Sie sind auf Seite 1von 4

Histria: 1- Tipos diferentes de tempo: Tempo breve- acontecimentos que tm durao breve (peste negra, 25 de Abril,...

) Tempo mdio- conjunturas, movimentos cclicos altos ou baixos Tempo longo- no nos apercebemos das mudanas Tempo: O tempo o corao da histria. ele que faz pulsar os acontecimentos, que o percorrem num fluxo contnuo e inesgotvel. Espao: Todas as sociedades humanas se inscrevem num espao geogrfico prprio, que determina, em parte, as suas caractersticas. 2- Fontes histricas: Primrias - orais (testemunhas, gravaes,...) - escritas (cartas, moedas, dirios...) - no escritas (monumentos, paisagens...) Secundrias - pesquisas de outros historiadores 1- Quadro Geogrfico: Grcia: Localiza-se na pennsula balcnica; mar mediterrneo constituda por Grcia Continental (pennsula balcnica Grcia Insular (ilhas do mar Egeu) Grcia Asitica (algumas cidades da sia Menor) Tinha um relevo irregular e montanhoso (no propcio agricultura) e uma costa muito recortada (propcia a afetividades martimas) Atenas era a cidade mais importante e estava situada na pennsula tica 2- Quadro poltico: A Grcia estava dividida em cidades-estado (plis). Cidades politicamente independentes (com as suas prprias leis) mas no culturalmente independentes (porque so todos descendentes dos mesmos povos). Uma cidade-estado necessita de ter: Territrio: zona agrcola, zona montanhosa e uma zona perto do mar Corpo cvico: todas as pessoas tinham de se conhecer, nem que fosse s de vista Lei/Nomos: fundamental para os gregos, consideravam a lei algo belo, fixo, justo e til Ideal de Autarcia: deviam ser autosuficientes, eram orgulhosos e independentes 3- Espaos da plis grega Acrpole: localizada no sitio mais alto da plis, inicialmente onde se situavam as residncias do rei e nobres mas tornou-se um local dedicado religio e ao culto e onde esto localizados os principais templos (templo de Atenas, Prtenon, Erection...) gora: localizada no sitio mais baixo da plis, onde se realiza o mercado (durante a manh), e onde os cidados se encontram para conviver e discutir os assuntos da plis (durante a tarde). onde se situam os edifcios governamentais; tinha funo poltica (buleutetrion), financeira ((casa do tesouro), econmica, de lazer, religiosa (altar dos doze deuses) e militar (strategion). As casas localizavam-se volta da gora desordenadamente. 4- Democracia Ateniense: DEMO(povo) + KRATOS(poder) = poder do povo. A democracia originaria de Atenas, sc. V a. C.

1 Oligarquia (ricos) - constituda por um pequeno grupo de pessoas, grandes proprietrios, riqueza, pessoas com poder econmico. Existiu entre sc. VI e VII 2 Tirania (tiranos) - governo autoritrio, ilimitado, usando violncia e opresso. 3 Democracia (povo) - Clstenes fundador da democracia ateniense, dividiu tica em 100 demos e a populao em 10 tribos. Na democracia, todos participavam na vida poltica da plis e por isso Pricles atribui mistoforias, espcie de pagamento feito pelo estado. Direitos dos cidados: - isonomia: igualdade perante a lei - isocracia: igualdade de acesso aos cargos polticos - isegoria: igual direito de todos ao uso da palavra Democracia directa- cada cidado pode participar por si prprio desempenhando vez os cargos, no h partidos polticos, no h corpo de juizes ou altos funcionrios Democracia representativa- as pessoas escolhem, por votos, o seu representante ORGOS DO GOVERNO DE ATENAS Eclsia ou Assembleia Popular: - renem-se trs a quatro vezes por ms; - participam todos os cidados; - votam a paz ou guerra; - julgam os crimes contra o estado; - vota-se de brao no ar e ganha a maioria. Bul ou Conselho dos 500: - chamada a resolver os problemas nos intervalos das reunies da Eclsia; - formada por 500 membros sorteados; - prepara os projectos de lei. Arcontes: - sorteados; - exercem funes religiosas; - verificam as leis; - presidem aos tribunais. Estrategos: - nicos eleitos com base na sua competncia; - comandavam a marinha e o exercito. Dois tribunais: Arepago: - julga crimes de homicdio, incndio e envenenamento; - formado por antigos arcontes que exerciam o cargo vitaliciamente. Helieu: - constitudo por 6000 juzes sorteados anualmente; - julgamento da maior parte dos delitos. Oratria- dom da palavra. Todos os cidados deviam estar preparados para apresentar as suas propostas e discuti-las na Eclsia. Os brilhantes oradores desfrutavam de grandes privilgios e alguns formaram escolas de retrica (arte de bem falar).

Proteco democracia: - graph paranomon- permite que uma medida j aprovada pela maioria seja recusada e que a ditou seja entregue justia. - anualidade e colegialidade dos cargos- s tinham um ano para governar e tinham de trabalhar em grupo. - exigncia da prestao das contas dos magistrados- no fim dos mandatos, os magistrados tinham de prestar as suas contas evitando corrupo e abuso de poder. Caractersticas da democracia: - participao de todos os cidado no governo; - caracter rotativo e transitrio de cargos; - uso do sorteio; - as leis constituam a vontade da maioria; - cidado tinham direitos: - liberdade - propriedade - isonomia - isocracia - isegoria No era uma democracia perfeita porque: - era uma democracia s para cidados; - as mulheres no eram detentoras da democracia; - metecos no possuam direitos polticos; - aceitavam a escravatura esclavagismo; - permitiam a pena de morte e o ostracismo; - imps a sua hegemonia militar, poltica e cultural imperialismo Caracterizao da sociedade: - cidados tinham de ser filhos de pai e mo atenienses. Aos 18 anos tinham de se inscrever no demos provando a sua ascendncia e idade. Uma vez aceites entravam para o grupo de jovens recrutas e tinham dois anos de preparao militar. Aps esses anos tomavam parte no governo da cidade. As fortunas dos cidados no eram iguais. - mulheres atenienses tinham poucos direitos. Dedicavam-se ao trabalho domestico e educao das crianas. Quando casavam passavam da tutela do pai para a do marido, se se tornassem vivas ficavam sob autoridade do filho mais velho ou parente masculino mais prximo. Nas casas tinham a sua zona especifica, o gineceu, onde passavam maior parte do tempo. S muito raramente saiam a rua e tinham de estar acompanhadas por uma figura masculina e usar um vu. - metecos passavam a condio de estrangeiros de pais para filhos. No podiam participar no governo, casar com uma ateniense ou possuir terras. Eram obrigados a pagar um imposto e prestar servio militar. Entre poucos direitos, podiam recorrer ao tribunal e podiam participar nas festas religio sas. Desempenhavam um papel econmico e asseguravam parte da produo artesanal. -escravos constituam metade da populao de tica. A maioria era de origem estrangeira. Eram propriedade de particulares ou do estado, no tinham personalidade civil, famlia nem direito de possuir bens. Os escravos domsticos eram considerados privilegiados. Frequentemente eram contratados como artesos sendo pagos e neste caso o amo recebia parte do salrio.

Cultura: Pan-helnico- algo que diz respeito a toda Grcia Nas suas prespectivas todos os outros povos eram brbaros e dividiam o mundo em duas partes: parte grega e parte no grega Culto cvico- culto prestado ao Deus da cidade ( normalmente feitas atravs de representaes teatrais) Culto pan-helnico- manifestaes para onde se dirigia toda Grcia. Competies artistico-desportivas: Jogos stmicos Jogos piticos Jogos olmpicos- 4 em 4 anos Trguas sagradas- parava a guerra viam os jogos continuava a guerra Teatro: Comdia Tragdia Educao para a cidadania: Objectivo: converteram-se jovens: - cultos - corajosos - sensveis ao belo - empenhados na poltica da cidade As raparigas ficavam em casa a aprender trabalhos domsticos com me. Os rapazes at aos 7 anos eram educados pela me no gineceu e na escola recomendava-se que aprendessem a ler, nadar, escrever, exerccio fsico. At aos 7 desenvolvimento do corpo e esprito 7 aos 14 ginstica, escrita, leitura, aritmtica e musica 16 filosofia, retrica e dialtica 18 aos 20 preparao militar Arte: Ligada a questes religiosas, bela, harmoniosa Antropocentrismo- homem como centro de tudo Antropomorfismo- deuses com mesmas caractersticas dos homens Arquitectura- 3 ordens arquitectonicas: Drica- capitel simples, mais antiga, sbria e no tem base Jnica- capitel de volutas, leve, graciosa e tem base Corntia- capital com folhas de acanto, variante da jnica
QuickTime and a TIFF (Descomprimido) decompressor are needed to see this picture.
Quick Time and a TIFF (Descomprimido) decompressor are needed to see this picture.

QuickTime and a TIFF (Descomprimido) decompressor are needed to see this picture.

fronto entablamento coluna base fuste capitel

Das könnte Ihnen auch gefallen