Sie sind auf Seite 1von 1

conceito de adaptaes curriculares: estratgias e critrios de situao docente, admitindo decises que oportunizam adequar a ao educativa escolar s maneiras

peculiares de apre ndizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino-aprendizagem pressupe atender diversificao de necessidades dos alunos na escola dois tipos de adaptaes curriculares, as chamadas adaptaes de acessibilidade ao currcu lo e as adaptaes pedaggicas:

- Adaptaes de acessibilidade ao currculo se referem eliminao de barreiras arquitetnic s e metodolgicas, sendo pr-requisito para que o aluno possa freqentar a escola regu lar com autonomia, participar das atividades acadmicas propostas para os demais a lunos. Estas incluem as condies fsicas, materiais e de comunicao, como por exemplo, r ampas de acesso e banheiros adaptados, apoio de intrpretes de LIBRAS e/ou capacit ao do professor e demais colegas, transio de textos para Braille e outros recursos p edaggicos adaptados para deficientes visuais, uso de comunicao alternativa com alun os com paralisia cerebral ou dificuldades de expresso oral - As adaptaes curriculares, de planejamento, objetivos, atividades e formas de ava liao, no currculo como um todo, ou em aspectos dele, para acomodar os alunos com ne cessidades especiais

A incluso de alunos com necessidades especiais na classe regular implica o desenv olvimento de aes adaptativas, visando flexibilizao do currculo, para que ele possa se r desenvolvido de maneira efetiva em sala de aula, e atender as necessidades ind ividuais de todos os alunos. De acordo com o MEC/SEESP/SEP 919980, essas adaptaes curriculares realizam-se em trs nveis: * Adaptaes no nvel do projeto pedaggico (currculo escolar) que devem focar principalm ente, a organizao escolar e os servios de apoio, propiciando condies estruturais que possam ocorrer no nvel de sala de aula e no nvel individual. * Adaptaes relativas ao currculo da classe, que se referem, principalmente, program ao das atividades elaboradas para sala de aula. * Adaptaes individualizadas do currculo, que focam a atuao do professor na avaliao e n atendimento a cada aluno.

Um currculo que leve em conta a diversidade deve ser, antes de tudo, flexvel, e pa ssvel de adaptaes, sem perda de contedo. Deve ser concebido tendo como objetivo geral a reduo de barreiras atitudinais e conceituais , e se pautar em uma resignificao do pr cesso de aprendizagem na sua relao com o desenvolvimento humano Temos que ter claro que incluso no pode ser responsabilidade nica da Educao Especial. No uma simples questo do professor de Educao Especial ditar ao professor da classe regular como trabalhar com esse aluno. Se no for desenvolvida uma dinmica de traba lho integrado, estaremos criando um sistema especial dentro da escola regular, o que no Educao Inclusiva.

Das könnte Ihnen auch gefallen