Sie sind auf Seite 1von 3

1 prova de Economia Brasileira Contempornea

Administrao Prof Alexis


1 Questo O PSI enquanto modelo de desenvolvimento pode ser caracterizado pela seguinte sequncia: Estrangulamento externo - a queda do valor das exportaes com manuteno da demanda interna, mantendo a demanda por importaes, gera escassez de divisas. Desvaloriza-se a taxa de cmbio, aumentando a competitividade e a rentabilidade da produo domstica, dado o encarecimento dos produtos importados. Gera-se uma onda de investimentos nos setores substituidores de importao, produzindo-se internamente parte do que antes era importado aumentando a renda e consequentemente a demanda. Observa-se novo estrangulamento externo, dado que parte dos investimentos e do aumento de renda se traduziram em importaes, retomando-se o processo. Neste sentido, percebe-se que o setor dinmico do PSI era o estrangulamento externo, recorrente e relativo. Este funciona como estmulo e limite ao investimento industrial. Tal investimento, substituindo as importaes, passou a ser a varivel chave para determinar o crescimento econmico. Todavia, conforme o investimento e a produo avanavam em determinado setor, geravam pontos de estrangulamento em outros. A demanda pelos bens destes outros setores era atendida atravs de importaes. A valorizao cambial - visava estimular e baratear o investimento industrial; significava uma transferncia de renda da agricultura para indstria - o chamado confisco cambial- desestimulando as exportaes de produtos agrcolas; Indstria sem competitividade, devido ao protecionismo, visava atender apenas ao mercado interno, sem grandes possibilidades no mercado internacional; Elevada demanda por importaes devido ao investimento industrial e ao aumento de renda. Assim, como a gerao de divisas ia sendo dificultada, o PSI, colocado como um projeto nacional s se tornava vivel com o recurso ao capital estrangeiro, quer na forma de dvida externa quer na forma de investimento direto, para eliminar o chamado hiato de divisas.

2 Questo
Observa-se novo estrangulamento externo, dado que parte do investimento e do aumento de renda se traduziram em importaes, retomando-se o processo. Neste sentido, percebe-se que o setor dinmico do PSI era o estrangulamento externo, recorrente e relativo. Este funciona como estmulo e limite ao investimento industrial. Tal investimento, substituindo as importaes, passou a ser a varivel chave para determinar o crescimento econmico. Todavia, conforme o investimento e a produo avanavam em determinado setor, geravam pontos de estrangulamento em outros. A demanda pelos bens destes outros setores era atendida atravs de importaes. Com o correr do tempo, estes bens passam a ser objeto de novas ondas de investimentos no Brasil, substituindo as importaes ditaria a sequncia dos setores objeto dos investimentos industriais.

3 Questo
O Plano de Metas adotado no governo Juscelino Kubitschek pode ser considerado o auge deste modelo de desenvolvimento; o rpido crescimento do produto e da industrializao no perodo acentuou as contradies mencionadas. O principal objetivo do plano era estabelecer as bases de uma economia industrial madura no pas, introduzindo de mpeto o setor produtor de bens de consumo durveis. A racionalidade do plano estava baseada nos estudos do grupo BNDE-CEPAL que identificara a existncia de uma demanda reprimida por bens de consumo durveis e viam neste setor importante fonte de crescimento pelos efeitos interindustriais que gera ao pressionar a demanda por bens intermedirios e, atravs do emprego, sobre os bens de consumo leves. Alm disso, estimularia o desenvolvimento de novos setores na economia, principalmente os fornecedores de componentes para o setor de bens de consumo durveis, por exemplo, o setor de autopeas. A demanda por estes bens vinha da prpria concentrao de renda anterior que elevava os padres de consumo de determinadas categorias sociais. Para viabilizar o projeto, dever-se-ia readequar a infraestrutura e eliminar os pontos de estrangulamento existentes, os quais j haviam sido identificados nos estudos da CMBEU (Comisso Mista Brasil-Estados Unidos), alm de criar incentivos para a vinda do capital estrangeiro nos setores que se pretendia implementar (este era uma necessidade tanto financeira como tecnolgica).

4 Questo
Pontos de estrangulamento: reas de demanda insatisfeita em funo das caractersticas desequilibradas do desenvolvimento econmico. Pontos de germinao: reas que geram demanda derivada. interessante observar a coerncia que existia entre as metas do plano, em que se visava impedir o aparecimento de pontos de estrangulamento na oferta de infraestrutura e bens intermedirios para os novos setores, bem como, atravs dos investimentos em estatais, garantir a demanda necessria para a produo adicional. Assim, alm de alguns investimentos setoriais servirem para atacar alguns pontos de estrangulamento, outros setores eram tomados como pontos de germinao, onde o investimento gerava demandas derivadas, que acarretavam novos investimentos, sustentando a taxa de crescimento do pas.

5 Questo A)
Reduo do dficit pblico - reduo dos gastos e ampliao das receitas atravs da reforma tributria e aumento das tarifas pblicas. Restrio do crdito e aperto monetrio - aumento das taxas de juros reais e consequentemente do passivo das empresas - levou a uma grande onda de falncias, concordatas, fuses e incorporaes gerao de capacidade ociosa - importante fator para a futura retomada do crescimento econmico. Poltica salarial - determinou reajustes salariais objetivando romper as expectativas e conter reivindicaes. B) Procurou-se criar mecanismos que possibilitassem o crescimento econmico em um ambiente de inflao moderadas. As principais medidas institudas pelo PAEG foram: a reforma tributria, a reforma monetria e financeira e a reforma do setor externo.

C) A Reforma Monetria-Financeira no PAEG queria criar condies de conduo independente da poltica monetria e direcionar os recursos nos montantes e condies adequados s atividades econmicas. Suas principais medidas foram: Instituio da correo monetria e criao da ORTN - elimina srie de ineficincias do sistema financeiro estimulava poupana e ampliava capacidade de financiamento da economia; a criao das ORTNs visava dar credibilidade e viabilizar e desenvolvimento de um mercado de ttulos pblicos que fornecesse instrumentos de financiamento no inflacionrios do dficit pblico, bem como possibilitasse as operaes de mercado aberto, visando ao controle monetrio. Lei no. 4.595, criao do CMN (Conselho Monetrio Nacional) e do BACEN - procurava criar condies para que a poltica monetria fosse conduzida de forma independente. Lei no. 4.320, criao do SFH (Sistema Financeiro da Habitao) - eliminar o dficit habitacional existente, que era atribudo data de financiamento para o setor; criao do BNH: banco dos bancos do sistema habitacional. Lei no. 4.728, reforma do mercado de capitais.

Das könnte Ihnen auch gefallen