Sie sind auf Seite 1von 2

AES POSSESSRIAS 1. Finalidade: busca proteger a posse de seus bens, sem discutir o domnio sobre os mesmos. 2. Espcies: a.

Ao de reintegrao de posse: deve ter ocorrido a perda da posse (esbulho); i. Perda da posse: s se considera perda da posse para quem no presenciou o esbulho, quando, tendo notcia dele, se abstm de retomar a coisa, ou, tentando recuper-la, violentamente repelido b. Ao de manuteno de posse: basta o incmodo no exerccio da posse (turbao); c. Interdito proibitrio: conferido quele que, temendo o esbulho ou a turbao iminentes, objetiva impedir agresso sua posse. 3. Ao reivindicatria: busca a posse tendo como causa de pedir a propriedade; no protegida mediante ao de rito especial Cumulao de pedidos em tutela possessria (Cdigo de Processo Civil, art. 921): a. Pedido possessrio; b. Perdas e danos; c. Desfazimento de construo ou plantao feita em detrimento da posse. 4. Duplicidade da demanda possessria (Cdigo de Processo Civil, art. 922): o ru pode, em contestao, contrapor a mesma tutela possessria e ressarcitria requerida pelo autor. 5. Reserva de cognio das aes possessrias: apenas a posse pode ser objeto de discusso; o domnio no pode ser discutido nesta ao (Cdigo de Processo Civil, art. 923). 6. Tutela antecipada liminar (Cdigo de Processo Civil, art. 924) a. Ao de fora nova (dentro de um ano): basta comprovar a posse e o tempo de turbao ou esbulho; o prazo comea a correr do conhecimento do esbulho pelo autor; b. Ao de fora velha (aps um ano): para obter a tutela antecipada tem de provar a posse e o perigo de dano irreversvel (Cdigo de Processo Civil, art. 273 e 461-A). 7. Legitimado ativo: o que se afirma possuidor do bem. 8. Legitimado passivo: aquele que, se supe, haja infringido a posse alheia; o detentor dependente no pode ser legitimado (ativo ou passivo) para figurar na ao possessria; o detentor interessa

(Cdigo Civil, art. 1.208) tem legitimidade de reclamar posse injusta de terceiros; Multido de pessoas: tem-se admitido que a citao da comunidade invasora se d na pessoa do lder, citandose os demais por edital. 9. Interesse jurdico: a ao possessria no tutela bens imateriais; 10. Causa de pedir remota: a posse 11. Causa de pedir prxima: esbulho, turbao ou ameaa de ambos. 12. Justificao prvia (Cdigo de Processo Civil, art. 928): necessria e obrigatria caso os documentos no sejam suficientes a forma convico pelo deferimento liminar; o ru citado para participar da oitiva das testemunhas; no para trazer as suas nem contestar. 13. Liminar contra pessoa jurdica de direito pblico (Cdigo de Processo Civil, art. 928, pargrafo nico) 14. Interdito proibitrio: tutela de carter inibitrio, portanto preventiva, mas no cautelar.

Das könnte Ihnen auch gefallen