Sie sind auf Seite 1von 11

Aula

VALES FLUVIAIS

META
Apresentar uma abordagem objetiva do tema mostrando como os rios esculpem os seus vales e assumem uma variedade de formas medida que canalizam gua para jusante.

OBJETIVOS
Ao nal desta aula, o aluno dever: entender o conceito e os processos para o desenvolvimento dos vales uviais; conhecer a classicao dos vales de acordo com o controle estrutural; e caracterizar os tipos de vales de acordo com o perl transversal.

(Fontes: http://birdwatching.spea.pt)

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

INTRODUO
Vale uvial a designao dada ao corredor ou depresso longitudinal, de tamanho e formas variadas, ocupado pelo curso de gua. Constitui-se numa forma topogrca que abrange talvegue e duas vertentes com dois sistemas de declives convergentes (GUERRA e GUERRA, 1997), Figura 8.1. Ainda segundo os autores, a forma do vale e o seu traado relacionamse com:

Figura 8.1 Vale uvial. (Fonte: Fonte: Suertegaray, 2003).

- estrutura - natureza das rochas - volume do relevo - clima - fase em que se encontra no ciclo morfolgico

126

Vales Fluviais

Aula

DESENVOLVIMENTO DOS VALES FLUVIAIS


A formao e o desenvolvimento dos vales uviais so resultantes da interferncia de trs linhas evolutivas: 1. Escavamento do leito ou aprofundamento do talvegue relaciona-se com os vrios processos ligados com a dinmica uvial, responsveis pela eroso, transporte e sedimentao ao longo do curso de gua que so interdependentes dentro de relaes constantemente mutveis do uxo e da carga existente. 2. Alargamento das vertentes est relacionado com a atuao dos processos morfogenticos sobre as vertentes em ntima conexo com os processos uviais atuantes no canal, cuja localizao funciona como nvel de base Resulta, principalmente, da atuao dos seguintes processos: a) eroso lateral ou areolar remove o material da base das vertentes ocasionando solapamento basal e promovendo o desmoronamento de materiais at o rio. Levada a efeito por torrentes ou correntes concentradas, a carga grosseira do leito constitui o pavimento detrtico que impede o entalhamento no sentido vertical. A corrente erode e alarga as margens, depositando e removendo o material, estabelecendo um equilbrio sempre precrio.

Desmoronamento constitui-se numa poro do terreno que se destaca, em massa, sobre um anco abrupto, deixando na vertente uma cicatriz (nicho de arranmento). As causas podem ser naturais ou antrpicas.
b) escoamento pluvial sobre as encostas remove grande quantidade de detritos, ocasionando o rebaixamento e ampliao das vertentes. c) formao de sulcos e ravinas nas vertentes relacionada com a ao das enxurradas, torna visvel a intensidade do fenmeno denudacional (Figura 8.2). Os ravinamentos ocorrem em quase todas as regies climticas, tanto em vertentes suaves como nas mais ngremes e sua origem est relacionada com: - superfcies desprovidas de vegetao pelo desmatamento ou pouco vegetadas como nas regies semi-ridas; - terras agrcolas; - reas que sofreram mudanas ambientais ou climticas; e - reas que sofreram queimadas e superpastoreio. Nessas condies, os processos erosivos so intensicados pelo aumento do escoamento ou pela incapacidade dos canais em absorver o uxo de gua. Na atualidade, o termo badland descreve qualquer paisagem semi-rida caracterizada pela dissecao erosiva em sulcos e ravinas nas formaes rochosas de pouca resistncia eroso.

127

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

Figura 8.2 Eroso por ravinamento nas Badlands de Dakota do Sul (EUA). (Fonte: Press et al., 2006).

Badland terra imprpria para a agricultura, muito erodida pela eroso pluvial, e cheia de sulcos ou valetas de profundidades variadas. Intemperismo conjunto de processos advindos da exposio continuada da rocha ao de agentes atmosfricos e biolgicos que promovem a desintegrao mecnica e a decomposio qumica desta. Os fenmenos que atuam nos processos intempricos, separada ou intimamente, podem ser fsicos, qumicos, biolgicos ou fsicoqumicos e so eles que vo fazer a diferenciao do processo de intemperismo em vrios tipos: intemperimo fsico, intemperismo qumico e intemperismo biolgico.

d) meteriozao ou intemperismo e os movimentos de massa do regolito a meteorizao responsvel pela formao do manto de alterao, cujos detritos so removidos pelos movimentos de massa, reconhecidos como importantes processos geomrcos modeladores da superfcie terrestre.

128

Vales Fluviais

Aula

Constituem-se no deslocamento de solo e rocha vertente abaixo, sob a inuncia da gravidade, sendo desencadeados pela interferncia direta da gua e do gelo, que induzem um estado de uidez no solo. So fenmenos comuns em terrenos acidentados ngremes, podendo ocorrer em vertentes de baixa declividade. Grandes desmoronamentos so freqentes em regies tectonicamente ativas. Outros so causados ou induzidos pela presso de gua no solo. De acordo com Leopold, Wolman e Miller (1964), citados por Bigarella (2003) as reas sujeitas a movimentos de massa possuem as seguintes caractersticas ou atributos: a) intemperismo profundo das rochas; b) presena de estruturas sedimentares favorveis e de litologia variada; c) presena de argilas expansivas; d) teor elevado de umidade; e) possibilidade de ao criogncia perene, sazonal ou de tempo menor; f) ocorrncia de terremotos; e g) vertentes perturbadas pela ao de ondas ou dos rios. As condies que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geolgica, da declividade da vertente (forma topogrca), do regime de chuvas (em especial os episdios pluviais intensos), da perda de vegetao e da atividade antrpica, bem como pela existncia de espessos mantos de intemperismo e presena de nveis ou faixas impermeveis que atuam como planos de deslizamentos (CHRISTO FOLETTI, 1984).

Deslizamentos deslocamentos de massas de solo sobre um embasamento saturado de gua. Os deslizamentos dependem de vrios fatores, tais como: inclinao das vertentes, quantidade e freqncia das precipitaes, ausncia de vegetao, vertentes de acentuada declividade, consolidao do material, etc. A ao humana muitas vezes pode acelerar os deslizamentos, atravs da utilizao irracional de reas acidentadas.

3. Aumento da extenso ou encompridamento dos vales pode ocorrer de trs maneiras: a) eroso regressiva, processo signicativo para os pequenos vales; b) aumento da extenso das curvas mendricas; e c) prolongamento das desembocaduras devido ao entulhamento dos lagos ou movimentos eustticos dos oceanos.

129

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

Eustasia designa as variaes lentas do nvel dos mares. Os movimentos eustticos podem ser positivos quando as guas invadem as terras, tambm chamados de transgresses marinhas; negativos quando as guas se afastam da linha litornea, tambm denominados regresses marinhas.

CLASSIFICAO DOS VALES


Os principais critrios para as classicaes dos vales esto relacionados com o controle estrutural e com a morfologia do perl transversal. A classicao de acordo com o controle estrutural est relacionada com os tipos de estruturas geolgicas que controlaram a sua evoluo: a) vales homoclinais so aqueles que acompanham, no anco das dobras ou nas estruturas monoclinais, as camadas de rochas frgeis. Em geral, so os vales subseqentes da classicao gentica; b) vales anticlinais seguem os eixos dos anticlinais que foram entalhados (Figura 8.3);

Figura 8.3 Estgios de desenvolvimento de cristas e vales em montanhas dobradas. (Fonte: Press, et al., 2006).

c) vales sinclinais coincidem com os eixos dos sinclinais; e d) vales de falha seguem as depresses estabelecidas como consequncia direta do falhamento;

130

Vales Fluviais

Aula

e) vales de linhas de falha so resultantes da eroso que seguem as linhas de falha. O curso de alguns vales, ou trechos deles, pode estar controlado por sistemas de diclases. Em relao aos tipos bsicos de vales de acordo com o perl transversal podemos citar, conforme Christofoletti (1981), Figura 8.4:

Figura 8.4 Tipos bsicos de vales de acordo com o perl transversal: (1) vales em garganta; (2) vale em V; (3) vale em mangedoura; (4) vales assimtrico; (5) vale com terraos uviais; (6) vale em U. (Fonte: Christofoletti, 1981).

1. Vales em garganta apresentam largura estreita e entalhes profundos, com vertentes quase verticais. Sua forma mais especca encontrada em reas de rochas resistentes, podendo apresentar at centenas de metros de profundidade, quando a amplitude altimtrica elevada. Nas regies de rochas frgeis, os rios de alta declividade e elevado potencial erosivo podem entalhar de modo muito rpido, sem que haja alargamento no sentido horizontal, fazendo com que a largura do vale, em sua parte superior, seja menor que a do fundo do vale. Nas regies de rochas sedimentares horizontais, o entalhamento uvial atravessa rochas de desigual resistncia e o perl transversal apresenta vrios patamares estruturais, como Grand Canyon do Colorado, nos Estados Unidos (Figura 8.5).

131

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

Figura 8.5 Canyon do Colorado (Fonte: www.mundodesbravador.com).

2. Perl de forma de V indicam uma relao equilibrada entre o entalhamento e o alargamento. Geralmente, so esculpidos em material homogneo e as vertentes so simtricas (Figura 8.6).

Figura 8.6 Vale meandrante do rio San Juan, Utah (EUA), com a forma de V, virtualmente sem plancie de inundao. (Fonte: Press et al., 2006).

132

Vales Fluviais

Aula

3. Vales de mangedoura ou calha quando o entalhamento diminui, aproximando-se de zero, h um alargamento cada vez maior do fundo do vale, atravs da expanso da plancie de inundao. Os limites com as vertentes so sempre ntidos e o perl transversal, em seu conjunto, varivel, de acordo com a inclinao das vertentes. 4. Vales em terraos uviais a sucesso de fases de acumulao e de entalhamento pode originar, nas bordas do vale, o surgimento de vrios degraus com sedimentos correlativos de tais fases. 5. Vales assimtricos os pers das vertentes do vale so muito diferentes, uma escarpada e a outra suave. A camada resistente responsvel pela vertente mais ngreme. Este tipo de vale comum nas reas com estruturas monoclinais e dobradas e nas regies de canais mendricos encaixados, quando se verica o deslocamento e a ampliao das curvas dos meandros. 6. Vales com perl em U so elaborados por uma sucesso de fases uviais e glacirias, principalmente em rochas resistentes (Figura 8.7). As paredes das vertentes so muito ngremes, quase verticais e retilneas e o fundo do vale geralmente amplo e plano. Ao longo do vale principal a embocadura dos vales subsidirios se faz com ntida diferena altimtrica, constituindo os vales suspensos. Esto connados em reas que sofreram glaciao e nas regies de relevo crstico.

Figura 8.7 Vale em forma de U. (Fonte: Whitman, 2006).

133

Geomorfologia Fluvial e Hidrograa

VALES MENDRICOS E VALES EPIGNICOS


Os vales mendricos so aqueles que apresentam sinuosidade regulares, em virtude do escavamento uvial. Os meandros, devido ao soerguimento regional ou ao abaixamento do nvel de base, vo entalhando as camadas subjacentes e o vale passa a ter a mesma feio do rio mendrico antecedente. Os vales epignicos esto relacionados com o processo de epigemia, ou seja, entalhamento de um curso de gua em rochas tenras e duras, a partir de uma camada sedimentar. A epigenia ocorre: por antecedncia a rea onde est instalado o curso dgua afetada por um soerguimento tectnico e o rio manteve o seu curso original apesar das mudanas nas rochas subjacentes e no relevo, formando uma garganta de paredes escarpadas. por superimposio o rio ui atravs de rochas sedimentares que so sobrejacentes s camadas dobradas, de diferentes resistncias. Ao longo do tempo, o rio entalha as rochas subjacentes, de um anticlinal soterrada, formando uma garganta ou desladeiro.

CONCLUSO
A dinmica dos ambientes uviais, onde os processos de eroso, transporte e deposio ocorrem numa escala horria, envolve a atuao do curso de gua e dos processos morfogenticos atuantes nas vertentes, responsveis pela formao dos vales. A formao e o desenvolvimento dos vales uviais resultam, sobretudo, dos processos de eroso linear e aerolar pelo rio bem como pela eroso regressiva das cabeceiras de drenagem, aumento de extenso das curvas mendricas e prolongamento das desembocaduras uviais. Os principais critrios para a classicao dos vales esto relacionados com o controle estrutural e a morfologia do perl transversal.

RESUMO
O contedo da aula sobre vales uviais destaca os processos responsveis pelo seu desenvolvimento. Enfatiza a classicao dos vales em relao ao controle estrutural, relacionado com a presena de dobras e falhas e discute os tipos bsicos de sua morfologia de acordo com o perl transversal. Finaliza diferenciando os vales mendricos dos epignicos.

134

Vales Fluviais

Aula

AUTOAVALIAO
1. Que contedo terico considerou mais importante para o seu conhecimento sobre os vales uviais? 2. Como situar essa aula em relao s redes de drenagem abordadas na aula 3? 3. Faa um comentrio sobre os vales mendricos e epignicos, levando em conta a geologia, ou seja, litologia e estrutura. 4. Que tipo de informao possvel obter atravs dos vales anticlinais e sinclinais? 5. Como ocorre o processo de eroso ao longo do vale que tem o perl em forma de V?

PRXIMA AULA
Na prxima aula voc ser apresentado ao estudo quantitativo de uma bacia hidrogrca atravs da anlise morfomtrica.

REFERNCIAS
BIGARELLA, Joo Jos. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianpolis: Editora da UFSC, 2003. CHRISTOFOLETTI, Antonio. Geomorfologia Fluvial. So Paulo: Edgard Blucher, 1981. GUERRA, Antonio Teixeira; GUERRA, Jos Antonio Teixeira. Novo dicionrio geolgico-geomorfolgico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

135

Das könnte Ihnen auch gefallen