Sie sind auf Seite 1von 6

Aulas de Filosofia: tica e moral

Atividade Reflexiva da Unidade Curricular

Rogrio da Costa Ribeiro 2010

Atividade Reflexiva exigida como avaliao da Disciplina Prticas Performativas na Relao Educativa, sob orientao da Profa. Dra. Luciana M. Caetano da Ps-Graduao em Superviso Pedaggica e Formao de Formadores com acesso ao Mestrado Europeu em Cincias da Educao.

Ttulo: Aulas de Filosofia: tica e moral Autor: Rogrio da Costa Ribeiro Instituio: Faculdade Mrio Shenberg Grupo Lusfona Brasil - Cotia, So Paulo,
2010

Ps-Graduao em Superviso Pedaggica e Formao de Formadores com acesso ao Mestrado Europeu em Cincias da Educao Docente Responsvel: Prof Dra. Luciana M. Caetano

Aulas de Filosofia: tica e moral


No mbito educacional, as questes filosficas e prprias das cincias humanas se entrelaam no campo da tica e constitui uma trama complexa, a qual recai sobre a prtica em sala de aula, como elemento do processo ensinoaprendizagem que incorpora inmeras abordagens epistemolgicas, polticas, filosficas e sociais, coexistentes no cotidiano escolar. Esta relao, cujas foras e enfoques se inter-relacionam, se d at mesmo em forma de conflitos. Segundo La Taille:
O estudo da filosofia na escola teria como objetivo ensinar aos alunos certa disciplina intelectual, estratgias precisas de raciocnio, rigor nas reflexes... uma tentativa grandiosa para ajudar os seres humanos a conquistar uma vida boa, superando os medos e as paixes tristes que os impedem de viver bem, de serem livres, lcidos e, se possvel, serenos, amantes e generosos. (La Taille, 2009 p 243)

O estudo da filosofia pode ser considerado uma ferramenta de grande utilidade no aprendizado e elaborao do pensar, de forma rigorosa, reflexiva e crtica, com preciso metdica, bem como, ajudar o aluno a expressar-se com clareza. Esta ferramenta tambm necessria para se pensar a tica e a moral. Pois, como diz Chau (1996, p 12): A filosofia a deciso de no aceitar como obvias e evidentes as coisas, as idias, os fatos, as situaes, os valores,os comportamentos de nossa existncia cotidiana; jamais aceit-los sem antes havlos investigados e compreendido. Entretanto, pensar a filosofia em funo do ensinamento tico e moral implica julgar que sua utilidade seria a arte do bem-viver, o que, necessariamente suscita outras indagaes desconcertantes e embaraosas (o que, por que e como). Segundo Chau:

(...) mesmo se dissssemos que o objetivo da filosofia no o conhecimento da realidade, nem o conhecimento da nossa capacidade para conhecer, mesmo se dissssemos que o objeto da filosofia apenas a vida moral ou tica, ainda assim, o estilo filosfico e a atitude filosfica permaneciam os mesmos, pois as perguntas filosficas o que, por que e como permanecem. (CHAU, 1996 p 14)

No entanto a filosofia no se reduz a um instrumental ou recurso para um determinado fim. Ela vai alm, por se tratar de uma empreitada que implica levantamento de dados (sobre determinado assunto ou realidade), anlise, reflexo e deciso (posicionamento). O seu contedo amplo, mas a sua contribuio e importncia na educao do juzo moral tornam-se imprescindvel. Como diz La Taille:

(...) a maior contribuio que a filosofia pode dar educao moral como um todo, e educao do juzo moral em particular, reside em seu espantoso e riqussimo acmulo de reflexes sobre os temas da vida boa, do dever e de suas mtuas relaes... a oportunidade de, por um lado, tomar conscincia da importncia da tica e da moral na histria da humanidade e, por outro, de apreender a complexidade da questo. (La Taille, 2009 p 244)

A filosofia tem uma preciosa contribuio para a tica e moral, pois suas indagaes fundamentais no se realizam ao acaso, de acordo com as preferncias e opinies dos sujeitos, no se apia no eu acho ou eu gosto. Ela no pesquisa de opinio a servio de interesses comerciais ou das multimdias. De acordo com Chau:

O conhecimento filosfico um trabalho intelectual. sistemtico porque no se contenta em obter respostas para as questes colocadas, mas exige que as prprias questes sejam vlidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclaream umas s outras, formem conjuntos coerentes de idias e significaes, sejam provadas e demonstradas racionalmente. (CHAU, 1996 p 15)

Ao apropriar-se deste conhecimento

Ressignificar a prtica avaliativa luz das correntes filosficas educacionais e pressupostos tericos se constitui num desafio, tanto para estudiosos quanto para pesquisadores da educao. Esse desafio aumenta quando esse ressignificar a prtica avaliativa se d no mbito da Educao a Distncia (EaD), cujo horizonte educacional se mostra promissor no tocante sua expanso pelo territrio brasileiro. Entretanto, preciso assegurar a dimenso qualitativa da mesma e no somente quantitativa. Desta forma, a avaliao emerge como um dos elementos que se constitui em questo nodal do seu processo ensino-aprendizagem, de modo peculiar a avaliao formativa, a qual possibilita que se desenvolva um olhar especfico sobre o processo ensino-aprendizagem e o gerenciamento dos elementos pedaggicos prprios desta modalidade educacional. Pensar em um Projeto Educativo Emancipatrio, pertinente contemporaneidade, demanda a recuperao da capacidade de espanto, de indignao e sua orientao para a formao de subjetividades, definido por Boaventura como (...) projeto de aprendizagem de conhecimento conflitantes com o objeto de, atravs dele, produzir imagens radicais e desestabilizadoras dos conflitos sociais, em que se traduziram no passado, imagens capazes de potencializar a indignao, a rebeldia (SANTOS, 1991). A aprendizagem construda a partir da abordagem conflitante no mbito do conhecimento provoca a desestabilizao do conhecimento acomodado pelo sujeito, transmitido como verdades dadas, sem a devida explicitao das ideologias sociais que a sustentam. Segundo Boaventura, deve-se considerar o conflito pedaggico instaurado, onde (...) o conflito pedaggico ser, pois, entre as duas formas contraditrias de saber, entre o saber como ordem e colonialismo e o saber como solidariedade e como caos. Estas duas formas de saber servem de suporte a formas alternativas da sociabilidade da subjetividade (SANTOS, 1991).

Este conflito pedaggico pode ser projetado no mbito da avaliao da aprendizagem, contrapondo duas formas distintas de se avaliar, entre a avaliao como classificao e verificao e a avaliao como formao e processual. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CHAU, Marilena. Convite Filosofia. 7 ed. So Paulo: tica, 1996. Gadotti. M. Educao e poder: introduo Pedagogia do conflito. So Paulo: Cortez, 1984 Morin, Edgar - Os sete Saberes Necessrios Educao do Futuro 2a. ed. - So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2000. SANTOS, Boaventura de Sousa. Introduo a uma Cincia Ps-Moderna. Porto: Afrontamento, 1989. (tambm publicado por Graal, So Paulo, 2 ed em 1991)

Das könnte Ihnen auch gefallen