Sie sind auf Seite 1von 5

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Rafael Tonassi

01. (TRT9 AJAJ 2010) 32. Joana est gozando regularmente de suas frias. Joo no est trabalhando neste domingo tendo em vista que laborou regularmente nos demais dias da semana. Vitrio est ausente de seus servios em razo do nascimento de seu filho. Moiss foi eleito para o cargo de diretor no permanecendo a subordinao jurdica inerente relao de emprego e Jair est afastado de seu emprego para exercer cargo pblico no obrigatrio. Nestes casos, consideram-se suspensos APENAS os contratos de trabalho de: (A) Joana, Moiss e Jair. (B) Joana, Joo e Vitrio. (C) Joana e Moiss. (D) Moiss e Jair. (E) Vitrio e Jair. 02. (TRT22 AJAA 2010) 51. Em regra, a suspenso do contrato individual de trabalho a paralisao temporria do contrato de trabalho quando a empresa: (A) est obrigada a remunerar os dias de afastamento, como por exemplo, o perodo de frias. (B) est obrigada ao pagamento do salrio, como por exemplo, no afastamento por trs dias em razo de casamento. (C) est obrigada ao pagamento do salrio, como por exemplo, quando tiver que comparecer em juzo. (D) no est obrigada ao pagamento do salrio, como por exemplo, na licena-paternidade. (E) no est obrigada ao pagamento do salrio, como por exemplo, na falta injustificada. 03. (TRT14 AJEM 2011) 45. A Consolidao das Leis do Trabalho prev hipteses de interrupo do contrato de trabalho, autorizando o empregado a no comparecer ao servio sem prejuzo do salrio at trs dias consecutivos em caso de: (A) se alistar como eleitor. (B) doao voluntria de sangue. (C) falecimento de ascendente. (D) falecimento de irmo.

(E) casamento. 04. (TRT12 TJAA 2010) 37. Considere: o empregado que falta por um dia, em cada 12 meses de trabalho, em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada; o empregado que falta at dois dias consecutivos ou no, para o fim de alistar eleitor nos termos da lei respectiva e o empregado que falta at dois dias consecutivos, em caso de falecimento do cnjuge. Nestes casos, durante os dias em que faltaram, os empregados tero os respectivos contratos de trabalho: (A) suspenso, suspenso e interrompido. (B) interrompido. (C) interrompido, suspenso e interrompido. (D) interrompido, interrompido e suspenso. (E) suspenso. 05. (TRT24 AJAJ 2011) 45. O empregado que, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunio oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro, ter o seu contrato de trabalho: (A) interrompido pelo tempo em que a reunio se realizar, no compreendendo a viagem de ida at o local onde ser realizada a reunio e a de volta. (B) suspenso pelo tempo que se fizer necessrio, compreendendo a viagem de ida at o local onde ser realizada a reunio e a de volta. (C) interrompido pelo tempo que se fizer necessrio, compreendendo a viagem de ida at o local onde ser realizada a reunio e a de volta. (D) suspenso pelo tempo em que a reunio se realizar, no compreendendo a viagem de ida at o local onde ser realizada a reunio e a de volta. (E) suspenso pelo prazo mximo de quinze dias, compreendendo a viagem de ida at o local onde ser realizada a reunio, e a de volta, desde que no ultrapasse este prazo legal. 06. (TRT9 TJAA 2010) 30. Considere: I. O dia de descanso aos domingos, tendo em vista o labor regular durante a semana.

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Rafael Tonassi

II. Frias. III. Duas semanas de licena mdica de empregada em razo de aborto espontneo. IV. Suspenso disciplinar. Tratam-se de hipteses de interrupo de contrato de trabalho as indicadas APENAS em: (A) I, II e IV. (B) II, III e IV. (C) I e II. (D) I e III. (E) I, II e III. 07. (TRT8 AJAJ 2010) 60. Segundo a CLT, o empregado que deixar de comparecer ao servio pelo tempo que se fizer necessrio, quando tiver que se apresentar em juzo, e o empregado que estiver em licena paternidade, tero o contrato de trabalho: (A) suspenso e interrompido, respectivamente. (B) interrompido e suspenso, respectivamente. (C) suspenso. (D) interrompido. (E) extinto e interrompido, respectivamente. 08. (TRT4 AJAJ 2011) 45. Trata-se de hiptese de interrupo do contrato de trabalho: (A) a ausncia por motivo de licena sem remunerao concedida pelo empregador tendo em vista a existncia de motivo plausvel. (B) o perodo de afastamento para desempenho de encargo pblico como, por exemplo, cargo pblico eletivo. (C) o perodo de suspenso disciplinar no relevada pelo empregador ou cancelada pela Justia do Trabalho. (D) a participao em greve, sem recebimento de salrio. (E) a ausncia ao trabalho dos representantes dos trabalhadores no Conselho Curador do Fundo de Garantia por tempo de servio, decorrentes de atividades desse rgo.

09. (TRT8 AJAA 2010) 50. Considerando que hoje domingo e a empresa F no possui expediente de trabalho, todos os seus funcionrios encontram-se no gozo de repouso semanal remunerado, com exceo de Mrio que est realizando prova de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior. Nos casos dos empregados e de Mrio ocorreu a: (A) suspenso e extino do contrato de trabalho, respectivamente. (B) suspenso do contrato de trabalho. (C) interrupo e suspenso do contrato de trabalho, respectivamente. (D) suspenso e interrupo do contrato de trabalho, respectivamente. (E) interrupo do contrato de trabalho. 10. (TRT12 TJAA 2010) 40. Nos contratos individuais de trabalho, a determinao do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana, (A) considerada alterao unilateral, sendo necessria, alm da anuncia expressa do empregado, o pagamento de indenizao. (B) considerada alterao unilateral, no sendo necessria anuncia do empregado, desde que seja paga a correspondente indenizao. (C) no considerada alterao unilateral. (D) considerada alterao unilateral, sendo necessria a existncia de norma coletiva autorizadora. (E) considerada alterao unilateral, sendo necessria apenas a anuncia expressa do empregado. 11. (TRT14 TJAA 2011) 47. A reverso, ou seja, o retorno do empregado que ocupava cargo de confiana ao cargo de origem, : (A) vedada pela Consolidao das Leis do Trabalho, fazendo jus o empregado a uma indenizao de seis salrios contratados com os acrscimos legais.

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Rafael Tonassi

(B) vedada pela Consolidao das Leis do Trabalho em razo do princpio da imutabilidade contratual. (C) vedada pela Consolidao das Leis do Trabalho em razo do princpio da proteo. (D) vedada pela Consolidao das Leis do Trabalho sujeitando o empregador a multa administrativa de cinco salrios mnimos vigentes. (E) permitida pela Consolidao das Leis do Trabalho. 12. (TRT4 AJAJ 2011) 50. Jos, empregado da empresa X, h onze anos atrs, passou a exercer o cargo B, recebendo gratificao pela funo exercida. Sem justo motivo, sua empregadora pretende revert-lo para o seu cargo efetivo. Neste caso, a empresa X: (A) poder retirar-lhe a gratificao devendo indenizar Jos no valor da gratificao suprimida multiplicada por onze. (B) no poder retirar-lhe a gratificao tendo em vista o princpio da estabilidade financeira. (C) poder retirar-lhe a gratificao devendo indenizar Jos no valor da gratificao suprimida multiplicada por seis. (D) poder retirar-lhe a gratificao, tendo em vista que Jos no exercer mais a funo pela qual recebe a gratificao. (E) s poder retirar-lhe a gratificao se autorizado pelo sindicato da categoria, bem como indenizar Jos em um salrio mnimo por ano de exerccio da funo. 13. (TRT22 TJAA 2010) 46. Com relao alterao do contrato de trabalho, considere: I. Mudana do local de trabalho, sem anuncia do empregado, com a alterao de seu domiclio. II. Transferncia quando ocorrer extino do estabelecimento em que trabalhar o empregado. III. Transferncia do empregado para localidade diversa da qual resultar do contrato quando desta decorra necessidade do servio, sob pagamento suplementar, nunca

inferior a 25% do salrio, enquanto durar esta situao. lcita a alterao do contrato de trabalho o que consta APENAS em: (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 14. (TRT14 AJEM 2011) 44. A Consolidao das Leis do Trabalho permite a transferncia de empregado para localidade diversa da que resultar do contrato em caso de necessidade de servio. Nesse caso, o empregador: (A) ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 30% dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situao. (B) est desobrigado ao pagamento de qualquer verba suplementar, tendo em vista que a transferncia ocorreu em caso de necessidade de servio e no ser por tempo indeterminado. (C) s ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 35% dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, se a transferncia ultrapassar sessenta dias, sendo devido enquanto durar essa situao. (D) ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situao. (E) s ficar obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 30% dos salrios que o empregado percebia naquela localidade, se a transferncia ultrapassar noventa dias, sendo devido enquanto durar essa situao. 15. (TRT8 TJAA 2010) 51. Joaquim cometeu delito tipificado pelo Cdigo Penal brasileiro e sofreu condenao em primeira instncia. Seu advogado apresentou recurso cabvel tempestivamente, porm, ainda no houve julgamento. Diante desta situao, seu contrato individual de trabalho por prazo determinado:

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Rafael Tonassi

(A) no sofrer qualquer alterao. (B) poder ser rescindido por justa causa obreira. (C) ser suspenso. (D) ser interrompido. (E) ser automaticamente rescindido por fora maior.

ISOLADA COMEANDO DO ZERO Direito do Trabalho Rafael Tonassi

GABARITO 01. D 02. E 03. E 04. B 05. C 06. E 07. D 08. E 09. E 10. C 11. E 12. B 13. E 14. D 15. A

Das könnte Ihnen auch gefallen