Sie sind auf Seite 1von 10

PROJETO DE PESQUISA

1. TEMA Segundo Marconi e Lakatos (2007) a escolha do tema o assunto que se deseja estudar e pesquisar, de acordo com as inclinaes, as possibilidades e aptides de um trabalho cientfico, e o que se deseja explorar. O assunto escolhido deve ser exeqvel adequado aos fatores externos e internos (tempo, interesse, utilizao). J Severino (2002) define o tema como um momento fundamental do projeto que deve ser problematizada, de onde a idia deve ser bem clara, para ser resolvido. Mas, Gil (2008) diz que o tema tem relao com a experincia profissional ou acadmica do autor, ou vinculao com a rea temtica do curso do mesmo. Richardson (1989) diz que se deseja realizar um estudo analtico, necessitase de maior aprofundamento do tema selecionado. Do nosso ponto de vista o tema algo que devemos usar critrios que venham beneficiar toda a populao, temos que escolher o mesmo de modo que possa satisfazer a nossa necessidade, que venha abordar um assunto e com slidas respostas para a comunidade. 2. TTULO Severino (2002) define como uma mera nomeao a pesquisa, onde o titulo poder ser distinguido como: geral ou tcnico. Os subttulos geralmente apareceram como uma temtica abordada, ao passo que o titulo geral indica mais genericamente o teor do trabalho. O ttulo criado com o intuito de dar um significado de maneira simplificada do que iremos aborda no decorrer do nosso trabalho. Para que o leitor possa ter uma idia concreta logo de incio do que iremos escrever. 3. PROBLEMA Segundo Richardson (1989) existe condies para as exigncias de um determinado problema de pesquisa. O problema deve ser concreto e estar formulado de forma clara e precisa, deve referir-se a fenmenos observveis, referir a casos nicos ou isolados e apresentar originalidade.

Marconi e Lakatos (2007) dizem que o problema uma dificuldade, terica ou prtica, no conhecimento de alguma coisa de real importncia, para a qual se deve encontrar uma soluo. Para se formular um problema tem que se haver clareza, conciso e objetividade, de onde deve ser levantado de formas interrogativas e delimitas, pois a gravidade de um problema depende da importncia dos objetivos e da eficcia das alternativas. O problema pode tomar diferentes formas, de acordo com o objetivo do trabalho. J Severino (2002) diz que problema vem explicar como o autor chegou aos motivos mais relevantes que levaram a abordagem do assunto. Gil (2008) define o problema como resposta a pesquisa, assim como uma delimitao espacial e temporal. Para ns, o problema surge atravs da necessidade de resolver determinadas questes e assuntos que venham a surgir no decorrer do ensino-aprendizagem, uma forma de conduzir o trabalho com maior preciso, pois atravs dele que encontramos as respostas propcias ao tema que nos abordado. 4. HIPTESE(S) Segundo Severino (2002) aps colocar todos os problemas, e suas amplitudes, o autor deve enunciar suas hipteses: tese propriamente dita, onde a idia central que o trabalho se prope demonstrar. Pois hiptese o que se pretende demonstrar e no o que j se tem demonstrado evidente. J Richardson (1989) diz que hiptese deve ser extrada dos problemas levantados para estudo, os quais devem est explcitos nos objetivos. As hipteses tm que ser claras e precisas, indicar importncia e contribuio terica, e definir as variveis. Ela pode ser formulada de acordo com o tipo de problema: univariadas, multivariadas e relao causal. Gil (2008) concorda com Richardson (1989) quando diz que as hipteses devem estar explicitas em relaes previstas entre as variveis. Marconi e Lakatos (2007) dizem que uma proposio que se faz na tentativa de verificar a validade de resposta existente para um problema. E sua funo, na pesquisa cientifica, propor explicaes para certos fatos e ao mesmo tempo orientar a busca de outras informaes.

Na formulao de hipteses teis, h trs dificuldades principais, apontadas por Goode e Hatt (1969: 75) apud Marconi e Lakatos (2007, p. 163):
a) b) c) Ausncia ou o desconhecimento de um quadro de referencia Falta de habilidade para utilizar logicamente esse esquema Desconhecer as tcnicas de pesquisa existentes para ser capaz terico claro; terico; de expressar adequadamente a hiptese.

A utilizao da hiptese e necessria para que a pesquisa apresente resultados teis. A hiptese so conjeturas que nos permite ter uma viso futura do que pretendemos alcanar, podendo as mesmas ter acertos e erros que nos acompanham no decorrer do trabalho que ser desenvolvido junto pesquisa desenvolvida. 5. JUSTIFICATIVA Segundo Gil (2008), justificativa trata-se de uma apresentao inicial do projeto, que pode incluir: fatores que determinam a escolha do tema, argumentos relativos importncia da pesquisa e a referencia a sua possvel contribuio para o conhecimento de uma questo terica ou prtica. J Richardson (1989) diz que faz parte do projeto os motivos de ordem terica e prtica que justificam a pesquisa, considerando as possveis contribuies do estudo para o conhecimento humano e para a soluo do problema em questo. Severino (2002) defende que o autor deve apresentar as justificativas no apenas, mas, sobretudo aquelas baseadas na relevncia social e cientifica da pesquisa proposta. Marconi e Lakatos eles no diz nada a respeito de justificativa. A justifica definida a partir do conhecimento do problema, atravs dela que podemos traar meios e mtodos para podermos chegar a uma soluo vivel, ela o apoio que temos na hora de criarmos um projeto, para que a mesmo venha sanar um comportamento atpico encontrado. 6. OBJETIVOS Marconi e Lakatos (2007) dizem que toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcanar. O objetivo torna explicito o problema, aumentando os conhecimentos sobre determinado assunto.

Para Ackoff (1975: 27) apud Marconi e Lakatos (2007, p. 159), o objetivo da cincia no somente aumentar o conhecimento, mas o de aumentar as nossas possibilidades de continuar aumentando o conhecimento. J Gil (2008) diz o objetivo da pesquisa em termos deve ser claros e precisos. Segundo Richardson (1989), os objetivos devero ser extrados diretamente dos problemas levantados no tpico. Que os objetivos gerais definem o que se pretende alcanar com a realizao da pesquisa, e que os especficos definem aspectos determinados que se pretenda estudar e que contribuem para alcanar o objetivo geral. Severino (2002) diz que o autor expe os objetivos que o trabalho visa atingir relacionados com a contribuio que pretende trazer. So as metas que sero estabelecidas para que possamos alcanar nosso propsito no decorrer de nossa pesquisa, o mesmo surge da anlise de nossos problemas, nos propiciando assim criar metas que sejam cumpridas no desenvolvimento de nosso trabalho. 7. FUNDAMENTAO TERICA Severino (2002) fala do quadro terico que constitui categorias e conceitos, formando sistematicamente um conjunto logicamente coerente, dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta e se desenvolve. J Richardson (1989) fala do marco terico, onde o pesquisador dever realizar interpretao de tema, historicamente ou apenas na fase atual, analisando criticamente as diversas concepes e perspectivas. Gil (2008) fala que essa e a parte da pesquisa que dedicada a contextualizao terica do problema e seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito. 8. METODOLOGIA Segundo Marconi e Lakatos (2007), a metodologia e diretamente relacionada com o problema a ser estudado; a escolha depender dos vrios fatores relacionados com a pesquisa a natureza dos fenmenos, o objeto da pesquisa, os recursos financeiros, a equipe humana e outros elementos que possam surgir no campo da investigao.

Gil (2008) diz que a metodologia descreve os procedimentos a serem seguidos na realizao da pesquisa. J Severino (2002) fala que o autor deve anunciar o tipo de pesquisa que desenvolver como trabalho de campo ou de laboratrio, de pesquisa terica ou de pesquisa histrica. Pois mtodos so procedimentos mais amplos de raciocnio. 9. CRONOGRAMA Segundo Severino (2002) o cronograma e utilizado para elaborao do desenvolvimento da pesquisa, onde devem ser distribudas no tempo, as tarefas nos perodos do calendrio. J Richardson (1989) fala que o cronograma e utilizado para preparar a pauta de trabalho mensal ou semanal incluindo os estmulos aos recursos humanos, materiais e financeiros necessrios para assegurar o xito da pesquisa. Gil (2008) diz que indica-se o tempo necessrio para o desenvolvimento de cada uma das etapas da pesquisa. O cronograma um aliado, onde podemos traar e estipular metas que queremos e o tempo que necessitamos para desenvolv-las, no deixando assim lacunas que possam ser preenchidas com assuntos posteriores. 10. BIBLIOGRAFIA GIL, Antnio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 Edio, So Paulo: Atlas, 2008, p. 17-40; 161-165. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 6 Edio 5 reimpresso. So Paulo: Atlas, 2007, p. 157175. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Mtodos e Tcnicas. So Paulo: Atlas, 1989, p. 251-272. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez, 2002, p. 157-165.

PROJETO DE PESQUISA
1. TEMA Resoluo de Problemas. 2. TTULO Uma Abordagem sobre a Prtica da Resoluo de Problemas Matemticos no Ensino Fundamental. 3. PROBLEMA Desde o inicio dos tempos, o homem cria estratgias de sobrevivncia, e modos de resolver problemas relacionados Matemtica. Desse modo, podemos dizer que a humanidade foi permeada por problemas que envolviam a Matemtica, pensando em sua qualidade de vida. Resolvemos abordar de maneira simples mtodos que facilitaram a nossa vida. Como so inseridos e propostos os problemas no decorrer do ensino fundamental de 1 ao 4 ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Roslia Corra? 4. HIPTESE(S) Os problemas ministrados aos alunos podem contribuir para o seu dia-a-dia e auxili-los nos seus afazeres domsticos e educacionais. De forma que o aluno possa ter prazer no aprendizado do assunto mencionado. 5. JUSTIFICATIVA Por nos depararmos ao longo da nossa experincia como docentes com situaes diversas de alunos com grandes dificuldade de resolver um problema matemtico que resolvemos fazer um estudo mais detalhado dessa problemtica. E com isso, tentar descobrir os conflitos que permeiam os alunos no processo da resoluo de problemas.

6. OBJETIVO GERAL Analisar as causas que possibilitam os alunos a apresentarem dificuldades no processo da resoluo de problemas matemticos que envolvam as quatro operaes. 6.1. OBJETIVOS ESPECFICOS Usar modelos, fatos conhecidos, propriedades e relaes matemticas para explicar o pensamento lgico; Produzir concluses lgicas sobre o problema em discusso; Analisar os processos estabelecidos pelos bons e maus solucionadores de problemas matemticos; Investigar a metodologia do trabalho docente envolvendo a tcnica da resoluo de problemas nas aulas de matemtica. 7. FUNDAMENTAO TERICA Em 1995, numa avaliao que abrange alunos de sries inicias os percentuais de acertos por srie/grupo e por processo cognitivo em matemtica evidenciaram alm de baixo desempenho global, que as maiores dificuldades so encontradas em questes relacionadas a aplicao de conceitos e resoluo de problemas. Partes dos problemas referentes ao ensino da matemtica esto relacionadas ao processo de formao do magistrio, tanto em relao formao inicial quanto a formao continuada. Para que se compreenda o tema abordado necessrio considerar suas dificuldades, origens e o impacto que o mesmo representa no ensino escolar. Esta prtica engloba o professor e o conhecimento contextualizado na escola. Alguns livros de matemtica abordam o tema de maneira que o aluno possa verificar situaes problemas que ocorrem no seu dia a dia, mas outros no oferecem um suporte de boa compreenso, cabe ao educador buscar material que propicie um bom entendimento, podemos citar: PASSOS, Clia e Silva Zeneide. Eu Gosto de Matemtica. 4 srie, So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1995, p. 43-87; TERESA, Maria; CARMO, Maria do; ELISABETE, Maria e COELHO, Armando.

Marcha Criana. 4 srie, So Paulo: Scipione, 2000, p. 71-129; BONJORNO, Regina Azenha. Pode Contar Comigo. 4 srie, So Paulo: FTD, 1995, p. 36-76

8. METODOLOGIA Ela dar-se- na Escola Municipal de Ensino Fundamental Roslia Correa no 5 ano. E para sua realizao usaremos a pesquisa experimental, onde sero usadas as seguintes variveis: idade, sexo e situao econmica. Iremos dividir os alunos em grupos, onde os mesmos sero definidos como Grupo de Controle e Grupo Experimental, podendo assim fazer uma comparao slida na finalizao do estudo que ser desenvolvido. Faremos entrevistas atravs de questionrios para medirmos o conhecimento do aluno em relao ao tema proposto e a aplicao de testes em sala de aula para acompanharmos o desenvolvimento do trabalho, os seguintes procedimentos sero usados para dar evidncia ao trabalho: Observao em sala de aula sobre a metodologia da resoluo de Entrevistar professores que trabalham na mesma rea para Formao de grupos em sala de aula e aplicao de diferentes Anlises dos processos de como os alunos chegaram s solues; Construo de um grfico estatstico para melhor representao

problemas; discutirmos sobre a pesquisa e sua concepo de resoluo de problemas; problemas;

dos dados obtidos. 9. BIBLIOGRAFIA BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Braslia: MC/SEF, 1997.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR NCLEO DE JACUND

Herlan Ribeiro de Souza Jacilene Pereira de Sousa

PROJETO DE PESQUISA

Jacund PA Agosto 2009

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR NCLEO DE JACUND

Herlan Ribeiro de Souza Jacilene Pereira de Sousa

RESOLUO DE PROBLEMAS

Trabalho apresentado disciplina de Metodologia de Pesquisa Cientifica, ministrada pelo professor Airton dos Reis Pereira, do curso de Matemtica 2009 EAD, para obteno de conceito.

Jacund PA Agosto 2009

Das könnte Ihnen auch gefallen