Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS

FACULDADE DE COMUNICAO E BIBLIOTECONOMIA Curso: JORNALISMO

PLANO DE ENSINO
Disciplina Carga Horria

Produo Audiovisual
1 - EMENTA:

64

Perspectivas histricas de processos de produo audiovisual. Fotografia, cinema e vdeo. Vdeo, curta, animao e documentrio: estudos de casos. A modernidade, as narrativas e a tcnica. As Vanguardas e a construo dos gneros na produo audiovisual. Temas do cinema brasileiro. As narrativas dos teledramas: violncia, crnica e cotidiano. Processos produtivos em meio tcnico audiovisual: documentrios, cenas ficcionais, pequenas narrativas, happening, debate, evento pedaggico e outros. 2 - OBJETIVO GERAL: Fornecer bases conceituais, metodolgicas e instrumentais para a compreenso das diferentes etapas da produo audiovisual, em seus diversos gneros e formatos, especialmente da produo televisiva. 2.1 - OBJETIVOS ESPECFICOS: Demonstrar a necessidade de planejamento para a produo audiovisual Analisar as etapas de planejamento de produes audiovisuais em seus diferentes gneros e formatos (pr-produo, produo e ps-produo) Demonstrar como se elabora uma proposta para produo audiovisual (programas informativos, curtas e longas-metragens) Analisar o conceito de roteiro, e as tcnicas para escritura e formatao de roteiros Relacionar os procedimentos para decupagem de roteiro (decupagem de produo e decupagem de roteiro tcnico) Abordar as etapas de pr-produo e produo de programas televisivos (elaborao de pautas, reportagens, scripts, gravao e edio) Produzir materiais audiovisuais (curtas-metragens ou programas para TV)

3 - CONTEDO PROGRAMTICO: Unidade I O planejamento na produo audiovisual Etapas da produo audiovisual: pr-produo, produo e ps-produo Conceito e tcnicas para escritura e formatao de roteiros Decupagem de roteiro (decupagem de produo e decupagem de roteiro tcnico)
71

Planos e movimentos de cmera no cinema e na TV Formatos de roteiro utilizados pelos diferentes gneros da produo audiovisual (roteiros de cinema, de curta e longa-metragens; roteiro publicitrio; documentrio; teledrama; clipe musical, vdeo institucional etc.) Pr-produo (elaborao de propostas de programas de TV) Produo (elaborao de pautas, espelhos e scripts) Tcnicas de edio Apresentao, gravao de programas e transmisses ao vivo

Unidade II Etapas para a produo de programas de TV

Unidade III Produo de materiais audiovisuais Gravao de materiais audiovisuais (curtas-metragens ou programas de TV propostos pelos alunos) 4 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: A disciplina ser ministrada por meio de aulas expositivas, debate dos textos indicados como bibliografia bsica e complementar, e sobretudo por meio de exerccios prticos realizados por grupos de alunos em ambiente externo ou no estdio de TV. Sero desenvolvidas ainda atividades com a participao de tcnicos da Facomb e da TV UFG, alm de outros profissionais envolvidos na produo audiovisual. 5 - AVALIAO: O processo de avaliao ser contnuo, levando-se em considerao a pontualidade, assiduidade e envolvimento dos estudantes com as atividades propostas. Sero realizadas avaliaes individuais ou em grupos, por meio da entrega de exerccios realizados em sala de aula ou em ambientes externos, e por meio do produto final de exerccios prticos (produtos audiovisuais). 6 REFERNCIAS: BARBEIRO, Herdoto. Manual de telejornalismo: os segredos da notcia na TV. 2. ed. Colaborao de Paulo Rodolfo de Lima. Rio de Janeiro: Campus, 2005. CRUZ NETO, Joo Elias da. Reportagem de televiso. Como produzir, executar e editar. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. LEONE, Eduardo e MOURO, Maria Dora. Cinema e montagem. So Paulo: tica, 1987. FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematogrfico. 14 ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. FIELD, Syd. Os exerccios do roteirista. Rio de Janeiro: Objetiva, 1996. SOUZA, Jos Carlos Aronchi de. Gneros e formatos na televiso brasileira. So Paulo: Summus Editorial, 2005. SQUIRRA, S. Aprender telejornalismo: produo e Tcnica. So Paulo: Brasiliense, 1990.

72

Das könnte Ihnen auch gefallen