Sie sind auf Seite 1von 33

Computao Grfica Fatec Zona Sul Professora Denise Neves Elaborao : Eliane Fonseca e Priscila Pereira(alunas V Ciclo-2008)

Sumrio
1 Sobre o GIMP 2 Iniciando o GIMP 3 Abrindo um Arquivo no GIMP 4 Abrindo um Novo Documento no GIMP 5 Camadas 6 Apresentando Algumas Ferramentas do GIMP 6.1 Ferramentas de Seleo 6.1.1 Seleo Retangular 6.1.2 Seleo Elptica 6.1.3 Seleo Livre 6.1.4 Seleo Contgua 6.1.5 Seleo por Cor 6.2 Ferramentas de Transformao 6.2.1 Mover 6.2.2 Rotacionar 6.2.3 Redimensionar 6.3 Texto 6.4 Borracha 6.5 Preenchimento 7 Exemplo de uma imagem manipulada no GIMP

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

GIMP

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

1 Sobre o GIMP
O GIMP um software gratuito e de cdigo livre que possibilita fazer o tratamento de imagens digitais. O nome GIMP significa GNU Image Manipulation Program (Programa de Manipulao de Imagens GNU). Ele possibilita trabalhar com diversos formatos de imagens. Semelhante ao Adobe Photoshop, o GIMP uma das maiores referncias para o tratamento de imagens no mundo do software livre.

2 Iniciando o GIMP
Ao inicializar o GIMP, o programa abrir essas trs telas: a do menu do GIMP, a janela de camadas e uma janela de dicas do GIMP.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

3 Abrindo um Arquivo no GIMP


Ao clicar em Arquivo e depois em Abrir o GIMP abrir uma janela para buscar no arquivo uma imagem para ser trabalhada no GIMP.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

Ao abrir a imagem voc utilizar o GIMP em duas telas: uma onde ir manipular a imagem e outra que a tela do menu do GIMP com todas as ferramentas.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

4 Abrindo um Novo Documento no GIMP


Para abrir um documento em branco no GIMP clique no Menu Arquivo/Novo (Ctrl + N). Surgir a janela mostrada abaixo:

Clique em Opes Avanadas para deixar a janela como mostrada na figura acima. 01 Modelo: Ao clicar nesta caixa, sero exibidos modelos de tamanho de arquivos. Entre eles: 640X480, 800X600, etc. Podemos ainda determinar a orientao da pgina, se em Retrato (em p) ou Paisagem (deitada). Veja abaixo:

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

02 Tamanho da Imagem: Dividi-se em Largura e Altura. Trs tambm a opo de definir o sistema mtrico que ser usado. Clicando na caixa pixels que uma medida, podemos mudar a opo. Caso queira mais opes clique em Mais. 03 Resoluo: Oferece a possibilidade de definir qual a resoluo usada na imagem. A resoluo pode ser encarada como a qualidade da imagem. Como uma imagem bitmap formada por um mapa de bits, a resoluo determina a qualidade deste mapa. Quanto maior o valor, maior a qualidade da imagem e maior o tamanho do arquivo. Quanto menor o valor, menor a qualidade da imagem e menor o tamanho do arquivo. 04 Espao de Cor: Oferece cor RGB e Tons de cinza. RGB rene trs cores: R = Red (vermelho), G = Green (verde) e B = Blue (Azul). A combinao dessas trs cores formam todas as cores que vemos no monitor do computador, em televises e projees. So ideais para trabalhar no GIMP pois com este espao de cor possvel usufruir de todos os recursos do programa. J o espao de cor Tons de Cinza, como o nome j diz, transformar todas as cores em tons de cinza. mais usado em trabalhos especficos como a produo de uma imagem que ser impressa em cinza pois teremos uma variedade de 256 tons de cinzas para trabalhar. Entretanto, iniciar um trabalho com esta escala de cor far com que o GIMP no oferea todos os seus recursos. conveniente, trabalhar com cor RGB e depois transform-las em Tons de Cinza nos ajustes finais. 05 Preencher com: Ao clicar na caixa, oferece a possibilidade de iniciar o novo arquivo com as opes: Cor de Frente, Cor de Fundo, Branco e Transparente. As opes Cor de Frente [1] e Cor de Fundo [2] esto diretamente relacionadas com as opes de cor de frente e de cor de fundo encontradas na paleta GIMP. Veja abaixo:

Por padro a cor de frente preto e a cor de fundo branco. Se j tiver modificado estas cores, ento estas assumiro a cor de frente e cor de fundo. Na opo Branco o novo arquivo ser criado na cor branca. J a opo Transparente, colocar em sua tela, por padro, um quadriculado (xadrez) em tons de cinza. Seria como se voc fizesse um desenho em um plstico transparente e a medida que voc fizer outros, poder optar em coloc-los por trs e desta forma, visualizar todos os desenhos. Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca 8

5 Camadas
As camadas podem ser comparadas a vrias folhas transparentes que vamos colocando umas sobre as outras na nossa rea de trabalho, compondo assim a nossa imagem final. Caso o GIMP no abra automaticamente a janela de camadas pressione Ctrl + L para abrir a janela de camadas.

6 Apresentando Algumas Ferramentas do GIMP


6.1 Ferramentas de Seleo 6.1.1 Seleo Retangular
A primeira ferramenta na caixa do GIMP a Seleo Retangular. Para se criar uma nova seleo retangular, basta, na janela da imagem, clicar no que ser um dos cantos do retngulo, e arrastar o mouse (com o boto pressionado) at a extremidade oposta do retngulo. A nova seleo indicada por um contorno tracejado intermitente, por vezes chamado de "Formigas Marchantes". Como em todas as ferramentas, o dilogo "opes de ferramentas" exibe as opes disponveis para a seleo retangular assim que a escolhemos. No primeiro controle dessas opes temos "modo", que indica como a seleo que est sendo criada deve ser combinada com alguma seleo que porventura j exista na imagem. Esse modo pode ser: Substituir a Seleo Atual: O retngulo criado na imagem simplesmente fica sendo a nova seleo, e a seleo previamente existente descartada. Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca 9

Deve-se prestar ateno para que, ao usar a ferramenta nesse modo de trabalho, no se clique dentro de uma seleo previamente existente, caso em que o GIMP passar temporariamente para a ferramenta "Mover". Freqentemente til usar o menu "seleo", opo "nenhum" (cujo atalho padro Ctrl + Shift + A) antes de se iniciar uma nova seleo, caso j exista uma seleo na imagem. Adicionar Seleo: O novo retngulo passa a integrar a seleo j existente, adicionando-se mesma. Ou seja, se j existir uma seleo retangular, ou qualquer outra na imagem, ao se usar a ferramenta de seleo retangular neste modo, tudo o que estava selecionado permanece selecionado e o retngulo desenhado passa a estar selecionado tambm. Subtrair da Seleo: S tem efeito se j existe uma seleo prvia, faz com que o retngulo desenhado seja excludo da seleo. Fazer Interseco com a Seleo Atual: Tambm s tem efeito se j existe uma seleo, faz com que apenas as reas previamente selecionadas que estavam dentro do retngulo desenhado permaneam selecionadas, tudo o que ficar fora da nova rea escolhida ser des-selecionado. importante notar que se pode trocar entre esses modos "substituir", "adicionar" e "subtrair" com as teclas modificadoras do teclado, evitando ter que tirar o ponteiro do mouse de cima da imagem para retocar pequenos trechos da seleo. Pode-se pressionar Ctrl para passar ao modo de Adicionar, Shift para o modo Subtrair e as duas em conjunto para o modo de Fazer Interseco. Essas teclas tem esse efeito apenas ao se fazer o primeiro clique para incio da seleo. Aps o retngulo comear a ser desenhado, elas devem ser liberadas, pois tem ento um efeito bem diverso. A saber: manter a tecla CTRL pressionada enquanto se desenha o retngulo da seleo faz com que o ponto inicial clicado seja, ao invs de um dos cantos do retngulo da seleo, o seu centro. J a tecla Shift faz com que a seleo se restrinja a um quadrado - a altura e largura da seleo permanecem iguais entre si.

6.1.2 Seleo Elptica


A ferramenta de Seleo Elptica usa as mesmas opes que a ferramenta de Seleo Retangular, s que desenha uma elipse inscrita em retngulo imaginrio que vai do ponto em que se comea a desenhar a seleo at a posio atual do cursor. De forma similar seleo retangular, pode se manter a tecla SHIFT pressionada durante seu uso para constranger a seleo a um crculo, em vez de uma elipse e, e a tecla CTRL para que o ponto de partida da seleo seja o centro da elipse, este mtodo particularmente til com a Seleo Elptica. As demais opes (Substituir a Seleo Atual, Adicionar Seleo, Subtrair da Seleo e Fazer Interseco com a Seleo Atual) funcionam exatamente da mesma forma que na seleo retangular.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

10

6.1.3 Seleo Livre


Esta verstil opo permite que se refine a seleo, traando-se diretamente com o Mouse os contornos da seleo. No entanto sua versatilidade pode enganar, uma ferramenta muito til para uma imagem com um fundo diferenciado e vrios objetos misturados, selecionar a grosso modo um nico objeto. Ou ainda para remover ou acrescentar rapidamente uma parte a uma seleo feita com outra ferramenta (com o uso das teclas modificadoras CTRL e SHIFT para adicionar e subtrair seleo).

6.1.4 Seleo Contgua


Tambm chamada de varinha mgica, de onde vem seu cone, uma das mais interessantes para seleo, em vrios tipos de trabalho. Ela simplesmente seleciona todas as cores similares cor da regio em que foi clicada em regies contguas, permitindo uma rpida separao entre objetos e fundo em imagens com o fundo uniforme. Basta usar a opo de menu "Seleo>Inverter" para ter os objetos, em vez do fundo, selecionados. A opo diferente, e mais importante para esta ferramenta o "limite", ela indica o quanto as cores similares tem que ser prximas da cor original a fim de serem selecionadas. Esse nmero usa a distncia das cores em RGB, quanto maior, mais diferena podem haver entre as cores que so selecionadas. Em fotografias em geral, embora no seja perceptvel de imediato para quem no est acostumado, mesmo um fundo aparentemente uniforme est num ligeiro degrade, de mais claro no lado do qual incide a luz, para um pouco mais escuro do lado oposto. Uma forma comum de usar a seleo contgua manter o "limite" mais ou menos baixo, em torno do padro que 15, e clicar vrias vezes no modo de "adicionar seleo" em pontos diferentes do fundo. As opes existentes em comum com as outras ferramentas de seleo funcionam de forma similar. A opo de "Amostra Combinada" especialmente importante nesta ferramenta. Com a mesma ativa, a rea a ser selecionada escolhida a partir das cores na imagem como ela vista, e no s da camada, canal ou mscara ativos. A opo de "selecionar reas transparentes" tambm aparece pela primeira vez aqui, se estiver desabilitada, o GIMP ignora regies transparentes, caso contrrio, o programa se comporta como se a transparncia fosse um outro componente de cor.

6.1.5 Seleo por Cor


Esta ferramenta funciona de forma bem similar a seleo de regies contguas, no entanto, seleciona instantaneamente cores similares em toda a imagem. Por exemplo, se a imagem contiver um texto, basta clicar em qualquer das letras para que todas sejam selecionadas (desde que sejam de uma cor slida

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

11

- no com efeitos de iluminao ou textura). As opes so idnticas as da ferramenta de selees contguas.

6.2 Ferramentas de Transformao 6.2.1 Mover


Esta ferramenta permite que uma parte da imagem, ou uma camada, seja arrastada com o mouse para qualquer outro ponto do espao da imagem. Se for usada numa imagem sem mais camadas, e sem seleo, a nica camada da imagem, em geral com o nome de "Fundo" movida para fora dos limites da imagem em si. A ferramenta no muito til assim. No entanto, ao ser usada sobre uma seleo ativa sempre com clicar e arrastar o mouse, o contedo da seleo movido para outra parte da imagem. O lugar em que antes estava a seleo preenchido com a cor de fundo, caso se esteja trabalhando numa camada sem transparncia, ou se torna transparente. A regio movida torna-se uma "Seleo Flutuante". Neste ponto, o programa se encontra num estado de espera, no qual as opes de uso se tornam algo limitada: continuar o uso normal de ferramentas e filtros que se apliquem apenas a regio da seleo flutuante, ou combinar a seleo flutuante com a camada da qual ela foi recortada, ou seja, "ancorar" a seleo flutuante, ou, por fim, promover a seleo flutuante para uma nova camada. A seleo flutuante aparece no dilogo de camadas, com um cone especial. O simples fato de se clicar com uma ferramenta de seleo qualquer ou com a ferramenta de mover fora dos limites da seleo flutuante faz com que ela seja ancorada. Ateno: o contedo da camada original sob a seleo flutuante ser perdido no momento em que ela for ancorada. Se isso acontecer e no fosse a inteno, deve se usar a opo editar->desfazer. Tambm pode-se ancorar a seleo flutuante clicando-se no cone de ncora no dilogo de camadas. No entanto, ao se clicar no cone de Nova camada (primeiro boto embaixo a esquerda) no dilogo de camada, a seleo flutuante promovida a uma nova camada. Ento o contedo da camada abaixo preservado, e a nova camada pode atuar de forma completamente independente na imagem, inclusive com sua opacidade alterada deve-se explorar o dilogo de camadas para entender essas funcionalidades. Ao se usar qualquer ferramenta, deve-se ter em mente que somente a camada ativa no dilogo de camadas ser afetada.

6.2.2 Rotacionar
A ferramenta Rotacionar permite rotacionar livremente, ao redor de um centro arbitrrio, uma camada ou seleo. Todas as ferramentas de transformao, como a Ferramenta Mover, transformam a seleo numa seleo flutuante, como descrito naquela ferramenta.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

12

Para us-la, basta clicar na imagem. Automaticamente, a camada que tem o primeiro pixel visvel na regio clicada selecionada para rotao (ou a seleo flutuante, caso exista uma). Como no caso da ferramenta de corte, surge uma janela de dilogo onde se pode especificar os parmetros exatos da rotao. Pode-se ento usar o mouse diretamente na imagem para arrastar e soltar a regio a ser rotacionada. O centro ao redor do qual a rea ser rotacionada pode ser digitado como coordenadas X e Y no dilogo que surge, por padro, o centro do retngulo que contm a rea selecionada para rotao. Ao se especificar a rotao desejada, deve-se clicar no boto "Rotacionar" no dilogo que surge.

6.2.3 Redimensionar
Esta ferramenta permite que se redimensione partes ou detalhes de uma imagem. Seu funcionamento no foge as regras das outras ferramentas de transformao, e bem semelhante ao da Ferramenta Rotacionar. Note-se que por vezes interessante trocar as unidades apresentadas no dilogo apresentado quando se aciona a transformao para percentagem, em vez das unidades da imagem. A opo de proporo no mesmo dilogo permite que se escolha com preciso a proporo entre a largura e a altura a rea final da transformao. As opes da ferramenta so as mesmas da ferramenta de Rotao, exceto pelas de restrio de movimento, que permitem que se conserve a altura original, ou a largura original, ou que se preserve a proporo original da regio a ser redimensionada, na maior parte das vezes o efeito desejado. Deve-se perceber no entanto que quando se quer mudar o tamanho final de toda uma imagem, por exemplo, reduzir-se uma fotografia digital para que essa tenha um tamanho compatvel com a sua apresentao na WEB ou para ser visualizada no monitor em geral, deve se utilizar a opo "redimensionar" no menu "Imagem". Para camadas e objetos desenhveis uma questo de convenincia se o usurio utiliza esta ferramenta ou a opo redimensionar no menu de camadas. Quando se faz uso de texto em desenhos no GIMP, antes de se aplicarem mais efeitos ao texto, pode ser interessante aplicar um redimensionamento aos mesmos. A maior parte das fontes existentes permanece legvel com proporo modificada para at o dobro da largura ou o dobro da altura, enquanto que ganham um aspecto distinto de seu uso normal. Deve-se notar que devido a natureza de um conjunto de pixels, depois de renderizado um texto ele no deve ser aumentado com essa ferramenta. O dobro do tamanho original pode ser considerado um limite prtico, pois no h informaes no conjunto de pixels do contorno exato do texto, e isso faz com que se torne borrado e impreciso. Nesses casos deve-se recolocar o texto com uma fonte maior.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

13

6.3 Texto
Sem estar relacionada com transformaes, esta ferramenta adiciona texto a uma imagem, na fonte, tamanho e cor escolhida. Sempre se deve ter em mente que o GIMP lida com pixels, e que texto, uma vez adicionado, ser tratado como tal, ou seja, distores, efeitos e pinturas aplicados ao texto que j esteja na imagem sero perdidos se o texto for alterado. Para us-la basta clicar-se na imagem, na posio desejada para o canto inferior esquerdo do texto. Uma caixa de dilogo aparece onde se pode digitar o texto desejado. Nesta caixa de dilogo h um boto com a opo de "Abrir Arquivo", que permite que um pequeno arquivo de texto puro (no um documento formatado por um editor de textos), codificado em UTF-8 (uma das codificaes que permite a insero de caracteres acentos em arquivos de texto puro). O texto sempre adicionado em uma camada nova, independente do restante da imagem. As demais opes da Ferramenta de Texto esto no dilogo de opes de ferramenta e so, nessa ordem: FONTE - Permite que se escolha em que fonte o texto ser desenhado. So apresentadas as fontes instaladas no computador, mas os usurios tambm podem instalar fontes para uso exclusivo no GIMP, bastando adicionar seus arquivos aos diretrios de Fontes que podem ser vistos no dilogo de preferncias. Tamanho da Fonte - que pode ser em qualquer unidade. Em geral, os editores de textos usam a unidade "pontos" (pt) para fontes. Pode ser prefervel aos usurios escolher o tamanho da fonte em pontos se estiverem habituados com as medidas que obtero. As duas opes seguintes, "Dicas" e "Forar Dicas Automticas" so relacionadas com a forma interna que as fontes so representadas. Especialmente para tamanhos pequenos de fontes, sua representao interna pode conter informao a respeito de pequenas modificaes que mantm os caracteres distintos, mesmo usando poucos pontos. Essas modificaes so chamadas dicas e pode-se ligar e desligar as opes de dicas at se achar o resultado mais prximo do desejado. A opo "Suavizar" indica que o programa deve mesclar os pontos do contorno das fontes com transparncia, de forma que no sejam percebidos os degraus dos contornos dos pixels em si quando se olha para o texto na imagem. A seguir, a opo cor, que permite que se escolha a cor do texto, seguida da opo de como justificar o texto que ocupar mais de uma linha, se a direita, esquerda, centralizado, ou justificar de forma que todas as linhas de texto tenham o mesmo comprimento. A indentao permite que se crie um espaamento na primeira linha em relao a margem esquerda, da forma como pargrafos so formatados em alguns textos, e a opo de espaamento entre linhas, permite que um espaamento diferente do definido pela altura da fonte seja utilizado. Deve-se perceber que como o texto fica numa camada separada, ele pode ser alterado posteriormente com a ferramenta de texto, bastando-se acion-la tendo uma camada de texto como a camada ativa. Caso se opere algum filtro

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

14

ou ferramenta sobre os pixels do texto em si (e no numa camada acima deles), esses efeitos sero descartados se o texto for alterado. O programa informa quando isso estiver prestes a acontecer, de forma que o usurio possa decidir o que fazer. A informao da camada de texto no entanto, como no caso de outros objetos especficos do GIMP, s se mantm se o arquivo salvo de uma sesso para outra no formato XCF, em outros modelos de arquivo o texto mesclado de forma irreversvel com os pixels de uma imagem.

6.4 Borracha
Esta ferramenta "apaga" partes do desenho. Em camadas que tenham transparncia, ela apaga para transparncia, na verdade ela diminui a opacidade nos pontos em que o pincel utilizado preto (os mesmos pontos em que as outras ferramentas deixam a tinta passar). Quando se est pintando numa camada ou outro objeto desenhvel que no tenha transparncia, a borracha pinta com a cor de fundo, como se fosse a ferramenta de pincel utilizando a cor de fundo. A borracha usa algumas das mesmas opes disponveis para a ferramenta lpis, exceto os modos de combinao, j que a borracha nada mais que um modo de combinao especial, e as que lidam com cores, como as opes de degrad. A opo de opacidade no afeta diretamente, como de se esperar, o quanto o objeto apagado com a borracha fica transparente, mas sim, a fora da borracha. Assim, a borracha 100% opaca, apaga 100% do que est desenhado. A borracha 30% opaca, tira 30% da opacidade, deixando a imagem translucente. Ela tem duas opes a mais que so justamente "Borda Dura", faz com que a borracha se comporte como a ferramenta lpis: ou seja, o parmetro "dureza" dos pincis fica sem efeito, e ela sempre atua com a mxima intensidade em qualquer ponto do pincel. A outra opo a "anti-borracha", que faz com que ela em vez de diminuir a opacidade, a mesma aumente. Isso causa o efeito contrrio da ferramenta borracha, e permite "desapagar" reas previamente apagadas, ou deixar mais opacas regies que se considere que esto muito transparentes numa dada camada. A opo "anti-borracha" no tem efeito em objetos desenhveis sem transparncia.

6.5 Preenchimento
Esta popular ferramenta, presente mesmo nos programas mais simples para manipulao de imagens, permite que uma rea da imagem seja preenchida com uma cor slida ou com uma textura. Para ativ-la basta clicar no ponto da imagem em que se deseja iniciar o preenchimento, e este acontecer, na camada ativa. O comportamento do preenchimento, no entanto, depender das opes da ferramenta. A opo, opacidade, est presente em todas as ferramentas de Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca 15

pintura, significa o quanto do preenchimento opaco. Um preenchimento translucente, com a opacidade menor que 100 no encobre totalmente as cores que j existem no desenho, adicionando a imagem do preenchimento numa proporo igual a da opacidade desejada. Opacidade 0 significa totalmente transparente e no tem nenhum efeito sobre o desenho.

7 Exemplo de uma imagem manipulada no GIMP


Em primeiro lugar temos que abrir a imagem a ser trabalhada.

Agora precisamos apenas da imagem do vaso e para isso usaremos a ferramenta de Seleo Livre, com essa ferramenta iremos fazer o contorno de todo o vaso a ser recortado, como mostra na figura abaixo, a rea a ser recortada ser essa rea pontilhada.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

16

Abriremos um documento novo para inserirmos a imagem do vaso recortada.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

17

Como iremos trabalhar mais para frente com camadas usaremos um documento de fundo transparente. J est criado nosso novo documento.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

18

Agora iremos copiar a rea selecionada do vaso.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

19

E colar no novo documento criado.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

20

Pronto a rea selecionada foi copiada para um novo documento.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

21

Agora com a ferramenta borracha tiramos todo o excesso em volta do vaso.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

22

E o resultado final fica assim:

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

23

Para salvar preciso sempre salvar um arquivo com a extenso do GIMP que a XCF pois caso voc precise fazer alguma alterao na sua imagem somente neste arquivo poder ser feita as modificaes necessrias.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

24

E o produto final voc pode salvar como JPEG.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

25

Os mesmos passos sero feitos agora com a flor. Esta a imagem fonte de que a flor foi recortada.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

26

E esse o resultado final.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

27

Agora iremos fazer a montagem das duas imagens e colocaremos a flor no vaso. Para isso abriremos novamente a imagem do vaso recortado, e abriremos a tela de camadas do GIMP (pressione CRTL + L). Na tela de camadas, esquerda embaixo da tela voc encontrar o cone para criar nova camada, com a nova camada criada aparecer uma nova camada denominada de Fundo que ser o fundo da sua imagem final.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

28

Agora precisamos acrescentar a imagem da flor para fazermos a montagem, para acrescentar a flor v at a pasta onde est gravado o arquivo da flor salvo no formato do GIMP e arraste o cone at a tela de camadas. Assim a flor ser acrescentada como mais uma camada da nossa imagem.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

29

As camadas de uma imagem tem um efeito de sobreposio de imagens, ento na imagem final ela seguir a ordem de cima pra baixo, ou seja, a primeira camada vai ser a que vai aparecer por cima de todas e todas juntas formaro a imagem final. Nossa flor nesse caso, muito grande para o vaso ento com a ferramenta de redimensionar iremos ajustar seu tamanho de acordo com o vaso. Assim voc poder duplicar a camada da flor at completar todo o vaso como mostra na figura abaixo. E na camada de Fundo voc pode aplicar uma cor ou at mesmo uma textura com a ferramenta de Preenchimento.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

30

Alm dessa montagem, ainda podemos inserir nessa imagem um texto, e para isso necessrio que voc crie mais uma camada onde ficar o texto. Como ilustrado na figura abaixo clique na ferramenta de Texto e em seguida clique na imagem onde voc quer colocar o texto, assim abrir uma janela onde voc poder digitar o texto. Na caixa de dilogo dessa ferramenta voc ter as opes de alterar o tipo de fonte, a cor e o tamanho da fonte.

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

31

E a imagem final de nossa montagem ficou assim:

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

32

Priscila Pereira Alves e Eliane Fonseca

33

Das könnte Ihnen auch gefallen