Sie sind auf Seite 1von 32

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE

REGULAMENTO
A Secretaria de Esporte, Recreao e Lazer de Guarulhos, com a Comisso Central Organizadora, promover, organizar e supervisionar anualmente a Olimpada Colegial Guarulhense, de acordo com os ttulos abaixo discriminados: I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII. IX. X. XI. I. OBJETIVOS. PARTICIPANTES. MODALIDADES. CATEGORIAS. INSCRIES. LOCAIS E TABELAS DAS COMPETIES. PROVAS E REGULAMENTOS ESPECFICOS. PENALIDADES E RECURSOS. PONTUAO, CLASSIFICAO E PREMIAO. DESFILE DE ABERTURA. CONSIDERAES GERAIS. OBJETIVOS.

ARTIGO 1 - Fomentar, sob o princpio bsico da tica e cidadania, a prtica da atividade desportiva na disputa das modalidades especificadas no artigo 6. ARTIGO 2 - Promover a integrao estudantil entre os alunos/atletas dos estabelecimentos de ensino do municpio, que efetivamente participarem da competio, proporcionando reciprocidade no entrosamento aluno-escola-comunidade. ARTIGO 3 - Apurar dentre os melhores, de acordo com a aptido, aqueles alunos/atletas que se destacarem sob os aspectos fsico, tcnico e moral, em funes inerentes composio de delegaes esportivas e selees municipais para representar o municpio de Guarulhos em competies oficiais.

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


ARTIGO 4 - Constituir publicamente num movimento scioesportivo-educativo, em que a participao macia dos alunos/atletas trar s praas esportivas, seus colegas, professores, diretores e familiares, aumentando a cada realizao, em todos os envolvidos, o interesse e o gosto pelos esportes individuais e coletivos. II. PARTICIPANTES.

ARTIGO 5 - Podero participar da Olimpada Colegial Guarulhense, indistintamente, com seus alunos/atletas regularmente matriculados, todos os estabelecimentos de ensino do municpio de Guarulhos. Pargrafo nico: Considerar-se- regularmente matriculado, o alunos/atletas de curso regular ou supletivo que tenha efetivado sua matrcula at o ltimo dia til do ms de maio do ano de sua edio (31.05.2013). III. MODALIDADES.

ARTIGO 6 - A Olimpada Colegial Guarulhense ser disputada nas seguintes modalidades esportivas individuais e coletivas, para ambos os sexos: A. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. B. 11. 12. 13. 14. 15. GRUPO 1 - Individuais: ATLETISMO; CAPOEIRA; DAMAS; GINSTICA ARTSTICA; JUD; KARAT; NATAO; TNIS; TNIS DE MESA; XADREZ. GRUPO 2 Coletivas BASQUETEBOL; FUTEBOL; FUTSAL; HANDEBOL; VOLEIBOL.
2

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


IV. CATEGORIAS. ARTIGO 7 - As modalidades subdivididas em quatro categorias, masculino e feminino, estabelecem o limite de idade que o aluno/atleta poder completar no ano da realizao da XLIII Olimpada Colegial Guarulhense: 1. 2. 3. 4. PR- MIRIM MIRIM INFANTIL JUVENIL Nascidos em 2002 e 2003. Nascidos em 2000 e 2001. Nascidos em 1998 e 1999. Nascidos em 1996 e 1997.

Pargrafo primeiro - Exceto nas modalidades de CAPOEIRA, JUD e KARAT, os alunos/atletas das categorias pr-mirim, mirim e infantil podero subir para a categoria IMEDIATAMENTE SUPERIOR sua, e estes NO podero, EM HIPTESE ALGUMA, ser inscritos em qualquer outra modalidade em sua categoria. Pargrafo segundo - Nas modalidades de CAPOEIRA, JUD e KARAT, caracterizadas pelo confronto direto corpo a corpo, os alunos/atletas devero estar rigorosamente enquadrados nas respectivas categorias. Pargrafo terceiro Na categoria PR-MIRIM ser permitida a inscrio de alunos/atletas com idade mnima inferior estabelecida, conforme segue. 1. Nascidos at 2004. ATLETISMO BASQUETEBOL FUTEBOL FUTSAL HANDEBOL NATAO TNIS TNIS DE MESA VOLEIBOL DAMAS GINSTICA ARTSTICA XADREZ
3

2. Nascidos at 2006.

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


V. INSCRIES. ARTIGO 8 - A inscrio do estabelecimento de ensino ser efetuada de forma on-line, com o preenchimento da ficha de inscrio oficial (x) expedida pela Secretaria de Esporte, Recreao e Lazer de Guarulhos, diretamente no link disponvel no site www.olimpiadacolegial.com, entre 05/08 e 1/09/2013. Pargrafo 1 O acesso ao sistema para o preenchimento on-line das fichas nominais ser bloqueado a partir das 18h00 da data a que se refere o caput. Pargrafo 2 O perodo a que se refere o caput corresponde quele em que o responsvel pela inscrio do estabelecimento de ensino ter acesso a ficha de inscrio oficial, por meio de senha nica que ser disponibilizada exclusivamente pela Comisso Central Organizadora. O mesmo perodo e condies sero considerados para o acesso ao preenchimento das fichas nominais (coletivas e individuais). Pargrafo 3 Findo esse prazo, a inscrio do estabelecimento de ensino ser efetivada mediante a entrega da ficha preenchida e impressa em duas vias, devidamente assinadas pelo Diretor, para protocolo da Comisso Central Organizadora at as 14h00 do dia 03/09/2013. O mesmo perodo e condies sero considerados para a entrega das fichas nominais (coletivas e individuais). ARTIGO 9 - Do requerimento de inscrio constar: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Identificao completa do estabelecimento de ensino (nome e endereo completo, telefone e fax, e endereo eletrnico). Nmero de alunos matriculados. Identificao completa do Diretor, (nmero do RG e telefone). Identificao completa do Professor de Educao Fsica responsvel (numero do RG e telefones residencial e celular). Rede e Diretoria de Ensino a que pertence. Modalidades em que ser inscrito.

ARTIGO 10 Das fichas de inscries por modalidade, categoria e sexo, constaro as seguintes informaes:
4

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


1. 2. 3. 4. 5. Identificao do estabelecimento de ensino. Nome completo dos alunos/atletas Nmero da cdula de identidade, RG oficial, de cada aluno/atleta. Data de nascimento do aluno/atleta. Nome completo, telefones para contato e assinatura do responsvel pela modalidade (Profissional de Educao Fsica credenciado pela Direo).

Pargrafo 1 - O estabelecimento de ensino ser responsvel pela veracidade dos dados contidos nas fichas de inscrio apresentadas. Comprovado dolo, o mesmo ser eliminado da competio, alm de outras penalidades que podero ser impostas pela Comisso Disciplinar Desportiva. Pargrafo 2 - O estabelecimento de ensino que deixar de entregar a ficha nominal completa na data determinada (1/09/2013) ter sua participao cancelada na respectiva modalidade. ARTIGO 11 - No ser permitida a inscrio de um mesmo aluno/atleta por mais de um estabelecimento de ensino. ARTIGO 12 Com exceo da categoria pr-mirim, cada aluno/atleta poder ser inscrito em apenas UMA modalidade coletiva e UMA individual. Pargrafo nico Na categoria PR-MIRIM, o aluno/atleta poder ser inscrito em DUAS modalidades coletivas e DUAS individuais. ARTIGO 13 Podero ser inscritos no mximo DOIS alunos/atletas FEDERADOS por modalidade, categoria e sexo. Pargrafo 1 - Ser considerado aluno/atleta FEDERADO, aquele registrado na Federao da modalidade, com efetiva participao em competies oficiais no ano da realizao da OCG. Pargrafo 2 - Na modalidade de GINSTICA ARTSTICA ser considerado FEDERADO o aluno que tenha participado de competies organizadas pela Federao Paulista de Ginstica, de qualquer categoria dos nveis A e B, a partir 1/01/2012.

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


ARTIGO 14 - A comprovao da identidade do aluno/atleta no local da competio ser feita com a apresentao do ORIGINAL de documento oficial com foto, na validade e em perfeitas condies (RG, RG ESCOLAR, CARTEIRA PROFISSIONAL OU PASSAPORTE). Pargrafo 1 - Na ausncia do documento exigido, a Comisso Central Organizadora expedir AUTORIZAO ESPECIAL para a participao do aluno/atleta. Pargrafo 2 - Esta AUTORIZAO ESPECIAL ter validade para a disputa da XLIII Olimpada Colegial Guarulhense e dever ser solicitada oficialmente pela DIREO do estabelecimento de ensino, COM ANTECEDNCIA, informando dados pessoais (RG, DATA DE NASCIMENTO, NOME DA ME) do aluno/atleta que comprovem sua identidade. ARTIGO 15 - Os profissionais de Educao Fsica que acumularem funes em vrios estabelecimentos de ensino, respondero e responsabilizar-se-o integralmente por todos. Pargrafo 1 - A Direo do estabelecimento de ensino, por meio da ficha de inscrio e a critrio da C.C.O. dever designar profissionais devidamente registrados no Conselho Regional de Educao Fsica para acompanhar as equipes. Pargrafo 2 - Nos casos omissos, o representante da Organizao, na modalidade, poder autorizar a entrada, no local da competio, de um profissional devidamente registrado no Conselho Regional de Educao Fsica. VI. TABELAS e LOCAIS DAS COMPETIES

ARTIGO 16 - A XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE ser realizada de 14 27/09/2013. Pargrafo 1 - Os horrios e locais das competies sero estabelecidos e divulgados nos boletins expedidos pela C.C.O. Pargrafo 2 - Ser admitida uma tolerncia mxima de QUINZE minutos alm do horrio estabelecido para o incio apenas da primeira partida da rodada.
6

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


ARTIGO 17 - Na realizao da Olimpada Colegial Guarulhense sero utilizadas as praas esportivas pblicas municipais e outras, a critrio da Comisso Central Organizadora. Pargrafo nico: O estabelecimento de ensino inscrito que possuir quadra poliesportiva coberta poder coloc-la disposio da C.C.O., e a sua utilizao se dar mediante a prvia consulta. ARTIGO 18 Os representantes dos estabelecimentos de ensino inscritos devero tomar cincia das tabelas DIARIAMENTE no site www.olimpadacolegial.com ou nos locais em que competir ou no C.C.O. Pargrafo nico: No sero fornecidas informaes sobre tabelas por telefone. ARTIGO 19 - A critrio da C.C.O., as tabelas das modalidades individuais sero feitas por sorteio ou emparceiramento, de acordo com a categoria e sexo, de forma crescente e alternada. Pargrafo nico: Coincidindo a cor dos uniformes, o estabelecimento de ensino que figurar do lado esquerdo da tabela ficar obrigado diferenciao do mesmo, na melhor forma determinada pelos rbitros. ARTIGO 20 - O CONGRESSO TCNICO da XLIII OCG ser realizado a partir das 14h30 do dia 3/09/2013, em local a ser divulgado. Pargrafo nico: O estabelecimento de ensino que no participar do Congresso Tcnico, acatar toda e qualquer deciso e/ou deliberao adotada, no cabendo recursos e nenhum tipo de solicitao aos superiores quadros de direo. VII. PROVAS REGULAMENTOS ESPECFICOS.

ARTIGO 21 - As provas das modalidades individuais do Grupo "1" e coletivas do Grupo "2" sero regidas pelas normas em vigor em suas respectivas federaes, de acordo com as categorias citadas no artigo 7, e considerando o artigo 13.
7

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


Pargrafo 1- MODALIDADES INDIVIDUAIS

1.
A. a. b. c. d.

ATLETISMO
NORMAS: O estabelecimento de ensino poder inscrever DOIS alunos/atletas por sexo em cada prova. Cada aluno/atleta poder participar de DUAS provas individuais e UMA de revezamento. No ser permitido o uso de sapatilhas com pregos. Nas partidas das provas de velocidade das categorias infantil e juvenil ser obrigatria a sada baixa, e nas categorias prmirim e mirim essa posio ser facultativa. PROVAS PR-MIRIM - MASCULINO E FEMININO:

B. a. a.1. a.2. a.3. a.4. a.5.

60m rasos: Corrida em semifinal e final. 60m c/barreira: Corrida como final por tempo. 600m rasos: Corrida como final por tempo. Revezamento 4 x 60m: Corrida como final por tempo. Salto em distncia: Cada aluno/atleta ter direito a TRS tentativas. A aferio ser do salto real, desde que realizado de qualquer local da pista. Saltos realizados do tanque de areia sero considerados nulos a.6. Salto em altura: Cada aluno/atleta ter direito a TRS tentativas, renovadas a cada altura ultrapassada. TRS erros consecutivos eliminaro o aluno da prova. a.7. Lanamento de pelota: Cada aluno/atleta ter direito a TRS tentativas. a.8. Arremesso de peso - 3 kg: Cada aluno/atleta ter direito a TRS tentativas.

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


b. b.1. b.2. b.3. b.4. b.5. MIRIM - MASCULINO:

75m rasos: Corrida em semifinal e final. 80m c/ barreira: Corridas como final por tempo. 800m rasos: Corridas como final por tempo. Revezamento 4 x 75m: Corridas como final por tempo. Salto em distncia: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. A aferio ser da tbua. Aps a primeira srie, a marca do 12 colocado ser estipulada como ndice, e aqueles que no alcanarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. b.6. Salto em altura: Cada aluno/atleta ter direito a TRS tentativas, renovadas a cada altura ultrapassada. TRS erros consecutivos eliminaro o aluno da prova. b.7. Lanamento de pelota: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. Aps a primeira srie ser estipulado como ndice a marca do 12 colocado e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. b.8. Arremesso de peso - 4 kg: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. Aps a primeira srie, ser estipulado como ndice a marca do 12 colocado e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. c. c.1. c.2. c.3. c.4. c.5. MIRIM FEMININO 75m rasos: Corrida em semifinal e final. 80m c/ barreira: Corridas como final por tempo. 600m rasos: Corridas como final por tempo. Revezamento 4 x 75m: Corridas como final por tempo. Salto em distncia: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. A aferio ser da tbua. Aps a primeira srie a marca do 12 colocado ser estipulada como ndice e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas.
9

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


c.6. Salto em altura: Cada aluno ter direito a TRS tentativas, renovadas a cada altura ultrapassada. TRS erros consecutivos eliminaro o aluno da prova. c.7. Lanamento de pelota: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. Aps a primeira srie, ser estipulado como ndice a marca do 12 colocado e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. c.8. Arremesso de peso - 3 kg: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. Aps a primeira srie, ser estipulado como ndice, a marca do 12 colocado, e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. d. d.1. d.2. d.3. d.4. d.5. INFANTIL E JUVENIL MASCULINO

100m rasos: Corrida em semifinal e final. 100m c/barreira: Corridas como final por tempo. 1500m rasos: Corridas como final por tempo. Revezamento 4 x 100m: Corridas como final por tempo. Salto em distncia: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. A aferio ser da tbua. Aps a primeira srie ser estipulado como ndice a marca do 12 colocado e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. d.6. Salto em altura: Cada aluno/atleta ter direito a TRS tentativas, renovadas a cada altura ultrapassada. TRS erros consecutivos eliminaro o aluno/atleta da prova. d.7. Arremesso de peso - 5 kg: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. Aps a primeira srie ser estipulado como ndice, a marca do 12 colocado, e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. e. e.1. e.2. e.3. e.4. INFANTIL E JUVENIL FEMININO 100m rasos: Corrida em semifinal e final. 100m c/barreira: Corrida como final por tempo. 1500m rasos: Corrida como final por tempo. Revezamento 4 x 100m: Corrida como final por tempo.
10

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


e.5. Salto em distncia: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. A aferio ser da tbua. e.6. Aps a primeira srie, ser estipulado como ndice a marca do 12 colocado e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas. e.7. Salto em altura: Cada aluno/atleta ter direito a TRS tentativas, renovadas a cada altura ultrapassada. TRS erros consecutivos eliminaro o aluno/atleta da prova. e.8. Arremesso de peso - 4 kg: Cada aluno/atleta ter direito a QUATRO tentativas. Aps a primeira srie, ser estipulado como ndice a marca do 12 colocado e aqueles que no alcanarem ou ultrapassarem esta marca no tero suas tentativas aferidas.

2.
A. a.

CAPOEIRA
NORMAS: As regras sero de acordo com a Federao de Capoeira do Estado de So Paulo, em conformidade com o presente regulamento; Cada categoria de peso ser disputada por dois alunos/atletas que devero obrigatoriamente estar enquadrados nos limites de peso e idade pr-estabelecidos. A pesagem obrigatria para confirmao A competio individual ser feita pela somatria de pontos
Os alunos/atletas devero estar uniformizados com cala de helanca branca com elstico ou cordo interno sem nenhum tipo de adorno e camiseta branca de gola careca e mangas curtas, podendo estampar o logotipo do estabelecimento de ensino.

b.

c. d. e.

3.
A. a. b. c. d.

DAMAS
NORMAS: Cada estabelecimento de ensino dever inscrever UM aluno/atleta e UM reserva opcional, por categoria e sexo; O sistema de emparceiramento usado na competio ser determinado pela Comisso Organizadora; As regras de jogo sero de acordo com a Federao Paulista de Damas, em conformidade com o presente regulamento; Todos os estabelecimentos de ensino devero apresentar um jogo de peas oficiais em todas as rodadas, por categoria.
11

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


4.
A. 1.

GINSTICA ARTSTICA
NORMAS: Cada estabelecimento de ensino poder inscrever UMA equipe por categoria e sexo, constituda de OITO ginastas efetivos. Na classificao por equipe sero somadas as CINCO maiores notas obtidas em cada aparelho. Ginasta federado no poder competir com srie do no federado e vice-versa. A avaliao dos elementos ser feita de acordo com o cdigo de pontuao a Federao Internacional de Ginstica. PONTUAO Nota D = dificuldade Nota E = execuo Nota Final = Nota D + Nota E EXERCCIOS OBRIGATRIOS FEDERADOS SALTO MASCULINO - 4 ou 5 gavetas com TRAMPOLIM Nota D = 6,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Salto reverso para frente. SOLO MASCULINO Nvel I Nota D = 6,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio Fundamental; Elevao dos braos acima da cabea + chute com uma perna + Avio por 2, retornando a posio fundamental. Rodante + Flic + Mortal estendido para trs. Oitava a parada de mos com braos estendidos, descer posio sentada com pernas em grande afastamento (X). Flexo do tronco frente sapinho por 2. Esquadro afastado por 2, seguido de subida a fora at a parada de mos por 2, rolamento. frente com pernas estendidas at a posio fundamental. Reverso mortal grupado para frente.
12

2. 3. 4.

B. a. b. c. C. 1. a. 2. a. b. c. d. e. f. g.

0,50 . 2,00 0,50 . 0,50 1,00 . 1,50

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


3.
a. b. c. d.

e. f.

4.
a. b. c. d.

e. f.

SOLO MASCULINO - Nvel II Nota D = 4,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio Fundamental. Elevao dos braos acima da cabea, chute com uma perna, avio por 2, retornar a posio fundamental. Rodante + Flic + mortal grupado para trs. Oitava parada de mos com braos estendidos, descer a posio sentada com pernas em grande afastamento (X) + flexo do tronco frente sapinho por 2. Esquadro afastado por 2 + subida a fora at a parada de mos por 2 + rolamento frente com pernas estendidas at a posio fundamental. Reverso + peixe para frente. SOLO MASCULINO - Nvel III Nota D = 3,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio Fundamental. Elevao dos braos acima da cabea+chute com uma perna+avio por 2, retornar a posio fundamental. Rodante + Flick + Salto estendido. Oitava parada de mos com braos estendidos, descer a posio sentada com pernas em grande afastamento (X) + Flexo do tronco frente + sapinho por 2. Esquadro afastado por 2 + subida a fora at a parada de mos por 2 + rolamento frente com pernas estendidas at a posio fundamental. Reverso para frente. SALTO FEMININO - 4 ou 5 gavetas e TRAMPOLIM Permitida a execuo de 2 saltos, valendo a melhor nota. Nota D = 5,00 Salto reverso para frente. Nota E = 10,00 Nota D = 6,00 Salto com entrada em rodante. Nota E = 10,00

0,50 1,50 0,50

0,50 1,00

0,50 1,00 0,50

0,50 0,50

5. a. b. 6.

a. b. c.

SOLO FEMININO SRIE LIVRE C/ ELEMENTOS OBRIGATRIOS Nota D = 6,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio inicial livre. Equilbrio facial 2 (avio) finalizando afundo. 0,50 Passagem de dana 2 saltos (leaps ou hops) com grante afastamento antero-posterior das pernas (180) 1,00 com impulso em um dos ps (Split).
13

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


d. e. f. g. h. i. D. 1. a. b. c. 2. a. b. Parada de mos com rolamento para frente, finalizando livre. Rolamento para trs parada de mos com braos estendidos (oitava parada de mos). Esquadro em afastamento lateral das pernas por 2+ rolamento trs posio de vela por 2, finalizando livre. Reverso para frente, finalizando com pernas afastadas + estrela + reverso lenta para trs, finalizando em afundo. Rodante Flic Flac + Flic Flac + salto estendido. Posio final livre. EXERCCIOS OBRIGATRIOS NO FEDERADOS SALTO MASCULINO - 4 ou 5 gavetas com TRAMPOLIM
Nota D = 6,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Nota D = 4,00 pontos Nvel II - Salto afastado em 2 tempos. Nota E = 10,00 pontos Nota D = 2,00 pontos Nvel III Salto grupado em 2 tempos. Nota E = 10,00 pontos

0,50 0,50 0,50 1,50 1,50

Nvel I - Salto afastado direto

c.

d. e. f. 3. a. b.

SOLO MASCULINO - Nvel I Nota D = 6,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio Fundamental. Corrida, seguida de peixe com imediato salto com giro. Rolamento para trs parada de mos, terminando com as pernas afastadas (X), descer a posio sentada, sapinho por 2 + vela por 2, imediata subida com as pernas afastadas, podendo utilizar o apoio das mos entre as pernas a posio X. Parada de cabea (3 apoios) por 2 + rolamento frente posio fundamental. Salto com uma pirueta + chute com uma perna + avio por 2 e retorno a posio fundamental. Rodante + salto estendido.

1,50

1,00

1,00 1,00 1,50

SOLO MASCULINO - Nvel II Nota D = 5,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio Fundamental. Corrida seguida de mergulho com imediato salto com 1,00 giro.
14

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


c. Rolamento para trs terminando com pernas afastadas (X), descer a posio sentada, sapinho por 2 + vela por 2, imediata subida com pernas afastadas, podendo utilizar o apoio das mos entre as pernas, posio X. Parada de cabea (3 apoios) por 2 + rolamento a frente posio fundamental. Salto com uma pirueta + chute com uma perna + avio por 2 e retorno posio fundamental. Rodante + salto estendido. SOLO MASCULINO - Nvel III Nota D = 4,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio Fundamental. Corrida, seguido de mergulho com imediato salto com volta. Rolamento para trs terminando com pernas afastadas (X), descer a posio sentada, sapinho por 2 + vela por 2, imediata subida posio fundamental. Parada de cabea (3 apoios) por 2 + rolamento frente, posio fundamental. Salto com uma pirueta + chute com uma perna + avio por 2 e retorno a posio fundamental. Rodante + salto estendido. 1,00

d. e. f. 4. a. b. c. d. e. f. 5. a. b. c. 6.

1,00 1,00 1,00

1,00 1,00 0,50 0,50 1,00

SALTO FEMININO - 4 ou 5 gavetas e TRAMPOLIM Permitida a execuo de 2 saltos, valendo a melhor nota. Nota D = 6,00 pontos Salto reverso para frente. Nota E = 10,00 pontos Salto em afastamento lateral das Nota D = 4,00 pontos pernas sem apoio dos ps. Nota E = 10,00 pontos Salto ao apoio dos ps sobre o Nota D = 2,00 pontos plinto na posio em afastamento Nota E = 10,00 pontos lateral das pernas + salto estendido. SOLO FEMININO poder se optar pela sria B ou A SRIE B - SRIE LIVRE C/ ELEMENTOS OBRIGATRIOS Nota D = 5,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio inicial livre.
Equilbrio facial por 2 (avio) finalizando em afundo. 0,50

a. b. c. d.

Salto galope + salto grupado.

0,50

Rolamento para frente finalizando com pernas em afastamento lateral + rolamento para frente finalizando com 1,00 pernas unidas na posio grupada.
15

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


e. f. g. h. i. 7. a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. k. Parada de mos finalizando com afundo. Rolamento para trs finalizando com pernas em afastamento lateral. Vela por 2, finalizando com pernas unidas na posio grupada. Estrela + estrela, finalizando afundo. Pose final livre 0,50 1,00 0,50 1,00

SRIE A - SRIE LIVRE C/ ELEMENTOS OBRIGATRIOS Nota D = 6,00 pontos Nota E = 10,00 pontos Posio inicial livre. Equilbrio facial por 2 (avio) finalizando em afundo. 0,50 Salto galope + salto grupado 0,50 Rolamento para frente finalizando com pernas em 1,00 afastamento lateral + rolamento para frente finalizando com pernas unidas na posio grupada. Parada de mos finalizando em afundo 0,50 Rolamento para trs finalizando com pernas em 0,50 afastamento lateral. Vela por 2, finalizando com pernas unidas na posio 0,50 grupada. Reverso para frente, finalizando com pernas 1,00 afastadas. Rodante + salto estendido. 0,50 Reverso lenta para trs (ponte para trs) finalizando 1,00 em afundo. Posio final livre

TODOS OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PODERO AGENDAR TREINAMENTOS NO GINSIO DE GINSTICA OLMPICA "BONIFCIO CARDOSO", TELEFONE 2461-1505.

5.
A. a. b. c.

JUD
NORMAS: Cada categoria de peso ser disputada por DOIS alunos/atletas obrigatoriamente enquadrados nos limites de peso e idade, pr-estabelecidos. A pesagem obrigatria para confirmao. A competio individual ser feita pelo sistema de eliminatria simples.
16

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


6.
A. a. b. c.

KARAT
NORMAS: Cada estabelecimento de ensino poder inscrever at trs alunos/atletas por categoria no SHIAI-KUMITE (luta) e at dois alunos/atletas por categoria no KATA. As competies sero individuais e as regras sero as adotadas pela W.K.F. Ser obrigatria a utilizao de protetores de mos e boca, conforme modelos aprovados pela organizao do evento. Todos os estabelecimentos de ensino inscritos devero participar do Congresso Tcnico Especfico, para confirmar as inscries dos alunos do Kata e do Shiai-Kumite (luta), sob pena de desclassificao da equipe. MODALIDADES: KATA A disputa do kata ser feita pelo sistema de bandeiras. Vencer o aluno/atleta que obtiver o maior nmero de bandeiras. Na primeira fase dever ser apresentado o KATA bsico do estilo. Na segunda fase poder ser apresentado qualquer tipo de KATA (tokui-kato) Os alunos/atletas podero repetir o KATA da primeira fase na segunda fase. A quadra de KATA ser formada por bandeiras laterais e um juiz central. No caso da necessidade de uma apresentao extra de dois ou mais alunos/atletas, estes devero apresentar um KATA diferente do apresentado na fase em que ocorreu o empate. Os oito primeiros colocados sero conhecidos pelo sistema de bandeiras. SHIAI-KUMITE (LUTA): FEMININO E MASCULINO As competies sero disputas por eliminatria simples, com duas bandeiras e um rbitro central. As lutas tero a durao de dois minutos para o masculino e um minuto e meio para o feminino, vencendo aquele que primeiro obtiver a pontuao mxima. Em caso de empate, a disputa ser decidida pela bandeirada. (Hantei).
17

d.

B. a. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. b. 1. 2. 3.

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


7.
A. a. b. c. d.

NATAO
NORMAS: Cada estabelecimento de ensino poder inscrever at dois alunos/atletas nas provas individuais e uma equipe no revezamento. Os alunos/atletas podero disputar duas provas e o revezamento No ser permitida nenhuma alterao ou substituio aps o encerramento das inscries. Nas provas de revezamento, as equipes no podero entrar na gua at que o ltimo nadador da ltima equipe tenha chegado. Caso ocorra, a equipe ser desclassificada. Nas provas dos nados de peito e borboleta, as viradas e chegadas devero ser feitas com as duas mos na borda da piscina. O no cumprimento desclassificar o nadador. Nas provas do nado de costas, a chegada dever ser feita de costas. O no cumprimento desclassificar o nadador. Ser permitida apenas uma sada falsa. As fichas individuais de cada prova - AGE GROUP - devero ser retiradas no local da competio. Nas provas de revezamento a contagem para classificao ser dobrada. PROVAS: Para todas as categorias, masculino e feminino, que sero disputadas na seguinte ordem: 100 metros medley. 50 metros nado borboleta. 50 metros nado costas. 50 metros nado peito. 50 metros nado livre. Revezamento 4 x 50 metros.

e. f. g. h. i. B. a. b. c. d. e. f.

8.
A. a. b.

TNIS
NORMAS: Cada estabelecimento de ensino poder inscrever 1 equipe com at 2 alunos/atletas, por categoria e sexo. S podero ser inscritos alunos/atletas com conhecimento dos fundamentos bsicos e regras oficiais da modalidade, e deste Regulamento.
18

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


c. At as FINAIS, as partidas sero disputadas por SETS PROFISSIONAIS, em melhor de 14 GAMES. Vencer o jogador que alcanar 8 GAMES com vantagem mnima de 2 GAMES. Havendo o empate em 7 GAMES, o set terminar em 9 GAMES. Persistindo o empate em 8 GAMES, ser jogado um TIEBREAK NORMAL para definio do set. Em virtude da imprevisibilidade da durao de cada partida, todos os jogadores devero se apresentar no horrio para o incio da rodada do dia. A equipe que no se apresentar na hora marcada para o incio do jogo ser considerada vencida. Cada aluno/atleta poder disputar 3 partidas de sets profissionais por dia. Todos os jogos sero disputados em eliminatria simples. ARBITRAGEM: A arbitragem dos jogos ficar a cargo de um rbitro geral que ser assessorado por rbitros auxiliares. Durante a realizao dos jogos, o rbitro geral e seus auxiliares, como autoridades mximas competentes para dirigir a parte tcnica, podero interferir em qualquer partida, seja para correo de chamadas de bolas ou para aplicaes necessrias do cdigo de conduta, estando ou no dentro da quadra.

d.

e. f. g. h. B. a.

b.

9.
A. a. b. c. d. e. f.

TNIS DE MESA
NORMAS: Cada estabelecimento de ensino poder inscrever DOIS alunos/atletas, por categoria e sexo. A disputa da competio ser individual. Ser considerado perdedor o estabelecimento de ensino que no se apresentar com pelo menos um aluno/atleta, na hora marcada para o incio do jogo. As partidas sero disputadas em melhor de cinco sets de onze pontos. Cada jogador ter direito a dois saques. Obrigatoriamente, um aluno/atleta de cada estabelecimento de ensino dever ser indicado para atuar como rbitro durante a disputa.
19

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


g. Todo aluno/atleta dever portar raquete revestida com borracha.

10. XADREZ
A. a. b. NORMAS: Ser adotado o sistema de disputa suo ou schuring, de acordo com nmero de inscritos por categoria. Cada estabelecimento de ensino dever inscrever um enxadrista e um reserva opcional por categoria e sexo.

Pargrafo 2- MODALIDADES COLETIVAS

11. BASQUETEBOL
A. a. b. c. d. NORMAS: Os jogos de basquetebol sero disputados conforme as regras da F.I.B.A, com suas devidas alteraes. Cada estabelecimento de ensino dever fazer a inscrio de no mnimo cinco e no mximo de doze alunos. At as semi-finais, ser debitado somente um pedido de tempo por perodo. Em todas as partidas, o tempo ser cronometrado nos dois ltimos minutos do quarto perodo e no ltimo minuto de cada prorrogao. Em todas as fases, fica estabelecido o limite de quatro faltas individuais por aluno. Sero cobrados lances livres aps a 4 falta coletiva, por perodo. Havendo empate, as decises sero atravs de prorrogao sucessivas de trs minutos, at que haja um vencedor. DURAO DAS PARTIDAS

e. f. g.

B.

a. PR-MIRIM e MIRIM a.1. At a semifinal: 4 x 6 minutos corridos e UM intervalo de trs minutos, entre o 2 e o 3 tempo. a.2. Final: 4 x 6 minutos cronometrados e UM intervalo de trs minutos, entre o 2 e o 3 tempo.
20

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


b. INFANTIL e JUVENIL b.1. At a semifinal: 4 x 7 minutos corridos e UM intervalo de trs minutos, entre o 2 e o 3 tempo. b.2. Final: 4 x 7 minutos cronometrados e UM intervalo de trs minutos, entre o 2 e o 3 tempo. c. BOLAS c.1. Sero utilizadas as bolas oficiais de cada categoria.

12. FUTEBOL
A. a. b. NORMAS: Os jogos de futebol sero disputados conforme as regras da F.P.F e C.B.F. Cada estabelecimento de ensino dever inscrever o mnimo de onze e o mximo de dezoito alunos. DURAO DAS PARTIDAS PR-MIRIM e MIRIM MASCULINO. At a semifinal: 20 x 20 minutos corridos. Intervalo: 5 minutos. Final: 25 x 25 minutos corridos. Intervalo: 10 minutos. PR-MIRIM e MIRIM FEMININO At a semifinal: 15 x 15 minutos corridos. Intervalo: 5 minutos. Final: 20 x 20 minutos corridos. Intervalo: 10 minutos. INFANTIL E JUVENIL MASCULINO At a semifinal: 25 x 25 minutos corridos. Intervalo: 5 minutos. Final: 30 x 30 minutos corridos. Intervalo: 10 minutos. INFANTIL E JUVENIL FEMININO At a semifinal: 20 x 20 minutos corridos. Intervalo: 5 minutos. Final: 25 x 25 minutos corridos. Intervalo: 10 minutos.
21

B. a. a.1. a.2. a.3. a.4. b. b.1. b.2. b.3. b.4. c. c.1. c.2. c.3. c.4. d. d.1. d.2. d.3. d.4.

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


e. BOLAS e.1. Sero utilizadas as bolas oficiais de cada categoria. C. a. b. CRITRIO DE DESEMPATE: Cobrana alternada de CINCO penalidades mximas por equipe Persistindo o empate sero cobradas alternadamente tantas penalidades quantas forem necessrias, por alunos que no participaram da 1 fase de cobranas, at que se estabelea a vantagem CARTES: O aluno que receber trs cartes amarelos dever cumprir suspenso automtica de uma partida.

D. a.

13. FUTSAL
A. a. b. B. a. a.1. a.2. a.3. a.4. b. b.1. b.2. b.3. b.4. c. c.1. c.2. c.3. c.4. NORMAS: Os jogos de futsal sero disputados conforme as regras oficiais da respectiva Federao e Confederao. Cada estabelecimento de ensino dever inscrever no mnimo cinco e no mximo catorze alunos/atletas. DURAO DAS PARTIDAS PR-MIRIM At a semifinal: 10 x 10 minutos corridos . Intervalo: 5 minutos. Final: 10 x 10 minutos cronometrados. Intervalo: 5 minutos. MIRIM At a semifinal: 12 x 12 minutos corridos . Intervalo: 5 minutos. Final: 12 x 12 minutos cronometrados. Intervalo: 5 minutos. INFANTIL E JUVENIL At a semifinal: 15 x 15 minutos corridos . Intervalo: 5 minutos. Final: 15 x 15 minutos cronometrados. Intervalo: 5 minutos.
22

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


d. BOLAS d.1. Sero utilizadas as bolas oficiais de cada categoria. e. CRITRIO DE DESEMPATE: e.1. Cobrana alternada de CINCO penalidades mximas por equipe. e.2. As cobranas no podero ser feitas pelo mesmo jogador. e.3. Persistindo o empate, sero cobradas as penalidades alternadamente, de acordo com as regras oficiais da modalidade. f. f.1. CARTES: O atleta que receber trs cartes amarelos dever cumprir suspenso automtica de uma partida. NORMAS: Os jogos de handebol sero disputados conforme as regras oficiais da respectiva Federao e Confederao. Cada estabelecimento de ensino dever inscrever no mnimo sete e no mximo catorze alunos/atletas. DURAO DAS PARTIDAS PR-MIRIM At a semifinal: 10 x 10 minutos corridos . Intervalo: 5 minutos. Final: 12 x 12 minutos cronometrados. Intervalo: 5 minutos. MIRIM At a semifinal: 12 x 12 minutos corridos. Intervalo: 5 minutos. Final: 15 x 15 minutos cronometrados. Intervalo: 5 minutos. INFANTIL E JUVENIL At a semifinal: 15 x 15 minutos corridos . Intervalo: 5 minutos. Final: 20 x 20 minutos cronometrados. Intervalo: 5 minutos.
23

14. HANDEBOL
A. a. b. B. a. a.1. a.2. a.3. a.4. b. b.1. b.2. b.3. b.4. c. c.1. c.2. c.3. c.4.

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


d. BOLAS d.1. PR-MIRIM e MIRIM - feminino e masculino - "H1" d.2. INFANTIL E JUVENIL - feminino e masculino - "H2" C. CRITRIO DE DESEMPATE As decises dos jogos de handebol sero feitas com a a.1. cobrana alternada de TRS tiros de 7 metros. Persistindo o empate, haver cobrana alternada de UM tiro a.2. de 7 metros, at que uma das equipes obtenha a vantagem. a.3. As cobranas no podero ser feitas pelo mesmo jogador.

15. VOLEIBOL
A. a. b. c. B. a. NORMAS: Cada estabelecimento de ensino dever inscrever no mnimo seis e no mximo doze alunos/atletas. A partida ser ganha pela equipe que vencer 2 sets em melhor de 3 sets. No ser utilizada a regra de LBERO. DURAO: Na fase preliminar:

a.1. Os dois primeiros sets sero de 20 pontos, sem a necessidade de diferena de DOIS pontos, ou seja, o resultado poder ser de 20 x 19. a.2. Haver UM tempo tcnico no 10 ponto e cada equipe ter direito a UM tempo para descanso de 30 segundos, solicitado pelo professor. a.3. O 3 set (decisivo) ser de 12 pontos, com diferena de dois pontos; ou seja, se o placar marcar 11 x 11, o jogo terminar em 13,15 x 15 em 17, e assim sucessivamente. a.4. NO haver tempo tcnico e cada equipe ter direito a UM tempo para descanso de 30 segundos, solicitado pelo professor. a.5. No 6 ponto haver troca de quadra. b. Nas fases semi-final e final:

b.1. Os dois primeiros sets sero de 25 pontos, com diferena


24

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


b.2. obrigatria de DOIS pontos, ou seja, se o placar marcar 24 x 24, o jogo terminar em 26. Haver DOIS tempos tcnicos no 8 e no 16 pontos, e UM tempo para descanso de 30 segundos, solicitado pelo professor. O 3 set (decisivo) ser de 15 pontos, com diferena obrigatria de DOIS pontos, ou seja, se o placar marcar 14 x 14, o jogo terminar em 16, 15 x 15 em 17, e assim sucessivamente NO haver tempo tcnico e cada equipe ter direito a UM tempo para descanso de 30 segundos, solicitado pelo professor. No 8 ponto haver troca de quadra. ALTURA DA REDE a. b. c. d. e. f. g. h. PR-MIRIM FEMININO MIRIM FEMININO INFANTIL FEMININO JUVENIL FEMININO PR-MIRIM MASCULINO MIRIM MASCULINO INFANTIL MASCULINO JUVENIL MASCULINO 2,05m 2,10m 2,15m 2,20m 2,25m 2,30m 2,35m 2,40m

b.3.

b.4.

b.5. C.

VIII. PENALIDADES E RECURSOS ARTIGO 22 - O Secretrio de Esporte, Recreao e Lazer de Guarulhos expedir portaria nomeando a Comisso Disciplinar Desportiva, que julgar os recursos impetrados em prazo hbil, e punir alunos/atletas, escolas e seus representantes, por infrao legislao desportiva especfica, nos termos do Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva. ARTIGO 23 - As decises proferidas nas reunies da Comisso Disciplinar Desportiva sero irrevogveis e irrecorrveis, produzindo efeitos imediatos, no cabendo contra elas nenhuma contestao de qualquer poder ou rgo de hierarquia superior.

25

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


ARTIGO 24 - Os recursos impetrados, devidamente fundamentados, devero ser sempre por escrito, endereados a Comisso Disciplinar Desportiva e protocolados no Comit Central Organizador, no prazo de TRS HORAS aps o trmino da partida, cabendo ao impetrante o nus da prova no prazo determinado. Pargrafo nico: No sero apreciados recursos firmados por parte que no seja diretamente prejudicada. ARTIGO 25 - Os estabelecimentos de ensino participantes devero fornecer toda e qualquer informao sobre seus alunos/atletas inscritos, solicitada por meio de documento oficial da Comisso Central Organizadora, tantas vezes, quantas necessrias, conforme o estabelecido com as Diretorias de Ensino. Pargrafo nico - O estabelecimento de ensino que no atender ou dificultar o estabelecido no "caput" com o objetivo de fazer com que a equipe adversria no possa apresentar provas dentro do prazo legal, ser considerado confesso e sofrer as penalidades previstas neste regulamento e no Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva. ARTIGO 26 - O aluno/atleta, professor/tcnico, assistente e dirigente expulso ou substitudo por indisciplina, estar automaticamente suspenso por UMA partida na modalidade, independentemente das punies que podero ser impostas pela C.D.D. Pargrafo 1 - O estabelecido no "caput" no se aplica aos atletas penalizados com carto vermelho nas modalidades de handebol e voleibol. Pargrafo 2 - No caso do professor/tcnico, este no poder mais dirigir a equipe do banco de reservas ou de qualquer outro lugar dentro do ginsio em que estiver sendo realizado o jogo. ARTIGO 27 - A equipe, tanto da modalidade individual quanto coletiva, que se ausentar de qualquer disputa (WO), estar automaticamente desclassificada da competio. Pargrafo nico Alm da desclassificao da equipe coletiva que perder o ponto de bnus e a pontuao, o estabelecimento de ensino ser penalizado com a perda de trs pontos na classificao geral.
26

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


ARTIGO 28 - Ser de inteira responsabilidade do estabelecimento de ensino, os excessos cometidos por simpatizantes ou membros de sua torcida, e este poder ser punido com a perda dos pontos em disputa e a eliminao da equipe, independentemente das demais sanes que podero ser impostas pela C.D.D. ARTIGO 29 - Quando a suspenso de uma partida for motivada pela indisciplina de uma equipe, esta perder os pontos disputados, independentemente do placar numrico no momento do fato e das sanes que podero ser impostas pela C.D.D. ARTIGO 30 - O mau comportamento esportivo de alunos/atletas, professores, tcnicos, dirigentes ou pessoas vinculadas ao estabelecimento de ensino, bem como o desrespeito ou desacato aos membros da Comisso Central Organizadora, seus representantes ou integrantes da arbitragem, implicar em suspenso automtica do infrator por DUAS partidas em qualquer modalidade at o julgamento, bastando a representao por escrito, na smula. ARTIGO 31 - A recusa em cumprimentar o adversrio ao final dos jogos implicar na suspenso automtica de UMA partida, desde que relatado em smula. ARTIGO 32 - O dirigente que for punido no poder acompanhar sua equipe durante os jogos, nem manifestar-se em reunies da C.D.D., enquanto perdurar a sano imposta. ARTIGO 33 - O representante ou qualquer elemento vinculado ao estabelecimento de ensino, que apresentar conduta de desrespeito ao aluno/atleta ser punido com suspenso imediata ou eliminao. ARTIGO 34 - Qualquer ato, antes ou depois de todas as partidas, que atente moral e aos bons costumes e venha a denegrir a imagem da O.C.G., implicar na suspenso automtica do infrator, alm de outras penalidades que podero ser impostas pela C.D.D. IX. PONTUAO, CLASSIFICAO E PREMIAO

27

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


ARTIGO 35 A classificao das modalidades, por categoria e sexo, obedecer tabela de pontuao abaixo, que tambm ser aplicada na apurao do campeo geral.

1 LUGAR 2 LUGAR 3 LUGAR 4 LUGAR 5 LUGAR 6 LUGAR 7 LUGAR 8 LUGAR

10 7 6 5 4 3 2 1

PONTOS PONTOS PONTOS PONTOS PONTOS PONTOS PONTOS PONTO

Pargrafo 1 - Independentemente de qualquer situao, devero ser classificados os oito primeiros colocados de cada modalidade, categoria e sexo. Pargrafo 2 - Ser atribudo um ponto de bonificao ao estabelecimento de ensino, pela participao por modalidade, categoria e sexo. ARTIGO 36 - Para a obteno da classificao do 3 ao 8 lugar, nas modalidades coletivas, ser utilizado o seguinte critrio: a. b. c. 3 e 4 lugar: equipes perdedoras da campe e vice-campe, na fase semifinal. 5 e 6 lugar: equipes perdedoras da campe e vice-campe nas quartas de final. 7 e 8 lugar: equipes perdedoras dos 3 e 4 colocados nas oitavas de final.

ARTIGO 37 - O critrio de desempate por estabelecimento de ensino na classificao final ser o seguinte: a. b. Maior nmero de 1 lugar; Persistindo, o desempate ser feito pelo maior nmero de 2 lugar, e assim sucessivamente com as classificaes subsequentes.
28

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


ARTIGO 38 - A Comisso Central Organizadora proclamar anualmente os classificados nas modalidades individuais e coletivas, conferindo-lhes medalhas e trofus, como segue: a. Os alunos/atletas classificados em 1, 2 e 3 lugares, nas provas individuais, e 1 e 2, nas coletivas, recebero medalhas. Os estabelecimentos de ensino que forem classificados anualmente em 1, 2 e 3 lugares, por Diretoria de Ensino Norte e Sul e da Rede Particular de Ensino, no quadro geral de resultados, faro jus a um trofu de posse definitiva. Os estabelecimentos de ensino que conquistarem o 1 e 2 lugares por modalidade, categoria e sexo, faro jus a um trofu de Campeo e Vice-campeo, respectivamente, tambm de posse definitiva.

b.

c.

ARTIGO 39 - A entrega dos trofus de CAMPEO, VICE-CAMPEO E 3 COLOCADO GERAL por Diretoria de Ensino - Norte e Sul e da Rede Particular de Ensino, ser feita no encerramento da ltima partida da OCG, em local pr-determinado ou no estabelecimento de ensino. X. DESFILE DE ABERTURA

ARTIGO 40 A participao no DESFILE DE ABERTURA ser obrigatria a todos os estabelecimentos de ensino inscritos. Pargrafo 1 - A no participao do estabelecimento de ensino implicar em sua eliminao. ARTIGO 41 - O DESFILE DE ABERTURA da XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE ser realizado no dia 14/09/2013 s 9h00, no Ginsio Poliesportivo Paschoal Thomeo. Pargrafo 1 - A concentrao das escolas que participaro do desfile ter incio as 8h00. Pargrafo 2 - Apenas o representante oficial da escola dever, imediatamente aps a chegada no local, retirar o banner de identificao da escola, uma camiseta do evento e o boletim informativo n 1.

29

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


Pargrafo 3 - Ser PROIBIDO a qualquer estabelecimento de ensino fazer qualquer parada, expor qualquer tipo de adereo, alegoria, apresentao, faixa, placa, material de propaganda e at mesmo pavilhes. O desacato implicar na perda de trs pontos na classificao geral, alm do ponto de bonificao. ARTIGO 42 - Os alunos/atletas devem pertencer ao estabelecimento de ensino pelo qual desfilaro. Pargrafo 1 - No h limite para o nmero de alunos/atletas que desfilaro, porm, ao trmino do desfile, apenas os QUINZE primeiros podero permanecer na quadra e os demais sero orientados e encaminhados ao local reservado na arquibancada. ARTIGO 43 - A critrio do estabelecimento de ensino, o uniforme para o Desfile de Abertura poder ser completo de educao fsica ou agasalhos para ambos os sexos. Pargrafo nico - A no padronizao do uniforme, conforme o estipulado no "caput" e a critrio da C.C.O., poder eliminar o estabelecimento de ensino. XI. CONSIDERAES GERAIS

ARTIGO 44 - Comisso Central Organizadora ficam delegados os mais amplos e irrestritos poderes para solucionar nos locais de competio, os casos no previstos neste regulamento, e no cabero, em hiptese alguma, recursos e nenhum tipo de solicitao aos superiores quadros de direo. ARTIGO 45 - As tabelas depois de elaboradas sofrero modificaes APENAS E EXCEPCIONALMENTE por determinao expressa da Comisso Central Organizadora. ARTIGO 46 - Os boletins oficiais expedidos pela Comisso Central Organizadora sero considerados normativos e parte integrante deste regulamento. ARTIGO 47 - A Secretaria de Esporte, Recreao e Lazer de Guarulhos estar isenta de qualquer responsabilidade pelo estado de sade do aluno/atleta inscrito para participar da Olimpada Colegial Guarulhense, sendo esta responsabilidade exclusiva do estabelecimento de ensino.
30

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE


Pargrafo 1 - Em caso de acidentes durante a realizao das competies, sero prestados os PRIMEIROS SOCORROS com imediato encaminhamento e transporte ao servio hospitalar de urgncias do HMU - Hospital Municipal de Urgncias, localizado Praa Dr. Lauro de Souza Lima, s/n, bairro do Bom Clima. Pargrafo 2 - No ser de responsabilidade da Secretaria de Esporte, Recreao e Lazer de Guarulhos, em hiptese alguma, o pagamento de servios mdicos prestados ao aluno/atleta por entidades e/ou convnios particulares. ARTIGO 48 Os regulamentos especficos sero passveis de modificao e acompanharo as determinaes das respectivas Federaes. ARTIGO 49 - O Secretrio de Esporte, Recreao e Lazer de Guarulhos nomear anualmente o Coordenador Geral e os membros que comporo a Comisso Central Organizadora da Olimpada Colegial Guarulhense, por meio de ato oficial que ser publicado no Dirio Oficial do Municpio. ARTIGO 50 - Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso Central Organizadora, no cabendo contra as suas decises, recursos aos superiores cargos de direo.

COMISSO CENTRAL ORGANIZADORA 2013

Informaes Site: www.olimpiadacolegial.com Fones: 2087-6850 / 2087-6867 / 2087-6868 e 2087-6869

31

XLIII OLIMPADA COLEGIAL GUARULHENSE

Fique atento a estas datas


INSCRIES ON-LINE

07/08 1/09/2013

BLOQUEIO DO SISTEMA

02/09/2013

CONGRESSO TCNICO E SORTEIOS

03/09/2013

ABERTURA

14/09/2013

DISPUTAS

15 27/09/2013

32

Das könnte Ihnen auch gefallen