Sie sind auf Seite 1von 2

Para o equilbrio do meio ambiente, pois participam da cadeia trfica agindo como um dos principais consumidores de insetos, muitos

deles transmissores de doenas.

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Animais peonhentos: Aranhas


Depsitos de lixo so locais propcios para o estabelecimento de aranhas e escorpies.

D. Loebmann

Elaborao
Teias areas regulares.
Daniel Loebmann Bolsista CNPq DTI, Embrapa Meio-Norte e-mail: pinguimfiel@yahoo.com.br Ana Ceclia Giacometti Mai Bolsista CNPq DTI, Embrapa Meio-Norte e-mail: anaceciliamai@hotmail.com Angela Puchnick Legat Embrapa Meio-Norte e-mail: angela@cpamn.embrapa.br Cristina Arzabe Embrapa Meio-Norte e-mail: arzabe@cpamn.embrapa.br Solicitao deste documento deve ser feita :

D. Loebmann

Medidas Preventivas
!Usar calados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem. !Examinar e sacudir calados e roupas pessoais, de cama e banho antes de us-los. !Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armrios. !No acumular lixo orgnico, entulhos e materiais de construo. !Limpar o domiclio, observando atrs de mveis, cortinas e quadros. !Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodaps. Utilizar vedantes em portas, janelas e ralos. !Aparar gramados e limpar locais prximos das casas, evitando densas folhagens junto s mesmas. !Manter o lixo em sacos plsticos bem fechados para no atrair baratas e moscas, principal item alimentar desses animais. !Efetuar dedetizaes peridicas.

D. Loebmann

D. Loebmann

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria Centro de Pesquisa Agropecuria do Meio-Norte Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento Av. Duque de Caxias, 5650 - Caixa Postal 01 CEP 64006-220 - Teresina, PI. sac@cpamn.embrapa.br

Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento

Teresina-PI. Dezembro / 2004 1.000 exemplares

Meio-Norte

Animais peonhentos: Aranhas


Existem aproximadamente 35 mil espcies de aranhas habitando praticamente todas as regies do mundo. Todas so predadoras, alimentando-se de insetos, mas algumas podem alimentar-se de animais maiores como lagartixas, rs, peixes e at filhotes de aves. No Brasil, h trs grupos de aranhas consideradas perigosas: as Armadeiras (Phoneutria sp.), as Vivas-negras (Latrodectus sp.) e as Aranhas-marrons (Loxosceles sp.). Dados do Ministrio da Sade indicam que a incidncia de acidentes com aranhas situa-se em torno de 1,5 caso por 100 mil habitantes, com registro de apenas 18 bitos no perodo de 1990-1993.

Viva-negra (Latrodectus sp.)


Tm colorao preta com manchas vermelhas no abdmen e medem de 2,5 a 3 cm. Vivem em teias que constrem sob a vegetao rasteira, em arbustos ou em barrancos. So registrados poucos acidentes de pequena e mdia gravidades. Sintomas: dor local intensa, irradiando-se para os gnglios, contraes musculares, fasciculao, opisttono, rigidez da parede abdominal, sudorese, hipertenso arterial, alteraes no ritmo cardaco, priapismo. Em casos graves, pode ocorrer choque. O veneno tem ao neurotxica. Tratamento: aplicao local de anestsico e, nos casos mais graves, usar soro. Os acidentes concentram-se no Sul e Nordeste do Pas.

Aranhas no Perigosas ao Homem


Tarntulas (Lycosidae) Apresentam colorao cinza ou marrom e mancha escura em forma de flecha no abdmen. Atingem at 5 cm. Vivem em gramados e os acidentes so freqentes, porm, sem gravidade. A picada produz ardncia local sem maiores conseqncias, podendo-se utilizar analgsicos. Espcies dessa famlia distribuem-se em todo o Brasil.
D. Loebmann
D. Loebmann

Caranguejeiras (Theraphosidae)
Possuem colorao marrom ou preta. Podem atingir 28 cm. Os acidentes que mais freqentemente ocorrem esto relacionados irritao da pele e mucosas, ocasionada pelo contato com seus plos urticantes, podendo causar sensao de queimadura e ardncia. Raramente elas atacam, mas, quando o fazem, a picada bastante dolorida. Apesar disso, seu veneno no apresenta maiores complicaes ao ser humano. Espcies dessa famlia distribuem-se em todo o Brasil.

Aranhas Perigosas ao Homem


Armadeira (Phoneutria sp.) Sua colorao vai do cinza ao castanhoescuro. Quando adultas, atingem at 17 cm incluindo as pernas. As D. Loebmann armadeiras so encontradas em terrenos baldios, sob cascas de rvores, em cachos de bananas e at dentro de casas. Saem para caar, em geral, noite. So muito agressivas, assumindo postura ameaadora (da seu nome). Sintomas: dor intensa que persiste durante algumas horas e irradia-se por toda a regio, ocasionando queda de presso, prostrao, tontura, vmitos, dispnia, sudorese, aumento das secrees glandulares e espasmos. Tratamento: aplicao local de anestsico e, nos casos mais graves, usar soro. A maioria dos acidentes concentra-se no Sul e Sudeste do Pas.

Aranha-marrom (Loxoceles sp.)


Sua colorao marrom-amarelada. O abdmen tem forma de azeitona. Podem atingir de 3 a 4 cm. Vivem em teias irregulares que
D. Loebmann

constrem em tijolos,telhas e cantos de parede. Embora no sejam agressivas, elas apresentam o maior nmero de acidentes registrados no Brasil, dada sua grande ocorrncia dentro de residncias. Esses acidentes em geral so graves. Sintomas: sensao de queimadura, mal-estar, forma-o de bolhas, necrose da pele no local da picada, febre e urina escurecida. Tratamento: soroterapia. Distribuio: ocorrem espcies em todas as regies do Brasil, porm, grande parte dos acidentes est concen-trada na Regio Sul do Pas.

Aranha-de-teia
As aranhas que constrem teias areas de formas geomtricas regulares, como as espcies de Nephila sp. e outras, no oferecem perigo, mesmo quando Apresentam grande porte. Espcies dessa famlia so encontradas em todo o Brasil e so fundamentais ...
D. Loebmann

Das könnte Ihnen auch gefallen