal/mensal) e data da ltima pescaria; dados sobre a existncia de alguma espcie rara de peixe com grande valor econmico e de peixes que so freqentemente capturados, mas que no tm grande valor econmico e informaes sobre competio/conflito com outros pescadores (artesanais, industriais, mergulhadores ou outros). Dados da dieta dos pescadores, como freqncia de consumo de pescado, preferncias e averses alimentares relacionadas ingesto de protena animal (peixe), tambm foram coletados (Apndice 1). As entrevistas sobre consumo alimentar e dieta podem ser feitas individualmente, mas no raro elas so realizadas atravs de unidades familiares (PELTO, 1989 apud HANAZAKI e BEGOSSI, 2004). A freqncia de consumo de alimentos pode ser acessada por meio de levantamentos e, neste estudo, foi feito o registro dos pescados consumidos pelos pescadores, atravs de perguntas abordadas na entrevista (freqncia semanal de consumo de pescado e que peixes so mais freqentemente consumidos em sua residncia) (Apndice 1). Este mtodo foi escolhido devido ao tempo para fazer a coleta, pois no seria possvel fazer um levantamento prvio qualitativo sobre todos os alimentos comuns consumidos pelos pescadores e, diante da aplicao do pr-teste das entrevistas,

16

foi possvel perceber que alguns pescadores no lembravam ao certo se haviam comido peixe determinada semana, ou quantas vezes na semana comem peixe.

4.1.2.2 ENTREVISTA APLICADA NA ETAPA INVERNO Nas entrevistas da etapa inverno decidiu-se entrevistar os mesmos pescadores da etapa vero. A curva do coletor tambm foi construda para apresentar o nmero de pescadores entrevistados relacionado com o nmero de peixes (nomes populares) citados (COLWELL e CODDINGTON, 1994 apud MAGURRAN, 1988) e, assim como na etapa vero, a curva comeou a estabilizar na entrevista 48. A coleta de dados de inverno foi realizada no perodo de julho a setembro de 2006. Nesta etapa, alm de levantar as espcies de peixes mais pescadas no inverno, apetrecho utilizado para a captura destes peixes e comercializao (vende bem, para quem vende e qual o valor de entrega preo do quilo), foram levantadas informaes sobre: a espciealvo nas pescarias realizadas no vero e no inverno; como os pescadores diferenciam peixes de primeira, de segunda e de terceira; como so selecionados os peixes que sero levados para casa (subsistncia) e os que sero comercializados; existncia de pesqueiros, como o pescador escolhe os pesqueiros, qual a qualidade dos pesqueiros da regio e os pesqueiros mais freqentados, assim como perguntas se h diferena na quantidade e qualidade do pescado entre o vero e o inverno. Em relao dieta dos pescadores, foram coletadas informaes sobre a existncia de tabus alimentares (Apndice 2). Esta questo foi includa na entrevista devido s observaes realizadas no campo durante a aplicao das entrevistas da etapa vero.

4.1.3 - COLETA DO MATERIAL BIOLGICO Os peixes citados pelos pescadores nas entrevistas (pescados capturados no vero e no inverno) foram coletados durante o trabalho de campo e identificados at o menor nvel taxonmico possvel. Foram obtidos exemplares nas peixarias, pontos de desembarque ou diretamente com os pescadores, e estes identificados no Laboratrio de Oceanografia Biolgica e depositados na coleo de vertebrados da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

17

4.2 - ANLISE DOS DADOS Os dados foram analisados tendo como base o modelo de unio das diversas competncias individuais (MARQUES, 1991), o qual consiste em considerar todas as informaes fornecidas por todos os entrevistados. Segundo o autor, a tendncia em trabalhos etnocientficos tem sido pela obteno desse modelo. O controle foi feito atravs da verificao de consistncia e de validade das respostas (MARQUES, 1991), recorrendo-se a entrevistas repetidas em situaes sincrnicas. Esta ocorre quando uma mesma pergunta feita a pessoas diferentes em tempo bastante prximo.

4.2.1 - PESCA E USO DOS RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS A anlise dos dados procurou registrar a viso tradicional, ou seja, o modo como os habitantes locais percebem, organizam e manejam seu Universo (STURTEVANT, 1964 apud COSTA-NETO, 2000a; 2000b). Os dados sobre a pesca realizada, tanto no vero quanto no inverno, por estas comunidades foram analisados separadamente. Para os peixes mais capturados nas duas pocas (vero e inverno) foram consideradas as espcies (nomes populares) citadas por dois ou mais pescadores. Somente trs modalidades de pesca (coleta manual, rede e linha) descritas em Alarcon (2006), foram adotadas a partir das informaes obtidas na entrevista e observaes realizadas no campo, levando em considerao sua presena/ausncia. Quanto ao destino do pescado (para quem vende/entrega), dados da comercializao tambm foram relatados na forma de presena/ausncia, sendo considerados cinco modalidades: peixarias, associaes de pesca, restaurantes ou pousadas, vendido na rua ou levados para casa (no vende). J a variao do preo do quilo de cada espcie foi levantado. Os dados da ltima pescaria tiveram como base a data em que a entrevista foi realizada, tanto no vero quanto no inverno. Em relao aos critrios utilizados para diferenciar peixes de primeira, de segunda e de terceira, todas as informaes foram agrupadas em categorias para melhor visualizao dos resultados. Foram consideradas as respostas citadas por, pelo menos, duas comunidades e que tiveram uma mdia acima de 10% de citaes.

18

Para os dados coletados sobre a existncia de espcies-alvo em ambas as pocas, pesqueiros utilizados, e destino do pescado (subsistncia/comercializao), as quatro comunidades tambm foram analisadas separadamente. O Coeficiente de Similaridade Morisita (CH) e o Coeficiente de Jaccard (Ccj) foram empregados, com o auxlio do programa Past (HAMMER et al., 2001), para verificar a similaridade na composio de pescados capturados entre as duas pocas acompanhadas e entre as quatro comunidades estudadas. O primeiro mtodo utiliza dados de abundncia e proporo e, o segundo, dados de presena e ausncia (KREBS, 1998). O mtodo de agrupamento dos dendrogramas baseou-se na composio dos pescados capturados no vero e no inverno pelas comunidades. Quanto existncia de um sistema seqencial de nominao, tomou-se como base a proposta de BERLIN (1992) para as classificaes etnobiolgicas. Esta proposta assume a hiptese de universalidade entre as diferentes culturas e afirma que h regularidades na classificao e nomeao de plantas e animais entre povos e sociedades tradicionais. Regularidades que persistem alm do ambiente local, cultura, sociedade e linguagem (BERLIN, 1992). O sistema seqencial identificado por vrios autores (MARQUES, 1991; PAZ e BEGOSSI, 1996; COSTA-NETO, 1998; MOURO, 2000) caracterizado por uma ordenao seriada de acordo com o tamanho do peixe, como por exemplo, as nomeaes registradas por Marques (1991) que indicam relao do tamanho do peixe (MOURO e MONTENEGRO, 2006).

4.2.2 - FREQNCIAS DE CONSUMO, PREFERNCIAS, AVERSES E TABUS ALIMENTARES (RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS) Para esta anlise, as quatro comunidades foram agrupadas em dois grupos, de acordo com o principal local onde realizam a atividade de pesca: Banca do Peixe e Forte (CPM comunidades que pescam principalmente no mar); e Ponta Grossa e Porto de Trs (CPR comunidades que pescam principalmente no rio). O critrio adotado baseou-se nos resultados sobre a pesca realizada por estas comunidades. Dados de freqncia de consumo de pescado bem como as preferncias e averses alimentares relacionadas ingesto de protena animal (peixe) foram descritos para cada comunidade (CPM e CPR).

19

Os tabus alimentares podem ser estudados tanto com base em uma abordagem materialista, na qual se procuram explicaes prticas para sua ocorrncia (Harris, 1979 apud Begossi, 1993), ou do ponto de vista simblico, orientada segundo critrios ideolgicos (Sahlins, 1976 apud Begossi, 1993).

4.2.3 - NICHO ALIMENTAR Neste trabalho, buscou-se estimar o grau de especializao, ou a amplitude do nicho, relacionado ao consumo de pescado nos dois grupos (CPM e CPR) que abrangem as quatro comunidades pesqueiras de Itacar. Os pescadores foram questionados sobre os recursos ictiofaunsticos mais freqentemente consumidos (Apndice 1), no havendo separao entre as pocas em que determinado recurso utilizado. Foram considerados 36 pescadores das CPM, pois um pescador foi descartado devido relatar o consumo de todas as espcies de peixe, no citando nenhuma em particular; e 13 pescadores das CPR (totalizando 49 entrevistados). De acordo com Hardesty (1975), o conceito de nicho passvel de ser aplicado para populaes humanas no clculo da diversidade de recursos utilizados para a subsistncia. Dessa forma, a amplitude do nicho alimentar de uma dada populao pode ser acessada atravs de medidas de diversidade, como por exemplo, os ndices de Shannon-Wiener e de Simpson (MAGURRAN, 1988; KREBS, 1998). Para este estudo foi utilizada a frmula de Shannon-Wiener (H), como sugerem Colwell & Futuyma (1971) apud Magurran (1988), de informao terica para medir a amplitude do nicho alimentar destes pescadores. Este ndice expresso por: H = - pj log pj onde, H a medida da amplitude do nicho; pj a proporo de uso de um recurso j (j = 1, 2, 3, ..., n); e n o nmero de recursos consumidos. O ndice de Simpson (KREBS, 1998) tambm foi utilizado para determinar e comprovar a amplitude do nicho alimentar dos entrevistados, sendo determinado por: Amplitude de Nicho = 1/ pi2 onde, pi a importncia das espcies i ou ni/N; ni o nmero de indivduos das espcies i e N o nmero total de indivduos de todas as espcies.

20

O mtodo descrito por Krebs (1998), que considerado um dos mais simples, foi utilizado para o clculo de sobreposio de nicho entre estas duas comunidades. Esta medida calculada em porcentagem e determinada por: Pjk = [ n(minimum pjk, pik)] . 100 onde, Pjk a porcentagem de sobreposio sazonal de nicho entre os perodos j e k; pjj pik a proporo de itens alimentares observados nas comunidades j e k estudadas; e n o nmero total de recursos disponveis. Outra medida utilizada para esta anlise foi a de MacArthur e Levinss (1967 apud KREBS, 1998), dada pela frmula: n pij pik Mjk = i . 2 p ij onde, Mjk a sobreposio do nicho da comunidade k na comunidade j; pij a proporo que o recurso i do recurso total utilizado pela comunidade j; pik a proporo que o recurso i do recurso total utilizado pela comunidade k; e n o nmero total de recursos utilizados. O clculo de sobreposio de nicho tambm foi feito atravs do ndice de Pianka (PIANKA, 1983 apud BEGOSSI e GARAVELLO, 1990) em que: = U1j x U2j / (U1j)2 x (U2j)2 onde, o ndice de sobreposio de nichos; U1j a utilizao do recurso j pela comunidade 1; e U2j a utilizao do recurso j pela comunidade 2. Este ndice mede o grau em que duas espcies dividem uma srie de recursos em comum, em uma escala que varia de zero a um. O valor zero indica duas espcies que so completamente dissimilares, enquanto o valor um refere-se sobreposio total.

21

5. RESULTADOS E DISCUSSO

5.1 - CURVAS DO COLETOR A partir das curvas do coletor construdas, relacionando o nmero acumulado de entrevistados com o nmero acumulado de espcies de peixes (nomes populares) citadas (no vero e no inverno) (COLWELL e CODDINGTON, 1994 apud MAGURRAN, 1988), foi possvel notar que ambas as curvas comearam a estabilizar a partir da entrevista 48 (Figura 4a e 4b, respectivamente), nas duas estaes de coleta. Dessa forma, foram entrevistados na etapa vero 50 pescadores (entre homens e mulheres), 32 deles da Banca do Peixe (64%), 5 do Forte (10%), 6 da Ponta Grossa (12%) e 7 do Porto de Trs (14%) e, na etapa inverno, estes mesmos pescadores foram entrevistados. Nas comunidades do Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs foi mais difcil encontrar os pescadores nos pontos de desembarque pesqueiro. Vale lembrar que a curva do coletor foi construda para a etapa inverno a fim de apresentar o nmero de pescadores entrevistados relacionado com o nmero de peixes (nomes populares) citados. a)
65
Nmero acumulado de espcies de peixes

b)
50
Nmero acumulado de espcies de peixes

60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50

45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50

Nmero acumulado de entrevistados

Nmero acumulado de entrevistados

- Curva do coletor - Curva de rarefao


Figura 4: Curva do coletor e curva de rarefao relacionando o nmero acumulado de pescadores entrevistados com o nmero acumulado de espcies de peixes (nome popular) citadas pelas comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs no: a) no vero; e b) no inverno.

Como dito anteriormente, a curva do coletor ilustra o ndice no qual novas espcies so encontradas e ela tem sido geralmente usada para verificar a suficincia amostral. Para

22

cada curva construda foi feita a curva de rarefao, que pode ser considerada como uma perspectiva estatstica da curva acumulada correspondente (MAGURRAN, 1988). Diante destas consideraes, verificou-se que se o esforo amostral fosse maior (maior nmero de pescadores entrevistados) nas duas pocas (vero e inverno), outras espcies poderiam ser citadas.

5.2 - PERFIL SCIO-ECONMICO DOS ENTREVISTADOS Dos 50 pescadores entrevistados, 94% so homens e 6% mulheres. A metodologia utilizada na coleta de dados contribuiu para o menor nmero de mulheres entrevistadas. Em geral, aps observaes realizadas no campo, as mulheres exercem a atividade de mariscagem e tambm passam mais tempo em suas casas do que os homens, especialmente aquelas cuja principal atividade so os servios domsticos. A idade dos pescadores entrevistados variou de 18 a 81 anos, sendo que a maior parte destes (68%) tem entre 26 e 45 anos (Figura 5). Possuem uma unio estvel (38%) ou so solteiros (30%) (Figura 6), no possuem filhos (28%) ou tem um (18%) ou mais de quatro filhos (18%) (Apndice 3a), sendo que 28% possuem dois dependentes e 26% no tm dependentes (Apndice 3b).

> 75

Classe de idade (anos)

66 - 75 56 - 65 46 - 55 36 - 45 26 - 35 25 0 5 10 15 20 25 30 35 40

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 5: Valores em porcentagem da idade dos pescadores entrevistados nas comunidades da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7).

23

Outros *

Estado Civil

Casado (a)

Solteiro (a)

Unio Estvel 0 5 10 15 20 25 30 35 40

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 6: Valores em porcentagem do estado civil dos entrevistados das comunidades da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7). * Inclui vivo(a) e divorciado(a).

Dos entrevistados, 82% moram h mais de 20 anos em Itacar (Apndice 3c) e 80% nasceram no municpio. Os pescadores que vieram de outras regies do estado (18%), como Ilhus, Itabuna, Ituber, Barra dos Carvalho e Camamu; e de outros estados (2%), como da Paraba, totalizam o restante (Apndice 3d). As atividades relacionadas pesca e ao turismo sustentam a economia dos pescadores de Itacar (Figura 7). Cerca de 45% dos entrevistados tm na pesca a sua principal fonte de renda, principalmente os pescadores das comunidades da Banca do Peixe e do Forte. Os outros 55% dos pescadores, alm de pescar, trabalham tambm como pedreiro, salva-vidas e com atividades ligadas ao turismo, como passeios de canoa. De acordo com Alarcon e Schiavetti (2005), ao contrrio do observado por Cordell (2001) para os pescadores artesanais de Caravelas, os pescadores de Itacar consideram a pesca uma profisso instvel, que tanto pode gerar lucro como pode gerar prejuzo. Por isso, muitos pescadores possuem mais de uma profisso e realizam bicos, principalmente nos perodos da alta estao do turismo. Em outras regies, a pesca artesanal ainda desenvolvida como principal fonte de renda, como, por exemplo, as comunidades do Parque Estadual de Ilha Bela SP (MALDONADO, 1997) e Marituba do Peixe, no Rio So Francisco (SILVA et al., 1990). Em relao s atividades ligadas ao turismo, devido s crescentes presses do aumento do turismo na regio, uma das alternativas econmicas que pode ter um carter de valorizao do conhecimento e das prticas locais o ecoturismo, ou o turismo responsvel. O ecoturismo utiliza, de forma sustentvel, o patrimnio natural

24

e cultural, incentiva sua conservao e busca a formao de uma conscincia ambientalista atravs da interpretao do ambiente, promovendo o bem-estar das populaes envolvidas (EMBRATUR, 1994 apud RODRIGUES, 2002; BRANDON, 2002). Porm, segundo Honey (1999 apud Hanazaki, 2001) relevante que esta atividade fornea benefcios financeiros diretos para a conservao e para as populaes locais, respeitando a cultura local.
Carpinteiro naval

Atividade de Renda

Aposentado Pedreiro Salva vidas Turismo Outros* Pesca 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 7: Valores em porcentagem das atividades econmicas dos entrevistados da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7). * Inclui comerciante, servente, agricultor, vigilante, costureira, cozinheira, trabalho na balsa e arteso.

Cerca de 60% dos entrevistados pescam h mais de 20 anos (Figura 8), 40% aprenderam a pescar com os pais e 30% sozinhos. Portanto, o aprendizado sobre o trabalho na pesca teve incio principalmente na infncia, seja acompanhado dos pais, familiares, de outros pescadores ou pescando individualmente (Figura 9). Os pescadores executam suas atividades individualmente ou em parceria, reunidos em duplas e equipes, geralmente constitudas por parentes ou outros pescadores. Cerca de 80% dos pescadores entrevistados saem para pescar acompanhados (Apndice 3e) e 28% destes vo com 3 pessoas (Apndice 3f). Dos pescadores que pescam acompanhados, a maioria dos entrevistados (93%) pesca acompanhado de outros pescadores e 7% acompanhado de familiares (Apndice 3g).

25

Tempo que exerce a atividade de pesca (anos)

61 - 70 51 - 60 41 - 50 31 - 40 21 - 30 11 - 20 10 0 5 10 15 20 25 30 35

Freqncia relativa (%)

Banca do Peixe

Forte

Ponta Grossa

Porto de Trs

Figura 8: Valores em porcentagem do tempo (anos) que os pescadores das comunidades da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7) exercem a atividade de pesca.

Com quem aprendeu a pescar

Familiares Amigos

Sozinho

Pais 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 9: Valores em porcentagem de quem ensinou os entrevistados das comunidades da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7) a pescarem.

Embora exista uma ampla variao na prtica de recrutamento da tripulao em comunidades pesqueiras, na maioria dos casos esta dominada por membros de uma mesma famlia (ACHESON, 1981 apud COSTA-NETO e MARQUES, 2001). No caso desta pesquisa, este domnio no foi observado. Segundo Costa (2006), em Itacar, as pescarias realizadas em canoas so feitas, em grande parte, por dois homens, podendo haver embarcaes com um ou trs pescadores. O sistema de parceria adotado envolve relacionamentos e ligaes especficas de parentesco e

26

amizade, e o produto dividido entre eles. Com relao s pescarias realizadas com barco, o nmero de tripulantes varia de trs a quatro pescadores, tambm se levando em conta as parcerias envolvendo relacionamentos de parentesco e amizade. Sabendo que a pesca , em alguns casos, a principal fonte de renda dos pescadores de Itacar e destinada comercializao, pode ser embarcaes mais equipadas estejam sendo adquiridas, o que exige uma tripulao mais especializada para manusear estes instrumentos e esta, nem sempre, conta com familiares. Outra hiptese a de que os donos de embarcaes estejam exigindo uma maior parte do lucro obtido para cobrir as despesas com o financiamento ou manuteno da embarcao, fazendo com que haja reduo no nmero de tripulantes. Cerca de 25% dos entrevistados no identificaram nenhuma competio/conflito durante a atividade de pesca. Isto refora o que foi observado por Costa (2006), pois estes pescadores devem praticar a atividade de pesca na beira do rio e do mar e utilizar artefatos simples, como anzl e canio. Portanto, dependem somente dos recursos disponveis nestes locais, no havendo competio com outros pescadores ou apetrechos de pesca. Dos pescadores que citaram algum tipo de competio/conflito, a presena de mergulhadores (22%) e a competio com outros pescadores artesanais (22%) foram as mais significativas, seguidas da presena de guinchos/barcos de arrasto (15%), mergulhadores de fora (8%) e embarcaes advindas de outras regies (8%) (Figura 10).

Barcos de fora

Conflitos na pesca

Mergulhadores de fora Guinchos / Barcos de Arrasto Merguho Pescadores Artesanais Nenhum 0 5 10 15 20 25 30

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 10: Valores em porcentagem quanto presena de algum tipo de competio/conflitos encontrados na atividade de pesca em Itacar, nas comunidades da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7).

27

Somente as comunidades da Banca do Peixe e do Forte, que realizam suas atividades de pesca principalmente no mar, citaram os conflitos com barcos externos comunidade e com mergulhadores de outras regies. O problema com guinchos/barcos de arrasto foi citado apenas pela comunidade da Banca do Peixe. Nesta comunidade h um maior nmero de pescadores e de embarcaes que realizam sua atividade em mar aberto. Em relao presena de mergulhadores locais, alm destas duas comunidades, alguns pescadores da comunidade da Ponta Grossa tambm ressaltaram este conflito. Quanto presena de outros pescadores artesanais locais, esta foi observada por pescadores das comunidades da Banca do Peixe, Ponta Grossa e Porto de Trs. Nestas duas ltimas, as atividades de pesca ocorrem principalmente no rio. Estes problemas tambm foram enfrentados por pescadores artesanais de outras regies, como de Santa Cruz (ES) (FREITAS-NETTO et al., 2002). Portanto, alm de competirem entre eles mesmos pelos espaos de pesca os pescadores ainda competem com membros e embarcaes provindas de outras regies (Tabela 1).
Tabela 1: Conflitos existentes entre pescadores de Itacar (comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs) e outros grupos sociais. Grupos sociais em conflito Pescadores locais x Mergulhadores Causa do conflito - Competio pelos locais de pesca - Espanta os peixes e atrapalha a pescaria - Outras artes de pesca atrapalham Pescadores locais x Pescadores locais - Competio pelos locais de pesca - Barcos estragam as redes no rio Pescadores locais x Guinchos/Barcos de arrasto - Pode estragar as redes - Competio pelos locais de pesca - Competio pelos locais de pesca Pescadores locais x Mergulhadores de outras regies - Mergulho com compressor acaba com a pescaria - Competio pelos locais de pesca Pescadores locais x Embarcaes de outras regies - Acaba com os pesqueiros - Embarcaes mais equipadas

A presena de mergulhadores locais, nos espaos em que os pescadores artesanais esto pescando, alm de atrapalharem a pescaria, acabam espantando os peixes. Com

28

relao aos conflitos enfrentados com outros pescadores locais, alm da competio pelos locais de pesca, os barcos destes pescadores locais estragam as redes fincadas no rio. A operao de barcos de arrasto, equipados com guinchos outra atividade que os pescadores de Itacar destacam como um problema (conflito/competio), pois pescam nos mesmos locais freqentados pelos pescadores locais e ocasionam a reduo do estoque pesqueiro na regio. Outro fator que prejudica os pescadores artesanais de Itacar que suas redes, deixadas em alto mar ou no rio, podem ser danificadas por barcos (no caso de redes deixadas no rio) ou pelos barcos de arrasto (pesca em alto-mar com redes de espera). Os pescadores afirmam que a pesca de arrasto remove tudo por onde passa, capturando, alm das espcies-alvo, formas juvenis de outras espcies e at mesmo espcies que no possuem interesse comercial (ALARCON e SCHIAVETTI, 2005; ALARCON et al., 2006). Segundo Diegues (1995), a sobrepesca, exercida em particular pelos arrastes da pesca industrial, fator preponderante que gera conflitos entre esses dois grupos, prejudicando a produo dos pescadores artesanais. Diversos trabalhos tm apontado que a pesca industrial concentra-se na regio costeira at 100 metros de profundidade e que seus estoques tradicionais vm sendo explorados em nvel de produo mxima sustentvel ou at mesmo sobrexplotados (MENDONA, 2000; FREITAS-NETTO et al., 2002). O conflito com mergulhadores de outras regies devido a competio pelo espao de pesca e, tambm, a prtica da pesca de mergulho com compressor. Este tipo de pesca predatria tem atingido, principalmente, os Meros (Epinephelus sp.) de grande tamanho, espcie de peixe que j se encontra em extino em grande parte da costa brasileira (GERHARDINGER et al., 2004). As principais reclamaes dos pescadores entrevistados em relao s embarcaes de fora, vindas de outros municpios da Bahia como, p.ex., Ilhus e Porto Seguro ou outros estados, como Sergipe e Esprito Santo (ALARCON, 2006), alm da competio pelos espaos de pesca, so as tcnicas de pesca, mais especializadas que acabam com os pesqueiros. Segundo alguns autores, como Johannes (1993, apud COSTA-NETO e MARQUES, 2001) e Cordell (2001), o reconhecimento formal dos direitos tradicionais de pesca pode ajudar a prevenir a expropriao e sobrepesca dos recursos pesqueiros em reas prximas costa pelos pescadores de fora, que possuem barcos e equipamentos mais modernos.

29

Burda et al. (2007) analisando as opinies dos tomadores de deciso (Prefeito, viceprefeito, vereadores e administrador ambiental) sobre a organizao pesqueira indicam como soluo para estes conflitos a fiscalizao das infraes no mar.

5.3 - PESCA E USO DOS RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS No vero, a maior parte dos pescadores da comunidade do Forte (60%) pescou no dia da entrevista (Tabela 2), na comunidade da Banca do Peixe (41%) e do Porto de Trs (71%), a data da ltima pescaria foi no dia anterior entrevista e, na Ponta Grossa, entre dois dias a uma semana antes da data da entrevista. Grande parte pesca toda semana (80% dos entrevistados do Forte, 66% da Banca do Peixe, 67% da Ponta Grossa e 57% do Porto de Trs). A pesca praticada pelos pescadores das comunidades da Banca do Peixe e do Forte principalmente no mar (78% e 80%, respectivamente) e os da Ponta Grossa e Porto de Trs, no rio (50% e 57%, respectivamente). No inverno, a data da ltima pescaria da maioria dos entrevistados do Porto de Trs (57%) foi no dia da entrevista (Tabela 2). Na comunidade da Banca do Peixe foi de dois a cinco dias (28%) a uma semana antes da data da entrevista (28%). Na Ponta Grossa foi de dois a cinco dias antes (34%) e, no Forte, 20% dos entrevistados pescaram no dia da entrevista, 20% de dois a cinco dias antes, 20% uma semana antes e 20% de dois a quatro meses antes. A freqncia de pescarias observada, tanto no vero quanto no inverno, pode ter sido influenciada pelo dia da semana em que o pescador foi entrevistado. Nas quatro comunidades, a maior parte dos pescadores pesca semanalmente no inverno (66% dos entrevistados da Banca do Peixe, 60% do Forte, 50% da Ponta Grossa e 71% do Porto de Trs). Assim como observado no vero, no inverno a pesca praticada pelos pescadores das comunidades da Banca do Peixe e do Forte realizada principalmente no mar (66% e 60%, respectivamente) e, pelos pescadores da Ponta Grossa e do Porto de Trs, no rio (67% e 86%, respectivamente). Vale ressaltar que alguns pescadores da Banca do Peixe, do Forte e do Porto de Trs no pescaram no inverno (respectivamente 6%, 20% e 14% dos entrevistados em cada comunidade), pois eles realizam apenas a pesca de calo e esta arte de pesca observada somente no vero. No sul do estado da Bahia, calo refere-se a uma rede de arrasto utilizada para a captura de peixes e camaro, confeccionada com nylon 16 e manejada por

30

um grupo de pescadores na praia e por um pescador em uma canoa (ALARCON e SCHIAVETTI, 2005).
Tabela 2: Valores em porcentagem da data da ltima pescaria, freqncia de pescarias e locais de pesca utilizados no vero (outubro a maro) e no inverno (abril a setembro) pelos pescadores entrevistados nas comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs. Vero
Banca do Peixe
(n=32)

Inverno
Porto de Trs
(n=7)

Forte
(n=5)

Ponta Grossa
(n=6)

Banca do Peixe
(n=32)

Forte
(n=5)

Ponta Grossa
(n=6)

Porto de Trs
(n=7)

ltima pescaria Dia da entrevista 1 dia antes da entrevista 2 5 dias antes da entrevista 1 semana antes da entrevista 10 - 15 dias antes da entrevista 1 ms antes da entrevista 2 4 meses antes da entrevista No pescou No respondeu Freqncia de pescarias Diria Semanal Quinzenal Mensal No pescou Locais de pesca Rio Mar Rio e Mar No pescou 0 78 22 0 20 80 0 0 50 17 33 0 57 14 29 0 9 66 19 6 20 60 0 20 67 17 17 0 86 0 0 14 19 66 12 3 0 20 80 0 0 0 17 67 0 17 0 29 57 14 0 0 9 66 13 6 6 0 60 0 20 20 0 50 17 33 0 14 71 0 0 14 34 41 6 9 9 0 0 0 0 60 0 20 20 0 0 0 0 0 0 17 33 33 0 0 17 0 0 0 71 0 0 14 0 0 0 14 6 13 28 28 12 0 6 6 0 20 0 20 20 0 0 20 20 0 0 0 34 33 17 17 0 0 0 57 29 0 0 0 0 0 14 0

Os entrevistados foram questionados quanto existncia de uma espcie-alvo nas pescarias de vero e de inverno. No geral, sororoca (Scomberomus brasiliensis) e cavala (Scomberomorus cavalla) so as espcies mais procuradas no vero. Nesta mesma poca, atum e dourado foram citados como as principais espcies-alvo da comunidade do Forte.

31

No inverno, arioc (Lutjanus synagris) e guaricema (Caranx crysos) so os peixes mais procurados pelas comunidades pesqueiras. Porm, grande parte dos pescadores entrevistados de cada comunidade no possui uma espcie-alvo em nenhuma das duas pocas estudadas (Figura 11a e 11b). Analisando-se as quatro comunidades separadamente, como pode ser observado na Figura 11, no vero, as principais espcies-alvo dos pescadores da Banca do Peixe so sororoca (31%), cavala (25%), xaru (Caranx hippos) (19%) e boca-torta (Larimus breviceps) (13%); do Forte so o dourado (Coryphaena hippurus) (60%), o atum (Thunnus albacares) (40%) e a cavala (20%); e da Ponta Grossa vale ressaltar a sororoca (33%) e o bagre (Bagre sp.) (33%) (Figura 11a). No inverno, para a comunidade da Banca do Peixe, as principais espcies-alvo so o arioc (28%), a guaricema (16%) e o mero (Epinephelus sp.) (13%); do Forte so o arioc (40%) e a guaricema (20%); da Ponta Grossa o arioc, a guaricema, robalo (Centropomus sp.) e curim (no coletado) tiveram 17% de citaes cada e, no Porto de Trs a tainha (Mugil sp.), o robalo e a cangau (no coletado) tiveram 14% de citaes cada espcie (Figura 11b).

a)

Corvina Outros* Robalo Boca-torta

Espcie-alvo

Xaru Bagre Cavala Sororoca Atum Dourado No tem

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

32

b)

Olho-de-boi Badejo Guaiba Outros* Vermelho

Espcie-alvo

Mero Cangau Robalo Curim Tainha Guaricema Arioc No tem 0 10 20 30 40 50 60 70 80

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 11: Valores em porcentagem das espcies-alvo dos pescadores entrevistados, em cada comunidade, durante a atividade de pesca realizada no: a) vero; b) inverno. * Outros inclui: barbudo, cabeudo, cambriau, camurim e pampo (vero) e carapeba, cavala e sororoca (inverno).

Em relao s espcies mais capturadas pelos pescadores entrevistados (Apndice 4) nas quatro comunidades, no vero destaca-se: cavala, robalo, sororoca, boca-torta, xaru, carapeba, tainha e bicuda (Sphyraena guachancho) (Tabelas 3 e 4) e, no inverno, vale ressaltar: arioc, guaricema, carapeba, tainha, robalo e guaiba (Ocyurus chrysurus) (Tabelas 5 e 6). As tecnologias apetrechos ou artes de pesca utilizados nas quatro comunidades diferem de acordo com os objetivos da pesca (direcionada para subsistncia ou comercializao) e com as espcies capturadas. De acordo com Alarcon (2006), as atividades pesqueiras realizadas no municpio consistem em 25 modalidades que podem ser agrupadas em quatro categorias: armadilha, coleta manual, rede e linha. Os apetrechos mais utilizados pelas comunidades no vero e no inverno foram a linha e a rede. No vero, utilizando-se a linha, as comunidades estudadas capturaram, por exemplo, cavala (Banca do Peixe, Forte e Ponta Grossa), sororoca (Banca do Peixe, Forte e Ponta Grossa), boca-torta (Banca do Peixe), robalo (Banca do Peixe e Forte), dourado (Banca do Peixe, Forte e Ponta Grossa), carapeba (Diapterus olisthostomus) (Ponta Grossa) e caratinga (Diapterus olisthostomus) (Ponta Grossa e Porto de Trs) (Tabelas 3 e

33

4) e, no inverno, arioc (Banca do Peixe e Forte), guaricema (Banca do Peixe e Forte) e carapeba (Banca do Peixe e Porto de Trs) (Tabelas 5 e 6). Atravs da rede, destaca-se no vero a captura de cavala (Banca do Peixe, Forte e Porto de Trs), sororoca (Banca do Peixe, Forte e Porto de Trs), boca-torta (Banca do Peixe e Porto de Trs), robalo (por todas as comunidades), carapeba (Banca do Peixe, Ponta Grossa e Porto de Trs), caratinga (Ponta Grossa) e tainha (Banca do Peixe, Ponta Grossa e Porto de Trs) (Tabelas 3 e 4) e, no inverno, arioc (Banca do Peixe), carapeba (Banca do Peixe, Ponta Grossa e Porto de Trs) e tainha (Banca do Peixe, Ponta Grossa e Porto de Trs) (Tabelas 5 e 6). A tcnica de coleta manual (arpo) foi observada somente na comunidade da Banca do Peixe, nas duas estaes de coleta de dados. No vero, este apetrecho foi utilizado principalmente na captura de sororoca e robalo e, no inverno, de carapeba e curim (Tabelas 3 e 4). Alarcon e Schiavetti (2005), observaram que, no geral, os pescadores de Itacar no utilizam uma nica arte de pesca em todos os momentos, podendo utilizar-se de diversos recursos ao longo da vida ou de acordo com a disponibilidade e inteno de pesca. Os pescados podem ser destinados para consumo familiar ou comercializados, sendo entregues s peixarias, associaes de pesca, vendidos na rua ou para restaurantes e pousadas. O preo do pescado pode variar entre as comunidades, dependendo da espcie, da poca do ano e da procura no mercado. No vero, por exemplo, na comunidade da Banca do Peixe a cavala vendida para as peixarias, na rua, associaes de pesca, restaurantes e/ou pousadas locais a um preo que varia de R$ 5-8/kg. O preo de entrega dos pescados capturados por esta comunidade varia de acordo com a espcie, sendo o valor mnimo de R$ 1/kg (p.ex., boca-torta vendida na rua ou para as peixarias e associaes de pesca), mdio de R$ 5,50/kg (p. ex., dourado - vendido para as peixarias e associaes de pesca) e mximo de R$ 10/kg (p. ex., robalo - utilizado para subsistncia ou vendido a todas as modalidades levantadas) (Tabela 3). No Forte, a cavala entregue s peixarias, associaes de pesca e tambm vendida na rua, sendo que o preo de entrega varia de R$ 5-8/kg. No geral, nesta comunidade os pescados so vendidos a um valor mnimo de R$ 2/kg (bonito vendido para as peixarias e associaes de pesca), mdio de R$ 6/kg (p.ex., cioba - vendida para as peixarias e associaes de pesca) e mximo de R$ 10/kg (robalo vendido na rua ou para as peixarias) (Tabela 3). Na Ponta Grossa, a cavala vendida aos restaurantes e pousadas e seu preo

34

varia de R$ 10-12/kg. Nesta comunidade, o valor mnimo da venda de um pescado de R$ 3/kg (p. ex., mirucia vendida para as peixarias), mdio de R$ 7,50/kg (p. ex., dourado vendido para os restaurantes e pousadas) e mximo de R$ 12/kg (cavala) (Tabela 4). No Porto de Trs, a cavala vendida para as peixarias locais por R$ 7/kg. O valor mnimo da venda de um pescado nesta comunidade de R$ 2,50/kg (carapicu vendido na rua), o mdio de R$ 6/kg (p. ex., carapeba vendida na rua) e o mximo de R$ 12/kg (p. ex., robalo vendido na rua, para as peixarias ou restaurantes e pousadas) (Tabela 4). No inverno, dentre as espcies de peixes mais capturadas pela Banca do Peixe o arioc, por exemplo, entregue s peixarias ou associaes de pesca com preo variando de R$ 3-6/kg. Nesta comunidade o valor mnimo de venda dos pescados de R$ 2/kg (bagre - vendido para as peixarias), mdio de R$ 6/kg (p. ex., olho-de-boi vendido para as peixarias e associaes de pesca) e mximo de R$ 10/kg (p.ex., badejo vendido para as peixarias) (Tabela 5). No Forte, o arioc pode ser utilizado para consumo ou ento vendido para as peixarias e associaes de pesca com preo variando de R$ 4-5/kg. Os peixes so vendidos por esta comunidade por um valor mnimo de R$ 2,5/kg (peixe-pena vendido para as peixarias), mdio de R$ 4/kg (p. ex., guaricema vendida para as peixarias e associaes de pesca) e mximo de R$ 6/kg (p. ex., dento vendido para as peixarias) (Tabela 5). Na comunidade da Ponta Grossa, dos pescados amostrados, um exemplo a carapeba, vendida para as peixarias e na rua por um preo de R$ 6-7,50/kg ou ento levada para consumo familiar. Nesta comunidade, o valor mnimo da venda de um pescado de R$ 3/kg (p. ex., carapicu vendido na rua), mdio de R$ 6/kg (p. ex., tainha vendida para as peixarias ou adquirida para subsistncia), e mximo de R$ 10/kg (robalo que pode ser adquirido para subsistncia ou vendido na rua) (Tabela 6). No Porto de Trs, a carapeba vendida na rua ou para as associaes de pesca por um preo que varia de R$ 4-7/kg. O valor mnimo de venda dos pescados capturados por esta comunidade de R$ 2,5/kg (tainha vendida na rua), mdio de R$ 5,5/kg (p. ex., carapeba) e mximo de R$ 10/kg (robalo vendido na rua ou para as associaes de pesca) (Tabela 6). Portanto, no vero a cavala uma das espcies mais capturadas por todas as comunidades. No geral, nesta poca ela vendida para as peixarias, associaes de pesca, restaurantes e pousadas ou na rua e seu preo varia de R$ 5-12/kg, dependendo da comunidade. No inverno, a captura do arioc foi observada somente nas comunidades da Banca do Peixe e do Forte, e esta espcie geralmente vendida para as peixarias e associaes de pesca (R$ 3-6/kg) ou destinada subsistncia, como foi observado apenas

35

na comunidade do Forte. A captura da carapeba nesta poca foi observada, alm da Banca do Peixe, nas comunidades de Ponta Grossa e Porto de Trs. Nestas duas ltimas comunidades a carapeba foi vendida na rua (pelas duas comunidades), associaes de pesca (Porto de Trs), para as peixarias ou destinada subsistncia (ambos citados por pescadores da Ponta Grossa) sendo que seu preo varia de R$ 4-7,50/kg entre estas comunidades. Costa-Neto (2001) e Costa-Neto e Marques (2001) tambm observaram que no municpio do Conde (BA) o pescado pode ser comercializado imediatamente aps a sua captura ou ser congelado para vendagem posterior ou, ainda, transformar-se em alimento para a subsistncia dos moradores ou para o turismo. A tainha, uma das principais espcies capturadas no inverno por comunidades pesqueiras de Itacar, sendo que esta espcie-alvo de duas comunidades (Banca do Peixe e Porto de Trs), tem nesta poca a sua safra (MENDONA, 1998). Isto explica a grande porcentagem de citaes de tainha por todas as comunidades, exceto pela comunidade do Forte. Outros trabalhos tambm encontraram estas espcies como sendo bastante capturadas no inverno (COSTA-NETO, 2001; GRANDO, 2003). Ainda sobre os peixes mais capturados, 19 espcies foram citadas apenas uma vez por um pescador entrevistado no vero e 23 espcies citadas apenas uma vez por um pescador no inverno (Apndice 4).

36

Tabela 3: Peixes mais capturados nas comunidades da Banca do Peixe (n=32) e do Forte (n=5) no vero1 em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado (arpo, linha ou rede), comercializao (peixarias, associaes de pesca, restaurantes e pousadas, vende na rua e no vende) e preo de entrega do pescado (a partir de 2 citaes para o total das comunidades).
Nome Popular Agulho Famlia / Espcie Belonidae N 2 Apetrecho2 A L R x Banca do Peixe Para quem vende/entrega3 P A RP R NV x R$ kg N Apetrecho2 A L R Forte Para quem vende/entrega3 P A RP R NV R$ kg

Aracanguira Atum4 Avacora Bagre Barbudo4 Bicudo4 Bicuda4 Bijupir Boca-torta4 Bonito4 Cabeudo Cao Cambriau Cangau
4 4

Alectis ciliaris Thunnus albacares Thunnus albacares Ariidae Polydactylus virginicus


Belonidae

7 3

x x

x x

6 3-5 1 2 x x x x 5 4- 6,5

7 3 1 6 2 15

x x x

x x x x x

x x x x x x

2-4 3 6 2-4 7-8 1 x x -

Sphyraena guachancho Rachycentron canadum Larimus breviceps Euthynnus alleteratus Caranx hippos Carcharhinidae Centropomidae Sciaenidae Diapterus olisthostomus Lutjanus apodus Scomberomorus cavalla

x x x

x x x

1-3 2 x x x 2-4

6 4 4 1 3 x x

x x

x x x

x x x x x

4-5 3-4 10

x x

x x

x x x

6-7 10 1 x x x x x x x 5-8

Carapeba4 Carapitanga4 Cavala4

24

5-8

37

Continuao da Tabela 3.
Nome Popular Banca do Peixe Famlia / Espcie N Apetrecho A L
2

Forte
3

Para quem vende/entrega P A RP R

R$ kg

Apetrecho A L

Para quem vende/entrega3 R P A RP R NV

R$ Kg

NV

Cavalinha4 Cioba
4 4 4

Scombridae Lutjanus analis Lutjanus jocu Coryphaena hippurus Carangidae

1 2 3 4 6 6 2

x x x x x x x x x x x x x x

x x x x x x

6 7 6-8 5-7 2,5 -5 3-5 x 1 x x 5

2 1 3

x x x

x x

6-7 6 8,5- 9

Dento

Dourado Guaibira

Guaricema Jabu Mirucia Pampo Pescada


4

Caranx crysos Cephalopholis fulva Bairdiella ronchus Carangidae Cyrocion viracensis Isopisthus parvipinnis Centropomus sp.

4 -7,5

5 3 2 10 1 3 2 17 3 2 8 x x x x x x x

x x x x x x x x x

x x x x x x x x x

x x

6-7 4,5 - 6 3-4

Pescadinha Robalo4 Roncador Sardinha Sardinha navalha Sororoca4 Tainha4 Vermelho Xaru
1

x x x

8 - 10 3 1-3

8 - 10

Conodon nobilis Pellona harroweri Chirocentrodon bleekeriannus Scomberomorus brasiliensis Mugil sp. Lutjanidae Caranx hippos

x x x x x x x x x x x x

5-8 5-6 6-7 3 - 4,5 1 x x x x 3-4 1 x x x x 5-6

- Meses de outubro a maro; 2 - Arpo (A): coleta manual; Linha (L): anzl, canio, corso, groseira, isca, linha e linha de fundo; Rede (R): arrasto, arrasto, calo, caoeira, rede e tarrafa; 3 - Peixarias (P), Associaes de pesca (A), Restaurantes e Pousadas (RP), Vende na rua (R) e No vende (NV); 4 - Peixes citados por outras comunidades na atividade de pesca ocorrida no vero; 5 - Preo da unidade.

38

Tabela 4: Peixes mais capturados nas comunidades de Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7) no vero1 em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado (arpo, linha ou rede) e comercializao (peixarias, associaes de pesca, restaurantes e pousadas, vende na rua e no vende) e preo de entrega do pescado (a partir de 2 citaes para o total das comunidades).
Nome Popular Barbudo Bicudo
4 4

Ponta Grossa Famlia / Espcie Apetrecho N A Polydactylus virginicus Belonidae Sphyraena guachancho 2 x x x 4-5 2 2 1 1 4 2 1 3 1 1 1 1 1 2 2 x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x 5-7 5-6 6 10 - 12 6 3 7-8 3 9 - 10 1 2 2 x x x x x x x x 6-8 4 1 4 x x x x 4 x x 1 x 1 1 x x x 3 1 x x x x x x
2

Porto de Trs
3

Para quem vende/entrega R P A RP R

R$ kg

N A 2

Apetrecho L

Para quem vende/entrega3 P A RP R x NV

R$ kg 3-4

NV

R x

Bicuda4 Boca-torta
4 4

x x x x x x

3-4 3-4 10-12 7 4-7 2,5

Larimus breviceps Centropomidae Sciaenidae Diapterus olisthostomus Eucinostomus melanopterus Lutjanus apodus Diapterus olisthostomus Scomberomorus cavalla

Cambriau Cangau
4 4

Carapeba

Carapicu4 Carapitanga4 Caratinga Cavala


4 4 4

Cavalinha Corrque

Scombridae Caranx hippos Coryphaena hippurus Bairdiella ronchus Centropomus sp. Centropomidae Conodon nobilis Scomberomorus brasiliensis Mugil sp.

Dourado4 Mirucia4 Robalo


4

7 - 12

Robalinho Roncador
4

5-7

Sororoca4 Tainha4

4-6

Xaru4 Caranx hippos 2 x x x x 4-5 1 x x 5-6 1 - Meses de outubro a maro; 2 - Arpo (A): coleta manual; Linha (L): anzl, canio, corso, groseira, isca, linha e linha de fundo; Rede (R): arrasto, arrasto, calo, caoeira, rede e tarrafa; 3 - Peixarias (P), Associaes de pesca (A), Restaurantes e Pousadas (RP), Vende na rua (R) e No vende (NV); 4 - Peixes citados por outras comunidades na atividade de pesca ocorrida no vero.

39

Tabela 5: Peixes mais capturados nas comunidades da Banca do Peixe (n=32) e do Forte (n=5) no inverno1 em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado (arpo, linha ou rede), comercializao (peixarias, associaes de pesca, restaurantes e pousadas, vende na rua e no vende) e preo de entrega do pescado (a partir de 2 citaes para o total das comunidades).
Nome Popular Arioc4 Badejo Bagre4 Bicudo
4

Famlia / Espcie Lutjanus synagris Mycteroperca microlepis Bagre sp. Belonidae Lutjanidae Caranx hippos Scianidae Diapterus olisthostomus Lutjanus analis Micropogonias furnieri Mugilidae Lutjanus jocu Coryphaena hippurus Ocyurus chrysurus

N 17 4 2 1 2 3 2 5 3 5 1 2 2 7 16 5 4 5 2 4 2

Apetrecho2 A L R x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

Banca do Peixe Para quem vende/entrega3 P A RP R NV x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x

R$ kg 3-6 8 - 10 2-3 10 6 4-6 6-7 5-6 6-7 3-4 6 5-7 5 6-7 3-6 8 - 10 6-7 3-4 3-4 8 - 10 6-7

N 3

Apetrecho2 A L R x

Forte Para quem vende/entrega3 P A RP R NV x x x

R$ kg 4-5

Boca-negra Cabeudo Cangau


4

Carapeba4 Cioba4 Corvina Curim4 Dento


4

5,5- 6

Dourado Guaiba Guaricema Mero Olho-de-boi4 Olho-mole Peixe-pena4 Robalo Tainha


4 4

Caranx crysos Serranidae Seriola dumerili Rhomboplites aurorubems Calamus pennatula Centropomus sp. Mugil sp.

2,5 -3

40

Continuao da Tabela 5.
Banca do Peixe Nome Popular Famlia / Espcie N A Vermelho
4 1

Forte
3

Apetrecho L x

Para quem vende/entrega P x A x RP R

R$ kg 4,5 - 7

N A

Apetrecho L

Para quem vende/entrega3 R P A RP R NV

R$ Kg

NV

Lutjanidae

Xaru Caranx hippos 1 x x 6 1 x x - Meses de abril a setembro; 2 - Arpo (A): coleta manual; Linha (L): anzl, canio, corso, groseira, isca, linha e linha de fundo; Rede (R): arrasto, arrasto, calo, caoeira, rede e tarrafa; 3 - Peixarias (P), Associaes de pesca (A), Restaurantes e Pousadas (RP), Vende na rua (R) e No vende (NV); 4 - Peixes citados por outras comunidades na atividade de pesca ocorrida no inverno.

Tabela 6: Peixes mais capturados nas comunidades de Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7) no inverno1 em Itacar, relacionando: nome popular, famlia, nmero de citaes, apetrecho utilizado (arpo, linha ou rede), comercializao (peixarias, associaes de pesca, restaurantes e pousadas, vende na rua e no vende) e preo de entrega do pescado (a partir de 2 citaes para o total das comunidades).
Ponta Grossa Nome Popular Famlia / Espcie N Apetrecho2 A Bicudo
4 4

Porto de Trs R$ kg N Apetrecho2 A 1 L R x x x x x 1 x x x P Para quem vende/entrega3 A RP R x x x x x NV 7 7-8 4-7 7 R$ kg RP R NV

Para quem vende/entrega3 P A

Belonidae Scianidae Diapterus olisthostomus Diapterus olisthostomus Eucinostomus melanopterus Mugilidae Lutjanus jocu Centropomus sp.
4

Cangau

2 4 1 1 1 x x

x x x

x x x x

x x

6 6 - 7,5 3 - 55 3 - 55 7

2 4

Carapeba4 Carapebinha4 Carapicu4 Curim4 Dento4 Robalo


4

1 2 2 2 x x x x x x x x x x x 10 3-5 6
5

x x x x x x x x x

10 7 2,5- 6

2 2 6

Robalinho Tainha
4 1 4

Centropomidae Mugil sp.

Xaru Caranx hippos 1 x x 6 - Meses de abril a setembro; 2 - Arpo (A): coleta manual; Linha (L): anzl, canio, corso, groseira, isca, linha e linha de fundo; Rede (R): arrasto, arrasto, calo, caoeira, rede e tarrafa; 3 - Peixarias (P), Associaes de pesca (A), Restaurantes e Pousadas (RP), Vende na rua (R) e No vende (NV); 4 - Peixes citados por outras comunidades na atividade de pesca ocorrida no inverno; 5 - Preo da unidade.

41

Atravs da anlise dos dendrogramas do Coeficiente de Similaridade de Jaccard (dados de presena e ausncia das espcies) (Figura 12a) e do Coeficiente de Similaridade de Morisita (dados de abundncia e proporo) (Figura 12b), foi possvel notar menor similaridade na composio dos pescados capturados entre as comunidades da Banca do Peixe e do Forte, do que entre as comunidades da Ponta Grossa e Porto de Trs, nas duas estaes (vero e inverno). De acordo com o dendrograma apresentado na Figura 12a (Coeficiente de Jaccard), no inverno os pescados capturados pelas comunidades da Banca do Peixe e do Forte foram mais similares que os pescados capturados por estas duas comunidades no vero, mas, mesmo assim, a similaridade nas duas pocas ainda baixa. O mesmo pode ser observado entre as comunidades da Ponta Grossa e do Forte. Em relao aos pescados capturados no inverno por estas duas comunidades, o ndice de similaridade foi maior. Isto pode significar que, nesta poca do ano, alguns dos recursos ictiofaunsticos disponveis sejam alvo de captura destas duas comunidades (p. ex., robalo). Ou ento, pode ser que, no inverno, somente esses recursos estejam disponveis e isto ruim para os estoques pesqueiros, pois aumenta a competio sobre eles. Utilizando o Coeficiente de Morisita, nota-se que os grupos formados no mudaram (maior similaridade entre as comunidades de Banca do Peixe e Forte, e entre Ponta Grossa e Porto de Trs, nas duas pocas estudadas). Diante destes resultados, possvel perceber que h uma separao de espcies citadas espacialmente (pescadores de mar x pescadores de esturio/rio) e temporalmente (vero x inverno). Porm, para comprovar se h realmente sobreposio entre as comunidades estudadas nas duas pocas observadas, seria necessrio aumentar o esforo amostral de cada comunidade, obter dados sobre todas as artes de pesca utilizadas, horrios e locais de pesca.

42

Banca - Inverno

Forte - Inverno

Banca - Vero

Forte - Vero

Banca - Inverno

PG - Inverno

PT - Inverno

Forte - Inverno

Forte - Vero

PG - Inverno

0,96

0,96

0,84

0,84

0,72

0,72

0,6

0,6
Similarity

Similarity

0,48

0,48

0,36

0,36

0,24

0,24

0,1 2

0,1 2

0 0 1 2 3 4 5 6 7 8

0 0 1 2 3 4 5 6 7 8

Figura 12: Dendrograma apresentando a similaridade na composio dos pescados capturados pelas comunidades da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7), nas duas estaes observadas (vero e inverno), sendo: a) Coeficiente de Jaccard; e b) Coeficiente de Similaridade de Morisita.

PT - Inverno

PG - Vero

PT - Vero

a)

b)

Banca - Vero

PG - Vero

PT - Vero

43

5.3.1 - CRITRIOS DE SELEO DO PESCADO O pescado capturado pode ser classificado segundo as relaes de comrcio determinadas entre pescadores e compradores. Essa hierarquia dividida em classes, denominadas de "peixes de primeira", "peixes de segunda" e "peixes de terceira". Os entrevistados foram questionados quanto aos critrios para diferenciar peixes de primeira, de segunda e de terceira. Todos os critrios obtidos como respostas foram agrupados em categorias e encontram-se na Tabela 7.
Tabela 7: Critrios utilizados pelos pescadores das comunidades estudadas para diferenciar peixes de primeira, de segunda e de terceira.
Critrios De Primeira Cor da carne Comercializao Tamanho Qualidade Sabor Freqncia de captura Quantidade de espinhas Alimentao Outros Carne branca, peixe alvo, peixe branco Mais caro, mais procurado Maior Melhor Mais sabor, gosto bom, sem maresia Mais difcil de capturar, mais raro Pouca espinha No d para fazer fil, peixe utilizado para fazer moqueca Peixe fresco, peixe macio Caractersticas dos peixes De Segunda Carne escura, carne preta, peixe preto Mais caro, mais barato, menos procurado Menor, no cresce muito, peixe mido Melhor, pior que tem Menos trabalho para capturar Muita espinha Melhor para comer, no d para fazer fil Carne dura, peixe congelado De Terceira Carne escura, carne preta, peixe preto Mais barato, menos procurado Menor, no cresce muito, peixe mido Pior que tem Sabor ruim Peixe para fritar Peixe que no passa na bitola1

1 Termo utilizado para se referir aos peixes que ficam retidos na malha das redes (bitola) de pesca, juntamente com as espcies-alvo, e que geralmente so pouco apreciados e de baixo valor econmico.

A colorao da carne do peixe, o tamanho e o sabor so caractersticas importantes que definem o seu preo e a preferncia do mercado. Segundo se observa, a maior parte dos peixes que constituem a terceira classe so aqueles categorizados como peixes carregados, de mais baixo consumo, enquanto que os de primeira so, em sua maioria, peixes descarregados. Em relao a estes critrios, segundo os pescadores de Itacar, os peixes considerados de primeira so aqueles de carne branca (mdia de 38% de citaes), macios

44

e frescos (mdia de 24% de citaes), mais caros e mais procurados (mdia de 21% de citaes) (Tabela 8) e uma mdia de 41% dos entrevistados citaram apenas os nomes dos peixes de primeira (p. ex., robalo e vermelho - Apndice 5a). Os peixes de segunda so aqueles de carne escura (mdia de 25% de citaes), porm, uma mdia de 23% dos entrevistados dizem que todos os peixes so iguais (Tabela 8) e 43% citaram apenas os nomes dos peixes considerados de segunda (p. ex., guaricema e tainha - Apndice 5b). Quanto aos peixes considerados de terceira, uma mdia de 46% dos entrevistados dizem que no h diferena, que todos so iguais, e alguns entrevistados citam algumas espcies (p. ex., bagre e corvina Apndice 5c) de carne escura (mdia de 13% de citaes) como peixes desta categoria (Tabela 8).
Tabela 8: Valores em porcentagem de como os pescadores diferenciam peixes de primeira, segunda e terceira, em cada comunidade.
Caracterstica Peixe de Primeira Cor da carne Comercializao Qualidade Sabor Outros Cita nome de peixes Peixe de Segunda Cor da carne Tamanho Quantidade de espinhas Outros Todos so iguais/No tm classificao Cita nome de peixes Peixe de Terceira Cor da carne Todos so iguais/No tm classificao Cita nome de peixes 6 34 44 20 0 60 0 33 17 0 71 14 13 46 34 22 3 3 3 3 53 20 20 0 0 0 60 33 0 17 17 0 17 0 0 0 0 43 43 25 12 10 10 23 43 25 28 9 6 0 50 40 0 0 0 0 40 50 0 17 17 34 17 0 14 0 14 14 57 38 21 13 12 24 41 Banca do Peixe (n=32) Forte (n=5) Ponta Grossa (n=6) Porto de Trs (n=7) Mdia

45

Um estudo de Madi (1999), sobre a escolha do pescado por pescadores da represa de Trs Marias (MG) registrou esta classificao hierrquica, onde os pescadores tambm designaram os termos "peixe de primeira" e "peixe de segunda". Quanto ao valor do pescado, a autora identificou pocas do ano em que os pescadores tm oportunidade de preo maior e diferenciado para o pescado. Costa-Neto (2001), em Siribinha (BA), tambm encontrou esta classificao e nesta comunidade os pescadores classificam os peixes de primeira como sendo os mais caros, variando entre R$ 4,00 a 5,00/kg; os de segunda vendidos em mdia por R$ 2,50, enquanto que os de terceira variam de R$ 1-1,50/kg podendo chegar a R$ 0,50, como alguns bagres. No vero, em geral a cavala e o robalo so dois dos peixes mais vendidos, devido procura dos donos de restaurantes em busca de peixes maiores e de melhor consistncia. Costa (2006) em seu trabalho com pescadores de Itacar tambm encontrou o vermelhoverdadeiro (Lutjanus vivanus), guaiba (Ocyurus chrysurus), dourado (Coryphaena hippurus), badejo (Mycteroperca microlepis), mero (Epinephelus sp.), rubalo (Centropomidae) e o cao (Carcharhinidae) como peixes de primeira qualidade. Contrariando a autora, neste trabalho o cao (Carcharhinidae) foi citado como sendo um peixe de segunda e de terceira. Santana (2001) cita os Lutjandeos, Serrandeos, Carangdeos e Scombrdeos como os peixes considerados de primeira na Praia do Forte (BA), ou seja, que possuem maior valor no mercado. Carvalho-Filho (1999) tambm afirma que os indivduos das famlias Serranidae (meros, badejos, garoupas e chernes), Scombridae (cavala, sororoca, atum e bonito) comercialmente. Assim como observado por Grando (2003) na Praia do Forte (BA), o bonito tambm considerado pelos pescadores de Itacar como um peixe de terceira, pois possuem uma carne muito escura, tem muito sangue e considerado de gosto ruim pelos pescadores. Nas associaes de pesca os peixes considerados de primeira qualidade, como o cambria (no coletado), considerados os mais caros, so vendidos a um preo que varia de R$ 812/kg para a associao que vende a R$ 10, para o atravessador, e que por sua vez revende a R$ 13 o quilo do peixe. Outros peixes, tambm considerados de "primeira", como o vermelho-verdadeiro, cioba (Lutjanus analis), dento (Lutjanus jocu), dourado e mero, so vendidos R$ 6-8/kg, pelos pescadores e revendidos a R$ 8/kg. Os peixes considerados de "segunda" ou "terceira" tm preos que variam de R$ 1-4/kg. Geralmente, e Lutjanidae so importantes

46

a aquisio e o preo a ser pago pelo pescado variam de acordo com a oferta e a procura do produto no mercado ao longo do ano. As comunidades de pescadores artesanais de Itacar podem utilizar-se de diferentes recursos ictiofaunsticos, quer seja consumindo-os diretamente, quer seja comercializandoos para obteno de outros recursos (Tabela 9).
Tabela 9: Valores em porcentagem do critrio de seleo dos pescadores quanto ao pescado utilizado para subsistncia e o comercializado.
Critrio de Seleo Banca do Peixe (n=32) Subsistncia Preferncia alimentar1 Tamanho menor Tamanho mdio Tamanho maior Mais barato Peixe de segunda Peixe de posta Peixe difcil de pegar Quando captura muito peixe, uma parte leva para casa Quando captura muito peixe, leva o que mais gosta Come mais carne vermelha Todos Comercializao Peixe que no gosta de comer Tamanho menor Tamanho maior Mais caro Peixe de Primeira Peixe de Primeira e de segunda Melhores Peixe que no de posta Quando captura muito peixe vende uma parte Quando captura pouco peixe vende os mais caros S vende quando pega muito Todos
1

Forte (n=5)

Ponta Grossa (n=6)

Porto de Trs (n=7)

63 0 3 9 0 9 0 3 9 3 3 0

80 0 0 20 0 20 0 0 0 0 0 0

50 17 0 0 17 0 0 0 0 0 0 33

42 0 0 29 0 0 14 0 14 0 0 0

63 9 3 0 9 0 6 0 6 3 0 6

80 20 0 0 20 0 0 0 0 0 0 0

50 0 0 17 0 17 0 0 17 0 17 0

42 29 0 0 0 0 0 14 14 0 0 0

Peixe que quer comer, peixe que est com vontade de comer, peixe que gosta mais, peixe bom de comer, peixe que acha melhor.

47

Levando em considerao os critrios de seleo do pescado, grande parte dos entrevistados nas quatro comunidades levam para casa o peixe de sua preferncia alimentar (63% da Banca do Peixe, 80% do Forte, 50% da Ponta Grossa e 42% do Porto de Trs), deixando para comercializao os peixes que no gostam de comer. Isto pode tambm estar relacionado com a existncia de tabus alimentares. Outro critrio tambm utilizado para esta diviso em relao ao tamanho dos peixes. Geralmente os pescadores de trs comunidades (Banca do Peixe, Forte e Porto de Trs) utilizam para subsistncia os peixes maiores, vendendo os peixes menores. Isto ocorre principalmente quando, na pescaria, estes pescadores capturam uma grande quantidade de peixes grandes (Tabela 9). Para os pescadores da comunidade da Ponta Grossa, o pescado direcionado para subsistncia tem um baixo valor econmico, de tamanho menor, ou ento, todos os capturados. H pescadores das comunidades da Banca do Peixe e do Porto de Trs que somente retiram pescados para subsistncia quando capturam muitos peixes (9% e 14%, respectivamente), sendo que, neste caso, 3% da Banca do Peixe levam os pescados que mais apreciam. Um percentual de 3% da Banca do Peixe adquire os peixes mais difceis de serem capturados para subsistncia e outros 3% comem mais carne vermelha.

5.3.2 - SISTEMA SEQENCIAL DE NOMEAO De acordo com Posey (1987), h duas cincias distintas que discorrem teorias sua maneira sobre os seres vivos e os outros aspectos da natureza: a cincia tradicional e a ocidental. Para distinguir estes dois processos de produzir conhecimento os antroplogos passaram a acrescentar o prefixo etno para referir-se s teorias populares que manipulam a mesma matria das teorias cientificas que lhes so correspondentes, bem como ao seu estudo (BRAGA, 1988 apud MARQUES, 1991). A etnobiologia pode ser compreendida como o estudo do conhecimento e das conceituaes desenvolvidas por qualquer sociedade a respeito da biologia. Nesse sentido, a etnobiologia relaciona-se com a ecologia humana, mas enfatiza as categorias e conceitos cognitivos utilizados pelos povos em estudo. A etnotaxonomia uma das vertentes da etnobiologia e tem por objetivo primrio elucidar os princpios gerais que influenciam a classificao, nomenclatura e identificao humana pr-cientfica dos organismos (BERLIN, 1973 apud BERLIN, 1992).

48

Segundo Diamond e Bishop (1999, apud LOPES, 2004), estudar os nomes dados a animais e plantas por populaes tradicionais de interesse cientfico por trs razes: permite entender como diferentes povos percebem, classificam e processam mentalmente o mundo; auxilia no esclarecimento do antigo debate a respeito das espcies constiturem entidades reais (se diferentes povos reconhecem as mesmas unidades naturais, ento h maiores possibilidades de que se tratem de realidades objetivas) e, finalmente, busca o conhecimento que estes povos possuem a respeito das espcies locais, fornecendo novas informaes e diretrizes para pesquisa (SILVANO, 2004). De acordo com Berlim (1973 apud BERLIN, 1992), os principais critrios utilizados na etnotaxonomia biolgica so os morfolgicos e, geralmente, uma nica caracterstica, tal como cor ou tamanho, suficiente para diferenciar duas ou mais etnoespcies. Segundo Souto (2004), alm da semelhana morfolgica entre os animais, isto tambm pode ser explicado pelo fato dos organismos ocuparem o mesmo habitat. Esta classificao, na medida em que pode ser analisada, se encontra de acordo com a classificao cientfica e acadmica, mostrando assim o seu valor e importncia (BERLIN, 1992). Portanto, os estudos de etnobiologia em geral incluem levantamentos de espcies e "etnoespcies" e tm contribudo para planos de manejo e conservao de ecossistemas (MARQUES, 1995). A partir destas consideraes, foi possvel identificar um sistema seqencial de nominao (BERLIN, 1992) dos recursos pesqueiros nas comunidades de pescadores de Itacar, porm, esta no reconhecida por todas as comunidades estudadas (Tabela 10). Para a etnoespcie tainha (Mugilidae), por exemplo, os pescadores citam a seqencialidade: tainha < cangau < curim, mas h tambm quem cite curim < cangauira < cangau e sana < tainha < sassaiba e, para o olho-de-boi: olhete < olho-de-boi. No caso da carapeba (carapebinha < carapeba ou caratinga < carapeba ) e do xaru (corrque < cabeudo < xaru ou ento, cabeudinho/cabeudo < xaru), as etnoespcies foram identificadas e comprovou-se que so a mesma espcie (Diapterus olisthostomus e Caranx hippos, respectivamente), ou seja, esto de acordo com a classificao cientfica. Portanto, pode-se supor que esta classificao trata-se de um padro seqencial (MARQUES, 1991), onde as diversas nomeaes referem-se a mesma espcie que se encontra em estgios de crescimento diferentes.

49

Tabela 10: Peixes (nome popular) que possuem um sistema seqencial de nominao de acordo com os pescadores entrevistados nas quatro comunidades pesqueiras (Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs).
Banca do Peixe (n=32) Pequeno Tainha Curim Tainha Sana Tainha Sassaiba Corrque Xaru Corrque Cabeudinho Cabeudo Robalo Olho-deboi Pampo Mero Dourado Bagre Cavala Tubaro Carapeba Caratinga Caranha Robalinho Olhete Pampo Badejo Mero Palambeta Ariquita Cavalinha Caonete Caratinga Carapebinha Carapicu Carapitanga Tainha Cabeudo Mdio Cangau Cangauira Tainha Grande Curim Cangau Sassaiba Cangau Curim/Cangau Xaru Xaru Xaru Xaru Robalo Olho-de-boi Saminuara Canap Canap Dourado Bagre branco Cavala Tubaro Carapeba Carapeba Caratinga Caranha 1 1 1 1 2 1 1 1 2 2 2 7 7 1 1 1 1 2 1 4 1 N 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Forte (n=5) N Ponta Grossa (n=6) N Porto de Trs (n=7) N

Etnoespcie

Classe de Tamanhos

Na etnotaxonomia dos pescadores de Barra (BA), os peixes tambm so classificados atravs da seqencialidade. Por exemplo, os pescadores reconhecem que o curimbo e o crumat so o mesmo peixe, apenas diferindo no tamanho (COSTA-NETO et al., 2002). Marques (1991) tambm registrou uma seqencialidade: saburica < zerede < sana < oio preto < oio amarelo < cambiro < curim, que indicam uma relao do tamanho do peixe indo do menor para o maior (MOURO e MONTENEGRO, 2006). No povoado de Siribinha (BA) os pescadores diferem nominalmente dois estgios de vida do

50

Centropomus undecimalis em razo do tamanho do peixe: rubalo e rubalo-silvela e tambm sana < tainhota < tainha (COSTA-NETO, 1998; 2001; COSTA-NETO et al., 2002). Na Praia do Forte (BA), Grando (2003) encontrou a cavalinha < cavala e caonete < cao, tambm observado entre os pescadores de Itacar, assim como a sauna < tainha, observado pelos pescadores da Barra de Mamanguape, na Paraba (MOURO e NORDI, 1996). Alguns pescadores entrevistados agruparam os peixes por semelhanas evidenciadas atravs de expresses como: da mesma famlia (p. ex., o cabeudo e o xaru) ou ento a mesma coisa, (p. ex., a tainha e a cangau). Isto tambm foi observado por Marques (1991) e Costa-Neto (2001).

5.3.3 - CAPTURA POR DESEMBARQUE A captura (kg/desembarque) da maioria dos pescadores da Banca do Peixe (72%) maior no vero. J no Forte, os pescadores consideram o inverno como sendo mais produtivo (40%). Nas comunidades de Ponta Grossa e Porto de Trs, a freqncia de citaes foi similar nas duas pocas do ano (Figura 13a). Alguns pescadores afirmam ser o vero a melhor poca para pescar, tanto em termos da maior segurana para a viagem, pois o mar est mais calmo, tanto na maior quantidade de peixes. Levando em considerao o valor comercial de cada espcie, boa parte dos pescadores da Banca do Peixe alega pescar mais peixes de primeira no vero (53%) e do Forte e Porto de Trs, no inverno (60% e 43%, respectivamente). Na Ponta Grossa, metade dos entrevistados considera que nas duas pocas so iguais (Figura 13b). Vale lembrar que no foram coletados dados de desembarque pesqueiro nas duas pocas estudadas. Segundo Costa (2006), a quantidade maior ou menor de pescado recolhido em Itacar varia em funo do ambiente explorado, da habilidade pessoal do pescador e apetrecho de pesca empregado, uma vez que no lanam mo de nenhum recurso tecnolgico moderno que possa aumentar a captura. Para os pescadores de Santa Cruz (ES), assim como para alguns pescadores de Itacar, no vero a produtividade maior e mais estvel, ao contrrio do inverno, em que a produo relativamente menor e sempre instvel (FREITAS-NETTO et al., 2002). O mesmo foi observado por Machado-Guimares e Fernandes (1994), na comunidade pesqueira de Zacarias (RJ). Segundo Costa (2006), em Itacar, o vero a poca do ano

51

que "d mais peixe", principalmente os "peixes boiados", tais como o bonito (Euthynnus alleteratus), avacora (Thunnus albacares), cavala (Scomberomorus cavalla), dourado (Coryphaena hippurus) e olho-de-boi (Seriola dumerili), muitos deles "ovados", ou seja, no perodo reprodutivo. No inverno a pescaria muda de espcie-alvo, se concentrando no arrasto para captura de camaro, ou armando-se redes ao longo dos costes rochosos em busca da lagosta. De acordo com Farias (1998), a sazonalidade um fator importante para os pescadores locais, que no perodo de estiagem chegam a sair para o mar em busca do pescado at seis dias por semana, devido oferta de peixes, contrastando com o perodo chuvoso, que saem no mximo quatro dias.

a)

Depende da arte de pesca No pescou no inverno Vero e Inverno Varia Inverno Vero 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

b)
Depende da arte de pesca No pescou no inverno Vero e Inverno Vero Inverno 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 13: Valores em porcentagem quanto poca do ano em que se captura, de acordo com os pescadores entrevistados: a) mais peixes (kg/desembarque); e b) peixes de melhor qualidade (peixes de primeira, de alto valor comercial, ou peixes que vende mais).

52

Em entrevistas sobre mudanas recentes na abundncia de pescado, uma parte dos entrevistados reportou no haver nenhuma espcie cuja abundncia tenha diminudo (34% da Banca do Peixe, 50% da Ponta Grossa e 57% do Porto de Trs). Alguns pescadores da Banca do Peixe, Forte e Ponta Grossa relataram a diminuio geral do pescado encontrado na regio (16%, 40% e 33%, respectivamente), no se referindo a espcies em particular. Das espcies citadas como as mais afetadas, os meros (mero, canap e mero gato) merecem destaque (Figura 14). A escassez de recursos pesqueiros tem sido registrada por diferentes autores em vrias regies do mundo (BEDDINGTON, 1991 e MOMATIUK e EASTCOTT, 1996 apud COSTA-NETO, 2001; CORDELL, 1983). Segundo Diegues (1995), a reduo dos estoques pesqueiros ocorre devido vrios fatores, incluindo a poluio e a pesca realizada pelos barcos de indstrias pesqueiras, que freqentemente operam em reas costeiras onde trabalham os pescadores artesanais. O autor relata inmeros casos de conflitos entre os pescadores de barcos artesanais e industriais, especialmente no Nordeste do Brasil, onde os covos e redes de pescadores artesanais so destrudos por embarcaes de grande porte; porm, para o autor, a rpida degradao dos habitats dos peixes parece ser hoje o maior fator de empobrecimento das comunidades litorneas. Porm, segundo Silvano (2004), existem evidncias em diversos estudos de que a pesca artesanal tambm pode ocasionar reduo no estoque pesqueiro, principalmente os recursos pesqueiros de interesse comercial, alterando diversas comunidades aquticas. Para o autor, tais estudos indicam a necessidade de se propor estratgias de manejo da pesca artesanal adequadas realidade de cada rea, considerando e envolvendo as comunidades de pescadores artesanais, a fim de se efetivar a conservao dos recursos pesqueiros. Grande parte dos entrevistados relatou no haver a ocorrncia de alguma espcie nova, ou seja, peixes que nunca haviam sido capturados na rea de estudo (72% da Banca do Peixe, 80% do Forte, 67% da Ponta Grossa e 86% do Porto de Trs). Porm, 3% dos pescadores da Banca do Peixe e 17% da Ponta Grossa citaram o tubaro. A comunidade do Porto de Trs considerou a carpa (14%) e o tambaqui (14%) como espcies novas na regio (Figura 15). Segundo Cal et al. (2003), foi observado por alguns pescadores a ocorrncia de carpa no Reservatrio da Barragem da Pedra, localizado montante do Esturio do Rio de Contas, prximo ao municpio de Jequi (BA).

53

Peixe espada Piau Acari Robalo Mero gato Pescada Goiva Tubaro Carapeba Mero Canapu Outros** Todos* Nenhuma 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70

Espcies menos abundantes

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 14: Valores em porcentagem das espcies de pescado (nomes populares) que atualmente so menos abundantes, de acordo com os pescadores entrevistados na Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7). * Entrevistados que relataram a diminuio geral do pescado, no se referindo a espcies em particular; ** Inclui aracaroba, cangurupim, carapicu, enchova, guaricema, gor, manjuba, pescada e pilapo.

Peixe-prego

Espcies "novas"

Carpa Tambaqui Tubaro Outros* Nenhum 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

Figura 15: Valores em porcentagem das espcies de pescado (nomes populares) consideradas novas na rea de estudo, de acordo com os pescadores entrevistados na Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7). * Inclui aracanguira, bijupir, caranha grande, enchova, gor e uma espcie no identificada.

54

Em relao s espcies que so abundantemente capturadas pelos pescadores, mas que no tm muito valor econmico (11 espcies) como, por exemplo, a boca-torta, guaricema, sardinhas e o carapicu, que podemos observar nas Tabelas 3, 4, 5 e 6, os entrevistados foram questionados sobre o destino destas quando elas so pescadas em grande quantidade (Tabela 11). Somente um pescador do Porto de Trs e 3 pescadores da Banca do Peixe no citaram nenhuma espcie com estas caractersticas. A maioria destes pescados so vendidos por um preo bem barato (p.ex: R$ 0,50 ou RS 1,00), doados para outras pessoas, como vizinhos e familiares, ou ento levados para consumo prprio.
Tabela 11: Espcies bastante capturadas, mas que no tm muito valor econmico, e o que os pescadores da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7) fazem quando capturam muito (a partir de 2 citaes em todas as comunidades).
Nome Popular Banca do Peixe N Destino Vende, vende barato, d, leva para casa, trata e vende o pacote. Vende, vende barato, leva para casa, divide. Vende, vende barato, d, usa como isca, joga na gua para os peixes comerem. Vende, leva para casa. Vende, vende barato. Vende, d, leva para casa, divide. Vende barato. Vende, vende barato. Vende, leva para casa. 1 D 2 3 1 Vende, vende barato. 1 2 1 2 1 1 Vende barato Vende barato. Vende barato. 2 Vende para secar, leva para casa, d. 1 Vende 1 Vende N Forte Destino Ponta Grossa N Destino N Porto de Trs Destino

Boca-torta

14

Vende

Guaricema

Sardinhas

Vende, vende barato, d.

Carapicu Arioc Xaru Arraia Bicuda Bagre Mirucia Tainha Nenhuma

1 2 2

Leva para casa.

55

De acordo com os entrevistados, oito espcies so raramente capturadas, mas possuem um alto valor econmico: robalo, bijupir, badejo, mero, cambria, pampo, olho-de-boi e aracanguira. Cinco pescadores (dois da Ponta Grossa, um da Banca do Peixe, um do Forte e um do Porto de Trs) no citaram nenhuma espcie (Tabela 12). Assim como observado nas Tabelas 3, 4, 5 e 6, esses pescados so bastante procurados, principalmente por restaurantes e pousadas, principalmente por sua carne e sabor.
Tabela 12: Espcies raramente capturadas, mas com grande valor econmico e, de acordo com os pescadores entrevistados da Banca do Peixe (n=32), Forte (n=5), Ponta Grossa (n=6) e Porto de Trs (n=7), por que ela boa (a partir de 2 citaes em todas as comunidades).
Nome Popular Banca do Peixe N Peixe raro, muito procurado, dizem que o melhor, o melhor, carne branca, de primeira, difcil de pegar, as pessoas gostam. Muito trabalho para pegar, gostoso, de primeira, carne branca, rei dos peixes, de posta, restaurantes compram. Raro, mais caro, difcil de encontrar, muito procurado. N Forte N Peixe mais caro do rio, 2 no tem misca, de lombo melhor. Ponta Grossa Porto de Trs N Mais bonito, pessoas gostam, carne Branca, peixe de baro.

Robalo

12

D menos que os outros

Bijupir

10

Rei dos peixes.

Badejo

Fama, tem pouco.

Difcil de 1 pegar, dizem que bom.

Mero

Restaurantes compram, mais difcil de pegar, melhor, mais caro, as pessoas gostam Melhor, fama, muito bom, mais vendido Bom, difcil de pegar, carne branca, leve. Fama, muito bom, peixe de passagem De primeira, bom, carne alva 1 2 1 1 Muito procurado

Cambriau Pampo Olho-de-boi Aracanguira Nenhuma

3 3 2 2 1

56

5.3.4 - PESQUEIROS Quando perguntados sobre a existncia de locais especficos para a pesca (pesqueiros), todos os entrevistados citaram a ocorrncia de pesqueiros, exceto 6% dos pescadores da Banca do Peixe e 17% da Ponta Grossa (Tabela 13).
Tabela 13: Valores em porcentagem da existncia de locais especficos de pesca, qualidade dos pesqueiros da regio e em relao aos anos anteriores, e tamanho dos peixes capturados pelas quatro comunidades pesqueiras estudadas (Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs). Banca do Peixe
(n=32)

Forte
(n=5)

Ponta Grossa
(n=6)

Porto de Trs
(n=7)

Existncia de locais especficos de pesca Sim No Qualidade dos pesqueiros da regio Bom Regular No respondeu Em relao aos anos anteriores Melhorou A mesma Piorou No respondeu Tamanho dos peixes capturados Aumentou O mesmo Diminuiu No respondeu 3 66 28 3 20 80 50 50 57 43 9 22 66 3 20 80 17 83 14 43 43 91 6 3 60 40 83 17 57 43 94 6 100 83 17 100 -

Sobre a qualidade dos pesqueiros da regio, a maioria dos entrevistados dizem ser bons, sendo que alguns pescadores da Banca do Peixe (6%), do Forte (40%), da Ponta Grossa (17%) e do Porto de Trs (43%) julgam os pesqueiros regulares. Em relao aos anos anteriores, grande parte diz que a qualidade dos pesqueiros piorou. Quanto ao tamanho dos peixes capturados, os pescadores afirmam continuar o mesmo ou, ento, que

57

so menores (tamanho), isto para todas as ambas comunidades, exceto 3% dos pescadores da Banca do Peixe que acham que o tamanho dos peixes capturados maior (Tabela 13). De acordo com os pescadores, o decrscimo da qualidade dos pesqueiros, se comparado com os anos anteriores, est relacionado com dois principais fatores: primeiro, o crescente nmero de pescadores devido presso da pesca industrial (DIEGUES, 1999) e ao crescimento populacional; segundo, presena de barcos de pesca mais equipados, com apetrechos diferentes e mais eficientes. Um entrevistado da Banca do Peixe citou, inclusive, que os prprios pescadores locais no respeitam os perodos de desova dos peixes. Isto refora a questo levantada anteriormente quanto existncia de conflitos na atividade pesqueira em Itacar. Para a maioria dos pescadores, a escolha do local de pesca depende da mar, das condies climticas e da espcie encontrada no pesqueiro. Para as comunidades cujos pescadores utilizam embarcaes motorizadas, como a Banca do Peixe e Forte, as condies do tempo e da mar so essenciais na escolha dos locais de pesca. J para as comunidades cujas atividades de pesca so realizadas mais no rio, com canoa ou no, as condies da mar so importantes para a escolha do local de pesca. Os pescadores artesanais dependem diretamente das variaes dos ciclos ambientais e da bioecologia dos recursos pescados, alm de manter uma associao ntima com o sistema aqutico e com os animais presentes nele, desenvolvendo conhecimentos e compreenses imprescindveis para a sua sobrevivncia (TH, 1999). Este conhecimento diverso e dinmico e est constantemente se adaptando. Isso se deve a novas percepes que so continuamente adicionados aos sistemas de cognio local e, por ser transmitido oralmente, vulnervel a rpidas mudanas (HANAZAKI, 2002). De acordo com Cordell (1974, apud COSTA-NETO e MARQUES, 2001), a deciso de onde pescar a cada dia feita com base nas informaes pr-determinadas do ambiente. A fonte dessa informao, segundo o autor, a percepo que o pescador tem das regularidades cclicas das mars, que afetam tanto a operao mecnica dos mtodos de pesca quanto a distribuio das espcies dentro do esturio. Segundo Souza (2004), a atividade pesqueira em geral muito influenciada pelas condies do tempo e, particularmente na pesca artesanal, esta influncia pode impedir sua realizao. A temperatura e a presena de vento ou chuva no momento da pescaria so variveis climticas que influenciam a pesca, e baseado nos fatores climticos, os pescadores descrevem com preciso as condies do tempo, classificando-o quanto ao favorecimento

58

ou no de sua atividade. Estes fatores so importantes nas tomadas de deciso, tal como escolher os pontos de pesca a serem utilizados, os mtodos mais adequados e as espciesalvo a serem capturadas. Trs entrevistados afirmaram no existir lugares especficos para a pesca, executando suas tarefas em qualquer lugar. A observao comportamental das prticas pesqueiras em campo demonstrou, no entanto, que existem certos locais, como os pesqueiros e reas de pesca mantidas em segredo, que so de uso exclusivo de alguns pescadores. Saber o segredo de um pesqueiro e no querer compartilh-lo significa dizer que o pescador que o possui tem o status de saber pescar melhor do que os outros. A descoberta de um local de pesca, por sua vez, geralmente resulta na interrupo da coleta de recursos por parte de quem o utilizava (COSTA-NETO e MARQUES, 2001). A prtica do segredo foi analisada por Forman (1967) como um mecanismo ecologicamente adaptativo (...) que minimiza a competio e previne a sobrepesca (COSTA-NETO e MARQUES, 2001; GRANDO, 2003). Acheson (1981 apud COSTA-NETO e MARQUES, 2001) cita vrios autores que observaram exemplos onde os locais de pesca no so formalmente possudos, mas onde o segredo e o manejo de informao operam para efetuar alguns direitos de propriedade sobre os recursos. Costa (2006) observou que as regras de uso so simples: como os pesqueiros so considerados "grandes" por parte dos pescadores, vrios deles podem extrair os recursos ao mesmo tempo. Entretanto, quando o pesqueiro relativamente pequeno, ou o espao est ocupado por barcos, a preferncia do barco que chegou primeiro e o pescador que descobriu o pesqueiro respeitado pelos demais, sempre havendo um espao para ele realizar a sua pescaria. Os pescadores de Itacar denominam como "pesqueiro" manchas de pescado ou locais especficos onde determinadas espcies so encontradas (COSTA, 2006). Os pesqueiros so reconhecidos pelos pescadores por referncias no continente (p. ex., Farol), ou esto associados aos componentes biticos e abiticos do ambiente marinho (p. ex., Baiac), representando espaos reprodutivos com etnoespcies determinadas. Somente 42 entrevistados citaram o nome dos pesqueiros que mais freqentam. Foi possvel obter, tambm, as espcies de peixes (nome popular) encontradas em determinados pesqueiros e estes dados encontram-se na Tabela 14. Para este estudo no foi possvel levantar a localizao dos pesqueiros (coordenadas geogrficas).

59

Para os locais de pesca citados vale destacar para cada comunidade: Banca do Peixe: Cachimbo, Beirada, Canto e Corot (todos em mar aberto); Forte: 35 de Cemitrio, Pedra de Itacar, Parede de Jeribucau e Trombinha (todos em mar aberto); Ponta Grossa: 35 de Cemitrio (mar aberto) e Pedra do Oteiro (rio); e Porto de Trs: Das Pedrosa, Torre e Santo Antnio (todos no rio).

Tabela 14: Exemplo de alguns pesqueiros localizados no mar, freqentados pelos pescadores de Itacar e espcies (nome popular) encontradas.

Nome do Pesqueiro* 35 de Cemitrio Baixo Beirada Cachimbo Canto Frajado

Espcies encontradas Guaricema Arioc Olho-de-boi e vermelho Cavala e sororoca Olho-de-boi e cioba Robalo

5.4 - FREQNCIAS DE CONSUMO, PREFERNCIAS, AVERSES E TABUS ALIMENTARES (RECURSOS ICTIOFAUNSTICOS) As quatro comunidades definidas anteriormente foram agrupadas em dois grupos, de acordo com o principal local onde realizam a atividade de pesca: Banca do Peixe e Forte (CPM), que pescam principalmente no mar; e Ponta Grossa e Porto de Trs (CPR), que pescam principalmente no rio, totalizando 37 pescadores das CPM e 13 das CPR. Os pescadores entrevistados foram questionados quanto freqncia de consumo de pescado (peixe). A partir de perguntas como voc come peixe toda semana? (Apndice 1), grande parte dos entrevistados (86% das CPM e 92% das CPR) afirmaram o consumo semanal de peixes em sua residncia. Somente para 14% da CPM e 8% da CPR o consumo semanal de pescado no foi observado (Apndice 6). Atravs da pergunta que peixes voc mais come em sua residncia?, cavala (43%), vermelho (41%), xaru (27%) e guaricema (27%) so as espcies mais freqentemente consumidas pelas CPM; e tainha (85%), robalo (62%), carapeba (54%) e cangau (31%) pelas CPR. Somente 3% dos pescadores das CPM disseram consumir todas

60

as espcies de peixes encontradas na regio, no citando os nomes especficos (Tabela 15). Vale ressaltar que se aumentasse o tamanho amostral das CPR outros peixes (nomes populares) poderiam ser citados.
Tabela 15: Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) mais freqentemente consumidos pelos pescadores das comunidades CPM (Banca do Peixe e Forte) e CPR (Ponta Grossa e Porto de Trs).
Nome Popular Tainha Robalo Carapeba Cavala Xaru Vermelho Cangau Guaricema Sororoca Cao Carapicu Arioc Corvina Olho-de-boi Bagre Pescada Avacora Bicudo Caoeiro Dourado Arraia Boca-torta Cabeudo Guaiuba Pampo Albarana Atum Badejo Cioba Graari Guaibira Moa-nua Olhete Peixe-galo Sardinha navalha Todos CPM (n=37) 15 22 5 43 27 41 3 27 16 11 0 11 8 16 14 5 3 0 0 8 5 5 5 5 5 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 CPR (n=13) 85 62 54 15 23 8 31 8 15 15 23 8 8 0 0 8 8 8 8 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Mdia 50 42 30 29 25 24 17 17 16 13 12 9 8 8 7 6 5 4 4 4 3 3 3 3 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

De modo geral, os peixes mais consumidos tambm so os mais capturados por estas comunidades, como o caso da cavala, sororoca, xaru, robalo e guaricema que foram bastante capturadas no vero e arioc e guaricema no inverno. As espcies olho-deboi (16%) e bagre (14%), entre outras, s foram observadas nas CPM, assim como carapicu (23%), bicudo (8%) e caoeiro (8%) observadas somente nas CPR. Nos dados de

61

peixes mais capturados no vero e no inverno por estas comunidades, o bagre s foi observado nas capturas das CPM, nas duas pocas estudadas, assim como o carapicu, observado somente nas capturas das CPR. A freqncia de consumo da sororoca foi aproximadamente a mesma nos dois grupos (16% nas CPM e 15% nas CPR) (Tabela 15). Esta espcie foi capturada pelos dois grupos no vero. Tentar relacionar a pesca local com a alimentao uma forma de evidenciar o quanto ainda h de dependncia dos recursos pesqueiros locais e o quanto esta dependncia varia sazonalmente (LOPES, 2004). Considerando os dois grupos estudados, a tainha foi o pescado consumido com maior freqncia (mdia de 50%), seguida por robalo (mdia de 42%), carapeba (mdia de 30%), cavala (mdia de 29%), xaru (mdia de 25%) e vermelho (mdia de 24%). Quatorze espcies, entre elas tainha, robalo, carapeba, corvina e arioc foram citadas pelos dois grupos estudados (Tabela 15). De acordo com as respostas nas entrevistas, os recursos ictiofaunsticos podem ser classificados quanto preferncia alimentar do pescador, assim como quanto averso a determinadas espcies de peixes. Entre os peixes citados como mais apreciados (preferncia alimentar) pelos pescadores, atravs da pergunta que peixes voc mais gosta de comer e por qu?, olhode-boi (35%), cavala (22%), vermelho (22%), cao (16%), canap (16%) e guaricema (16%), foram os mais citados pelas CPM e, para as CPR, tainha (54%) a preferida, seguida por robalo (31%), carapeba (31%), cao e xaru (ambos com 23% de citaes) (Tabela 16). Analisando todas as comunidades, doze espcies foram citadas pelos dois grupos estudados, dentre elas, tainha (mdia de 31%), cao (mdia de 23%), xaru (mdia de 22%) olho-de-boi (mdia de 21%) e robalo (mdia de 18%). Alguns peixes foram citados apenas por um grupo, como: cavala, vermelho, canap, guaricema, bagre, pampo, atum, entre outros (somente pelas CPM) e barbudo, carapicu, bicudo, bijupir, sardinha massamb e sassaiba (somente pelas CPR). Um total de 8% de pescadores deste ltimo grupo citou que gosta de comer todos os peixes, no havendo preferncia por uma espcie especifica. Grande parte das espcies citadas como preferncia alimentar so tambm freqentemente observadas no consumo semanal destes pescadores. Hanazaki et al. (1996) analisou as preferncias alimentares dos residentes na Ponta do Almada (SP) e verificou que a tainha, alm de ser freqentemente consumida tambm era a preferida entre os entrevistados. Em comunidades pesqueiras do litoral sul do estado

62

de So Paulo, tainha, robalo, pescada e bagre foram os pescados citados como mais apreciados (HANAZAKI, 2001). Em Ajuruteua (PA), foram considerados a pescada amarela (Cynoscion acoupa) e a tainha (Mugil sp.) como os peixes preferidos (BARBOZA, 2006). A preferncia por determinado recurso varia entre as espcies. O sabor, o comportamento, as caractersticas fsicas e formas de preparo (p. ex., ensopados, fritos, moqueca) so importantes critrios no processo de classificao e escolha do pescado. Por exemplo, a preferncia pelo olho-de-boi devido este peixe ter sabor melhor, bastante carne e, alm de pegar bastante tempero, pode ser preparado de qualquer jeito (p. ex. moqueca). No caso da tainha, estas caractersticas tambm so observadas, sendo um peixe que, segundo os entrevistados: pode comer sempre que no enjoa. A quantidade de espinhos tambm interfere na preferncia pelo cao e pelo canap. Algumas espcies, como a sardinha massamb, so particularmente apreciadas devido ao acmulo de gordura que o peixe apresenta. Hanazaki (2001) cita algumas caractersticas que podem influenciar nas preferncias alimentares com relao protena animal como, por exemplo, a facilidade de preparo, o tamanho do peixe e abundncia da espcie.

63

Tabela 16: Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) bastante apreciados (preferncia alimentar) pelos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM: Banca do Peixe e Forte) e das comunidades que pescam no rio (CPR: Ponta Grossa e Porto de Trs) e principais atributos.
CPM Nome Popular (n=37) 8 Por qu CPR (n=13) 54 Por qu Gosta, pega mais tempero, bom para fazer moqueca, por mais sabor, gostosa, melhor, tem gosto, no enjoa, bom Gostoso, s fil, bom, fcil de fazer, sem espinha Bom, peixe forte pois come pouco e sustenta, saboroso, sem muita espinha, carne boa Muito bom, s tem lombo Peixe de primeira, pega mais tempero,mais gostoso, bom Gosta, sabor melhor, bom, tem um pouco de gosto Mdia

Tainha

Por causa do sabor, bom, bom cozido e escaldado Mais saboroso, sabor diferente, carne macia, bom, pouca espinha, fcil de fazer, parece caranguejo catado, um peixe guerreiro Tipo escabesh, bom cozido, mais gostoso Gosta, mais gostoso, peixe forte, o melhor, come (prepara) de qualquer jeito, pega mais tempero, saboroso, muito bom, tem uma coxa Bom para tudo, no pega muito tempero, pega tempero, no carregado, carne branca, gostoso, gosta mais Gostoso Bom para tudo, mais gostosa, gosto bom, gosta, no carregado, frita mais gostosa Gostoso, bom, saboroso, qualquer jeito, pega mais tempero, macio, grande e bom de cozinhar, gosta mais Sabor diferente, bom Tem coxa, peixe escuro, faz de qualquer jeito, pega mais tempero, macio, mais durinho Muito bom cozido no caldo

31

Cao Xaru Olho-de-boi Robalo Carapeba Cavala Vermelho Arraia Avacora Cangau Barbudo Canap Carapicu Guaricema Bagre Caramuru Peixe-rato

16 14 35 14 3 22 22 5 11 3 0 16 0 16 11 3 3

31 31 8 23 23 0 0 15 8 15 15

23 22 21 18 13 11 11

Bom, fcil de fazer, sem espinha, pega mais tempero Peixe forte pois come pouco e sustenta Mais gostoso, mais lombo Um pouco de gosto, frito bom

10 9 9 8 8

Carne solta, bom mesmo, gostoso, melhor, boa para fazer moqueca, sem espinha

0 15 Pega bem o tempero, bom

8 8 5

Carne preta, mais gostosa, peixe duro, pega bem tempero, sabor diferente, qualquer jeito bom, peixe enxuto, bom para cozinhar Gosta mais, gosta, pega mais tempero, sabor diferente, mais duro Me satisfaz Saboroso

0 0 8 8 Bom para moqueca, tem muita espinha mas bom Sem muita espinha, carne boa

5 5

64

Continuao da Tabela 16.


CPM Nome Popular Pampo Pescada Atum Bicudo Bijupur Sardinha massamb Sassaiba Cabeudo Guaibira Sororoca Arioc Bicuda Boca-torta Barbudinho Dento Dourado Graari Guaiuba Manjuba Moa-nua Pero Peixe-galo Peixe-pena Todos (n=37) 11 3 8 0 0 0 0 5 5 5 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 0 Bom, pega mais tempero, saboroso Bom, mais saboroso Gosta, muito boa, carne macia, no tem espinha Pega bem o tempero Gosta Tipo escabesh Macio, mole, s tem lombo Muito gostoso Mais gostoso Saboroso, pega mais tempero Pega bem o tempero o melhor Saboroso, pega bem o tempero Saboroso Gosta Sabor diferente Por qu Espinha mole, melhor, no fura, gosta mais De posta, faz tudo Gostoso, peixe forte, bom, de qualquer jeito gostoso, mais carne e pouca espinha CPR (n=13) 0 8 0 8 8 8 8 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8 Peixe macio o rei do mar, come tudo (come todo o peixe), no v espinha A gordura dela deixa ela deliciosa Gostoso quando gordo Pouca espinha Por qu Mdia 5 5 4 4 4 4 4 3 3 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 4

65

Quando analisados os dados sobre os peixes citados como pouco apreciados (averso), a partir da pergunta que peixe voc no come, de jeito nenhum, e por qu?, o caramuru (19%) e o canap (11%) foram os pescados mais citados pelas CPM e arraia (23%) e cao (15%) so duas das espcies menos apreciadas pelas CPR. Nas CPR, 8% dos entrevistados disseram que no gostam de comer peixes de gua doce e um total de 14% dos entrevistados das CPM e 31% das CPR relataram que comem todos os tipos de peixes. Arraia, cao, corvina, cavala e mero foram citadas pelos dois grupos estudados. Vinte e oito espcies foram citadas apenas por pescadores das CPM (p. ex., caramuru, baiacu, bicuda, carapeba, peixesabo e bagre); e quatro espcies apenas pelas CPR (moria, ubarana, vermelho e xaru) (Tabela 17). Assim como na escolha do peixe mais apreciado, os pescadores levam em considerao as caractersticas comportamentais, morfolgicas, toxicolgicas, odorferas e alimentares dos peixes prescritos como alimentos menos apreciados. Por exemplo, parecer-se com cobra e a grande quantidade de espinhas so dois dos motivos da menor apreciao pelo caramuru. A similaridade com cobras, contudo, parece no constituir um limite para o consumo de peixes ofidiomorfos em outras culturas pesqueiras. Para os Karam, por exemplo, as enguias so muito valorizadas como alimento e para a cozinha ritual (BULMER et al., 1975 apud COSTA-NETO, 2000a). O canap pouco apreciado devido ao cheiro ruim que tem e possuir muita maresia (paladar). J a antipatia pela arraia relacionada ao gosto ruim, consistncia da carne (muito grossa e crespa), ou ento, porque este peixe mijo puro. Pezzuti (2004) sugere que para a averso a elasmobrnquios (arraias e caes) h uma relao simblico-materialista, explicada pelo cheiro da urina e altas concentraes de amnia nestes peixes. Segundo Begossi (1998, apud BEGOSSI et al., 1999), altas concentraes de amnia na carne significam uma deteriorao mais rpida da carne, aumentando a probabilidade de problemas digestivos e de intoxicao alimentar. No caso do bagre, a averso a este peixe observada a partir da citao: a gente tira coc de dentro dele. Segundo Costa-Neto (2001), as espcies de bagres, em sua maioria, so categorizadas como peixes nojentos, por alimentarem-se de fezes humanas (= fedentina).

66

Tabela 17: Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) pouco apreciados (averso alimentar) pelos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM: Banca do Peixe e Forte) e das comunidades que pescam no rio (CPR: Ponta Grossa e Porto de Trs) e principais atributos.
CPM Nome Popular Come de tudo Arraia Cao Canap Caramuru Corvina Cavala Mero Barbeiro Moria Peixes de gua doce Piraboca Ubarana Vermelho Xaru Baiacu Bicuda Carapeba Peixe-sabo Badejo Bagre Bagre-branco Barbudo Bicoara (n=37) 14 5 3 11 19 5 3 3 8 0 0 8 0 0 0 5 5 5 5 3 3 3 3 3 Venenoso No gosta, passa mal No gosta, passa mal Solta espuma, carne no boa Muita maresia, muito ruim A gente tira coc de dentro dele Nunca comeu, nem gosta Passa mal Sabor ruim Gosto diferente, dizem que muito ruim, maresia danada, gosto amargo Pari em cima do convs, no gosta da cartilagem Desde pequeno no come Tem um cheiro estranho, muita maresia, ruim, gosto ruim Tem um cheiro estranho, parece uma cobra, muita espinha, fede muito, tem nojo Nunca comeu, no gosta porque tem um bicho na cabea dela Carne crespa Muita maresia, muito ruim Gosto diferente, no desce, carne amarga Por qu CPR (n=13) 31 23 15 8 0 8 8 8 0 8 8 0 8 8 8 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Muita espinha No tem vontade Carne grossa por isso no gosta Muito nojenta, muito mole Nunca comeu No tem vontade No gosta No gosta Gosto ruim, mijo puro, muito grossa, carne crespa, no tem vontade Passa mal por causa do cheiro, no tem vontade No gosta Por qu Mdia 22 14 9 9 9 7 5 5 4 4 4 4 4 4 4 3 3 3 3 1 1 1 1 1

67

Continuao da Tabela 17.


CPM Nome Popular Budio Carapicu Corongo Enguia Jab Pegador Peixe-anjo Peixe-eltrico Peixe-pena Peixe-rato Peixe-rei Piranema Quatinga Sardinha massamb Sororoca Treme-treme (n=37) 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 Gosto diferente, gosto amargo Muito mido, entala na garganta Parece cobra, tem nojo Parece cobra Carne mole Se alimenta do sangue de outro peixe No gosta D choque No gosta do sabor Come bosta Carne no muito boa Cheiro diferente, couro grosso Sabor Gosto diferente, no gosta do sabor Carne crespa D choque Por qu CPR (n=13) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Por qu Mdia 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

68

Em relao ao baiac, por ser considerado um peixe venenoso, esta espcie pouco apreciada. O problema, segundo afirmam, o fel, que deve ser extrado. Segundo Oliveira e Freitas (1996), a propriedade txica dos baiacus deve-se tetrodotoxina (TTX) e, mais raramente, saxitoxina (STX), neurotoxinas bloqueadoras de canais de Na+. Estudos conduzidos por estes autores sobre a toxicidade em diferentes rgos e tecidos de duas espcies de baiac (Lagocephalus laevigatus e Sphoeroides spengleri), demonstraram que a primeira espcie possui nveis de toxicidade no letais, enquanto que na segunda os nveis so altos. Com razo, L. laevigatus, conhecido como pacheco, espcie comestvel no sudeste do Brasil (OLIVEIRA e FREITAS, 1996). No Paran, S. testudineus era comercializado em peixarias e vendido juntamente com pequenos bagres com a denominao de cascudinho. Casos fatais, no entanto, foram narrados no sculo XVII por Piso citado por Begossi (1992b). No estado da Bahia, acidentes e mortes causadas pela ingesto de baiacs foram registrados por Almeida & Rocha (1989). Costa-Neto (2000c; 2001) e Barboza (2006) tambm observaram, no municipio do Conde (BA) e em Ajuruteua (PA), respectivamente, a rejeio ao consumo de baiac por este ser venenoso. Assim como em Itacar, outros autores estudaram algumas comunidades em relao a averso por determinadas espcies de peixes. No rio Tocantins, a repulsa observada por peixes considerados sem gosto e de m aparncia, sendo raia e a sardinha os peixes mais citados (BEGOSSI e BRAGA, 1992). Hanazaki (2001) identificou bagre, cao e arraia como sendo, dentre os pescados citados, espcies pouco apreciadas pelas comunidades de Icapara, Pedrinhas e So Paulo Bagre (SP) e Costa-Neto et al. (2002) percebeu tambm que, entre os pescadores do Conde (BA), h averses em virtude de aspectos comportamentais, quantidades de espinhas e semelhana com cobras. Os pescadores entrevistados tambm foram perguntados quanto ocorrncia de peixes pouco apreciados por algum da famlia atravs da pergunta tem algum peixe que algum da sua famlia no come e por qu? (Tabela 18). Grande parte dos entrevistados relatou que seus familiares apreciam todas as espcies de peixes (30% das CPM e 62% das CPR). Das espcies citadas como pouco apreciadas pelos familiares, sendo que a maioria dos entrevistados se referiram me, esposa e filhos, destaque para arraia (24%) nas CPM, seguida de caramuru, cao e bagre (ambos com 16% citaes). Nas CPR, as espcies mais citadas tambm foram a arraia (15%) e o caramuru (15%). Os motivos so os mesmos observados entre os pescadores.

69

Tabela 18: Valores em porcentagem dos peixes (nome popular) pouco apreciados (averso alimentar) por familiares* dos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM: Banca do Peixe e Forte) e das comunidades que pescam no rio (CPR: Ponta Grossa e Porto de Trs), e principais atributos.
Nome Popular Come de tudo Arraia Caramuru Bagre Cao Corvina Xaru Barbeiro Canap Corongo Mero Peixe de carne escura Peixe-pena No come peixe CPM
(n=37)

Por qu

CPR
(n=13)

Por qu

Mdia 46

30 24 16 16 16 3 5 3 3 3 3 3 3 3 No sabe, no gosta, de couro, menstrua, j fez mal para a me, tem alergia, peixe de cor Parece uma cobra, muita espinha, no gosta No gosta, de couro, no pega tempero No sabe, no gosta Diz que tem uns bichinhos nela Diz que tem uns bichinhos, muito carnudo Fede muito Muita maresia No gosta Muita maresia No sabe o porqu No sabe o porqu No sabe o porqu

62 15 15 0 0 8 0 0 0 0 0 0 0 8 No sabe o porqu S come quando t gordura Menstrua, no gosta Parece uma cobra

20 16 8 8 5 3 1 1 1 1 1 1 5

* A maioria dos entrevistados se referiram me, esposa e filhos.

70

No caso da arraia, esta pouco apreciada por ser um peixe de couro, de cor e menstruar, ou ento, porque j fez mal para algum e, em relao ao xaru e a corvina, dizem que tem uns bichinho, referindo-se presena de endoparasitas nestes recursos. Um total de 3% dos entrevistados das CPM e 8% das CPR disseram que seus familiares prximos no comem peixe (Tabela 18). Aps um levantamento prvio, realizado nas comunidades de pescadores de Itacar, sobre as possveis regras relacionadas averso ou incremento do consumo de determinadas espcies de peixes, identificou-se a existncia de tabus segmentares, principalmente por mulheres grvidas, mulheres paridas, pessoas doentes ou com algum tipo de ferimento (tabus segmentares). Melo (1999) confirmou que o peixe um dos itens alimentares menos consumidos pelas gestantes e mulheres em fase de amamentao no Norte do pas. Geralmente o ps-parto e a menstruao so representados como momentos de maior fragilidade e vulnerabilidade para mulheres. Estas questes foram abordadas nas entrevistas a partir da realizao de perguntas como que peixes que a pessoa no pode comer quando est grvida, parida, doente ou com ferimentos (consumidos com restrio) e por qu? e que peixes que a pessoa pode comer quando est grvida, parida, doente ou com ferimentos (consumidos sem restrio) e por qu? (Apndice 2). A partir das informaes obtidas, trs principais categorias compem o sistema geral de classificao local de peixes consumidos com restrio: peixe carregado, peixe remoso e peixe de couro (Apndice 7). Estes alimentos reimosos ou carregados so tambm definidos como alimentos pesados ou quentes, em termos micos (BEGOSSI, 1998 apud BEGOSSI et al., 2004). De acordo com Maus e Motta Maus (1977), o alimento reimoso o alimento que faz mal, s podendo ser consumido por algum em perfeitas condies de sade. Estes autores apresentam um estudo detalhado sobre o significado do termo reima. Os peixes de couro tambm so comumente considerados remosos (BEGOSSI e BRAGA, 1992; BEGOSSI et al., 1999; COSTA-NETO, 2000c; SEIXAS e BEGOSSI, 2001). De acordo com Santos (1987 apud ANDRADE e COSTA-NETO, 2005), os peixes de couro so assim chamados por serem desprovidos de escamas, sendo que alguns apresentam o corpo em parte ou totalmente revestido de escudos sseos e todos apresentam barbilhes, quase sempre bem desenvolvidos e possuem, tambm, uma nadadeira adiposa, membranosa e sem raios.

71

Dos peixes listados como tabus alimentares, na categoria consumidos com restrio (35 espcies nomes populares), cangurupim (43%), bagre (32%) e arraia (27%) foram mais citados pelas CPM e tainha (54%), arraia (38%) e baiac (23%) os mais citados pelas CPR (Tabela 19). Considerando todas as comunidades juntas, dez espcies (nome popular) foram citadas pelos dois grupos, dentre elas, arraia (mdia de 33%), cangurupim (29%), tainha (28%), bagre (24%), cao (14%) e baiac (12%) foram as espcies que tiveram, no geral, uma mdia alta de citaes, sendo que a maioria dos entrevistados citou animais carregados. Os peixes mencionados como os de uso mais restritivo, geralmente, possuem hbito alimentar carnvoro, alimentando-se especialmente de outros peixes. Tendncias gerais esperadas em comunidades pesqueiras foram encontradas entre as comunidades estudadas, como a averso a arraias (mdia de 33% de citaes) e caes (mdia de 14% de citaes). As arraias aparecem em vrios estudos como peixes evitados (BEGOSSI e BRAGA, 1992; BEGOSSI, 1992b; COSTA-NETO, 2000c; 2001; HANAZAKI, 2002). A ingesto da arraia e do cao restrita para os pescadores das CPM e CPR, pois so considerados, alm de peixes carregados, remosos e, principalmente, de couro, sendo que foi observado que o consumo de arraia por mulheres paridas pode secar o leite. No caso destas espcies de elasmobrnquios (arraias e caes), confirma-se entre os pescadores de Itacar o padro geral encontrado em pesquisas de ecologia humana que relatam estes como peixes remosos (BEGOSSI, 1992b; BEGOSSI e BRAGA, 1992; BEGOSSI et al., 1999; COSTA-NETO, 2000c; HANAZAKI, 2002; BEGOSSI et al., 2004). A presena de esporo na arraia e no bagre tambm foi bastante ressaltada. No caso do bagre, em geral (Ariidae, bagres de gua salgada, e Pimelodidae, bagres de gua doce) so peixes comumente evitados por populaes pesqueiras, tanto do litoral como do interior brasileiro (BEGOSSI e BRAGA 1992; MURRIETA, 1998) sendo agrupados na categoria dos peixes de couro, ou peixes lisos e considerados reimosos ou carregados. Uma possvel interpretao eticista para este padro geral a posio destas espcies na cadeia alimentar, pois os bagres geralmente so detritvoros ou carnvoros estando, teoricamente, mais sujeitos acumulao de toxinas nos seus tecidos adiposos (HANAZAKI, 2001).

72

Tabela 19: Peixes consumidos com restrio (tabus alimentares) pelos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM: Banca do Peixe e Forte) e das comunidades que pescam no rio (CPR: Ponta Grossa e Porto de Trs) e principais atributos.
CPM Nome Popular (n=37) Arraia Cangurupim Tainha Bagre Cao Baiacu Caari Carapicu Caramuru Cavala Olho-de-boi Bonito Xaru Bicudo Boca-negra Caranha Dourado Guaiuba Pescada-goiva Atum Canap 27 43 3 32 14 0 3 0 5 5 5 11 3 0 8 0 0 8 8 5 5 Carregado Carregado, remoso Carregado, remoso Carregado Carregado Carregado, de couro Carregado, remoso Carregado, remoso Carregado, remoso Carregado De couro Carregado, remoso, de couro Carregado, remoso, de couro Carregado Carregado, remoso, de couro Carregado, remoso, de couro Se tiver uma ferida ela cresce Motivo (n=13) 38 15 54 15 15 23 15 15 8 8 8 0 8 8 0 8 8 0 0 0 0 Carregado Carregado Carregado Carregado Carregado, remoso, de couro Carregado, remoso, de couro Carregado Carregado, remoso, de couro Carregado, remoso, de couro Carregado Carregado, de couro Carregado Carregado Carregado Carregado Pode morrer Pode morrer Seca o leite 33 29 28 24 14 12 9 8 7 7 7 5 5 4 4 4 4 4 4 3 3 Obs. CPR Motivo Obs. Mdia

73

Continuao da Tabela 19.


Nome Popular CPM (n=37) Pero Agulho Avacora Barbudo Cangau Corongo Dento Guaibira Guaricema Marlim (agulho-vela) Mero Moreatim Peixe-pena Sororoca 5 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 Carregado, de couro Carregado Carregado Remoso Carregado Carregado, de couro Carregado De couro Carregado Carregado Carregado Carregado Carregado Remoso Motivo Obs. CPR (n=13) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Motivo Obs. Mdia

74

Quanto ao cangurupim, sua restrio tambm foi enquadrada dentro das trs categorias de classificao. Porm, de acordo com um entrevistado das CPM, este peixe apesar de ter escamas, muito remoso e outro informante alerta que a ingesto do cangurupim pode agravar os ferimentos. A tainha foi tambm, dentre outras espcies, considerada um peixe carregado. A ocorrncia e posio na cadeia trfica do grupo de espcies dos Mugildeos aparentemente no explica o fato algumas das espcies serem consideradas como tabu alimentar (tainha e cangau). Neste caso, mais evidncias e dados de outras partes do litoral devem ser acumulados para chegar a explicaes consistentes que justifiquem o surgimento ou adoo e persistncia deste tabu. De acordo com vrios entrevistados das CPR, a ingesto de baiac pode levar at a morte, pois esta uma espcie carregada. A propriedade txica dos baiacus (TTX e STX) foi comentada anteriormente. A cavala foi considerada um peixe carregado e remoso. A ingesto desta espcie pode prejudicar, segundo uma pescadora das CPR, no apenas a mulher, mas tambm aqueles que esto ligados fisicamente a ela, como pode ser observado em um trecho da entrevista: eu comi cavala e perdi um menino (...) comi de noite e no outro dia deu hemorragia, fato este no observado em outros estudos. Restries e mesmo proibies severas ao consumo de peixes so comuns em muitas partes do mundo. Morn (1990 apud COSTA-NETO e MARQUES, 2001) registrou que os ndios Camauir, que vivem no estado do Mato Grosso, consideram os peixes lisos como sendo remosos e as mulheres grvidas so proibidas de com-los. Trigo et al. (apud MELO, 1999) confirmaram que o peixe um dos itens alimentares menos consumidos pelas gestantes e mulheres em fase de amamentao no norte do pas. Os Kayap, que vivem no Par, no consomem peixe cru, pois acreditam que isto acarretaria doenas (PETRERE JNIOR, 1990). Os ndios Wayana, tambm do Par, abstm-se de comer peixes vermelhos, de carne amarela ou reconhecidamente vorazes quando apresentam feridas, hemorragias ou quando as mulheres esto em perodo de resguardo (VAN VELTHEN, 1990 apud SANTOS-FITA e COSTA-NETO, 2007). No Rio Tocantins, os peixes evitados so os de couro e os de carne forte (BEGOSSI e BRAGA, 1992). De acordo com pescadores da Represa de Trs Marias, os peixes de couro no so consumidos pelas mulheres locais porque podem despertar ou acentuar as doenas (MADI et al., 1998). No municpio do Conde (BA), foram registrados 18

75

genricos de peixes considerados carregados (COSTA-NETO, 1998). Esses itens alimentares so principalmente evitados por pessoas enfermas ou que apresentam ferimentos no corpo, assim como por aquelas que se recuperam de cirurgias e por mulheres paridas, que so proibidas de consumir esses e outros alimentos. Costa-Neto (2001) apontou que, no litoral norte da Bahia, os peixes mais evitados foram arraias (e.g., Myliobates sp.), capado (Balistes vetula), bagres (e.g., Bagre bagre), caes (e.g., Carcharhinus porosus), trara (Hoplias malabaricus) e cangurupim (Tarpon atlanticus). Na Ilha de Bzios (SP), os peixes mais evitados foram raia, bonito, cao, corvina, bagre, budio, enchova, bicuda, espada, tainha, baiac, olhete e pargo. Nesta regio, mulheres no podem consumir peixes carregados durante o perodo de menstruao ou aps terem dado luz (BEGOSSI, 1992b). Assim como h peixes de consumo alimentar restrito, existem aqueles considerados livres de interdies e que so recomendados para mulheres grvidas, mulheres paridas, pessoas doentes ou com algum tipo de ferimento. Estes recursos so percebidos e classificados, principalmente, como: peixe leve, peixe no remoso ou peixe de escama (Apndice 7). Dos peixes consumidos sem restrio (25 genricos), vermelho (73%), robalo (57%), arioc (46%) e carapeba (30%) foram mais citados pelas CPM. Destes, carapeba (85%), robalo (77%) e vermelho (31%) tambm foram os mais citados pelas CPR. Cinco espcies foram citadas por todas as comunidades estudadas, sendo que as mais citadas foram o robalo (mdia de 67%), carapeba (mdia de 57%) e vermelho (mdia de 52%) e dezenove espcies foram citadas somente pelas CPM dentre elas destaque para arioc, corvina, guaiba, pescada e cioba e somente uma (cangau) citada pelas CPR A maioria das espcies citadas foram denominadas pelos entrevistados como peixes leves (Tabela 20). Na percepo dos entrevistados, o robalo recomendado por ser um peixe leve, de escama e no remoso. Este peixe, assim como o vermelho e a carapeba, so bastante indicados por terem carne branca, sendo considerados, como observado anteriormente, como peixes de primeira. No geral, todos os peixes foram citados por serem leves, em contraposio aos peixes considerados carregados.

76

Tabela 20: Peixes consumidos sem restrio (tabus alimentares) pelos pescadores das comunidades que pescam no mar (CPM: Banca do Peixe e Forte) e das comunidades que pescam no rio (CPR: Ponta Grossa e Porto de Trs) e principais atributos.
Nome Popular Robalo Carapeba Vermelho Arioc Corvina Bicudo Guaiuba Mero Pescada Cangau Cioba Badejo Cavala Guaricema Peixe-pena Pescada-branca Boca-torta Cavalinha Dento Enchova Olho-de-boi Pampo-da-espinha-mole Rabo-aberto Sororoca Tainha CPM (n=37) 57 30 73 46 16 5 11 3 11 0 8 5 5 5 5 5 3 3 3 3 3 3 3 3 3 Leve Leve Leve, de escama Leve Leve Leve Leve Leve Leve Leve Leve Leve Leve Leve Leve Motivo Leve, de escama, no reimoso Leve, de escama, no reimoso Leve, de escama, no reimoso Leve, de escama, no reimoso Leve, no reimoso Leve Leve, de escama Leve Leve CPR (n=13) 77 85 31 0 0 8 0 8 0 8 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 Leve Leve Leve Motivo Leve, de escama Leve, de escama Leve, de escama Mdia 67 57 52 23 8 7 5 5 5 4 4 3 3 3 3 3 1 1 1 1 1 1 1 1 1

77

De acordo com Seixas e Begossi (2001) os peixes recomendados em casos de doenas ou aps o parto so conhecidos como mansos. Segundo Maus e Motta Maus (1977), o alimento leve considerado inofensivo para as pessoas em qualquer estado, mas os termos no se aplicam a itens alimentares (vegetais ou animais) no comestveis. Th et al., (2003) atestaram a recomendao do consumo de peixes, inclusive por mdicos, para pessoas doentes. Na Praia do Forte (BA), foram citados como peixes de escama o olho-de-boi, o badejo, o dento, o jabu, a garoupa, a piragia, e o paramirim (GRANDO, 2003). Em Ajuruteua (PA), o consumo dos peixes corvina, g e pescada amarela foi indicado para pessoas debilitadas por alguma doena e a corvina tambm foi recomendada para mulheres paridas (resguardo) (BARBOZA, 2006). Begossi et al. (2005) realizaram um levantamento de peixes consumidos na dieta alimentar de pessoas doentes e de mulheres menstruadas ou aps o parto nas regies costeiras do sudeste brasileiro e na regio Amaznica. Esta pesquisa registrou em uma ilha do Rio de Janeiro o consumo de peixes do mesmo gnero da pescada amarela (Cynoscion), corvina (Cynoscion) e g (Macrodon). Begossi et al. (2004) observaram em comunidades costeiras da regio sudeste da Mata Atlntica o consumo, dentre outros, de robalo, corvina, pescada e tainha por pessoas doentes, de resguardo ou menstruadas. No litoral norte da Bahia, CostaNeto (2001) observou que rubalo (Centropomus undecimalis, C. parallelus, entre outras espcies), curvina (Micropogonias furnieri) e carapeba (Diapterus rhombeus) foram considerados por alguns dos entrevistados como peixe que se pode comer tranqilo. Comparando os recursos ictiofaunsticos citados como tabus alimentares consumidos sem restrio com os consumidos com restrio, nas CPM foi observado que nove genricos (nomes populares) foram citados nas duas categorias: guaiba, cavala, guaricema, olho-deboi, peixe-pena, dento, mero, sororoca e tainha. J nas CPR, somente o bicudo foi citado nas duas categorias. Pezzuti (2004) ressalta que necessrio realizar ainda mais estudos sobre tabus alimentares para verificar se as relaes encontradas at ento podem ser generalizadas ou constituem contextos localizados. De acordo com Begossi e Braga (1992), estes estudos devem incluir a anlise de outros usos dos itens alimentares sujeitos a tabus e do ambiente onde as pessoas esto inseridas.

78

5.5 - NICHO ALIMENTAR Para verificar se existem diferenas na amplitude do nicho alimentar entre as comunidades estudadas (CPM e CPR), foram feitas anlises exploratrias quanto diversidade de espcies de peixes. Recursos ictiofaunsticos (nome popular) incorporados na dieta dos pescadores artesanais de Itacar encontram-se na Tabela 15. Os itens foram levantados somente em um perodo deste estudo (entrevistas aplicadas na etapa vero), porm critrios sazonais no foram utilizados para a obteno destes dados. No ponto de vista da ecologia humana, estudos da dieta de populaes humanas, utilizando conceitos ecolgicos como diversidade e nicho, so teis para entender a relao destas com os recursos naturais (MESSER, 1984), alm de ser um indicador relativo dos recursos utilizados (BEGOSSI e RICHERSON, 1993) e refletir as mudanas que podem estar ocorrendo no ambiente (PELTO e VARGAS, 1992; KUNHLEIN, 1992), ou seja, as interaes destas populaes com a sustentabilidade local (HANAZAKI e BEGOSSI, 2000a; 2000c). A partir destas consideraes, a anlise da amplitude do nicho alimentar foi realizada atravs de medidas de diversidade (HARDESTY, 1975; HANAZAKI e BEGOSSI, 2000a; 2000c) considerando a freqncia de itens de pescado (peixe) na alimentao. Aplicando o ndice de Shannon-Wiener (H), considerando todos os recursos ictiofaunsticos citados como freqentemente consumidos por cada pescador e em cada comunidade (Apndice 1), a diversidade foi maior nas CPM (Shannon-Wiener H = 1,566) do que nas CPR (Shannon-Wiener H = 1,081). O mesmo foi observado utilizando o ndice de Simpson (KREBS, 1998) sendo a amplitude do nicho das CPM equivalente a 2,64 e para as CPR equivalente a 0,76. Para o clculo de sobreposio de nicho entre as duas comunidades, primeiramente foi utilizando o mtodo descrito por Krebs (1998) onde foi observado que 42% dos pescados citados so utilizados por estes grupos de comunidades. A partir do mtodo de MacArthur e Levinss (KREBS, 1998) observou-se que 67% dos recursos utilizados pelas CPR so utilizados pelas CPM (Mjk = 0,668), sendo que esta ltima tem 38% dos seus recursos sendo utilizados pelas CPR (Mkj = 0,377). E, atravs do ndice de Pianka (1983, apud BEGOSSI e GARAVELLO, 1990), foi possvel observar que os recursos pesqueiros utilizados na dieta destas duas comunidades praticamente no so os mesmos ( = 0,02).

79

Nesse sentido, a maior diversidade de espcies de peixes consumidos pelos pescadores das CPM (32 gneros nomes populares) reflete uma amplitude de nicho maior (ou uma dieta mais generalista) quando comparada com a menor diversidade de espcies consumidas pelos pescadores das CPR (17 gneros nomes populares) (nicho mais estreito ou dieta mais especialista). De acordo com a teoria do forrageio timo (MACARTHUR e PIANKA, 1966 apud HANAZAKI e BEGOSSI, 2000a), uma maior abundncia de alimentos levaria a uma maior especializao e, portanto, a uma dimenso alimentar do nicho mais estreita. Os resultados apresentados mostram que apesar de uma menor riqueza de espcies, as espcies citadas pelas CPR so abundantemente consumidas. A partir destes resultados, algumas observaes podem ser feitas em relao ao uso destes recursos por estas comunidades. Como observado anteriormente, grande parte dos pescadores das CPR possui outras atividades de renda, alm da pesca, principalmente ligadas ao turismo. O turismo estaria resultando numa renda maior e mais previsvel, quando comparado pesca e, com a reduo da atividade pesqueira, menos peixe est disponvel para o consumo. Este pode ser um dos motivos destas comunidades terem um nicho alimentar mais estreito. Segundo Hanazaki e Begossi (2000a), medida que a dependncia por atividades locais de subsistncia diminui, como observado para a atividade pesqueira e agrcola de pequena escala, aumenta a dependncia por recursos oriundos de centros urbanos e o nicho alimentar para a protena animal tende a contrair, podendo afetar o aporte nutricional desta populao. Todas as espcies observadas na dieta destes pescadores so encontradas na regio e capturadas para comercializao e/ou subsistncia. Destas, algumas so capturadas e consumidas somente pelas CPM (p. ex., bagre, dourado e cabeudo), e outra somente pelas CPR (carapicu), tanto no vero quanto no inverno. Porm, vale ressaltar que vrias espcies citadas, principalmente quando capturadas em grandes quantidades (kg/desembarque), so vendidas ou doadas para vizinhos e parentes. Esta prtica, alm de contribuir com uma maior diversificao na dieta, promove a integrao entre as comunidades. A disponibilidade de recursos, o local e freqncia que a pesca realizada, bem como a arte de pesca utilizada, tambm so discutidos para os dois grupos. Por exemplo, pode ser que no ambiente marinho explorado pelos pescadores de Itacar encontrado uma maior riqueza de espcies e, para explorar estes recursos, grande parte dos pescadores utilizam barcos motorizados, os quais proporcionam um maior deslocamento em busca dos recursos que capturam com artes de pesca mais diversificadas. Considerando que estes pescadores

80

vivem praticamente da pesca, que saem semanalmente para pescar, que a pescaria dura, geralmente, o dia inteiro e que alguns dos recursos capturados so destinados subsistncia, a amplitude do nicho alimentar destas comunidades ser maior. Outros trabalhos envolvendo populaes de pescadores no litoral brasileiro (BEGOSSI e RICHERSON, 1993; BEGOSSI, 1995; HANAZAKI e BEGOSSI, 2000a; PACHECO, 2006), tambm utilizaram o clculo da amplitude da dimenso do nicho alimentar para o consumo de peixe. Comparando os trabalhos, a amplitude do nicho alimentar nas comunidades de pescadores de Itacar foi menor. Porm, vale ressaltar que nestes estudos foram analisados tambm o consumo de outras fontes de protena animal e o perodo de amostragem variou de seis meses a um ano. Embora o nicho terico contenha um grande nmero de dimenses ambientais (HUTCHINSON, 1957), a diferena nas amplitudes de uma mesma dimenso (por exemplo, alimento) entre vrios grupos humanos pode ser um indicador das relaes destes com os diferentes ambientes. Dessa forma, o uso do nicho foi til para detectar as diferentes estratgias de uso dos recursos (subsistncia e comercializao) por estas duas comunidades.

5.6 - CRIAO E MANEJO DE UMA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA Os problemas que motivaram a populao pesqueira de Itacar a se mobilizar e solicitar a criao de uma Reserva Extrativista Marinha na regio (WEIGAND JNIOR e LOPES, 2001; ALARCON et al., 2006; BURDA et al., 2007) tambm foram observados neste trabalho. A competio pelos espaos de pesca entre pescadores artesanais bem como a presena de mergulhadores locais e de fora, e a concorrncia com barcos provindos de outras regies, principalmente as embarcaes de arrasto equipadas com guinchos persistem e os pescadores ainda almejam a implantao desta unidade de conservao. Porm, para que esta proposta seja realmente implementada, o conhecimento ecolgico dos pescadores e a utilizao dos recursos pelas comunidades pesqueiras devem ser levados em considerao, pois podem ter importantes implicaes para a conservao e o manejo destes recursos. O conceito de manejo pode ser entendido num gradiente que inclui desde ambientes e sistema fortemente manejados, como sistemas agrcolas, agroflorestais, de aquacultura, dentre outros, at sistemas com formas incipientes de manejo. Neste sentido, segundo Gmez-Pompa e Burley (1991 apud HANAZAKI, 2004), as principais tendncias de manejo podem ser resumidas em: converso quase completa de um ecossistema original em um outro sistema

81

que melhor se encaixa s necessidades materiais e econmicas daqueles que decidem manejar o sistema; manejo atravs da extrao de alguns produtos, sem perturbar severamente o sistema; e preservao total estrita de amostras representativas do ecossistema para a conservao da diversidade biolgica. Registrou-se que parte dos entrevistados (cerca de 45%) tem na pesca artesanal, realizada diria ou semanalmente no rio e no mar, sua principal fonte de renda e subsistncia, principalmente levando em considerao a amplitude do nicho alimentar destas comunidades, o que ressalta a relevncia de uma Resex no municpio. Porm, alguns pescadores no so colonizados e os cadastros de associados da colnia e das associaes de pesca encontram-se desatualizados e isto pode implicar na utilizao dos recursos naturais da Resex. Alm disso, a falta de integrao da comunidade pesqueira com a Colnia e Associaes reflete na perda de benefcios, como o seguro defeso, e isto pode influenciar no comportamento dos mesmos pescando fora dos perodos estabelecidos pelo Plano de Utilizao da Resex. Temas como a utilizao de artes de pesca diversificadas, bem como a ocorrncia de espcies-alvo e de pontos de pesca (pesqueiros), devem ser discutidos entre todos os envolvidos para a elaborao do Plano de Manejo a fim de garantir a extrao sustentvel dos recursos pela populao tradicional local bem como a conservao dos recursos naturais. Segundo Marques (2002), a identificao das diversas causas (de natureza fsica e scio-econmica) de origem antrpica responsveis pela degradao dos recursos e o conhecimento das inter-relaes entre as mesmas constitui-se em abordagem analtica importante na elaborao de diagnsticos, identificao de tendncias, construo de cenrios, formulao de polticas e elaborao de planos de ao estratgica eficientes. importante ressaltar que, segundo Burda et al. (2007) para alguns pescadores as caractersticas de uma Resex ainda no esto explcitas, bem como a sua importncia e benefcios para a populao. Portanto, passa a ser fundamental um trabalho mais intenso e constante com a comunidade, para que esta unidade de conservao seja finalmente implementada, visando a interao de maneira sustentvel e organizada entre a populao e o ambiente.

82

CONCLUSO

De acordo com os objetivos propostos, conclui-se que: A maioria dos pescadores das comunidades estudadas nasceu em Itacar e aprendeu a pescar desde pequeno, principalmente com os pais e familiares. Isto demonstra que os conhecimentos sobre as prticas e uso dos recursos naturais podem ainda ser transmitidos entre suas geraes. A pesca e algumas atividades relacionadas ao turismo so atualmente as principais fontes de renda destes pescadores e suas famlias. Conflitos intra e interespecficos relacionados prtica da atividade pesqueira so observados na rea de estudo. Estes conflitos j foram observados em outros estudos realizados (WEIGAND JNIOR e LOPES, 2001; BURDA, 2004; ALARCON et al., 2006; BURDA et al., 2007) e apontam para a competio entre pescadores locais e entre pescadores locais e mergulhadores locais (competies intraespecficas), e competio entre pescadores locais e mergulhadores de outras regies, pescadores locais e guinchos/barcos de arrasto, e entre pescadores locais e embarcaes provindas de outras regies (competies interespecficas). H ocorrncia de pontos de pesca freqentemente utilizados pelos pescadores de Itacar. Porm, os nomes destes pesqueiros e sua localizao geogrfica no so fornecidos por todos os pescadores. No geral, nas duas pocas estudadas, a prtica da atividade de pesca semanal, composta por dois ou mais pescadores, sendo realizada no mar, principalmente pelos pescadores das comunidades da Banca do Peixe e do Forte, e no rio, principalmente pelos pescadores das comunidades da Ponta Grossa e do Porto de Trs. No vero, quarenta e duas espcies (nome popular) foram bastante capturadas e, no inverno, vinte e seis. No geral, nas duas pocas estudadas, os pescadores destas comunidades no possuem uma espcie-alvo. No entanto, o foco em algumas espcies causado principalmente por fatores econmicos pode desencadear efeitos negativos sobre o estoque pesqueiro e conseqentemente sobre o ecossistema. Focalizar a explorao em poucas espcies pode se constituir tambm como uma ameaa ao conhecimento local. Portanto, ter uma espcie-alvo (p. ex. arioc Lutjanus synagris; e cavala Scomberomorus cavalla) pode comprometer os objetivos de uso sustentvel dos recursos em uma Resex.

83

Linha e rede so as principais tcnicas adotadas para a captura e os pescados podem ser destinados subsistncia e/ou comercializao. Quando pescados com baixo valor econmico so capturados em grandes quantidades, estas espcies so vendidas geralmente por um preo menor ou doados. As espcies raramente capturadas, que possuem um alto valor econmico, geralmente so os pescados de carne branca (peixes de primeira), que so bastante procurados na regio.

H similaridade na composio dos pescados capturados principalmente entre as comunidades da Banca do Peixe e do Forte e entre as comunidades da Ponta Grossa e do Porto de Trs, nas duas pocas estudadas.

Nestas comunidades os recursos ictiofaunsticos so classificados como peixes de primeira, peixes de segunda e peixes de terceira, sendo que o principal critrio utilizado para diferenciar estas categorias a cor da carne e, para os peixes de primeira, o valor de comercializao (mais caros). A preferncia alimentar dos pescadores sobre determinadas espcies de pescado o que, no geral, dita o destino destes pescados (subsistncia ou comercializao).

Nas comunidades de pescadores de Itacar foi possvel identificar um sistema seqencial de nominao dos recursos ictiofaunsticos, porm este no reconhecido por todas as comunidades estudadas.

Observa-se uma grande freqncia de consumo de peixes por estes pescadores, sendo que os peixes de gua salgada so consumidos principalmente pelos pescadores que realizam suas atividades de pesca no mar, e os peixes de gua doce, consumidos pelos pescadores que pescam principalmente no rio e esturio, sendo que todos estes recursos so encontrados e capturados na regio.

Assim como a maioria das populaes pesqueiras, os pescadores de Itacar apresentam particularidades relacionadas preferncias, averses e tabus alimentares, quanto ingesto de protena de origem animal (peixes). Estas informaes so importantes pois retratam a qualidade nutricional da dieta destas comunidades em relao ao consumo desta protena bem como as formas de utilizao destes recursos (p. ex. alimento e remdio).

As comunidades que pescam principalmente no mar possuem uma dimenso alimentar de nicho mais ampla (generalistas) em relao s comunidades que pescam principalmente no rio, cuja amplitude do nicho mais estreita (especialistas).

84

A criao de uma Reserva Extrativista em Itacar continua sendo muito importante para estas comunidades pesqueiras. Para que esta Resex seja implantada e implementada, os pescadores devem se reorganizar para o fortalecimento da proposta, reavendo alguns pontos como os limites delimitados para a Reserva, que um dos principais obstculos encontrados atualmente. E, cabe aos extrativistas o cumprimento das aes descritas no Plano de Utilizao da Resex bem como a fiscalizao da rea, juntamente com o rgo responsvel (IBAMA), para garantir um efetivo manejo, conservando os recursos naturais mediante a sua explorao sustentvel.

85

CONSIDERAES FINAIS A descrio realizada neste trabalho sobre os aspectos da pesca artesanal de pequena escala desenvolvida pelos pescadores de Itacar, bem como o uso dos recursos ictiofaunsticos por estas comunidades e a amplitude do nicho alimentar evidenciam a dependncia que a populao local tem dos recursos aquticos para a sua subsistncia. Estas informaes mostraram-se relevantes diante de uma rea ainda pouco conhecida, mas de grande importncia biolgica, scio-econmica e cultural, onde h uma proposta de criao uma Unidade de Conservao de uso sustentvel. O registro sobre o uso dos recursos pelas comunidades estudadas, incluindo o conhecimento local sobre o ambiente e artes de pesca utilizadas, pode desencadear algumas alternativas para serem adotadas na manuteno das prticas locais para a subsistncia, alm da conservao das espcies locais. Como, por exemplo, a pesca de determinadas espcies de interesse comercial poderia diminuir, evitando desta forma a presso sobre estes recursos. Alm disso, poderia ser criada uma cooperativa para beneficiamento e comercializao do pescado, bem como a promoo de outras atividades econmicas, como o ecoturismo, buscando o apoio do terceiro setor e do governo para a execuo de projetos de cunho scioeconmico e ambiental que ofeream alternativas de renda para estas comunidades. Considerando que os principais objetivos de uma Reserva Extrativista so proteger os meios de vida e a cultura das populaes extrativistas e assegurar o uso sustentvel dos recursos naturais - Lei no. 9.985/00 (IBAMA, 2000), em Itacar atualmente as principais ameaas aos recursos ictiofaunsticos so a pesca de arrasto/guinchos e a presena de mergulhadores e barcos externos comunidade. No Plano de Utilizao da Resex Marinha de Itacar, proposto pela comunidade, uma das metas eliminar estas prticas de uso dos recursos naturais que prejudicam a conservao e a finalidade social da Reserva. Alm disso, nas normas j pr-estabelecidas outras proibies (p. ex., pesca de espcies no seu perodo de defeso, determinado pelos rgos competentes e trfego de embarcaes motorizadas nos rios) iro colaborar para a sustentabilidade ambiental e local. Portanto, a justificativa da criao da Resex apoiaria a diminuio destes conflitos. Com a implementao da Resex, os direitos e deveres dos extrativistas sero definidos e, atravs da regulamentao do que pode e do que no pode ser praticado no seu interior, sero criadas condies que permitam a confiana e a cooperao entre os extrativistas. Estes, por sua vez, devem se comprometer a respeitar a legislao ambiental e as Normas da Reserva, para a conservao da natureza e promoo da melhoria social e econmica das comunidades.

86

relevante que a proposta da criao da Reserva Extrativista Marinha de Itacar seja reavaliada e que no planejamento dessas aes, sejam levadas em conta todas as atividades locais e os diversos segmentos das comunidades locais. Alguns pescadores desconhecem a realidade de uma Unidade de Conservao (BURDA, et al., 2007). O estabelecimento de um canal de comunicao com as comunidades residentes na rea que compreende os limites propostos para a Resex consolidaria o compromisso assumido de criar esta unidade de conservao, reavaliando seus limites, potencialidades e fragilidades, tanto relacionadas aos aspectos biolgicos quanto aos econmicos e culturais. importante salientar que os recursos ictiofaunsticos so muito importantes na alimentao destas comunidades, alm de serem fontes de renda. Porm, em termos nutricionais no se pode determinar conseqncias positivas ou negativas sobre a dieta dessas comunidades sem outros estudos mais especficos. A partir destas consideraes, pode-se concluir que h necessidade imediata da reavaliao da proposta da Resex bem como da realizao de programas e aes que conciliem a manuteno da cultura com a adequao das prticas de pesca locais com o objetivo de tornar a atividade pesqueira em Itacar sustentvel.

87

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALARCON, D. T. Interaes entre cetceos e atividades pesqueiras em Itacar. Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual de Santa Cruz. 2006. ALARCON, D. T.; SCHIAVETTI, A. O Conhecimento dos Pescadores Artesanais de Itacar sobre a Fauna de Vertebrados (no peixes) Associados s Atividades Pesqueiras. Revista de Gerenciamento Costeiro Integrado 4(3): 1. 2005. ALARCON, D. T.; BURDA, C. L.; ALCNTARA, C. N.; SCHIAVETTI, A.; POLETTE, M. Problemas e expectativas quanto ao processo de criao da Reserva Extrativista Marinha de Itacar (BA) Brasil. Anais Colocmar. 2006. ALCANTARA, C. N.; SCHIAVETTI, A. A Implantao de Reservas Extrativistas Marinhas e a Explorao de Petrleo no Mar. Revista Brasileira de Direito Ambiental 39: 342-358. 2005. ALMEIDA, V. G., ROCHA, C. M. Registros de acidentes com peixes peonhentos e/ou venenosos. Revista da Sociedade Brasileira de Toxicologia 2(1): 49-51. 1989. ANDRADE, J. N.; COSTA-NETO, E. M. Primeiro registro da utilizao medicinal de recursos pesqueiros na cidade de So Flix, Estado da Bahia, Brasil. Acta Sci. Biol. Sci. 27 (2). 2005. BARBOZA, R. S. L. Interface Conhecimento Tradicional X Conhecimento Cientfico: um olhar interdisciplinar da etnobiologia na pesca artesanal em Ajuruteua, Bragana PA. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Par. 2006. BEGON, M.; HARPER, J. L.; TOWNSEND, C. R. Ecology: individuals, populations, and communities. Blackwell Science, Oxford, London. 1996. BEGOSSI, A. The use optimal foraging theory in the understanding of fishing strategies: a case from Sepetiba Bay (Rio de Janeiro State, Brazil). Humam Ecology 20(4): 463-475. 1992a. BEGOSSI, A. Food Taboos at Bzios Island (SP - Brazil): their significance and relation to folk medicine. Journal of Ethnobiology 12(1): 117-139. 1992b. BEGOSSI, A. Ecologia Humana: Um Enfoque das Relaes Homem-Ambiente. Intercincia 18(3): 121-132. 1993. BEGOSSI, A. The application of ecological theory to human behavior: niche, diversity and optimal foraging. In: Human Ecology: Progress through integrative perspectives. Selected papers from the 7th Conference of the Society of Human Ecology. Michigan, 1995. BEGOSSI, A. Fishing activies and strategies at Buzios Island (Brasil). In: Proceedings of the World Fisheries Congress, Theme 2. Meyer, R.M., Zhang, C., Windsor, M.L., NcCay, B.J., Hushak, L.J. e Muth, R.M. (eds.), Oxford & IBH Publishing CO. PVT. LTD., Calcuta, Inda. 1996a.

88

BEGOSSI, A. Use of ecological methods in ethnobotany: diversity ndices. Economic Botany 50(3): 280-289. 1996b. BEGOSSI, A. reas, pontos de pesca, pesqueiros e territrios na pesca artesanal. In: Ecologia de pescadores da Mata Atlntica e da Amaznia. So Paulo: Hucitec: Nepam/Unicamp: Nupaub/USP: Fapesp. 2004. BEGOSSI, A.; BRAGA, F. M. S. Food taboos and folk medicine among fishermen from the Tocantins River. Amazoniana 12(1): 101-118. 1992. BEGOSSI, A.; GARAVELLO, J. C. Notes on the ethnoicthyology of fisherman from the Tocantins River Brasil. Acta Amazonica 20: 341-351. 1990. BEGOSSI, A.; PETRERE-JNIOR, M. Utilizao de recursos aquticos e tecnologia entre pescadores do Mdio Tocantins (GO e MA). In: DIEGUES, A.C.; SALES, R.R. (Coords.). Encontro de Cincias Sociais e o Mar do Brasil, 2, 1988, So Paulo. Coletnea de trabalhos apresentados... So Paulo: IOUSP/Fundao Ford/UICN. 1988. BEGOSSI, A.; RICHERSON, P. J. Biodiversity, family income and ecological niche: a stdy of the consumption of animal foods on Bzios Island (Brazil). Ecology of Food and Nutrition 30: 51-61. 1993. BEGOSSI, A.; SILVANO, R. A. M.; AMARAL, B. D.; OYAKAWA, O. T. Uses of fish and game by inhabitants of an Extractive Reserve (Upper Juru, Acre Brazil). Environment Development and Sustainability 1: 73-93. 1999. BEGOSSI, A.; HANAZAKI, N.; RAMOS, R. M. Food chain and the reasons for fish food taboos among amozonian and atlantic Forest fishers (Brazil). Ecological Applications 14(5): 255-263. 2004. BEGOSSI, A.; SILVANO, R. A. M.; RAMOS. Foraging behavior among fisherman from the Negro and Piracicaba Rivers, Brazil: implications for management. Ecology and the Environment 83. 2005. BERLIN, B. Ethnobiological Classification: Principles of Categorization of Plants and Animals in Traditional Societies. Princeton University Press. 1992. BRANDON, K. Etapas Bsicas para Incentivar a Participao Local em Projetos de turismo voltado para a natureza. IN: LINDBERG, K. e HAWKINS, D. E. (orgs.). Ecoturismo: um guia para planejamento e Gesto.Editora Senac, So Paulo, 2002. BURDA, C.L. Anlise Scio-ambiental do Processo de Criao da Reserva Extrativista Marinha de Itacar - BA. Monografia de Graduao. Universidade do Vale do Itaja. 159p. 2004. BURDA, C. L.; POLETTE, M.; SCHIAVETTI, A. Anlise da Cadeia Causal para a Criao de Unidade de Conservao: Reserva Extrativista Marinha de Itacar (BA) Brasil. Revista de Gesto Costeira Integrada 7(1): 57-67. 2007.

89

CAL, C. F. F.; JUC-CHAGAS, R.; BOCCARDO, L.; SAMPAIO, F. A. C.; PEREIRA, M. S. O.; NASCIMENTO, L. S.; TRINDADE, M. E. J.; SILVA, M. M.; SILVA, M. G. B.; CONCEIO, C. M. Contribuio de espcies introduzidas na ictiofauna de um trecho do Rio de Contas sob influncia do Reservatrio da Barragem da Pedra, BA. In: VI Congresso de Ecologia do Brasil. Anais... Fortaleza, Cear. 2003. CARVALHO-FILHO, A. Peixes: costa brasileira. 3 ed. So Paulo: Melro. 1999. CHAMY, P. Reservas Extrativistas Marinhas como instrumento de reconhecimento do direito consuetudinrio de pescadores artesanais brasileiros sobre territrios de uso comum. PROCAM/NUPAUB/USP. 2004. COLDING J.; FOLKE, C. The relations among threatened species, their protection and taboos. Conservation Ecology 1(1): 6. 1997. CORDELL, J. Locally managed sea territories in Brazilian coastal fishing. FAO. Roma. 1983. CORDELL, J. Marginalidade social e apropriao territorial martima na Bahia. In: DIEGUES, A.C.; MOREIRA, A.C.C. (orgs.). So Paulo: NUPAUB- USP. 2001. COSTA, R. C. Etnoecologia dos pescadores de Itacar e a consevao da Reserva Extrativista de Itacar. Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual de Santa Cruz. 2006. COSTA-NETO, E. M. Etnoictiologia, Desenvolvimento e Sustentabilidade no litoral norte baiano: um estudo de caso entre os pescadores do municpio de Conde. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Macei. 1998. COSTA-NETO, E. M. Sustainable Development and Traditional Knowledge: a case study in a brazilian artisanal fishermens community. Sustainable Development 8: 89-95. 2000a. COSTA-NETO, E. M. Conhecimento e usos tradicionais de recursos faunsticos por uma comunidade afro-brasileira. Resultados preliminares. Intercincia 25 (9): 1-11. 2000b. COSTA-NETO, E. M. Restries e preferncias alimentares em comunidades de pescadores do municpio de Conde, estado da Bahia, Brasil. Revista de Nutrio 13(2): 117-126. 2000c. COSTA-NETO, E. M. A Cultura Pesqueira do Litoral Norte da Bahia: Etnoictiologia. Desenvolvimento e Sustentabilidade. 2001. COSTA-NETO, E. M.; MARQUES, J. G. W. Atividades de pesca desenvolvidas por pescadores da comunidade de Siribinha, municpio de Conde, Bahia: uma abordagem etnoecolgica. Sitientibus Srie Cincias Biolgicas 1(1): 71-78. 2001. COSTA-NETO, E. M.; DIAS, C. V.; MELO, M. N. O conhecimento ictiolgico tradicional dos pescadores da cidade da Barra, regio do Mdio So Francisco, Estado da Bahia, Brasil. Acta Scientiarum 24(2): 561-572. 2002.

90

DIEGUES, A. C. S. A Pesca Artesanal no Litoral Brasileiro: Cenrios e Estratgias para sua Sobrevivncia. Proposta. 38: 2-24. 1988. DIEGUES, A. C. S. Povos e mares: leitura scio-antropolgia martima. So Paulo: NUPAUB/USP. 1995. DIEGUES, A. C. S. Human populations and coastal wetlands: conservation and management in Brazil. Ocean & Coastal Management 42:187-210. 1999. FARIAS, M. C. V. A atividade pesqueira no curso inferior do Rio Japaratuba, sob influncia do campo de produo de petrleo de Carmpolis (Sergipe). Dissertao de Mestrado. Universidade Federal da Paraba. 1998. FREITAS-NETTO, R.; NUNES, A. G. A.; ALBINO, J. A Pesca realizada na comunidade de pescadores artesanais de Santa Cruz - ES. Boletim do Instituto de Pesca 28(1): 93-100. 2002. FUNBIO: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Programa para melhores prticas para o ecoturismo. Disponvel em: <www.funbio.org> Acesso em: abril 2004. GERHARDINGER, L. C.; FREITAS, M. O.; MEDEIROS, R. P.; GODOY, E. A.; MARENZI, R. C.; SILVA, M. H. Conhecimento ecolgico local e biodiversidade marinha no planejamento de reas protegidas: uma anlise crtica. IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservao. Anais... 2004. GOODLAND, R. Sustentabilidade ambiental: comer melhor e matar menos. In: CAVALCANTI, C. Meio ambiente, desenvolvimento sustentvel e polticas pblicas. So Paulo: Cortez. 1997. GRANDO, R. L. S. C. O Conhecimento Etnoecolgico de Pescadores da Praia do Forte, Litoral Norte - Ba: Um Saber Ameaado. Monografa de Graduao. Universidade Federal da Bahia. 2003. GUIMARES, A. M.; SCHIAVETTI, A.; TREVISAN, S. D. P. Distorsiones entre el concepto y la prctica del ecoturismo. El caso de Itacar, Bahia Brasil. Estudos e Perspectives del Turismo, Buenos Aires 14(3): 32-45. 2005. HAMMER, Q.; HARPER, D. A. T., RYAN, P. D. PAST: Palaeontologia Statistics software package for education and data analysis. Palaentologia Eletronica 4(1) 2001. HANAZAKI, N. Ecologia de caiaras: uso de recursos e dieta. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas. 2001. HANAZAKI, N. Conhecimento caiara para o manejo de recursos naturais. In: Atualidades em Etnobiologia e Etnoecologia / Organizado por Ulysses Paulino de Albuquerque; et al. Recife: Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. 2002. HANAZAKI, N. Ecologia e Ecossistemas. Material de aula. 2004.

91

HANAZAKI, N.; BEGOSSI, A. Fishing and niche dimension for food consumption of caiaras from Ponta do Almada (Brazil) SP. Human Ecology Review 7(2): 52-62. 2000a. HANAZAKI, N.; BEGOSSI, A. Caiara livelihood: knowledge, use of resources and diet. Paper presented at The International Workshop on Local Development and Conservation, MAB/UNESCO, Florianpolis, SC. 2000b. HANAZAKI, N.; BEGOSSI, A. Caiaras, mangroves and estuaries: an ethnoecological approach. Electronic papers of the Conference Sustainable Use of Estuaries and mangroves: challenges and prospects. 2000c. HANAZAKI, N.; BEGOSSI, A. Does fish still matter? Changes in the diet of two brazilian fishing communities. Ecology of Food and Nutrition 42: 279-301. 2003. HANAZAKI, N.; BEGOSSI, A. Dieta de populaes de pescadores. In: BEGOSSI, A. (org.). Ecologia de Pescadores da Mata Atlntica e da Amaznia. 2004. HANAZAKI, N.; BEGOSSI, A. Catfish and mullets: the food preferences and taboos of caiaras (Southern Atlantic Forest Coast, Brasil). Intercincia 31(2): 123-129. 2006. HANAZAKI, N.; LEITO-FILHO, H. F.; BEGOSSI, A. The use of resources of the Brazilian Atlantic Forest: the case of Ponta do Almada (Ubatuba, Brasil). Intercincia 2(6): 268-276. 1996. HARDESTY, D. L. The Niche Concept: suggestions for its use in Human Ecology. Human Ecology 3(2): 71-85. 1975. HARDESTY, D. L. Ecological anthropology. New York: John Wiley & Sons.1977. HUTCHINSON, G. E. Concluding remarks. Quantitative Biology 22: 415-427. 1957. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (IBGE) Censo 2001. 2001. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (IBGE) Atlas do Desenvolvimento Humano. 2002. INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS (IBAMA). Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza SNUC: Lei n 9.985, de 18 de julho de 2000. Braslia: MMA/SBF. 2000. INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS (IBAMA). Legislao. Acessado em setembro de 2006. Disponvel em: <http://www.ibama.gov.br/cma/index.php?id_menu=68>. 2006a. INSTITUTO BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS (IBAMA). Reservas Extrativistas. Acessado em setembro de 2006. Disponvel em: <http://www.ibama.gov.br/resex/resex.htm>. 2006b. JOHANNES, R. E.; FREEMAN, M. M. R.; HAMILTON, R. J. Ignore Fishers Knowledge and Miss the Boat. Fish and Fisheries 1:257-271. 2000.

92

KREBS, C. J. Ecological methodology. 2nd edition. Addison-Wesley Educational Publishers, Inc., Menlo-Parker. 1998. KUHNLEIN, H. V. Change in the use of traditional foods by the Nuxalk native people of British Columbia. Ecology of Food and Nutrition 27: 259-282. 1992. LEONE, L. G. Desovas de tartarugas marinhas na regio da APA Costa de Itacar Serra Grande. Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual de Santa Cruza. 2005. LOPES, P. F. M. Ecologia Caiara: Pesca e Uso de Recursos na comunidade da Praia do Puruba. Dissertao de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. 2004. MACHADO GUIMARES, E. M.; FERNANDES, G. Q. Eficincia das Estratgias de Pesca na Comunidade de Zacarias (APA de Marica-RJ). In: III Simpsio de Ecossistemas da Costa Brasileira, 1994, So Paulo/Sp. Anais... Sao Paulo/Sp, 1994. MADI, E. F. Existncia de tabus alimentares entre as famlias de pescadores da Represa de Trs Marias (MG). In: Simpsio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2, So Carlos. Resumos... So Carlos: UFSCar. 1998. MADI, E. F. Usos e critrios de escolha de pescado por famlias de pescadores da Represa de Trs Marias (MG). Dissertao de Mestrado. UFSCar. 1999. MAGURRAN, A. Ecological diversity and its measurement. Croom-Helm, London. 1988. MALDONADO, S. C. Pescadores do mar. So Paulo, tica, Srie Princpios.1986. MALDONADO, W. Comunidades Caiaras e o Parque Estadual de Ilhabela. IN: DIEGUES, A. C. S. (org). Ilhas e Sociedades Insulares. So Paulo: NUPAUB-USP. 1997. MARQUES, J. G. W. Aspectos Ecolgicos dos Pescadores do Complexo EstuarinoLagunar Manda-Manguaba, Alagoas. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. 1991. MARQUES, J. G. W., Pescando Pescadores: Etnoecologia Abrangente no baixo So Francisco Alagoano. Nupaub-USP, So Paulo. 1995. MARQUES, J. G. W. Anlise da Cadeia Causal da Degradao dos Recursos Hdricos: Proposta de Modelo Conceitual Projeto GIWA UNEP/GEF. In: Simpsio sobre Recursos Hdricos. SIMPORH. 2002. Campo Grande MS. 2002 MAUS, R. H. e MOTTA-MAUS, M. A. O modelo da reima: representaes alimentares em uma comunidade amaznica. Anurio Antropolgico 77: 120-147. 1977. MELIANI, P. F. Anlise Geomorfolgica das Bacias dos Rios Jeribucassu e Burundanga, Itacar, Bahia Mapeamento em escala 1: 25.000, Ilha de Santa Catarina, Santa Catarina. Universidade Federal De Santa Catarina - Centro de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Geocincias - Programa de Ps-Graduao em Geografia. 2003.

93

MELO, S. S. Desejos, averses e crenas alimentares e suas influncias sobre o estado nutricional de gestantes. Alcance 4: 55-61. 1999. MENDONA, J. T. A pesca na regio de Canania SP, nos anos de 1995 e 1996. Dissertao de Mestrado. Universidade de So Paulo. 1998. MENDONA, J. T. A pesca da manjuba (Anchoviella lepidentostole) e sua influncia no complexo estuarino-lagunar de Canania-Iguap-Paranagu. In: Simpsio de Ecossistemas Brasileiros: Conservao, 5. Vitria. Anais....Vitria: ACIESP 1:251-260. 2000. MESSER, E. Anthropological Perspectives on Diet. Annual Review of Anthropology 13: 205-249. 1984. MOURO, J. S. Classificao e ecologia de peixes estuarinos por pescadores do Esturio do Rio Mamanguape PB. Tese de doutorado. Universidade Federal de So Carlos, So Paulo. 2000. MOURO, J. S.; MONTENEGRO, S. C. S. Pescadores e peixes: o conhecimento local e o uso da taxonomia folk baseada no modelo berlineano. Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia Srie de Estudos e Debates. 2. 2006. MOURO, J.S.; NORDI, N. Interpretao da natureza por pescadores de subsistncia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 21. Resumos... 1996. MURRIETA, R. O dilema do papa-chib: consumo alimentar, nutrio e prticas de interveno na Ilha de Ituqui, baixo Amazonas, Par. Revista de Antropologia 41(1): 97150. 1998. NISHIDA, A. K. Catadores de moluscos do litoral paraibano. Estratgias de subsistncia e formas de percepo da natureza. Tese de Doutorado em Cincias. So Carlos. 2000. OLIVEIRA, J. S.; FREITAS, J. C. Toxicidade de peixes tetraodontdeos (Osteichthyes, Teleostei): dados preliminares. In: Simpsio de Biologia Marinha, 11. Resumos... 1996. PACHECO, R. S. Aspectos da ecologia de pescadores residentes na Pennsula de Mara BA: pesca, uso de recursos marinhos e dieta. Dissertao de Mestrado. Universidade de Braslia. 2006. PAZ, V. A.; BEGOSSI, A. Ethnoichthyology of Gamboa fishers (Sepetiba Bay Brazil). Journal of Ethnobiology 16(2): 157168. 1996. PELTO, G.; VARGAS, L. A. Introduction: dietary change and nutrition. Ecology of Food and Nutrition 27: 159-161. 1992. PETRERE JUNIOR, M. Nota sobre a pesca dos ndios Kayap da aldeia de Gorotire, Rio Fresco, Par. Boletim do Museu Paraense Emlio Goeld., Srie Antropologia 6(1): 5-17, 1990. PETRERE JNIOR., M.; AMARAL, B. D. Parecer Tcnico sobre a implementao da Reserva Extrativista nas Ilhas do Reservatrio Tucuru (PA). 1997.

94

PEZZUTI, J. C. B. Tabus alimentares. In: BEGOSSI (Org.). Ecologia da Mata Atlntica e da Amaznia. So Paulo: Hucitec, Nepam/Unicamp, Nupaub/USP, Fapesp. 2004. POSEY, D.A. Etnobiologia e cincia de folk: sua importncia para a Amaznia. Tbinger Geographische Studien 95: 95-108. 1987. REYDON, B. P; CAVALCANTI, F. C. As Reservas Extrativistas como Mecanismo de Regulao Fundiria e de Desenvolvimento Sustentvel Local. III Congresso Brasileiro de Unidades de Conservao. 2003. ROCHA-FILHO, C. A. Recursos Hdricos. In: Diagnstico Socioeconmico da Regio Cacaueira. Ilhus: CEPLAC/IICA, p 34-38. 1976. RODRIGUES, A. B. Turismo e Ambiente; Reflexes e Propostas. Ed. Hucitec, So Paulo. 2002. SANTANA, I. A pesca artesanal da APA Litoral Norte da Bahia: um olhar sobre a explorao comercial da ictiofauna marinha e estuarina e sobre as relaes pescapescador. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal da Paraba. 2001. SANTOS, M. Zona do Cacau Introduo ao Estudo Geogrfico. 2 ed. So Paulo, SP: Companhia Editora Nacional. 1957. SANTOS-FITA, D.; COSTA-NETO, E. M. As interaes entre os seres humanos e os animais: a contribuio da etnozoologia. Biotemas, 20 (4): 99-110. 2007. SCHIAVETTI, A.; OLIVEIRA, H. T.; LINS, A.; SANTOS, P. Analysis of Private Natural Heritage Reserves as a Conservation Strategy for the Biodiversity of the Cocoa Region of Douthern Bahia State, Brazil. Env. Sci & Police. env. publ. SEI: Superintendncia de Estdos Econmicos e Sociais da Bahia. Disponvel em: <www.sei.ba.gov.br> Acesso em: abril 2004. SEIXAS, C. S.; BEGOSSI, A. Central Place optimal foraging theory: populations and individual analyses of fishing strategies at Aventureiro (Ilha Grande, Brazil). Cincia e Cultura 52(2): 85-92. 2000. SEIXAS, C. S.; BEGOSSI, A. Ethnozoology of fishing communities from Ilha Grande (Atlantic Forest Coast, Brazil). Journal of Ethnobiology 21(1): 107-135. 2001. SILVA, T. E.; TAKAHASHI, L. T.; VERAS, F. A. V. As Vrzeas Ameaadas: Um Estudo Preliminar das Relaes entre as Comunidades Humanas e os Recursos Naturais da Vrzea da Marituba no Rio So Francisco. Programa de Pesquisas e Conservao de reas midas no Brasil. Universidade de So Paulo. 1990. SILVA, F. R.; MONTAG, L. F. A. Etnoecologia de peixes em comunidades ribeirinhas da Floresta Nacional de Caxiuan, Municpio de Melgao PA. CZO_002 - Estao Cientfica Ferreira Penna Dez Anos de Pesquisa na Amaznia. 2002.

95

SILVANO, R. A. M. Pesca artesanal e etnoictiologia. In: Begossi, A. (org), Ecologia de Pescadores da Mata Atlntica e da Amaznia. So Paulo. HUCITEC,NEPAUB/USP, Fapesp. 2004. SILVANO, R. A. M.; BEGOSSI, A. Seasonal dynamics of fishery at the Piracicaba River (Brazil). Fisheries Research 51: 69-86. 2001. SILVANO, R. A. M.; BEGOSSI, A. Ethnoichthyology and fish conservation in the Piracicaba River (Brazil). Journal of Ethnobiology 22:285306. 2002. SOUTO, F. J. B. A cincia que veio da lama. Uma abordagem etnoecolgica abrangente das relaes ser humano/manguezal na comunidade pesqueira de Acupe, Santo Amaro, Bahia. Tese de Doutorado, So Carlos - SP: UFSCar. 2004. SOUZA, M. R. Etnoconhecimento caiara e uso dos recursos pesqueiros por pescadores artesanais e esportivos no Vale do Ribeira. Dissertao de Mestrado, Universidade de So Paulo. 2004. TH, A. P.G. Etnoecologia e produo pesqueira dos pescadores da represa de Trs Marias, (MG). Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de So Carlos, So Paulo. 1999. TH, A. P. G.; MADI, E. F.; NORDI, N. Conhecimento local, regras informais e uso do peixe na pesca local do Alto-Mdio So Francisco. In: GODINHO, H. P.; GODINHO, A. L. guas, peixes e pescadores do So Francisco das Minas Gerais. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003. WEIGAND JNIOR, R. The Social Context of Participation: participatory rural appraisal (pra) and the creation of a marine protected area in Bahia, Brazil. Tese de Doutorado, University of Florida. 2003. WEIGAND JNIOR, R.; LOPES, R. (Eds). Reserva Extrativista Marinha de Itacar: diagnstico socioeconmico e ambiental da rea proposta e das comunidades extrativistas beneficirias. Itacar: Grupo de trabalho pela criao da Reserva Extrativista Marinha de Itacar. Ilhus: Universidade Estadual de Santa Cruz. 2001.

96

APNDICES

97

Apndice 1: Modelo do formulrio aplicado na etapa vero aos pescadores de quatro comunidades pesqueiras de Itacar (BA). Data: ____ / ____ / 2006 Idade: ________ anos Pescador nO.: _______ Porto de Trs

FORMULRIO (VERO) Nome/Apelido: ____________________ Comunidade: Banca do Peixe Tempo de residncia em Itacar: ___ anos

Forte Ponta Grossa

Origem: __________________

Estado Civil: Solteiro(a) Casado(a) Unio Estvel Vivo(a) Outros Filhos: No Sim, ____ filhos. Dependentes: No Sim, _______ dependentes Alm da pesca, trabalha com alguma outra coisa? (h outra atividade de renda)? No Sim, _________________ H quanto tempo voc pesca? _____________anos Tem algum peixe que voc pescava e que hoje no pesca mais? No Sim, qual(is): _ Tem algum peixe que voc pesca e que antes no pescava? No Sim, qual(is): _____ Voc come peixe toda semana? No Sim Quais so os peixes que voc mais come em sua casa durante as refeies (Freqncia de consumo)? ______________________________________________________________ Quais so os peixes que voc mais gosta de comer e por qu? (Preferncia alimentar) Tem algum peixe que voc no come? No Sim, e por qu? (Averso): ___________ Tem algum peixe que algum da sua famlia no come? No Sim, qual(is): _______ Tem algum peixe que voc pega s s vezes e que custa bastante caro? (espcie rara com grande valor econmico)? No Sim, e por qu esta espcie cara? _______________ Tem algum peixe que voc pesca sempre, mas que bem barato, que no vende muito (espcie que pesca bastante, mas que no tem grande valor econmico)? No Sim, e o que voc faz quando pega muito? ____________________________________________ Existe algum tipo de competio/conflitos na pesca ou com outros pescadores? No Sim, Artesanais Mergulhadores Outros __________________________________ Dados da pesca no VERO: ltima Pescaria: Hoje 1 dia 3 dias 1 semana 15 dias 1 ms Outro Voc pesca todos os dias no vero? (Qual foi a freqncia de pescarias no vero)? Diria Semanal Quinzenal Mensal Outra ______________________________ Voc pesca no rio ou no mar? ________________________________________________ Quais foram os peixes que voc mais pescou no vero? ____________________________ Com o que voc capturou eles (apetrechos utilizados)? _____________________________ Para quem vendeu estes peixes (para quem entrega)? E qual o preo que voc vende o quilo de cada um destes peixes (preo do quilo)? _________________________________

98

Apndice 2: Modelo do formulrio aplicado na etapa inverno aos pescadores de quatro comunidades pesqueiras de Itacar (BA). FORMULRIO (INVERNO) Data: ____ / ____ / 2006 Pescador nO.: ____

Com quem voc aprendeu a pescar? ___________________________________________ Voc vai pescar: sozinho acompanhado de __ pessoas Com algum da famlia ___ Qual a diferena entre peixes de primeira, segunda e terceira? ______________________ Quando voc sai para pescar h lugares certos (especficos) para a pesca? No Sim Como voc escolhe os lugares que vai pescar (pesqueiros)?_________________________ Qualidade dos Pesqueiros da regio: Como so os pesqueiros de Itacar? Bom Regular Ruim e por qu? ___________ E em relao aos anos anteriores? Melhorou A mesma Piorou e por qu? _______ E o tamanho dos peixes capturados? Aumentou O mesmo Diminui e por qu? ___ Quais so os lugares que voc mais vai pescar (nome dos pesqueiros que mais freqenta)? Voc vai (em cada um deles) de dia ou de noite? No vero e no inverno? ______________ Que peixes a pessoa no pode comer quando est grvida, parida, doente ou com ferimentos (consumidos com restrio)? Por qu? _________________________________ E que peixes a pessoa pode comer quando est grvida, parida, doente ou com ferimentos (consumidos sem restrio)? Por qu? _________________________________________ Existe algum modo de preparo especifico para comer determinado peixe? Se sim, qual?__ Tem algum peixe que muda de nome dependendo do tamanho? Qual? ________________ Voc pega mais peixe no vero ou no inverno? (h diferena na quantidade de pescado capturado no vero e no inverno)? _____________________________________________ Voc pega mais peixe caro, mais procurado, no vero ou no inverno (h diferena na qualidade de pescado capturado no vero e no inverno)? ___________________________ Como voc escolhe os peixes que vo ser levados para casa e os que sero vendidos? ____ Dados da pesca no INVERNO: ltima Pescaria: Hoje 1 dia 3 dias 1 semana 15 dias 1 ms Outro Voc pesca todos os dias no inverno? (Qual foi a freqncia de pescarias no vero)? Diria Semanal Quinzenal Mensal Outra ______________________________ Voc pesca no rio ou no mar? ________________________________________________ Quais foram os peixes que voc mais pescou no inverno? __________________________ Com o que voc capturou eles (apetrechos utilizados)? ____________________________ Para quem vendeu estes peixes (para quem entrega)? E qual o preo que voc vende o quilo de cada um destes peixes (preo do quilo)? _________________________________ Quando voc sai para pescar tem algum peixe certo que voc vai atrs (espcie-alvo)? ___ E no vero, tem algum (espcie-alvo vero)? ____________________________________

99

Apndice 3: Dados (valores em porcentagem) relacionados ao perfil scio-econmico dos pescadores entrevistados das comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs: a) nmero de filhos; b) nmero de dependentes; c) tempo de residncia em Itacar; d) procedncia; e) como praticam a pesca (sozinho/acompanhado); f) nmero de pessoas que acompanham os entrevistados durante a atividade de pesca; e g) quem acompanha os entrevistados durante as atividades de pesca.

a)
5

Nmero de filhos

4 3 2 1 0 0 5 10 15 Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs 20 25 30

b)
5 4 3 2 1 0 0 5 10 15 Freqncia Relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs 20 25 30

Nmero de dependentes

100

c)
Tempo de residncia em Itacar (anos)

> 60 50 - 60 41 - 50 31 - 40 21 - 30 11 - 20 10 0 5 10 15 20 25

Freqncia Relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

d)
Outros estados**

Procedncia

Outras regies*

Nativo de Itacar

10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80 85 Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

e)
Pratica a atividade
Sozinho

Acompanhado

10

15

20

25

30

35

40

45

50

55

60

65

70

75

80

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

101

f)

Acompanhado de quantas pessoas

5 4 3 2 1 0 5 10 15 Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs 20 25 30

g)
Quem o acompanha na pescaria

Algum da famlia

Outros pescadores

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

102

Apndice 4: Lista de todas as espcies citadas pelos pescadores entrevistados das comunidades da Banca do Peixe, Forte, Ponta Grossa e Porto de Trs (Itacar BA).
Espcie (Nome Popular) Acari Agulho Agulho-vela ou Marlim Albarana ou Ubarana Aracanguira Aracaroba Arioc Ariquita Arraia Arraia treme-treme Atum Avacora Badejo Baiac Bagre Bagre-amarelo Bagre-branco Barbeiro Barbudinho Barbudo Bicoara Bicuda Bicudo Bijupir Boca-negra Boca-torta Bonito Budio Budio-batata Cabeudo/Cabeudinho Cao Caoeiro Caonete Cambria Camurim Famlia ... Isthiophoridae Isthiophoridae Elopidae Carangidae Carangidae Lutjanidae ... Chondrichthyes Narcinidae Scombridae Scombridae Serranidae Diodontidae Tetradontidae Ariidae Ariidae Ariidae Acanthuridae ... Polynemidae Sphyraenidae Sphyraenidae Isthiophoridae Rachycentridae Lutjanidae Sciaenidae Scombridae Scaridae Scaridae Carangidae Chondrichthyes Carcharhinidae Chondrichthyes Chondrichthyes ... Centropomidae Bagre bagre e Bagre notarius Notarius grandicassis Bagre marinus ... ... Polydactylus virginicus Sphyraena picudilla Sphyraena guachancho ... Rachycentron canadum ... Larimus breviceps Euthynnus alleteratus Caranx hippos ... ... ... ... ... Espcies identificadas ... ... ... ... Alectis ciliaris ... Lutjanus synagris ... ... Narcine brasiliensis Thunnus albacares Thunnus albacares Mycteroperca microlepis ...

103

Continuao Apndice 4.
Espcie (Nome Popular) Canap Cangau Cangauira Cangurupim Caramuru Caranha Carapeba/Carapebinha Carapicu Carapitanga Caratinga Cavala Cavalinha Chatinha Cioba Corongo Corrque Corvina Curim Dento Dorminhoco Dourado Enchova Enguia Espada Fumeiro Gor Graari Guaiba Guaibira Guaricema Jab Manjuba Mero Mero-gato Mirucia Moa-nua Moreatim Moria Famlia Serranidae Sciaenidae ... ... Muraenidae Lutjanidae Gerreidae Gerreidae Lutjanidae Gerreidae Scombridae Scombridae ... Lutjanidae ... Carangidae Sciaenidae Mugilidae Lutjanidae ... Coryphaenidae Pomatomidae Ophichthidae Trichiuridae Haemulidae ... Carangidae Lutjanidae Carangidae Carangidae Serranidae Engraulidae Serranidae Serranidae Sciaenidae Carangidae Batrachoididae Muraenidae Espcies identificadas Epinephelus itajara ... ... ... ... Lutjanus cyanopterus Diapterus olisthostomus Eucinostomus melanopterus Lutjanus apodus Diapterus olisthostomus Scomberomorus cavalla ... ... Lutjanus analis ... Caranx hippos Micropogonias furnieri ... Lutjanus jocu ... Coryphaena hippurus ... ... Trichiurus lepturus ... ... Caranx latus Ocyurus chrysurus ... Caranx crysos Cephalopholis fulva ... ... Epinephelus adscensionis Bairdiella ronchus Oligoplites sp. ... ...

104

Continuao Apndice 4.
Espcie (Nome Popular) Olhete Olho-de-boi Olho-mole Palambeta Pampo Pampo-da-espinha-mole Pegador Peixe-anjo Peixe-eltrico Peixe-galo Peixe-pena Peixe-rato Peixe-rei Peixe-sabo Pero Pescada Pescada-branca Pescada-goiva Pescada-verdadeira Pescadinha Piau Pilapo Piraboca Pirambu Piranema Quatinga Rabo-aberto Robalo Robalinho Roncador Saminuara Sarda Sardinha Sardinha massamb Sardinha navalha Sargo Sassaiba Sauna Famlia Carangidae Carangidae Lutjanidae ... Carangidae Carangidae Echeneidae Pomacanthidae ... Carangidae Sparidae Macrouridae Atherinidae Grammatidae ... Sciaenidae Sciaenidae Sciaenidae Sciaenidae Sciaenidae ... ... ... ... Priacanthidae Haemulidae Lutjanidae Centropomidae Centropomidae Haemulidae Carangidae ... Clupeidae Clupeidae/Engraulidae Clupeidae Haemulidae ... Mugilidae Espcies identificadas ... Seriola dumerili Rhomboplites aurorubems ... ... ... ... ... ... Selene vomer Calamus pennatula ... ... ... ... Cyrocion viracensis ... Sphyraena barracuda Odontoscion dentex Isopisthus parvipinnis ... ... ... ... ... Haemulon mystacinus Ocyurus chrysurus Centropomus sp. ... Conodon nobilis ... ... Pellona harroweri Chirocentrodon bleekeriannus ... ... ...

105

Continuao Apndice 4.
Espcie (Nome Popular) Sororoca Tainha Tambaqui Tubaro Vermelho Xaru Xinxarro Famlia Scombridae Mugilidae ... Chondrichthyes Lutjanidae Carangidae Carangidae Espcies identificadas Scomberomorus brasiliensis Mugil sp. ... ... ... Caranx hippos Selar crumenophthalmus

106

Apndice 5: Peixes (nomes populares) citados pelos pescadores como sendo de: a) primeira; b) segunda; e c) terceira. * Inclui: arioc, cioba, dento, guaiba, sororoca e tainha; ** Inclui: agulho, bonito, carapeba, dento, graari, guaiba, mirucia, olho-mole, peixe-galo, pescada goiva, pilapi, trara, tucunar e vermelho; *** Inclui: barbeiro, budio, cabeudo, caonete, caramuru, carapicu, caratinga, espada, graari, jab, moreatim, quatinga e roncador.

a)
Bijupir Bicudo Outros* Olho-de-boi

Nome Popular

Mero Pampo Cavala Badejo Carapeba Vermelho Robalo 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60

Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

107

b)

Pescada Dourado Cavala Cabeudo Xaru Corvina


Nome Popular

Cao Bagre Arraia Atum Arioc Avacora Bicudo Cangau Outros** Tainha Guaricema 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80 85 90 95 Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

c)
Cao Bicudo Xaru Mirucia

Nome Popular

Barbudo Boca-torta Bonito Peixe-pena Arraia Corvina Bagre Outros*** 0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80 85 90 Freqncia relativa (%) Banca do Peixe Forte Ponta Grossa Porto de Trs

108

Apndice 6: Valores em porcentagem do consumo semanal de peixes pelas comunidades que pescam no mar (CPM) e que pescam no rio (CPR).

Freqncia de consumo (semanal)

No

Sim

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Freqencia relativa (%) CPM CPR

109

Apndice 7: Categorias que compem o sistema geral de classificao local de peixes consumidos com e sem restrio pelos pescadores de Itacar.

Categorias

Definies

Peixes consumidos com restrio - Peixe pesado - Peixe forte - Peixe quente - Peixe sangrento - Faz mal - Muita espinha - Peixe pesado - Peixe quente - Faz mal - Peixe de pele - Peixe de esporo

Peixe Carregado

Peixe Remoso

Peixe de Couro

Peixes consumidos sem restrio Peixe Leve Peixe No remoso Peixe de Escama - Peixe que no de couro - Peixe de primeira qualidade - Peixe Descarregado - Peixe que no sangra tanto - Peixe de carne branca

Das könnte Ihnen auch gefallen