Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE DE UBERABA DAYANE PAVIOTTI ALVES

Prtica de Ensino Anlise do Livro didtico de Matemtica Ensino Fundamental

GOVERNADOR VALADARES-MG 2013

Este livro Matemtica Idias e Desafios, foi analisado por mim, porque eu j trabalhei com ele e achei muito interessante. O livro didtico um recurso indispensvel para o professor, ele facilita o planejamento dirio, auxilia no tempo da aula, motiva o aprendizado do aluno, traz exerccios e textos, muitas vezes a nica forma de acesso da criana informao. Os assuntos deste livro so intercalados, o que facilita a articulao entre os campos, valorizando a articulao entre o conhecimento novo e o j abordado, ao fazer referncias a conhecimentos anteriores ou recomendar que o professor o faa. Abordagem dos contedos Oberva-se, muitas vezes, uma nfase exagerada na representao matemtica, em detrimento do objeto matemtico. A linguagem simblica valorizada em diversos momentos, como o caso do captulo centrado na representao do par ordenado. Na ampliao dos campos numricos e no estudo das operaes recorre-se, freqentemente, histria da Matemtica. Tambm so explorados os significados, propriedades e a representao na reta numrica, culminando, desnecessariamente, com sistematizaes baseadas na linguagem de conjuntos. No estudo das operaes fundamentais, das potncias e razes h boa articulao com o clculo de reas e volumes, alm de ser usada a calculadora. A introduo da linguagem algbrica feita com a explorao de regularidades em sequencias, desde o primeiro volume. No entanto, a utilizao de letras na generalizao de propriedades aritmticas, e at em equaes, descuidada. No entanto, a observao de regularidades de seqncias bem utilizada a seguir. Os sistemas lineares so resolvidos, algbrica e graficamente, de forma adequada. A idia de funo bem construda com base na dependncia entre variveis. O estudo da geometria comea pelos slidos e suas planificaes para chegar aos polgonos, o que uma escolha satisfatria. Mas a geometria espacial recebe pouca ateno. Na introduo do conceito de ngulo, destaca-se a boa articulao entre giros e mudana de direo. A demonstrao de resultados da geometria pouco enfatizada. Muitas vezes, a validao feita empiricamente ou em situaes particulares. Com respeito s unidades de medida, so estudadas as no-padronizadas, alm das utilizadas em civilizaes antigas e no sistema ingls. Destaca-se a abordagem das grandezas. Embora recebam pouca ateno, os conceitos e representaes estatsticos vo sendo introduzidos em articulao com outros campos, ao longo da obra, como ocorre no estudo de freqncia, desenvolvido junto ao trabalho de contagem.

8a srie 11 unidades I. Nmeros reais; potncias; propriedades; notao cientfica II. Radicais: raiz ensima; propriedades; simplificao; comparao; operaes; racionalizao de denominadores III. Crculos e circunferncia; posies relativas; ngulos com vrtices na circunferncia; comprimento e rea IV Equaes do 2 grau: com uma incgnita; resoluo; fracionrias e literais; razes e propriedades; equaes biquadradas e irracionais; sistemas de equaes VI. Segmentos proporcionais; Teorema de Tales V Semelhana e proporcionalidade de tringulos e polgonos VII. Semelhana e relaes mtricas nos tringulos; Teorema de Pitgoras VIII. Conceitos da estatstica; leitura e anlise da informao organizada; mdia aritmtica, moda; mediana; experimento aleatrio; chance IX. Funes: significado; funo afim; estudo de sinais X. Funo quadrtica: problemas, parbola; estudo de sinais XI. Relaes trigonomtricas nos tringulos e aplicaes nos polgonos regulares; tabelas trigonomtricas; circunferncia e polgonos regulares. Metodologia de ensino-aprendizagem Os temas so abordados com base em situaes em que eles so empregados. Isto feito por meio de um texto que inclui uma ou mais atividades, que permitem uma participao ativa do aluno. Seguem-se as sees com atividades e exerccios de fixao, de aplicao da teoria, com problemas mais complexos e com alguns resolvidos. Sobressai, ainda, nas sees especiais, a diversidade das atividades, que buscam propiciar uma participao ativa dos alunos e a socializao do conhecimento. Muitas delas contribuem para a fixao dos conceitos e procedimentos, desenvolvem as capacidades de observao e de deciso, ou exigem o registro de idias e procedimentos. H algumas, ainda, que requerem justificativas ou provas. No entanto, algumas questes, que incluem desafios interessantes, apresentam as Dicas, que podem tolher no aluno o desenvolvimento de suas prprias estratgias. Contextualizao Observam-se contextualizaes dentro da Matemtica e em outras reas do conhecimento, como: Fsica, Biologia, Qumica, Astronomia e Engenharia. Alm disso, so contempladas situaes-problema relacionadas s prticas sociais contemporneas. dominante a integrao entre tpicos de lgebra e o clculo de reas e volumes. Leituras ou clculos que tratam de condies de emprego, de juros em compras parceladas, de preos de produtos em supermercados, alm de consumo de material de construo, de saldos em banco, da evoluo do salrio mnimo e das unidades bit e bite, ajudam na melhor compreenso dos conceitos e preparam o estudante para o exerccio consciente da cidadania.

Manual do professor O manual explicita as diretrizes da coleo e contribui para a prtica do professor em sala de aula. Apesar de breves, as orientaes didticas e os textos de aprofundamento nele contidos so muito importantes para quem no dispe de outras fontes de informao. Incentiva-se o professor a procurar, em jornais e revistas, materiais sobre os temas que sero estudados e sugere-se que o trabalho com estes materiais seja ampliado, conforme as necessidades e o interesse demonstrados pelos alunos. Em Sala de Aula Diversas atividades requerem o uso de calculadora simples e de instrumentos de desenho geomtrico. Assim, sugere-se ao professor que planeje com antecedncia o uso adequado desses instrumentos. Na anlise das situaes que introduzem os temas e em vrias atividades, em que h Dicas de resoluo, recomendvel que o docente provoque a reflexo e procure tratar tais problemas como desafios. Mesmo sendo opcionais, as sees Leitura+ so valiosas e cumprem o propsito de integrar as vrias reas do conhecimento. Elas antecedem ou sucedem o contedo tratado nas unidades e contemplam assuntos extracurriculares ou interdisciplinares com o objetivo de favorecer a discusso. Essas leituras podero ser complementadas com palestras, vdeos, ou discusses. Consideraes finais O livro didtico um elemento fundamental no processo ensino e aprendizagem. Portanto o professor precisa ter a mxima informao e o maior cuidado na escolha do livro que ir adotar. Necessita estar sempre atento ao que oferecido no mercado e do que escrito a respeito dos livros editados. Este conhecimento cruzado com a realidade da sua sala de aula deve fundamentar a deciso de escolha.

Das könnte Ihnen auch gefallen