Sie sind auf Seite 1von 12

AMPLIFICADORES DIFERENCIAL/OPERACIONAL

Julho/2011 Caruaru-PE
1

Vanessa Miranda

Amplificadores Diferencial/Operacionais

Trabalho referente disciplina Eletrnica Analgica para obteno de nota do 2EE, ministrada pelo Prof. Arquimedes Paschoal, turma Mecatrnica Tarde, semestre letivo 2011.1.

Julho/2011
2

Caruaru-PE SUMRIO:
1.0-Amplificador Diferencial .....................................................................................................4 2.0- Amplificador Operacional...................................................................................................4 3.2- Amplificador No Inversor.............................................................................................8 4.0- Circuito Somador............................................................................................................8 4.1- Circuito Diferenciador.....................................................................................................9 4.2- Circuito Comparador.........................................................................................................11 5.0-Referncias:........................................................................................................................12

1.0-Amplificador Diferencial
Os amplificadores diferenciais so circuitos eletrnicos, com duas entradas e duas sadas, construdos a partir de transistores e resistores, associados de forma a gerar sinais nas sadas que dependero da forma como foram aplicados nas entra das. Esses amplificadores podem operar nas seguintes formas bsicas: Entrada simples Em uma entrada aplicado o sinal enquanto a outra e conectada ao terra, o sinal de entrada aciona ambos os transistores resultando em sada para os dois coletores. Ex:Se aplicarmos o sinal de entrada no terminal 1, observaremos o sinal amplificado e invertido no terminal 3 e o sinal apenas amplificado no terminal 4. O amplificador diferencial operando com entrada simples gera dois sinais amplificados, simtricos e de mesma amplitude nos terminais de sada. Entrada dupla Dois sinais de entrada so aplicados em fase (ou em modo comum) e entrada dupla simtrica (ou em modo diferencial).

Principais caractersticas: Ganho muito elevado para sinais opostos aplicados ( Ad ) Ganho muito pequeno para entradas comuns ( Ac ) Rejeio em modo comum:
Ad Ac

2.0- Amplificador Operacional


4

Um amplificador operacional (AOP) um amplificador diferencial de ganho muito alto com alta impedncia de entrada e baixa impedncia de sada, os AOP so usados em; amplificao, controle, gerao de formas de onda senoidais em freqncias desde C.C. ate vrios Megahertz. Com ele pode-se implementar diversas funes tais como a multiplicao ou diviso de um sinal (forma de onda) por uma constante, soma de dois ou mais sinais, integrao de um sinal, diferenciao de um sinal e etc. Os amplificadores operacionais so os elementos bsicos dos computadores analgicos. So teis ainda em inmeras aplicaes em instrumentao. Um amplificador analgico sempre representado como um tringulo:

e1- entrada inversora e2- entrada inversora es- sada

Ele possui duas entradas e uma sada onde funo apresentar na sada o mltiplo da diferena entre as duas entradas onde A o ganho de tenso do Amplificador Operacional.

Ex:
O exemplo est usando a diferena entre os dois sinais contnuos. Supondo que o ganho A seja de 100.000. Portanto a tenso de sada (VO) ser VO = 100.000 (4,75mV 4,8mV) = -5,0V. Por definio o ganho A sempre ser positivo e sempre que (V+ - V-) for menor que zero a tenso de sada ser negativa ou vice versa.

2.1 -Caractersticas De Um AOP Ideal


AOP ideal s amplifica a diferena dos sinais de entrada, nunca amplifica o sinal comum s duas entradas. Portanto podemos dizer que o AOP ideal nunca satura; AOP ideal no consome e nem fornece corrente atravs de suas entradas, conseqentemente a impedncia das entradas do AOP infinita (R1 = ); 5

AOP ideal tem impedncia de sada nula (RO = 0). Isto significa que a sada uma fonte de tenso ideal independente da corrente drenada pela carga acoplada sada; AOP ideal deve ter ganho A infinito, ou seja para que a ampliao sej a

vivel inclusive para sinais de baixa amplitude o ganho de tenso infinito; AOP ideal deve ter um ganho A constante que independe do valor da freqncia dos sinais de entrada, no deve introduzir defasagem ou mesmo atraso no circuito e A um nmero real e positivo; AOP ideal deve apresentar insensibilidade a temperatura. 2.2- Caractersticas De Um AOP Real
Ganho de Tenso - O ganho de tenso que obtido

atravs da relao entre a tenso de sada pela tenso de entrada. Tenso de OFFSET - Um AOP real tem a sada de um amplificador ideal nula, mas quando suas entradas esto em curto circuito. Nos amplificadores reais acontece um casamento de impedncias imperfeito dos dispositivos de entrada normalmente diferencial a sada do AOP pode ser diferente de zero quando ambas as entradas assumem potencial zero. Significa dizer que h uma tenso CC equivalente, na entrada chamada de tenso de OFFSET. Os valores desta tenso normalmente nos amplificadores comerciais esto situados na faixa de 1 a 100mV os componentes comerciais esto dotados de entradas para ajuste da tenso de OFFSET.
Slew Rate - Define-se Slew Rate (SR) a mxima variao de tenso de sada por unidade de tempo, ou seja a velocidade de resposta do amplificador. Normalmente o SR dado em V/s. Para calcular o SR basta aplicar a formula: SR = 2. F. Vp* Quanto maior o SR, melhor

ser o amplificador. *F= freqncia / Vp= tenso de pico do sinal senoidal de sada. Overshoot - o valor, dado em porcentagem, que nos indica quanto o nvel de tenso de sada foi ultrapassado durante a resposta transitria do
6

circuito, ou seja, antes da sada atingir o estado permanente.

3.0- AOP Bsico


O circuito opera como um multiplicador de ganho constante.
Vi1 =
Vi 2 =

Rf .Vi R1;+Rf
R1 .( Av..Vi ) Ri + Rf

A tenso Vi ento: Vi = Vi1 + Vi 2 =


Rf Rf R1 ( Av.Vi ) Vi = .V 1 + R1 + Rf R1 + Rf Rf + (1 + Av ) R1

Se Av>1 e Av.R1>Rf como geralmente ocorre, ento:


Vi = Rf V1 Av.R1

Para V0/Vi, obtemos;


V 0 Av..Vi Av Rf .V 1 Rf V 1 V0 Rf = = . = . = Logo Vi Vi Vi Av..R1 R1 Vi V1 R1

A razo de sada para a tenso de entrada depende apenas dos valores dos resistores R1 e Rf. Desde que A seja muito grande.

3.1- Amplificador Inversor


A sada e obtida pela multiplicao da entrada por um ganho fixo ou constate, fixado pelo resistor de entrada (R1) e o resistor de realimentao (Rf), esta sada tambm e invertida em relao entrada. Usando a frmula:
V 0 Rf = , obtemos V1 R1 V0 = Rf .V 1 R1

Ex: Para a figura anterior considere; R1 = 100k, Rf = 500k, com uma tenso de entrada Vi = 2V, qual a tenso de sada? Resp.
V0 = Rf 500 .V 1 V 0 = .2 = 10V R1 100

Essa conexo mais usada por que possui uma maior estabilidade em freqncia

3.2- Amplificador No Inversor


Tambm chamado de multiplicador de ganho constante, usado para determinar o ganho de tenso do circuito. Note que a tenso atravs de R1 Vi, uma vez que Vi ~ 0V. O mesmo vale para a tenso de sada, que pode ser relacionada a Vi atravs do divisor de tenso entre R1 e Rf:
Vi = R1 .V 0 R1 + Rf

Que resulta em

V 0 R1 + Rf Rf = =1+ Vi R1 R1

Ex: Calcule a tenso de sada de um amplificador no inversor. Para Vi = 2V, Rf = 500k, e R1 = 100k. Resp. V0 = 1 +
500 Rf .Vi V 0 = 1 + ..2 V 0 = ( 6 ).2 = 12V 100 R1

4.0- Circuito Somador

Provavelmente o mais usado dos circuitos AOP, o circuito acima mostra um circuito amplificador somador de trs entradas cada uma multiplica por um fator de ganho constante. A tenso de sada pode ser expressa da seguinte forma:
Rf Rf Rf V 0 = .V 1 + .V 2 + .V 3 R2 R3 R1

Resumindo, cada entrada adiciona uma tenso sada, multiplicada pelo seu correspondente fator de ganho. Se mais entradas so usadas, cada qual acrescenta uma componente adicional a sada. Ex: Calcule a tenso de sada de um amplificador somador com aop para os seguintes conjuntos de tenses e resistores (Use Rf = 1M) V1 = -2V V2 = 3V V3 = 1V R1 = 200k R2 = 500k R3 = 1M

Resp. V 0 =

1000 1000 1000 .( 2 ) + .3 + .1 V 0 = ( 5( 2 ) + 2( 3) + 1(1) ) = 3V 500 1000 200

4.1- Circuito Diferenciador

Se, no circuito anterior, R1 e C so trocados de posies, o resultado a funo inversa. Considerando as relaes

10

i=

dq dt

para corrente eltrica e

q = CV para a carga no capacitor, a igualdade das correntes resulta em


V0 dq c.Vi =i = =d R1 dt dt

c=

dVi dt

Reagrupando, V 0 = R1.C.

dVi dt

4.2- Circuito Comparador


E um circuito com duas tenses de entrada (no inversora e inversora) e uma tenso de sada. Quando a tenso no inversora for maior que a tenso inversora, o comparador produzir uma alta tenso; quando a entrada no inversora for menor que a entrada inversora, a sada se baixa. A sada alta simboliza a resposta sim e a resposta no ser mais baixa. Equao Geral V 0 = A( (V + ) (V ) ) Na prtica quando se projetam circuitos comparadores, muito comum a utilizao de dois diodos em antiparalelo, colocados entre os terminais da entrada para proteger o estgio diferencial contra possveis sobre tenses ou sobre correntes que possam danificar o integrado.

11

5.0-Referncias: Boylestad, Louis Nashelsky Dispositivos Eletrnicos e Teoria de Circuitos, 6ed. http://pt.scribd.com/doc/56015612/Amplificador-operacional Acessado em 03/07/2011 http://www.mspc.eng.br/eletrn/ampop120.shtml Acessado em 04/07/2011

12

Das könnte Ihnen auch gefallen