Sie sind auf Seite 1von 38

TRABALHO DO MENOR

Glauber Moreno Talavera*


SUMRIO: Introduo; I Breve escoro histrico sobre o trabalho do menor; II Notcia histrica do trabalho do menor no Brasil; III A profissionalizao como um direito de todos; IV Brasil: o paradoxo entre o dogma da proteo do menor trabalhador e a realidade sociopoltica nacional; V Preveno e represso do trabalho infantil no mbito das organizaes no-governamentais; VI O comeo da travessia em busca de novos paradigmas; VII O esboo de uma nova vereda; Referncias bibliogrficas.

No justo nem humano o exigir tanto trabalho, a ponto de fazer, pelo excesso de fadiga, embrutecer o esprito e enfraquecer o corpo. A atividade do homem limitada como a sua natureza. No deve o trabalho prolongar-se mais do que as foras o permitem. Enfim, o que pode fazer um homem vlido e na fora da idade no ser eqitativo exigi-lo de uma mulher ou de uma criana. Especialmente a infncia e isto deve ser estritamente observado no deve entrar na oficina seno depois que a idade tenha desenvolvido nele as foras fsicas, intelectuais e morais. Do contrrio, como uma planta ainda tenra, ver-se- murchar com um trabalho demasiado, precoce, e dar-se- cabo da sua educao. (Encclica Rerum Novarum, Papa Leo XIII, 1891) No seio de Maria, Deus se fez homem; na carpintaria de Jos, Deus se fez classe. (Dom Pedro Casaldglia) APRESENTAO trabalho, do latim tripalium, de trabs, que significa entrave, ocupao em alguma obra ou ministrio, concebido, contemporaneamente, em face de uma sociedade massificada, como a aplicao dos esforos e das faculdades do homem s foras de produo. Versado ora como uma desventura: Comers o po com o suor do teu rosto, at que voltes terra, de que foste tomado; porque tu s p, e em p te hs de tornar1 ; ora bendito como uma ddiva psicodramtica: O trabalho bom para o homem. Distrai-o da prpria vida, desvia-o da viso assustadora de si mesmo;

O
*

Mestre e Doutorando em Direito Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito Imobilirio pela Universidade de Sourbonne/Paris. Especialista em Direito das Relaes de Consumo PUC/SP. Professor de Graduao e Ps-Graduao em Direito do Centro Universitrio das Faculdades Metropolitanas Unidas/SP e da PUC/SP. Professor da Escola Superior de Advocacia. Bblia Sagrada , Gnesis 3-19.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

91

TST_72-1.p65

91

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

impede-o de olhar esse outro que ele e que lhe torna a solido horrvel. um santo remdio para a tica e para a esttica. O trabalho tem mais isto de excelente: distrai nossa vaidade, engana nossa falta de poder e faz-nos sentir a esperana de um bom evento 2 ; e, vezes por outras, concebido como exteriorizao de penria e proletarizao: [...] aludindo a que, pelas corrupes e venalidades exercidas sombra dele pelos seus fmulos e dependentes, se vira posto em tamanhos trabalhos e misria, e mais humilhado e necessitoso do que se fora ele o servo e eles os senhores3 ; o trabalho , em verdade, um direito de jaez social que, sob o espectro das lutas polticas entre classes diametralmente antagnicas, tem em seus atores os protagonistas da mais bela pgina da histria das lutas sociais de nosso povo. No obstante os embates sociais, h, na sociedade presente, uma hiperbolizao de contradies e iniqidades sociais que expressam a gradativa oligopolizao das foras produtivas, com a conseqente coletivizao dos conflitos, aliada ao engessamento do aparato estatal, que agoniza sobre um paradoxo que se quer terminantemente intransponvel, ou seja, se por um flanco o Estado e os sindicatos de classes acautelam e asseveram direitos, sedimentando-os na Constituio Federal e na Consolidao das Leis do Trabalho, por revs, contribuem para o descomedido e vultoso desenvolvimento da informalidade, pois quo maior so as salvaguardas trabalhistas positivadas quase sempre atreladas ao fator fiscalidade, maior tambm o fomento ao trabalho informal que, no raro, no usufrui desses direitos trabalhistas consolidados, ou seja, a legislao trabalhista detona o Pas de forma bifronte, pois, se por um lado, os trabalhadores levados informalidade no pagam impostos, por outro, porm, se beneficiam dos servios pblicos, sendo que seus filhos estudam em escolas do Estado e sua famlia usuria do SUS Sistema nico de Sade; em contrapartida, h o custo real da fora de trabalho, isto , a cada real de salrio pago pelas empresas aos trabalhadores, elas entregam outro real para o Governo, ou seja, isto encarece e sobreleva os custos das contrataes, inibe novos investimentos e, em balano final, aumenta o desemprego. Esse paradoxo originrio de uma sociedade estigmatizada por indicadores econmicos perversos, consubstanciados por uma crise eminentemente estrutural, permeada por uma pobreza urbana massiva, que tem seus reflexos em uma crise de hegemonia dos setores dominantes no plano socioeconmico, uma crise de legitimao do regime representativo no plano poltico e, no plano jurdicoinstitucional, uma crise da prpria matriz organizacional do Estado4 , com a ruptura

3 4

FRANCE, Anatole. O anel de ametista , I, cujo texto original Le travail est bon lhomme. Il le distrait de sa propre vie, il le dtourne de la vue effrayante de lui-mme; il lempche de regarder cet autre qui est lui et qui lui rend la solitude horrible. Il est unsouverain remede lthique et lesthtique. Le travail a ceci dexcellent encore quil amuse notre vanit, trompe notre impuissance et nous communique lespoir dun bon vnement. Lat. Coelho, Literatura e Histria, 1925. p. 299. FARIA, Jos Eduardo de Oliveira. Eficcia jurdica e violncia simblica, p. 22.

92

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

92

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

de seus matizes5 , o que favorece a perpetuao de uma verdade excludente e notadamente desptica, robustecendo uma situao na qual, no mesmo espao geopoltico, vige um pseudopluralismo jurdico. Nesse mister, o Estado social, hoje caracterizado pelo esvaziamento de uma democracia representativa que vem sofrendo os reflexos dos deslocamentos de poderes e, ainda, diante de uma j to decantada crise de governabilidade, no mais encontra meios de instrumentalizar o mnimo afeto s classes trabalhadoras, exacerbando as mazelas inerentes ao subemprego e ao trabalho escravo. Assim, em face dessa depauperada realidade brasileira que passaremos anlise dos delineamentos e das limitaes ao trabalho do menor, no sendo possvel, nos lindes estreitos dessa sntese, a cognio de todos os valores sociolgicos, econmicos e mesmo religiosos, condicionantes dessa aberrao, mas to-s dos aspectos jurdicos dessa fenomenologia. Laus tibi Domine. INTRODUO O menor, desde sempre, encontrou no trabalho uma modalidade de explorao que macula a sua intelectualidade, frustrando e pervertendo a sua efetiva profissionalizao, ocorrendo uma precoce castrao dos sonhos6 e tornando-se, em anlise ltima, um adulto sucateado7 . Em terra brasilis, somente ao trmino da primeira grande guerra tem-se a exasperao dos tormentos e das preocupaes para com o trabalho dos menores, que permearam algumas cabeas de formao humanista e algumas conscincias de lucidez mais latente. Em face da carncia de mo-de-obra com qualificao reputvel nas indstrias, sobreveio o Servio Nacional da Aprendizagem Industrial SENAI, institudo pelo trabalhismo de Vargas, seguido do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC, para apoiar o setor comercial. Com o advento da Carta Constitucional de 1988, houve a criao do SENAT e do SENAR, nos mesmos padres perfilhados por aqueles provenientes das mos de Getlio, a fim de amparar o aprendizado dos setores dos transportes e da agricultura.

5 6 7

Sobre os desdobramentos dessas trs crises, ver SANTOS, Boaventura Sousa. Revista Crtica de Cincias Sociais, Coimbra, 1988. p. 24. Sobre essa valorao de liberdade das crianas, ver Bblia Sagrada, Marcos, 10-14, Sinite parvulos venire ad me, em vernculo: Deixai vir a mim os pequeninos. As jornadas intensivas e excessivas de trabalho causam prejuzos cuja reversibilidade no possvel: relao peso/altura inferior aos padres de normalidade, conformando um quadro de nanismo; graves alteraes osteomusculares e retardo na desenvoltura mental, entre outros.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

93

TST_72-1.p65

93

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Entrementes, essas clulas educacionais nunca dispuseram, e ainda no dispem, de subsdios hbeis ao treinamento do excessivo contingente de jovens que, precocemente, levados pela nudez da necessidade, ensejam palmilhar as veredas do trabalho. Em que pese o fato de a Constituio Federal de 1988, no seu art. 7, XXXIII8 , estabelecer expediente normativo que veda o trabalho infantil, e, no seu art. 227, 3, asseverar o direito proteo especial do menor, obstando, portanto, essa possibilidade, as incessantes escaladas das espirais inflacionrias, ancoradas em planos econmicos to bombsticos quanto insanos, atrelados a uma populao geometricamente empobrecida por essas supostas reformas que acirram os conflitos distributivos, somados, ainda, carncia e escassez de fiscalizao por parte do Ministrio do Trabalho e ao proeminente desemprego dos pais, contribuem para o nefando e desmedido agravamento do quadro dos menores trabalhadores9 . Em face dessas dessemelhanas que encrudelecem o contexto social, amalgamadas ao texto normativo da Lei n 8.069/1990 o Estatuto da Criana e do Adolescente, Consolidao das Leis do Trabalho e ao Cdigo Civil 10 , que passaremos a tratar da tormentosa temtica sub examine que, se por um lado, at ento retrica, peremptoriamente protegida pela Lex Legis, em contrapartida mutila os ideais dessas crianas, violentando-as moralmente11 , sonegando-lhes esperanas e apadrinhando os implacveis desgnios do tempo que decretam, para esses tantos, a juno do efmero com o eterno no seio de suas malfadadas existncias. I BREVE ESCORO HISTRICO SOBRE O TRABALHO DO MENOR A inquietao para com o lavor da criana e do adolescente desassossego que, desde h muito, epigramatiza o pensar de inmeros menoristas12 . Segundo notcia histrica de alguns emritos autores, talvez seja o Cdigo de Hamurabi, que data de mais de dois mil anos antes de Cristo, o primeiro diploma
8 9 [...] proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos, salvo na condio de aprendiz. CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Gois e Estrias mais: De onde vens, criana?/Que mensagem trazes de futuro?/Por que to cedo esse batismo impuro/Que mudou teu nome?/Em que galpo, casebre, favela, ficou esquecida tua me?/E teu pai, em que selva escura se perdeu, perdendo o caminho do barraco humilde?. Sobre as relaes do direito com a sociedade, ver por todos FEBBRAJO, Alberto. Regolazione giuridica e autoregolazione sociale. In: Crise dello stato e Sociologia del Diritto. Renato Treves (Org.). Milano: Franco Angeli, 1987. Bblia Sagrada, Mateus, 18-6: Qualquer, porm, que fizer tropear a um destes pequeninos que crem em mim, melhor lhe fora que se lhe prendesse ao pescoo uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. BARBOSA, Rui. Discurso no Senado, 13.10.1896: Creio no governo pelo povo; creio, porm, que o governo do povo pelo povo tem a base de sua legitimidade na cultura da inteligncia nacional pelo desenvolvimento nacional do ensino, para o qual as maiores liberalidades do Tesouro constituiro sempre o mais reprodutivo emprego da riqueza pblica [...].

10

11

12

94

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

94

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

legislativo no qual encontram-se medidas de cunho protetivo aos menores que laboravam como ajudantes-aprendizes13 . Volvendo a um histrico menos longnquo, a Revoluo Industrial, levada a efeito no sculo XVIII, com a inveno da mquina de tecer e com a mquina a vapor de James Watt, trouxe consigo o foroso aproveitamento de toda mo-deobra disponvel, sendo as crianas e os adolescentes empregados indiscriminadamente em trabalhos de natureza penosa e em atividades deveras lastimosas, perfazendo jornadas dirias de trabalho semelhantes s dos adultos. No ano de 1802, Robert Peel preconizou, na Inglaterra, por meio do Moral and Health Act, um movimento pelo amparo legislativo ao menor trabalhador. Essa cruzada pelo reconhecimento de dispositivos que salvaguardassem os direitos do menor trabalhador culminou com uma limitao jornada de trabalho diria do menor que retroagiu para 12 horas. No obstante os triunfos que se seguiram na seara do direito positivo naquele pas, ainda, em 1814, os menores continuavam subjugados por empresrios inescrupulosos que empregavam crianas de cinco a seis anos de idade em atividades de fabrico. Em 1819, ainda no Pas de Gales, o intelectual e militante poltico Robert Owen apoiou a aprovao de projeto de lei que se contrapunha ao emprego de crianas menores de nove anos e tornava esse procedimento avesso aos ditames da ordem legal, bem como restringia a carga de trabalho dos adolescentes com menos de dezesseis anos para 12 horas dirias nas atividades ligadas a produes algodoeiras; portanto, inferindo teor de ilicitude a esses comportamentos e, assim, tornando-os passveis de sano. Nesse mesmo pas, em 1833, houve a expressa proibio do emprego de crianas com menos de nove anos, a conteno do trabalho dos menores de treze anos em 9 horas dirias e o estabelecimento do proibitivo de exposio e emprego em trabalho noturno. Em 1813, na Frana, deu-se a proibio terminativa do trabalho dos menores em minas e, em momento seguinte, em 1841 e 1848, sobrevieram leis que emergiram a fim de vedar quaisquer modalidades de emprego para menores de oito anos, fixando, tambm, jornada diria mxima de 8 horas para menores de doze anos e de 12 horas para menores de dezesseis anos. Ainda, em Frana, a Lei de 19.03.1874 asseverou resguardo aos trabalhadores menores, estabelecendo a idade mnima de admisso ao emprego e cerceando a possibilidade de trabalho do menor em minas subterrneas. Na Alemanha, nos idos de 1839, houve deliberao do Legislativo sobre lei que proibia o labor de menores de nove anos e que, no mesmo expediente normativo, resumia a 10 horas dirias o trabalho dos menores de dezesseis anos. No ano de 1869, foi aprovada lei que estipulava em doze anos a idade mnima para se proceder a admisso e, em 1891, produto de intensas manifestaes sociais, foi expedido um

13

VIANNA, Segadas et al. Instituies de direito do trabalho, v. II, p. 911.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

95

TST_72-1.p65

95

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Cdigo Industrial, no qual havia disposies que abarcavam a proteo aos direitos e interesses do menor trabalhador. Em 1886, na Itlia, promulgou-se uma lei que abalizou em nove anos a idade mnima para o emprego e que afastou certos tipos de trabalho para o menor. Vrios outros pases registraram expedientes normativos que implementaram o evolucionismo do teor protetivo em sede de defesa do menor. A Sua deles tratou em 1877; Portugal, em 1882; ustria, em 1885; Blgica, em 1888, e Holanda, em 1889. II NOTCIA HISTRICA DO TRABALHO DO MENOR NO BRASIL O histrico do trabalho do menor no Brasil , em face do nosso intrigante contexto social, decididamente, uma trajetria to infame quanto melanclica e, ainda, no menos leviana. A proteo ao trabalho dos menores em nosso Pas referendada por expedientes legais desde 1882, ano em que se procedeu regulamentao do ensino profissional e da aprendizagem laboral do menor, seguido do Decreto n 1.313, de 1890, expedido pelo governo provisrio, que regia as disposies sobre a presteza laborativa de menores nas atividades de fabrico do Distrito Federal. Destarte, apesar de vozes assustadias terem se dedicado regulamentao dessas leis, essas jamais lograram xito em sua cruzada. Houve empreendimentos parlamentares vrios, como o Projeto n 4, datado de 1912, que ensejava harmonizar o trabalho de natureza industrial, dispondo sobre a proibio do trabalho para menores de dez anos e, assinalando, para os menores com idade entre dez e quinze anos, a jornada diria mxima de 6 horas e, ainda, condicionando a possibilidade de admisso a exames mdicos e apresentao de atestado e certificao de freqncia anterior em escola de nvel primrio; porm, todos esses projetos tiveram uma face comum, ou seja, o descaso das autoridades constitudas para com a crnica dessa problemtica e, por conseguinte, o malogro de suas respectivas empreitadas. No Rio de Janeiro, em 11 de agosto do ano de 1917, expediu-se o Decreto Municipal n 1.801, que apregoava o estabelecimento de algumas medidas protetivas dos trabalhadores precoces. Em 1919 houve contendas inflamadas em torno da temtica do laborismo industrial de crianas e adolescentes, aventando-se o exsurgimento de foras progressistas que, supostamente, contradiriam a premeditada contumcia de polticos retrgrados que traziam consigo os resqucios de uma poltica oligrquica, mas, moto contnuo, essas iniciativas palmilharam o caminho mesmo dos outros projetos, ou seja, o aniquilamento e o mais esqulido esquecimento. Em 1923, o Decreto n 16.300 sancionou a aprovao do Regulamento Nacional de Sade Pblica e, no dispositivo contido em seu art. 534, elucidou que,
96 Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

96

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

a cada lapso dirio, os menores de dezoito anos trabalhariam o mximo de 6 horas. No ano de 1926, dispositivo anlogo ao Decreto n 16.300, sob a gide da Lei n 5.083, encompridava o fastidioso rol de disposies normativas que eram depreciadas, mantendo, assim, a inocuidade de seus dizeres. Vislumbrando os menores como o anteparo do futuro progresso ptrio, aos 12 dias de outubro do ano de 1927, por meio do Decreto n 17.943-A, era, afinal, sancionada e ratificada a aprovao do Cdigo de Menores que, em seu Captulo IX, versava acerca do trabalho dos menores, proibindo o trabalho para menores de doze anos e reiterando o elemento proibitivo que restringia o trabalho noturno aos menores de dezoito anos de idade14 . O Decreto-Lei n 220.242, de 1932, aumentou a proteo aos menores, assentando condies especiais para o desenvolvimento de atividades na indstria e estatuindo a idade mnima de admisso em quatorze anos para trabalho na indstria, tendo sido, nesse mister, enaltecido pelas Constituies de 1934 e 1937 que conservaram as restries quanto idade mnima para ingresso em atividade laborativa. Outrossim, com o advento do Decreto-Lei n 1.238, de 18 de maio de 1939, houve a instituio de prticas e cursos profissionalizantes e a regulamentao da possibilidade do menor deles participar efetivamente15 . Ainda, em agosto de 1939, o Decreto n 2.548 admitiu que houvesse uma restrio ao piso salarial quando, pari passu com o labor, fosse franqueada educao profissional 16 . No obstante as disposies que se seguiram, sobretudo com o irromper do Decreto-Lei n 3.616, de 1941, que se aprimoraram as disposies de proteo aos menores e, ainda desta feita, instituiu-se a carteira de trabalho para o menor. A Consolidao das Leis do Trabalho, sobrevinda em 1943, fixou-se, tambm, ao fato da proteo da menoridade, dispondo em seu Captulo IV, arts. 402 a 441, acerca dessa vexata quaestio. A Constituio Federal de 1946, na norma constante do seu art. 157, II e IX, proibiu as dessemelhanas remuneratrias e salariais entre menores trabalhadores e adultos. No entanto, a Carta Magna de 1967, na contramo da histria, representou um demarch, uma verdadeira retrogradao, pois, em seu art. 158, X, fixou em

14

15 16

A explorao de mo-de-obra infantil problema antigo no Brasil. Jorge Street, um dos pioneiros da indstria paulista na dcada de 20, chegou a confessar: Trabalhei com crianas de 10 a 12 anos e talvez menos. O horrio normal era de 10 horas e, quando necessrio, de 11 ou 12 horas. O contrato de aprendizagem pressupe formalidades extrnsecas. No comprovadas estas, no h que se falar em ensinamentos metdicos (TST, RR 2.554/71, Barata Silva). de aprendizagem o perodo em que o menor permanece estagiando na empresa, aps o trmino das aulas do SENAI, para obteno da carta de ofcio (TRT/SP, RO 25.600/85, Jos Serson, Ac. 7 T., 4.505/87).

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

97

TST_72-1.p65

97

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

doze anos a idade mnima para admisso ao trabalho e restabeleceu as disparidades salariais entre trabalhadores adultos e jovens ou adolescentes. Ainda nos idos de 1967, a Lei n 5.274 fixou o salrio mnimo dos menores em 50% do salrio regional para os menores de dezesseis anos e em 75% para os menores com idade entre dezesseis e dezoito anos17 . A Emenda Constitucional n 1, de 1969, conservou as disposies da Constituio Federal de 1967, alocando tais normas em seu art. 165, III e X. Dentro dessa abastada seara legislativa, de relevo mpar o Decreto n 31.546, de 1952, e a Portaria n 43, de 1953, que versavam sobre o sistema SENAI SENAC, estabelecendo permissivo para que o aprendiz que cursasse SENAI ou SENAC tivesse vnculo de emprego, embora tal disposio normativa j encontrasse morada nos arts. 80, 429 e 433 da CLT. A Lei n 6.494, de 1977, extinguiu a possibilidade de liame empregatcio, a fim de inferir maior amplitude complementao do ensino e da aprendizagem que, at ento e em face desses expedientes, abarcava uma populao nfima, composta por estudantes de nvel superior e de alunos de nvel mdio. O Cdigo de Menores Lei n 6.697, de 1979, acenava timidamente acerca da questo trabalhista, apregoando que a proteo ao trabalho do menor seria normatizada por legislao extravagante. Em momento seguinte, em 1986, com o Decreto n 2.318 institui-se o Programa do Bom Menino, que, por seu art. 4, que posteriormente foi regulamentado por meio do Decreto n 94.3338, de 1987, permitia a insero no mercado de trabalho de crianas e adolescentes com idade entre doze e dezoito anos. O Programa do Bom Menino findou-se em 1991 devido inconstitucionalidade que o assolava. A Constituio Federal de 1988, na disposio contida na norma de seu art. 7, XXX e XXXIII, e no seu art. 227, probe quaisquer dessemelhanas salariais entre trabalhadores adultos e menores18 , estabelece proibitivo para o trabalho noturno 19 , perigoso ou insalubre para os menores e probe, ainda, quaisquer modalidades de trabalho para os menores que contem com menos de quatorze anos de idade20 , o que reiterado expressamente pelo art. 60 da Consolidao das Leis do Trabalho, porm, fixando o Texto Maior permissivo para aqueles que estejam sob a condio de aprendiz, tendo sido aniquilado esse permissivo pela Emenda Constitucional n 20. De relevo se faz citar, ainda, a proteo especial dispensada
17 18 MESQUITA, Lus Jos de. Emprego de menores. LTR, jul./ago. 1967. p. 32-379. No lcita a clusula, inserida em acordo coletivo homologado, que estabelece piso salarial diferenciado para o trabalhador menor de idade. Aplicao do art. 7, V, da Constituio da Repblica (TST, RO-DC 258.309/96.4, Orlando Teixeira da Costa, Ac. SDC 895/96). A Lei n 5.889, de 1973, que regula o trabalho rural, teve o seu art. 11, que permitia remunerao inferior ao salrio mnimo para adolescente com idade inferior a 18 anos, revogado. Conveno OIT n 6/19 (Decreto n 423/1955). Conveno OIT n 5/19 (Decreto n 423/1955).

19 20

98

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

98

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

ao menor em razo do fator moralidade, restringindo o livre-arbtrio, disseminando restries e estabelecendo interdies a certas modalidades de trabalho ao menor21 . Por derradeiro, perfilhando essa nossa sempre atopetada vereda legislativa, tem-se tambm o Estatuto da Criana e do Adolescente Lei n 8.069, de 1990, que destinou um captulo especial questo do trabalho do menor. III A PROFISSIONALIZAO COMO UM DIREITO DE TODOS O fator aprendizagem23 A Lei n 8.069, de 1990, concebe, no disposto de seu art. 2, caput, para todos os fins, inclusive trabalhistas, criana a pessoa de at doze anos de idade incompletos e adolescentes as pessoas com idade entre doze e dezoito anos, sendo que no perodo entre os doze e os quatorze anos h um beneplcito legal que autoriza o labor do menor como aprendiz, em consonncia com o disposto no art. 60 desse mesmo Diploma Legal24 . A previso normativa prevista no art. 402, caput, da Consolidao das Leis do Trabalho reputa adolescente o trabalhador com idade entre doze e dezoito anos25 ,
21 GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, lson. Curso de direito do trabalho, v. II, p. 610: Considerase, assim, prejudicial moralidade do menor o trabalho prestado: em teatros de revistas, cinemas, cassinos, cabars, dancings, cafs-concertos e estabelecimentos congneres; em empresas circenses, em funes de acrobata, saltimbanco, ginasta e outras semelhantes; de produo, composio, entrega ou venda de escritos, impressos, cartazes, desenhos, gravuras, pinturas, emblemas, imagens e quaisquer outros objetos que possam, a juzo da autonomia competente, ofender os bons costumes ou a moralidade pblica; na venda, a varejo, de bebidas alcolicas. A educao profissional composta dos seguintes nveis: bsico (destinado qualificao, requalificao e reprofissionalizao de trabalhos, sem necessariamente exigir escolaridade); tcnico (destinado a proporcionar habilitao profissional a alunos matriculados ou egressos de ensino mdio); e tecnolgico (correspondente a cursos de nvel superior na rea tecnolgica, destinados a egressos do ensino mdio e tcnico). Do oramento estadual, so recursos pblicos destinados educao os seguintes: dois teros dos recursos do salrio-educao so arrecadados no prprio Estado; 25% dos recursos so extrados de impostos, como imposto sobre circulao de mercadorias e servios ICMS, imposto sobre transmisso de bens imveis ITBI, imposto sobre a propriedade de veculos automotores e taxas diversas IPVA; aproximadamente 25% dos recursos so transferidos pela Unio atravs do Fundo de Participao dos Estados; e, finalmente, os repasses adicionais de salrio-educao e outras transferncias da Unio. RUSSOMANO, Mozart Victor. O empregado e o empregador. Rio de Janeiro: Forense, p. 501: [...] o menor de hoje ser o trabalhador adulto de amanh. Por sua pouca idade, por seu incipiente desenvolvimento mental e orgnico, a lei trabalhista lana mo de todos os meios ao seu alcance a fim de evitar desgastes exagerados em seu corpo. , igualmente, necessrio que o trabalho executado pelo menor, por fora das contingncias da vida moderna, no prejudique a aquisio, atravs do estudo, dos conhecimentos mnimos indispensveis participao ativa do homem na vida do pas. S dando ao menor o que ele merece, defendendo a formao de seu esprito e a constituio de seu corpo que a sociedade poder contar com homens teis a si mesmos e comunidade. CARRION, Valentin. Comentrios consolidao das leis do trabalho. So Paulo: Saraiva, p. 404: Menor de idade tem capacidade relativa. Do art. 439 da CLT, que indica as limitaes de suas
22

22

23

24

25

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

99

TST_72-1.p65

99

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

ao passo que a norma contida no disposto do art. 7, XXXIII, da Constituio Federal estima como trabalhador o adolescente com idade entre doze e dezoito anos26 . A aprendizagem caracteriza-se como a fase primeira de um processo de desenvolvimento educacional, ou seja, a formao tcnico-profissional 27 ministrada segundo as diretrizes e bases da legislao educacional em vigor, presentando, ainda, o carter de alternatividade, pois consubstancia a instruo terica e prtica que deve ser metdica, isto , deve ser composta por operaes ordenadas de conformidade com uma programao lgica. Consoante o que dispe a Lei de Diretrizes e Bases da Educao, a educao profissional integrada s diferentes formas de educao, ao trabalho, cincia e tecnologia, conduz ao desenvolvimento de aptides para a vida produtiva 28 , pois o Programa de Expanso da Educao Profissional PROEP ganhou novo tratamento nas mudanas educacionais previstas na Lei de Diretrizes e Bases, apresentando carter de ensino ps-mdio, em que pese no seja considerado universitrio. Na fase de aprendizagem propriamente dita impossvel que se prescinda das condies objetivas mnimas exigidas pela lei, como pessoal docente preparado, aparelhos e equipamentos adequados e outras condies que tais 29 . O processo de aprendizagem levado a efeito sob a coordenao e orientao de um responsvel, pessoa fsica ou jurdica, que efetua papel fundamental na capacitao dos recursos humanos inseridos no contexto do ensino profissionalizante, pois as ininterruptas oscilaes tecnolgicas acabam por reputar a educao como conditio sine qua non para a formao da fora de trabalho. Assim, a escola profissionalizante tem por funo fornecer todo o cabedal de conhecimentos tcnicos especficos que possibilitem a adaptao do trabalhador
manifestaes de vontade, deduz-se que o menor pode contratar independentemente de assistncia de seus responsveis. Presume-se existir autorizao pela posse da carteira de trabalho, posto que sua expedio est condicionada autorizao expressa de seu responsvel legal. Se houvesse o impedimento do menor firmar contrato sem assistncia, sua nulidade ou descaracterizao (prazo determinado para prazo indeterminado, por exemplo), estariam previstas pelo legislador no Captulo IV da CLT Da Proteo do Trabalho do Menor. No havendo qualquer proibio legal, prevalece vlido o contrato experimental firmado pelo reclamante menor de 18 anos de idade (TRT/SP, RO 15.166/85, Valentin Carrion, Ac. 17.11.1986). CATHARINO, Jos Martins. Contrato de emprego. Edies trabalhistas, 1965. p. 58: O menor empregado entre 14 e 18 anos recebe pessoalmente o seu salrio, o que constitui verdadeira medida de proteo ao seu efetivo recebimento. A lei s exige assistncia no caso de pagamento de indenizao CLT, art. 439. A formao tcnica profissionalizante uma questo que vem sendo motivo de debates no Brasil, objetivando buscar nessa capacitao profissional a absoro de um contingente maior e mais qualificado para o mercado de trabalho, gerando com isso emprego, renda e, conseqentemente, o desenvolvimento socioeconmico. Consoante disposto no Decreto n 2.208, de 1997, a educao profissional ser desenvolvida junto com o ensino regular, podendo ser realizada em instituies especializadas ou mesmo no ambiente de trabalho. Menor-aprendiz. nus do empregador demonstrar que o menor aprendiz freqenta curso de aprendizado, nos termos da lei, sob pena de ficar obrigado ao pagamento de salrio mnimo legal (TRT/ PR, RO 8.967/78, Tobias de Macedo Filho, Ac. 523/79).

26

27

28 29

100

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

100

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

s alteraes e aos sobressaltos tecnolgicos. Alm disso, o trabalhador aprendiz precisa estar ciente de seu papel no sistema produtivo e competitivo e tambm saber que do sucesso da empresa depender a sua remunerao. Nesses termos, para que o projeto desse elemento humano seja levado a efeito, indispensvel que a escola profissionalizante seja algo dinmico30 , isto , interprete o contexto da atividade empresarial e instrumentalize a pragmtica de todos os recursos necessrios para qualificar o indivduo que passa por essa formao31 . O Estatuto da Criana e do Adolescente, conforme disposto no seu art. 64, restringe a possibilidade de trabalho para os jovens com idade entre doze e quatorze anos a um estgio de teor predominantemente profissionalizante, ressalvando, porm, a possibilidade de o menor perceber uma bolsa de aprendizagem, que significa uma remunerao a que o estagirio faz jus devido a sua insero no processo de produo. Em paralelo ao que dispe a Constituio Federal em seu art. 227, 3, III, que garante ao trabalhador adolescente o acesso escola, o Estatuto da Criana e do Adolescente, em seu art. 67, IV, veda o trabalho realizado em horrios e locais incompatveis que no permitam a freqncia escola. Destarte, no interregno que se perfaz entre os doze e os quatorze anos, no h quaisquer evidncias de amadurecimento psicolgico hbil a um treinamento tcnico-profissional, sendo de maior lgica aventar-se acerca de uma fase de praprendizagem, da a Emenda Constitucional n 20 ter estabelecido o proibitivo que no mais permite quaisquer modalidades de trabalho ao menor de quatorze anos, tampouco a aprendizagem32 . Nessa esteira caber, sobretudo aos Conselhos Tutelares, velarem pela efetivao das normas de proteo do trabalho infantojuvenil, no apenas denunciando os abusos, mas principalmente atuando pedago30 O elemento dinmico da formao caracteriza-se como exigncia de tecnologias flexveis que tornam a produo mais personalizada, ocasionando, assim, ondas de desemprego; substituio de grandes grupos de trabalhadores por pequenos grupos cada vez mais especializados; mudana do comportamento nas organizaes, que estimulam a livre iniciativa dos trabalhadores motivados pela competitividade; o fator de produo passa a ser o conhecimento e no mais o trabalho, capital e matrias-primas; o valor nas empresas est voltado para a capacidade de adquirir, produzir, distribuir e aplicar conhecimento; a educao do pessoal est mais qualificada, exigindo que este permanea um maior tempo na escola, pois a educao no formal, materializada por treinamentos rpidos dados dentro da empresa, est insuficiente. Os novos paradigmas tecnolgicos e de qualidade, produtividade e competitividade exigem um novo perfil profissional que, alm de habilidades especficas para uma determinada ocupao ou ofcio, inclua o domnio de competncias bsicas, tais como comunicao e expresso, clculo, raciocnio lgico, criatividade, capacidade decisria, habilidades para identificar e solucionar problemas e capacidade de propor e incorporar inovaes, bem como informaes culturais e de cidadania que facilitem a integrao do indivduo na sociedade e no trabalho. A 2 Turma do TRT da 4 Regio decidiu que, embora a Constituio Federal vede o trabalho a menores de 14 anos [...], num contrato de trabalho envolvendo menor de 12 anos de idade, [...] deve-se admitir a existncia de relao de emprego quando demonstrados os elementos caracterizadores da mesma, eis que o no-conhecimento do pacto laboral importa em gratificar o empregador infrator, que se locupletaria com a ilegalidade cometida e, portanto, penalizando o menor, parte frgil e desprotegida da relao de trabalho, submetido proteo especial do direito laboral.

31

32

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

101

TST_72-1.p65

101

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

gicamente para que as normas de proteo integral sejam compreendidas em toda a sua extenso, pois somente essa assimilao reputar possvel a eficcia dessas normas de teor protetivo. Alteraes trazidas pela Emenda Constitucional n 20 A Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, introduziu modificaes no sistema de previdncia social e alterou a idade mnima de admisso do menor ao trabalho. O art. 1 da referida Emenda, que deu nova redao ao art. 7 da Carta Magna, tem a seguinte dico: Art. 1 A Constituio Federal passa a vigorar com as seguintes alteraes: Art. 7 [] XXXIII proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; [] A nosso ver, a Emenda Constitucional n 20, com o propsito de proteger o menor, estabeleceu um proibitivo ao trabalho e aprendizagem, fazendo, assim, uma apologia expressa ociosidade. Diante de interpretao strictu sensu da Emenda Constitucional n 20, temse que o trabalho socioeducativo dos patrulheiros mirins, dos guardinhas, dos legionrios e de outras tantas entidades que, s margens da negligncia estatal, desenvolvem atividades de educao do menor, estaro fadadas extino. A nosso ver, a Emenda n 20, que no apenas restringe mas probe o trabalho do menor, est permeada por uma j decantada crise de governabilidade, que est ancorada no descaso governamental que no incentiva o trabalho, porm que fomenta o aumento indiscriminado de loterias e jogos de azar, sendo vtima de seu prprio remdio com a entrada arrasadora do capital internacional volatizado que repentinamente se vai pulverizando as ilusrias divisas que aqui se estabelecem apenas momentaneamente, porque no so fundadas em investimentos fixos, pois o governo, com esta postura, favorece o capital especulativo, do qual ns, contribuintes, estamos sempre a pagar as contas. Diante dessa crise de legitimidade que surgem movimentos como os dos trabalhadores rurais sem-terra que, inicialmente, surgem em busca de terras, mas, diante do embuste governamental que se apresenta, so recrutados pelas esquerdas que buscam deslegitimar o poder constitudo, com a criao do que se convencionou chamar de pluralismo jurdico, ou seja, fazendo com que num mesmo espao geoocupacional vigore mais de um ordenamento jurdico, desestabilizando, assim, as instituies que se querem democrticas.
102 Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

102

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Com efeito, a elevao da idade mnima para admisso do menor ao emprego merecedora de muitas crticas. primeira vista, tal medida poderia ser considerada um avano social, na medida em que representasse uma ao eficaz e concreta do legislador ptrio com a implementao no plano prtico da doutrina da proteo integral do menor, que concebe a questo da criana como prioridade absoluta, seja no mbito da sociedade, seja no mbito da famlia, seja no do Estado. Todavia, cientes da realidade nacional e do prprio contexto no qual se deu a aprovao da Emenda, no podemos deixar de ressaltar que a elevao da idade mnima para ingresso no mercado de trabalho no passou de um reflexo das alteraes introduzidas no sistema previdencirio nacional. Uma das mudanas foi a instituio de idades mnimas para a obteno do benefcio previdencirio. Ora, evidncia, o legislador optou por retardar o ingresso do menor no mercado de trabalho no visando a tutelar efetivamente o direito da criana e do adolescente proteo integral, mas sim a evitar o prolongamento demasiado do seu perodo de contribuio, face instituio da idade mnima para o recebimento do benefcio. Corroborando esse entendimento, no poderamos deixar de trazer baila a Conveno n 138 da Organizao Internacional do Trabalho, que explicita a posio adotada pela Organizao no que se refere ao ingresso do menor no mercado de trabalho. A sobredita Conveno, no ratificada pelo Brasil, preconiza a idade mnima de quinze anos para admisso do menor como aprendiz. Outrossim, bastante flexvel, admite a imposio de idades mnimas mais baixas (14 anos de modo geral e 12 anos para trabalhos considerados leves) por pases signatrios cuja economia e servio educacional estejam insuficientemente desenvolvidos. Alteraes no contrato de aprendizagem trazidas pela Lei n 10.097/2000 Publicada em 19 de dezembro de 2000, a Lei n 10.097 introduziu significativas alteraes na disciplina do contrato de aprendizagem, modificando artigos tanto da Consolidao das Leis do Trabalho como da lei do FGTS. O primeiro direito digno de nota garantido ao aprendiz foi o do salrio mnimo/hora. Assim, restou revogada a norma do art. 80 da CLT, que limitava o quantum devido ao aprendiz a meio salrio mnimo regional durante a primeira metade do aprendizado e a dois teros na segunda. Quanto ao contrato de aprendizado por tempo determinado, asseverou-se o prazo mximo de dois anos de contrato, estirpando-se, assim, estipulaes legais esparsas que estipulavam vigncia do contrato de aprendizado por prazo superior a dois anos. O legislador manteve a obrigatoriedade da contratao de aprendizes em percentuais que variam de 5 a 15% e ainda alterou disposio contida na legislao atinente ao FGTS, reduzindo sua alquota de 8 para 2% para aprendizes.
Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006 103

TST_72-1.p65

103

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Por um lado foi louvvel a reduo dos encargos que devem ser recolhidos pelo empregador de aprendizes, na medida em que serviu de estmulo para novas contrataes e revelou a sensibilidade do legislador, consciente da natureza social dessas contrataes que no s propiciam a formao de um novo contingente de mo-de-obra como tambm suprem de algum modo a deficincia do sistema de ensino colocado disposio dos jovens brasileiros. Por outro lado, no podemos nos furtar de tecer crticas a esse mesmo legislador que, ao deixar de atualizar o valor das multas imputadas s empresas que no cumprem o preceito legal da contratao mnima de um percentual de aprendizes, desperdiou uma oportunidade preciosa de assegurar a eficcia do dispositivo. Com efeito, foi na vinculao da aprendizagem Lei de Diretrizes e Bases da Educao Lei n 9.424, de 24.12.1996, que o novo diploma legislativo trouxe a mais notvel alterao na disciplina da matria. A vinculao entre aprendizagem e ensino fundamental foi explicitada no condicionamento da validade do contrato de trabalho matrcula e freqncia do aprendiz escola e previso de extino do contrato em caso de perda do ano letivo pelo adolescente. Ainda assim, foi imperfeita a criao legislativa por vincular o instituto da aprendizagem somente ao ensino fundamental, no estendendo o vnculo ao ensino mdio. Vale ressaltar que, com base no PNAD 1999/IBGE, a taxa de escolarizao no ensino fundamental de 95,5%, enquanto no ensino mdio ela de apenas 32,6%. Ora, sem embargo, podemos concluir que, ao condicionar a validade do contrato de aprendizagem apenas matrcula no ensino fundamental, o legislador desperdiou uma tima oportunidade de melhorar essa situao. A prpria regulao da carga horria a ser cumprida pelo aprendiz evidencia a inexplicvel falta de preocupao do legislador com o ensino fundamental. A carga horria foi fixada em 6 horas dirias, ficando vedada a prorrogao ou compensao de jornada. No obstante, foi contemplada a hiptese de extenso da jornada mxima diria para aprendizes que tiverem completado o ensino fundamental. Sem dvida, o aumento de 2 horas na jornada diria compromete o rendimento e, em ltima anlise, a prpria freqncia e manuteno do adolescente no ensino mdio. Finalmente, vale ressaltar o avano significativo trazido por esse diploma legislativo no que se refere autorizao para prover cursos de aprendizagem, condicionada ao registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criana, estendida s Escolas Tcnicas de Educao e entidades sem fins lucrativos que tenham a educao como objetivo. Essa extenso veio em boa hora, visto que o chamado Sistema S, como ficou conhecido o Servio Nacional de Aprendizagem estabelecido anteriormente pela CLT (que autorizava exclusivamente organizaes como SENAC, SENAI, SENAR e SENAT) a oferecer cursos de aprendizagem, j dava claros sinais de saturao, em face de suas evidentes limitaes ante a enorme demanda dos adolescentes por cursos de formao profissional.
104 Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

104

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

O estgio O termo estgio, derivado do francs stage, significa o perodo de experincia ou de aprendizagem, determinando o tempo de servio, ou de tirocnio de uma profisso, que se exige de uma pessoa para que possa desempenhar efetivamente o cargo ou a profisso33 . O estgio caracteriza-se como uma base de aprendizado escolar que se executa na empresa34 , cujos objetivos so aclarados pelo texto constante no dispositivo contido no 2 do art. 1 da Lei n 6.494, de 1974, que preceitua que o estgio deve proporcionar a complementao do ensino e da aprendizagem a serem planejadas, executadas, acompanhadas e avaliadas em consonncia com as grades curriculares, os programas e os calendrios escolares, com o objetivo de se converterem em mecanismos de inteirao e complementaridade, abrangendo o aprimoramento cientfico, o aperfeioamento tcnico-cultural e a polidez no relacionamento humano. O estgio se exterioriza por meio de um termo de compromisso que deve, necessariamente, exteriorizar uma relao trplice, pois a instituio de ensino intervm, a empresa acolhe e o aluno quem protagoniza a prtica que o leva maestria de seu aprendizado, sendo que o vnculo que se estabelece entre empresa e estagirio no de emprego, pois, segundo os ditames da lei, a natureza jurdica do estgio essencialmente de aprendizado, portanto, escolar, pois, nos termos do 1 do art. 68 da Lei n 8.069/1990, entende-se por trabalho educativo a atividade laboral em que as exigncias pedaggicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo35 . A lei regula apenas a aprendizagem de cunho contratual, ou seja, aquela em que se caracteriza como conditio sine qua non o fato de o trabalhador contar com menos de dezoito anos de idade, sobretudo para as conseqncias advindas da estipulao do salrio mnimo. H que se atentar que essa formao de semblante tcnico-profissional obedecer principiologia haurida do disposto no art. 63 da Lei n 8.069, de 1990, o Estatuto da Menoridade, ou seja, garantia de acesso e freqncia obrigatria em

33

34

35

SILVA, De Plcido e. Vocabulrio jurdico. Rio de Janeiro: Forense, v. II, p. 211: Entende-se, tambm, o perodo de aprendizagem de uma pessoa em uma arte ou ofcio. A pessoa submetida a estgio, diz-se estagirio. Por este nome, antigamente, entendia-se o funcionrio que era admitido como telegrafista, indicando-se a classe inicial da carreira. O estgio previsto na Lei n 6.494/1977 pressupe exerccio prtico na linha de formao profissional, mediante acompanhamento e avaliao de conformidade com o currculo escolar. A mera insero fsica do estudante em unidade qualquer da empresa, inteiramente dissociada da rea de eleio profissional do estagirio, denota desvirtuamento do estgio ensejando a configurao do vnculo empregatcio (TRT/PR, RO 91/89, Joo Dalazen, Ac. 1 T., 1.451/90). LACERDA, Dorval. O contrato individual de trabalho, 1939. p. 150: [...] a obrigao fundamental do empregador, ou de algum por ele, no pagar o salrio, mas transmitir que este pretende adestrar-se.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

105

TST_72-1.p65

105

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

ensino regular, atividade compatvel com o desenvolvimento do adolescente e horrio especial para o exerccio das atividades. No obstante essas consideraes, imprescindvel observar-se a lisura do quadro aprovado pela Secretaria de Segurana do Trabalho a que se reporta o art. 402 da Consolidao das Leis do Trabalho e velar pelo conceito de trabalho de natureza leve fixado pelo Decreto n 65.280, de 1970. IV BRASIL: O PARADOXO ENTRE O DOGMA DA PROTEO DO MENOR TRABALHADOR E A REALIDADE SOCIOPOLTICA NACIONAL s vsperas do terceiro milnio, os nmeros so alarmantes e reveladores de uma realidade decrpita. Nada menos que 3,5 milhes de crianas brasileiras perdem a infncia trabalhando. No tumultuado contexto brasileiro, sob a perspectiva do trabalho do menor, o desaforo mais meticuloso e de maior amplitude o falseamento do treinamento profissional e de vrias modalidades de estgio, angariando menores que, coagidos pela penria e pela fome que assola mais de quarenta milhes de pessoas, que vivem em estado de misria absoluta, submetem-se ao exerccio de ofcios que no so passveis de aprendizagem36 . Diante dessa explorao da mo-de-obra do menor, mediante procedimentos ardilosos e defraudadores que se escondem sob a face da aprendizagem, surge a infame e abjeta figura do subemprego que, desdenhosa dos trabalhadores que perfilham suas fileiras, no lhes afiana os direitos trabalhistas inerentes ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho, criando, portanto, o discriminativo entre trabalhadores de primeira e de segunda classes e ensejando, em ltima instncia, a fundao de elementos que tornem patentes os vrios nveis de instrumentalizao da cidadania como fator de integrao ou de excluso social. Indicadores sociais: a expresso da vergonha nacional A arruinada frmula trabalho infantil x subdesenvolvimento, como personificao de um sistema notadamente dantesco, no qual ecoam os brados daqueles que entorpecem a ptria, ensejando mant-la para todo o sempre deitada em bero esplndido, parece ter encontrado no Brasil o seu maior precursor. Sob a perspectiva de todo o transcurso da dcada de oitenta, no houve, no Brasil, nenhuma significativa transio estrutural quanto distribuio de crianas

36

A comisso de Peritos em Aplicao de Convenes e Recomendaes da OIT, j em 1964, ressaltava o seguinte: Uma legislao social, por mais avanada que seja, corre o risco de se tornar letra morta, se no existir um sistema de fiscalizao do trabalho encarregado de acompanhar sua aplicao. A necessidade desse controle se faz sentir particularmente quando uma conjuntura econmica pode induzir a que se relegue a segundo plano o melhoramento das condies de trabalho. Nas Filipinas, por exemplo, o nmero de fiscais em todo pas no chega a 200, porm existem 400.000 empregadores.

106

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

106

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

e adolescentes ocupados por ramo de atividade. Em 1989, esse ignbil panorama era do teor seguinte: Ramo de atividade37 Agricultura Servios Indstria Comrcio Outros Construo civil 40% 22% 14% 12% 8% 4%

No Brasil, em termos de trabalho urbano, o referencial de atividades dos menores sobejado em correlao com a idade. As crianas com idade entre dez e quatorze anos tm taxas referenciais inferiores s dos adolescentes que integram o grupo de quinze a dezessete anos. As taxas referenciais de ocupao e atividade so similares em contextos urbanos dessemelhantes para o grupo de dez a quatorze anos, contudo, oscila de forma retumbante para o grupamento de quinze a dezessete anos38 . As crianas e os adolescentes inseridos em um contexto socioeconmico de maior pauperizao naturalmente comeam a trabalhar mais cedo39 . Assim, o menor, em face da necessidade cambiante, se v precocemente tolhido da sua condio de criana. Quer-nos parecer, diante do descaso das autoridades, que o Brasil vem referendando a opinio de Agiobu Kemmer, comentarista africano que apregoa que: A educao alarga a mente, porm no ensina a sobreviver, enfatizando que a escolarizao no se constitui em alternativa vivel para a obteno de um posto de
37 38 Informaes do perfil estatstico de crianas e mes no Brasil , UNICEF/IBGE, 1987. Os distintos fatores que determinam a entrada de adolescentes no mercado de trabalho se d com intensidade e forma diferenciadas, em cada contexto da heterognea estrutura urbana brasileira. Por outro lado, no podem ser feitas interferncias nicas e vlidas para os diferentes contextos urbanos. Quando comeam. Suprimento especial editado pelo IBGE em 1988 (estudo destinado a medir o exerccio da cidadania) indicava que quase 66% dos brasileiros comeam a trabalhar antes dos 15 anos, 47,4% o fazem entre 10 e 14 anos e cerca de 20% antes dos 10 anos de idade. Somente 8,7%, tiveram o privilgio de comear a trabalhar depois dos 20 anos. Outra pesquisa, com base no PNAD/ IBGE, constatou que 6,4% das crianas e adolescentes de 10 a 17 anos comeam a trabalhar antes dos 9 anos e 44,1% antes dos 14 anos. Em So Paulo, mais de 64% das crianas e adolescentes comeam a trabalhar depois dos 14 anos de idade, ou seja, depois da idade escolar. Em Recife, no obstante, apenas 36% dos ocupados infanto-juvenis esto nesta situao. Analisando o perfil de idade de incorporao ao mercado de trabalho, muito diferente quando se compara a populao mais jovem com a populao total. Em So Paulo, por exemplo, quase 30% dos trabalhadores infanto-juvenis pertencentes a famlias mais carentes comeam a trabalhar com 11 anos ou menos, enquanto que no conjunto dos ocupados menos de 15% esto nesta situao.

39

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

107

TST_72-1.p65

107

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

trabalho, da muitos pais conclurem que ausentar os filhos da escola e da educao formal a alternativa mais sensata para a sua sobrevivncia, sendo um mtodo educativo que oferece maiores expectativas para o futuro. Destarte e no obstante o quanto elucidado, as crianas e os adolescentes brasileiros trabalham em demasia, ou seja, 72% de todos os jovens laboram em jornada integral40 . A veemncia do trabalho infantil tambm est condicionada em razo proporcional da idade. A jornada diria de trabalho das crianas de dez a quatorze anos menor que a dos adolescentes41 . Em 1989, dados estarrecedores revelam que nmero inferior a 15% do total dos menores com idades entre quatorze a dezessete anos, engajados ou dedicados a alguma atividade econmica de cunho laborativo, haviam concludo o ensino fundamental. No ano de 1970, 72,1% dos trabalhadores do grupamento de quinze a dezessete anos laboravam sob a condio de empregado, ou seja, em uma situao na qual havia um vnculo de emprego, enquanto que, no conjunto mais jovem, de dez a quatorze anos, apenas 47,4% estavam nesta situao42 . Em que pese o aviltado nmero dos que trabalham com vnculo de emprego, poucos tm carteira de trabalho assinada. Em 1990, apenas 32% dos trabalhadores no grupo de idade entre quinze e dezessete anos e to-s 8,3% daqueles no conjunto de dez a quatorze anos possuam carteira de trabalho assinada, direito de todo trabalhador e pressuposto inerente ao fato do emprego. Aspecto que tambm merece notoriedade o de que as taxas referenciais de participao de menores no mercado de trabalho so mais intensas em famlias monoparentais do que em qualquer outra modalidade de famlia, inclusive considerando nveis compatveis de renda43 . Ainda, nesse mister, outro semblante do trabalho infantil que desfalece o observador a incidncia da discriminao acerca do fator etnia, depreensvel tanto da veemncia e intensidade, como da remunerao do trabalho, pois as crianas e
40 A imagem bastante comum deste trabalho, como sendo predominantemente espordico e irregular, no se confirma. Ao contrrio, este setor est prximo do conjunto da fora de trabalho. De acordo com a PNAD-88, a proporo de crianas e adolescentes que em So Paulo trabalham 40 horas ou mais por semana (83,7%) era praticamente igual ao conjunto de empregados nesta situao (85,7%). Recife, ainda que com uma diferena um pouco maior (61 e 77% respectivamente), tambm confirma esta concluso. Enquanto 53,7% deste grupo de idade tm jornada integral, a porcentagem de adolescentes no grupo de 15 a 17 anos que possuem jornada integral de 79,1%. Tal diferena explica-se pela pouca idade deste segundo grupo, aonde quase todos no alcanavam todavia a idade em que o trabalho legalmente permitido. Criana indicadores sociais, IBGE, 1992. Ver, por todos, LEITE, Eduardo de Oliveira. Famlias monoparentais a situao jurdica de pais e mes solteiros, de pais e mes separados e dos filhos na ruptura da vida conjugal. Revista dos Tribunais, 1997.

41 42

43

108

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

108

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

os adolescentes negros tm que trabalhar mais rdua e intensamente que o restante das crianas e dos adolescentes brancos para perceber remunerao compatvel com a recebida por estes44 . Esse panorama que consegue equacionar todo esse rol de asperezas sociais e parece concatenar esforos para a sua mantena parece, definitivamente, ter encontrado slida morada em nossa vivenda. A retrica governamental Em compasso com o que dizia Shakespeare: Alguns vencem por seus crimes, outros so derrotados por suas virtudes45 , a retrica oficial nos presenta um painel menos afetado e no to hostil, concebido pelas cintilaes de pasquineiros governistas que projetam um iderio social inspirado pelas lentes de Pangloss, em que os embaraos e as resistncias, que tm como pano de fundo uma crise estrutural, so sempre acanhados e de natureza meramente transitria. A palavra crise est sempre ligada a uma perspectiva de ruptura. A crise o prenncio de uma quebra de ordem, de um desfecho fora de controle, de uma reao destruidora, ligada a aspectos estruturais ou operacionais de uma dada ordem ou sistema. a manifestao da prpria dinmica dos fenmenos ou, para tratar dialeticamente, da intensificao das contradies no processo histrico. A caracterstica mais marcante de uma crise a sua transitoriedade, na qual nada poder ficar indefinidamente em quebra ou ruptura46 . A prpria dinmica dos elementos levar a uma superao das contradies, seja mantendo a estrutura, seja rompendo-a, seja corrigindo as disfunes, seja comprometendo as relaes entre os elementos pela operatoriedade perdida, portanto, no um fenmeno isolado.

44

45 46

O DIEESE acaba de elaborar um mapeamento da populao negra no mercado de trabalho, tendo sido publicado pelo Instituto Interamericano pela Igualdade Racial, que, no Brasil composto pela CUT, CGT e pela Fora Sindical. Em 1998, o nvel de desemprego entre os negros era de 22,7% no Estado de So Paulo; entre os brancos, o ndice era de 16,1%. No cenrio nacional, a mdia salarial dos brancos de R$ 734, ao passo que a mdia dos negros gira em torno de R$ 344. A discriminao e o preconceito em relao ao negro, ao contrrio do que se imagina, no parte apenas dos brancos ou amarelos, ou seja, parte dos prprios negros, pois, de cada grupo de 100 negros, 83 no assumem sua condio racial, haja vista que, por exemplo, na Cmara que abriga 553 parlamentares, h pelo menos 55 deputados negros, porm, apenas e to-s 25 deles se assumem como tais. Como dados que corroboram tais afirmaes, tem-se, ainda, que dos 20% mais pobres da populao brasileira, 69,2% so negros; de cada grupo de 2.000 crianas carentes, 1.600 so negras; dados do IBGE demonstram que 44% da populao brasileira negra, porm ocupam apenas 5% das vagas nas universidades; na regio metropolitana de So Paulo, o tempo despendido procura de emprego para desempregados com mais de 40 anos de 57 semanas para o negro e de 50 semanas, em mdia, para os demais. Diante desses dados, temos que, apesar de que desde a Constituio de 1934 a discriminao racial crime no Brasil, hoje inafianvel, so inmeros os expedientes sociais que se caracterizam como mantenedores eficazes dessa velada, mas inconteste segregao. SHAKESPEARE. Medida por Medida, Ato II, Palavras de Escalo. AGUIAR, Roberto A. R de. A crise da advocacia no Brasil. So Paulo: Alfa-mega, 1991.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

109

TST_72-1.p65

109

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Insere-se na dinmica das relaes que constituem os fenmenos, podendo, deste modo, ser endgena resultado de problemas internos das relaes numa dada ordem ou exgena reflexo dinmico de crises exteriores ordem estudada , mas sempre contextuais e relacionais. Para Gramsci: A crise consiste justamente no fato de que o velho no morre e o novo no pode nascer, externando, assim, em poucos traos, o cerne da crise no Brasil que, permeada pela atipicidade, firmou uma estabilidade dentro da prpria idia de crise, ou seja, o balizamento do politicamente correto uma cosmogonia medieval, na qual a anomalia e a hecatombe social so os padres de normalidade que c deitaram suas razes, da a tolerncia e a condescendncia para com o trabalho do menor. Nas sociedades contemporneas, fragmentrias e conflitivas, no h lugar para falsas harmonias ou para neutralidades ticas. preciso que se tome uma posio, pois, como aventado por Freud, todas as posies so aceitveis, salvo a neutralidade. O presente momento exige da sociedade o reconhecimento de certas afirmaes: as utopias no morrem, transformam-se. O ser humano, para traar seu destino, no pode ter uma atitude tpica em relao ao mundo. O sonho, a anteviso e a profecia do respaldo existncia e razo de ser aos projetos. preciso retirar da palavra sonho sua conotao de irrealidade. Sonho um cenrio a ser perseguido, uma verdade a ser desvelada. Nessa caixa de pandora, quer-nos parecer que dois propsitos devem inspirar esse projeto: a) O banimento do trabalho infantil uma realidade a ser alcanada, a fim de que se resguarde a criana, produto primaz do Criador e retrato consubstanciado da Unidade Divina; e b) O empresrio inescrupuloso no mais dever poder valer-se da impunidade da Meca financeira, ancorada na arrogncia do dinheiro. Enfim, preciso o advento de um novo padro de sociabilidade, permeado por um solidarismo social que, como fonte sublime, se polurem as suas guas, imite a corrente cristalina que no servio infatigvel a todos expulsa do prprio seio a lama que te atiraram. Como o rabi da Galilia disse a Nicodemos: [...] para nascer de novo no preciso retornar ao ventre materno.... As tristes faces do descaso Trabalhadores de rua de Belo Horizonte Minas Gerais A cidade de Belo Horizonte qualificada como uma das metrpoles que rene as mais satisfatrias condies de vida no Brasil. Destarte, sua rea metropolitana contm um total aproximado de 124 favelas, com uma populao estimada em cerca de 600.000 pessoas.

110

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

110

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

A maior parte das crianas e dos adolescentes no freqentam a escola e pertencem a famlias com pais desempregados. Para ilustrar esse quadro de penria, tem-se que, por exemplo, em 1992, aproximadamente 43% das crianas entre zero e dezessete anos de idade integravam famlias com renda mensal de menos de meio salrio mnimo per capita e, 27%, famlias com renda entre meio e um salrio mnimo per capita. Nesses termos e, em face de dados to bombsticos, estimou-se que provavelmente apenas metade das crianas e dos adolescentes em idade escolar estariam efetivamente freqentando a escola em 1992. No obstante os ndices corretos no estejam disponveis, pode-se auferir, por uma olhadela que seja, que um nmero substancial de crianas esto trabalhando informalmente nas ruas de Belo Horizonte e, h que se deduzir, que o horizonte para estas j no se apresenta to belo. Dados mostram que, aproximadamente, 10% dos jovens com idades entre dez e quatorze anos, e mais de 50% dos adolescentes entre quinze e dezoito anos, so economicamente ativos. Estudos feitos sobre as crianas que trabalham na rua mostraram que 68% das crianas pesquisadas estavam na faixa etria entre sete e quatorze anos de idade; destas, aproximadamente 90% tinham famlia e contribuam com mais da metade ou com todo o seu salrio para a renda familiar, sendo que a maioria vivia em favelas ou bairros perifricos pobres e miserveis de Belo Horizonte. Aproximadamente 52% das crianas e adolescentes no freqentavam a escola, enquanto 32% estavam matriculadas nas sries que iam da primeira quarta do primeiro grau, ou seja, do ensino fundamental bsico no qual se d o processo de alfabetizao. Nenhuma das muitas crianas entrevistadas havia alcanado o nvel da oitava srie escolar. A taxa de abandono e evaso escolar aumenta significativamente prximo aos dez anos de idade, e chega ao mximo na faixa etria de doze a treze anos. Dado angustiante revela que cerca de 85% das crianas que jamais freqentaram a escola declararam que gostariam de poder freqentar47 . Crianas trabalhadoras de Salvador Bahia As causas subjacentes e confinantes do trabalho das crianas e dos adolescentes de Salvador nas ruas so semelhantes s de Belo Horizonte, exceto porque os problemas socioeconmicos so mais gritantes em Salvador, pois a Bahia , ainda, um dos estados mais pobres da nossa Federao. O desemprego tem crescido geometricamente desde o incio dos anos noventa, resultante do processo de reestruturao das bases de produo e do processo produtivo, da introduo de mudanas tecnolgicas e de toda transio que se operou no Estado da Bahia desde meados dos anos oitenta.
47 NOGUEIRA, Paulo Lcio. Estatuto da criana e do adolescente comentado. So Paulo: Saraiva, p. 97: Por interesses educativos, tm sido criadas legies mirins, guardas ou patrulheiros, cuja finalidade proporcionar aos menores educao fsica, intelectual, moral, cvica, social e profissional, vindo em segundo plano a remunerao, a qual no deixa de ser um incentivo ao trabalho prestado.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

111

TST_72-1.p65

111

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Como fator condicionante, a recesso foi o aspecto de jaez negativo que protagonizou os ndices insuportveis de desemprego, que acabaram por produzir um esgaramento exacerbado no tecido da clula social da regio48 . No perodo entre 1986 e 1993, a renda real refreou-se e apresentou queda livre de, em mdia, cerca de 40%. Atualmente, o setor tercirio fornece cerca de 80% dos empregos em Salvador, sendo 42% em servios, 20% na administrao pblica e 17% no comrcio. A atividade industrial absorve cerca de 8% da fora de trabalho, e a construo civil 7%, em mdia. O processo escolar e o sistema de ensino de Salvador tm, desde meados da dcada de oitenta, entrado em franca decadncia, um verdadeiro colapso da estrutura educacional, o que tem se refletido, em tempos ltimos, na queda do padro de escolaridade e na runa da populao em geral. Apenas 10% da populao completaram as primeiras oito sries do ensino bsico; 10% no conseguiram sequer concluir a primeira srie e, por volta de 30%, so totalmente analfabetos. No perodo que medeia entre os anos de 1985 e 1989, o percentual de crianas entre sete e quatorze anos que freqentavam a escola caiu de 85 para 72%. O acesso escola sobremaneira reduzido nas reas de maior ndice de carncia, e a taxa referencial de reprovao muito aviltada. Em 1981, 87% de um grupo de aproximadamente mil crianas de rua, com idades que oscilavam entre os sete e os dezoito anos, da favela nominada Novos Alagados, no freqentavam a escola. Cerca de trs quartos delas haviam completado entre a primeira e a quarta srie do primeiro grau. Os laos afetivos e os vnculos familiares eram, deveras acanhados e tnues, na maioria dos casos, com apenas 30% das crianas visitando suas famlias com a regularidade de uma ou duas vezes por semana. Estima-se que pelo menos vinte mil crianas da regio metropolitana de Salvador, entre dez e quatorze anos, no freqentam e jamais freqentaram a escola. Estudos contemporneos acerca do trabalho do menor em Salvador delineiam um modelo pouco louvvel. Pelo menos quinze mil crianas, entre dez e quatorze anos, trabalham na rea metropolitana, com aproximadamente 60% na prestao de servios e 25% na venda de quinquilharias. A maior parte das meninas que esto nesta faixa etria trabalham como empregadas domsticas, geralmente a ocupao de maior preconceito e no menos mal remunerada. A quase totalidade dos menores pertencem a famlias cuja renda per capita est entre meio e um salrio mnimo; entretanto, grande nmero de crianas pertence a famlias com renda de menos de um quarto do salrio mnimo per capita. Perto de metade das crianas contribui com 10 a 30% de todo o montante da renda familiar. Os menores que ganham mais so os que trabalham como vendedores ambulantes, pintores e diaristas.
48 FARIA, Jos Eduardo. Direito e economia na democratizao brasileira. So Paulo: Malheiros, p. 43: [...] com o crescente esgotamento do processo de concentrao industrial-urbana, as regies metropolitanas, que at ento representavam uma significativa fonte de oportunidade de ocupao e de mobilidade social, converteram-se em bolses de conflitos generalizados, justamente por causa do fator de aglomerao que, nos primeiros anos dos governos militares, paradoxalmente havia funcionado como elemento positivo de economia de escala.

112

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

112

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

A indstria de calados de Franca So Paulo Caso deplorvel de explorao irrestrita de mo-de-obra infantil, a cidade de Franca49 , no Estado de So Paulo, com populao estimada de aproximadamente 250 mil habitantes50 , dos quais 36.714 so crianas de sete a quatorze anos e 12.993 adolescentes de quinze a dezessete anos de idade, possui grande indstria do segmento de calados, produzindo, em sua maior parte, sapatos masculinos. Em linhas gerais, no h depreciao de monta em seus ndices de desenvolvimento, pois a cidade possui boa infra-estrutura urbana, com saneamento bsico e coleta de lixo adequados, gua encanada e eletricidade. A indstria manufatureira de calados um poderoso manancial de empregos para as crianas, que trabalham, geralmente, em atividades de colar e costurar couro. Uma pesquisa feita em 1993, com o apoio do UNICEF, realizada conjuntamente e em associao com o Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos DIEESE, e pelo Sindicato dos Sapateiros de Franca, demonstrou que, de 1.561 crianas e adolescentes trabalhadores entre sete e treze anos de idade, freqentando as escolas pblicas de Franca, trs quartos delas trabalhavam para a indstria manufatureira de calados. O trabalho infantil tornou-se mais enftico em anos recentes, pois a maior parte das quatrocentas fbricas situadas no municpio contratam servios externos, geralmente de pequenas empresas familiares, notadamente para o servio de costura. Nesse contexto de economia familiar que as crianas e os adolescentes trabalham, usualmente num aposento terminantemente precrio, com pouca incidncia de luz e exgua circulao de ar, por um perodo de quatro a oito horas dirias e sua remunerao infinitamente menor do que a dos adultos, pois no esto sob o manto protetivo de nenhuma legislao trabalhista51 . Os produtos utilizados para colar e limpar os sapatos so de alto risco para a sade, pois podem causar doenas que afetam o sistema nervoso perifrico as chamadas polineuropatias. Estudos realizados pelo Ministrio do Trabalho mostraram que as formas mais comuns dessas doenas so: a astenia, a parestesia, cimbras e tetraparestesia

49

50 51

O jornalista Gilberto Dimenstein, na Folha de So Paulo, de 27.10.1994, p. 1-2, sob o ttulo EUA colocam Brasil na lista negra, diz: Investigao do governo dos EUA sobre trabalho infantil coloca Brasil numa lista negra e, a partir dela, deputados e senadores americanos comeam a pressionar para que se boicotem exportaes brasileiras. O relatrio de 185 pginas, preparado pelo Departamento de Trabalho (o equivalente ao nosso Ministrio do Trabalho), revela os produtos exportados aos EUA utilizando trabalho infantil. Foram listados 20 pases, entre os quais o Brasil. O principal destaque para a rea de calados. O relatrio denuncia que j se constataram 1.300 crianas, abaixo dos 14 anos, trabalhando na fabricao de sapatos em Franca, interior de So Paulo. Censo do IBGE de 1991. VII Congresso Brasileiro de Adolescncia, Gramado, 1998.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

113

TST_72-1.p65

113

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

total, e a incidncia das polineuropatias maior entre trabalhadores jovens do sexo feminino. Os fornos de carvo do Mato Grosso do Sul A voluptuosa produo de carvo52 do Estado do Mato Grosso do Sul uma conseqncia do fracassado Projeto de Desenvolvimento da Indstria de Papel e Celulose, uma planificao estratgica dos Governos Federal e Estadual lanado na dcada de setenta, fundado em singelos incentivos fiscais e no financiamento de plantaes de eucaliptos. Com o malogro desse projeto, os proprietrios das terras as arrendaram aos ruralistas de Minas Gerais que, por sua vez, fizeram subarrendamentos, a fim de contratar mo-de-obra para o corte de madeira e a produo de carvo. Essa produo est concentrada em uma rea de aproximadamente quatrocentos mil hectares, compreendendo os lindes dos municpios de Ribas do Rio Pardo, gua Clara, Trs Lagoas, Santa Rita do Pardo, Brasilndia e Bataguassu. A maior parte do carvo produzido comercializado com a indstria do ao de Minas Gerais, outra parte enviada para o Porto de Paranagu, no Paran, e exportada para a Europa. Os trabalhadores recrutados no Vale do Jequitinhonha, a regio mais pobre de Minas Gerais, so levados para o Mato Grosso do Sul, geralmente acompanhados de suas famlias, para viver em condies precrias de sade, higiene, habitao e segurana, que afetam profunda e adversamente suas vidas. Nos fornos de carvo, trabalham longas horas, sem nenhum equipamento de proteo individual ou coletivo, com suas mulheres e crianas tambm envolvidos na desenvoltura dessas atividades, e amarrados a um contrato de trabalho de teor escravizante, obviamente sempre informal. Desde o incio dos trabalhos em dbito com seus empregadores, pois precisam pagar pelo transporte que os trouxe at ali, alm de no terem condies intelectivas de mensurar como o clculo da produo feito, esses trabalhadores esto em dbito permanente e em carter definitivo, e trabalham em troca do alimento que consomem, no podendo deixar o trabalho quando querem, pois, em verdade, diante dessas prticas abjetas e criminosas, o trabalhador no vende apenas o seu lavor, mas sua prpria existncia53 . O reforo s leis trabalhistas e a punio dos abusos so largamente dificultados pelo carter migratrio dos fornos, que so deslocados conforme a disponibilidade de eucaliptos; tambm pela alta rotatividade da mo-de-obra, que

52

53

Mesmo produtos que no so diretamente exportados, como o carvo, so boicotados pelos EUA devido prtica de trabalho infantil escravo. O carvo vendido para fbricas exportadoras de ferro. Ver, por todos, SANTOS, Boaventura Sousa. Law and community: the changing natura of state power in late capitalism. In: The politics of informal justice, New York: Academic Press, 1982.

114

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

114

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

se muda constantemente entre as localidades dos fornos, pela grande extenso da rea de produo e pelas condies precrias ou inexistncia de estradas vicinais. Nas cinco cidades produtoras de carvo mencionadas acima, existem 5.189 crianas de sete a quatorze anos e 1.743 adolescentes de quinze a dezessete, de acordo com dados fornecidos pelo IBGE. Existe estimativa de que 2.000 a 2.500 crianas esto envolvidas na implementao dessas atividades, ou seja, cerca de 25% da mo-de-obra total. Essas crianas e adolescentes participam do processo de produo laborando na preparao da argila dos fornos, alimentando-os com madeira, retirando o carvo e limpando os fornos aps a queima. As crianas, em sua maioria, so analfabetas, pois nunca foram escola. V PREVENO E REPRESSO DO TRABALHO INFANTIL NO MBITO DAS ORGANIZAES NO-GOVERNAMENTAIS Fundamental e de especial relevncia o papel reservado s organizaes no-governamentais nessa guerra. Isso ocorre porque foram estas organizaes, por meio de suas entidades e lideranas mais combativas, militantes e crticas, que saram luta contra a iniqidade da explorao do trabalho infantil e, na prtica, so responsveis pela conduo da mobilidade tica e poltica que levou produo do Estatuto da Criana e do Adolescente. Como acontece com sindicalistas e empregadores, o papel das ONGs tambm desenvolve-se em mais de uma frente de combate. Com conhecimento da realidade, alm de atuarem no campo da ao direta com projetos-piloto, que visam educao no formal, capacitao pr-vocacional, reabilitao de crianas em situao de explorao pelo trabalho, explorao e aliciamento sexual, vitimizadas por maustratos, procedendo reintegrao familiar e atuando no campo da promoo e defensoria dos direitos da populao infanto-juvenil. sob essa perspectiva, e compartilhando o desafeto por essas mazelas sociais, que as ONGs tm, na fase presente de evoluo da luta contra o trabalho infantil, promovido a estruturao, o realinhamento e o funcionamento dos conselhos nacional, estaduais e municipais dos direitos da criana e do adolescente e deles participado, assumindo, inclusive, a prpria capacitao para trabalhar com o tema, sendo centro desencadeador de mobilizaes da sociedade em prol de uma conscientizao de que h um processo velado, porm gradativo, de supresso e perda dos valores imanentes ao exerccio da cidadania. Verdades e mentiras no mbito das ONGs As ONGs so vislumbradas por muitos como um ralo notoriamente impiedoso no tocante aos recursos que administram, pois exorbitantes recursos representados por milhes de reais tramitam pelo nosso Pas sem, no entanto, alterar substancialmente as condies de vida dessas crianas. O IUPERJ, Instituto Universitrio de Pesquisas do Rio de Janeiro, procedeu a uma anlise, que foi veiculada em um catlogo nominado Ao Invisvel,
Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006 115

TST_72-1.p65

115

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

demonstrando que, das mais de 620 instituies e entidades que se relacionam com o auxlio s crianas pobres, metade so ONGs. Em 1992, o IBASE, Instituto Brasileiro de Anlises Socais e Econmicas, ento coordenado e articulado por Herbert de Souza, o Betinho, apresentou dados que desmistificaram algumas assertivas at ento absolutas. Dado de relevo exibia que, no Rio de Janeiro, 692 menores dormiam embaixo de marquises e em praas, sendo que, desse contingente, 70% tinham famlia. As declaraes e denncias do Excelentssimo Doutor Liborni Siqueira, Juiz da Primeira Vara de Menores do Rio de Janeiro, versando acerca das irregularidades e do escopo real dessas entidades de pilantropia54 , no so novas, contudo, as disparidades situam-se em um campo de difcil auditoria. Existem hoje cerca de trezentas Organizaes No-Governamentais no Pas, das quais 6% se dedicam, de alguma forma, questo do menor, sendo importante observar que somente quatro ONGs, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubio, o Centro de Articulao de Populaes Marginalizadas, a Associao Beneficente So Martinho e a Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional, movimentaram, apenas no ano de 1993, a quantia de US$ 2,3 milhes, ou seja, sob outra conotao, movimentaram mais de US$ 3 mil por ano para cada criana que vive embaixo das marquises e praas cariocas. A prpria ex-secretria do menor, Alda Marco Antonio, aps desmantelar uma quadrilha de funcionrios da CBIA, Centro Brasileiro para a Infncia e Adolescncia, que atuavam em Goinia55 , declarou: Acabamos criando um monstro e as ONGs viraram um meio de vida, isto , no pensar dela, essas entidades so as ltimas interessadas em resolver o problema do menor, pois, segundo ela, se acabarem as crianas de rua, acaba o emprego deles. Dentro desse verdadeiro pandemnio, no mais podemos admitir a institucionalizao do menino de rua como forma de enriquecimento dos abutres de ocasio, pois se de um lado temos a ganncia travestida de assistencialismo, de outro temos a complacncia e a cumplicidade dos organismos governamentais, que, ao fazer vistas grossas para essa captao frentica de recursos, acaba por avalizar esses procedimentos esprios; porm, alheios a esses pseudo-interesses permanecem os menores a recolher as modestas migalhas que escorrem dos megalomanacos oramentos desses cavaleiros do apocalipse. No obstante dentro desse emaranhado de inusitados propsitos, h que se separar o joio do trigo, pois h, indubitavelmente, entidades que prezam pela excelncia, tanto dos objetivos como da forma de instrumentaliz-los.
54 Existem mais de 30 mil entidades filantrpicas no Brasil, todas cadastradas no Ministrio do BemEstar Social. Aps cadastradas, as entidades fazem um convnio com um rgo do governo e apresentam um projeto para trazer verba do exterior. A quadrilha criava ONGs falsas para obter dinheiro para projetos supostamente destinados ao ensino profissional de menores carentes, porm, o que deveria ser uma escola em que as crianas aprenderiam a fazer po, transformou-se numa das mais bem-equipadas padarias; a oficina que ensinaria marcenaria s crianas tornou-se uma indstria de mveis.

55

116

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

116

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

ONGs e organismos governamentais Fundao Abrinq pelos Direitos da Criana Fundada em 16 de abril de 1990, a Fundao Abrinq pelos Direitos da Criana uma entidade sem fins lucrativos, de utilidade pblica federal, que tem como objetivo bsico e principal a promoo dos direitos elementares de cidadania das crianas. A Fundao Abrinq trabalha a fim de aperfeioar a qualidade de vida das crianas por meio de projetos e da articulao de mobilizao da sociedade, especialmente da iniciativa privada, a fim de sensibilizar o conjunto social sobre as questes da infncia, promovendo o engajamento da sociedade civil e das foras empresariais em propostas e projetos para a soluo e dissipao dos problemas dos menores, por meio da ao poltica na defesa de seus direitos e de aes paradigmticas que possam ser disseminadas e multiplicadas. O principal propsito a promoo dos direitos essenciais e elementares inerentes cidadania das crianas56 , conforme definido na Conveno Internacional dos Direitos da Criana e em consonncia com as disposies da Constituio Federal e as constantes do Estatuto da Criana e do Adolescente. Atividades e projetos desenvolvidos pela Fundao Abrinq pelos Direitos da Criana A seguir esto descritas algumas atividades e projetos desenvolvidos pela Fundao Abrinq pelos Direitos da Criana: Projetos Programa Empresa Amiga da Criana Incentivo s empresas no combate da explorao do trabalho infantil e ao investimento em projetos de melhoria na qualidade de vida das crianas. Programa Crer Para Ver Financiamento de projetos que visam melhoria da qualidade da escola pblica. Projeto Prefeito Criana Incentivo e orientao aos prefeitos a assumirem a infncia como prioridade municipal.

56

Sobre o tema, BOBBIO, Norberto. El futuro de la democracia. Barcelona, 1985.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

117

TST_72-1.p65

117

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Projeto Jornalista Amigo da Criana Formao de uma rede de jornalistas que trabalha na defesa dos direitos das crianas. Projeto Prmio Criana Reconhecimento anual de quatro instituies ou personalidades que se destacam na defesa dos direitos das crianas. Projeto Nossas Crianas Adoo financeira de crianas e capacitao tcnico-gerencial de entidades sociais. Projeto Bola Pra Frente Captao de recursos e capacitao de educadores de entidades sociais para a prtica de educao corporal com crianas. Projeto Biblioteca Viva Capacitao de educadores de entidades sociais e doao de acervo de livros infanto-juvenis. Projeto Adotei Um Sorriso Movimento voluntrio da classe odontolgica com o objetivo de proporcionar sade bucal a crianas e adolescentes. Fundo das Naes Unidas pela Infncia UNICEF O Governo brasileiro um dos 159 signatrios da Declarao Mundial sobre a Sobrevivncia, a Proteo e o Desenvolvimento da Criana. Assumiu, portanto, perante a comunidade internacional, o compromisso de reduzir drasticamente a mortalidade infantil e a materna, bem como as taxas de desnutrio e analfabetismo, erradicando e controlando as doenas cujo processo de preveno instrumentalizvel por vacinas, garantindo o acesso gua limpa, ao saneamento, educao bsica e proteo especial para crianas em situao de risco. Para apoiar a observncia desses compromissos, o UNICEF, em cooperao com o Governo do Brasil, elaborou um Programa Nacional de Cooperao Tcnica que enseja dar prioridade ao semi-rido e s regies mais pobres do Pas, ou seja, ao Norte e ao Nordeste.
118 Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

118

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

O UNICEF mantm acordos de cooperao tcnica e financeira com organismos governamentais e no-governamentais que digladiam contra todas as manifestaes das vrias faces da violncia. Conjugando e angariando esforos e recursos de diferentes setores, segmentos e organizaes da sociedade brasileira em defesa dos direitos e da sade da criana, do adolescente e da mulher, o UNICEF atua, tambm, no sentido de estimular a disseminao e amplificao de experincias bem-sucedidas, das quais participa no Brasil e em pases emergentes em desenvolvimento, notadamente da Amrica Latina. No obstante, o UNICEF conserva sob sua guarda em Copenhagen, na Dinamarca, um estoque de 250 medicamentos essenciais para uso em casos de calamidade pblica ou qualquer outra situao que dificulte o acesso da populao aos medicamentos ou a sua disponibilizao. O direito de ter direitos o lema que sintetiza a estratgia adotada pelo UNICEF no Brasil, e tambm o ttulo do Programa de Cooperao, em sintonia com a Constituio Federal de 1988 e o Estatuto da Criana e do Adolescente, Lei n 8.069, de 1990. Organizao Internacional do Trabalho OIT A Organizao Internacional do Trabalho, criada pelo Tratado de Paz de Versalhes em 1919, est sediada em Genebra, na Sua, onde mantm uma secretaria permanente o Secretariado Internacional do Trabalho dirigida por um Conselho de Administrao integrado por representantes de governos e de organizaes de empregadores e de trabalhadores do mundo inteiro. Assessoram-na tcnicos e especialistas em matria de trabalho, recrutados nas mais diversas regies do planeta. Setenta e um escritrios de representao, distribudos entre seus cento e setenta Pases-membros, marcam sua presena universal em todos os campos do trabalho. A partir de 1946, passou a integrar o sistema da Organizao das Naes Unidas como organismo especializado na rea do trabalho. A singularidade de sua organizao tripartite lhe confere uma estrutura gil e operacional na tomada de decises que se revestem da condio de normas internacionais do trabalho. As normas internacionais da OIT tm como destinatrios todas as categorias de trabalhadores no universo das ocupaes subordinadas a critrios hierrquicos, desde operrios de grandes complexos industriais, da gente do mar, comercirios, bancrios e escriturrios, at trabalhadores rurais, mulheres e menores. A questo do trabalho infantil, tema de mais de vinte convenes e recomendaes, tem estado entre as principais preocupaes que afligem a OIT que, desde seus primrdios, tem-se empenhado, por todos os meios a seu alcance, em dar sua contribuio institucional para a eliminao desse mal que se expande e que, por sua gravidade e dimenso, repugnam a conscincia do mundo moderno.
Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006 119

TST_72-1.p65

119

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

A OIT entende por trabalho infantil o trabalho executado por criana menor de quinze anos, com o objetivo de prover seu sustento e o sustento de sua famlia. Segundo estatsticas disponveis, em cada seis crianas da populao mundial infantil uma trabalha. Seriam cerca de cem milhes de crianas trabalhadoras, mas h quem, sem ser pessimista, estime o dobro. O fato de maior gravidade que, por fora da recesso econmica mundial, esse mal vem crescendo e se expandindo, tomando propores outrora inimaginveis. Trabalho Infantil e Subdesenvolvimento ndia Nigria Amrica Latina 44 milhes de crianas trabalhadoras 11 milhes de crianas trabalhadoras 13,8 milhes de crianas trabalhadoras

A falta, na maioria dos pases, de uma legislao que proba formalmente o trabalho infantil, ou a existncia da complacncia de leis brandas que o admitem em certas ocupaes tradicionais, como em empresas familiares, no pequeno comrcio, no comrcio de rua, na agricultura, podem tambm ser responsveis pela hiperbolizao e hipertrofia do mercado de trabalho do menor e, conseqentemente, do aumento do nmero de crianas empregadas em atividades com destinao econmica que as afastam da escola 57 . Vezes por outras, as leis so positivas, mas carece o pas de um sistema efetivo e eficiente para aplic-las ou para acompanhar e fiscalizar sua aplicao. A ausncia de um adequado sistema educativo e de leis eficazes que imponham e fiscalizem a escolarizao, at, no mnimo, os quatorze anos de idade, desfila entre as inmeras causas oriundas das mazelas socioeconmicas que pugnam por uma migrao da escola para o mercado de trabalho, ou seja, nesta fase da vida, da esperana para o martrio. A indiferena, ignorncia, negligncia de autoridades, pais, mestres e do pblico em geral contribuem significativamente, e de forma preponderante, para a perpetuao e disseminao dessa chaga social que, alm de violar os direitos bsicos e elementares da criana, agride a conscincia e os princpios humanitrios da sociedade. No bastassem as trgicas seqelas do desequilbrio social e econmico que pune nossas crianas, at com trabalho escravo, com trabalho insalubre, penoso ou perigoso, um exrcito, cada vez mais numeroso, de crianas e jovens de todas as idades ocupa as ruas das metrpoles, onde se fazem presas fceis da explorao, da

57

ROSANVALLON, P. La crise de ltat providence . Paris: Seuil, 1984.

120

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

120

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

opresso, do lenocnio e da violncia, inclusive por parte do Estado a quem, por princpio, incumbe a obrigao de proteg-las. Para a OIT, o trabalho infantil no se reduz a simples ndices estatsticos que oscilam para cima ou para baixo, de acordo com as vicissitudes econmicas e sociais que o capital volatilizado infere sobre as estruturas de cada pas. O problema no apenas atuarial, mas qualitativo. O banimento total do trabalho infantil no se dar por um expediente alqumico em busca da pedra filosofal, pois, Natura non facit saltus, a natureza no d saltos. Nessa cruzada de dimenso internacional, a OIT vem protagonizando o papel de agente catalisador de esforos e iniciativas nacionais com vista erradicao dessa triste chaga que enodoa as civilizaes de todos os tempos. Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia ANDI A Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia, ANDI, nasceu em 28 de dezembro de 1992, fundada pela jornalista mbar de Barros por inspirao conjunta com o tambm jornalista Gilberto Dimenstein. Em seu prlogo, a ANDI contou com o apoio do Projeto Ax, com a UNICEF e com a fundao alem Stichting Doen. Foram parceiros fundamentais o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, a Fundao Abrinq pelos Direitos da Criana e a Sociedade Cidado 2000. Em 1995, passou a ser presidida pelo filsofo Cesare de Florio la Rocca e dirigida pelo jornalista Geraldo Vieira Filho. Em 1996, encontrou no UNICEF seu maior parceiro, tanto do ponto de vista financeiro, quanto para a capacitao tcnica de seu quadro de jornalistas. A Agncia de Notcias dos Direitos da Infncia dedica-se divulgao de experincias sociais bem-sucedidas na defesa dos direitos da infncia e da adolescncia. Sua estratgia sui generis: a equipe de jornalistas da ANDI dedicase a pesquisar, averiguar a veracidade dos fatos e, ento, a compor pautas jornalsticas que signifiquem uma transio nos vezos da cobertura convencional. As pautas so oferecidas aos jornais, rdios e televises. Entre outras estratgias, a ANDI fez ingerncia junto ao mais tradicional prmio de jornalismo do Brasil, o Prmio ESSO, para a criao de categoria especial Jornalismo pela Infncia e pela Adolescncia. A sugesto foi aceita e implementada em homenagem aos 50 anos do UNICEF. Da mesma forma, a ANDI instituiu, em 1996, o Prmio ANDI Cinema pela Infncia, atribudo a filme nacional, concorrente do Festival de Braslia do Cinema Brasileiro, que revele olhar sensvel e meticuloso sobre as questes da infncia e da adolescncia.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

121

TST_72-1.p65

121

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Aes conjugadas Em 1995, foi criado, com apoio da OIT e do UNICEF, o Frum Nacional de Preveno e Erradicao do Trabalho Infantil, com o objetivo de promover a discusso da eliminao do trabalho infantil e a articulao de aes entre os parceiros. O Frum, coordenado pelo Ministrio do Trabalho, conta com a participao de rgos do Governo Federal, centrais sindicais, organizaes de empregadores e ONGs nacionais. A Secretaria Executiva exercida pela Confederao Nacional dos Trabalhadores em Agricultura CONTAG. A partir de estudos, denncias e aes de fiscalizao efetiva do Ministrio do Trabalho sobre o trabalho infantil no Brasil, foram selecionadas reas prioritrias de interveno em algumas regies. O Frum desenvolveu uma metodologia de atuao, o Programa de Aes Integradas PAI, que busca promover a integrao de esforos dos trs nveis de governo58 e da sociedade civil em diversos setores. Essa metodologia vem sendo aplicada com xito em diversas regies, respeitando-se as caractersticas e as realidades locais. VI O COMEO DA TRAVESSIA EM BUSCA DE NOVOS PARADIGMAS Carvo e erva-mate Mato Grosso do Sul Em 1994, cerca de 2.500 crianas trabalhavam, junto com os pais, na produo de carvo vegetal em cinco municpios do Mato Grosso do Sul. Aes da Delegacia Regional do Trabalho e denncias da Comisso Permanente de Investigao e Fiscalizao das Condies de Trabalho chamaram a ateno para o problema. Em vista das lastimosas condies de vida e de trabalho das crianas e de suas famlias, o Frum deu prioridade regio e apoiou a elaborao e a negociao do PAI carvo, iniciado em outubro do ano da graa de 1995. No momento, esto em andamento diversas atividades desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado, prefeituras municipais e ONGs locais. A Secretaria de Assistncia Social SAS, do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, est atendendo a 1.299 crianas de quatorze municpios que trabalhavam nas carvoarias e na colheita de erva-mate, com a concesso de bolsas s famlias para garantir o acesso e a permanncia das crianas na escola e em atividades complementares. O programa contempla, ainda, atividades de assistncia famlia, implantao do programa de agentes comunitrios de sade, construo de centro social em Ribas do Rio Pardo e capacitao de agentes educadores para a jornada ampliada.

58

Sobre a crise institucional do Estado, ver HABERMAS, Jngen. Lespace public. Paris: Payot, 1986.

122

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

122

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

A Comisso, que participa do Comit Estadual de Coordenao do Programa, acompanha e avalia a execuo do PAI carvo. Realiza, tambm, visitas e elabora relatrios sobre a situao do trabalho infantil e escravo nas reas de carvoarias, destilarias, erva-mate e algodo. Os relatrios so juridicamente enquadrados e enviados a 55 entidades e rgos competentes. Resultados alcanados: crianas retiradas do trabalho infantil nas carvoarias e na colheita de erva-mate; erradicao do trabalho infantil no-ndio no setor canavieiro; mobilizao das instituies para a negociao e implementao do PAI nas reas das carvoarias; e produo e encaminhamento de relatrios de visitas sobre condies de trabalho nas reas acima indicadas. Sisal e pedreiras Bahia Crianas trabalham com os pais na colheita e beneficiamento do sisal e na quebra de pedra em vinte e sete municpios do Estado da Bahia. Levantamentos realizados no perodo entre 1995 e 1996 identificaram 1.237 crianas trabalhando no sisal, distribudas ao longo de 11 municpios. Desde o primeiro flego do ano de 1995, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Retirolndia, o Movimento de Organizao Comunitria MOC e outras organizaes vm atuando de forma veemente na Regio. Em 1996, o Frum props a implementao de um Programa de Aes Integradas PAI na regio. A Secretaria Estadual de Trabalho e Assistncia Social SETRAS criou, em julho de 1996, Comisso Estadual para, em conjunto com outras organizaes governamentais, ONGs e organismos internacionais de cooperao, preparar, negociar e coordenar o Programa. Foram, tambm, criadas comisses regionais e municipais para discusso e acompanhamento da implantao do PAI. A fim de franquear subsdios s aes do PAI sisal, o Governo do Estado elaborou diagnstico socioeconmico e financiou o cadastramento das famlias a serem beneficiadas pelo Programa Criana Cidad. Resultados alcanados pelo programa de ao em Retirolndia no binio 1995/1996: 63 crianas retornadas escola; 86 animais distribudos entre 31 famlias, com 111 crianas; Conselho Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente criado; famlias sensibilizadas, por meio de visitas, programas de rdio e reunies, sobre a importncia de as crianas freqentarem a escola;
Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006 123

TST_72-1.p65

123

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

comunidade mobilizada para erradicar o trabalho infantil, lutar pela melhoria da qualidade do ensino e fiscalizar a merenda escolar; pesquisa-piloto realizada sobre trabalho infantil, com apoio da DRT, MOC e FUNDACENTRO; recursos extraordinrios alocados por outras fontes para execuo de atividades complementares ao projeto; e trabalho infantil divulgado pela mdia e por cartilhas distribudas na regio.

Cana-de-acar e olarias Zona canavieira da Regio Norte/Rio de Janeiro A Federao dos Trabalhadores em Agricultura do Estado do Rio de Janeiro estima que, aproximadamente, cinco mil crianas trabalham na produo de cana e em olarias, em oito municpios na Regio Norte do Estado do Rio de Janeiro. O Programa de Aes Integradas, proposto pelo Frum, dever articular o envolvimento e a alocao dos recursos tcnicos e financeiros de diversas entidades para a implementao de um conjunto de projetos que garantam a retirada das crianas do trabalho em ambientes insalubres e em situaes de risco. O Programa est sendo negociado com o Gabinete Civil do Governo do Estado, prefeituras municipais e ONGs locais. Resultados alcanados: 160 crianas retiradas do trabalho no plantio e corte da cana-de-acar. Com o corte das bolsas, no entanto, parte dessas crianas retornou ao trabalho; famlias sensibilizadas, por meio de visitas, programas de rdio e reunies, sobre a importncia de as crianas freqentarem a escola; comunidade e instituies locais mobilizadas para erradicar o trabalho infantil; e questo do trabalho infantil divulgada na mdia. Calados Vale dos Sinos/Rio Grande do Sul As crianas trabalham na produo de calados, na regio do Vale dos Sinos, em bancas familiares ou em pequenas empresas prestadoras de servios. A crise econmica, causada pela queda das exportaes e do consumo domstico de calados, gerou desemprego e agravou a situao socioeconmica das famlias da Regio. Aes integradas da DRT de Novo Hamburgo e da Associao do BemEstar do Menor, que promoveram seminrios de conscientizao, patrocinados pela CUT, culminaram na instituio de fruns em Novo Hamburgo e em Dois Irmos, com o objetivo de articular aes e captar recursos entre governos municipais, sindicatos de trabalhadores, associaes da indstria manufatureira de calados e ONGs para a erradicao do trabalho infantil.
124 Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

124

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

Resultados parciais j alcanados pelo programa de ao: pesquisa realizada para identificao das crianas que trabalham na produo de calados; 40 crianas de Dois Irmos retiradas do trabalho e postas na escola. A seleo das crianas de Novo Hamburgo est sendo feita; famlias envolvidas no programa, sensibilizadas e assistidas; comunidade mobilizada e instituies locais articuladas para erradicar o trabalho infantil; e proibio do trabalho infantil divulgada na mdia local. Calados Franca/So Paulo Pesquisa realizada em escolas de Franca, pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indstria de Calados e do Vesturio e pelo Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos DIEESE, com apoio do UNICEF e da OIT, identificou, em 1994, 1.561 crianas trabalhando na produo de calados em Franca. Esse malfadado panorama foi o que consubstanciou o cerne explosivo acerca da discusso do problema e criou espaos para a elaborao de propostas. Em 1995, o Sindicato, com apoio da CUT, promoveu ampla campanha de sensibilizao e mobilizao da sociedade. O UNICEF vem apoiando projeto de assistncia s famlias e s crianas e adolescentes retirados do trabalho. Em 1996, o Sindicato das Indstrias de Calados de Franca criou, com apoio da Fundao Abrinq e de outras entidades, o Instituto Pr-Criana para financiamento de projetos de atendimento criana e ao adolescente. O Instituto realizou, em outubro do mesmo ano, seminrio sobre experincias empresariais de sucesso na luta pela eliminao do trabalho infantil. Resultados alcanados: sociedade mobilizada e conscientizada sobre a questo do trabalho infantil; setor empresarial envolvido com a questo; e crianas retiradas do trabalho e colocadas na escola, por meio de programas de assistncia e de aes complementares. Fruticultura Petrolina/Pernambuco A introduo da fruticultura irrigada, no vale do So Francisco, criou um plo de desenvolvimento, que tem atrado mo-de-obra e investimentos para a regio. A produo est voltada para o abastecimento do mercado interno e para o setor exportador, tanto de produtos in natura como de produtos agroindustriais. A produo agrcola est dividida entre pequenas propriedades rurais, pequenas e mdias propriedades dentro dos projetos de colonizao e grandes empresas de exportao.
Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006 125

TST_72-1.p65

125

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA

As crianas trabalham na produo de frutas em conjunto com suas famlias, seja contribuindo para a produo familiar das pequenas propriedades, seja sob regime de contratao por produto. No foi registrado trabalho infantil nas empresas exportadoras e nas agroindstrias. Desde 1992, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina vem atendendo a crianas e famlias de duas comunidades da regio, buscando pr as crianas na escola e oferecer-lhes atividades complementares. Resultados alcanados: 80 crianas/ano retiradas do trabalho e postas na escola; aulas de reforo escolar e atividades recreativas e culturais oferecidas s crianas; horta comunitria plantada e cultivada; famlias sensibilizadas e envolvidas nas atividades do projeto; e instituies locais mobilizadas. VII O ESBOO DE UMA NOVA VEREDA CONSIDERAES SOB UMA PERSPECTIVA FILOSFICO-JURDICA CONTEMPORNEA A primavera da Teoria Jurdica Clssica nos legou, tanto quanto ainda nos tem legado, o episdio da cedncia do espao entre o maniquesmo que o afligia e a superao do estrito dogmatismo que o embalava, para que, na busca de um novo padro de integrao e racionalidade social, seja vislumbrado o aroma jurdico da primavera, motivada por uma pseudo-renascena que transfigure as manifestaes da teoria e da prtica do trabalhismo nos Direitos da Criana e do Adolescente em movimento, irradiando outros sentidos, de forma e de fundo, em tributo ao que o Padre Teilhard de Chardin convencionou nominar de Cristognese, pois o contrrio do medo no a coragem, a f. Retornemos, ento, pela f, ao mundo onde se possam restar esperanas de novamente venerar uma arte musical tal qual de Mozart, a fsica de Planck, a literatura de Machado de Assis ou a filosofia de Plotino, que possa florescer em um desses pequeninos e que essa seja nossa Pscoa, a nossa travessia, do deserto do Egito para Cana, ou da opresso do trabalho do menor para a liberdade da educao e da cidadania..., pois o castigo mais deprimente e fastidioso para esses tantos encarcerlos nas masmorras da ignorncia e do esquecimento... Laus Deo REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AGUIAR, Roberto A. R. de. A crise da advocacia no Brasil. So Paulo: Alfa-mega, 1991. ARCHAMBAULT, Edith; GREFFE, Xavier (Org.). Lemploi dans le secteur informel: le cas de la Colombie. In: Les conomies non officilles. Paris: La Dcouverte, 1984. BARBOSA, Rui. Discurso no Senado. 13.10.1896. BARROS Ricardo Paes de; MENDONA, Rosane S. P. de. Determinantes da participao 126 Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

126

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA de menores na fora de trabalho. Rio de Janeiro: IPEA, 1990. (Texto para Discusso, 200). BARROS Ricardo Paes de; MENDONA, Rosane S. P. de; VELAZCO, Tatiana. A pobreza a principal causa do trabalho infantil no Brasil urbano? Rio de Janeiro: DIPES/IPEA, 1994. Mimeo. BAUMFELD, Carlos Mine. Mutations agraires de la force de travail le cas brsilien. Critique de leconomie politique. Trad. J. Marques Pereira e Pierre Salama. Paris: La Dcouverte/Maspero, 1983. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Sistemtica de financiamento de ensino fundamental. Braslia, 1997. BRASIL. Ministrio do Trabalho. Diagnstico preliminar dos focos do trabalho da criana e do adolescente. Braslia, 1996. BRASIL. Presidncia da Repblica. Programa nacional de direitos humanos. Braslia, 1996. BERTAUX, Daniel. Lapproche biographique: valit mthodologique, ses potentialits. Cahiers internationaux de Sociologie. LXXIX, 1980. BILAC, Elizabeth Dria. Famlia de trabalhadores: estratgias de sobrevivncia. So Paulo: Smbolo, 1978. BOBBIO, Norberto. El futuro de la democracia. Barcelona: Plaza Y Janeo Editores, 1985. CARRION, Valentin. Comentrios consolidao das leis do trabalho. So Paulo: Saraiva. CATHARINO, Jos Martins. Contrato de emprego. Edies Trabalhistas, 1965. CHABROL, Claude. Psycho-socio-smiotique: rcits de vie et sciences sociales. Revue des Sciences Humaines, t. LXII, 1983. CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Gois e Estrias mais. DIAS, Maria Ester B. A relao dialtica entre a teoria e a prtica. In: A dialtica do cotidiano; trabalho social em conjunto habitacional . So Paulo: Cortez, 1982. DUQUE, J.; PASTRANA, E. Las estratgias de sobrevivncia de las unidades familiares del sector popular urbano: una investigacin exploratria. Santiago: ELAS/CELADE, 1973. FARIA, Jos Eduardo de Oliveira. Eficcia jurdica e violncia simblica. So Paulo: Malheiros, 1988. ______. Direito e economia na democratizao brasileira. So Paulo: Malheiros, 1993. FAUSTO Neta, Ana Maria. Famlia operria e a reproduo da fora de trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1987. FEBBRAJO, Alberto. Regolazione giuridica e autoregolazione sociale. In: TREVES, Renato (Org.). Crise dello stato e Sociologia del Diritto. Milano: Franco Angelli, 1987. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. Org. e trad. Roberto Machado. 5. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985. GOMES, Orlando; GOTTSCHALK, Elson. Curso de direito do trabalho. v. II. GONALVES, Renato. O trabalho infantil e a agenda social. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 4, n 7, jun. 1997. HABERMAS, Jnger. Lespace public. Paris: Payot, 1986.

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

127

TST_72-1.p65

127

13/4/2007, 09:17

DOUTRINA IBGE. Informaes do perfil estatstico de crianas e mes no Brasil. UNICEF/IBGE, 1987. ______. Quando comeam. Suplemento especial, 1988. ______. Crianas indicadores sociais. Suplemento especial, 1992. LACERDA, Dorval. O contrato individual de trabalho, 1939. LEITE, Eduardo de Oliveira. Famlias monoparentais a situao jurdica de pais e mes solteiros, de pais e mes separados e dos filhos na ruptura da vida conjugal. Revista dos Tribunais, 1997. MATHIAS, Gilberto. Urbanisation et sous dveloppement: secteur informel et startgie de survie. Critiques de lconomie politique. Paris: La Dcouverte/Maspero, sept.-dc. 1983. MESQUITA, Lus Jos de. Emprego de menores. LTr, jul./ago. 1967. NOGUEIRA, Paulo Lcio. Estatuto da criana e do adolescente comentado. So Paulo: Saraiva, 1988. ORGANIZAO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Programa Internacional para a Eliminao do Trabalho Infantil. Relatrio de Atividades 1992/1996. [s.1.] v. 1. OLIVEIRA, Oris. Trabalho infanto-juvenil no direito brasileiro. [S.1]: OIT, 1993. PALMA, Diego. Entre la moda e la cincia: estratgias de sobrevivncia y participacin. Accion Crtica. Lima/Peru: CELAETS/ALAETS, jul. 1984. ROSANVALLON, P. La crise de ltat providence. Paris, 1984. SALAMA, Pierre. Endettement et disette urbaine? Critiques de leconomie politique. Paris: La Dcouverte/Maspero, sept.-dc. 1983. SANTOS, Boaventura Souza. Revista Crtica de Cincias Sociais. Coimbra, 1988. ______. Law and community: the changing natura of state power in late capitalism. In: The politics of informal justice, New York: Academic Press, 1992. SHAKESPEARE. Medida por Medida, Ato II, Palavras de Escalo. SILVA, Plcido e. Vocabulrio jurdico. Rio de Janeiro: Forense, v. II. SINGER, Paul. O Capitalismo: sua evoluo, sua lgica e sua dinmica. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1987. SPOSATI, Aldaiza de Oliveira. Vida urbana e gesto da pobreza. So Paulo, Cortez, 1988. TALAVERA, Glauber Moreno. Relaes de consumo no direito brasileiro. So Paulo: Mtodo, 2001. UNICEF. Situao mundial da infncia. Braslia, 1997. VIANA, Segadas. Instituies de direito do trabalho, v. II. VIANA, Rui Geraldo Camargo; TALAVERA, Glauber Moreno et al. Temas atuais de direito civil na Constituio Federal . So Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

128

Rev. TST, Braslia, vol. 72, n 1, jan/abr 2006

TST_72-1.p65

128

13/4/2007, 09:17

Das könnte Ihnen auch gefallen