Sie sind auf Seite 1von 4

Administrao Financeira Oramentria I Fundamentos sociais da empresa So formados pela: responsabilidade social, transparncia e governana corporativa.

Responsabilidade social H duas grandes correntes de pensamento para se incorporar a responsabilidade social: Stakeholders pessoas (ou grupo de pessoas) que possui algum interesse numa empresa. Stockholders (ou shareholders) so pessoas (ou grupo de pessoas) que possuem participao acionria em uma empresa. A responsabilidade social, pode ser entendida como um conjunto de aes, que trs benefcios a todos os stakeholders. Responsabilidade social Retorno que essas responsabilidades trazem a empresa imagem, incentivos fiscais e etc. A responsabilidade social defende o objetivo de maximizao do lucro at o limite que isso no destrua o meio ambiente, promova explorao do trabalho e etc. Toda atividade empresarial possui, alm de seus objetivos econmicos, uma abordagem tica. Responsabilidade social A globalizao, e o processo de integrao dos mercados mundiais, tem levado as empresas a serem mais ticas, e a agirem de forma socialmente responsvel, sob pena de sofrerem sanes legais e prejuzo de imagem que desfrutam no mercado. O valor econmico da marca formado pela reputao e qualidade do capital humano e a procura honesta e integra como a empresa se relaciona com os agentes de mercado. Qualquer irresponsabilidade que uma empresa venha a cometer em qualquer parte do mundo logo veiculada por toda a mdia, e repercute geralmente nas bolsas de valores provocando desvalorizao. Transparncia A abertura da economia mundial e o enorme desenvolvimento da comunicao impuseram que as empresas atuassem de forma cada vez mais transparente. Investidores tem atribudo mais prioridade a esse tipo de empresa.

Quanto maior as informaes menores os risco, permitindo a valorizao das aes. Transparncia A grande contribuio da transparncia est em evitar fraudes: Evitar fraudes contbeis; Praticas administrativas ocultas; Atitudes que coloquem em risco a tica e o patrimnio econmico da empresa e de seus acionistas. Transparncia O conceito de transparncia o de disponibilizar todas as informaes necessrias, tanto para o pessoal interno como para o externo. Quanto mais informaes a empresa oferece, mais se torna confivel. Transparncia Essas informaes so do tipo: Desempenho da empresa; Situao econmico-financeira atual; Riscos; Desafios; Estratgias; e Oportunidades futuras de crescimento. Transparncia Se as prticas de transparncia fossem abordadas com mais frequncia, muitas empresas deixariam de lesar seus acionistas. Exemplo: a empresa ENRON publicou resultados exagerados com o intuito de valorizar suas aes e, em consequncia, promover ganhos nas opes de seus administradores. Governana Corporativa Conjunto de procedimentos que governam o relacionamento entre os administradores e os acionistas. A governana visa minimizar os conflitos de agncia. Uma boa Governana Corporativa incorpora cinco valores (princpios) essenciais:

Fairness Entendido como senso de justia ou equidade, tratamento justo entre os stakeholders. Disclosure Identificado como transparncia, revela o compromisso da empresa em informar e disponibilizar, todas as informaes que sejam de interesse dos acionistas e demais stakeholders. Accountability Responsabilidade de prestao de contas por parte das unidades tomadora de decises da sociedade (Conselho Administrativo), demonstrando todas as suas responsabilidades por atos falhos e omisses. Compliance Significa estar em conformidade. Caracteriza o cumprimento das leis, normas, regulamentos e outras exigncias. Effectiveness (eficcia) Modelos e instrumentos de gesto que permitem que a empresa demonstre continuidade preserve sua sustentabilidade, seja competente em gerar lucros e remunerar seu capital, e consiga atingir suas metas e objetivos. Governana Corporativa Um sistema de governana corporativa envolve basicamente diversos grupos de agentes: Scios/Acionistas, Conselho de Administrao, Gestores/Executivos, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. Governana Corporativa Conselho de Administrao o principal grupo que compe o sistema de Governana Corporativa, atuando sempre de acordo com os interesses da organizao. Gesto desenvolvida pelo diretor-presidente, principal executor das diretrizes traadas pelo conselho administrativo. O qual gerencia diversas diretorias. Auditoria Independente estrutura externa da empresa, tem por objetivo principal a verificao das demonstraes financeiras elaboradas pela sociedade. Governana corporativa e criao de valor O objetivo oferecer maior transparncia e minimizar a assimetria de informaes presente entre as diversas partes interessadas. BM&F Bovespa criou o Novo Mercado, onde somente pode ser negociadas aes de empresas que aderirem s melhores prticas de Governana Corporativa.

Governana corporativa e criao de valor O novo mercado um segmento de listagem de aes de empresas que se comprometem, de forma voluntria, a adotar melhores prticas de governana corporativa e Disclousere (Transparncia) de suas informaes em nvel superior ao exigido pela legislao vigente. Dvidas? Obrigado! Lucas Cruz www.proflucas.com

Das könnte Ihnen auch gefallen