Sie sind auf Seite 1von 12

UNIVERSIDADE FEDERAL. DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO DIREITO INTERNACIONAL PBLICO MS Ivone da Graa Nunes Homrich ihomrich@terra.com.

br Fone: 32262013/91128849

Aula 5 FUNDAMENTO DO DIREITO INTERNACIONAL


1. Introduo e definio O estudo do fundamento do DI consiste na investigao da justificao e legitimidade da norma jurdica internacional. O fundamento do direito de onde ele tira a sua obrigatoriedade. O seu estudo da maior importncia para a sua reconstruo. Franois Geny assinalava que no podemos tomar uma posio perante o Direito sem antes termos tomado uma posio perante Deus, o Homem e o Universo. No DI, as posies adotadas pelo jurista decorrem normalmente de sua posio filosfica. A palavra fundamento do latim fundamentu, significa a base, o alicerce, so, portanto, as razes e os argumentos em que se sustentam uma tese, concepo, ponto de vista, apoio, justificativa e motivo. Nesse sentido o fundamento a garantia ou razo de ser. 2. Doutrinas: Classificao 2.1. As mais antigas A questo do fundamento tem preocupado os juristas h longa data. As teorias tem se multiplicado e entre as mais antigas podemos citar: as da escola utilitria ou da necessidade que sustentou que o DI teria por finalidade a investigao da utilidade geral no comrcio dos Estados independentes e, em caso de guerra, a produo do menor mal possvel. E a teoria das nacionalidades da escola italiana Sustentava que a nao era uma associao de lngua com uma conscincia social e vida comum. A nao seria o nico sujeito de DI. A primeira defendida por Bentham e Story, e a segunda por P. Stanislaw Mancini.1 A teoria da necessidade no traz um verdadeiro fundamento ao DI. Se ela fosse adotada, nada defenderia os Estados mais fracos dos mais fortes. E a teoria das nacionalidades desempenhou um papel importante no sculo XIX quando da unificao alem, pois representava uma associao natural de homens, com uma conscincia social e vida em comum. Todavia, no prosperaram, nenhuma das duas. As teorias que apresentam maior interesse para o nosso estudo podem ser classificadas em dois grandes grupos: o voluntarista e o objetivista.

2.2. O Voluntarismo2
1

Celso D. de Albuquerque Mello. Curso de direito internacional pblico 15 ed. rev. RJ: Renovar, 2004.

formado por aquelas doutrinas que defendem estar o fundamento do DI na vontade dos Estados, enquanto o objetivismo pressupe a existncia de uma norma ou de um princpio acima dos Estados.

2.2.1. Teorias Voluntaristas:


a) Teoria da autolimitao (Georg Jellinek) Afirmou no poder um Estado soberano se encontrar submetido a uma vontade que no fosse a sua prpria, que era absoluta; Entretanto, esta vontade impunha a si mesma o dever de respeitar o direito por ela estabelecido. O DI se fundamentaria na autolimitao do Estado que no poderia se deslimitar. O DI se fundamentaria na vontade estatal. Crtica a teoria da autolimitao:

Esta teoria contraditria, porque se o DI s existe em virtude da autolimitao estatal, isto , em virtude da vontade do Estado soberano absoluto, ele poderia se deslimitar. Se isto no ocorre, que existe algum princpio superior ao Estado impedindo isto. Podemos acrescentar a crtica de Aguilar Navarro: um Direito que s obriga a vontade do interessado no pode pretender ser considerado como tal. b) Teoria da vontade coletiva (Heinrich Triepel, 1899 origem germnica) O DI se fundamentaria na vontade coletiva dos Estados, que se manifestaria expressamente no tratado-lei e tacitamente no costume; A fuso de vontades diferentes com um mesmo contedo; O meio de se entenderem vrios titulares de poder (Miaja de La Muela). Andr Gonalves Pereira e Fausto Quadros afirmam que em certa fase a doutrina sovitica aderiu a esta teoria ao defender que ou pases socialistas e capitalistas tinham vontades diferentes, mas que podiam ser dirigidas a um fim comum. Objees a teoria da vontade coletiva:

1) Ela no explica por que um Estado novo na sociedade internacional se encontra sujeito a uma norma costumeira elaborada anteriormente ao seu ingresso nesta sociedade. Como explicar a vontade tcita deste Estado quando da formao do costume se ele ainda no existia? Como explicar que, sem ter manifestado a sua vontade sobre aquela norma, ele se encontra subordinado a ela? Na verdade, como estudaremos, o costume um produto da vida social e obrigatrio para todos independentemente da vontade;
2

Segundo Delbez, teria se originado no Renascimento e aumentado com o culto do Estado e o nacionalismo surgido com a Revoluo Francesa.

2) que esta vontade coletiva, que se assemelha vontade geral de Rousseau do direito pblico interno, no pode ter a sua existncia demonstrada; 3) que tanto Triepel como Jellinek, faz apelos a elementos estranhos ao voluntarismo.

A defesa de Triepel: Como que prevendo a crtica de que o Estado poderia retirar a sua vontade individual da vontade coletiva afirma que o direito em ltima anlise se fundamenta em elementos ticos e psicolgicos. Assinalando que a sua teoria mera hiptese de trabalho. c) Teoria do consentimento das naes (Hall, Oppenheim origem inglesa) No se confunde com a teoria anterior; A grande diferena com a da vontade coletiva que ela no prev a formao de uma vontade coletiva independente das vontades individuais para que para ela concorrem. vontade a que se refere a presente concepo a vontade majoritria, o consentimento mtuo. O consentimento seria expresso nos tratados e tcito no costume.

Crtica Esta teoria apresenta o mesmo defeito da anterior para explicar o fenmeno costumeiro. E permanece de p a principal crtica dirigida ao voluntarismo: como garantir o DI contra a instabilidade da vontade estatal? d) Teoria da delegao do direito interno (Max Wenzel) Ela uma conseqncia natural da teoria da autolimitao (Jellinek). a teoria de Wenzel que fundamenta a validade do DI no direito interno estatal, ou seja, na Constituio.

Crtica Se isso ocorresse, o Estado poderia se desvincular dos Tratados alterando a sua Constituio. Todavia, tal fato no acontece em nome da permanncia do Estado.

2.3. Teorias objetivistas


O objetivismo pressupe a existncia de uma norma ou de um princpio acima dos Estados. 2.3.1. Teoria dos direitos fundamentais dos Estados (Pillet, Rivier)

Esta teoria se desenvolveu aps a Revoluo Francesa e doutrinariamente remonta a Grotius e Wolf. Os Estados viveriam em verdadeiro estado de natureza, uma vez que a vida internacional ainda no foi organizada em um Superestado; Seus defensores aplicam aos Estados a teoria dos direitos naturais do homem; Os Estados possuiriam direitos naturais ou fundamentais pelo simples fato de existirem. Desta concepo que poderiam ser deduzidas as normas internacionais. O DI teria o seu fundamento nos direitos fundamentais dos Estados.

Crticas a teoria dos direitos fundamentais

1) Tem sido violentamente criticada pelos modernos doutrinadores, porque no corresponderia histria, quando afirma, por exemplo, que a igualdade direito natural dos Estados. Segundo Brierly 3 a atribuio dessa caracterstica apenas uma fase no processo histrico, e nem sempre foi assim; 2) O estado de natureza alegado pelos seus defensores nunca existiu, e se porventura existisse, no predominariam neles os direitos fundamentais, mas a fora, enfim, a guerra; 3) No negam a existncia dos direitos fundamentais dos Estados, o que sustentam que eles no podem dar ao DI um fundamento estvel, porque eles variam de acordo com a poca histrica. 2.3.2. Teoria da norma base (Kelsen) Para o autor, todo o conhecimento conduz unidade. A partir desta afirmao ele construiu a teoria da pirmide, ou dos degraus. A validez de uma norma depende da que lhe imediatamente superior. No vrtice da pirmide estaria situada a norma fundamental (Grundnorm). Na sua primeira fase: Kelsen afirmou que poderia ser qualquer norma; Posteriormente: ele saiu do indiferentismo e considerou que ela seria a norma costumeira pacta sunt servanda. A norma fundamental, para Kelsen, uma hiptese, que no necessita de justificao; Na terceira fase de estudos, ele rejeita a teoria da pacta sunt servanda e passa a considerar como fundamento do DIP uma norma que institua como fato gerador do Direito o costume constitudo pela conduta recproca dos Estados

Citado por MELLO, Curso de Direito Internacional Pblico. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

Consideraes sobre a norma base: A norma fundamental de uma ordem jurdica ou moral positivas... no positiva, mas meramente pensada, e ao ser pensada significa uma norma fictcia, no no sentido de um real ato de vontade, mas sim de um ato meramente pensado. Como tal , ela verdadeira fico... E, segundo Vaihinger4... uma fico um recurso do pensamento, do qual se serve se no se pode alcanar o fim do pensamento com o material existente... Finalmente: por conseguinte, de observar que a norma fundamental... no hiptese pelo fato que acompanhada pela conscincia ou, ento, deve ser acompanhada porque a ela no corresponde realidade. Objees a teoria de kelsen:

1) Esta teoria conduz a um crculo vicioso, uma vez que a norma-base necessita ter o seu fundamento explicado. Kelsen no explica por que uma norma costumeira obrigatria. verdade que ele no est preocupado com a formao do Direito mas com o Direito j existente, o que torna a crtica no muito procedente. 2) Esta tese formalista e a poltica da maior importncia no DIP. A teoria de Kelsen est a servio da ordem estabelecida (Michel Villey). Ela tem as razes em Gerber e Seydel, que pretendiam expor o D. Pblico de um ponto de vista exclusivamente jurdico. 2.3.3. Teorias Sociolgicas (desenvolvidas Leon Duguit e seguidores, como Georges Scelle). Duguit, baseando-se nos trabalhos de Durkheim, considera que o direito um produto do meio social; A solidariedade social pode ser mecnica (similitude de interesses) e orgnica (diviso de trabalho). As necessidades que impem ao homem a vida em sociedade, decorrendo da s duas formas de solidariedade para atend-las. A norma social um resultado da solidariedade. Duguit - A solidariedade probe ao homem tudo aquilo que pode causar uma desordem social e, ao mesmo tempo, ela lhe ordena tudo aquilo que pode manter ou desenvolver o fato social. A norma internacional decorre da solidariedade internacional. Uma norma econmica ou moral se transforma em norma jurdica quando preenche dois requisitos: Os indivduos integrantes de uma sociedade sentem a sua relevncia e acham que ela deve possuir sano; Os indivduos consideram que ser justa a criao desta sano (sentimento de justia). Crtica a teoria sociolgica
4

Idem.

Esta teoria contraditria no sentido de que, ao pretender ser eminentemente positivista, acabou sendo jusnaturalista 5. Existem, como assinalava Cavar, necessidades morais inerentes pessoa humana que no implicam necessariamente a idia de solidariedade. Ele no se refere justia objetivamente, mas a um sentimento de justia, enfim a um elemento pessoal que conduz a uma relatividade. As necessidades humanas so muito mais amplas do que as duas formas de solidariedade. George Scelle Foi quem melhor aplicou a teoria sociolgica entre os seguidores de Duguit, acrescentando alguns argumentos de natureza biolgica. Ele denominava a sua concepo de neopositivismo, Accioly a chamava de biolgica. O internacionalista francs sustenta que o equilbrio social s pode ser mantido com foras coercitivas que resultam das leis naturais, uma vez que sem elas a vida social estaria ameaada. Tais foras seriam e ordem biolgica... Que os grupos sociais secretam normas jurdicas, uma vez que sem elas a vida social estaria ameaada. O DI tiraria a sua obrigatoriedade da necessidade dos grupos sociais que dele precisam para a sua sobrevivncia. Ele teria assim, um fundamento biolgico. Scelle observa que o Direito fundamenta-se sempre na necessidade social e, em segundo lugar na utilidade social, porque no se trata somente de viver mas de progredir,

OBS.: Scelle se esquece de que o homem nem sempre se submete a necessidades biolgicas, enfim, ele no leva em considerao os elementos psicolgicos e elementos ticos. 2.3.4. Teorias modernas italianas Os doutrinadores modernos italianos so talvez na modernidade os que mais tenham pesquisado sobre o fundamento do DI, trazendo contribuies expressivas e pessoais para o seu estudo. Salvioli os agrupa em duas correntes: uma que apresenta correes ao normativismo; e outra, que tira o fundamento do DI do substrato social.
5

Citado por MELLO. Recasns Siches e Mello Boson sustentam que Duguit, ao considerar que a norma jurdica deriva da sociedade, nada impede que nos grupos sociais mais atrasados, onde ainda no existe a formao de um Estado, exista norma jurdica. Ora, esse direito que existe independente do Estado exatamente o Direito Natural. Scelle (partidrio do sociologismo) negou a aproximao da sua teoria com a do D Natural, o que no impede todavia, essa interpretao.

Primeira corrente (Ziccardi e Sperduti) Ziccardi fundamenta o DI na forma que torna obrigatrio o costume internacional; Sperduti assinala que o fundamento do DI estaria em diversas normas que formaram um costume pr-jurdico, que se teria elaborado espontaneamente. Segunda corrente (Ago, Giuliano e Rolando Quadri) Quadri constata que na comunidade internacional se encontra um Direito e uma autoridade. Os sujeitos desta comunidade tm sobre eles um corpo social, que a autoridade, com um poder irresistvel. Este poder existe, porque a vontade do corpo social cria uma situao psicolgica que se transforma em autoritria, uma vez que comum a todos. O fundamento de uma norma seria no fundo um fato psicolgico coletivo; Giuliano considera o Direito como um produto de determinada comunidade histrica e seu fundamento se resume no fato de que um conjunto de juzos de valor jurdico prprios de uma determinada sociedade estejam presentes e operantes na mesma. Ago Cuja concepo se aproxima da de Giuliano, sustenta que as normas fundamentais so inmeras e que seria difcil declarar qual delas a norma-base. Estas normas seriam de formao espontnea.6 As teorias sobre o fundamento na Itlia e fora dela so ainda inmeras, alm das j estudadas, que, todavia servem suficientemente para ilustrar as grandes linhas de discusso em torno do assunto. 2.3.5. Teoria do Direito Natural A admisso de um direito superior ao direito estatal ou positivo e dele independente sustentada desde a Antigidade. Na Grcia, Sfocles j defendia a sua existncia em Antgona, em Roma, Ccero o pregava no De Repblica e no De Legibus 7. Entretanto, foi com o
6

Miaja de La Muela observa que estas concepes italianas, apesar de lutarem contra o jusnaturalismo, nos e encontram longe desta concepo ao admitirem sistema de juzos de valores, autoridade do corpo social, etc. 7 Op. Citada Mello, 2004 (in Max Weber Sociologie Du Droit, 1986). Antgona declara no ter cumprido o edito de Kreon porque ela no quis violar as leis imutveis e no escritas dos Deuses. A Lex naturae uma criao dos esticos que foi retomada pelo cristianismo.
Resumo de Antgona (Sfocles): Numa das mais belas e dramticas tragdias j escritas, Sfocles
devassa em toda a sua profundidade o amor, a lealdade e a dignidade nesta triste histria de amor entre Antigona e Hemon. Antgona desejava enterrar seu irmo Polinice, que atentou contra a cidade de Tebas, mas o tirano da cidade, Creonte, promulgou uma lei impedindo que o morto que em vida atentou contra a lei da cidade- fosse sepultado, o que era uma grande ofensa para o morto e sua famlia, pois a alma no faria a transio adequada ao mundo dos mortos. Antgona, enfurecida, desafia a lei e enterra o irmo. ento capturada e levada at Creonte, que a sentencia morte, no adiantando nem os apelos de Hemon, filho de Creonte e noivo de Antgona, que clama ao pai pelo bom senso e pela vida dela, pois ela apenas queria dar um enterro justo ao irmo. Hemon briga com Creonte. Antgona colocada em uma tumba aonde deve ficar at morrer. Nesse nterim, aparece Tirsias, (adivinho), que avisa a Creonte que sua sorte est acabando, pois o orgulho em no enterrar Polinice acabar destruindo seu governo. Antes de poder fazer algo, Creonte descobre

cristianismo que esta concepo encontrou maior desenvolvimento e difuso. O Jusnaturalismo foi desenvolvido no perodo medieval pelos padres da Igreja, como Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino. Aquino declara que a primeira das leis a lei eterna, que emana da razo divina; em seguida viria a lei natural, 8que a lei eterna conhecida pelo homem por meio da razo, sem o auxlio sobrenatural da revelao. O D. natural se divide em primrio, que possui poucas normas invariveis, e o secundrio, que seria mais extenso e com contedo varivel. na obra de Santo Agostinho que vai se encontrar as razes da unidade do direito: ideal de justia, a lei terrestre interpretada luz da lei divina que vem atravs da Revelao. Santo Toms retoma esta concepo de Agostinho do D. Natural, mas atravs de uma viso aristotlica, no caso a lei sendo ditada pela razo numa concepo divina e humana. Em Occam, o germe do positivismo - S aceita como modo de conhecimento a experincia. Deus est fora do Direito, porque se trata de questo de f. A moral no se fundamenta na razo. O nico fundamento da lei o comando do legislador. O indivduo passa a ser o centro do direito. J Santo Toms parte da observao da ordem que vem da natureza. A laicizao 9do D.Natural vem de Grotius, em que a lei moral se fundamenta na razo, que autnoma. Jusnaturalistas foram ainda os telogos espanhis fundadores do DI: Francisco de Vitria e Francisco Surez. No sculo XVII, Grotius admite a existncia de um direito natural e de um direito positivo. Pufendorf e seus seguidores abandonam o direito positivo, ou jus voluntarium de Grotius, e passam a admitir apenas a existncia do D. Natural. Pufendorf assinala que o direito natural se origina na razo, que criaria o direito, ao contrrio da doutrina catlica, que considerava a razo no como criadora do direito, mas o meio de descobri-lo. Crtica: Este jusnaturalismo racionalista universal no possvel, porque os valores no so universais e s a lgica formal como o princpio da no contradio. Na verdade, o direito natural racionalista no descobre princpios universais e necessrios.

que Hemon, seu filho, se matou desgostoso com a pena de morte atribuda a Antgona. Eurdice (mulher de Creonte) procura-o e relata que, ao abrir a tumba onde Antgona estava presa, encontraram-na enforcada junto aos seus. Creonte se aproxima do filho Hemon, mas este num ato de desespero se mata, no sem antes tentar matar o pai (o que no consegue). Eurdice, desiludida pela morte do filho tambm se mata, para desespero de Creonte, que ao ver toda sua famlia morta se lamenta por todos os seus atos, mas principalmente pelo ato de no ter atendido o desgnio dos deuses, o que lhe custou a vida de todos aqueles que lhe eram queridos. (Tragdia grega). Fonte:www.netsaber.com.br.
8

Mello, 2004. O D. Natural um tema inesgotvel. Os gregos procuraram descobrir o direito na natureza, mas ela um dolo que o cristianismo no aceita (...). Para Grotius o D. natural est fundado na razo. Puffendorf e Thomasius tentam fazer um sistema fundado na razo. O D. Pblico foi o primeiro a ser atingido pelo D. Natural, porque ele no esta to ligado tcnica, mas a poltica. 9 Laicizar: v.t. Tornar leigo; substituir pessoal religioso por pessoal leigo: laicizar uma escola. Eliminar qualquer princpio de carter religioso: laicizar as instituies, a administrao de um pas. Fonte: Dicionrio online de portugus. www.dicio.com.br

Eles correspondem a desgnios normativos exigidos pelas condies sociais e institucionais de certa poca. O pensamento jurdico no se limitou a descobr-las, mas a coloc-las l. No sculo XVIII, Wolf retoma, juntamente com seus discpulos, a idia de Pufendorf e desenvolve a concepo da existncia de um direito natural entre os Estados. Sculo XIX, o jusnaturalismo comeou a ser criticado de maneira violenta pelo positivismo, que no DI tem as suas razes em Bynkershoek. Na verdade as crticas se dirigiam ao Jusnaturalismo dos sculos XVII e XVIII, que se afasta da realidade social.

O pensamento de Norberto Bobbio10 A superioridade do jusnaturalismo medieval sobre o moderno reside no


fato de que ele nunca pretendeu elaborar um sistema completo de prescries deduzidas (...) de uma natureza humana abstrata e permanente: o direito natural do jusnaturalismo medieval consiste em alguns princpios de grande generalidade, tendo como limite um princpio nico: fazer o bem e evitar o mal. Que o D. Natural Moderno, fundado por Hobbes, parte de uma concepo estreita, particularmente privatista e atomstica do homem, o que vai dar origem ao liberalismo. Ele tem como modo de partida o homem isolado, em estado natural e egosta, enquanto o medieval parte do homem em sociedade e tem uma viso comunitria. Observa ainda

que enquanto o direito natural medieval v as obrigaes do homem, o moderno v os direitos.


Sculo XX, (Charmont) sustenta que o direito natural teve um verdadeiro renascimento. Bodenheimer entende que ele teria ressurgido em virtude do aparecimento de problemas econmicos e sociais, que no puderam ser solucionados pelo direito positivo. o D. natural os recursos dos que protestam (De Page), o que torna mais necessria a sua utilizao no sculo XX, num momento em que o mundo se encontra em completa transformao. Max Weber igualmente afirma que o D. Natural foi sempre invocado por aqueles que se revoltam contra a ordem estabelecida. O D. Natural tem a vantagem (Verdross) de dar ao DIP um fundamento na prpria idia de direito. A idia de justia existente no direito natural d a este um aspecto dinmico, que por sua vez vai influenciar o direito positivo. Outra crtica ao jusnaturalismo

10

Op. Cit. Mello, 2004, Hobbes e o jusnaturalismo, in N. Bobbio Ensaios escolhidos, 1988, pags. 1 e segs.

que quando ele leva em considerao os dados sociolgicos e psicolgicos ele o faz no nvel de representaes ideais e no de teorias cientficas.11 O jusnaturalismo adotado por uma srie de internacionalistas modernos, tais como: Lorimer, Verdross, Miaja de La Muela, Tryol y Serra, Accioly, Antonio de Luna etc. 3. Concluso Celso Mello sustenta que a concluso a que se pode chegar quanto s teorias que fundamentam o Direito internacional, que as doutrinas voluntaristas, que so no direito a continuao das filosofias de Espinosa e Hegel, so insuficientes para fundamentar o DI ou qualquer outro ramo da cincia jurdica, uma vez que a vontade s produz efeitos quando preexiste uma norma jurdica lhe atribuindo tais efeitos e, como assinala Jimnez de Archaga, tal norma no tem carter consensual. Por sua vez, as doutrinas objetivistas procuram evitar esta crtica; todavia muitas delas acabam por admitir uma norma superior, cuja justificao impossvel. A melhor concepo, a nosso ver, a do direito natural, e para dar sustentao a esta posio, podemos citar as observaes de Delbez: (...) o direito tem por misso fazer reinar a ordem e a justia (...) inspirando-se em um certo ideal de justia, ele visa a assegurar e manter a ordem social. O direito tira portanto o seu valor obrigatrio do fato de que ele indispensvel ordem social e que ele presumido estar conforme a justia. Se os Estados devem obedecer s regras costumeiras e convencionais, (...) que elas visam a exprimir e a realizar o bem comum da sociedade internacional. O fundamento assim dado (...) tem um trplice carter. Ele objetivo, porque o bem comum da ordem internacional existe em si e no depende das vontades subjetivas dos Estados. Ele racional, porque a razo que o concebe. Ele transcendente, porque visando a assegurar o bem geral da sociedade interestatal, ele superior aos Estados que perseguem o seu bem particular (...) O D. Natural e o Direito Positivo no se opem: o primeiro se concretiza no segundo. como aduz Arias: O Direito Positivo o prolongamento do Direito Natural. O apelo a princpios que esto acima do Direito Positivo usual na prtica internacional, como ocorre nas Convenes de Genebra de 1949, que declaram que os casos no previstos na sua regulao esto sujeitos, entre outras limitaes, s leis de humanidade e s exigncias da conscincia pblica; no mesmo sentido est o art. 51 da Carta da ONU, que qualifica o direito de legtima
11

Mello, 2004 in (Franois Ost e Michel van de Kerchove Jalons pour une therie critique du droit, 1987).

10

defesa de direito inerente. Pode-se acrescentar, ainda, que o D. Natural est nas razes da noo do jus cogens 12 consagrado na conveno de Viena sobre direito dos tratados. Foi como uma estrela polar... no meio das tempestades na histria do mundo. Deu ao pensamento dos homens um apoio absoluto ou ainda; a razo humana, considerada como eterna... podia legitimar a tudo. Friedrich Meinecke (El Historicismo y su Genesis, 1983) sobre o D. Natural. O grande problema do D. Natural o de se saber quem vai definir o que bem comum, sendo de recordar que bem aquilo que atinge a sua finalidade. Acrescenta ainda que a doutrina do bem comum de Santo Toms de Aquino passvel de vrios usos e foi incorporada ao fascismo. A doutrina catlica (Le Fur) defende a sua descoberta pela Revelao e este jurista francs aponta trs princpios de direito natural: o pacta sunt servanda, o respeito autoridade e o de que todo o dano injustamente causado deve ser reparado. Outra corrente apontada por Gonalves Pereira e Fausto Quadros a do jusnaturalismo dos valores em que o D. Natural est no plano axiolgico (axiologia teoria crtica da noo de valor em geral e descoberto atravs de uma progressiva participao da conscincia moral nos valores. a tese de Helmut Coing e Verdross (esse encontra os princpios de D. natural nos princpios gerais do direito). Crticas dirigidas ao jusnaturalismo Ele no se insere claramente na luta de classes atual (M. Miaille); As doutrinas de direito natural tm dado uma imutabilidade ao Direito (propriedade individual, famlia monogmica, como sendo eternos) e tm-se constitudo como um dique a mudana (Jean Carbonnier); A doutrina de Santo Toms tem conduzido ao corporativismo; O direito natural serve sempre para legitimar o Poder, j que este se considera sempre justo (Denis Touret)13; Umberto Cerroni diz que o Jusnaturalismo pode ser definido como a pr-histria terica do liberalismo, e dentro desta linha de raciocnio Reinhard Kuhnl sustenta ter observado que aps 1918 a burguesia com a sua hegemonia em perigo faz renascer o

12

Jus Cogens

O artigo 53 da Conveno de Viena estipula que: Um tratado nulo se, quando da sua concluso, este for conflitante com uma norma peremptria do direito internacional geral. No que toca presente Conveno, uma norma peremptria do direito internacional geral uma norma aceita e reconhecida, pela totalidade da comunidade internacional dos Estados, como sendo uma norma da qual nenhuma derrogao permitida e a qual somente pode ser modificada por uma norma subseqente de direito internacional geral que tenha o mesmo carter.

13

La Violence Du Droit, 1980.

11

D. Natural afirmando que o legislador no pode de modo algum estruturar a seu capricho a ordem social, mas que estava obrigado a repetir normas superiores que sendo examinadas de perto se comprovava serem sempre as normas da sociedade burguesa e de sua ordenao da propriedade. Acrescenta o pensador alemo que na sociedade burguesa a propriedade privada estava sempre por cima do princpio da democracia. Mello sustenta que prefervel nos filiarmos ao pensamento de Charles Chaumont para quem a natureza do carter obrigatrio da norma est na soluo a uma contradio que se encontra em um momento histrico, dado mais forte que todas as outras. Ele fica com o fundamento do DI no D. natural, neste contexto. A posio adotada quanto ao fundamento do DI vai influenciar todo o seu estudo; por exemplo: a admisso dos direitos fundamentais dos Estados, a questo da soberania limitada, etc.

12

Das könnte Ihnen auch gefallen