Sie sind auf Seite 1von 4

QUANDO ALGUM NO QUER VIVER AFUNDADO EM SUAS PRPRIAS CRISES LUCAS 15.

11-32

I CONHECENDO O MOO CONHECEMOS A NS MESMOS 1. Enquanto pensarmos que parece que no conosco, fica mais difcil dar sentido vida; enquanto ficarmos como algum que vive perguntando: t falando comigo?, a tendncia que as coisas no mudem. 2. Vivemos mesmo em dias que muita gente parece no cair na real, no procura levantar-se, no busca melhorar. 3. O que Jesus contou a respeito do filho mais moo de um homem bem parece com as coisas que ns mesmos vemos ou vivenciamos (v.11,12). 4. Depois de desfrutar dos bens da casa, do conforto, da segurana e da comunho em famlia, o rapaz decidiu que queria aventurar (v.13). O jovem partiu para uma terra distante; o jovem partiu para a liberdade. 5. Talvez o distanciamento da famlia fosse necessrio para o seu recomeo, para os seus projetos, para a vida diferente que ele gostaria de levar. Talvez se ficasse prximo famlia, vez por outra seu podia aparecer para lhe dar alguns conselhos. Muitos querem fugir mesmo dos olhos crticos e cuidadosos dos pais. Pais so e sempre sero chatos (...pode ser que um dia pensamos assim). 6. A liberdade do jovem era mesmo a falta de responsabilidade e libertinagem: esbanjou a sua fortuna vivendo como um libertino (v.13) (Peregrino). A palavra grega para libertino asota, derivada de sozo (salvar). No caso do moo, asota significa danao, perdio, desregramento, libertinagem, no salvvel, dissoluo, etc. (Ver Pv 23.20-22; 29.3). 7. Podemos mesmos dizer que conhecendo o moo conhecemos a ns mesmos. O telogo J. C Ryle (1816-1900) escreveu: Temos aqui um retrato fiel da mentalidade com a qual nascemos. Somos semelhantes a esse rapaz. Por
1

natureza, somos orgulhosos e voluntariosos. No temos prazer na comunho com Deus.

II COMO FEZ O MOO, PRECISO TER CORAGEM DE LEVANTAR-SE E SAIR DO FUNDO DO POO. 1. O rapaz comeu o po que o diabo amassou; ou melhor, ele viveu os resultados de uma deciso infeliz. Aquele rapaz viveu dissolutamente, ele procurou a sua prpria danao (perdio). O homem sem Deus busca a sua prpria danao. 2. De um jovem de classe A ele passou a ser um jovem sem classe para os padres do lugar. Ele caiu em total misria depois de ter gasto toda a sua fortuna. Sem fortuna, sem amigos; sem fortuna, sem mulheres (v.30). Sem dinheiro, o jovem comeou a passar necessidade (v.14). 3. O jovem, que no passado tinha tudo s mos, que tinha empregados que corriam para socorr-lo em qualquer situao, se comprometeu com um fazendeiro do pas, que o enviou a seus campos para cuidar de porcos (v.15) (Peregrino). Sem recursos, com fome, sem vale-refeio, ele desejava encher o estmago com os frutos da azinheira que os porcos comiam, mas ningum lhe permitia (v.16) (Peregrino). No so muitos os que querem ajudar quem est no fundo do poo; principalmente os que cavam os seus prprios poos de misria. 4. Mas ningum precisa ficar prostrado em sua danao; preciso ter coragem de levantar-se e sair do fundo do poo; h uma possibilidade acima, no topo do poo; no topo do poo est a luz. Diz o texto: Ento, caindo em si; Quando ele veio para si mesmo (KJV); Tornando em si (ACF2007); Havendo voltado a si (LTT2009). Aquele jovem que estava longe de todos os que o amavam acordou; acordou da misria em que estava e foi decisivo: Levantarme-ei, e irei ter com meu pai (v.18). 5. Muitas vezes no somos recuperados, levantados da nossa vida de pecado e misria porque no camos em ns mesmos, para nos levantarmos e sairmos para o lugar que h salvao e refrigrio.
2

6. Talvez seja mais cmodo nos apegarmos autocondenao sem a busca da soluo. Um dos ladres na cruz disse: Ns merecemos; mas tambm disse: Lembra-te de mim quando entrares no teu reino. Precisamos reconhecer os nossos erros, mas precisamos tambm cair fora deles. 7. Quando o jovem chegou casa do pai, ele no buscou justificativas para os seus atos, ele simplesmente disse: Pequei contra Deus e te ofendi (Peregrino). Quando ns, pecadores iguais, voltamos para casa, devemos voltar plenos de arrependimento, porque o perdo sempre pleno.

III - PRECISA TER CORAGEM DE ACEITAR O PERDO E ENTRAR NA CASA 1. Talvez no tenha sido to difcil sair da casa; mas possvel que tenha sido difcil fazer a ltima curva no retorno. Mesmo decidido a voltar, possvel que quem volta esteja pessimista quanto sua aceitao. 2. Quantos voltam para Deus, mas no voltam plenos de arrependimento; logo decidem voltar para o mundo para nunca deviam ter ido. 3. Aquele filho moo, que gastou de forma irresponsvel a sua parte na herana no sabia o que o esperava. Mas o importante que ele se ps a caminho da casa de seu pai (v.20). importante que o que est perdido se ponha a caminho da casa; a casa est com as portas sempre abertas. Qual o pai que fecha a casa ao filho arrependido? 4. Quando o pai o v ainda longe, se enche de compaixo. Aquele pai coloca em prtica a sua compaixo; no era uma compaixo apenas de um discurso, mas de corao mesmo; ele corre ao encontro do filho amado e o abraa, e o beija, e o recebe pleno de perdo e alegria. Depois o pai vai dizer ao filho que no se aventurou, aquele que permaneceu em casa: Esse teu irmo estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado (v.32). 5. Aquele rapaz prope ao pai ser menos do que era antes da sua sada: ele era filho com todos os direitos. O jovem disse no merecer mais ser chamado de

filho (v.21). Parece que o pai no lhe d tempo para terminar a sentena do verso 19: Trata-me como um dos teus trabalhadores. 6. No deviam perder tempo com explicaes; o momento era para ser de festa, de regozijo, de restabelecimento e restituio; uma vida nova merece ser festejada (v.22-24) (Peregrino).

CONCLUSO O que Jesus contou aos seus discpulos a histria do amor de Deus pelos pecadores; a nossa histria, a nossa vida. Como fez o jovem da parbola, quem no quer viver afundado em suas prprias crises, precisa ter coragem de levantar-se e sair do fundo do poo; preciso ter coragem e disposio para receber o perdo e entrar na casa onde sempre esperado. Quando o perdido volta todo o ambiente se enche de alegria. Como disse o pai do garoto: Era preciso que nos regozijssemos e nos alegrssemos (v.32). Assim Deus faz com todos os que decidem voltar. Alegremo-nos.

Pr. Eli da Rocha Silva 11/08/2013 Igreja Batista em Jd. Helena S. Paulo SP

Das könnte Ihnen auch gefallen