Sie sind auf Seite 1von 3

Ambientes Virtuais e Mdias de Comunicao :: Tarefa da Semana 3 Aluno: Jayme Seawright de Araujo Polo: Itapetininga Tema ou Assunto: Redes

sociais propagando conhecimento 1. Mdia escolhida:

Redes Sociais: FACEBOOK

2. Objetivos a serem atingidos:

Redes sociais so ferramentas tecnolgicas que auxiliam no processo de relacionamentos sociais virtuais, no desconsiderando quem os manipulam. So exemplos dessas ferramentas: MySpace, Twiter, Facebook, Orkut, Ebah, LinkIn, Google+, dentre outros. Com tais ferramentas, o pblico a ser atingido ampliado vastamente, pois as redes citadas so largamente utilizadas entre os estudantes, o Facebook hoje a maior rede social do mundo, contando com mais de 900 milhes usurios. Redes sociais tm ampliado a interatividade e a flexibilidade de tempo no processo educacional, por isso possvel fazer uso das redes sociais para contribuir no processo de ensino-aprendizagem (Silva & Cogo, 2007). Devido familiarizao dos alunos com as redes sociais, mesmo que o objetivo no seja a educao, o uso de tal ferramenta certo, portanto explorar seus recursos facilitado (Patrcio & Gonalves, 2010). A maior problemtica est no fato das redes sociais serem consideradas como elemento de distrao nas escolas. Na maior parte das instituies de ensino o acesso a essas pginas bloqueado para os alunos.
3. Link do trabalho: http://pt.scribd.com/doc/159150974/Tarefa-3

4. Inovao/Criatividade: As interfaces em geral, para este tipo de ferramenta, no so muito intuitiva, muito pelo contrrio, em alguns casos demanda de muito conhecimento sobre internet e configurao, o Facebook, que neste caso a ferramenta em anlise, um exemplo de ferramenta no intuitiva, pois a configurao de certas reas complicada do ponto de vista tcnico. No quesito inovao ele na verdade apenas uma das muitas redes sociais que existem, mas devido a uma srie de inseres criativas tornou-se a excelente ferramenta de interao. O que nos ajuda no processo educacional, pois alm de termos milhares de pessoas interconectadas, anda nos disponibiliza vrias ferramentas, como compartilhamento de arquivos, chat, informaes separadas por assunto de interesse, o que ajuda no processo de pesquisa, aplicativos diversos, assistir vdeo aulas, enfim uma infinidade de recursos que se bem usado auxiliam no processo ensino x aprendizado. 5. Referncias:

Escola Aberta. Disponvel em http://www.escolaaberta.com.br/?p=10441. Acesso em 07 de Agosto de 2013. Facebook. Disponvel em facebook.com.br. Acesso em abril de 2010. Patrcio, R., & Gonalves, V. Facebook: rede social educativa? Encontro Internacional TIC e Educao. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educao. 593-598, 2010. http://bibliotecadigital.ipb.pt/bits tream/10198/3584/1/118.pdf SILVA, A. P. S. S.; COGO, A. L. P. Aprendizagem de puno venosa com objeto educacional digital no curso de graduao em enfermagem. Revista Gacha de Enfermagem. Porto Alegre/RS, v. 28, n. 2, p.185-192, 2007. ZANCANARO, Airton et al. Redes Sociais na Educao a Distncia: uma anlise Do projeto e-Nova. Datagramazero: Revista da Informao, Florianpolis, v. 13, n. 2, abr. 2012. Disponvel em: <http://www.dgz.org.br/abr12/Art_05.htm>. Acesso em: 30 out. 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen