Sie sind auf Seite 1von 3

FRANCISCO GUIMARES Acadmico do 9 perodo de Direito do CEULJI-ULBRA Processo Civil IV Execuo Professora: Neiva Arajo

COMENTRIO DO JULGADO SOBRE EXCEO DA PENHORA DO BEM DE FAMLIA RESP 947518 STJ
Tem-se que o bem considerado pela lei como bem de famlia ( LEI 8.009/90) como impenhorvel, entretanto a prpria lei que trata da regra da impenhorabilidade do bem de famlia traz exceo. No caso em tela onde um cidado foi condenado pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiana, vez que, ele trabalhava na empresa vtima do delito e tinha , nesta condio, o livre acesso ao interior da empresa, fato que usou como facilitador para a execuo do seu intento criminoso. Aps o julgamento na rea penal e a consequente condenao, gerou para a vtima o direito a execuo da sentena penal condenatria, mas outro bem no foi encontrado para penhora, seno o imvel onde a famlia do condenado residia. Sabe-se que a lei tem como regra a impenhorabilidade do nico imvel da famlia, a despeito do caso em anlise, vislumbra-se em conformidade com o 3. Inc. VI, da Lei 8009/90 ou seja para assegurar a sentena penal condenatria, a possibilidade da aplicao da exceo que traz a Lei. Necessrio se faz ressaltar a inteligncia desse dispositivo legal, que tem como ponto fulcral assegurar vtima de crime o ressarcimento do prejuzo. Ora, entre um criminoso e uma vtima de bem, todo o peso das consequncias pelo dano causado com dolo para quele que assumiu com seu ato criminoso o risco por sua deciso de transgredir as regras da sociedade, se algum tem de ficar sem moradia que fique um criminoso e que impere o exemplo em nome da paz social.

DECISO STJ Resp 947518 Imvel da famlia de ru condenado em ao penal pode ser penhorado para indenizar a vtima
A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) manteve a penhora do imvel da famlia de um homem condenado pelo crime de furto qualificado para pagar indenizao vtima. Os ministros reconheceram a possibilidade da penhora de bem de famlia em execuo de ttulo judicial decorrente de ao de indenizao por ato ilcito. A vtima no caso uma distribuidora de alimentos. Aps a condenao penal do ru pelo furto qualificado de mercadorias da distribuidora, cometido com abuso de confiana e em concurso de agentes, a empresa ingressou na esfera cvel com ao de indenizao de ilcito penal. A ao foi julgada procedente para condenar o ru a pagar indenizao correspondente ao valor das mercadorias desviadas, avaliadas na poca em R$ 35 mil. Na execuo, ocorreu a penhora de imvel localizado da cidade de Foz do Iguau (PR), ocupado pela famlia do condenado. O ru ops embargos execuo pedindo a desconstituio da penhora sobre o imvel, por se tratar de bem de famlia. Como o pedido foi negado em primeira e segunda instncia, veio o recurso especial ao STJ. Efeitos da condenao O relator, ministro Luis Felipe Salomo, ressaltou que o artigo 3 da Lei 8.009/90 (que trata da impenhorabilidade do bem de famlia) aponta as hipteses excepcionais em que o bem poder ser penhorado. Entre elas, o inciso VI prev a penhora quando o bem tiver sido adquirido com produto de crime ou para execuo de sentena penal condenatria a ressarcimento, indenizao ou perda de bens. Salomo explicou que a sentena penal condenatria produz, como efeito principal, a imposio de sano penal ao condenado. Aps essa sentena, surgem alguns efeitos que podem ser de natureza penal, civil ou administrativa. Nessas duas ltimas esferas, os efeitos podem ser genricos e esto previstos no artigo 91 do Cdigo Penal (CP). O inciso I determina que se torna certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime.

Os efeitos genricos so automticos, segundo destacou o ministro. Isso significa que eles no precisam ser abordados pelo juiz na sentena penal. Ao interpretar o inciso I do artigo 91 do CP, Salomo afirmou que o legislador estabeleceu a obrigao de reparar o dano causado pelo crime, sendo desnecessria a prova do dano na rea cvel, pois j comprovado no processo criminal. Penhora do bem de famlia O relator apontou que a regra de exceo trazida pelo artigo 3 da Lei 8.009 decorre da necessidade e do dever do infrator de reparar os danos causados vtima. Salomo reconheceu que o legislador no explicitou nesse artigo o caso de execuo de ttulo judicial civil, decorrente de ilcito criminal apurado e transitado em julgado. Contudo, o relator ponderou que entre os bens jurdicos em discusso, de um lado est a preservao da moradia do devedor inadimplente e do outro o dever de ressarcir os prejuzos sofridos por algum devido conduta ilcita criminalmente apurada. Segundo sua interpretao, o legislador preferiu privilegiar o ofendido em detrimento do infrator. Todos os ministros da Turma acompanharam o voto do relator, apenas com ressalvas dos ministros Raul Arajo e Marco Buzzi. Para eles, essa interpretao mais extensiva da lei deve estar sujeita anlise das peculiaridades de cada caso concreto. Processo REsp 947518 STJ

Das könnte Ihnen auch gefallen