Sie sind auf Seite 1von 8

Este arquivo est disponvel no GoogleDrive.

Para download, clique em File (Arquivo), depois em Download as (Fazer download como) e selecione o formato de sua preferncia. Obrigado!

Normas bibliogrficas da Revista Agrogeoambiental


Marcelo Bregagnoli editor-chefe Camilo Oliveira Prado assistente editorial Klica Andra Campos de Souza revisora

Peridico cientfico de agrrias e meio ambiente, publicando agronomia, engenharia agrcola, geomtica, geologia, silvicultura, zootecnia e ecologia. Quadrimestral (abril, agosto e dezembro) ndice Qualis B5 da Capes Sumrios.org 34684 ISSN impresso 1984-428X ISSN eletrnico 2316-1817 IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Sul de Minas Gerais) Pr-Reitoria de Pesquisa, Ps-Graduao e Inovao Rua Ciomara Amaral de Paula, 167, Medicina Pouso Alegre-MG Cep 37550-000 (35) 3449-6150 agrogeoambiental@ifsuldeminas.edu.br http://www.ifsuldeminas.edu.br/agrogeoambiental

Originalidade
A Revista Agrogeoambiental publica apenas trabalhos originais e inditos, que no se encontrem aguardando avaliao, reviso ou publicao por outro peridico.

Tipos de trabalho
Professores, estudantes e pesquisadores podem submeter artigos cientficos, resenhas, entrevistas, notas tcnicas e revises bibliogrficas.

Abrangncia
Peridico cientfico e tecnolgico de agrrias e meio ambiente que abrange as reas de agronomia, zootecnia, geomtica, geologia, engenharia florestal, ecologia e meio ambiente.

Datas e prazos
Voc pode submeter seu trabalho em qualquer momento do ano. A Revista Agrogeoambiental quadrimestral, editada at maio, setembro e dezembro. Caso aceito, seu trabalho pode ser publicado em uma dessas trs edies.

Idiomas
Portugus, ingls ou espanhol. Trabalhos em portugus devem ter ttulo e resumo traduzidos para o ingls. Trabalhos em espanhol devem ter ttulo e resumo traduzidos para o ingls e para o portugus. Trabalhos em ingls devem ter ttulo e resumo traduzidos para o portugus.

Sees comuns de artigo cientfico


Ttulo Autoria Resumo Palavras-chave Title (ttulo do trabalho vertido para ingls) Abstract (resumo vertido para ingls) Key words (palavras-chave vertidas para ingls) Introduo Materiais e mtodos Resultados e discusso Concluso Agradecimentos (se houver) Informe verbal (se houver) Nmero do processo que aprova o trabalho na comisso de tica e biodiversidade (se houver) Referncias bibliogrficas

Formatao
A publicao num peridico cientfico envolve dois momentos: a edio de texto, e a edio de layout. As normas de formatao exigidas para o autor submeter um artigo servem para facilitar o trmite do artigo na edio de texto (que engloba a avaliao pelos pares, a correo gramatical e eventualmente o copidesque). Nessa etapa, a preocupao do editor se concentra em normas bibliogrficas e qualidade cientfica. Nem o editor, nem os avaliadores e nem o revisor de texto esto preocupados com tipo de letra (com serifa ou sem serifa?), margens (suficientes para encadernar, elegantes?), espao em branco (a pgina est carregada?) e outros aspectos prprios da comunicao visual.

Um artigo repartido em duas colunas, cheio de cabealhos e rodaps desnecessrios, quebras de pgina, complicam o trabalho do revisor de textos um inferno, porque o tempo todo ele precisa descobrir o que o autor aprontou para que determinado trecho ficasse ali onde est, porque a letra maiscula no fica minscula. Ele perde um tempo enorme desfazendo a formatao do autor para poder modificar o texto. Alm de tempo, ele perde foco. E a no revisa to bem quanto revisaria. A edio de layout atinge apenas os artigos aprovados pela avaliao. Para o diagramador, como para o revisor de texto, quanto mais puro o texto chega, melhor. Em outras palavras: arquivos formatados com fontes diferentes, cabealhos, rodaps, quebras de pginas, colunas, etc. dificultam a diagramao porque obrigam o diagramador muitas vezes a remover manualmente cada uma dessas marcaes. Na edio de layout, o diagramador edita as imagens (por isso insisto para os autores enviarem os JPG originais), estiliza tabelas, seleciona uma tipografia adequada, coloca enfeite... Em sntese: confere identidade visual revista. por esses motivos que a formatao final do artigo no bate com a formatao original: cada uma se destina a uma tarefa diferente. A formatao pedida aos autores para permitir edio de texto; a formatao do artigo final para viabilizar sua publicao no impresso ou na web. Quatro razes explicam porque os autores no devem formatar seus trabalhos conforme o layout final. Primeiro, porque iriam se sobrecarregar. Segundo, porque nem todos vo entender um projeto visual. Terceiro, porque acreditamos que isso funo da equipe editorial, no dos autores e avaliadores. Quarto, porque o autor vai ter que diagramar num programa profissional de paginao, e, acredite, esse tipo de software pssimo para editar texto, s vezes custa em torno de 700 dlares, e ningum alm de um paginador tem bons motivos para gastar tempo e dinheiro com um software de paginao. Documento odt (Open Document) ou doc (Microsoft Word 1997-2003). Recomendase a utilizao de um processador de texto como o BrOffice ou Microsoft Word. No envie arquivos em formato docx. Mximo de 15 pginas. Pginas em tamanho A4. Todas as margens de 3 cm. No numere as pginas nem insira cabealhos e rodap. Ttulos e subttulos em Fonte Times New Roman, corpo 12, negrito, espaamento simples entre linhas. A numerao dos subttulos opcional. Somente a primeira letra deve ser maiscula, exceto para nomes prprios.

Resumo de no mximo 250 palavras, acompanhado de quatro palavras-chave separadas por ponto final, tudo em Fonte Times New Roman, corpo 12, espaamento simples entre linhas. Indicao de autoria completa, conforme os modelos: Pesquisador vinculado instituio de ensino ou pesquisa: Nome completo do autor. Instituio de ensino ou pesquisa, vnculo que mantm com a instituio de ensino ou pesquisa. Cidade, estado e pas de atuao profissional. E-mail. Telefone. Endereo para correspondncia. Pesquisador desvinculado de instituio de ensino ou pesquisa: Nome completo do autor. Instituio, cargo. Cidade, estado e pas de atuao profissional. E-mail. Telefone. Endereo para correspondncia. Em trabalhos com dois ou mais autores, esse modelo deve ser atendido por cada autor, cada item disposto em lista logo aps o ttulo do trabalho. Por exemplo (dados fictcios): Juan Jos Cerada. Universidade do Pas, professor pesquisador. Sulinas, Piau, Brasil. juanjc@meuemail.net. (083) 3444-2222. Rua Desenvolvimento Integrado, 227, centro, Sulinas, Piau, CEP 00000-000. Bartolomeu Jandira da Silva. Sesaplan Medidas, agrimensor. Sulinas, Piau, Brasil. bart@meuemail.net. (083) 2222-5555. Rua Life is Good, 899, Bairro Motta, Sulinas, Piau, CEP 0000-000. Rose Rosa. Instituto Federal de Tamboro, pesquisadora de mestrado. Tamboro, Gois, Brasil. roserosa@meuemail.net. (055) 3333-3333. Rua Montanha, 555, centro, Tamboro, Gois, CEP 1234-567. Texto do artigo em fonte Times New Roman, corpo 12, espaamento simples entre linhas. Texto claro e estruturado, apto a possibilitar a reproduo do experimento e o teste de hipteses. Notas de rodap em fonte Times New Roman, corpo 10, espaamento simples entre linhas. No utilize notas de fim. Use as notas de rodap exclusivamente para explicaes adicionais. Para citar um trabalho includo em suas referncias bibliogrficas, utilize o sistema autor-data. Referncias bibliogrficas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaamento entre linhas simples, listadas em ordem alfabtica.

Organize seu trabalho numa coluna nica, ou seja, no reparta a pgina em duas ou mais colunas. Tabelas, figuras e grficos devem ser inseridas no texto, no como anexos no final do documento. Posicione-os logo aps a primeira vez que os mencionar. No utilize cores, apenas tons de cinza. Alm de constarem no texto, figuras e grficos precisam ser fornecidos separadamente, em formato jpg ou gif. No envie objetos dinmicos (animaes, jogos, sons e hipertextos), apenas estticos (ilustraes, fotografias, grficos e referncias cruzadas). Normas bibliogrficas: organize seu artigo conforme as seguintes NBR da ABNT (Normas Brasileiras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas): > NBR 6023:2002 referncias bibliogrricas. > NBR 10520:2002 sistema autor-data de citao no corpo do texto de referncias bibliogrficas (tpico 6.3 Sistema autor-data) e notas de rodap para explicaes adicionais (tpico 7.2 Notas explicativas). > NBR 6028:2003 como elaborar resumos. > NBR 6024:2003 como numerar as sees de artigo. Outras duas normas podem ajud-lo bastante a estruturar seu artigo: NBR 6024 (como numerar sees de documento escrito) e NBR 6022 (distribuio de elementos de artigos cientficos). Essas duas normas so opcionais. As normas da ABNT mantm-se estveis desde 2002 e 2003, ou seja, h pelo menos 11 anos, e no h previso de alter-las em breve. Vale a pena estud-las. A maioria das revistas cientficas e programas de ps-graduao do pas aderem s normas da ABNT. E todas as normas juntas ocupam apenas 17 pginas! importante que o autor respeite as normas bibliogrficas porque elas aumentam as chances de seu artigo ser encontrado em bases indexadoras. Sempre que voc cita um artigo corretamente, voc cria a possibilidade de uma base indexadora localizar sua citao. Quando outro pesquisador acessar o artigo que voc citou, ele poder ver o seu artigo como sugesto de leitura. Dessa forma, respeitar as normas da ABNT aumenta as chances de outro pesquisador chegar ao seu artigo.

Resumo mais do que enxuto das principais normas bibliogrficas Adote o sistema autor-data para fazer citaes no texto
Resultados semelhantes foram tambm observados por Silva e Souza (1999) e Soares et al. (2000), e houve quem os classificasse de m formao congnita (BATISTA, 2001; CORREA et al., 2002).

Na indicao de autoria, quando houver quatro autores ou mais, deve-se citar o primeiro autor e substituir os demais pela expresso et al.. Contudo, facultado indicar todos os nomes quando isso for indispensvel para certificar a autoria.

Referncias bibliogrficas devem seguir a NBR 6023:2002 da ABNT


A NBR 6023:2002 bastante extensa, porm simples de entender. Ela cobre todos os aspectos de documentos que voc pode citar nas referncias bibliogrricas (teses, dissertaes, livros impressos, e-books, vdeos do YouTube, CD-Room, trechos de msicas, web sites, partituras, tudo, simplesmente tudo). Apresentaremos abaixo alguns exemplos dos documentos mais frequentes. Recomendamos expressamente que voc consulte a NBR 6023:2002 ao invs de apelar para improvisos em citaes de vdeos, sons, web sites e eventos. Pesquisadores com dificuldade de citar documentos eletrnicos perdem uma tima chance de enriquecer seus estudos porque s vezes evitam vasculhar a web com afinco. Porm, fcil usar a ABNT para citar um documento disponvel na web. No existe cincia no vazio. Suas afirmaes, suas hipteses, inserem-se numa rea cientfica, inspiram-se em ideias e resultados de outros experimentos, e a melhor maneira de voc comunicar ao leitor seu posicionamento na cincia citando corretamente suas fontes de estudo. As normas esto ao seu lado por uma cincia de alta qualidade. Alguns pesquisadores acreditam que as normas bibliogrficas so questo de esttica, questo de visual. Nada poderia ser mais equivocado. As normas bibliogrficas servem para padronizar informaes. Informaes padronizadas podem ser cruzadas. Nesses tempos de web 2.0, quanto mais informao cruzada, mais encontramos o que queremos. E, na web, difcil imaginar algo melhor do que encontrar o que se quer. Livro Como est no texto: Usamos a teoria de produo descrita por Bilas (1993) para estudar a recomposio de matas ciliares (DURIGAN; NOGUEIRA, 1990). Como est nas referncias bibliogrficas: BILAS, R. A. Teoria microeconmica. 12.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993. DURIGAN, G.; NOGUEIRA, J. C. B. Recomposio de matas ciliares. So Paulo: Instituto Florestal, 1990.

Captulo de livro Como est no texto: A germinao tambm pode estar ligada aos alcaloides naturais da prpria semente, como, por exemplo, a cafena (WALLER et al., 1986). Como est nas referncias bibliogrficas: WALLER, G. R. et al. Caffeine Autotoxicity in Coffea Arabica L. In: PUTNAN, A.; TANG, C. S. The Science of Allelopathy. Nova York: John Wiley, 1986. p.243-263. Artigo de peridico disponvel ou no em meio eletrnico Como est no texto: A pulverizao de produtos fitossanitrios muito utilizada para proteger plantaes contra pragas (FERREIRA et al., 2007). Como est nas referncias bibliogrficas: FERREIRA, M.C. et al. Fatores qualitativos da ponta de energia hidrulica ADGA 110015 para pulverizao agrcola. Engenharia Agrcola, Jaboticabal, v.27, n.2, p.471-478, maio/ago. 2007. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/eagri/ v27n2/a16v27n2.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S010069162007000300016 O ltimo endereo eletrnico, logo aps a data de acesso, o DOI (Digital Object Identifier). Nem toda revista possui DOI. Mas, sempre que possuir, cite-o conforme exemplificado. Entenda o que e como funciona o DOI nesse fantstico vdeo da CrossRef. Em caso de peridico disponvel apenas em mdia impressa, siga o mesmo exemplo, apenas retire o trecho Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/eagri/v27n2/ a16v27n2.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009. http://dx.doi.org/10.1590/S010069162007000300016: FERREIRA, M.C. et al. Fatores qualitativos da ponta de energia hidrulica ADGA 110015 para pulverizao agrcola. Engenharia Agrcola, Jaboticabal, v.27, n.2, p.471-478, maio/ago. 2007. Trabalhos em eventos Como est no texto: Essas tcnicas tornam possvel reduzir at 30% do consumo de gua (MAGN-

CAADAS et al., 1999). Como est nas referncias bibliogrficas: MAGN-CAADAS, J. J. et al. Ahorro de gua y nutrientes mediante un sistema de cultivo sin suelo con reso del drenaje em tomate larga vida. In: CONGRESO NACIONAL DE RIEGOS. 1999, Murcia. Actas... Murcia: [s.n.], 1999, p.186-193. Dissertao de mestrado ou doutorado Como est no texto: O clima do tipo Kppen (CWa), com temperatura mdia anual de 21,0 C e a mdia pluviomtrica anual de 1.824 mm (MARQUES, 2003). Como est nas referncias bibliogrficas: MARQUES, H. S. Uso de geotecnologias no estudo das relaes entre solos, orientao de vertentes e o comportamento espectral de reas cafeeiras em Machado, Minas Gerais. 2003. 82 p. Dissertao (Mestrado). Universidade Federal de Lavras, Lavras.

Das könnte Ihnen auch gefallen