Sie sind auf Seite 1von 36

Manual do operador

com informaes sobre manuteno

Second Edition First Printing Part No. 82595PB

DC Power

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

Importante
Leia, compreenda e siga estas normas de segurana e instrues de operao antes de operar esta mquina. Somente pessoas treinadas e autorizadas devem ter permisso para operar esta mquina. Este manual deve ser considerado uma parte integrante da mquina e deve permanecer sempre com ela. Se voc tiver alguma pergunta, ligue para a Genie Industries.

Contedo
Pgina Segurana .................................................................. 1 Controles ................................................................... 8 Inspeo pr-operao .............................................. 11 Manuteno .............................................................. 13 Testes de funes ..................................................... 15 Inspeo do local de trabalho .................................... 20 Instrues de operao ............................................. 21 Instrues para transporte e elevao ...................... 25 Adesivos ................................................................... 28 Especificaes ......................................................... 32

Entre em contato conosco:


Internet: http://www.genielift.com E-mail: techpub@genieind.com

Copyright 1999 da Genie Industries Primeira edio: Segunda edio: Quinta impresso, abril de 2002 Primeira impresso, junho de 2003

"Genie" e "Z" so marcas registradas da Genie Industries nos EUA e em diversos pases. Impresso em papel reciclado L Impresso nos EUA.

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

Normas de segurana

Perigo A no-observncia das instrues e normas de segurana constantes deste manual pode resultar em morte ou acidentes pessoais graves. No opere a mquina a no ser que:
Voc aprenda e pratique os princpios de operao segura da mquina contidos neste manual do operador. 1 Evite situaes de risco. Conhea e compreenda as normas de segurana antes de prosseguir para a prxima seo. 2 Realize sempre uma inspeo pr-operao. 3 Realize sempre os testes de funes antes da utilizao. 4 Inspecione o local de trabalho. 5 Utilize a mquina somente como foi planejado. Leia, compreenda e siga as instrues e normas de segurana do fabricante - manuais de segurana e do operador e adesivos da mquina. Leia, compreenda e siga as normas de segurana do empregador e as normas do local de trabalho. Leia, compreenda e siga todas as normas governamentais aplicveis. Tenha recebido treinamento adequado para operar a mquina com segurana.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

NORMAS DE SEGURANA

Riscos de choques eltricos


Esta mquina no eletricamente isolada e no oferece proteo contra contatos ou proximidade com a corrente eltrica.

Riscos de tombamento
Os ocupantes, os equipamentos e os materiais no devem exceder a capacidade mxima da plataforma.
Capacidade mxima da plataforma Mximo de ocupantes 227 kg 2

Mantenha uma distncia segura das linhas de alimentao e de dispositivos de energia eltrica, de acordo com as normas governamentais aplicveis e com a tabela a seguir.
Tenso fase a fase 0 a 300 V 300 V a 50 kV 50 kV a 200 kV 200 kV a 350 kV 350 kV a 500 kV 500 kV a 750 kV 750 kV a 1.000 kV Distncia mnima de aproximao segura Metros Evitar contato 3,1 4,6 6,1 7,6 10,7 13,7

No eleve ou estenda a lana, a menos que a mquina esteja em uma superfcie firme e nivelada. No dependa do alarme de inclinao como um indicador de nvel. O alarme de inclinao soar na plataforma somente quando a mquina estiver em declive acentuado. Se o alarme de inclinao soar: No estenda, gire ou eleve a lana acima da posio horizontal. Mova a mquina para uma superfcie firme e nivelada antes de elevar a plataforma. Se o alarme de inclinao soar quando a plataforma estiver elevada, retraia a lana e desa a plataforma com muito cuidado. No gire a lana durante o procedimento de descida. No utilize os controles da plataforma para liberar uma plataforma que tenha ficado presa, tenha esbarrado ou encontre algum obstculo ao movimento normal devido a uma estrutura adjacente. Todas as pessoas devem ser removidas da plataforma antes da tentativa de liber-la utilizando os controles de solo.

Mantenha uma distncia que permita o movimento da plataforma, oscilao ou queda da linha de energia eltrica e cuidado com ventos fortes ou rajadas de vento. Mantenha-se afastado da mquina em caso de contato com linhas de alimentao energizadas. As pessoas que estiverem no solo ou na plataforma no devem tocar ou operar a mquina at que as linhas de alimentao energizadas sejam desligadas. No utilize a mquina como aterramento para operaes de solda. No opere a mquina se houver raios ou durante tempestades. 2

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

NORMAS DE SEGURANA

No opere a mquina com ventos fortes ou rajadas de vento. No aumente a rea da superfcie da plataforma ou da carga. O aumento da rea exposta ao vento reduz a estabilidade da mquina.

No modifique ou altere uma plataforma para trabalho areo sem o consentimento prvio por escrito do fabricante. A montagem de suportes para ferramentas ou outros materiais na plataforma, na placa da base ou no sistema de trilhos de proteo pode aumentar o peso na plataforma e a rea da superfcie da plataforma ou da carga. No coloque escadas ou andaimes na plataforma ou apoiados em qualquer parte desta mquina.

Dirija com extremo cuidado e em baixa velocidade com a mquina na posio retrada ao passar por terrenos irregulares, detritos, superfcies instveis ou escorregadias e prximo a buracos e declives acentuados. No dirija a mquina nas proximidades ou sobre terrenos irregulares, superfcies instveis ou outras situaes de risco com a lana elevada ou estendida. No empurre qualquer objeto para dentro ou para fora da plataforma.
Fora lateral mxima permitida ANSI e CSA 667 N Fora lateral mxima permitida - CE 400 N

No transporte ferramentas e materiais a no ser que estejam uniformemente distribudos e possam ser manuseados com segurana pelas pessoas na plataforma. No utilize a mquina em uma superfcie mvel ou em movimento, ou em veculos. Verifique se os pneus esto em boas condies, se os pneus com ar esto adequadamente calibrados e se as porcas com olhal esto bem apertadas.

No altere ou desative componentes da mquina que possam, de alguma forma, afetar a segurana e a estabilidade. No altere nem desative as chaves limitadoras. No substitua itens essenciais para a estabilidade da mquina por itens de pesos ou especificaes diferentes.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

NORMAS DE SEGURANA

Riscos de queda
Os ocupantes devem utilizar um cinto de segurana ou outro equipamento adequado, de acordo com as normas governamentais. Prenda o cinto no ponto de amarrao presente na plataforma. No sente, fique em p ou suba nos trilhos de proteo da plataforma. Mantenha-se sempre firme no piso da plataforma.

Riscos de coliso
Esteja atento visibilidade limitada e aos pontos cegos ao dirigir ou operar a mquina. Esteja atento posio da lana ao girar a base giratria. Verifique se h obstrues elevadas ou possveis riscos na rea de trabalho.

Esteja atento a riscos de esmagamento ao segurar o trilho de proteo da plataforma. Os operadores devem cumprir as normas do empregador, do local de trabalho e governamentais quanto utilizao de equipamentos de proteo pessoal. No desa a lana, a menos que a rea abaixo dela esteja livre de pessoas e obstrues.

No desa da plataforma quando estiver elevada. Mantenha o piso da plataforma livre de detritos. Abaixe o trilho central de entrada da plataforma ou feche a porta de entrada antes de iniciar a operao.

Risco de danos aos componentes


No utilize a mquina como local para solda.

Limite a velocidade de operao de acordo com as condies da superfcie, do congestionamento, da inclinao, da localizao de pessoas e de quaisquer outros fatores que possam provocar coliso.

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

NORMAS DE SEGURANA

Observe e utilize as setas de direo codificadas por cor nos controles da plataforma e no chassi da mquina para as funes de acionamento e direo. No opere uma lana no caminho de um guindaste, a menos que os controles do guindaste tenham sido travados e/ou precaues tenham sido tomadas para evitar uma coliso em potencial. Nada de proezas ou direo perigosa ao operar a mquina.

Riscos de exploso e incndio


No d partida no motor se sentir cheiro ou detectar gs liquefeito de petrleo (GLP), gasolina, diesel ou outras substncias explosivas. No reabastea a mquina com o motor em funcionamento. Reabastea a mquina e carregue as baterias somente em uma rea aberta e bem ventilada, longe de fascas, chamas e cigarros acesos. No opere a mquina em locais perigosos ou onde possam estar presentes gases ou partculas inflamveis ou explosivas.

Risco de acidentes pessoais


No opere a mquina com vazamento de leo hidrulico ou de ar. Um vazamento de ar ou de leo hidrulico pode penetrar e/ou queimar a pele. Sempre opere a mquina em uma rea bem ventilada para evitar intoxicao por monxido de carbono. O contato inadequado com componentes instalados dentro de compartimentos com tampa poder causar acidentes pessoais graves. Somente pessoal de manuteno treinado deve ter acesso aos compartimentos. O operador s deve acess-los ao realizar uma inspeo properao. Todos os compartimentos devem permanecer fechados e trancados durante a operao.

Riscos da mquina danificada


No utilize uma mquina com defeito ou que no esteja funcionando corretamente. Faa uma inspeo pr-operao completa da mquina e teste todas as funes antes de cada turno de trabalho. Identifique imediatamente e coloque fora de servio uma mquina com defeito ou que no esteja funcionando corretamente. Verifique se a manuteno foi executada conforme especificado neste manual e no Manual de servio Genie Z-45/25 DC e Z-45/25J DC. Verifique se os adesivos esto nos devidos lugares e legveis. Verifique se os manuais do operador, de segurana e de responsabilidades esto completos, legveis e guardados no recipiente localizado na plataforma.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

NORMAS DE SEGURANA

Legenda dos adesivos


Os adesivos dos produtos Genie utilizam smbolos, cdigos de cores e palavras de alerta para identificar o seguinte: Smbolo de alerta de segurana: utilizado para alertar sobre possveis riscos de acidentes pessoais. Obedea a todas as mensagens de segurana que acompanham esse smbolo, a fim de evitar possveis acidentes pessoais ou morte. Vermelho: utilizado para indicar uma situao de risco iminente que, se no for evitada, resultar em morte ou acidentes pessoais graves. Alaranjado: utilizado para indicar uma situao de possvel risco que, se no for evitada, poder resultar em morte ou acidentes pessoais graves. Amarelo com smbolo de alerta de segurana: utilizado para indicar uma situao de possvel risco que, se no for evitada, poder provocar acidentes pessoais leves ou moderados. Amarelo sem smbolo de alerta de segurana: utilizado para indicar uma situao de possvel risco que, se no for evitada, poder resultar em danos patrimoniais. Verde: utilizado para indicar informaes de operao ou manuteno.

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

NORMAS DE SEGURANA

Segurana da bateria Riscos de queimadura


As baterias contm cido. Sempre use roupas de proteo e culos de segurana ao trabalhar com baterias.

Riscos de danos aos componentes


No utilize um carregador com mais de 48 V para carregar as baterias. Os dois conjuntos de baterias devem ser carregados ao mesmo tempo. Desconecte o plugue do conjunto de baterias antes de remov-lo.

Riscos de choques eltricos


Conecte o carregador de bateria somente a uma tomada eltrica aterrada CA de trs fios. Evite derramamento do cido das baterias ou contato com ele. Neutralize o cido de bateria derramado com bicarbonato de sdio e gua. O conjunto de baterias deve permanecer na posio vertical. No exponha as baterias ou o carregador gua ou chuva. Inspecione diariamente o fio, os cabos e a fiao para verificar se no esto danificados. Substitua os itens danificados antes de iniciar a operao. Evite choques eltricos provocados pelo contato com os terminais da bateria. Retire anis, relgio e outras jias.

Riscos de exploso
Mantenha fascas, chamas e cigarros acesos afastados das baterias. As baterias emitem um gs explosivo. O conjunto de baterias deve permanecer destampado durante todo o ciclo de carregamento. No toque os terminais da bateria ou as braadeiras dos cabos com ferramentas que possam provocar fascas.

Risco de tombamento
No use baterias que pesem menos que o equipamento original. As baterias so utilizadas como contrapeso e so essenciais para a estabilidade da mquina. Cada bateria deve pesar 40 kg. Cada caixa para baterias, incluindo as baterias, deve pesar no mnimo 205 kg.

Risco na elevao
Utilize uma empilhadeira para remover ou instalar os conjuntos de baterias.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

Controles
1 2 3 4 5 6 7

18

17

16

15

Painel de controle da plataforma 1 Boto da buzina 2 Chave de alimentao auxiliar 3 Lmpada indicadora de habilitao de movimento 4 Chave de habilitao de movimento 5 Modelos Z-45/25J DC: Chave de subida/descida do jib 6 Chave de giro da plataforma 8

7 Chave de nvel da plataforma 8 No utilizado 9 Lmpada indicadora de sobrecarga da plataforma (se instalada) 10 Lmpada indicadora de mquina desnivelada (se instalada) 11 Boto vermelho de parada de emergncia 12 Alavanca de controle proporcional para a funo de movimento e chave oscilante para a funo de direo Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

CONTROLES

10

11

14

13

12

13 Controlador da velocidade de operao da lana 14 Chave de extenso/retrao da lana primria 15 Chave de subida/descida da lana primria 16 Chave de subida/descida da lana secundria 17 Chave de giro da base giratria 18 Indicador de carga da bateria

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

CONTROLES

9 5

5 4

10

5 3 2 5

11

15

14

13

12

Painel de controle de solo 1 Chave de giro da plataforma 2 Chave de giro da base giratria 3 Chave de subida/descida da lana primria 4 Chave de extenso/retrao da lana primria 5 No utilizado 6 Chave de alimentao auxiliar 7 Chave de comando para seleo de plataforma/ desligado/solo 8 Boto vermelho de parada de emergncia 9 Lmpada indicadora de sobrecarga da plataforma (se instalada) 10 Hormetro 11 Chave de habilitao da funo 12 Chave de subida/descida da lana secundria 13 Disjuntor de 10 A para circuitos eltricos de controle 14 Modelos Z-45/25J DC: Chave de subida/descida do jib 15 Chave de nvel da plataforma Nm. de pea: 82595PB

10

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

Inspeo pr-operao
Noes bsicas
responsabilidade do operador realizar a inspeo pr-operao e a manuteno de rotina. A inspeo pr-operao uma inspeo visual realizada pelo operador antes de cada turno de trabalho. O objetivo da inspeo descobrir se h algo aparentemente errado com uma mquina, antes que o operador execute os testes de funes. A inspeo pr-operao tambm serve para determinar se os procedimentos da manuteno de rotina so necessrios. Somente os itens de manuteno de rotina especificados neste manual podem ser executados pelo operador. Consulte a lista na prxima pgina e verifique cada um dos itens. Se for descoberto algum defeito ou alterao no autorizada nas condies originais de fbrica, a mquina dever ser identificada e colocada fora de servio. Os reparos na mquina s podem ser feitos por um tcnico de manuteno qualificado, de acordo com as especificaes do fabricante. Aps a concluso dos reparos, o operador deve executar uma inspeo pr-operao novamente antes de prosseguir com os testes de funes. As inspees de manuteno programadas devem ser executadas por tcnicos de manuteno qualificados, de acordo com as especificaes do fabricante e com os requisitos relacionados no manual de responsabilidades.

No opere a mquina a no ser que:


Voc aprenda e pratique os princpios de operao segura da mquina contidos neste manual do operador. 1 Evite situaes de risco. 2 Realize sempre uma inspeo pr-operao. Conhea e compreenda a inspeo pr-operao antes de prosseguir para a prxima seo. 3 Realize sempre os testes de funes antes da utilizao. 4 Inspecione o local de trabalho. 5 Utilize a mquina somente como foi planejado.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

11

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

INSPEO PR-OPERAO

Inspeo pr-operao
Verifique se os manuais do operador, de segurana e de responsabilidades esto completos, legveis e guardados no recipiente localizado na plataforma. Verifique se todos os adesivos esto nos devidos lugares e legveis. Consulte a seo Adesivos. Verifique se h vazamentos de leo hidrulico e se o nvel est correto. Adicione leo, se necessrio. Consulte a seo Manuteno. Verifique se h vazamentos de fluido da bateria e se o nvel est correto. Adicione gua destilada, se necessrio. Consulte a seo Manuteno. Verifique se a presso dos pneus est correta. Encha-os, se necessrio. Consulte a seo Manuteno. Verifique os seguintes componentes ou reas quanto a danos, modificaes no autorizadas e peas ausentes ou instaladas de forma inadequada: Componentes eltricos, fiao e cabos Unidade de propulso hidrulica, mangueiras, conexes, cilindros e distribuidores Tanques hidrulicos Motores de acionamento e da base giratria e cubos de torque Coxins da lana Pneus e rodas Chaves limitadoras, alarmes e buzina Porcas, parafusos e outros elementos de fixao Entrada lateral/porta da plataforma Sinalizador e alarmes (se instalados) Inspecione a mquina por completo quanto a: Trincas em soldas ou componentes estruturais Deformaes ou danos na mquina Certifique-se de que todos os componentes estruturais e outros componentes importantes estejam presentes, assim como todos os elementos de fixao associados, estejam nos seus lugares e devidamente apertados. Verifique se os dois conjuntos de bateria esto no local correto e conectados corretamente. Depois de concluir a inspeo, certifique-se de que todas as tampas dos compartimentos estejam nos seus lugares e presas.

12

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

Manuteno
Verifique o nvel de leo hidrulico

Observe e siga estas instrues:


Somente os itens de manuteno de rotina especificados neste manual devem ser executados pelo operador. As inspees de manuteno programadas devem ser executadas por tcnicos de manuteno qualificados, de acordo com as especificaes do fabricante e com os requisitos relacionados no manual de responsabilidades.

fundamental para a operao da mquina manter o leo hidrulico no nvel correto. Nveis incorretos do leo hidrulico podem danificar os componentes hidrulicos. As inspees dirias permitem que o inspetor identifique variaes no nvel do leo, o que pode indicar a existncia de problemas no sistema hidrulico. 1 Verifique se a lana est na posio retrada e depois inspecione visualmente o reservatrio no mdulo de propulso hidrulica. Resultado: O nvel do leo hidrulico deve estar entre as marcas FULL (CHEIO) e ADD (ADICIONAR) do reservatrio de leo hidrulico.
Especificaes do leo hidrulico Tipo de leo hidrulico Chevron Rykon equivalente a Premium MV

Legenda dos smbolos de manuteno

OBSERVAO

Os smbolos a seguir foram utilizados neste manual para ajudar a indicar o objetivo das instrues. Quando um ou mais desses smbolos aparecem no incio de um procedimento de manuteno, estes so os respectivos significados:

Indica que so necessrias ferramentas para executar o procedimento.

Indica que so necessrias novas peas para realizar o procedimento.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

13

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

MANUTENO

Verifique as baterias

Verifique a presso dos pneus

fundamental que as baterias estejam em boas condies para um bom desempenho da mquina e para que a sua operao ocorra com segurana. Nveis de leo incorretos ou cabos e conexes danificados podem resultar em danos aos componentes e em situaes de risco.

Risco de tombamento: Um pneu inflado excessivamente pode estourar, o que pode comprometer a estabilidade da mquina e tomb-la. Risco de tombamento: O uso de produtos para reparo temporrio de pneus furados pode causar falha do pneu, o que pode comprometer a estabilidade da mquina e tomb-la.

ADVERTNCIA

Risco de choques eltricos. O contato com circuitos energizados ou ativados pode resultar em morte ou acidentes pessoais graves. Retire anis, relgio e outras jias. Risco de acidentes pessoais. As baterias contm cido. Evite derramamento do cido das baterias ou contato com ele. Neutralize o cido de bateria derramado com bicarbonato de sdio e gua. Execute este teste depois de carregar completamente as baterias.

ADVERTNCIA

ADVERTNCIA

Risco de acidentes pessoais. Um pneu inflado excessivamente pode estourar e causar morte ou acidentes pessoais graves. Este procedimento no precisa ser executado em mquinas equipadas com pneus com espuma.

OBSERVAO

OBSERVAO

1 Verifique cada pneu com um manmetro e calibre, se necessrio.


Presso dos pneus 6,9 bar

1 Coloque culos e roupas de proteo. 2 Verifique se as conexes do cabo da bateria esto bem firmes e sem sinais de corroso. 3 Remova as tampas das baterias. 4 Verifique o nvel de cido da bateria. Se necessrio, complete com gua destilada at o fundo do tubo de abastecimento da bateria. No encha demais. 5 Coloque as tampas.

Manuteno programada
As manutenes trimestrais, anuais e a cada dois anos devem ser executadas por uma pessoa treinada e qualificada para realizar a manuteno nesta mquina, de acordo com os procedimentos que se encontram no manual de servio. As mquinas que estiveram paradas por um perodo superior a trs meses devem ser submetidas inspeo trimestral antes de serem utilizadas novamente.

14

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

Testes de funes
Noes bsicas
Os testes de funes tm por objetivo descobrir defeitos antes da colocao da mquina em funcionamento. O operador deve seguir as instrues passo a passo para testar todas as funes da mquina.

No opere a mquina a no ser que:


Voc aprenda e pratique os princpios de operao segura da mquina contidos neste manual do operador. 1 Evite situaes de risco. 2 Realize sempre uma inspeo pr-operao. 3 Realize sempre os testes de funes antes da utilizao. Conhea e compreenda os testes de funes antes de prosseguir para a prxima seo. 4 Inspecione o local de trabalho. 5 Utilize a mquina somente como foi planejado.

Nunca utilize uma mquina com defeito. Se forem descobertos defeitos, a mquina deve ser identificada e colocada fora de servio. Os reparos na mquina s podem ser feitos por um tcnico de manuteno qualificado, de acordo com as especificaes do fabricante. Aps a concluso dos reparos, o operador deve executar uma inspeo pr-operao e os testes de funes novamente, antes de colocar a mquina em operao.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

15

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

TESTES DE FUNES

1 Selecione uma rea de teste que seja firme, plana e sem obstculos.

Teste o sensor de inclinao 8 Coloque a chave de comando na posio de controle da plataforma. Puxe o boto vermelho de parada de emergncia da plataforma para a posio ligada. 9 Abra a tampa da base giratria na lateral oposta dos controles de solo e localize o sensor de inclinao direita da bomba hidrulica. 10 Pressione um lado do sensor de inclinao, mantendo-o pressionado por 5 segundos. Resultado: O alarme, localizado na plataforma, deve soar. Teste os controles auxiliares 11 Coloque a chave de comando na posio de controle de solo. 12 Puxe o boto vermelho de parada de emergncia para a posio ligada. 13 Simultaneamente, mantenha a chave de alimentao auxiliar na posio ligada e ative cada chave seletora de funo da lana. Observao: Para conservar a carga da bateria, teste cada funo atravs de um ciclo parcial de operao. Resultado: Todas as funes da lana devem funcionar.

Nos controles de solo


2 Coloque a chave de comando na posio de controle de solo. 3 Puxe o boto vermelho de parada de emergncia para a posio ligada. Resultado: O sinalizador (se instalado) deve piscar. Teste a parada de emergncia 4 Empurre o boto vermelho de parada de emergncia para a posio desligada. Resultado: Todas as funes devem estar fora de operao. 5 Puxe o boto vermelho de parada de emergncia para a posio ligada. Teste as funes da mquina 6 No segure a chave de habilitao de funo em nenhuma direo. Tente acionar cada chave seletora de funo da lana e da plataforma. Resultado: As funes da lana e da plataforma no devem operar. 7 Segure a chave de habilitao de funo em um dos lados e acione cada chave seletora de funo da lana e da plataforma. Resultado: Todas as funes da lana e da plataforma devem funcionar, completando um ciclo de operao. O alarme de descida (se instalado) deve soar enquanto a lana estiver descendo. Mquinas equipadas com funo de desabilitao do controle de nvel da plataforma: A chave seletora do nvel da plataforma no ser acionada quando a lana primria estiver elevada para alm da chave limitadora da velocidade de operao.

16

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

TESTES DE FUNES

Nos controles da plataforma


Teste a parada de emergncia 14 Empurre o boto vermelho de parada de emergncia da plataforma para a posio desligada. 15 Ative cada alavanca de controle de funo da mquina ou chave seletora. Resultado: Nenhuma funo deve operar. 16 Puxe o boto vermelho de parada de emergncia para a posio ligada. Teste a buzina 17 Pressione o boto da buzina. Resultado: A buzina deve soar. Teste a chave de p 18 No pressione a chave de p e teste cada funo da mquina. Resultado: As funes da mquina no devem funcionar.

Teste as funes da mquina 19 Pressione a chave de p. 20 Ative cada alavanca de controle de funo da mquina ou chave seletora. Resultado: Todas as funes da lana e da plataforma devem funcionar, completando um ciclo de operao. Observao: Controle a velocidade das funes da lana ajustando o controlador de velocidade de funo da lana. As funes de movimento e direo no sero afetadas pelo controlador de velocidade de funo da lana. Mquinas equipadas com funo de desabilitao do controle de nvel da plataforma: A chave seletora do nvel da plataforma no ser acionada quando a lana primria estiver elevada para alm da chave limitadora da velocidade de operao. Teste a direo 21 Pressione a chave de p. 22 Pressione a chave oscilante na parte superior da alavanca de controle de movimento, identificada pelo tringulo azul no painel de controle. Resultado: As rodas comandadas pela direo devem virar na direo apontada pelos tringulos azuis do chassi da mquina. 23 Pressione a chave oscilante na direo identificada pelo tringulo amarelo no painel de controle. Resultado: As rodas comandadas pela direo devem virar na direo apontada pelos tringulos amarelos no chassi da mquina.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

17

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

TESTES DE FUNES

Teste o movimento e a frenagem 24 Pressione a chave de p. 25 Mova lentamente a alavanca de controle de movimento no sentido indicado pela seta azul no painel de controle at que a mquina comece a se mover e, em seguida, retorne a alavanca para a posio central. Resultado: A mquina deve mover-se no sentido indicado pela seta azul no chassi da mquina e, em seguida, parar abruptamente. 26 Mova lentamente a alavanca de controle de movimento no sentido indicado pela seta amarela no painel de controle at que a mquina comece a se mover e, em seguida, retorne a alavanca para a posio central. Resultado: A mquina deve mover-se no sentido indicado pela seta amarela no chassi da mquina e, em seguida, parar abruptamente. Observao: Os freios devem ter capacidade de manter a mquina freada quando em terreno inclinado. Teste a velocidade de operao limitada 27 Pressione a chave de p. 28 Eleve a lana primria aproximadamente 61 cm. 29 Mova lentamente a alavanca de controle de movimento para a posio de movimento mximo. Resultado: A velocidade de operao mxima com a lana primria elevada no deve exceder 30 cm por segundo. 30 Desa a lana primria at a posio retrada. 31 Eleve a lana secundria aproximadamente 61 cm.

32 Mova lentamente a alavanca de controle de movimento para a posio de movimento mximo. Resultado: A velocidade de operao mxima com a lana secundria elevada no deve exceder 30 cm por segundo. 33 Desa a lana secundria at a posio retrada. 34 Estenda a lana primria aproximadamente 30 cm. 35 Mova lentamente a alavanca de controle de movimento para a posio de movimento mximo. Resultado: A velocidade de operao mxima com a lana primria estendida no deve exceder 30 cm por segundo. 36 Retraia a lana. Se a velocidade de operao com a lana primria elevada, secundria elevada ou a lana primria estendida exceder 30 cm por segundo, imediatamente identifique a mquina e coloque-a fora de servio.

18

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

TESTES DE FUNES

Teste o sistema de habilitao de movimento 37 Pressione a chave de p e desa a lana para a posio retrada. 38 Gire a base giratria at que a lana primria ultrapasse a posio de uma das rodas no comandadas pela direo. Resultado: A lmpada indicadora de habilitao de movimento dever acender e permanecer acesa enquanto a lana estiver no intervalo mostrado. 39 Mova a alavanca de controle de movimento para fora do centro. Resultado: A funo de movimento no deve ser ativada. 40 Mova e segure a chave seletora de habilitao de movimento para qualquer lado e mova, lentamente, a alavanca de controle de movimento, deslocando-a do centro. Resultado: A funo de movimento deve ser ativada. Observao: Quando o sistema de habilitao de movimento est em uso, a mquina pode movimentar-se na direo oposta do movimento da alavanca de controle de movimento e direo. Utilize as setas de direo com cdigo de cores dos controles da plataforma e do chassi da mquina para identificar o sentido do percurso.

Teste os controles auxiliares 41 Puxe o boto vermelho de parada de emergncia para a posio ligada. 42 Pressione a chave de p. 43 Simultaneamente, mantenha a chave de alimentao auxiliar na posio ligada e ative cada alavanca de controle de funo ou chave seletora. Observao: Para conservar a carga da bateria, teste cada funo atravs de um ciclo parcial de operao. Resultado: Todas as funes da lana e da direo devem funcionar. As funes de movimento no devem operar com a alimentao auxiliar. Teste a funo de seleo de elevao/ movimento (se instalada) 44 Pressione a chave de p. 45 Mova a alavanca de controle de movimento para fora do centro e ative a chave seletora de funo da lana. Resultado: Nenhuma funo da lana deve ser ativada. A mquina mover na direo indicada no painel de controle.

Azul

Amarelo

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

19

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

Inspeo do local de trabalho


Inspeo do local de trabalho
Fique atento e evite as seguintes situaes de risco: declives acentuados ou buracos lombadas, obstrues ou detritos no solo superfcies inclinadas superfcies instveis ou escorregadias obstrues elevadas e condutores de alta tenso locais perigosos suporte inadequado na superfcie para todas as foras de carga impostas pela mquina condies de clima e vento presena de pessoas no autorizadas outras possveis condies inseguras

No opere a mquina a no ser que:


Voc aprenda e pratique os princpios de operao segura da mquina contidos neste manual do operador. 1 Evite situaes de risco. 2 Realize sempre uma inspeo pr-operao. 3 Realize sempre os testes de funes antes da utilizao. 4 Inspecione o local de trabalho. Conhea e compreenda a inspeo do local de trabalho antes de prosseguir para a prxima seo. 5 Utilize a mquina somente como foi planejado.

Noes bsicas
A inspeo do local de trabalho ajuda o operador a determinar se o local adequado para a operao segura da mquina. Deve ser realizada pelo operador antes de mover a mquina para o local de trabalho. responsabilidade do operador ler e lembrar-se dos riscos no local de trabalho, prestar ateno e evit-los durante a movimentao, ajuste e operao da mquina.

20

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

Instrues de operao
Parada de emergncia
Pressione o boto vermelho de parada de emergncia do solo ou da plataforma para a posio desligada a fim de parar todas as funes e desligar o motor.

No opere a mquina a no ser que:


Voc aprenda e pratique os princpios de operao segura da mquina contidos neste manual do operador. 1 Evite situaes de risco. 2 Realize sempre uma inspeo pr-operao. 3 Realize sempre os testes de funes antes da utilizao. 4 Inspecione o local de trabalho. 5 Utilize a mquina somente como foi planejado.

Conserte qualquer funo que seja acionada quando o boto vermelho de parada de emergncia estiver pressionado. A seleo e o acionamento dos controles de solo cancelam a ao do boto vermelho de parada de emergncia da plataforma.

Controles auxiliares
Utilize alimentao auxiliar se a fonte de alimentao primria falhar. 1 Coloque a chave de comando na posio de controle de solo ou da plataforma. 2 Puxe o boto vermelho de parada de emergncia para a posio ligada. 3 Pressione a chave de p ao acionar os controles auxiliares da plataforma. 4 Simultaneamente, mantenha pressionada a chave de alimentao auxiliar e ative a funo desejada. A funo de movimento no funcionar com a alimentao auxiliar.

Noes bsicas
A seo Instrues de operao fornece instrues para cada aspecto de operao da mquina. responsabilidade do operador cumprir todas as normas e instrues de segurana constantes dos manuais do operador, de segurana e de responsabilidades. A utilizao da mquina com outro objetivo que no seja elevar pessoal, suas ferramentas e materiais a um local para trabalho areo insegura e perigosa. Somente pessoas treinadas e autorizadas devem ter permisso para operar uma mquina. Se mais de um operador for utilizar uma mquina em horrios diferentes no mesmo turno de trabalho, eles devem ser operadores qualificados e todos devem cumprir as normas e instrues de segurana constantes dos manuais do operador, de segurana e de responsabilidades. Isso significa que cada novo operador deve executar uma inspeo pr-operao, testes de funes e uma inspeo do local de trabalho antes de utilizar a mquina. Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

21

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

INSTRUES DE OPERAO

Operao do solo
1 Coloque a chave de comando na posio de controle de solo. 2 Puxe o boto vermelho de parada de emergncia para a posio ligada. Para posicionar a plataforma 1 Segure a chave de habilitao da funo em qualquer direo. 2 Mova a chave seletora apropriada, de acordo com as marcas no painel de controle. As funes de movimento e direo no esto disponveis nos controles de solo. Mquinas equipadas com Funo de desabilitao do controle de nvel da plataforma: A chave seletora do nvel da plataforma no ser acionada quando a lana primria estiver elevada para alm da chave limitadora da velocidade de operao.

Para dirigir 1 Pressione a chave de p. 2 Vire as rodas comandadas pela direo com a chave oscilante localizada na parte superior da alavanca de controle do movimento. Utilize os tringulos de direo com cdigo de cores nos controles da plataforma e no chassi da mquina para identificar a direo do movimento das rodas. Para movimentar 1 Pressione a chave de p. 2 Aumentar velocidade: mova lentamente a alavanca de controle de movimento para fora do centro. Diminuir velocidade: mova lentamente a alavanca de controle de movimento em direo ao centro. Parar: volte a alavanca de controle de movimento para o centro ou solte a chave de p. Utilize as setas de direo com cdigo de cores nos controles da plataforma e no chassi para identificar a direo do movimento da mquina. O movimento da mquina ser restrito quando as lanas estiverem elevadas.

Operao da plataforma
1 Coloque a chave de comando na posio de controle da plataforma. 2 Puxe os botes vermelhos de parada de emergncia de solo e da plataforma para a posio ligada. Para posicionar a plataforma 1 Pressione a chave de p. 2 Mova lentamente a alavanca de controle de funo ou a chave seletora apropriada, de acordo com as marcas do painel de controle. Mquinas equipadas com funo de desabilitao do controle de nvel da plataforma: A chave seletora do nvel da plataforma no ser acionada quando a lana primria estiver elevada para alm da chave limitadora da velocidade de operao.

22

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

INSTRUES DE OPERAO

Habilitao do movimento A lmpada acesa indica que a lana passou de uma das rodas no comandadas pela direo e que a funo de movimento foi interrompida. Para acionar, segure a chave de habilitao de movimento para um dos lados e mova lentamente a alavanca de controle de movimento para fora do centro. Esteja ciente de que a mquina pode mover-se na direo oposta do movimento dos controles de movimento e direo. Utilize sempre as setas de direo com cdigo de cores nos controles da plataforma e no chassi para identificar a direo do movimento da mquina.

Lmpada indicadora de mquina desnivelada (se instalada)


A lmpada acesa indica que a mquina est desnivelada. O alarme de inclinao soa quando a lmpada estiver acesa. Mova a mquina para uma superfcie firme e nivelada.

Proteo contra queda


Equipamento pessoal de proteo contra queda (PFPE) exigido ao operar a mquina. Todo equipamento PFPE deve estar de acordo com as normais governamentais aplicveis e deve ser inspecionado e utilizado de acordo com as instrues do fabricante do PFPE.

Lmpada indicadora de falha no controlador acesa


Se a lmpada indicadora de falha no controlador estiver acesa, pressione o boto vermelho de parada de emergncia, aguarde alguns segundos e puxe o boto de parada de emergncia para reinicializar o sistema. Se a lmpada permanecer acesa, identifique e retire a mquina do servio.

Aps cada uso


1 Selecione um local de estacionamento seguro - uma superfcie nivelada e firme, sem obstrues e trfego. 2 Retraia e desa a lana at a posio retrada. 3 Gire a base giratria de modo que a lana fique entre as rodas no comandadas pela direo. 4 Coloque a chave de comando na posio desligada e remova a chave para evitar a utilizao por pessoas no autorizadas. 5 Calce as rodas. 6 Carregue as baterias (se necessrio).

Lmpada indicadora de sobrecarga da plataforma (se instalada)


A lmpada piscando indica que a plataforma est sobrecarregada e que as funes no sero executadas. Remova o peso da plataforma at a lmpada apagar.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

23

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

INSTRUES DE OPERAO

Instrues de abastecimento e carregamento de bateria seca


1 Remova as tampas da bateria e remova permanentemente a vedao plstica das aberturas de respiro da bateria.

Instrues sobre a bateria e o carregador Observe e siga estas instrues:


No utilize um carregador externo ou a bateria do amplificador. Carregue a bateria em uma rea bem ventilada. Utilize tenso CA de entrada adequada para carregar conforme indicado no carregador. Use somente baterias e carregadores autorizados pela Genie.

2 Abastea cada clula com cido de bateria (eletrlito) at que o nvel seja suficiente para cobrir as placas. No encha at o nvel mximo antes da concluso do ciclo de carregamento da bateria. O excesso pode provocar transbordamento do cido de bateria durante o carregamento. Neutralize o cido de bateria derramado com bicarbonato de sdio e gua. 3 Coloque as tampas das baterias. 4 Carregue a bateria. 5 Verifique o nvel de cido da bateria quando o ciclo de carregamento for concludo. Complete com gua destilada at o fundo do tubo de abastecimento da bateria. No encha demais.

Para carregar a bateria


1 Certifique-se de que as baterias estejam conectadas antes de carreg-las. 2 Abra o compartimento da bateria. O compartimento deve permanecer aberto durante todo o ciclo de carregamento. 3 Remova as tampas das baterias e verifique o nvel de cido. Se necessrio, acrescente somente gua destilada suficiente para cobrir as placas. No encha demais antes do ciclo de carregamento. 4 Recoloque as tampas das baterias. 5 Conecte o carregador de bateria a um circuito CA aterrado. 6 Ligue o carregador de bateria. 7 O carregador indicar quando a bateria estiver totalmente carregada. 8 Verifique o nvel de cido da bateria quando o ciclo de carregamento for concludo. Complete com gua destilada at o fundo do tubo de abastecimento da bateria. No encha demais. 24 Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

Instrues para transporte e elevao


Configurao de roda livre para operao de guincho
1 Calce as rodas para impedir que a mquina se desloque. 2 Libere os freios das rodas no comandadas pela direo, virando as tampas de desconexo do cubo de trao. 3 Verifique se a linha do guincho est presa de forma adequada aos pontos de amarrao do chassi da mquina e se o caminho est desobstrudo. Aps o carregamento da mquina: 1 Calce as rodas para impedir que a mquina se desloque. 2 Aplique os freios das rodas no comandadas pela direo, virando as tampas de desconexo do cubo de trao. No recomendvel rebocar a mquina Genie Z-45/25 DC ou Z-45/25J DC. Se a mquina precisar ser rebocada, no exceda 3,2 km/h. Posio de desengate

Observe e siga estas instrues:


O veculo de transporte deve estar estacionado em uma superfcie nivelada. O veculo de transporte deve estar preso para evitar que deslize quando a mquina estiver sendo carregada. Verifique se a capacidade do veculo, as superfcies de carga e as correntes ou correias so suficientes para suportar o peso da mquina. Consulte o peso da mquina na plaqueta de identificao. Antes da liberao do freio, a mquina deve estar presa ou em uma superfcie nivelada. Antes de transportar, verifique se a base giratria est presa com a trava de rotao. Antes de acionar a mquina, lembre-se de destravar a base giratria.

Posio de engate

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

25

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

INSTRUES PARA TRANSPORTE E ELEVAO

Fixao em um caminho ou trailer para transporte


Sempre calce as rodas da mquina ao prepar-la para o transporte. Coloque a chave de comando na posio desligada e remova-a antes de iniciar o transporte. Inspecione a mquina por completo, procura de peas frouxas ou soltas. Fixao do chassi Utilize os pontos de amarrao no chassi da mquina para fix-la superfcie de transporte. Use correntes ou correias de grande capacidade de carga. Utilize 4 correntes, no mnimo. Ajuste o cordame para evitar danos s correntes.
Carroaria

Fixao da plataforma - Z-45/25 Verifique se a plataforma est na posio retrada. Fixe a plataforma com uma correia de nylon colocada sobre a montagem da plataforma, prxima ao rotor (veja abaixo). Ao prender a seo da lana, no pressione demais.

Fixao da plataforma - Z-45/25J Verifique se o jib e a plataforma esto na posio retrada. Fixe a plataforma com uma correia de nylon colocada sobre a montagem da plataforma, prxima ao rotor (veja abaixo). Ao prender a seo da lana, no pressione demais.

26

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

INSTRUES PARA TRANSPORTE E ELEVAO

Instrues de elevao
Abaixe e retraia completamente a lana. Abaixe totalmente o jib (se instalado). Remova todos os itens soltos da mquina. Determine o centro de gravidade da mquina, utilizando a figura desta pgina. Prenda o cordame somente nos pontos de elevao indicados na mquina. Existem quatro pontos de elevao no chassi. Ajuste o cordame para evitar danos mquina e para manter seu nivelamento.

Observe e siga estas instrues:


Somente pessoal tcnico qualificado deve ajustar e elevar a mquina. Verifique se a capacidade do guindaste, as superfcies de carregamento e as correias ou cabos so suficientes para suportar o peso da mquina. Consulte a plaqueta de identificao.

1,04 m

1,1 m

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

27

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

Adesivos
Inspeo dos adesivos com palavras
Determine se os adesivos na mquina contm palavras ou smbolos. Utilize a inspeo apropriada para verificar se todos os adesivos esto legveis e nos devidos lugares.
Part No. Decal Description 27204 27205 27206 27207 27564 28161 28163 28164 28165 28171 28174 28175 28176 28177 28181 28235 28236 30080 31060 31508 31784 31786 31787 31788 32700 Arrow - Blue Arrow - Yellow Triangle - Blue Triangle - Yellow Danger - Electrocution Hazard Warning - Crushing Hazard Notice - Max Side Force, 150 lbs / 667 N Notice - Hazardous Materials Notice - Foot Switch Label - No Smoking Label - Power to Platform, 230V Caution - Compartment Access Notice - Missing Manuals Warning - Platform Rotate Warning - No Step or Ride Label - Power to Platform, 115V Warning - Failure To Read . . . Notice - Maximum Load, 500 lbs / 227 kg Danger - Tip-over Hazard, Interlock Notice - Power to Charger Label - Tire Pressure Notice - Connection Diagram Danger - Tip-over Hazard Danger - Battery Safety Danger - Safety Rules Quantity 1 1 2 2 2 3 1 1 1 1 2 1 1 2 1 2 1 1 3 1 4 2 2 2 2 Part No. Decal Description 33952 40434 43658 44980 44981 44986 52664 52672 52787 52946 52947 52969 62070 62926 62927 72444 82279 82366 82635 Danger - Tilt-Alarm Label - Lanyard Anchorage Label - Power to Charger, 230V Label - Power to Charger, 115V Label - Air Line to Platform Quantity 1 3 1 1 2

Notice - Max Manual Force, 90 lbs / 400 N 1 Label - Controller Status Indicator Light Danger - Tip-over Hazard, Tires Notice - Charger Operating Instructions Notice - Operating Instructions, Platform Notice - Operating Instructions, Ground Cosmetic - Genie Boom Cosmetic - DC Power Cosmetic - Genie Z-45/25J Cosmetic - Genie Z-45/25 Ground Control Panel Platform Control Panel Label - Chevron Rykon Label - Wheel Load, Z-45/25 DC 1 4 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 4

28

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

ADESIVOS

44981 28174 or 28235 28174 or 28235 31060 40434 62927 or 62926 28177 28181

27564 32700 82366 52947

31060 72444 52664 Serial Plate 52672 82635 31784 28161 52672 31784 82635 31508 44980 or 43658 33952 82279 52946 32700 28236 28176 30080 28165 44981 28163 or 44986 40434

27207 31788 52787 31787 31786 27207 27204 52969 27206 31788 31787 52787 31786 31060 27206 27205 62070

Ground Controls Side

Platform

Drive Chassis

28175 28171 28164 27564 28161


Shading indicates decal is hidden from view, i.e. under covers

82635 31784 52672 52672 31784 82635 28161


Nm. de pea: 82595PB

28177

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

29

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

ADESIVOS

Inspeo dos adesivos com smbolos


Determine se os adesivos na mquina contm palavras ou smbolos. Utilize a inspeo apropriada para verificar se todos os adesivos esto legveis e nos devidos lugares.
Nm. de pea 27204 27205 27206 27207 28174 28235 40434 43658 44980 44981 52969 62070 62926 62927 Descrio do adesivo Quantidade 1 1 2 2 2 2 3 1 1 2 1 1 1 1 Nm. de pea 72444 82279 82472 82473 82481 82487 82544 82545 82548 82602 82604 82634 82635 82647 Descrio do adesivo Quantidade 1 1 3 1 2 2 3 1 2 1 1 4 4 1

Seta - Azul Seta - Amarela Tringulo - Azul Tringulo - Amarelo Etiqueta - Alimentao para a plataforma, 230 V Etiqueta - Alimentao para a plataforma, 115 V Etiqueta - Ponto de amarrao para transporte Etiqueta - Alimentao para o carregador, 230 V Etiqueta - Alimentao para o carregador, 115 V Etiqueta - Linha de ar comprimido para a plataforma Decorativa - Genie Boom Decorativa - DC Power Decorativa - Genie Z-45/25J Decorativa - Genie Z-45/25

Painel de controle de solo Painel de controle da plataforma Advertncia - Risco de esmagamento Cuidado - Acesso ao compartimento Perigo - Segurana da bateria Etiqueta - Instrues de operao Perigo - Risco de choques eltricos Perigo - Carga mxima: 227 kg Advertncia - Rotao da plataforma Perigo - Fora mxima manual, 667 N Perigo - Fora mxima manual, 400 N Etiqueta - Presso do pneu Etiqueta - Carga na roda, Z-45/25 DC Etiqueta - Habilitao de movimento

30

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

ADESIVOS

44981

28174 82544 ou 28235 82487

28174 ou 28235 40434 62927 ou 62926 82548

Lado dos controles de solo


27207 82481

72444 Plaqueta de identificao 82634 82635 82472 82634 82635 44980 ou 43658

Plataforma
27207 27204 52969 27206

82279 82647 82487

82481 27206 27205 62070

Chassi da mquina

82545 44981 82602 ou 82604

40434

82544 82472
Sombreamento indica que o adesivo fica oculto, ou seja, sob tampas.

82635 82634
Nm. de pea: 82595PB

82634 82635

82472

82548

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

31

Manual do operador

Segunda edio Primeira impresso

Especificaes
Modelo Altura mxima de trabalho Altura mxima da plataforma Altura mxima - em posio retrada Alcance horizontal mximo Largura Comprimento, retrada Capacidade mxima de carga Distncia entre eixos Raio de manobra (externo) Raio de manobra (interno) Rotao da base giratria (em graus) Interferncia traseira da base giratria Fonte de alimentao
1

Z-45/25 DC (sem jib) 15,7 m 13,8 m 2,0 m 7,5 m 1,8 m 5,5 m 227 kg 2,0 m 4,3 m 1,5 m 359 0 cm

Tenso no sistema Dimenses dos pneus, 2WD Industrial Capacidade de inclinao, retrada, 2WD Altura do cho, mnima Informaes sobre carga no piso GVW+carga nominal Carga no eixo, mxima Carga na roda, mxima Presso localizada por pneu Presso ocupada

48 V 9-14,5 LT 30% 17,8 cm

7.439 kg 5.577 kg 3.355 kg 7,03 kg/cm2 690 kPa 13,45 kPa

Observao: As informaes sobre carga no piso so aproximadas e no incorporam diferentes configuraes de opcionais. Devem ser usadas somente com fatores de segurana adequados.
1

8 baterias do grupo 4H, de 6 V 315AH 4,8 km/h 12,2 m/9 s 1 km/h 12,2 m/45 s

Velocidade de operao, retrada Velocidade de operao, lanas elevadas

Especificao de extensor com plataforma girada a 90 graus

15,2 m

Emisses de rudos pelo ar 73 dB Nvel mximo do som em estaes de trabalho de operao normal (peso A) Peso Consulte a plaqueta de identificao (Os pesos das mquinas variam conforme as configuraes de opcionais) Dimenses da plataforma de 6 ps (comprimento x largura) Nivelamento da plataforma Rotao da plataforma Controles Tomada CA na plataforma Presso hidrulica, mxima (funes da lana) 1,8 m x 76 cm

12,2 m

9,1 m

6,1 m

autoniveladora 180 graus 24 V CC proporcional padro 221 bar


0m 0 m 1,5 m 4,6 m 7,6 m 3m

A melhoria contnua de nossos produtos uma poltica da Genie. As especificaes dos produtos esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio ou obrigaes.

32

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

Nm. de pea: 82595PB

Segunda edio Primeira impresso

Manual do operador

ESPECIFICAES

Modelo Altura mxima de trabalho Altura mxima da plataforma Altura mxima - em posio retrada Alcance horizontal mximo Largura Comprimento, retrada Capacidade mxima de carga Distncia entre eixos Raio de manobra (externo) Raio de manobra (interno) Rotao da base giratria (em graus)

Z-45/25J DC (jib) 15,6 m 13,8 m 2,0 m 7,7 m 1,8 m 6,8 m 227 kg 2,0 m 4,3 m 1,5 m 359 0 cm

Tenso no sistema Dimenses dos pneus, 2WD Industrial Capacidade de inclinao, retrada, 2WD Altura do cho, mnima Informaes sobre carga no piso GVW+carga nominal Carga no eixo, mxima Carga na roda, mxima Presso localizada por pneu Presso ocupada

48 V 9-14,5 LT 30% 17,8 cm

7.530 kg 5.759 kg 3.355 kg 7,03 kg/cm2 690 kPa 15,16 kPa

Interferncia traseira da base giratria Fonte de alimentao

Observao: As informaes sobre carga no piso so aproximadas e no incorporam diferentes configuraes de opcionais. Devem ser usadas somente com fatores de segurana adequados.

8 baterias do grupo 4H, de 6 V 315AH 4,8 km/h 12,2 m/9 s 1 km/h 12,2 m/45 s

Velocidade de operao, retrada Velocidade de operao, lanas elevadas

15,2 m

Emisses de rudos pelo ar 73 dB Nvel mximo do som em estaes de trabalho de operao normal (peso A) Peso Consulte a plaqueta de identificao (Os pesos das mquinas variam conforme as configuraes de opcionais) Dimenses da plataforma de 6 ps (comprimento x largura) Nivelamento da plataforma Rotao da plataforma Controles Tomada CA na plataforma Presso hidrulica, mxima (funes da lana) 1,8 m x 76 cm

12,2 m

9,1 m

6,1 m

autoniveladora 180 graus 24 V CC proporcional padro 221 bar


0m 0 m 1,5 m 4,6 m 7,6 m 3m

A melhoria contnua de nossos produtos uma poltica da Genie. As especificaes dos produtos esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio ou obrigaes.

Nm. de pea: 82595PB

Genie Z-45/25 DC e Genie Z-45/25J DC

33

Genie Australia Pty Ltd. Fone +61 7 3375 1660 Fax +61 7 3375 1002 Genie Scandinavia Fone +46 31 3409612 Fax +46 31 3409613 Genie France Fone +33 (0)2 37 26 09 99 Fax +33 (0)2 37 26 09 98 Genie Iberica Fone +34 93 579 5042 Fax +34 93 579 5059 Genie Germany Fone +49 (0)4202 88520 Fax +49 (0)4202 8852-20 Genie U.K. Fone +44 (0)1476 584333 Fax +44 (0)1476 584334 Genie Mexico City Fone +52 55 5666 5242 Fax +52 55 5666 3241 Genie China Fone +86 21 53852570 Fax +86 21 53852569 Genie Malaysia Fone +65 98 480 775 Fax +65 67 533 544 Genie Japan Fone +81 3 3453 6082 Fax +81 3 3453 6083 Genie Korea Fone +82 25 587 267 Fax +82 25 583 910 Genie Brasil Fone +55 11 41 665 755 Fax +55 11 41 665 754 Genie Holland Fone +31 10 220 7911 Fax +31 10 220 6642

Distribudo por:

Genie North America Fone 425.881.1800 Discagem direta gratuita USA e Canada 800.536.1800 Fax 425.883.3475

Das könnte Ihnen auch gefallen