Sie sind auf Seite 1von 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE ENGENHARIA Departamento de Engenharia Mecnica

Aula Prtica n 03:

Transmissibilidade e Isolamento de Vibraes

PEDRO WAGNER ALMEIDA SILVESTRINI 2012.019.328

Turma: N2
Belo Horizonte, 09 de Maio de 2013

I. INTRODUO
Todas as maquinas em movimento geram vibrao : ventiladores, compressores, bombas etc. Algumas maquinas, operam gerando vibrao ou choques (peneiras vibratrias, compactadores, martelos de forjaria, prensas etc.). Dependendo da intensidade da vibrao esta poder causar rudos desagradveis, prejudicando a concentrao na produo, ou afetar, em alguns casos, a sade das pessoas. H determinados equipamentos que no geram vibraes e no podem receb-las, como: maquinas de medio tridimensional, balanas de preciso, leitores/gravadores de computadores, equipamentos -ticos etc. Um problema bsico do estudo de vibraes consiste justamente em reduzir a perturbao transmitida de um sistema a outro. Isto pode ser feito atravs do uso de materiais com propriedades elsticas e dissipativas adequadas. Para simplificar os clculos nos isoladores elsticos (molas helicoidais) o catalogo dos fabricantes destes isoladores desprezam, na grande maioria das vezes, o amortecimento. A transmissibilidade sem amortecimento tr = 1/(r2 - 1) = Ft/Fo = X/Y e o isolamento I = (1 - tr) sendo r = /n .

II. OBJETIVOS
1. 2. Atravs do experimento e posterior processamento dos dados, gerar grficos de FRF x frequncia e Coerncia x frequncia para os dados fornecidos; Com as curvas das FRFs experimentais estimar a transmissibilidade para cada um dos isolantes: 3. Espuma rgida de poliuretano Espuma de alta densidade Mola de ao helicoidal.

Avaliar a eficincia do isolador considerando que este dever operar com um motor, de mesma massa, operando a 1500rpm. Se os grficos permitirem (coerncia satisfatria) avaliar a faixa de frequncia mais favorvel para cada um dos isoladores.

4.

Se a massa do sistema de 8.5 kg, determine um isolador, usando um dos catlogos que podem ser encontrados na internet www.risasprings.com.br, www.vibranihil.com.br, www.isomaq.com.br, www.magral.com.br. Apresente os clculos e anexe a folha do catalogo empregado, ressalte o item escolhido.

III. REVISO TERICA III.I. Transmissibilidade e Isolamento


Sistemas de isolamento compreendem na realidade trs sub-sistemas: a estrutura (objeto) a ser isolada, a estrutura de suporte (fundao ou base) e o isolador de vibraes propriamente dito que colocado entre estes. Embora cada um dos sub-sistemas mencionados acima represente um sistema com vrios graus-deliberdade, na realidade, apenas os modos mais baixos da estrutura a ser isolada e da estrutura de suporte que normalmente so crticos para se caracterizar a efetividade de um isolador, conforme descrito por [Rivin, 2003][1]. Portanto, o objeto e a base podem ser considerados como corpos rgidos.
1

Desta forma, a transmissibilidade definida como:

sendo r=/n, a frequncia angular de excitao e n a frequncia angular natural, / k, a rigidez, m a massa, C a constante e o coeficiente de amortecimento. A amplitude da fora transmitida Ft e Fo amplitude da fora de excitao, Xo amplitude do deslocamento transmitido e Yo o deslocamento da base. O isolamento definido como: I = (1-tr) Sendo tr a transmissibilidade dada pela Eq. (1). (2)

Uma outra simplificao utilizada que a massa do isolador pequena se comparada massa do objeto a ser isolado e desta forma, o isolador pode ser considerado como sendo uma mola sem massa. Portanto, pode-se utilizar a teoria de 1-GDL onde se assume que a nica freqncia natural presente no sistema. A freqncia natural a ser considerada no projeto de isoladores ser:

n =

Kisolador mobjeto

(3)

No projeto de isoladores de vibraes, usualmente isoladores elsticos de baixo amortecimento, como as molas helicoidais, comum considerar o amortecimento como desprezvel, logo a equao da transmissibilidade se reduz a:

tr =

Ft Xo 1 1 = = = 2 Fo Yo (1 + r 2 ) 2 1 n

(4)

na regio de isolamento ou para 2 , Fig. (1),

(5)

Deve-se observar que foi assumido na equao (4) que o valor de (/ n) a ser usado sempre maior do que 1, para um isolador tr <1). Vale salientar tambm que, quando amortecimento considerado na regio de isolamento, a transmissibilidade nesta regio aumenta. Por este motivo, os catlogos de isoladores que fornecem curvas de transmissibilidade mostram a efetividade do isolador inferior quela apresentada nas curvas mostradas.

kestrurura > 10kisolador

(6)

A explicao fornecida at ento assume que a fundao (base) rgida e pesada. Do ponto de vista prtico [2], para se garantir tal afirmao, os amortecedores devem apresentar uma deflexo esttica mnima sob o peso do equipamento a ser isolada de 10 (dez) vezes a deflexo esttica da estrutura sob o mesmo esforo. Portanto, na prtica deve-se garantir que: Transmissibilidade expressa relao sada/entrada vibratria e no necessariamente seja obtida para sistemas aproximados por 1-GDL como no caso de isoladores. Pode ser obtida utilizando-se dois acelermetros localizados nestas posies. Porm, para que esta relao seja vlida necessrio que se avalie tambm a coerncia entre os dois sinais. Apenas onde a coerncia for prxima unidade os resultados podem ser considerados. A efetividade do isolador deve ser desta forma avaliada na frequncia de interesse (geralmente a frequncia de operao do equipamento). A eficincia do isolador em porcentagem dada por: I(%) = (1 tr) (7)

Para se atingir o isolamento, a fora transmitida fundao deve ser menor do que a fora de excitao. Para isto, a frequncia de excitao deve ser maior do que 2 vezes o valor da freqncia natural do sistema.

III.II. Dimensionamento de Isoladores


O procedimento de clculo do isolador empregando molas helicoidais muito simples. Conhecida a massa, a frequncia de excitao e o isolamento desejado, determina-se tr e r, usando as Eqs. (4), e a frequncia natural n. Como e a rigidez equivalente da mola dada por: (8)

pode-se dimensionar o isolador para um arame de dimetro, d, mdulo de cisalhamento, G, (usualmente ao mola), com n espiras de dimetro mdio D, todas estas variveis determinadas a critrio do projetista. Os fabricantes em geral informam o deslocamento para a carga mxima, xmax, e mnima xmin, em alguns casos as curvas de carga em funo do deslocamento. (9) Este procedimento simplifica a especificao dos isoladores, Fig. (2).

Figura 2: Dimensionamento de isoladores industriais. A esquerda tabela de deflexo x, a direita curva de carga x deflexo. Os isoladores usualmente empregam outros materiais em diferentes geometrias. Materiais macios com tenses axiais uniformes, para diferentes geometrias da seo transversal, tm a rigidez equivalente calculada como a da barra: (10) A maioria dos coxins e suportes usam elastmeros (incorretamente chamados de amortecedores), nestes casos o procedimento dado acima _e suficiente, em situaes mais complexas pode-se empregar Elementos Finitos. H inmeros fabricantes nacionais com linha de catlogos e produtos disponveis na rede (internet), para citar alguns, sem a pretenso de citar todos: www.risasprings.com.br, www.vibranihil.com.br, www.isomaq.com.br, www.magral.com.br. Alguns fabricantes fornecem roteiros , bem elaborados, para situaes envolvendo fixao e isolamento de equipamentos sujeitos no apenas ao deslocamento mas tambm rotao em mais de um eixo. o caso de projeto de coxins de motores de combusto e outros equipamentos embarcados como compressores etc. Para uma consulta rpida a sugesto d uma busca pagina http://www.vibrationmounts.com/V100/V100Cat.htm#Tech, sees tcnicas T1 e T2, que podem ser 'baixadas' em arquivo 'pdf'. O maior problema com isolamento com materiais de baixo amortecimento ocorre na partida e na parada dos equipamentos. Nestas situaes durante a acelerao e desacelerao h a passagem pela frequncia natural, onde as amplitudes so elevadas, Fig. (1). Este efeito maior quanto maior for o tempo de permanncia na regio de amplificao, maior energia absorvida pelo sistema. Durante a desacelerao, devido ao baixo atrito do sistema, este efeito pode ser inaceitvel.

Figura 3: Isolador com amortecedor de malha metlica Neste caso pode-se recorrer a isoladores com amortecimento, em geral com comportamento no linear, que usam 'enchimentos' com elastmeros ou malhas metlicas. Estes materiais dissipadores so projetados para atuar efetivamente em cursos elevados (acima de xmax) reduzindo significativamente as amplitudes, sem no entanto alterar a transmissibilidade na regio de isolamento. Normalmente os dados de amortecimento no so fornecidos pelos fabricantes o que torna difcil prever o comportamento do sistema nos transientes.

IV. DESCRIO DO ENSAIO E INSTRUMENTAO UTILIZADA


Descrio do Ensaio: Atravs da medio do sinal de acelerao do sistema e da base, dever ser quantificado de forma aproximada o valor da transmissibilidade do conjunto com e sem a presena de isoladores de vibrao. O sistema ser uma estrutura rotativa com uma determinada freqncia natural e a base ser uma estrutura metlica. Entre a estrutura rotativa e a base, sero utilizados diferentes tipos de material para servirem como isoladores de vibrao. Ser fornecida a Funo de Resposta em Freqncia (Transmissibilidade neste caso) do sinal obtido para os dois acelermetros, assim como a coerncia do sinal. O sinal ('sweep sine' ou 'white noise') gerado pelo analisador, amplificado e na sequncia enviado ao shaker eletromagntico que gera a fora na faixa de frequncias e amplitudes dadas pelo sinal. O shaker est mecanicamente ligado massa, do sistema massa mola, de 1-GDL. Entre o isolador e a massa do sistema est posicionado o transdutor de fora que indicar a fora atuando no sistema, suportando a mola (isolador) h o transdutor que mede a fora transmitida base. As funes de resposta em frequncia destes sensores so medidas e a partir desses dos dados temporais e estas FRFs entre excitao e medida que indicam a transmissibilidade. Equipamentos: Analisador de espectro em frequncia; Dois Transdutores de Fora PCP Piezotronics, Sensibilidade de 112,5 mV/N e 108,3 mV/N. Shaker Amplificador de Sinal

Aparato: Estrutura rotativa (Shaker) com determinada frequncia natural. em uma base de estrutura metlica. Entre a estrutura rotativa e a base, sero utilizados diferentes tipos de material (Isolador Industrial, Conjunto de Isopor, Espuma de alta densidade) para servirem como isoladores de vibrao, entre o isolador e a massa do sistema est posicionado o transdutor de fora que indicar a fora atuando no sistema. Suportando o isolador h o transdutor que mede a fora transmitida base. Procedimento: Foram utilizados dois acelermetros e um analisador de sinais. Atravs da medio do sinal de acelerao do sistema e da base, foi quantificado de forma aproximada o valor da transmissibilidade do conjunto com a presena de isoladores de vibrao. O sistema era composto de uma estrutura rotativa (motor eltrico), com uma determinada freqncia natural, e de uma base de madeira. Entre a estrutura rotativa e a base, foram utilizados diferentes tipos de materiais para servirem como isoladores de vibrao (espuma, isopor e mola). Foram fornecidas as Funes de Resposta em Freqncia (transmissibilidade neste caso) do sinal obtido para os dois acelermetros, assim como a coerncia do sinal. Tambm foram fornecidos os sinais obtidos no tempo para os acelermetros de entrada e de sada.

V. ANALISE DOS RESULTADOS


Para quantificar experimentalmente o isolamento obtido, mesmo quando no se conhece as propriedades fsicas dos sistema, pode-se recorrer a funo de resposta em frequncia FRF para fora Ft ( ) entre o Fo ( ) equipamento e a base. Atravs da medio do sinal de entrada e do sinal de sada do sistema, foi quantificada, a transmissibilidade do conjunto na presena dos diferentes isoladores de vibrao (Espuma de alta densidade, Isopor branco e Mola helicoidal). Assim, para cada conjunto, foram encontrados os valores da transmissibilidade. A confiabilidade destes resultados foi monitorada pela coerncia > 95%.

Isopor tr = 0,11

Grfico 01 Transmissibilidade Isolamento ISOPOR

Grfico 02 Coerncia Isolamento ISOPOR


7

Espuma tr = 0,12

Grfico 03 Transmissibilidade Isolamento ESPUMA DE ALTA DENSIDADE

Grfico 04 Coerncia Isolamento ESPUMA DE ALTA DENSIDADE

Mola tr = 0,14

Grfico 05 Transmissibilidade Isolamento MOLA

Grfico 06 Coerncia Isolamento MOLA

De acordo com os resultados apresentados, e para 1 , tem-se:

ISOPOR 0 25 Hz 25 50 Hz 50 75 Hz 75 100 Hz Transmissibilidade Isolamento Transmissibilidade Isolamento Transmissibilidade Isolamento Transmissibilidade Isolamento 0,11 0,89 0,125 0,875 0,13 0,87 Baixa Coerncia

ESPUMA 0,12 0,88 0,16 0,84 Baixa Coerncia Baixa Coerncia Baixa Coerncia

MOLA 0,14 0,86 0,16 0,84 0,155 0,845 0,155

Baixa Coerncia Baixa Coerncia 0,845 Tabela 01 Transmissibilidade e Isolamento para vrios Isoladores Para um motor de mesma massa operando a 1500rpm (25Hz) de acordo com os resultados obtidos para os trs isoladores, tem-se: Isopor: tr = 0,13, I = 0,87 Espuma: tr = 0,13, I = 0,87 Mola: Baixa coerncia para f=25 H. Analisando a vizinhana, pode-se esperar 0,14 < tr < 0,16 e 0,86 > I > 0,84

A faixa de frequncia mais favorvel para todos os Isoladores so frequncias, f < 25 Hz. Considerando que o sistema possui apenas um ponto de apoio, massa igual a 8,5kg e est operando a 25Hz o isolador especificado foi: Srie: Novibra Type-M Modelo: M7 60 IRH Fabricante: Trelleborg Industrial AVS (www.magral.com.br) O isolamento calculado pelos diagramas fornecidos pelo fabricante, conforme anexo 01. I(%) = 60%

10

VI. Concluso Atravs da anlise da tabela 1, conclumos que a base de isopor apresenta a melhor transmissibilidade, visto que a fora transmitida por ela menor que a fora de excitao. Contudo, como discutido em aula, o melhor isolante para o sistema a espuma, mesmo apresentando a pior transmissibilidade, com uma fora transmitida maior que a de excitao. Isso se d devido ao fato de que as foras que agem no sistema, quando isolado com a espuma, so as menores dentre todas, o que resulta em uma fora transmitida menor que as outras, configurando melhor isolamento. Atravs desta prtica pode-se observar a real importncia dos isoladores para retirar uma vibrao excessiva da fundao. de extrema importncia a boa escolha dos isoladores e para isso necessrio saber informaes sobre qual equipamento dever ser isolado. Tais informaes incluem o peso e a frequncia de trabalho do equipamento. Por isso importante selecionar bem a rigidez do isolador, pois caso ela seja demasiada pequena ou grande, o isolador trabalhar como um corpo rgido. Para a rigidez pequena a mola estaria toda comprimida e no funcionaria e uma rigidez grande a mola nem se deformaria. Em conjunto com o trabalho extra ficou bem claro a importncia da seleo de um bom isolador. Viu-se que os valores de transmissibilidade obtidos devem ser trabalhados de maneira a fornecer um valor exato e preciso. Por exemplo, grandes transmissibilidades com baixssimas coerncias significam uma diviso de um nmero muito pequeno por outro tambm pequeno, e devem ser desconsideradas.

11

Das könnte Ihnen auch gefallen